SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Idosos com todo o "gás" no Baile Carnavalesco

18/2/2020, 15:13h

A máxima cantada por carnavalescos de que “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu” faz jus às pessoas assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira. Com toda a disposição, energia, alegria e irreverência, quem está na terceira idade encarou a maratona do grito carnavalesco promovido pelo equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), na manhã desta terça-feira, 18.

Representando o prefeito Colbert Martins Filho, o secretário da Sedeso, Pablo Roberto Gonçalves, participou do baile e ressaltou o compromisso do Governo Municipal em garantir qualidade de vida às pessoas na terceira idade e a determinação da administração em promover a inclusão social. 

Energia para muita dança marcou a animação do baile da terceira idade, animado por um leque de atrações que colocou centenas de idosos no ritmo frenético que poucos jovens desprevenidos poderiam acompanhar.

A animação começou sob o comando do professor Saulo Rangel, que fez o salão de eventos do Dona Zazinha estremecer de tanta folia. E os idosos fizeram bonito, participando do baile fantasiados ou com os rostos pintados. Logo em seguida, foi a vez de entrar em cena também o professor de swing Abel Venturine, que manteve a mesma agitação.

Ainda na programação, a animação do também professor de dança Jorge Neves, mostrando que para cair na folia não tem idade e que todos os ritmos fazem a maior festa popular do Brasil.

Durante a festa, os idosos que não tiveram tempo para se arrumar em casa tiveram a oportunidade de dar um up grade no visual, passando pelo salão de beleza do Dona Zazinha, onde o professor e cabeleireiro Valney Moraes caprichou nos cortes de cabelo, para a alegria dos idosos.

  •  

Dona Zazinha promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa, nesta terça

17/2/2020, 20:58h

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira,  equipamento do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), promove, na manha desta terça-feira, 18, o Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa. O evento já faz parte do calendário de atividades do espaço visando a integração das pessoas já terceira idade.

O evento tem início às 9h e comprova que cair na folia não tem idsde. Justamente por isso, propõe aos idosos recordarem as antigas marchinhas de carnaval. 

Durante o evento, o prefeito Colbert Martins Filho e o secretário da Sedeso,  Pablo Roberto Gonçalves, estarão presentes.

  •  

Dona Zazinha passa a atender idosos também à noite

13/2/2020, 11:28h

Maior e mais moderno Centro de Convivência para Idosos, mantido gratuitamente pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, o Dona Zazinha Cerqueira passa a funcionar também à noite. A oferta de atividades para as pessoas na melhor idade no terceiro turno é uma opção para quem durante o dia tem outras ocupações.

A iniciativa atende determinação do prefeito Colbert Martins Filho,  em função das solicitações de idosos que gostariam de participar das 17 atividades oferecidas no Centro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), mas não tinham tempo durante o dia ou, devido às limitações para locomoção, dependem de carona ou acompanhante.

A princípio, o Centro de Convivência, instalado no bairro Mochila, ao lado do Centro de Cultura Maestro Miro,  entra em funcionamento com dança de salão e musculação.

Em breve, conforme o secretário de Desenvolvimento Social,  Pablo Roberto Gonçalves,  outras atividades também serão ofertadas a noite, inclusive hidroginástica.

As aulas tiveram início nesta quarta-feira, 12, mas ainda existem vagas disponíveis,  tanto para dança de salão quanto musculação. 

A coordenadora do Dona Zazinha,  Gilda Brasileiro,  informas que os interessados devem se dirigir ao equipamento munidos de documentos pessoais e idade a partir dos 60 anos. 

As aulas de dança de salão sao ministradas pelo professor Jorge Neves, todas as quartas-feiras, das 18h às 20h. São ofertadas 60 vagas, capacidade máxima para o salão. 

Professor de dança de salão há mais de 30 anos, Jorge Neves formou alguns dos principais profissionais de dança de salão da cidade. E com a oficina voltada especificamente para Idosos, destaca benefícios como a postura, disciplina, melhora da auto-estima, estimula a memória e combate à depressão.

Aos 73 anos, Maria São Pedro da Silva e Silva revela a vocação dela para praticar dança e fazer amigos. "Dançando, nunca estou só. Sou separada mas aqui faço amizades é tenho muitas companhias. E é por causa da dança que estou sempre em forma", afirma a aluna de dança  ao ensaiar coreografias que desafiam os mais jovens com todo seu vigia.

  •  

Ação Social do CRAS oferta serviços no bairro Baraúnas

12/2/2020, 15:35h

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Baraúnas, equipamento mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), promoveu uma Ação Social para a comunidade na manhã desta quarta-feira, 12. A iniciativa resultou na oferta de serviços de inclusão social para quem mais necessita.

Dentre o leque de serviços que fazem parte das atividades rotineiras ofertadas pelo CRAS Baraúnas, coordenado por Luiz Carlos Silva Cerqueira, o salão de beleza é o que mais atrai os demandatários. 

E foi justamente o corte de cabelo que atraiu maior número de homens, mulheres e crianças ao CRAS Baraúnas nesta quarta-feira, 12. Tudo para estar sempre com melhor visual.

  •  

Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira abre inscrições

12/2/2020, 15:32h

Com a promoção de um leque de atividades totalmente gratuitas, o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira está com inscrições abertas para novos alunos da melhor idade. O equipamento do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), é o maior e mais completo espaço para integração e promoção da qualidade de vida das pessoas na terceira idade. 

Além de atividades recreativas, ginástica, dança de salão, oficina de memória e cinema, o Dona Zazinha, instalado no bairro Mochila, ao lado do Centro de Cultura Maestro Miro, também é o endereço certo para cuidar da beleza, em um salão próprio, oficina de artesanato, receber assistência e encaminhamentos na área da saúde pública e principalmente fazer amizades. "A final de contas, nada melhor do que estar feliz, num ambiente agradável e em boas companhias, conforme ressalta a coordenadora do equipamento", Tilda Brasileiro.

As atividades no Dona Zazinha Cerqueira já estão a pleno vapor. E como o equipamento foi projetado para ofertar também novos serviços e com capacidade para ampliar o número de vagas, as inscrições continuam abertas à medida que serão lançadas novas atividades para movimentar o público.

  •  

Prefeitura promove Carnaval no CRAS do bairro Conceição

12/2/2020, 15:28h

Moradores dos bairros Conceição e adjacências já estão em clima de Carnaval. A maior festa popular do Brasil também foi promovida no Centro de Referência em Assistência Social Helena Mascarenhas de Almeida (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na manhã desta quarta-feira, 12, como importante recurso de inclusão social.

Moradores da comunidade que frequentam o CRAS do bairro Conceição caíram na folia, animados pelas tradicionais marchinhas de carnaval, adereços e fantasias da época e muita animação. 

O Grito de Carnaval já se tornou tradição no CRAS e é um dos eventos mais esperados do calendário de atividades do equipamento público, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. 

A coordenadora do  CRAS, Ivanete Rios, ressalta a importância da iniciativa. "É um momento de resgatar tradições e recordar os antigos carnavais, vividos pela turma da melhor idade", destacou.

Além do resgate da cultura,  a promoção do evento também tem importante papel na socialização. "É de fundamental importância na promoção do fortalecimento de vínculos entre os usuários de nossos serviços", avalia a coordenadora Ivanete Rios.  

A promoção do evento também é pautada nas diretrizes da Política Nacional de Assistência (PNAS), visando evitar situações de risco e vulnerabilidade social.  E resulta na promoção da qualidade de vida das pessoas assistidas.

  •  

Governo feirense apoia Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas

12/2/2020, 11:19h

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho está presente no lançamento do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, que será realizado na tarde desta quarta-feira, 12, na Associação Médica de Brasília, no Distrito Federal. A presença é, acima de tudo, um gesto da administração Municipal reafirmando o compromisso de prevenção e combate às drogas através de ações multisetoriais, sobretudo protegendo e resguardando direitos de criancas e adolescentes no âmbito do município de Feira de Santana. 

Coordenado pelo Ministério da  Cidadania, o evento será realizado das 14h às 18h, com a presença do ministro Osmar Terra. E representando o Governo do prefeito Colbert Martins Filho está presente o coordenador de Projetos Especiais da,Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Luiz Américo.

Durante o Fórum estarão presentes representantes de diversos setores da sociedade visando discutir a prevenção e combate às drogas no território nacional. O objetivo é "construir um país livre das drogas lícitas e ilícitas", em apoio à Nova Política Nacional sobre as Drogas.

Logo após a iniciativa, o Fórum vai apoiar e promover seminários temáticos contra as drogas em todo o país. 

  •  

Ação de Cidadania leva serviços ao bairro Sítio Matias

11/2/2020, 18:33h

Uma Ação de Cidadania levou serviços de inclusão social à comunidade do bairro Sítio Matias, na manhã desta terça-feira, 11. A iniciativa é uma promoção do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Fraternidade Território XVI), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com a Associação Pro Isso, o líder comunitário Luciano Reis e a Igreja Adventista do bairro Sítio Matias.

Durante a mobilização, o CRAS ofertou serviços de inclusão e atualizações do CADÚnico, orientações e atualização do programa Bolsa Família e benefícios sociais, encaminhamentos para serviços diversos e também salão de beleza, com apoio da Escola de Cabeleireiro Avance, dirigida por Conceição Estrela. 

A coordenadora do CRAS Fraternidade, Vera Macedo de Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. “Estas ações têm como objetivo promover os serviços de inclusão social e contemplar as famílias que residem mais distantes do CRAS, levando informações e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

  •  

Prefeitura promove serviços de acolhimento a imigrantes venezuelanos

10/2/2020, 16:46h

A Prefeitura de Feira de Santana está promovendo acolhimento a um grupo de imigrantes venezuelanos que chegou na cidade, no fim de semana. Desde o início da manhã desta segunda-feira, 10, estão sendo acompanhados pela equipede Abordagem Social e pelo Departamento de Proteção Social do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e também equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde. 

O grupo, formado por três homens, três mulheres e mais nove crianças, chegou a Feira de Santana na última sexta-feira, 07, e foi acolhido por moradores do bairro Rua Nova, que cederam um um espaço para se abrigaram e também arrecadaram comida.

O Governo Municipal tomou conhecimento, no sábado, 08, da presença dos imigrantes vezeluelanos, que alegam terem deixado seu país devido a crise nacional. 

O chefe de Gabinete da Sedeso, Pedro Américo, destaca o compromisdo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho de assegurar a assistência necessária cumprindo as leis internacionais. "Desde então estamos tomando as providências cabíveis e legais com encaminhamentos necessários dentro da lei, com psicólogos, assistentes sociais e equipe de Proteção Social. Já encaminhamos para o CRAS para fazer todo o processo de acolhimento. E no sábado o Governo, através da Sedeso, já disponibilizou cestas básicas para estes imigrantes", destacou.

Já a equipe de profissionais de saúde da Prefeitura realizou exames no grupo venezuelano e disponibilizou vacinas diversas.

  •  

Grupo de atletas autistas supera as limitações da doença e é aprovado em exame de faixa de Karatê

6/2/2020, 20:50h

Eles ingressaram no esporte há dois anos, atraídos por um programa pioneiro na cidade, coordenado pelo professor de Karatê Oldac Araújo, da academia Asteka.

Oriundos do Instituto Família Azul, como são conhecidas as pessoas acometidas do Transtorno do Espectro Autista, os vinte e cinco alunos admitidos no programa têm entre quatro e quinze anos de idade.

O karatê foi a alternativa encontrada pelos familiares para reduzir os sintomas da doença, que provoca distúrbios no neorodesenvolvimento, caracterizados, principalmente, por dificuldades de interação e comunicação social.

O esporte funciona, neste caso, como uma terapia comportamental, oferecendo os pilares de apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem.

"Foi uma vitória"


 

"Quando ele chegou aqui, chorava, batia, ficava pulando. Hoje, se tornou uma pessoa calma, obedece aos comandos, consegue se concentrar mais. Foi uma vitória", comemora Arlene Almeida dos Santos, mãe de Marcos Vinícius.

O professor Oldac Araújo conta que o programa foi uma bem sucedida experiência, "porque as dificuldades de socialização deles é muito grande. O karatê tem influenciado na mudança comportamental, abrangendo o aspecto físico e a coordenação psicomotora destes alunos".

Os alunos foram submetidos a um teste de conhecimentos e habilidades técnicas por uma banca examinadora e promovidos  a faixa amarela, a primeira das sete graduações até atingir a faixa preta . 

A entrega das faixas e diplomas, ocorrida na tarde desta quinta-feira,6, na Academia Asteka, foi prestigiada  pelo prefeito Colbert Martins Filho, praticante do esporte; a primeira dama, Adenilda Martins, o secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, e familiares dos alunos. 

  •