SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Rua Juracy Magalhães, no Ponto Central, é a sexta localidade contemplada com luminárias LED

20/2/2020, 14:31h

Com a substituição de lâmpadas tradicionais por luminárias LED, que oferecem mais durabilidade, conforto, luminosidade e mais segurança à população, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos pretende atingir mais de 60 mil pontos de luz em Feira de Santana, levando este investimento para todos os bairros da cidade.

Na manhã desta quinta-feira, 20, a rua Juracy Magalhães, no bairro Ponto Central, foi a sexta artéria a receber este serviço, com a instalação de 30 luminárias de 115 watts. Nesta primeira etapa o Governo Municipal pretende substituir 8 mil pontos de luz pela tecnologia de lâmpadas a LED.

Já foram contemplados com a medida os bairros Rua Nova, Queimadinha, Feira X, Tomba e Gabriela, que ontem à noite teve a inauguração da nova iluminação da Avenida Ipanema, quando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho foi acolhido com entusiasmo pela comunidade local.

Hoje à noite, o prefeito e a sua comitiva, volta à Juracy Magalhães para inaugurar as lâmpadas que foram colocadas nesta manhã, sob a coordenação do secretário Justiniano França (Serviços Públicos), e João Marcelo Gomes (diretor de iluminação).

  •  

Na Gabriela, Colbert Filho inaugura iluminação em LED e diz que os investimentos continuam por toda a cidade

20/2/2020, 8:34h

Na noite desta quarta-feira, 19, os gestos se repetiram com moradores em festa para comemorar a entrega do novo sistema de iluminação em led, implantado pelo Governo Municipal, na rua Ipanema, bairro Gabriela. Os moradores saíram de suas casas e foram pra rua caminhar junto com o prefeito Colbert Martins Filho, no ato de inauguração.

O bairro Gabriela foi a quinta localidade a receber as luminárias em led, cujos serviços estão contemplando nessa primeira etapa, as principais vias de acesso aos bairros. Somente na rua Ipanema foram instaladas 68 luminárias com potência 115 watts. As outras localidades já atendidas com o novo sistema de iluminação são os bairros Rua Nova, Queimadinha, Feira X e Tomba.

Moradora da Gabriela há 12 anos, Gorete Santana relatou que a rua estava muito escura e os moradores receosos de saírem de suas casas. “Ficou excelente. A rua está mais iluminada e isso nos dá segurança para que possamos andar mais tranquilos a qualquer hora do dia, principalmente à noite”, relatou.

“Esse é o prefeito que sabe trabalhar”, reconheceu a moradora Débora Souza, ressaltando que Colbert Filho esteve recentemente no bairro para ouvir outras necessidades da comunidade. “Sabemos que ele é um gestor preocupado com o seu povo”, disse.   

Investimentos por toda a cidade

A rua Ipamena é uma das mais movimentadas daquela região. Possui estabelecimentos comerciais, desde mercadinhos, lanchonetes e academia. Além disso, a via dá acesso aos conjuntos habitacionais Homero Figueiredo, Arco Íris e Alvorada, bem como ao condomínio Minha Casa, Minha Vida Solar da Princesa, à Escola Municipal Eli Queiroz e ao futuro Centro de Iniciação ao Esporte.  

“As lâmpadas em led melhoraram muito a iluminação da rua. Estamos muito felizes e agradecemos ao prefeito por esse gesto de atenção aos moradores da Gabriela”, afirmou o dono de um mercadinho, Roberval Brandão. Diferente das lâmpadas convencionais, as luminárias em led possuem melhor qualidade, potência e durabilidade, além de serem mais econômicas.

O prefeito Colbert Filho, que durante todo o trajeto na rua Ipanema recebeu demonstrações de carinho sendo convidado pelos moradores para uma selfie, ressaltou que vai continuar levando melhorias para toda a cidade. “Feira de Santana merece muito mais e, por isso, o nosso compromisso é trabalhar e atender as demandas do nosso povo”.   

Acompanharam o prefeito na Gabriela, os secretários municipais Justiniano França (Serviços Públicos), Ozeny Morais (Gestão e Convênios), Valdomiro Silva (Comunicação), Paulo Aquino (Chefe de Gabinete), Mário Borges (Agricultura), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Denise Mascarenhas (Saúde), além dos vereadores Gilmar Amorim, Marcos Lima, Ron do Povo, e Zé Filé. 

  •  

Moradores do bairro Gabriela comemoram a implantação de iluminação a LED da Avenida Ipanema

19/2/2020, 10:49h

A Avenida Ipanema, no bairro Gabriela, é a quinta localidade atendida com o novo sistema de iluminação em LED, em Feira de Santana. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Serviços Públicos programou a instalação de 8 mil luminárias com este tipo de equipamento.

O projeto, que visa a oferecer mais conforto e auxiliar na segurança da população, está sendo implantado pelo Governo Municipal nas principais vias de acesso e praças da cidade, abrangendo as artérias centrais e dos bairros periféricos.

Na manhã desta quarta-feira,19, ao autorizar o início dos trabalhos na Avenida Ipanema, o prefeito Colbert Martins Filho falou sobre a segurança que a iluminação Led pode proporcionar, “sobre tudo em nossa cidade, que do início do ano até agora, já contabiliza 51 homicídios”.

As luminárias em LED possuem maior durabilidade, qualidade e economia, uma vez que o seu tempo de uso é em média de seis anos. Nessa operação foram instaladas mais 30 luminárias, ao longo da Avenida Ipanema.

Logo mais à noite, Colbert Filho retornará à Gabriela  para entregar o serviço à comunidade. Outras localidades já atendidas com o novo sistema de iluminação são os bairros Rua Nova, Queimadinha, Feira X e Tomba.

  •  

Feira X comemora nova iluminação de LED

18/2/2020, 15:6h

Dando continuidade ao projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins da Silva Filho esteve na noite desta segunda-feira, 17, no  Feira X, inaugurando a nova iluminação da Rua L, principal via do bairro, que teve a substituição de 83 lâmpadas de sódio, por lâmpadas de led, com potências de 24 e 115 watts, proporcionando melhor qualidade de iluminação no local.

Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins Filho percorreu a rua L e foi parabenizado por comerciantes e moradores, que comemoraram a nova iluminação da principal via do bairro.
O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, explica que o sistema de iluminação em LED, além do impacto visual, proporciona também segurança para os moradores e visitantes do bairro. "Essa é a 3ª localidade beneficiada e esse projeto vai alcançar toda nossa cidade, sede e distritos". 

Agradecendo aos moradores que o recepcionaram em todo trajeto da Rua L, o prefeito Colbert Martins revelou que ainda este ano todos os 65 mil postes do município terão luminárias de LED. “Além dessas luminárias já compradas, que estamos instalando, também estamos trabalhando em uma licitação de PPP (Parceria Pública Privada) para contemplar todos os 65 mil postes de Feira de Santana e da zona rural. Porque quem mora em Bonfim de Feira, Tiquaruçu, São José e Matinha tem o mesmo direito de ter esse tipo de qualidade de luz. Feira de Santana, nesse momento, dá um salto tecnológico. Muitos outros lugares do mundo já tem isso. Nós estamos atrasados, mas nunca é tarde pra poder começar também” pontou Colbert. 

Para Wilma Carneiro, proprietária da Clínica Bichano, localizada na Rua L, a nova iluminação representa uma importante melhoria para o bairro. “Vai ser bastante proveitosa porque melhora a visibilidade e automaticamente aumenta o número de pessoas que andam pela rua com mais segurança. E isso, com certeza, ajuda o comércio”, acredita Wilma.

Também acompanharam o ato os secretários municipais: Valdomiro Silva (Comunicação), Denise Mascarenhas (Saúde), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Edson Borges (Esporte Cultura e Lazer), Sebastião Cunha (Administração), Mário Borges (Agricultura), Joedilson Freitas(Relações Institucionais), Ozeny Morais (Gestão e Convênios), pelos superintendentes Maurício Carvalho(SMT), Cleudson Almeida (Procon), Nau Santana (Agência Reguladora de Feira de Santana); além do diretor do Departamento de Iluminação Pública, João Marcelo Gomes; e os vereadores Isaias de Diogo, Gilmar Amorim, Cadmiel Pereira e Zé Filé.

  •  

Lâmpadas de LED chegam a rua L, uma das mais movimentadas do Feira X

17/2/2020, 13:39h

Depois dos bairros Rua Nova e Queimadinha, o Feira X está iniciando a mudança de sua iluminação pública, de lâmpadas de sódio por luminárias de LED. A instalação aconteceu, nesta segunda-feira, 17, na rua L, uma das mais movimentadas do conjunto habitacional, o maior da cidade. A iniciativa da Prefeitura Municipal vai chegar ainda esta semana aos bairros Cidade Nova e Tomba. Os distritos também serão contemplados.

O prefeito Colbert Martins Filho, o secretário de Serviços Públicos Justiniano França e o diretor municipal de Iluminação Pública João Marcelo Gomes acompanharam o início do trabalho no Feira X. Também estiveram presentes os vereadores Isaías de Diogo e Zé Filé, mais os secretários Valdomiro Silva (Comunicação) e Eli Ribeiro (Habitação).

Várias equipes estão trabalhando para que ainda no dia de hoje, às 18h, a instalação esteja concluída na rua L, com cerca de 70 pontos. Colbert retornará ao local nesse horário, para apresentar a nova iluminação à comunidade.

A tecnologia de LED é o que existe de mais moderno no mundo, em iluminação pública. Além de uma claridade muito superior à lâmpada de sódio, o equipamento acende e apaga de forma automática, de acordo com a luminosidade do ambiente.

Colbert Filho observa que a escolha dos locais para receber a nova iluminação obedece a critérios relacionados com a segurança pública. Áreas consideradas de maior risco, com elevados índices de delitos, tem prioridade.

“Este é o início de uma revolução que vamos fazer na iluminação pública em Feira de Santana. Adquirimos oito mil luminárias agora, mas em um futuro próximo teremos as lâmpadas de LED em todos os 61 mil pontos do município”, afirma o prefeito. Para tal, a Prefeitura participa de uma licitação, junto com um grupo de municípios brasileiros, para a efetivação de Parceria Público-Privada que resultará na seleção de uma empresa que fará a substituição de toda a rede local.

  •  

Queimadinha é o segundo bairro a receber luminárias em led

16/2/2020, 11:44h

O bairro Queimadinha é a segunda localidade contemplada com o moderno sistema de iluminação em led. Na manhã deste domingo, 16, o prefeito Colbert Martins Filho acompanhou o início dos serviços na rua Intendente Abdon, um dia após autorizar os trabalhos no bairro Rua Nova.

Na Intendente Abdon 70 pontos de iluminação vão receber as luminárias em led em substituição as lâmpadas de sódio. Outras ruas da Queimadinha e do Centro que serão beneficiadas, nesta primeira etapa, com os investimentos do Governo Municipal são as ruas Georgina Erisman, Edelvira de Oliveira e a Carlos Valadares.

Proporcionando melhor luminosidade e maior durabilidade, as luminárias em led são o que existe de mais moderno em iluminação. Além disso, consomem menos energia, portanto, são mais econômicas.

Logo mais a noite, o chefe do Executivo Municipal retornará ao bairro para entregar a comunidade o novo sistema.

  •  

Moradores da Rua Nova comemoram "banho de luz": Prefeitura instala luminárias em Led

16/2/2020, 11:29h

O clima foi de festa no bairro Rua Nova, na noite deste sábado, 15, com a entrega do novo sistema de iluminação em LED, que está sendo implantado pelo Governo Municipal. Os moradores saíram à porta de suas casas para comemorar e entre eles, a opinião era a mesma: ruas mais iluminadas, mais bonitas e seguras.

O prefeito Colbert Martins Filho, que esteve no bairro pela manhã para dá a ordem de serviço, retornou à noite, para entregar à comunidade as novas luminárias instaladas nas ruas Augusto dos Anjos, 18 do Forte e na Praça Cícero Carneiro (Praça dona Pomba). Ainda nessa primeira etapa, também serão contempladas as ruas Tomé de Souza, Juvêncio Erudilho e Itororó, além das praças Fraternidade e da feirinha.

“O bairro Rua Nova recebe, a partir de hoje, um grande banho de luz. Estão sendo implantadas novas luminárias, cuja tecnologia é de última geração. Possuem melhor potência, qualidade e durabilidade”, afirmou o prefeito. O próximo bairro contemplado será a Queimadinha, onde os serviços já começam neste domingo, 16.

Na oportunidade o prefeito Colbert Martins Filho assegurou que será realizada uma nova licitação, em março deste ano, para aquisição de mais luminárias em led. Isso vai possibilitar, numa segunda etapa, contemplar mais de 60 mil pontos de iluminação, tanto na sede quanto nos distritos.

Há 50 anos morando na Rua Nova, o aposentado Edson Silva comemorou a entrega dos serviços. Ele saiu à porta de sua casa para receber o prefeito, que caminhou pelas ruas Augusto dos Anjos e 18 do Forte. Durante todo o trajeto recebeu o carinho dos moradores e ouviu palavras de agradecimentos.

“Ficou uma maravilha! Acabou aquela escuridão”, festejou dona Maria Cristina Correia, moradora do bairro há 40 anos. O músico Zé das Congas, que mantém um projeto de percussão no bairro, ressaltou as melhorias na iluminação. “A partir de agora não teremos mais problemas com os ensaios à noite”.

O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Justiniano França (Serviços Públicos), Ozeny Morais (Gestão e Convênios), Valdomiro Silva (Comunicação), Pablo Roberto Gonçalves (Desenvolvimento Social), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Marcelo Neves (Educação), Joedilson Freitas (Relações Interinstitucionais) e Paulo Aquino (Chefe de Gabinete), além dos vereadores Gilmar Amorim, Marcos Lima e Lulinha da Conceição.

  •  

Passeio de pedalinho é novo atrativo do Parque da Lagoa

9/2/2020, 21:59h

O Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, considerado um dos destinos preferidos dos feirenses aos finais de semana, conta agora com mais um atrativo: pedalinhos. Os equipamentos passaram a funcionar no espelho d'água do parque na manhã deste domingo, 09, em ato com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado pelos secretários Justiniano França (Serviços Públicos) e Valdomiro Silva (Comunicação Social). 

Os cinco pedalinhos pertenciam ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, mas devido a presença de jacarés no lago artificial a atividade foi suspensa no local. Os equipamentos foram reformados, antes de serem remanejados para o Parque da Lagoa. 

O secretário Justiniano França informou que os pedalinhos serão liberados aos sábados, domingos e feriados, das 9h as 16h30. "Nossa expectativa é que a populaçao que já frequenta o Parque da Lagoa e que clamava por um equipamento como esse possa participar com segurança", disse.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que os pedalinhos são um atrativo a mais para o Parque da Lagoa. E observa que o equipamento tem sido uma referência em muitos aspectos. "Não só para o lazer, mas pessoas que utilizam o espaço para comemorar aniversário ou como cenário para produções fotográficas, e agora teremos um atrativo a mais", frisou. 

Logo após o ato oficial de entrega dos equipamentos foi formada uma grande fila para uso dos pedalinhos. A professora Maria Alves estava com a família só aguardando a oportunidade de passear na lagoa através do pedalinho. Ela se mostrava contente. "Estou achando muito interessante. O espaço aqui é bonito e agora com esse serviço vai ficar ainda melhor", disse.

A estudante Luana Rios estava com a filha Luna nos braços e elogiou o novo serviço. "É muito bom dispor de uma nova diversão no parque", afirmou.

  •  

Prefeitura realiza ação preventiva e poda árvores da Marechal Deodoro

26/1/2020, 21:25h

O Governo Municipal realizou uma operação preventiva para evitar acidentes com árvores ao longo da rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Durante todo este domingo, 26, técnicos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), podaram os galhos de árvores que ofereciam riscos de acidentes.

Coordenador da ação, o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, João Falcão, ressaltou a importância da medida para prevenir acidentes. Ele observou que é comum algumas árvores não resistirem às fortes chuvas e ventos comuns nesta época do ano e galhos partirem e cairem.

Ao longo da Marechal Deodoro existem árvores antigas, com.mais de 40 anos, das espécies Espatódeas, Flamboyants e Amendoeiras.

Para realizar a operação, os camelôs que trabalham no local e se instalam debaixo das copas das árvores foram avisados. O serviço foi realizado por 22 técnicos, utilizando dois caminhões conchas, dois caminhões abertos para transporte dos galhos, motosserras e cordas para baixar os galhos.

  •  

Devido a construção de binário, árvores são transplantadas da avenida Maria Quitéria para o Parque da Cidade

24/1/2020, 17:38h

A Prefeitura de Feira de Santana, através do Departamento de Áreas Verdes, órgão da Secretaria de Serviços Públicos, realizou o transplante de cinco árvores do canteiro central da avenida Maria Quitéria para o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. 

As árvores, da espécie Ipê Rosa, ficavam situadas nas imediações das ruas Juarez Távora e Teixeira de Freitas - no local será implantado em breve um binário, pela Superintendência Municipal de Trânsito. A ação foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Basto Falcão. 

"Atendendo o que diz a lei, recebemos parecer favorável da Secretaria de Meio Ambiente e as árvores foram transplantadas para o Parque da Cidade. A Prefeitura também fará uma compensação ambiental, com o replantio de 15 árvores, em áreas públicas do município", salienta o diretor. 

  •