SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Prefeitura realiza lavagem e assepsia de vias e logradouros públicos no enfrentamento a Covid-19

31/3/2020, 21:16h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou esta semana a lavagem e assepsia de vias e logradouros públicos como uma das estratégias de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). O trabalho colabora para evitar a contaminação das pessoas nestes locais. 

"É mais uma importante iniciativa, dentre outras que estão sendo realizadas por várias secretarias do Governo no enfrentamento ao coronavírus", ressalta o prefeito Colbert Martins Filho. A ação foi iniciada na segunda-feira, 30, nas feiras-livres dos bairros Sobradinho, George Américo, Cidade Nova, Estação Nova e Tomba.

Nessa terça-feira, 31, foi intensificado em unidades de saúde. Receberam lavagem e assepsia as policlínicas dos bairros: George Américo, Parque Ipê, Tomba, Feira X e Rua; além das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento dos bairros Mangabeira e Queimadinha. O serviço também foi realizado no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI).

Nesta quarta-feira, 1º, a Sesp realizará o trabalho de lavagem e assepsia nos terminais de transbordo do transporte coletivo urbano, situados nos bairros Tomba e Cidade Nova, além do transbordo central, no centro da cidade. O trabalho será realizado a noite. "Cada dia as equipes estão trabalhando em um local diferente, nos turnos diurno ou noturno, conforme as possibilidades", explica o secretário Justiniano França.

Ele revela que até o final desta semana o trabalho será realizado nos pontos de ônibus, equipamentos situados nos distritos, praças do centro da cidade, além do centro de abastecimento e mercados. 

  •  

Luminárias em LED são instaladas na Artêmia Pires

19/3/2020, 9:52h

Mais uma importante via de acesso de Feira de Santana começou a receber as novas luminárias em LED. Desta vez a localidade contemplada foi o bairro SIM, mais precisamente na rua Artêmia Pires, que concentra boa parte dos condomínios residenciais do município, além de instituições de ensino e estabelecimentos comerciais.

As novas luminárias começaram a serem instaladas na manhã desta quinta-feira, 19. O início do serviço foi acompanhado pelo prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado de secretários e vereadores.

Serão instaladas mais de 190 luminárias em LED, desde a avenida Eduardo Froes da Mota – Anel de Contorno -, até o empreendimento da DAMA. As luminárias em LED são mais eficientes e geram uma economia para os cofres públicos.

Segundo o chefe do setor de Iluminação Pública, João Marcelo, a previsão para a conclusão do serviço é a próxima segunda-feira, 23. Em breve outros bairros também receberão as luminárias em LED.

  •  

Luminárias em Led das avenidas Getúlio Vargas e João Durval serão entregues na próxima semana

14/3/2020, 10:9h

O novo sistema de iluminação em Led, instalado pela Prefeitura de Feira de Santana, nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro será entregue à população na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Colbert Martins Filho, na manhã deste sábado, 14, enquanto acompanhava o andamento dos trabalhos na Getúlio Vargas.

Somente nesta importante artéria do município, a administração municipal, por meio do Departamento de Iluminação Pública da Sesp (Secretaria de Serviços Públicos), vai instalar 294 luminárias em Led.

A substituição das antigas lâmpadas de 400 watts de vapor metálico por modernas luminárias de Led de 174 watts vai resultar no dobro da capacidade de iluminação. Além disso, são mais econômicas e possuem maior durabilidade. “A garantia é de dez anos”, destaca o prefeito.

Enquanto na av. João Durval Carneiro o serviço já foi concluído; na Getúlio Vargas, os trabalhos foram retomados neste final de semana no sentido viaduto da Noide Cerqueira/Centro. A previsão de inauguração é na terça-feira, 17, e na quarta, 18, respectivamente.

Acompanharam o prefeito nesta manhã, os secretários Justiniano França (Serviços Públicos); Valdomiro Silva (Comunicação); Denise Mascarenhas (Saúde); Joedilson Freitas (Relações Interinstitucionais); Mário Borges (Agricultura), Sebastião Cunha (Administração) e o superintendente do Procon, Cleudson Almeida. Também os vereadores João Bililiu, Robeci da Vassoura e Carlito do Peixe.

  

 

  •  

Secretaria de Serviços Públicos esclarece denúncia de vereador sobre compra de luminárias de LED

11/3/2020, 20:9h

A propósito de denúncia formulada pelo vereador Roberto Luiz da Silva Tourinho, sobre o processo licitatório 107/2019, modalidade pregão eletrônico, um processo que acabou sendo legalmente  revogado pelo Município, em atendimento ao interesse público, as secretarias de Serviços Públicos e Administração fazem os seguintes esclarecimentos:

1. A empresa M.M. Distribuidora de Materiais Elétricos, a que o vereador se refere como tendo sido prejudicada no processo licitatório revogado, foi desclassificada por problemas em sua obrigatória certidão de capacidade técnica. A empresa apresentou três  certidões. Em duas delas, emitidos pelas empresas "O Painel" e "RR de Matos Borges", não consta a quantidade de luminárias fornecida; a terceira, emitida pela "Trensurb", informa fornecimento de 45 luminárias. A análise desses documentos resultou na inabilitação da concorrente. Foi constatado, portanto, a incompatibilidade do quantitativo máximo  de luminárias instaladas por ela em serviços anteriores, com relação ao universo de até  8 mil unidades previsto no item 5.3.3 do edital. 

2. Foram convocadas segunda e terceira licitantes, porém ambas igualmente desclassificadas por problemas de documentação.

3. Por "razões de interesse público", conforme preconiza a Lei 8.666, a Prefeitura optou por revogar esta licitação, para em seguida proceder a Contratação por Carona à Ata de Registro de Preço número 238/2019. Trata-se de bem sucedido processo realizado pela Prefeitura de Salvador, com a contratação da fornecedora "Unicoba Energia S.A" 

4. Não há,  diferentemente do que o vereador afirma na denúncia, contratação de "décima colocada na licitação", uma vez que ela foi legalmente revogada. O contrato por meio de adesão, que se trata de um outro processo de compra, permite o investimento de "até" R$ 8,1 milhões, o que não obriga o Município a atingir este limite.

5. A adesão a uma contratação realizada por outro município é um moderno recurso legal, utilizado em todo o país, que visa acelerar processos de compra de serviços ou produtos. No caso das luminárias de LED adquiridas pela Prefeitura de Feira de Santana, o processo  também conhecido como "carona" proporcionou a solução de um grave problema de precarização da iluminação em locais estratégicos do município, melhorando a segurança pública dos cidadãos, em uma velocidade que não seria alcançada caso a Prefeitura não houvesse vislumbrado essa possibilidade.

6. O valor previsto em despesa com luminárias de LED na contratação por meio de adesão é maior do que o de propostas apresentadas na licitação revogada, inclusive da M.M. Distribuidora de Materiais Elétricos, por uma razão importante: o produto objeto da  Contratação por Carona a Ata de Registro de Preço tem configuração técnica superior e mais atualizada que as descritas no processo licitatório revogado, dotada, entre outros avanços, de Dimerizacão (permite a identificação de unidades que apresentem defeitos ou apagões) e Telegestão (acompanhamento de todo o sistema por meios remotos).

7. Tais tecnologias atendem a parâmetros previstos no futuro processo de Parceria Público-Privada (PPP) relativos ao conceito de amar cities (cidades inteligentes).

8. A publicação oficial da revogação da licitação foi realizada nos órgãos de divulgação que a legislação em vigor exige.

9. Não houve reclamação judicial por nenhuma das empresas concorrentes do processo licitatório revogado, bem como qualquer contestação ao método de adesão utilizado pelo Município para aquisição das luminárias.

  •  

Luminárias em Led chegam à avenida João Durval: Colbert Filho acompanha início dos serviços

11/3/2020, 10:25h

A avenida João Durval Carneiro é a segunda grande via do município que recebe o novo sistema de iluminação em LED. Na manhã desta quarta-feira, 11, o prefeito Colbert Martins Filho acompanhou o início dos serviços, no trecho entre os bairros Caseb e São João, imediações do Boulevard Shopping.

Diferente da avenida Getúlio Vargas, onde os trabalhos estão sendo feitos aos finais de semana para não atrapalhar a fluidez do trânsito, na av. João Durval Carneiro os pontos de luz estão instalados no canteiro central, portanto, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até sexta-feira, 13.

Serão implantadas nessa artéria 206 luminárias em Led, com 176 Watts. São lâmpadas com melhor potência, durabilidade e mais econômicas.

"A avenida João Durval é uma via importante, de fluxo intenso de veículos e de grande concentração de estabelecimentos comerciais. A partir de agora, recebe uma nova iluminação com qualidade e que vai impactar também na segurança dos moradores", afirmou o prefeito. Os serviços vão se estender desde o viaduto Georgina Erisman até a rotatória do bairro Tomba, onde há também uma concentração de residências.

“Em cada uma das localidades, onde o Departamento de Iluminação Pública já esteve para implantar o novo sistema, ouvimos relatos de satisfação dos moradores”, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

O ato foi acompanhado ainda pelo Chefe de Gabinete, Paulo Aquino, do diretor de Iluminação Pública, João Marcelo Gomes, além dos vereadores João Bililiu e Lulinha, e do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, Pedro Américo.

  •  

Colbert Martins entrega novo sistema de iluminação na Chácara São Cosme

11/3/2020, 10:16h

O novo sistema de iluminação pública, agora com luminárias de led, deixou os moradores do bairro Chácara São Cosme satisfeitos. O prefeito Colbert Martins Filho entregou, na noite desta terça-feira, 6, o sistema implantado na rua Papa João XXIII.

Acompanhado de assessores, secretários municipais e de pessoas da comunidade, Colbert Filho percorreu um trecho de cerca de 3km, que começou no cruzamento da rua Itiuba com a Papa, já próximo ao bairro Tomba e subiu em direção a Chácara São Cosme onde reuniu lideranças e fez um discurso.

A vendedora de lanches, Renata Barbosa Silva (foto), se mostrou satisfeita com o novo sistema de iluminação a Led que a prefeitura vem implantando nos bairros."Agora ficou tudo ótimo com essas novas lâmpadas. Estou me sentindo mais segura", disse.

Priscila Machado, que vende espetinho todo final de tarde disse que agora está mais segura com a troca das lâmpadas amarelas para as de Led.

O diretor de iluminação João Marcelo informou que foram substituídas cerca de 100 lâmpadas nesta etapa da Chácara São Cosme. Ele afirma que o trabalho segue em frente nos próximos dias, beneficiando as principais ruas e avenidas de Feira de Santana.

  •  

Rua Papa João XXIII recebe iluminação em LED

10/3/2020, 9:24h

A rua Papa João XXIII, no bairro Jardim Acácia, recebe nesta terça-feira, 10, nova iluminação em Led. A troca das lâmpadas tradicionais pelo novo sistema vai contemplar cerca de 80 pontos.

Os serviços foram autorizados pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, que representou o prefeito Colbert Martins Filho. Estiveram presentes os vereadores Cadmiel Pereira, João Bililiu e Edvaldo Lima.

Até o dia 29, as luminárias em Led já foram instaladas em 694 pontos, conforme dados do Departamento de Iluminação Pública.  

Nesta primeira etapa, foram beneficiados os bairros Rua Nova, Queimadinha, Feira X, Tomba, Gabriela, Caseb, Viveiros, Conceição, Largo São Francisco, na Kalilândia, além das ruas São Domingos, Capuchinhos, e Juracy Magalhães, no Ponto Central.

Também a rua Bartolomeu de Gusmão – limite entre os bairros Campo Limpo e Morada das Árvores e que liga o George Américo à avenida de Contorno – a avenida Getúlio Vargas, cujo serviço ainda está em execução, e a rua Tomé de Souza, no bairro Calumbi.

Logo mais à noite, às 18h, o chefe do Executivo Municipal entregará o novo sistema à comunidade. O ato, que será marcado por uma caminhada, assim como já vem ocorrendo, terá início nas imediações da rua Itiúba.

  •  

Implantação de luminárias de LED continua avançando na Getúlio Vargas

8/3/2020, 19:57h

A implantação das luminárias de LED na iluminação pública de Feira de Santana continua avançando na avenida Getúlio Vargas neste domingo, 08. Tanto nesta artéria quanto no prolongamento, na rua Olímpio Vital, a substituição das antigas lâmpadas só pode ser realizada nos fins de semana devido ao grande fluxo de veículos.

A substituição das antigas lâmpadas de 400 watts de vapor metálico por modernas luminárias de LED de 174 watts foi iniciada na manhã de sábado, 07. E deverá ser retomada no próximo fim de semana, evitando assim transtornos para os motoristas que transitam pelo Centro da cidade.

Ao autorizar a substituição das antigas lâmpadas por luminárias de LED,  o prefeito Colbert Martins Filho ressaltou as vantagens. Ele frisou que as novas luminárias possuem pelo menos o dobro de capacidade de iluminação e, em contrapartida, consomem até 60% menos energia, o que representa economia de recursos públicos da Prefeitura para serem investidos em outras obras e serviços.

Para eficientizacão do sistema de iluminação pública de Feira de Santana, que deverá atingir cerca de 65 mil pontos, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho está investindo R$ 5 milhões.

  •  

Colbert autoriza implantação de iluminação a LED na Getúlio Vargas

8/3/2020, 11:25h

A avenida Getúlio Vargas começa a receber, neste fim de semana, as luminárias a LED. A substituição do equipamento de iluminação, com dobro de eficiência e economia de 50% de custos com energia elétrica pelo Município, foi autorizada pelo prefeito Colbert Martins Filho, na manhã deste sábado, 7.

A implantação das luminárias de LED está sendo realizada a partir do prédio do Paço Municipal Maria Quitéria seguindo o sentido do fluxo dos veículos em direção ao Anel de Contorno e depois retorna pela via de sentido contrário. Será realizada somente nos fins de semana em função do fluxo intenso de veículos no local.

O prefeito Colbert Martins Filho informou que ao longo da avenida Getúlio Vargas estão sendo implantadas 294 luminárias de 174 watts em substituição às lâmpadas de vapor metálico de 400 watts.

Para modernização da iluminação pública, o Governo Municipal está investindo R$ 5 milhões. A expectativa é de atender cerca de 65 mil pontos da cidade, sendo que em alguns deles também serâ necessária a troca dos braços por outros mais longos. 

Durante a autorização também estiveram presentes secretários municipais e vereadores.

  •  

Bartolomeu de Gusmão ganha iluminação a LED e troca de lâmpadas na Getúlio começa neste sábado

7/3/2020, 10:50h

Oferecer iluminação pública de qualidade, que resulte em conforto visual e sensação de segurança é dever da administração pública, afirmou o prefeito Colbert Filho, na noite desta sexta-feira, 6, na praça do Morada das Árvores.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Feira de Santana está trocando lâmpadas comuns – de vapor de sódio, por LED, o que há de mais moderno no setor, em termos de iluminação de ruas e avenidas. Várias ruas já foram beneficiadas.

Em discurso na entrega da iluminação de toda a extensão da rua Bartolomeu de Gusmão – limite entre os bairros Campo Limpo e Morada das Árvores e que liga o George Américo à avenida de Contorno, mais a rua Apolo, o prefeito disse que muitas já foram e outras ruas serão beneficiadas.

 A requalificação da iluminação é um compromisso assumido pela administração que incialmente vai contemplar as principais ruas e avenidas e que com a conclusão da PPP (Parceria Público Privado) vai atender aos mais de 60 mil pontos de iluminação pública do município.

Neste sábado, 7, será iniciada a troca das lâmpadas do lado direito da avenida Getúlio Vargas – sentido centro-bairros. Dentro de uma semana, aproximadamente, os técnicos iniciarão o trabalho no lado oposto. Depois, ao mesmo tempo dos bairros, serão beneficiadas as avenidas João Durval Carneiro e Maria Quitéria.

“O que vem sendo feito é uma pequena demonstração de como as noites de Feira ficarão num futuro bem próximo”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

O vereador Gilmar Amorim destacou a nova iluminação da Bartolomeu de Gusmão e as obras que estão beneficiando a região. “Está tudo muito bonito”. Estiveram presentes secretários municipais e vereadores, além de moradores da região.

  •