SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Cicaf prepara mais 804 pessoas para mercado de trabalho

17/6/2019, 15:4h

Com a certificação em mais 13 cursos selecionados a partir da demanda de mercado, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho preparou mais 804 pessoas para ingressarem no mercado. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), com a oferta semestral de cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilda Melo (Cicaf).

Durante a certificação, o prefeito Colbert Martins Filho ressaltou que os cursos são promovidos com recursos públicos e investidos na qualificação de pessoas de baixa renda visando a inserção no mercado de trabalho. Também lembrou do empenho do ex-secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, falecido recentemente, em promover ações sociais dando o melhor dele. "Agora à frente o secretário Pablo Roberto, e que seja melhor ainda para nosso sistema de gestão continuar se modernizando".

O secretário da Sedeso, Pablo Roberto, destacou o empenho do Governo visando a garantia de direitos sociais e a preocupação em continuar avançando.

Representando a Câmera Municipal, o vereador Isaias de Diogo lamentou pela passagem de Ildes Ferreira. "Por outro lado, vejo que Deus preparou para uma nova transformação na Sedeso. Pablo é uma pessoa competente que transformou a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e vai transformar também a Sedeso", avaliou.

A diretora do Departamento de Cidadania da Sedeso, Ivone Magalhães, prestou homenagem póstuma ao ex-secretário Ildes Ferreira, com um minuto de silêncio, e fez um balanço dos quase 14 anos de existência do Cicaf promovendo cursos profissionalizantes.

Já a coordenadora do Cicaf, Simone Lopes, apresentou vídeo sobre o legado que Ildes Ferreira deixou à frente da Secretaria.

  •  

Inscrição para casamento coletivo será encerrada dia 17

15/6/2019, 11:20h

As inscrições para o casamento coletivo deste ano serão encerradas na próxima segunda-feira, 17. A cerimônia será realizada pela 18ª vez. Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social, à rua Sabino Silva, 437, Kalilândia, das 8h às 17h.

Deverão apresentar a segunda via atualizada da Certidão de Nascimento, com menos de seis meses de expedida, cópias do RG e CPF e comprovante de residência no nome dos noivos ou dos pais dos noivos. O Casamento Coletivo é realizado por meio de parceria entre a Sedeso e a Justiça, sem custos para os nubentes.

O casamento garante direitos. Nos próximos dias a Sedeso vai definir a data e o local onde as cerimônias serão realizadas – tanto no civil como no religioso, com as participações de padres e pastores.

  •  

População em situação de rua entra no clima dos festejos juninos

15/6/2019, 11:10h

A população em situação de rua já está no clima dos festejos juninos. A largada para a temporada de muito forró e arrasta pé, regados por comidas típicas e refrigerantes, foi na manhã desta quinta-feira, 13, durante o II Forró do Centro Pop Elizabeth Martins, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

As comemorações foram abertas com show do sanfoneiro Dr. Ed, que colocou o público e seus familiares para dancar ao lado da equipe do Centro Pop e do Consultório de Rua.

Na programação também shows com Baya dos Teclados, Tiago Lima e Ane Sibele, da banda Capim Molhado, forrozeiro Pititiu, Neném do Acordeon, Jean Santana e Roberto Kuelho.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto, ressaltou a importância da confraternização, reafirmando o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em garantia direitos e conquistas sociais para os demandatátios, a exemplo da população em situação de rua.

A coordenadora do Centro Pop, Ane Sibele, que também é cantora, prestou homenagem póstuma ao ex-secretário Ildes Ferreira, falecido recentemente, cantando a música Amigo, de Milton Nascimento.

O evento também contou com apoio da Casa de Passagem Palácio, Crescer Cidadão, Sedeso, do Projeto Qual é Meu Lugar e da Proteção Social Especial.

  •  

CRAS apresentam relatório de funcionamento a novo secretário da Sedeso

15/6/2019, 11:5h

Os coordenadores dos 15 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Feira de Santana apresentaram relatórios com diagnóstico de funcionamento dos equipamentos ao novo secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto. Os dados foram entregues na manhã de quinta-feira, 13, durante reunião de apresentação, e servirão também de base para definição da programação das atividades para o segundo semestre de 2019.

O secretário Pablo Roberto ressaltou que na próxima terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, serão realizadas reuniões amplas para definição de planejamento estratégico de atividades até dezembro deste ano.

Nesta primeira reunião foi uma apresentação. O secretário Pablo Roberto conheceu a situação de funcionamento dos equipamentos, como está fazendo com toda a estrutura que compõe a Sedeso. "Vamos dar continuidade aos serviços que vinham sendo desenvolvidos pelo amigo Ildes Ferreira", frisou.

  •  

Inscrição para conselheiro tutelar de Feira de Santana prorrogada até dia 19

14/6/2019, 16:9h

As inscrições para as vagas de conselheiro tutelar de Feira de Santana, que seriam encerradas nesta sexta-feira, 14, foram prorrogadas pela Prefeitura para o dia 19. A possibilidade da prorrogação está prevista no edital.

Os interessados deverão se dirigir à sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, Kalilândia, das 8h às 16h, nos dias úteis.

Pode inscrever-se para concorrer à função pública de conselheiro  tutelar quem, até a data de encerramento do prazo de inscrição, atenda aos seguintes requisitos:

Reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município de Feira de Santana há pelo menos dois anos, ter ensino médio, dois anos de reconhecida experiência em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Deverá estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, em caso de pré-candidato do sexo masculino até 45 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado.

A carga horária é de 40 horas semanais, com regime de plantão obrigatório. A função pública é de dedicação exclusiva e o seu exercício não configura vínculo empregatício ou estatutário com o município.

  •  

Novo secretário visita Centro Dona Zazinha e anuncia para julho inauguração do espaço

13/6/2019, 17:56h

O secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, visitou a futura sede própria do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, construída pela Prefeitura de Feira de Santana, na tarde desta quarta-feira, 12.

O imóvel fica situado na rua Itacarambi, no Muchila – hoje as atividades são realizadas na rua Manoel Bandeira, 75, Centro. Por meio de oficinas, o Dona Zazinha promove a inclusão, bem como estimula a elevação da autoestima dos idosos.

O equipamento que diariamente atende a mais de 600 pessoas será inaugurado pelo prefeito Colbert Martins Filho na primeira quinzena de julho. “Viemos observar a existência de adequações para que em julho a nova sede confortavelmente receba todos os idosos”.

O secretário, que esteve no imóvel pela primeira vez, elogiou a sua estrutura e se admirou com a área útil. “É moderno, bonito, com excelente iluminação natural, amplas salas que agradarão quem vai participar das atividades”.

Na nova sede, projetada para atender as demandas relacionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, foi construída uma piscina, que será usada em atividades físicas voltadas aos idosos. Pablo Roberto estava acompanhado pelo chefe de gabinete da Sedeso, Carlos Leão.

  •  

Quem não sacar benefício até 26 de junho pode ter Bolsa Família cancelado

12/6/2019, 21:12h

Mais de 600 beneficiários do Programa Bolsa Família em Feira de Santana, que não sacaram as parcelas referentes aos meses  de março, abril e maio, podem ter seus cadastros cancelados junto ao Governo Federal.  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) recomenda que essas pessoas, que possuem parcelas a receber e não fizeram o saque, devem faze-lo imediatamente. O prazo é até o dia 26 de junho.

O secretário da pasta, Pablo Roberto, salienta a importância do saque do benefícios dentro dos prazos estabelecidos: “Todos devem estar atentos ao dia agendado da retirada do valor, lembrando que a data é de acordo ao último número do cartão do benefício. Não pode passar mais de três meses sem receber ”. 

Uma alternativa para o saque é solicitar, em um correspondente bancário ou lotérica, o cartão Caixa Fácil. Isto facilita o acesso ao benefício sem necessidade de saque presencial, pois o valor vai direto para conta. 

Outra informação importante é  que as famílias inscritas no Cadastro Único, que estão no perfil do Bolsa Família,  após 30 dias de sua inserção no sistema há a necessidade de entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, através do telefone 0800 707 2003, ou pelo aplicativo Consulta Cidadã, disponível na loja de aplicativo de qualquer smartphone, para saber se foram contempladas.

  •  

À frente da Sedeso, Pablo defende profissionalização do serviço público

12/6/2019, 18:43h

À frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), o vereador licenciado Pablo Roberto Gonçalves da Silva defende a profissionalização do serviço público para desmistificar a falsa impressão na sociedade de que a máquina pública funciona de qualquer forma.

Assistente social por formação, Pablo Roberto também tem especialização em Gestão de Políticas Públicas e acumula experiência à frente da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) ao longo dos últimos três anos, onde imprimiu sua marca como gestor, dando maior visibilidade e funcionalidade à Guarda Municipal e maior segurança à população feirense com a otimização do videomonitoramento de vias públicas.

Pablo assumiu a Sedeso na manhã desta terça-feira, 11, e, logo após ser apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho, deu início aos trabalhos com reuniões de diretores e gestores a fim de potencializar os serviços de assistência social. 

A perspectiva, conforme explica o secretário, que substitui Ildes Ferreira, falecido recentemente, não é de criar expectativas de transição. "Na secretaria vamos dar continuidade, potencializando todas as ações para que tenhamos assegurado os direitos e as políticas de assistência social", afirmou.

  •  

Projeto da Prefeitura encaminha mais 100 pessoas para faculdade

11/6/2019, 14:49h

Com descontos nas mensalidades que variam entre 40% e 60%, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), está encaminhando mais cerca de 100 pessoas de baixo poder aquisitivo para ingresso em curso de graduação. O benefício está sendo oferecido aos portadores do Número de Inscrição Social (NIS), através do Projeto Social de Incentivo à Graduação (IG), desenvolvido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

Os candidatos aos descontos no valor das mensalidades foram selecionados através de entrevista social realizada por técnicos da Sedeso.  A coordenadora do Projeto IG, Mirian Morais,  explica que estão sendo oferecidas mais de 300 opções de cursos. "É uma parceria que estamos desenvolvendo com as faculdades Uninassau, Pitágoras, Uniasselvi,  Fael e FTC, para ingresso no segundo semestre deste ano", informa.

O primeiro passo, conforme a assistente social do Projeto, Patrícia Levine, foi a entrevista social e definição do curso pretendido, além da escolha da faculdade. "O próximo passo, sendo aprovado na entrevista social, será o encaminhamento para faculdade e passar por vestibular", destacou.

Para evitar evasão, os técnicos do Projeto Social de Incentivo à Graduação vão dar total suporte com monitoramento dos beneficiários.

  •  

Centro Pop abre temporada de festejos juninos da Sedeso

11/6/2019, 11:5h

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua abre a temporada de festejos juninos nos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) da Prefeitura de Feira de Santana. Nesta quinta-feira, 13, a partir das 9h, o forró vai animar os demandatários deste serviço, com uma programação de atrações que promete muito arrasta pé.

Na programação de atrações do Centro Pop, instalado à rua Juvêncio Erudilho, s/n, Centro de Abastecimento, estarão presentes alguns dos maiores nomes da música regional. Dentre eles, Neném do Acordeon, Bata dos Teclados, Roberto Kuelho, Jean Santana e também Tiago Lima e Ane Sibele, da banda Capim Molhado. A animação ainda vai contar com as presenças do cantor Asa Filho, dos forrozeiros Pititiu e Dr. Ed.

Ane Sibele, que além de cantora também é a coordenadora do Centro Pop, explica que o forró do equipamento este ano renderá uma homenagem especial ao ex-secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, falecido recentemente, em reconhecimento às importantes contribuições que ele deu para a garantia de direitos na assistência social do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

O evento conta com apoio da Sedeso, da casa de passagem Palácio, da Crescer Cidadão, do Consultório na Rua, do projeto Qual é Meu Lugar e da Proteção Social Especial.

  •