SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CMDM inscreve para eleição de conselheiro e suplentes

18/2/2019, 14:39h

Face à vacância, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher inscreve entidades e organizações da sociedade civil para participar das eleições para ocupação das vagas de sindicatos urbano e rural, e instituições de Defesa da Igualdade Racial e de Ensino Superior Privado.

As inscrições serão realizadas no período de 19 a 21 de fevereiro, das 8h às 12h, no Conselho da Mulher, localizado na Casa dos Conselhos, situada à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, Kalilândia. A entidade deverá indicar qual a segmento que irá concorrer.

Poderão participar do pleito as entidades/organizações da sociedade civil, legalmente constituídas há pelo menos um ano, ter sede e atuação no município de Feira de Santana e desenvolver ações na defesa dos Direitos da Mulher há pelo menos dois anos, e estar inscrita no CMDDM.

As vagas serão assim distribuídas: sindicado urbano, uma vaga para titular e as demais instituições com vacância, uma vaga para suplente, para o biênio 2019/2021. 

  •  

Dona Zazinha reinicia atividades no dia 18

15/2/2019, 7:54h

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento do Governo Municipal mantido através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), retorna as atividades na próxima segunda-feira, 18. O reinício da programação marca também as comemorações pelos 15 anos de fundação deste serviço voltado para a promoção do qualidade de vida das pessoas na terceira idade.

O início das atividades 2019 no equipamento, instalado à rua Manoel Bandeira, 75, Centro, transversal da avenida Sampaio, será marcado pela recepção dos idosos que participam das diversas oficinas. Já na terça-feira, 19, a promoção de um Bailão do curso de dança, a partir das 9hs, devendo reunir centenas de pessoas durante toda a manhã.

A coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, revela que este ano o equipamento está ampliando o número de pessoas inscritas para as diversas atividades. “Confirmamos a rematrícula de 628 pessoas que já participavam das oficinas de dança, música, artesanato e de memória, dentre outras, e abrimos mais 200 vagas”, ressaltou.

Durante todo este mês, conforme Tilda Brasileiro, o Dona Zazinha estará funcionando com programação especial em função das comemorações pelos 15 anos de sua fundação. “Vamos ter muitas atividades durante todo o mês, desde bailes, shows musicais com bandas formadas pelas próprias idosas, muita dança e diversas atividades recreativas”, frisou.

  •  

Idosos ansiosos com retorno das atividades no Dona Zazinha

14/2/2019, 13:49h

O retorno das atividades no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), está sendo aguardado com grande expectativa pelos idosos. Para quem já está integrado às oficinas, a ansiedade de reencontrar os amigos e voltar à rotina agitada também é aguardada com muita animação.

As atividades no Dona Zazinha serão reiniciadas na próxima segunda-feira, 18. Entretanto, durante esta semana, enquanto estão sendo feitas as matrículas dos novos integrantes, os idosos que já fazem atividades no equipamento estão frequentando para definir as turmas.

A aposentada Elizabete Mendes de Oliveira, 74 anos, já frequenta o Dona Zazinha há seis anos. “Este período de pouco mais de um mês sem atividades, fiquei em casa parada. E estava muito ansiosa, com saudades das amigas e das atividades. Este ano vou fazer atividades físicas e oficina de memória”, afirmou.

Para quem vai participar das atividades do Dona Zazinha pela primeira vez, a expectativa também é grande. O casal Elísia Santos Silva, 62 anos, e Aderbal Teles da Silva, 70 anos (foto), já garantiram a vagas e estão muito animados e na “contagem regressiva” para participar de algumas oficinas.

Elísia Santos revela que incentivou o marido a participar. “Vim no ano passado, mas não consegui vaga. Agora estou feliz porque garanti minha vaga e do meu marido. Eu vou fazer ginástica e dança de salão enquanto meu marido vai fazer hidroginástica, oficina de memória e atividade física”, revelou.

  •  

Novos orientadores do Criança Feliz visitam os CRAS

13/2/2019, 17:7h

Os 50 novos orientadores do programa Criança Feliz – Primeira Infância estão conhecendo as estruturas e regiões de abrangências dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), equipamentos do Governo Municipal administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). 

Ao todo são 15 CRAS espalhados por regiões estratégicas da cidade e mais dois distritos, Maria Quitéria e Humildes. São a porta de entrada dos serviços de promoção da assistência social na cidade e acolhem famílias de baixo poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade social.

No CRAS Jussara, os visitadores conheceram a estrutura do equipamento da Sedeso e visitaram a comunidade. Da mesma forma nos CRAS dos bairros George Américo, Pampalona e Aviário.

Na área de abrangência do CRAS Santo Antônio, além do próprio bairro, os técnicos também visitaram o distrito de Jaíba e os bairros Parque Lagoa Subaé, Mantiba e Conder. Os orientadores já iniciaram os cadastros das famílias aptas a receberem as visitas periódicas de acompanhamento voltado para gestantes e crianças de 0 a 3 anos ou crianças de 0 a 6 anos portadoras de necessidades especiais.

A coordenadora do CRAS Santo Antônio, Ivanete Rios, ressalta a importância da iniciativa promovida pelo Governo Municipal, através da Sedeso, visando reforçar a atenção à comunidade mais carente e a garantia de direitos e de inclusão social.

  •  

Trabalho itinerante do Bolsa Família em 2019 é iniciado na zora rural

13/2/2019, 17:0h

Com o ônibus do Bolsa Móvel percorrendo bairros e zona rural de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) deu início às ações do Bolsa Móvel 2019. Para este início de ano, já está definido o cronograma para o primeiro semestre, visitando tanto zona urbana quanto a rural.

Os trabalhos itinerantes foram iniciados na manhã desta quarta-feira, 13, com atendimento ao público do distrito de Tiquaruçu. O Bolsa Móvel ficou instalado na praça do povoado de Socorro, em frente a escola. O atendimento foi coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS do bairro Cidade Nova.

Já nesta quinta-feira, 14, será a vez dos serviços serem desenvolvidos no distrito de Jaguara. Os técnicos vão atender na comunidade do Mendonça, na Escola Maria das Graças, também no período da manhã.

O atendimento móvel para os beneficiários do Bolsa Família prossegue na manhã do dia 20, uma quarta-feira, com a ação chegando ao distrito de Maria Quitéria.

Enquanto isso, no dia 27 pela manhã o ônibus do Bolsa Móvel retorna ao distrito de Jaguara, atendendo em sua sede, na Escola Municipal Colbert Martins da Silva. E na manhã do dia 13 de março será a vez de atendimento ao público do Bolsa Família na sede do distrito de Bonfim de Feira.

Na sequência o serviço será levado ao conjunto da Conder, área de abrangência do bairro Santo Antônio dos Prazeres, na manhã do dia 20 de março. E finaliza o atendimento na manhã do dia 27 de março, na praça Padre Ovídio, vizinha a Catedral de Senhora Santana.  

  •  

Dona Zazinha abre 200 novas vagas

13/2/2019, 16:50h

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento do Governo Municipal mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), está com 200 novas vagas abertas para novos participantes ingressarem gratuitamente nas oficinas voltadas para a promoção do bem estar e elevação da autoestima dos idosos. As inscrições estão abertas desde esta segunda-feira, 11, e prosseguem até sexta-feira, 15, ou até serem totalmente preenchidas.

Até esta terça-feira, 19, o Dona Zazinha já tinha realizado a matrícula de 108 idosos, principalmente para ginástica e dança de salão. A procura também tem sido grande para participar da hidroginástica.

A coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, explica que além das 200 novas vagas abertas para o período de 2019, já foram confirmadas também a rematrícula de 628 idosos que já participavam das oficinas oferecidas durante toda a semana no equipamento.

Para participar das atividades do Dona Zazinha, os idosos devem ter a partir de 60 anos e residir em Feira de Santana. Podem participar de oficinas de ginástica, dança de salão, memória, artesanato e ainda passeios, dentre outros. E, em breve, também hidroginástica, já nas novas instalações, no bairro Mochila.

  •  

Instituído em Feira Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz

13/2/2019, 7:47h

O Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz de Feira de Santana, criado pelo decreto 11.029 do Executivo, terá a participação de representantes de seis secretarias municipais, mais da Coordenação do Programa Bolsa Família.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância – fase da vida dos humanos que vai até os cinco anos, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Comitê Gestor é uma instância de planejamento, tomada de decisão e acompanhamento do programa e deve estar presente em cada esfera federativa. Tem grande importância para assegurar o caráter intersetorial do Criança Feliz e a conjugação de esforços das diferentes políticas públicas.

O órgão será formado pelas seguintes secretarias e seus representantes:

Secretaria de Desenvolvimento Social -  Titular: Viviane Dias Portela, que o coordenará
Coordenação do Programa Bolsa Família - Titular: Danusa de Souza Rodrigues Santos
Secretaria de Saúde - Titular: Vanessa de Souza Cajuí
Secretaria de Educação - Titular: Ana Maria Alves dos Santos
Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos - Titular: Antônio Jondinele Costa Ribeiro
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Titular: José Francisco Sobrinho
Secretaria Municipal de Governo - Titular: Paulo Sérgio Aquino de Azevedo

  •  

Aula Inaugural do Pré-Vestibular Cidadão será dia 19

12/2/2019, 18:1h

Um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social que aumenta significativamente as chances de estudantes feirenses lograrem êxito na disputa por vagas nos principais cursos e universidades públicas, o Pré-Vestibular Cidadão promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), terá a Aula Inaugural no próximo dia 19, uma terça-feira.

O evento será realizado a partir das 19hs, no Salão da Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, 26, esquina com a rua Senador Quintino. É oferecido gratuitamente pela Prefeitura, para jovens de baixo poder aquisitivo, oriundos de famílias inseridas no CADÚnico.

Para este ano, a Sedeso está oferecendo 240 vagas o Pré-Vestibular Cidadão, além de manter mais 120 inscritos no cadastro reserva. É uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com aulas ministradas pelos alunos dos cursos de graduação do 5º ao 7º semestre.

O curso é destinado aos alunos que concluíram o ensino médio, que sejam oriundos de escola pública, residam no município de Feira de Santana e estejam inseridos no CADÚnico apresentando o Número de Inscrição Social (NIS).

  •  

Sedeso investe na formação continuada de servidores

12/2/2019, 8:52h

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) está intensificando a capacitação e atualização de servidores públicos de seus quadros visando proporcionar melhor qualidade no atendimento aos demandatários. Nesta terça-feira, 12, o programa de formação continuada será voltado para os profissionais do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania.

A capacitação será realizada no anexo da Igreja da Avivamento Bíblico, à avenida Senhor dos Passos, 26, esquina com a rua Senador Quintino. A atualização terá início às 8h, com programação se estendendo durante todo o dia.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania, Ivone Magalhães, ressalta a importância da iniciativa visando eficientizar os serviços da Sedeso e proporcionar um atendimento mais acolhedor. Ela observa que a qualificação permanente dos quadros da Sedeso contempla justamente o público atendido neste órgão municipal.

O treinamento terá início às 8h, com acolhimento e mensagem de boas-vindas, com música ambiente. Já as 9h, postura e alongamento, com Saulo Rangel, e, meia hora depois, começam as atividades de capacitação.

A palestrante Ana Clara abordará sobre “Relações interpessoais no trabalho”, tema que durará a manhã toda. E, após intervalo para almoço, será realizada oficina de artesanato com profissional do SESI. As atividades estão previstas para serem encerradas às 16h30.

  •  

Começam inscrições para cursos profissionalizantes do Cicaf

11/2/2019, 10:5h

Começam as inscrições para as 720 vagas de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf), equipamento da Prefeitura de Feira de Santana e mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Os candidatos devem se dirigir à sede do órgão, à rua Manoel Matias de Azevedo, s/n, bairro Tanque da Nação, atrás da Estação de Transbordo Centro, no período de 11 a 15 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

As vagas estão distribuídas entre 13 cursos profissionalizantes destinados tanto aos adolescentes quanto seus familiares. E as inscrições estão sendo realizadas com dias específicos para cada curso.

Os candidatos devem comparecer ao local das inscrições apresentando cópias de CPF, RG e comprovante de residência, além de espelho do NIS ou do Bolsa Família.

Nesta segunda-feira, 11, estão sendo realizadas as matrículas para os cursos Básico Integrado, Aprendiz Empresarial, Informática Básica e Informática Intermediária. Já nesta terça-feira, 12, serão realizadas matrículas para os cursos de Atendente de Farmácia e Auxiliar Administrativo.

As inscrições prosseguem no dia 13, quando serão matriculados para os cursos de recepcionista, corte e escova e também corte masculino. E no dia 14 serão as matrículas para os cursos de depilação, design de sobrancelha, penteados e também de garçom e garçonete.

As inscrições, conforme a coordenadora do Cicaf, Simone Lopes, serão concluídas nesta sexta-feira, 15, dia destinado exclusivamente para eventuais matrículas de vagas remanescentes.

  •