Assistência social faz conferência de dados de beneficiários do Bolsa Família

12/3/2024, 15:43 |
Atualização gerou novas entradas e saídas de famílias no programa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) tem visitado beneficiários do Bolsa Família para verificar dados prestados ao Cadastro Único (CadÚnico). Isso porquê, periodicamente, o Governo Federal faz a conferência das informações junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS ).

Em janeiro deste ano, a renda de 21.815 famílias residentes em Feira de Santana foi atualizada automaticamente, o que gerou novas entradas e saídas de beneficiários no programa Bolsa Família.

"Essa revisão anual é para constatar se as informações prestadas pelas famílias condizem ou não com a realidade. Portanto, estamos visitando apenas algumas famílias para averiguar os dados", afirma a chefe do Bolsa Família no município, Danusa Rodrigues.

De acordo com ela, em Feira 2.200 famílias procuraram um dos 16 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua área de abrangência para solicitar a exclusão de pessoas com vínculos familiares que tiveram renda CNIS atualizada pelo Governo Federal. 

Ainda assim, ocorreu  bloqueios no repasse do benefício para mais de mil famílias. "Feira passa a ter 75.894 famílias beneficiárias do programa social, com valor médio mensal de R$ 672, 31". 

No município, 31 mil pagamentos do Bolsa Família tem como beneficiários a Primeira Infância. Cabe informar que com relação aos cadastros unipessoais, 34 mil pessoas não procuram o CRAS do território para atualização cadastral.



  •