SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Mais de R$ 300 mil são gastos anualmente com reposição de material elétrico furtado e depredado

11/11/2019, 18:19h

A subtração de fiação elétrica, depredação de lâmpadas, entre outros atos de vandalismo, no município de Feira de Santana, têm causado um prejuízo enorme ao poder público e à população. O alerta é do secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, que informou que, anualmente, a Prefeitura gasta em média R$ 320 mil com a restauração e reposição do material, “dinheiro que sai do bolso do contribuinte”.

De acordo com Justiniano, o furto e a depredação  de  material elétrico têm sido registrados tanto na cidade quanto na zona rural, porém os casos mais recentes dessa prática criminosa ocorreram nas avenidas Nóide Cerqueira, Ayrton Senna, Rio de Janeiro, Parque Linear, José Falcão (embaixo do Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes),  onde foram constatados furtos de cabos de cobre e danificações em caixas de passagem elétrica subterrânea e em quadros para medição de energia.  

“Outro crime recente contra o patrimônio público se deu na praça da Juventude, no bairro Feira VII, onde foram subtraídos reatores, cabos, conectores, disjuntores, além da depredação da caixa de passagem elétrica subterrânea”, pontuou.

Depredação de lâmpadas

No que concerne à depredação de lâmpadas e luminárias, os logradouros que apresentam maiores ocorrências, segundo o secretário da SESP, são rua Realeza, no bairro Parque Getúlio Vargas; rua Pitombeiras, no bairro Campo Limpo; rua A (trecho compreendido entre a BR-324 e a Fazenda do Menor), no bairro Aviário; além das ruas da comunidade Três Riachos, situada na região do bairro Pedra do Descanso.

“Os ataques à iluminação pública, geralmente, são feitos com pedras e disparos de armas de fogo. Todos os atos de vandalismo que chegam ao nosso conhecimento são encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, para que as providências sejam tomadas”, disse.

Ligações clandestinas de internet

Justiniano também ressaltou que os curtos-circuitos e incêndios provocados pelas ligações clandestinas de internet na rede de energia elétrica têm deixado algumas ruas às escuras e causado prejuízos ao erário e à população.

O prefeito Colbert Martins Filho ressalta que “é de fundamental importância a participação da comunidade no combate a esses crimes”, disse, informando que as situações de vandalismo contra o patrimônio público municipal podem ser denunciadas na Central de Atendimento 156, da Prefeitura de Feira de Santana.

  •  

Prefeito entrega a moradores charmosa praça no Jardim Cruzeiro

4/11/2019, 13:2h

Os moradores do Jardim Cruzeiro ganharam uma charmosa pracinha, localizada na convergência entre as ruas Itambé e Lívia Peres. O equipamento foi oficialmente entregue à comunidade pelo prefeito Colbert Filho na tarde deste domingo, 3.

A praça Maria Leão do Nascimento foi o quarto equipamento semelhante entregue à comunidade nos últimos dias pela Prefeitura de Feira de Santana – outras foram inauguradas na Conceição e outras duas no conjunto Wilson Falcão.

“As praças são extensões das casas dos moradores de uma localidade, onde se encontram, conversam, interagem. Por isso este espaço é extremamente importante para todos”, afirmou o prefeito. “Ela é de todos vocês. Cuidem dela com carinho”.

O prefeito ainda disse que outras praças estão sendo construídas em vários bairros e que serão entregues ainda neste ano, por entender a importância das praças pra uma comunidade, principalmente para a consolidação de amizades.

Maria Leão do Nascimento foi a primeira moradora da rua Itambé, como lembrou o filho dela, Gil Nascimento. “É uma homenagem que comove a todos os familiares e a quem conheceu a minha mãe, pessoa humilde, mas de grande coração”.

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, afirmou que as praças estão sendo construídas com carinho por equipes da Sesp. “Agora é a vez dos moradores fazerem suas partes, zelando este espaço”.

O vereador Marcos Lima disse que o prefeito Colbert Filho atendeu aos pedidos da comunidade. Secretários municipais e vereadores participaram da solenidade, que contou com as presenças de dezenas de moradores do bairro.

O casal Juciara Leite e Regis da Silva elogiaram a construção. “Aqui crianças e vizinhos vão se encontrar para conversar. Foi inaugurada num bom momento, porque o verão, com suas noites quentes, se aproxima”, afirmou a mulher.

  •  

Prefeitura recupera mais de 3.300 pontos de iluminação pública em 15 dias

1/11/2019, 11:44h

O ambiente público iluminado interfere diretamente no ir e vir da população, uma vez que contribui para redução da criminalidade e proporciona, entre outras coisas, segurança ao trânsito de veículos e pedestres. Partindo desse pressuposto, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho está promovendo a melhoria na iluminação pública, por meio dos serviços de substituição de reatores, bases, luminárias, lâmpadas, conectores e relês.

Entre os dias 16 a 31 de outubro deste ano, 3.331 pontos de iluminação pública de Feira de Santana foram atendidos, segundo o relatório da  Ghia Engenharia Ltda. – empresa contratada pelo Governo Municipal para execução de serviços contínuos de operação, manutenção preventiva e corretiva, melhoria e cadastro de unidades do sistema de iluminação pública, com fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais, obedecendo aos critérios e parâmetros técnicos de qualidade. 

“O Governo Municipal, através do Departamento de Iluminação Pública da SESP, está  fiscalizando e intensificando o mapeamento das localidades que necessitam de melhorias nos pontos de luz,   bem como realizando mutirões e atendendo ordem de serviços na zona urbana e rural, para melhorar o atendimento na gestão de iluminação pública”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França.

As reclamações com relação a lâmpadas que não funcionam ou que se mantêm acesas durante o dia podem ser feitas por meio da Central de Atendimento 156 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

  •  

Moradores do conjunto Wilson Falcão comemoram revitalização de praças

29/10/2019, 11:24h

As praças Judith Silva Sousa e Omar Mascarenhas Bittencourt, no conjunto Wilson Falcão, foram entregues a comunidade totalmente revitalizadas na noite desta segunda-feira, 28, pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Acompanhado dos secretários José Pinheiro e Justiniano França, além de demais membros da equipe de governo, o gestor municipal inaugurou as praças em um clima de muita alegria e satisfação por parte dos moradores.

A dona de casa Angelina Alves Sampaio mora no conjunto Wilson Falcão há 49 anos e destacou a importância da iniciativa do Governo Municipal. "É muito importante e nós, moradores, nos sentimos muito felizes. A praça agora está arrumada, renovada e arborizada", comemora.

O vereador Carlito do Peixe, que participou do ato, parabenizou o prefeito e os secretários pelo trabalho executado no local. "São de ações como essa que as pessoas precisam nos bairros e nas comunidades rurais, e o prefeito e seu governo vêm atendendo as reivindicações da comunidade", afirmou.

A dona de casa Iumara Lopes, filha de dona Judith Sousa, que leva o nome de uma das praças, falou pelos parentes das duas famílias homenageadas. "Na verdade essa é uma homenagem muito significativa e sem medida. Nós estamos vendo como nossos familiares estão sendo valorizados pelos serviços prestados a comunidade feirense", destacou. Judith Sousa era empresária e também foi professora de 1966 a 2012.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância dos equipamentos, lembrando as praças são locais que aproximam as pessoas. "A praça é um espaço de congraçamento permanente. O que fizemos aqui é muito pouco e vamos continuar fazendo. Várias pessoas estão nos cobrando melhorias para outras pequenas praças desse conjunto e vamos fazer", afirmou.

  •  

Parque Erivaldo Cerqueira: boa opção para festa de aniversário de criança

25/10/2019, 8:12h

No domingo passado, à tarde, cinco mesas do Parque Erivaldo Cerqueira foram ocupadas por bolos, tortas, doces e guloseimas e os galhos das árvores ganharam bolas de soprar coloridas. O parque está cada vez mais procurado para esta festa.

Sob as árvores ou espalhados pelo gramado, outros aniversários foram comemorados pela manhã naquele dia ensolarado. Não é necessário reservar vagas. Basta chegar e ocupar as mesas, que são muitas.

A diversão é garantida. Enquanto pais e convidados adultos arrumam o cenário da festa, as crianças convocadas aproveitam para correr, pular, andar de gangorra, escorregadeira, caixa de areia.

Segundo fiscais do local, todos os finais de semana acontecem este tipo de comemoração ao ar livre. E o parque é o cenário ideal para este tipo de festa, onde o tempo todo as crianças saem correndo sem direção – sob a observação dos pais, claro.

O parque, com seus peixes gigantes, árvores, parquinhos, aves e outros animais, cada vez mais vem sendo escolhido para estas comemorações. Principalmente por crianças.

A combinação de paz e natureza atrai os pequenos. No mais é torcer para que naquele dia tão especial para familiares e convidados todos contem com a colaboração de São Pedro. Festa de aniversário rima com sol bem forte.

O Parque Erivaldo Cerqueira conta com toda infraestrutura para garantir a diversão. Mas os visitantes em festa, como forma de boa convivência, não devem consumir bebida alcoólica dentro do equipamento ou utilizar aparelho sonoro.

Comer bolo, pipoca e beber refrigerante, pode. E cantar o indefectível “Parabéns pra você” não pode ser esquecida.

  •  

Mais de 1.650 pontos de iluminação pública receberam manutenção em Feira

24/10/2019, 17:27h

Os serviços de substituição de reatores, bases, luminárias, lâmpadas, conectores e relês seguem a todo vapor e já transformam o visual dos logradouros do município de Feira de Santana, que ficam mais iluminados, com mais segurança e acessibilidade para uma melhor qualidade de vida da população. A intensificação dos serviços foi uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho. 

Desde o dia 16 do mês corrente, após firmar contrato com a empresa Ghia Engenharia Ltda., a Prefeitura Municipal de Feira de Santana vem promovendo mutirões da iluminação pública e atendimento de ordem de serviços em diversas regiões da cidade e da zona rural.

A referida empresa foi contratada, através de processo licitatório, para executar serviços contínuos de operação, manutenção preventiva e corretiva, melhoria e cadastro de unidades do sistema de iluminação pública do município de Feira de Santana, com fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais, obedecendo aos critérios e parâmetros técnicos de qualidade. 

De acordo com o relatório do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), em nove dias, 1.655 pontos de iluminação foram atendidos em Feira de Santana, abrangendo as  comunidades do Parque Ipê, Renascer,  Cidade Nova, Campo Limpo, João Paulo, Papagaio, Morada do Bosque, Rua Nova, Conceição, Parque Brasil, Mangabeira, Agrovila, Queimadinha, George Américo, Gabriela,  Sítio Novo, São João, Jardim Cruzeiro,  Baraúnas, Humildes, Jaguara e Matinha. 

“Nesta quinta-feira, iniciamos os trabalhos de reparos nos pontos de iluminação pública do distrito de Maria Quitéria”, disse o secretário da SESP, Justiniano França, reiterando que os serviços supracitados contemplarão o centro da cidade e todos os 57 bairros, 24 sub-bairros, 52 residenciais e os oito distritos de Feira de Santana.

Os serviços referentes à substituição de lâmpadas queimadas e manutenções diversas podem ser solicitados por meio do nº 156 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Ao registrar o pedido, é necessário informar o endereço completo (rua, número, ponto de referência, etc.) dos pontos de iluminação pública que necessitam de reparos, para que o atendimento seja rápido e eficiente.

  •  

Prefeitura coloca caixas coletoras de podas e entulho de pequena quantidade em bairros

21/10/2019, 8:33h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da SESP (Secretaria de Serviços Públicos), disponibiliza pontos de descarte de entulhos em quatro bairros – Cidade Nova, Brasília, Sítio Matias e Feira X. As caixas coletoras deverão ser usadas por carroceiros ou pequenos produtores deste material.

O chefe de Gabinete da SESP, Deibson Cavalcanti, disse que estes espaços devem ser usados para pequenos volumes de podas de árvores e entulho de pequena monta, com até um metro cúbico. Cada uma das caixas tem capacidade para armazenar até 14 toneladas.

“Quem produzir estes refugos em grandes quantidades devem contratar serviços de terceiros e encaminhá-los ao Aterro Sanitário”, informou Deibson Cavalcanti. “As pessoas devem evitar de levar o lixo produzido nas suas casas ou animais mortos, que teem serviço de recolhimento”.

Ele informa que os moradores próximos destes equipamentos e que se sentirem prejudicados e observam caçambas despejando resultados de demolições nestes pontos, caso queiram, podem denuncia-lo através do telefona 156.

“Com o número que pode ser visto na porta das caçambas autorizadas pelo município a fazer este serviço, a fiscalização chega ao infrator e aplica a multa prevista na legislação”, disse. A limpeza destas caixas é feita semanalmente.

  •  

Prefeitura promove melhoria da iluminação pública na cidade e zona rural

17/10/2019, 17:59h

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade, aumentar a sensação de segurança nos logradouros e trazer mais qualidade de vida à população, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), vem promovendo mutirões da iluminação pública, por meio dos serviços de substituição de reatores, bases, luminárias, lâmpadas, conectores e relês.

Na tarde da última quarta-feira (16), o Governo Municipal firmou contrato com a empresa Ghia Engenharia Ltda., para execução de serviços contínuos de operação, manutenção preventiva e corretiva, melhoria e cadastro de unidades do sistema de iluminação pública do município de Feira de Santana, com fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais, obedecendo aos critérios e parâmetros técnicos de qualidade, ao custo de R$ 5.343.360,00. 

De acordo com o secretário da SESP, Justiniano França, somente no dia 16, foram atendidos 201 pontos de iluminação pública que necessitavam de reparos, situados nos bairros Parque Ipê, Cidade Nova e loteamento Morada do Bosque, além dos distritos Matinha e Humildes. 

“A partir do dia 18 do mês corrente, faremos mutirões nos bairros Rua Nova e Conceição, loteamento Parque Brasil e comunidade Agrovila”, disse o secretário, garantindo que o centro da cidade e todos os 57 bairros, 24 sub-bairros, 52 residenciais e os oito distritos de Feira de Santana serão assistidos pelos os mutirões da iluminação pública. No entanto, conforme Justiniano, no primeiro momento, estão sendo priorizadas as regiões com maior numero de solicitações.

O secretário informou que o Departamento da Iluminação Pública da SESP, órgão responsável pela supervisão dos trabalhos da Ghia Engenharia, está realizando a fiscalização e o mapeamento de todas as localidades que apresentam problemas, para prestar atendimento o mais rápido possível.

Justiniano disse também que, em relação à troca de lâmpadas e outros materiais imprescindíveis à eficiência da iluminação pública, as solicitações podem ser feitas por meio da Central de Atendimento 156 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. 

  •  

José Carneiro assina contrato com empresa para manutenção do sistema de iluminação pública da cidade

16/10/2019, 18:11h

O prefeito em exercício José Carneiro Rocha firmou contrato com a Ghia Engenharia Ltda, autorizando a execução de serviços de manutenção corretiva e preventiva, além do cadastro do sistema de iluminação pública da cidade, durante um ano.

Vencedora do processo de licitação, a Ghia será responsável pelo fornecimento da mão de obra, equipamentos e materiais, obedecendo a critérios e parâmetros técnicos de qualidade, ao custo de aproximadamente  R$ 5, 4 milhões/ano.

A primeira ordem de serviço da empresa terceirizada, autorizada por José Carneiro, na tarde desta quarta-feira, 16, contemplou os bairros Cidade Nova, Parque Ipê e Morada do Bosque, onde serão repostas cerca de 120 lâmpadas da rede iluminação pública.

  •  

Crianças comemoram seu dia no Parque Erivaldo Cerqueira

11/10/2019, 18:11h

Dezenas de meninos e meninas anteciparam em um dia as comemorações pela passagem do Dia das Crianças, que será festejado neste sábado, 12. Brincadeiras e piquenique foram realizados no Parque Erivaldo Cerqueira, durante todo o dia.

A criançada ocupou todos os espaços do equipamento, como as sombras, mesas, brinquedos. Aproveitaram a ampla área verde, bem como o contato bem próximo com vários pássaros e outras aves. Correram e se divertiram muito.

Aproveitou o sol da manhã. “A infância tem as cores da natureza”, afirmou Joice Almeida, diretora da Escola Êxodo, do Feira IX, que levou 30 alunos para brincar no parque até cansar. “É a celebração da infância com a natureza”.

Para a professora, as crianças devem contemplar a natureza na sua forma mais primária e o Parque Erivaldo Cerqueira oferece as condições ideais. Outras dezenas de estudantes ocuparam mesas e brinquedos do equipamento.

Jonathans Lins e a irmã Pamela, disseram que não sabem as vezes que foram levados ao parque por seus pais. “Aqui é muito bom porque tem muitos brinquedos e peixes para a gente ver”, disse o menino.

A também professora Eliana Oliveira afirma que as crianças, que estão em formação, gostam de áreas espaçosas, abertas, com muito verde. “O contato com a natureza é muito importante para todas elas. E aqui oferece o que há de melhor”.

Para a dona de casa Maricélia Reis, o parque é o local ideal para que crianças se livrem dos equipamentos eletrônicos que fazem parte do dia delas. “Aqui elas são crianças de verdade: correndo, brincando, suando, rindo. É muito bom”.

Além da grande quantidade de árvores, que oferecem sombreamento em praticamente toda a sua área, o Parque Erivaldo Cerqueira tem muitos pássaros que podem ser observados pelos visitantes, mais os tambaquis gigantes, atrações do local.

  •