SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Departamento de Áreas Verdes vai revitalizar 25 praças neste semestre

19/10/2018, 16:21h

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP) vem revitalizando várias praças na cidade, com o objetivo de embelezar a paisagem, fortalecer as relações de convivência e melhorar a qualidade de vida da população. Conforme o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, a previsão é de que sejam revitalizadas, pelo menos, 25 praças, neste semestre.

Segundo o diretor, a recuperação das praças consiste nos serviços de limpeza, pintura, conserto do piso e das estruturas, reposição de bancos e lixeiras, além da manutenção de parques infantis e de quadras poliesportivas, no logradouros públicos que são disponibilizados esses equipamentos.

Ele informou que, no mês de setembro deste ano, já foram revitalizadas as praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio, localizadas no centro da cidade; do Arco-Íris, no bairro Gabriela; do Candeal, no distrito da Matinha; do Centenário, no bairro Queimadinha; e do Vitório e da Matriz, situadas no distrito de Humildes.

Já no mês de outubro, de acordo com Deodato Peixinho, foram recuperadas as praças Elias Bacelar, no bairro Jardim Cruzeiro; da Esperança, no conjunto Feira X; Trevo da SESP, no bairro São João; e Largo do São Francisco, no bairro Kalilândia.  

População precisa denunciar atos de vandalismo

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, ressaltou que a população também tem papel importante na preservação e conservação dos espaços públicos. “As praças de Feira de Santana costumam ser alvo de vandalismo, situação que causa um grande prejuízo ao erário. Por conta disso, quem presenciar qualquer ato de depredação ao patrimônio público precisa denunciar à Polícia Militar e à Guarda Municipal”, orientou.

  •  

Crianças ganham presentes e passeiam de trenzinho no Parque da Cidade

14/10/2018, 11:13h

Ana Clara e Raiane, ambas de oito anos, Aline, 4, e outras três mil crianças que nesta sexta-feira, 12, foram ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho ganharam presentes. As meninas ganharam bonecas e bolsinhas. Os meninos, carrinhos.

As lembrancinhas, de acordo com Deodato Peixinho, diretor do Departamento de Áreas Verdes e que administra os parques da cidade, foram doados por uma pessoa que pediu anonimato. “Disse apenas que estava agradecendo uma graça recebida de Nossa Senhora Aparecida”.

Ana Clara, como todas as crianças, disse que ficou muito contente com o presentinho. Gostei muito”. Para a gente, adultos, diz o diretor, um presentinho destes, não tem a mesma dimensão para uma criança. “A gente sabe que muitas delas não ganhariam uma lembrança hoje”.

As crianças tiveram à disposição dois trenzinhos, que fizeram diversas vezes o percurso. Cada um deles tem a capacidade de transportar até 60 crianças. E saíam lotados. “Nem sempre as crianças tem uma diversão destas”, disse Ana Célia, adolescente que acompanhou a irmã Mary.

Os pequenos se divertiram a valer no pula-pula e deslizaram no castelo de ar, montados dentro do parque. Os equipamentos fixos no local ficaram ocupados durante todo o dia. E o local recebeu um dos maiores públicos dos últimos meses.

Jorge Nery dos Santos, como faz há alguns anos, levou os quatro netos para, juntos, comemorar o dia dedicado a eles. “Aqui é muito bom para que as crianças brinquem, se cansem e durmam”. O mais novo, de pouco mais de dois anos, foi o que mais dormiu sob a sobra das árvores.

O passeio nos pedalinhos está suspenso. De acordo com Deodato Peixinho, existe a suspeita de que um jacaré tenha escolhido o lago para morar. “Apenas depois de verificarmos tudo e termos a certeza de que não existe este bicho este passeio será reaberto ao público”.

  •  

Parques da cidade recebem milhares de visitantes neste Dia das Crianças

12/10/2018, 17:3h

O Parque Erivaldo Cerqueira recebeu, neste feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, mais de sete mil visitantes. Famílias inteiras ocuparam mesas e ou estenderam lençóis e tapetes sob as árvores e aproveitaram as sombras e a brisa. Também comemoraram, com presentes e comida farta, o Dia das Crianças.

Caravana de família chegou cedo

Eduardo Malaquias (foto) liderou uma caravana formada por 25 pessoas, entre filhos, mulher, cunhados e outros parentes. O grupo chegou cedo e ocupou uma das mesas instaladas sob as árvores pela administração do parque. Protagonizaram uma festa à parte.

“Aqui é um espaço muito bom para este tipo de encontro. Além das árvores, existe uma grande quantidade de animais e brinquedos onde as crianças se divertem o dia inteiro”. Ele também elogiou as condições dos sanitários e a limpeza do parque. “Toda a estrutura está em condições ideais de uso”.

Outra família numerosa foi a comandada por Alessandra Souza, com quase 20 pessoas rodeando uma mesa com comida variada e olhos pidões. “É um encontro muito importante para todos nós e que gostamos de participar”. Para ela, este tipo de reunião familiar além de ser extremamente animado, é de baixo custo. “Tudo fica baratinho”.

Primeiro Dia das Crianças juntos

A adolescente Vitória (foto) levou o filho Victor Gabriel, de pouco mais de um ano, para comemorar no Parque do Geladinho, o primeiro Dia das Crianças juntos. “Está sendo um dia dos mais animados para todos nos. Aqui é muito bom para um passeio”.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, disse que os parques da cidade – o Frei José Monteiro Sobrinho, localizado na zona sul, são excelente opções para encontros familiares e festejos de datas específicas. “Temos excelentes estruturas e ricas faunas e árvores que são curtidas por todos que nos visitam”.

Parque da Cidade teve muita brincadeira

Outros milhares de pessoas visitaram o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Lá, as crianças participaram de muitas brincadeiras, com os equipamentos fixos do espaço, ou em outros colocados temporariamente.

  •  

Parques públicos são opções para comemorar o Dia das Crianças

11/10/2018, 23:14h

Os parques da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no Feira VII, e o Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas, funcionarão normalmente nesta sexta-feira, 12, quando no Brasil é comemorado o Dia das Crianças. Ambos os espaços são opções de lazer familiar.

Além dos brinquedos fixos, a criançada que for levada ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho terá à disposição equipamentos que serão instalados especialmente para este dia, como pula-pula e outros. Um dos destaques do local são os pedalinhos. Os passeios são outras opções.

No Parque Erivaldo Cerqueira um dos destaques são os peixes gigantes, que há anos encantam os visitantes – tanto pelo tamanho, alguns passam de 15 quilos, pela quantidade. Patos, gansos, galinhas e outras aves circulam normalmente entre os visitantes, que levam comida para todos.

A criançada será animada por um cantor, que fará apresentação especial e repertório voltado para os pequenos visitantes. Os equipamentos do Parque do Geladinho, como o espaço também é conhecido, vão estar à disposição de todos. Os balanços, gangorras e escorregadeiras serão disputados.

A grande quantidade de árvores, que oferecem sobras e amenizam o clima, nos parques favorecem a realização de encontros familiares, como piqueniques. As aves e peixes, principalmente no parque das Baraúnas, chamam a atenção dos visitantes.

A sexta-feira será feriado nacional religioso. Comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A previsão indica que a sexta-feira será um dia com algumas nuvens, mas não chove em Feira de Santana. O 12 de outubro é comemorado no país desde 1924.

  •  

Mais de 13 toneladas de lixo eleitoral já foram recolhidas em Feira

11/10/2018, 16:48h

Papeis de propaganda eleitoral com retrato e número do candidato a cargo público (santinhos) espalhados por toda a cidade, sobretudo em vias públicas próximos aos locais de votação, comprovam que práticas ecologicamente não corretas ainda perduram durantes as eleições. A constatação é do secretário Justiniano França, após um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP).

De acordo com ele, no último dia 7 (primeiro turno das eleições), foram disponibilizados 63 profissionais para a realização da manutenção e limpeza dos locais de votação, sendo 42 na sede de Feira de Santana e 21 nos distritos, trabalhando das 7 às 17 horas.

“Logo após o encerramento das eleições, 18 agentes fizeram a limpeza e remoção dos resíduos nos principais colégios eleitorais, das 17 às 23 horas. Para esta tarefa, foi usado um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, onde 4.840kg foram coletados”, informou o secretário de Serviços Públicos.

Conforme Justiniano França, no dia seguinte, foi realizado um mutirão com 55 agentes para o serviço de limpeza nas principais vias de Feira de Santana a fim de recolher diversos “santinhos”. Ele disse que nessa operação do dia 8 foram recolhidos 8.450kg de lixo eleitoral.

Até o presente momento, já foram atendidas, segundo o secretário, as seguintes localidades: Tomba, Feira VII, Sobradinho (Contorno Assis), Feira IX, George Américo, avenida João Durval (Colégio Polivalente a Colégio João Durval), avenida Maria Quitéria, Gabriela, Jardim Acácia, José Falcão, SENAI (Campo Limpo), avenida Contorno, Fraternidade, Pilão, avenida Adenil Falcão, rua Senador Quintino, Jomafa, rua Doutor Araújo Pinho, rua Papa João XXIII, Cidade Nova, Novo Horizonte, Queimadinha, Humildes e Bonfim de Feira.

Justiniano França ressaltou que o trabalho da SESP ainda continua em virtude da grande quantidade de panfletos depositada indevidamente em logradouros públicos.

  •  

Departamento de Iluminação Pública divulga programação de outubro para os distritos

5/10/2018, 12:5h

Visando atender as demandas de iluminação pública dos oito distritos de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) segue um planejamento operacional mensal, no qual é disponibilizado um carro por distrito com uma equipe formada por um motorista, um eletricista e um auxiliar de eletricista, que atende as orientações do administrador de cada localidade. Os trabalhos consistem principalmente na reposição de lâmpadas e instalação de braços de luz. 

Segundo o secretário da pasta, Justiniano França, já foram atendidos de 1º a 4 deste mês, os distritos de Humildes e Tiquaruçu.  “Nos dias 05, 06 e 08, serão assistidos os distritos da Matinha e Bonfim de Feira; nos dias 09 e 11, Matinha e Governador João Durval Carneiro; no dia 13, Maria Quitéria e Governador João Durval Carneiro; no período de 15 a 19, as equipes do Departamento de Iluminação Pública prestarão serviços nos distritos de Maria Quitéria e Jaíba”, informou.

Justiniano acrescentou que, no dia 20, os atendimentos se concentrarão nas localidades de Maria Quitéria e Jaguara; nos dias 22 e 23, serão nos distritos de Humildes e Jaguara; no período de 24 a 26, em  Humildes e Tiquaruçu; no dia 27, as equipes do Departamento de Iluminação Pública atenderão Humildes e Matinha; no dia 29, o distrito da Matinha. Já nos dias 30 e 31, serão assistidas as regiões de Maria Quitéria e Governador João Durval Carneiro.

  •  

Centro de Abastecimento recebeu limpeza especial neste domingo

1/10/2018, 14:54h

Varrição, lavagem, recolhimento de caixotes e paletes, retirada de terra e pintura do meio-fio foram as ações que fizeram parte do mutirão de limpeza realizado pela Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana no Centro de Abastecimento, na manhã deste domingo, 30.

Desde as 7h da manhã, uma equipe formada por quarenta pessoas, duas caçambas, um caminhão e 2 caminhões-pipa atuaram para a higienização do local. A ação compõe o cronograma quinzenal de limpeza do Centro em que dois mercados locais são alvo, totalizando quatro equipamentos do mesmo tipo por mês.

O galpão de peixes do Centro de Abastecimento, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 1, será alvo dos mutirões semanalmente às terças-feiras. O equipamento faz parte do programa de revitalização do Centro, que já contemplou o galpão de carnes do mesmo local.

A reforma atende à Portaria 304 do Ministério da Agricultura. O galpão inaugurado será composto por 19 boxes em que serão vendidos peixes e mariscos. Cada permissionário ficará responsável pelo consumo de energia do seu box.

  •  

Maria Quitéria, Ipuaçu e avenida Adenil Falcão recebem mutirões de limpeza nos próximos dias

28/9/2018, 11:7h

A avenida Adenil Falcão, no bairro Brasília, e os distritos de Maria Quitéria e Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) serão as próximas localidades contempladas com o mutirão de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os trabalhos começam nos próximos dias. 

De acordo com o secretário Justiniano França, várias localidades da zona urbana e rural já foram assistidas com serviços de varrição, pintura de meio-fio, capinação, roçagem de grama e recolhimento de lixo.

Ele informa que atualmente estão sendo contempladas com os referidos serviços as ruas: Arivaldo de Carvalho e Amaralina, no bairro Sobradinho; avenida Lopes Rodrigues, no bairro Brasília; artérias do bairro Caseb e Parque Getúlio Vargas; além das vias públicas Senador Quintino, Dr. Araújo Pinho e Papa João XXIII, no bairro Olhos D’água.

Lavagem e assepsia nos galpões do Centro de Abastecimento

Com relação ao Centro de Abastecimento, Justiniano França ressaltou que, além das atividades diárias executadas pela equipe da SESP no local, no próximo dia 30, haverá no entreposto comercial um mutirão de limpeza, que consistirá também na lavagem e assepsia dos galpões.

O secretário acrescentou que todos os logradouros públicos situados em locais de votação para as eleições 2018, bem como os 22 pontos ecológicos do município de Feira de Santana passarão por limpeza e manutenção.

  •  

Mutirão de revitalização do Feira X será concluído neste final de semana

25/9/2018, 10:28h

Há pelo menos uma semana os moradores do Conjunto Feira X convivem com um grande mutirão de revitalização das áreas públicas do bairro, que inclui desde operação tapa buracos, recuperação e pintura de meio fios, melhoria do piso, limpeza de praças à  reposição de bancos.

A ação, que vem sendo levada a outros bairros da cidade, envolve as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, e  está prevista para ser concluída neste final de semana.

Localizada numa área aprazível, arborizada  e bastante frequentada pelos moradores do Feira X, principalmente por crianças e adolescentes, a Praça Nova Esperança foi um dos  logradouros beneficiados pelo mutirão. 

Prefeito acompanhou andamento dos serviços

Acompanhado do secretário Justiniano França (Serviços Públicos), o prefeito Colbert Martins Filho acompanhou, na manhã desta terça-feira,25, o andamento dos serviços que vêm sendo realizados no bairro, oportunidade em que também visitou as instalações da Policlínica João Durval Carneiro. 

  •  

SESP assiste zona urbana e rural com mutirões de limpeza

17/9/2018, 15:34h

Todas as localidades de Feira de Santana que necessitam de mutirões de limpeza serão assistidas pela Secretaria Municipal de Serviços com serviços de varrição, pintura de meio-fio, capinação, roçagem de grama e recolhimento de lixo. A informação é do secretário da pasta, Justiniano França.

Segundo ele, entre agosto e setembro deste ano, já foram contemplados com os mutirões de limpeza todos os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); comunidade da Rocinha; praça do Tomba; avenidas Centenário, Fraga Maia, Presidente Dutra, Maria Quitéria, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Nóide Cerqueira e  Antônio Sergio Carneiro; conjuntos Feira VII e Homero Figueiredo; Parque de Exposição João Martins da Silva (antes, durante e depois da Expofeira 2018); Rodovia Feira/São Gonçalo; além dos distritos Matinha e Tiquaruçu. 

“Jaguara e Maria Quitéria serão os próximos distritos a receber os referidos  serviços”, disse Justiniano,  informando que, atualmente, as equipes da SESP estão atuando no bairro Gabriela; no centro da cidade; avenida Ayrton Senna e nas ruas Arivaldo de Carvalho (Sobradinho), Pedro Suzart (Irmã Dulce) e São Roque (Parque Getúlio Vargas).  

Mais uma vez, o secretário de Serviços Públicos pede a colaboração de todos os cidadãos e cidadãs para manter a cidade limpa, tendo em vista a preservação do meio ambiente, prevenção de doenças, o embelezamento de áreas públicas e a melhoria da qualidade de vida da população. “Muitas pessoas ainda insistem em jogar lixo e entulhos em locais não autorizados”, observou.

  •