SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Eventos esportivos de Feira de Santana com inscrições prorrogadas

31/3/2020, 16:37h

Os dirigentes das equipes que participarão dos eventos esportivos promovidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, solicitaram a prorrogação das inscrições das suas equipes nos certames e, com a suspensão do início dos jogos, a solicitação foi atendida pelo Governo Municipal.

A decisão da Secretaria de Cultura, esporte e Lazer (secel) visa continuar fomentando o esporte local, após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todas as ações estão voltadas a prevenção e combate ao vírus na cidade.

Confira as novas datas:

Inscrições até 30 de abril

Copa Máster

Super Copa de Base

Inscrições até 30 de maio

Copa Feminina

Copa de Bairros

Copa Interdistrital.

As inscrições são realizadas pelos dirigentes através do site www.feiradesantana.ba.gov.br, clicando no banner dos Jogos Esportivos 2020.

Os dirigentes podem realizar até o dia 9 de abril o cadastro que dá acesso a inscrição online dos Jogos Esportivos de Feira de Santana, entrando em contato com o Diretor de Esportes da Secel, Emerson Brito, através do telefone: (75) 99132-0498.

  •  

Inscrições para Jogos Esportivos são feitas pela internet

23/3/2020, 9:28h

As inscrições dos atletas para os Jogos Esportivos de Feira de Santana, que terão 45 eventos em 25 modalidades, serão encerradas no dia 27 e estão sendo feitas exclusivamente pela internet.

Para tanto, o dirigente deve ir à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e procurar o Departamento de Esportes, onde fará um cadastro. A Secel fica à rua Estados Unidos, 37, Kalilândia.

Após ser cadastrado, o dirigente receberá login e senha, que dão acesso aos formulários eletrônicos. A iniciativa tem como objetivo facilitar o trabalho das inscrições por parte das equipes, eliminar o trânsito de papel e oferecer segurança.

Os jogos esportivos são organizados pela Secel – Departamento de Esportes, e patrocinados pela Prefeitura de Santana. O contato deve ser pelo site www.feiradesantana.ba.gov.br. Basta clicar no link.

  •  

Inscrições para Jogos Esportivos continuam sendo feitas normalmente

17/3/2020, 16:19h

As inscrições para os Jogos Esportivos de Feira de Santana, competições patrocinadas pela Prefeitura, que estavam previstos para serem iniciados neste semestre, continuam sendo feitas normalmente.

As competições, e muitos outros eventos públicos que seriam realizados na cidade, foram adiadas sine die por determinação do prefeito Colbert Filho, como medidas de prevenção e contenção da pandemia do coronavírus.

Para tanto, os dirigentes devem se dirigir ao Departamento de Esportes da Secel, à rua Estados Unidos, 37, Kalilândia, para fazer um cadastro e ser informado do login e senha que dão acesso ao formulário específico.

O início dos jogos está condicionado à situação do momento do problema de saúde mundial no próximo semestre, visto que as disputas atraem grande número de torcedores.

Se não mais forem registrados diagnósticos do coronavírus, a competição poderá ser realizada.

  •  

Prefeitura lança prêmio para protótipo de escultura de vaqueiro

17/3/2020, 7:53h

As inscrições para o Prêmio Cultura de Arte Popular, que vai selecionar protótipo para escultura de um vaqueiro, estão abertas, pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a partir desta segunda-feira, 16, e encerradas dia 4 de maio.

O prêmio para o vencedor será de R$ 15 mil. O protótipo deverá ter de 30 a 40 centímetros de altura. A escultura terá dois metros de altura e será fixada em uma praça da cidade – por isso o material deve ser resistente às intempéries.

O concurso será aberto às pessoas físicas, maiores de 18 anos, que comprovem envolvimento com a criação da arte popular no município, que deverão entregar o protótipo e registros de todo o processo de elaboração, mais formulários de inscrição e documentação.

As propostas serão analisadas pela Comissão de Seleção e Acompanhamento, que será nomeada nos próximos dias pela Prefeitura de Feira de Santana.

As etapas de habilitação e seleção ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de maio e a divulgação da proposta vencedora, vai ser publicada no Diário Oficial do Município no dia 8 de maio. O prazo para entrega da escultura será de 30 dias.

Vaqueiros e tropeiros são patrimônios culturais imateriais do município. A cidade já Feira de Santana já teve monumento semelhante, mas que não resistiu às intempéries – tripeiros são homenageados em praça que tem escultura específica.

  •  

Fluminense joga domingo com portões fechados: jogos amadores estão suspensos

16/3/2020, 19:59h

Todos os eventos esportivos do município de Feira de Santana estão suspensos por conta da pandemia de Corona Vírus. Após o prefeito Colbert Martins adiar a Micareta de Feira de Santana, é prudente evitar a aglomeração de pessoas até o fim do surto.

“As inscrições continuam abertas, porém a execução do evento está suspensa. As inscrições das equipes estão mantidas, pois são feitas online”, informa o Diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito.

A Federação Bahia de Futebol se posicionou, nesta segunda-feira, 16, sobre a continuidade do Baianão 2020. A entidade divulgou uma nota oficial determinando a realização das partidas das duas próximas rodadas em estádios com portões fechados.

Por isso, o Jogo do Fluminense contra Jacuipense, previsto para o domingo, 22, no Estádio Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, será realizado com os portões fechados.

“Todos os acessos para arquibancadas estarão fechados, incluindo a Tribuna de Honra. Só será permitida a entrada dos times, comissões técnicas, imprensa e quem estiver a serviço profissional”, conclui.

  •  

Inscrição para credenciamento de pareceristas até 31 de março

12/3/2020, 15:22h

Os interessados em participar do credenciamento de pessoas físicas para formação de banco de pareceristas, que possam exercer as atividades de análise e emissão de parecer técnico sobre projetos culturais e esportivos no âmbito do Programa Pró Cultura Esporte, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Secel), têm até o dia 31 de março para realizar a inscrição.

As inscrições devem ser feitas através da entrega da documentação, em envelope lacrado, ao Setor de Protocolo da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (rua Estados Unidos, 37, Kalilândia), ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade SEDEX ou carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR).

O edital e a documentação necessária para inscrição estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/atos/executivo/1IP8N71222020.pdf

O candidato deve ter dois anos de experiência comprovada na área que irá se inscrever e pode indicar até três áreas culturais e esportivas de seu interesse para se candidatar.

O banco de pareceristas credenciados por este Edital terá validade de 2 (dois) anos, prorrogável por igual período, a critério da SECEL.  O credenciado convocado será contratado (a) nos termos da Lei nº 8.666/93 e suas alterações, e será remunerado no valor de R$ 100,00 (cem reais), por projeto avaliado.

 

 

 

  •  

Eventos Esportivos de 2020 serão lançados na terça-feira, 10

9/3/2020, 15:9h

Os Eventos Esportivos 2020 em Feira de Santana serão lançados nesta terça-feira, 10, as 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do prefeito Colbert Martins Filho. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem das diversas modalidades esportivas, que serão realizados ao longo do ano.

“Em 2019 foram realizados 45 eventos envolvendo 15 mil participantes, sendo contempladas diversas modalidades”, afirma o diretor de Esportes da Secel (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), Emerson Brito.

Além disso, acrescenta, a Prefeitura também apoia diversas entidades esportivas, entre elas: escolinhas de futebol, Liga Feirense de Vôlei, Associação Feirense de Basquete, Federação de Baleado da Bahia, além de associações e iniciativas de comunidades do município.

Ainda de acordo com o diretor de Esportes, outras ações desenvolvidas pela Secel está o Projeto Dente de Leite, em parceria com a Associação Desportiva Campo Limpo, que atende cerca mil crianças, ofertando futsal, handebol, basquete, vôlei, natação, artes marciais, além de atendimento psicológico e realização de festivais. Essas atividades são realizadas no Complexo Esportivo Oyama Pinto.

INCLUSÃO NO ESPORTE

As atividades também se estendem para os distritos, através do Circuito Esportivo, que leva esporte de iniciação às crianças.

Ermerson Brito salienta ainda que a inclusão no esporte é amplamente defendida pelo Governo Municipal, através das Paraolímpicas, quando acontecem jogos de basquete de cadeirantes, futsal de cegos, capoeira, atletismo, natação para portadores de síndrome de down e o futsal de surdos.

“Os atletas do futsal para surdos estão recebendo apoio para treinamento com o objetivo de disputar o Campeonato Baiano, que acontecerá 21 a 22 de março”, pontua.

  •  

Mil mulheres comemoram seu dia na Corrida TPM Análise

9/3/2020, 9:49h

O Dia Internacional da Mulher foi marcado em Feira de Santana, no fim da tarde deste domingo, 8, com a 5ª Corrida TPM. A competição reuniu atletas de todas as idades em provas de 3km de caminhada e de 5km e 10km de corrida ao longo da avenida Nóide Cerqueira.

A 5ª corrida TPM, cuja sigla significa Trecho Para Mulheres, é voltada exclusivamente para atletas do sexo feminino. Homens, só na plateia, dando apoio e vibrando com a garra e vigor físico das atletas.

A competição, promovida pelo Jornal Folha do Estado, conta com apoio do Governo Municipal. O prefeito Colbert Martins Filho acompanhou a prova e apitou a largada, destacando a importância da prática de esportes e do incentivo que a competição representa para os atletas feirenses.

A competição teve como ponto de partida o Shopping Avenida, local onde foi montada toda a estrutura necessária para a prova, dentro dos padrões exigidos pela Federação Baiana de Atletismo, conforme observou o árbitro da Federação, Antônio Carlos Rocha.

Todas as atletas que participaram da prova receberam medalhas além de troféus para as primeiras colocadas.

  •  

Vitória do São Paulo marca abertura do Campeonato da Estação Nova

9/3/2020, 8:28h

Com um placar de 2 X 1, o São Paulo venceu a partida contra o Brasília na abertura do Campeonato da Estação Nova 2020, na manhã deste domingo, 08. A primeira partida de um dos campeonatos amadores mais disputados de Feira de Santana contou com a presença de um público recorde com muita sede de gol.

A abertura do campeonato foi marcada pela pressão do São Paulo contra o adversário, com o placar que foi ampliado no segundo tempo. O Brasília tentou reagir, mas a supremacia do concorrente não abriu brecha suficiente, para alegria da torcida organizada que foi ao Estádio da Estação Nova.

Enquanto no gramado a bola rolava, os olheiros já estavam a postos avaliando possíveis promessas de novos atletas para o futebol de base dos dois principais times profissionais feirenses.

  •  

Copa Master terá 24 times

5/3/2020, 7:56h

O número de equipes que vai disputar a Copa Master de Feira de Santana de 2020 será quase duas vezes e meia maior do que o registrado no ano passado. Passou de 10 para 24 times.

“O aumento considerável na quantidade de equipes mostra o sucesso desta competição”, afirmou o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer, Emerson Brito.

Outro ponto evidenciado pelo diretor é a confirmação da participação de ex-jogadores de futebol de destaque nacional, como meia Jorge Wagner e Fábio Baiano, que defenderam grandes equipes.

Para Emerson Brito, não é a quantidade de atletas – a Secel tem a expectativa de participação de em torno de 800 jogadores, mas a qualidade e a motivação dos participantes. Todas as partidas serão realizadas no Joia.

“O mercado de futebol máster está movimentado em Feira de Santana, porque ex-jogadores profissionais ou amadores que também se destacaram na cidade estão querendo participar da Copa Master”, afirma o diretor.

As inscrições para a Copa Master, como todas as relacionadas às competições de futebol, serão encerradas no final deste mês, pela internet, exclusivamente – link www.feiradesantana.ba.gov.br.

Antes, o dirigente da equipe deve se dirigir ao Departamento de Esportes, à avenida Estados Unidos, Kalilândia, para fazer cadastro, quando fará cadastro e receberá senha que da acesso aos formulários de inscrição.

Poderão ser inscritos atletas a partir de 40 anos completos, com exceção do goleiro, que pode ser de qualquer idade.

  •