SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

176 árvores são plantadas na avenida Fernando Pinto, no SIM

16/6/2018, 19:39h

A avenida Fernando Pinto, no SIM, ganhou 176 árvores, plantadas no seu canteiro central, na manhã deste sábado, 16. Com 1,2 quilômetro de extensão, a avenida, que vem sendo muito usada pelos moradores daquela região, liga a avenida Noide Cerqueira à rua Artêmia Pires.

As árvores, de nove espécies, foram doadas pelo Grupo Modesto Cerqueira, que desde 2007 doa uma unidade por veículo novo vendido. Neste período as doações passam de 15 mil árvores. O plantio é realizado em parceria da Prefeitura de Feira de Santana, Grupo MC e o Rotary Clube Novo Horizonte.

“Todos compreendem a importância de uma cidade arborizada e, nos últimos anos, a prefeitura já plantou milhares de novas árvores, que contribuem para amenizar o clima e favorecer o meio ambiente”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

Foram plantadas árvores das espécies pau-brasil, aroeira, chorona, pata de vaca, urucum, graviola, entre outras de médio porte. “São adequadas para o local, que tem uma rede de energia elétrica”, disse o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.

De acordo com ele, o solo foi adequadamente preparado para receber as novas árvores – com correção para controlar a acidez e todas receberam uma viga, onde foram amarradas até que possam se sustentar. Dentro dois anos, as árvores atingirão a altura esperada.

  •  

Inaugurada iluminação de LED na Getúlio Vargas e Olímpio Vital

15/6/2018, 23:51h

Quem passar pela avenida Getúlio Vargas e a rua Olímpio Vital à noite vai poder conferir a claridade dos seus canteiros centrais. Os 4,2 quilômetros estão iluminados de LED, o que há de mais moderno em termos de iluminação pública.

Os transeuntes podem observar, também, que as árvores ganharam uma iluminação especial, na cor verde, homenagem à Seleção Brasileira, que inicia neste domingo a sua participação na Copa do Mundo da Rússia.

A iluminação foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 15, pelo prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado pela primeira-dama, Adenilda Martins, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Carlos Geilson.

Economia e eficiência

“Ela é a mais adequada para a avenida e a rua, porque é moderna, eficiente e seu efeito visual é dos mais interessantes. Os resultados são os melhores”, afirmou o prefeito. O investimento, com recursos do Tesouro Municipal, foi de R$ 2,8 milhões.

Além de segurança para os pedestres – ambos espaços são muito usados por atletas à noite, os equipamentos significam economia para o município, tanto no consumo como na sua manutenção.

Lâmpadas de LED tem vida útil quatro vezes maior

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, afirmou que as lâmpadas tem vida útil de uma LED chega a 60 mil horas, contra 15 mil de uma lâmpada de vapor metálico. “A economia será grande e eficiência destacada”.

Sistema de cores aditivas primárias com 310 lâmpadas

Foram instalados 285 postes e 310 luminárias de 50 watts e outras de 150 watts, nos cruzamentos e outros pontos específicos, com postes mais altos. O RGB, sigla em inglês para vermelho, verde e azul, sistema de cores aditivas primárias terá 310 lâmpadas.

“Será a mistura deste conjunto que vai dar as cores desejadas”, diz Vitor Ferreira, gerente operacional da Ghia Engenharia, empresa responsável pela obra. A cor projetada na árvores, de baixo para cima, poderá ser de acordo a períodos de campanhas. O rosa do Outubro Rosa, ou Novembro Azul, por exemplo.

Também oficialmente entraram em funcionamento sete poços artesianos, que farão a manutenção do gramado do canteiro central de ambos os locais.

  •  

SESP fará mutirão nas áreas verdes da avenida Noide Cerqueira

15/6/2018, 9:54h

A fim de assegurar a qualidade do meio ambiente e proporcionar bem-estar à população, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), realizará, no próximo dia 16, mais um mutirão na avenida Nóide Cerqueira, onde serão executados serviços de roçagem de mato, corte de grama e limpeza.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, Deodato Peixinho, informou que já ocorreram   13 mutirões, com esta finalidade, na avenida supracitada, sendo oito  no período de abril a novembro de 2017 e  cinco entre os meses de janeiro a maio deste ano.
 
“Vale salientar que, no período chuvoso, a vegetação, principalmente o mato, tende a crescer com mais rapidez, o que exige do poder público um número maior de equipamentos, de pessoal e tempo, para revitalizar e requalificar as áreas verdes públicas existentes no município, como é o caso da Noíde Cerqueira”, disse.

Mais de mil árvores já foram plantadas na avenida

De acordo com Deodato, 1.086 árvores já foram plantadas pelo Departamento de Áreas Verdes da SESP, na avenida Nóide Cerqueira. “Em 2015, plantamos 500 árvores; no ano de 2017, foram 328 e este ano 258, sendo que a previsão de 2018 é o plantio de mais de 500 mudas naquela localidade”, ressaltou. 

Ele informou que esta intervenção faz parte do planejamento do Departamento de Áreas Verdes, em atendimento ao Projeto Ponto Verde, que planeja e executa as iniciativas de arborização da cidade de Feira de Santana. “Temos o objetivo  de plantar 20 mil mudas nesta nova gestão administrativa (2016-2020)”, anseia.

  •  

Mais um trecho de iluminação de led na avenida Getúlio Vargas concluído

11/6/2018, 9:23h

A instalação de lâmpadas em led, de 150 watts, foi concluída em mais um trecho do canteiro central da avenida Getúlio Vargas, na tarde de sábado, 09: do viaduto da avenida Nóide Cerqueira até o transbordo próximo à farmácia Pague Menos. A previsão é de que até o fim do dia, o trecho entre o mesmo transbordo e a praça do Monumento ao Maçom tenha toda a sua fiação subterrânea concluída. Os trabalhos seguiram normalmente durante o domingo, 10.

Nos dias posteriores a iluminação do trecho entre o Emec e o banco Itaú, que foi feita recentemente, também será trocada. Serão postas lâmpadas mais potentes. Segundo Marcos de Lima, responsável pela instalação das luminárias, as lâmpadas novas irão proporcionar maior luminosidade no local, além de igualá-lo a todo o circuito. Lâmpadas verdes iluminarão as árvores e as brancas o chão.

O percurso total que contará com a iluminação mais moderna têm início no viaduto da avenida Nóide Cerqueira e segue até a rua Olímpio Vital, nas imediações do Transbordo Central. Além de mais claridade, as lâmpadas em led contribuem com a segurança da população, valoriza o espaço urbano e têm maior durabilidade. Este tipo de iluminação gera economia de 70% no consumo de energia em relação à lâmpada comum.

Atualmente, encontra-se em aguardo de decisão judicial, uma licitação no modelo Parceria Público-Privada (PPP) que visa atender todo o município de Feira de Santana com a troca de luminárias convencionais pelas de led.

  •  

Secretaria de Serviços Públicos garante estrutura dos festejos juninos

8/6/2018, 10:46h

Para que os festejos juninos em Feira de Santana aconteçam, existe muito trabalho envolvido. Um exemplo é a Secretaria de Serviços Públicos, que já iniciou, desde o dia 1º de junho, as ações nos cinco distritos onde o arrasta-pé vai acontecer.

De acordo com o secretário da pasta, Justiniano França, a operação junina da SESP consiste na execução de serviços de limpeza, coleta de lixo, pintura, melhorias na iluminação pública e nas áreas verdes. 

Dezenas de refletores serão instalados

Com relação ao Departamento de Iluminação Pública, o diretor do órgão, José Wilton, informa que já foram adotadas as medidas necessárias  para atender, com eficiência, todas as localidades da zona rural  onde  acontecerão os festejos  juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana.

Segundo ele, no distrito de Maria Quitéria, onde é realizado o São João de São José, serão instalados 80 refletores (40 de 400w e 40 de 1000w); no São João de Tiquaruçu 25 refletores (15 de 400w e 10 de 1000w).

“Sobre as festividades do São Pedro, o distrito de Jaíba contará com 20 refletores (10 de 400w e 10 de 1000w), Humildes terá 86 (37 de 400w e 49 de 1000w) e o distrito de Bonfim de Feira contará com 20 refletores (10 de 400w e 10 de 1000w)”, destaca.

500 ligações provisórias para barracas

José Wilton informa, também, que o Departamento de Iluminação Pública já solicitou à Coelba cerca de 500 ligações provisórias de energia elétrica para equipamentos, a exemplo de barracas de lanches e bebidas, que serão instaladas durante os festejos. 

Varrição, capinação e pintura

Quanto ao Departamento de Limpeza Pública, o diretor Antônio Rosa diz que os distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu, Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba serão atendidos com os serviços de pintura de meio-fio, varrição, capinação, roçagem e recolhimento do lixo.

Já o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, Deodato Peixinho, informa que as praças e demais logradouros dos cinco distritos receberão serviços de manutenção, a exemplo de pintura, corte de grama, capinação seletiva, podas de árvores e podas ornamentais.

  •  

Lâmpadas em led no centro de Feira reduzem em 70 por cento consumo de energia

25/5/2018, 16:54h

Já está em funcionamento parte do moderno sistema de iluminação em led, de 150 watts, nas praças da Bandeira e J. Pedreira, ambas situadas no centro da cidade de Feira de Santana.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), José Wilton, a tecnologia em led, com opções de cores, que está sendo implantada pelo Governo Municipal, por meio da empresa Ghia Engenharia, contempla o canteiro central da rua Olímpio Vital (nas imediações do Transbordo Central) até o viaduto da avenida Nóide Cerqueira. “A previsão é que no dia 15 de junho os serviços sejam concluídos”, disse.

Ele destaca também que a instalação do sistema led tem uma série de vantagens. “Proporciona mais claridade, contribui com a segurança da população, valoriza o espaço urbano, as luminárias têm maior durabilidade e traz economia ao Município, uma vez que há uma redução de até 70% no consumo de energia”, destacou.

Na oportunidade, o secretário da SESP, Justiniano França, disse que se encontra sob judice o processo licitatório na modalidade Parceria Público Privada (PPP), que visa atender todo o município de Feira de Santana com a troca de luminárias convencionais pelas de led.

  •  

Centro da cidade começa a ganhar iluminação de LED

20/5/2018, 11:56h

O Governo Municipal deu início, neste final de semana, à implantação de moderno sistema de iluminação pública com LED no centro da cidade. Os investimentos, que resultam melhor claridade e, consequentemente, mais segurança para a população, foi iniciado no trecho da avenida Olímpio Vital, entre o cruzamento com a avenida Senhor dos Passos até o cruzamento com a rua Desembargador Filinto Bastos.

Troca significa economia aos cofres públicos

Encarregado pela substituição da iluminação, o eletricista Marcos Antônio Sales de Lima (foto), da empresa Ghia Engenharia, revela que as lâmpadas metálicas de 400 watts estão sendo substituídas por lâmpadas de LED de 150 watts. “O resultado é impressionante pois além de tornar o ambiente bem mais claro, quase próximo à claridade da luz do dia, também proporciona economia no consumo de energia aos cofres do Município”, destacou.

Outra vantagem das lâmpadas de LED é a vida útil dos equipamentos. Como estas lâmpadas duram bem mais, o governo municipal também gasta ainda menos com a manutenção da iluminação pública.

Serviço é realizado no período noturno

O serviço está sendo executado no período da noite, visando evitar transtornos para os motoristas. Além disso, os técnicos também aproveitam para testar o funcionamento do equipamento.

  •  

Prorrogado prazo para cadastramento dos transportadores de resíduos sólidos

18/5/2018, 16:25h

Em virtude da baixa procura pelo cadastramento dos transportadores de resíduos sólidos, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana prorrogou para o dia 30 deste mês o prazo para que as pessoas físicas e jurídicas responsáveis por carroças, caçambas, caminhões, reboques, caixas coletoras, contêineres e assemelhados possam se regularizar junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).

A medida atende à Lei Municipal de n° 3.760/17, que disciplina a ação dos transportadores de resíduos sólidos da construção civil nas etapas de transporte, manejo e destinação no município de Feira de Santana.

De acordo com o secretário da SESP, Justiniano França, a previsão era encerrar o cadastramento no dia 30 de abril, mas apenas 81 transportadores de resíduos sólidos se cadastraram no setor de Cadastro de Transportador da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP). 

“Por conta de alguns feriados, pontos facultativos e da baixa procura nos meses de março e abril, vamos estender o prazo do cadastramento para o dia 30 de maio. Porém, vale ressaltar que, a partir do dia 1° de junho, as pessoas que descumprirem as disposições estabelecidas pela Lei 3.760/17 sofrerão multa de R$ 1 mil na primeira vez em que for notificado; multa de R$ 2 mil na reincidência; na terceira infração receberão, além de multa de R$ 4 mil,  cancelamento do alvará de funcionamento e do Cadastro de Transportador (CT)”, alertou o secretário. 

Documentação exigida para o cadastramento 

No caso de transporte de caçambas, caminhões e reboques, para o cadastramento junto à SESP, as pessoas físicas ou jurídicas, encarregadas da coleta e ou do transporte dos resíduos entre as fontes geradoras e as áreas de destinação, precisam apresentar a xerox e o original dos seguintes documentos: cartão CNPJ, contrato social da empresa, documento do veículo, documento com foto RG/CPF e comprovante de residência. 

No que concerne a caixas coletoras e contêineres, são exigidos contrato social da empresa, cartão CNPJ, documento com foto RG/CPF e comprovante de residência. Já com relação a carroças, faz-se necessária a apresentação de documento com foto RG/CPF e comprovante de residência. 

O cadastramento - totalmente gratuito para os responsáveis por equipamentos usados em coleta e transporte de resíduos sólidos – é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no setor de Cadastro de Transportador da SESP, localizado na rua dos Tupinambás, n° 275, bairro São João.  

  •  

Para limpar a cidade, garis percorrem até 20 km por dia

17/5/2018, 14:30h

Todos os dias, em média, eles correm cerca de 20 quilômetros atrás dos caminhões basculantes, quase a distância de uma meia maratona. Mas os garis, que desempenham trabalho importante nas cidades, nem sempre são vistos ou recebem a devida valorização da comunidade.

Há 11 anos na profissão, Adelson Neres Adorno é um dos mais de 500 garis que diariamente recolhem os resíduos gerados nas residências de Feira e distritos.

“Chego a me realizar nesta profissão. Saí uma vez e voltei”, disse o gari, que semanalmente percorre dois roteiros, às segundas e terças-feiras. “É pesado, mas a gente gosta do que faz”, acentua.

Relacionamento com a população

Colega de Adelson, Elias Santos (os dois colegas na foto) está há pouco mais de um ano na profissão. “Trabalho todos os dias contente. Chego e saio feliz. Não tenho problemas”, destaca.

Os dois garis dizem que, na maioria das vezes, é respeitoso o relacionamento com a população. Porém, algumas pessoas às vezes os destratam. “Mas a gente não se deixa abater por estas críticas e reclamações”, diz Adelson Neres.

Preocupação com acidentes de trabalho

A corrida atrás dos caminhões tem seu motivo: quanto mais cedo concluir o percurso, maior tempo de descanso eles terão. “E para aguentar o tranco a gente se alimenta bastante”, comenta Elias (foto).

Para ambos, a maior preocupação está nos acidentes de trabalho. “Nem sempre vidros e objetos com ponta são bem acondicionados antes de serem descartados”, reclama Elias.

“Já me furei com agulhas de injeção”

“Já me cortei e fui furado por agulhas de injeção”, diz Adelson Neres (foto), que recebeu a devida atenção após o acidente. Outro problema é areia ou entulhos dentro de sacos e caixas.

De acordo com os garis, o peso causa problemas de saúde, principalmente na coluna. “A gente está acostumado com volumes leves e o corpo imediatamente sente quando pegamos uma caixa de areia, sem a devida preparação. O peso prejudica”, relata.

Profissão digna, salienta dirigente

O presidente do Sindicato da Limpeza de Feira de Santana, Rosalvo Ferreira de Cerqueira, diz que os garis locais têm motivos para festejar o dia 16 de maio, quando nacionalmente é comemorado o dia dedicado à categoria.

Para Rosalvo, gari é uma profissão das mais dignas. “É claro que o preconceito existe, mas a gente não se importa com a discriminação”.

Ele enfatiza que vários colegas estudam e que alguns já terminaram o curso superior, como três mulheres que hoje são farmacêuticas. “Outro colega vai se formar em direito e uma filha de um dos nossos garis vai ser advogada. É uma vitória de todos nós”, destaca.

Para comemorar a data, o sindicato organizou dois cafés. Um pela manhã, para a turma do dia, e outro à noite, para os que fazem os percurso a partir das 18h.

  •  

50 lixeiras novas serão instaladas em áreas estratégicas do centro da cidade

26/4/2018, 17:59h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), está instalando novas lixeiras, entre as avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, a fim de substituir os coletores depredados e tentar reverter o problema do descarte irregular do lixo em locais de grande fluxo de pessoas no centro da cidade.

No total, serão instaladas 50 lixeiras em polietileno de 70 litros, com boa resistência a intempéries. A Sesp já instalou16 lixeiras, que contemplaram a praça da Bandeira, praça do Nordestino e avenida Senhor dos Passos. Nos próximos dias, serão instaladas mais 34 em pontos estratégicos da avenida Getúlio Vargas, como a praça de Alimentação.

  •