SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Prefeitura avalia desempenho do Programa Leite Fome Zero no município

13/12/2018, 14:22h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), fez um balanço do desempenho do programa federal Leite Fome Zero no município. A reunião com os representantes das 36 entidades contempladas com o alimento, destinado a crianças e idosos carentes, foi realizada na sede da secretaria.

Coordenador da reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, ressaltou o alcance social do programa em Feira de Santana, contemplando pessoas residentes tanto na zona urbana quanto rural.

Ildes Ferreira pediu a colaboração dos representantes das entidades para facilitar a distribuição do leite, evitando atraso na recepção nos dias da distribuição. Lembrou que são vários pontos de distribuição e que quando ocorre atraso em um, consequentemente atrasa também na entrega no ponto seguinte.

O coordenador do programa na cidade, Nivaldo de Jesus, observou que são distribuídos cerca de 3 mil a 4 mil litros de leite por semana. E orientou os representantes das entidades contempladas com o alimento sobre a adoção de medidas para evitar que ele corte em função do acondicionamento errado durante o período de calor. “Tem que manter em temperatura resfriada”.

  •  

Cicaf certifica 516 concluintes em cursos profissionalizantes

12/12/2018, 17:21h

O Centro Integrado de Capacitação ao Adolescente e Família Gilza Melo (CICAF), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), certificou mais 516 concluintes em cursos profissionalizantes. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira, 12, na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, equina com a rua Senador Quintino.

A certificação nos cursos profissionalizantes, conforme observa o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, é um passo importante visando o preparo da mão-de-obra para as pessoas disputarem as vagas no mercado de trabalho. Ele aconselhou ainda os concluintes dos cursos a continuarem se especializando em outros cursos.

A coordenadora do Cicaf, Simone Lopes, ressaltou que o órgão ofereceu este ano cursos Básico Integrado, Aprendiz Empresarial, Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Corte e Escova, Corte Masculino, Penteado, Depilação, Garçom/garçonete e Informática para adultos. Lembrou também que alguns cursos também foram levados ao CEU da Cidade Nova, através da coordenadora do CEU, Lai Ribeiro, e do coordenador da unidade gestora, Amarildo Costa.

O vereador Isaias de Diogo, que esteve representando o Legislativo feirense, lembrou que o prefeito Colbert Martins está em Brasília, buscando recursos para serem investidos em obras em Feira de Santana. Também esteve presente a diretora do Departamento de Cidadania, Ivone Magalhães.

Ex-aluno do curso de garçom, Oldair José Silva de Assis, deu testemunho do quanto suas portas abriram após o ingresso no Cicaf. Da mesma forma Cleide Costa Nascimento hoje já é metre, gerenciando uma pizzaria de grande porte na cidade.

  •  

Definidos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

12/12/2018, 17:18h

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) já tem novos membros representantes de entidades/organizações da sociedade civil organizada definidos, para o biênio 2019/2021. A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, bairro Kalilândia.

Representando o segmento de organizações religiosas foram eleitos como titular o Dispensário Santana (37 votos) e como suplente a Cáritas Arquidiocesana de Feira de Santana (24 votos válidos). Pelo segmento de entidades de classe – sindicato rural, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Município de Feira de Santana foi eleito como titular com 60 votos.

Pelo segmento de entidade de classe – sindicato urbano, houve vacância. Enquanto isso, para representar instituições de defesa da igualdade racial foi eleito como titular o representante do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola – Odungê, com 54 votos válidos.

Pelo segmento de associação de mulheres foi eleita como titular a Associação Cristã Beneficente Nossa Senhora de Humildes (ACBNSH), com 44 votos, ficando como suplente o Coletivo de Mulheres (COMU), com 12 votos. A Associação Feminina do Feira X obteve 5 votos válidos enquanto a Associação dos Moradores do Povoado do Tanquinho e Adjacências (Ampota) obteve 9 votos válidos.

Para representar o segmento de instituições de ensino superior foi eleita como titular a Faculdade Pitágoras, com 51 votos válidos. A eleição foi coordenada pela comissão eleitoral presidida por Cacilda Miranda da Silva.

  •  

Sociedade civil elege novos representantes para Conselho da Mulher

12/12/2018, 13:35h

Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade civil elegeram, na manhã desta quarta-feira, 12, os novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Feira de Santana. A votação ocorreu na Casa dos Conselhos, no bairro Kalilândia, sob a coordenação de membros da Comissão Eleitoral.

A eleição é para representantes de seis segmentos. Pelo segmento de Instituições Religiosas concorrem o Dispensário Santana e Cáritas Diocesana de Feira de Santana. Já no segmento de Entidades de Classe – Sindicato Rural concorrem Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Município de Feira de Santana.

Pela entidade de classe – sindicato urbano, houve vacância. Para representar as Instituições de Defesa da Igualdade Racial concorre o Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola – Odungê. Pelo segmento de associação de mulheres estão na disputa a Associação Cristã Beneficente Nossa Senhora de Humildes (ACBNSH), o Coletivo de Mulheres (COMU), a Associação Feminina do Feira X e a Associação dos Moradores do Povoado de Tanquinho e Adjacências (Ampota). E representando as faculdades a Pitágoras.

A presidente da Comissão Eleitoral, Cacilda Miranda da Silva, considerou que a votação ocorreu em clima de tranquilidade. E para garantia do sigilo do voto, foi instalada uma cabine eleitoral para preenchimento dos votos por categoria e colocada urna eleitoral. A votação foi realizada no período da manhã.

Outros sete representantes governamentais serão indicados pelo Poder Executivo. O mandato, será para o período de 2019 a 2021. Já a escolha da nova presidente, em substituição a Maria Josailma Ferreira Lima Santos, será após a posse dos conselheiros.

  •  

Idosos do Dona Zazinha participam de confraternização

10/12/2018, 14:27h

Idosos do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), já estão em clima de festejos natalinos. Um grupo formado por cerca de 200 pessoas na melhor idade participou da confraternização, realizada no Sítio Marocas, espaço de lazer onde a animação tomou conta de todos.

A confraternização, conforme a coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, foi tomada pelo clima de união entre idosos e funcionários do equipamento público municipal.

O passeio no Sítio Marocas foi marcado por muita dança, lanches e brincadeiras, em contato com a natureza, onde o clima natalino refletiu a sintonia e integração do grupo, que diariamente participa de diversas atividades que resultam em ganhos na qualidade de vida.

Tilda Brasileiro observou que as comemorações ganharam clima especial em função do reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos com os idosos no Dona Zazinha pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Técnicos do Governo Federal estiveram na cidade, na semana passada, e atestaram a qualidade dos serviços e oficinas que elevam a qualidade de vida das pessoas na terceira idade.

  •  

Feira é única cidade baiana de grande porte Amiga do Idoso

6/12/2018, 8:59h

Feira de Santana é a única cidade baiana de grande porte a receber o título do projeto mundial Cidade Amiga do Idoso. O reconhecimento com a chancela da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para a saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelheçam.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, a certificação é um reconhecimento pelas ações e compromisso assumidos pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho em promover a inclusão social de pessoas na terceira idade, através de projetos, programas e diversas outras intervenções que contemplem esta faixa crescente da população feirense, resultando na elevação da autoestima.

Ildes Ferreira ressalta ainda que o título de Cidade Amiga do Idoso aumenta ainda mais a responsabilidade do Governo Municipal e sinaliza que a administração pública está seguindo o caminho certo.

  •  

Feira desperta atenção da OMS com ações voltadas para idosos

6/12/2018, 8:28h

As ações de inclusão social voltadas para os idosos, promovidas pelo Governo Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), causaram impacto positivo e impressionaram pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O reconhecimento pela qualidade dos serviços e, sobretudo, pelos resultados, foi ressaltado por dois pesquisadores durante visita ao Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Durante a visita ao Dona Zazinha, coordenado por Tilda Brasileiro, os técnicos assistiram algumas das 15 oficinas que são desenvolvidas com os idosos. Dentre elas, as de dança e shows musicais, tão convidativas e contagiantes que até mesmo os pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)/Universidade Federal de Viçosa (MG), Simone Martins e Wellington Rodrigues, não resistiram e foram para o salão de festas dançar.

Processo de constante evolução

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, a satisfação dos técnicos com os projetos desenvolvidos em Feira de Santana voltados para os idosos é gratificante. Ele considera que muitas ações já foram feitas e que muito mais ainda precisa ser promovido dentro de um processo de constante evolução da inclusão social com dignidade.

Alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos

A pesquisadora Simone Martins (foto) afirmou estar surpresa com o que está presenciando em Feira de Santana, especialmente no Dona Zazinha. “Que energia é esta? Viemos conhecer o que Feira de Santana está oferecendo à população e o que vemos aqui é uma alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos”, frisou.

A visita visa o mapeamento das seis cidades brasileiras - e única na Bahia - selecionadas que aderiram à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. “Pretendemos gerar subsídios para que o Ministério do Desenvolvimento Social possa compreender o processo de adesão em implantação da estratégia e apoiar os municípios para avançarem na certificação”, revelou.

A partir dos dados coletados, o MDS, conforme seus técnicos, pretende se preparar para dar melhor apoio técnico aos municípios, com a capacitação de gestores e emprego de metodologias.

  •  

Blitz da Acessibilidade marca Dia das Pessoas com Deficiência

4/12/2018, 13:43h

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi marcado em Feira de Santana com a promoção da Blitz da Acessibilidade, nesta segunda-feira, 03. Portadores de Necessidades Especiais e membros do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência fizeram um apitaço com faixas nos semáforos do centro comercial para chamar a atenção para a questão das dificuldades de acessibilidade.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) que, sob a coordenação do secretário Ildes Ferreira, vem promovendo ações para a garantia de uma cidade acessível e estimular a consciência na população para adoção de medidas que facilitem a vida de quem tem deficiência ou mobilidade reduzida.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maria Gorette Cerqueira (foto), ressalta a importância da sociedade facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência. "Todos devem ter sensibilidade para a questão. E as dificuldades de acessibilidade envolvem barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação", destacou.

Para Francisco de Assis da Costa, deficiente visual, falta um pouco de consciência em muitas pessoas. "É preciso que as pessoas se sensibilizem e tenham mais carinho com o que for fazendo para não prejudicar as pessoas com deficiência", afirmou.

  •  

Matrículas para Pré-Vestibular Cidadão acontecerão nos dias 4 e 5 de fevereiro

3/12/2018, 15:41h

As matrículas para o Pré-vestibular Cidadão acontecerão nos dias 4 e 5 de fevereiro – o início das aulas será no dia 12 do mês seguinte. Serão oferecidas 240 vagas.

O público é formado por estudantes concluintes do ensino médio, oriundos da rede pública de Feira de Santana, cujas famílias sejam portadoras do NIS (Número de Identificação Social).

Os interessados deverão se dirigir à sede do cursinho, à avenida Senhor dos Passos, 26 – em um prédio anexo ao da Igreja Avivamento Bíblico, no início da avenida.

Deverão apresentar originais e cópias dos seguintes documentos pessoais: RG e CPF, Título de Eleitor e comprovante de quitação com o serviço militar – ambos para homens maiores de 18 anos; Comprovante de residência (em nome do estudante ou de seus pais, caso não conste, deverá ser preenchida declaração de residência).

Mais Comprovante de conclusão do Ensino Médio (Ficha 19); Comprovante de Inscrição no Cad único (NIS) atualizado: próprio, pai ou mãe e uma fotografia 3x4 (Atual).

O pré-vestibular é uma das políticas afirmativas de inclusão social oferecidas pela Prefeitura de Santana, em parceria com a UEFS, que dão mais resultados positivos: mais de 500 dos seus estudantes conseguiram entrar numa universidade ou faculdade, além de aprovação em concursos públicos.

  •  

Centro do Idoso fica pronto na próxima semana

1/12/2018, 12:34h

A obra do Centro de Atenção à Pessoa da Terceira Idade, no bairro Muchila, será concluída na próxima semana. Esta é a previsão do engenheiro Marcone Santana, da empresa 5M, responsável pelos serviços. “90% da obra está pronta”, afirma. Enquanto isso, os trabalhos estão concentrados nos retoques finais da pintura, assentamento da grama e limpeza.

O Centro do Idoso foi construído ao lado do Centro de Cultura Maestro Miro, situado na rua Itacarambi. O equipamento abrigará o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, instituição mantida pela Prefeitura Municipal.

O espaço será dotado de consultórios, uma academia com forro acústico e piso vinílico, salão de dança, salas de massagem e de jogos, um auditório conversível para cinema, refeitório, sala de artesanato, piscina e estacionamento. Também oferece uma ampla área de convivência com palco.

  •