SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Definidos os oito classificados para quartas de final do Aberto de Futsal

23/9/2018, 21:6h

O Aberto de Futsal de Feira de Santana 2018 já tem definido os oito classificados para as quartas de final. As partidas classificatórias foram realizadas durante a tarde deste sábado, 22, no Complexo Esportivo Oyama Pinto, reunindo 16 times.

Foram classificados para disputar as quartas de final, por ordem, os times Feras, Fênix, Lokomotiv, Futshow, ASC, Select, Feirense e Real.

Os resultados desta última rodada da primeira fase foram: Fênix 10 x 3 FSA, Feirense 5 x 2 Afront, Lokomotiv 3 x 0 Akmos (WO), Real 2 x 2 Farmácia Queiroz e Mustanks 4 x 5 Power.

Coordenador do campeonato promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Cidade, explica que o campeonato foi dividido em três grupos com 5 equipes cada e que conta com 14 times de Feira de Santana e mais um visitante de Salvador. O destaque é a campeã do ano passado, a Fênix.

  •  

Ritmo sertanejo marca abertura da Festa do Vaqueiro de Jaguara

23/9/2018, 20:58h

O sertanejo romântico na voz de Luziel Andrade marcou a noite de abertura da 33ª Festa do Vaqueiro de Jaguara, neste sábado, 22, para delírio de casais apaixonados. O evento atrai visitantes de diversas localidades durante dois dias de muita festa, com ritmo diversificado, além de promover o resgate da cultura da região.

Na área de shows, muita gente aproveitou para ganhar uma grana extra instalando barracas, que deram suporte aos visitantes. E pelo palco a animação correu solta, com ritmos que agradaram todos os gostos.

Shows mais esperado da noite, Luziel Andrade esquentou a esta com muita música sertaneja de sucesso, colocando os casais para dançar. Antes, porém, foi a vez do palco dar espaço para apresentação do arrocha, com a banda Simplesmente Paixão.

Pelo palco ainda passou uma atração surpresa, com a apresentação da Company Dance, de Jaguara, com um grupo de belas garotas arrancando suspiros de marmanjos na plateia.

O evento conta com apoio do Governo Municipal, através das secretarias de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, de Cultura, Esporte e Lazer, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, com a disponibilização de estrutura e suporte.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Joedilson Freitas, ressaltou a importância do evento para garantir o resgate da cultura regional. “É um evento importante para fortalecer nossa cultura e tradições. E, além de proporcionar diversão para as pessoas, também evidencia a importância da figura do vaqueiro, símbolo vivo do Nordeste”, observou.

  •  

Karatê, futsal e futebol movimentam o esporte em Feira no final de semana

21/9/2018, 14:11h

O final de semana será recheado de eventos esportivos em Feira de Santana. Na sexta-feira, 21, no Complexo Esportivo Oyama Pinto, que fica na Avenida Transnordestina, a partir das 19h, acontece a rodada do aberto de Futsal. No sábado o evento começa às 14h.

No domingo, 23, o Oyama Pinto, será palco do Campeonato Interiorano de Karatê. No evento, que começa às 8h, participarão atletas de 20 cidades.

No Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa, no sábado, das 14h às 18h será realizado o Campeonato baiano de futebol, categorias infantil e juvenil. No domingo, das 14h às 18h, entrarão em campo os atletas que disputam as finais dos jogos do Bahia Cup Futebol de Base, categorias Sub 10 e Sub 14. O Joia da Princesa fica situado no Alto do Cruzeiro.

E a Copa de Bairros de Futebol, acontece no domingo, a partir das 8h, nos campos dos seguintes bairros: Novo Horizonte, Sítio Matias, Rua Nova, Baraúnas, Queimadinha, Estação Nova e George Américo.

  •  

33ª Festa do Vaqueiro de Jaguara acontece neste final de semana

21/9/2018, 9:6h

O distrito de Jaguara comemora neste sábado, 22, e domingo, 23, a 33ª Festa do Vaqueiro, uma das mais tradicionais de toda região.

No primeiro dia, a partir das 20h, vão se apresentar as bandas Simplesmente Paixão; Luziel, Lua Cheia, Pericles e Leonardo.  

No domingo a festa começa mais cedo. Às 15h vai subir ao palco o cantor Márcio Alves, seguido de Lucas Queiroz; Pé de Cerka e Tio Barnabé. Já Martinha e Lú encerram a programação.

A Festa do Vaqueiro de Jaguara tem o apoio do Governo Municipal, através das secretarias municipais de Agricultura e Recursos Hídricos, e Cultura, Esporte e Lazer.

  •  

De pai para filho: Festa do Vaqueiro do Alecrim Miúdo é tradição de família

17/9/2018, 9:15h

Há 31 anos surgia a Festa do Vaqueiro da comunidade do Alecrim Miúdo, do distrito de Matinha. Mas há cerca de 11, um capítulo marcante dessa história começaria a ser escrito. Mário Ferreira, um dos cinco amigos que deram início ao evento, passava a bola para seu filho, Ubiratan Fonseca, hoje principal organizador do evento.

Assumiu a responsabilidade com 21 anos

“Eu tinha 21 anos quando assumi o evento. Até hoje, meu sentimento é de muita gratidão por animar a comunidade e principalmente por não deixar essa tradição morrer”, afirma Ubiratan (foto). Seu pai, Mário, conta que já não mais cavalga, mas foi esta paixão que o motivou, juntamente com seus amigos, a criar o evento.

A festa faz parte do calendário municipal de eventos

“Dá um orgulho por que a comunidade sempre abraçou a festa. Fora o São João de São José, essa é a maior festa da região aqui”, contou. Mário (foto) relata que, no início, ele e seus amigos arrecadavam dinheiro através da realização de bingos para organizar a festa. Hoje a festa conta com apoio da Prefeitura Municipal e faz parte do calendário municipal de eventos, o que, para ele, a deixou muito mais organizada.

Muitas atrações musicais

Iniciada na noite deste sábado, 15, a Festa do Vaqueiro do Alecrim miúdo já tinha expectativa de que 4000 mil pessoas comparecessem ao evento em cada um dos dias de festa. No primeiro dia, o compositor e agora também cantor, Tierry, foi quem gerou mais expectativa. Ele se destacou por compor letras de grandes nomes da música na atualidade, como Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa. Além dele, se apresentaram Forró com Mel e Pau na Mulêra. 

Missa homenageou os vaqueiros

Na manhã deste domingo, foi realizada a missa para homenagear os Vaqueiros, celebrada pelo padre Zorimar Fernandes da Silva. O prefeito Colbert Martins Filho participou da solenidade religiosa e autorizou que a comunidade dê início às obras de ampliação da paróquia local. A Prefeitura dará apoio à obra.

Após a missa, deu-se início ao desfile de vaqueiros, que atrai pessoas de toda a microrregião de Feira de Santana e premia o vaqueiro “mais encourado”. No campo musical, Cometa da Paixão, Audácia Pura, Sela Vaqueira e Jeovane ditaram o ritmo da dança no segundo dia.

  •  

Feirenses ganham medalha de prata no Brasileiro de karatê e garantem vaga em mundial

14/9/2018, 16:48h

Três atletas de Feira de Santana conquistaram a medalha de prata no 25º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. A competição, realizada em Brasília (DF), reuniu atletas de todo o Brasil. Os feirenses garantiram o pódio na categoria Kumite (luta) por equipes.

A equipe foi composta por Daniel Ferreira, Felipe Sena e Bruce Costa. Com o resultado eles conseguiram vaga para fazer parte da Seleção Brasileira, que irá disputar o Campeonato Mundial de Karatê, na Romênia em 2019.

“Treinamos muito para chegarmos ao título, mas estamos entre os melhores do Brasil”, disse o capitão da equipe, Bruce Costa.

  •  

Rodada com goleadas no Aberto de Futsal

4/9/2018, 15:0h

A terceira rodada do Aberto de Futsal, realizada no sábado, 1º de setembro, registrou duas goleadas: o Select venceu o Akmos por 8 a 0 e Feras derrotou o Pawer por 5 a 0. Os jogos foram realizados no Ginásio Oyama Pinto, na Campo Limpo.

Outro placar elástico aconteceu na partida entre o Lokomotiv e o Afront, vencido pela primeira equipe por 4 a 2. Foram marcados 28 gols, média de 5,5 por partida.

Todos os resultados:

Futshow 3 x 2 Mustangs

Akmos 0 x 8 Select

Lokomotiv 4 x 2 Afront

Feras 5 x 0 Power

A S C  2 x 2 Fênix

  •  

Chuva de gols na primeira rodada da Copa de Bairros

3/9/2018, 19:12h

A primeira rodada da Copa de Bairros registrou média de três gols por partida. Outro detalhe foi que os visitantes não se intimidaram: venceram quatro confrontos, contra cinco dos mandantes e três jogos terminaram empatados.

As redes balançaram em todos os jogos, com destaque para a o triunfo do Vitória, no Beira Riacho, na Rua Nova, contra o Inter da Gabriela por 4 a 2. Outro ataque que marcou quatro vezes foi o do Nacional, que derrotou o Mandela por 4x3.

Outro placar elástico, com seis gols, aconteceu no jogo entre o Real Queimadinha e o Cristo no Comando. Ficaram no empate de 3 a 3. A partida foi realizada na Queimadinha.

Mas quem está com o melhor saldo de gols é o Bahia do Centro, que derrotou o Visão de Águia por 3 a 0, no campo da Baixada. Segundo a organização, em todos os jogos foi registrada boa presença de torcedores.

 

1ª RODADA - IDA                           

           

1          Beira Riacho: Boca e River 1 X 0 Conceição     

2          Beira Riacho: Inter Gabriela 2 X 4 Vitória

3          Estação Nova: Chelsea Rocinha 3 X 1 Acácia

4          Estação Nova: 02 de Março 1 X 1 Amigos do Polivalente

            5          Baraúnas: Babatinan 1 X 1 Flamengo Asa Branca     

6          Baraúnas: Galileia    1 X 0 Flamengo Gabriela

            7          Queimadinha: Mogi das Cruzes 2 X 1 Dínamo

8          Queimadinha: Real Queimadinha 3 X 3 Cristo no Comando

9          Baixada: Visão de Águia     0 X 3 Bahia do Centro        

10       Baixada: Fluminense 0 X 1 Inter do Papagaio   

11       Feira VII: Aviário 0 X 2 Restaurando Sonhos

12       Feira VII: Nacional 4 X 3 Mandela

  •  

Espaço de inclusão, Ginásio Municipal de Esporte reaberto

2/9/2018, 11:12h

Várias atividades esportivas marcaram a reabertura do Ginásio Municipal de Esportes Joselito Amorim que passou por ampla reforma e adaptação. Foi aprovado pelas federações de vôlei e basquete e está autorizado a sediar eventos regionais e nacionais.

Caratecas especiais, cadeirantes que jogam basquete, cegos que correm atrás da bola, jogadores de basquete que construíram suas histórias neste esporte, crianças e adolescentes que veem saída no esporte participaram do evento, na manhã deste sábado, 1º de setembro.

O prefeito Colbert Filho disse ter admiração e carinho especial pelo ginásio, construído em 1978, durante o primeiro mandato do seu pai, o ex-prefeito Colbert Martins. “O ginásio está adequado para todos os esportes”. Ele estava acompanhado pela primeira-dama Adenilda Martins.

Disse que o espaço será de inclusão, com a participação de atletas especiais, como aqueles que usam cadeiras ou não veem a bola. Lembrou que a pedido dos atletas, o piso foi trocado. O cimento deu lugar a um material que previne lesões. “Os sanitários foram reformados, a iluminação está mais eficiente”. Pediu para que todos conservem o local.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, disse que o equipamento é importante para o esporte local e vai sediar várias competições ao longo deste ano. Também pediu para que as pessoas que utilizarão o espaço cuidem dele.

O vereador Roberto Tourinho lembrou que no Ginásio Municipal já aconteceram competições importantes como as Olimpíadas do Exército e os Jogos Abertos de Feira e o da Bahia. Para o vereador Cadmiel Pereira, oferecer opções de esporte indica um governo que se preocupa com a saúde dos cidadãos.

Ginásio à altura da cidade

Atuando no time máster de basquete, Aníbal Azevedo (foto) disse que o ginásio está à altura de Feira de Santana. Destacou a qualidade do piso, adequado para prevenir lesões, principalmente nos esportes de alto impacto. “Aqui pode aparecer uma nova geração de bons atletas, e não apenas no basquete”.

Vários secretários municipais e vereadores acompanharam o prefeito Colbert Filho na solenidade.

  •  

Copa dos Bairros começa domingo e tem 44 times

31/8/2018, 17:20h

A taça da XVIII Copa dos Bairros de Feira de Santana começa a ser disputada no próximo domingo, 2 de setembro, por 44 times. Outros oito, dos distritos, iniciam a corrida pelo título da XVIII Copa Interdistrital. As competições são os Jogos da Cidadania, realizados pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

As competições têm como objetivos incrementar e desenvolver o intercâmbio social e desportivo nos bairros e nos distritos, bem como promover a integração social entre as comunidades; estimular a prática esportiva e o lazer na comunidade.

As 22 equipes melhores classificadas no campeonato de 2017 terão o direito de jogar a segunda partida em seu mando de campo. A final vai acontecer no dia 4 de novembro, no Estádio Gilson Porto, na Estação Nova ou no Joia da Princesa.

Classificação será em mata-mata

A classificação à segunda fase será decidida em dois jogos. Da primeira rodada, as partidas de ida, participarão 24 equipes e as 20 restantes se enfrentarão no dia 9. Os jogos de volta serão realizados nos dois domingos seguintes.

A partir daí os jogos serão eliminatórios, adotando-se como critério de desempate o saldo de gols – persistindo a igualdade, a vaga será disputada em cobranças de penalidades máximas. Os confrontos serão definidos através de sorteios.

Primeira rodada completa

As partidas serão realizadas na Estação Nova, Beira Riacho, Papagaio, Baraúnas. Baixada, Campo do Jaime, Novo Horizonte, Irmã Dulce, Feira VII, Feira X, Queimadinha e Asa Branca.

1ª RODADA - IDA

1 - Beira Riacho: Boca e River X Conceição – 8h     

2 - Beira Riacho: Inter Gabriela X Vitória - 10h

3 - Estação Nova: Chelsea Rocinha X Acácia - 8h

4 - Estação Nova: 02 de Março X Amigos do Polivalente – 10h   

5 - Baraúnas: Babatinan X Flamengo Asa Branca – 8h

6 - Baraúnas: Galileia X Flamengo Gabriela – 10h

7 - Queimadinha: Mogi das Cruzes X Dínamo - 8h

8 - Queimadinha: Real Queimadinha X Cristo no Comando - 10h

9 - Baixada: Visão de Àguia X Bahia do Centro – 8h

10 - Baixada: Fluminense X Inter do Papagaio – 10h

11 - Feira VII: Aviário X Restaurando Sonhos - 8h

12 - Feira VII: Nacional X Mandela – 10h

  •