SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Etapa do Baiano de Bandas e Fanfarras acontece nesta sexta, na Getúlio Vargas

14/11/2019, 15:19h

Bandas e fanfarras de dez municípios participarão, nesta sexta-feira, 15, da terceira etapa do Campeonato Baiano, que será realizada na avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a avenida Senhor dos Passos e a rua JJ Seabra, a partir das 13h.

O evento, que é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, terá as presenças de mais de 1,5 mil músicos, e corresponde ao 16º Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras da Bahia e ao 18º Festival de Bandas e Fanfarras de Feira de Santana.

“Estes festivais são uma tradição em nosso município e o Governo do prefeito Colbert Martins Filho tem a sensibilidade para promove-los”, afirmou o professor Luiz Carlos de Souza Silva, que preside a Licbamba (Liga Cultural de Bandas da Bahia).

A etapa de Feira de Santana é classificatória à final, que vai acontecer no dia 1º de dezembro, em Madre de Deus. As duas anteriores foram realizadas em Candeal e Conceição do Jacuípe.

Antes do início das apresentações, os dois lados da Getúlio Vargas, onde a etapa vai ser realizada, entre a avenida Senhor dos Passos e JJ Seabra, serão fechadas ao trânsito.

Num dos lados as bandas e fanfarras se apresentarão e o outro será usado como estacionamento pelos veículos que transportarão os competidores. O controle será feito pela SMT.

  •  

Nenhum artista realizou o credenciamento para eventos artísticos de 2020 e prazo não será prorrogado

12/11/2019, 18:9h

A Prefeitura de Feira de Santana, através, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está realizando um credenciamento de bandas, grupos musicais de cultura regional e cantor solo para a maior parte dos eventos promovidos pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho em 2020. Só ficaram de fora da convocação os festejos juninos e o Caminho da Roça, na Expofeira, cujas escolhas das atrações serão feitas na época.

O processo de credenciamento segue até o dia 27 de novembro e, até o momento, nenhuma banda foi até a sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizá-lo.
Os interessados devem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br) e clicar no banner Credenciamento de Bandas 2020, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ler todos os detalhes da Portaria 24 e preencher a ficha de inscrição. 

“É importante salientar que não iremos prorrogar o prazo. Toda a documentação é bastante simples e já conhecida no meio artístico, igual a exigida no edital de bandas para a Micareta 2019. Não há nenhuma dificuldade”, salienta o secretário Edson Felloni Borges.

Só estão dispensadas do credenciamento as atrações artísticas que tenham comprovada notoriedade nacional.

  •  

Kits da Corrida verão começam a ser entregues dia 18

11/11/2019, 10:0h

A entrega do Kit Atleta para os inscritos na Corrida Verão 2019 começa no dia 18 e segue até o dia 23 de novembro, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Entre os dias 18 e 21, os kits serão entregues das 8h às 17h. No dia 23, das 8h às 14h.

Mais de duas mil pessoas se inscreveram para a Corrida Verão 2019, que chega a sua terceira edição se consolidando como uma das maiores da Bahia. Promovida pela Associação Feirense de Atletas Corredores - Afac  tem o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Secel).

A expectativa é de muita alegria e solidariedade no dia 24 de novembro, na avenida Nóide Cerqueira. “É uma competição inclusiva e democrática, por isso a inscrição também tem caráter solidário, uma lata de leite”, salienta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Edson Borges.

O percurso da prova terá 5km e 10 km, com largada às 8h. A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fica na rua Estados Unidos, 37, centro.

  •  

Integrantes de projeto social e bandas de reggae se apresentam na Rua Nova neste domingo

8/11/2019, 18:7h

A batida do reggae e outros sons serão ouvidos na tarde desse domingo na praça do Brasão, na Rua Nova. Inicialmente serão apresentados integrantes do projeto social Mão Angelical Jesus com a Gente, depois cantores, bandas e convidados.

Os recursos são captados por meio do PróCultura, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana voltada ao fomento da cultura e o esporte. Os alunos farão apresentações de balé, violão, capoeira e teclado.

Depois, subirão ao palco, além de Jorge de Angélica e a banda Guerrilha Radical, Fau do Reggae, Joh Raj, Gilsan, Libu do Reggae. “Também vamos abrir espaço para quem quiser dar uma palhinha. O espaço será democrático”.

Ele diz que o PróCultura viabiliza não apenas o seu projeto, mas outros tanto quanto importantes. “Os recursos nos dão a oportunidade de realizar sonhos coletivos: os nossos e destes jovens que deles tiram grandes aprendizados”. O Pró-Cultura Esporte tem sido ampliado na gestão do prefeito Colbert Martins Filho - este foram disponibilizados R$ 640 mil para renúncia fiscal. 

  •  

Feira de Santana sedia Mega Evento de motociclistas, entre 5ª e sábado

6/11/2019, 18:6h

Motociclistas baianos e de outros estados participarão do Mega Evento, que acontece de quinta-feira a sábado, na Lagoa Grande, no Parque Getúlio Vargas. Está sendo esperada a presença de centenas de amantes destes veículos de duas rodas.

A abertura oficial será na noite desta quinta-feira, com apresentações de banda de rock estradeiro, uma tradição nestes eventos. A organização está sob a responsabilidade do grupo “Estradeiros da Princesa do Sertão”.

O local está sendo estruturado, com toldos – 21 deles serão usados como sede de grupos de motociclistas, mais os que serão usados espaços comerciais, palco onde acontecerão shows musicais, sempre à noite.

Haverá área específica para triciclos e montado um parque de diversão. “A nossa expectativa, igual aos anos anteriores, é das melhores”, disse o presidente do clube que organiza o evento, Adolfo Neto.

O Mega Evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. O prefeito Colbert Filho entende que encontros semelhantes contribuem para movimentar setores da economia da cidade, como hotéis, restaurantes e bares. 

  •  

Prefeitura abre credenciamento de atrações artísticas para 2020

6/11/2019, 11:50h

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está realizando um credenciamento de bandas, grupos musicais de cultura regional e cantor solo para a maior parte dos eventos do Governo Municipal em 2020. Só ficaram de fora da convocação os festejos juninos e o Caminho da Roça, na Expofeira, cujas escolhas das atrações serão feitas na época.

Os interessados devem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br) e clicar no banner Credenciamento de Bandas 2020, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ler todos os detalhes da Portaria 24 e preencher a ficha de inscrição. Os documentos devem ser entregues a partir de agora até o dia 27 deste mês, na sede da Secel. 

“É importante que o interessado leia todos os detalhes do edital. É fundamental também que, ao preencher a ficha de inscrição, ele marque o estilo musical. Toda a documentação é bastante simples e já conhecida no meio artístico, igual a exigida no edital de bandas para a Micareta 2019. Não há nenhuma dificuldade”, salienta o secretário Edson Felloni Borges.

Só estão dispensadas do credenciamento as atrações artísticas que tenham comprovada notoriedade nacional. “A Portaria está fundamentada em aspectos legais orientados pela Controladoria Geral do  Município e também em normativas do Tribunal de Contas dos Municípios”, acrescenta o secretário.    

  •  

Feira Arte na Avenida acontece em dois domingos de dezembro

4/11/2019, 18:1h

Devido ao grande sucesso, no mês de dezembro, a Feira Arte na Avenida irá acontecer em dois finais de semana, nos dias 1 e 15. Além disso, o horário da Feira também será ampliado. O evento acontecerá das 8h às 15h.

A Feira Arte na Avenida começou em junho com apenas seis expositores, hoje estão cadastrados mais de 160 artesãos, diversas expressões artísticas para o canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, em frente a rua São Domingos.

Artesanato em madeira, gesso, colagens e pinturas são algumas das peças expostas, junto com delícias da culinária regional e música de qualidade. A iniciativa conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

  •  

Diversificação de produtos leva mais pessoas ao Projeto Arte na Avenida, afirma Colbert Filho

4/11/2019, 12:56h

O mix de produtos que estão sendo levados por artesãos e outros profissionais que participam mensalmente do Projeto Arte na Avenida, sempre num domingo na Getúlio Vargas, está cada vez mais diversificado.

A opinião é do prefeito Colbert Filho, que fez uma visita ao evento. “Esta diversificação atrai os consumidores, que sempre voltam para suas casas com um produto comprado aqui. E, satisfeitos, voltarão no próximo mês”.

Comenta que o projeto é uma grande vitrine para os artesãos, principalmente os novatos, que ainda não são conhecidos pelo público. 

Iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o projeto tem como objetivo oferecer espaço para que os artistas mostrem suas produções para o público. O interessado deve se cadastrar na Secel.

Lucineide Souza, que participou do projeto pela primeira vez domingo passado, define a inciativa como maravilhosa. “Tudo está dentro do esperado: bem organizado, o espaço é adequado. Tudo perfeito”.

O artista plástico e desenhista José Eulino, que veio de Coração de Maria, disse que o espaço traz influências positivas para todos que vão à avenida Getúlio Vargas. “Aqui o contato do público com a arte é livre, direto e espontâneo”.

Sara Boaventura, da linha da aromaterapia e que estreou no projeto neste domingo, afirmou que soube do Arte na Avenida por meio de amigos. “É uma iniciativa das mais interessantes para todos nós”.

A manhã e o início da tarde foi animada pelo regionalismo de Edivasco Carneiro.

  •  

Edital selecionará Organização para realizar Terno de Reis de Tiquaruçu

1/11/2019, 17:8h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, lançou um edital de chamamento público selecionar uma Organização Civil ligada à cultura popular, que possa organizar e apresentar o tradicional Terno de Reis da Festa de Tiquaruçu do ano de 2020.

O tradicional festejo acontece no dia 6 de janeiro. “É importante salientar que é a organização e apresentação do Terno de Reis e não da festa toda”, informa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges.

O valor do edital é de R$15 mil reais. 50% desse valor será liberado antes do evento e 50% após a prestação de conta da primeira parcela liberada.

O edital está disponível no site da Prefeitura de Feira de Santana: www.feiradesantana.ba.gov.br. 

  •  

Copa de Bairros avança com disputas em cinco bairros

28/10/2019, 9:4h

Maior competição de futebol amador do interior da Bahia, a Copa de Bairros de Feira de Santana avança com a realização da terceira rodada da segunda fase do campeonato, realizada neste domingo, 27.

Nesta rodada, 12 times foram para confronto em cinco praças esportivas, movimentando a cidade com o esporte mais praticado pelos feirenses.

No Estádio da Estação Nova  as atenções se voltaram para a unica disputa do dia nesta praça esportiva. O Liverpool ganhou de goleada por 4 x 1 na partida contra Meninos da Vila.

As partidas nesta rodada tambem foram disputadas nos campos das Baraúnas, Campo da Juventude (Sítio Matias), Papagaio e George Américo. 

  •