SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Gal Costa canta no Natal Encantado nesta segunda-feira

18/12/2017, 11:3h

Dona de uma voz inconfundível que há décadas conquistou o Brasil, Gal Costa será a grande atração do segundo dia do Natal Encantado. Vai cantar em praça pública em Feira de Santana pela primeira vez na noite desta segunda-feira, 18, na praça Padre Ovídio. O Natal Encantado mais uma vez atinge seu ápice.

A expectativa é de praça lotada. A cantora soteropolitana vai realizar um show intimista. Será acompanhada apenas por um violonista. Dona de uma voz que encanta os fãs há décadas, Gal Costa dispensa uma grande aparato para que os objetivos daqueles que vão ouvi-la sejam atingidos.

A musa da tropicália vai apresentar seus grandes sucessos – que como sua voz inconfundível se eternizaram - a partir das 20h. O show é gratuito.

Consagrado internacionalmente, violonista Robson Miguel se apresenta às 22h

E a segunda-feira será dia de grandes nomes da nossa música. Na mesma noite o violinista Robson Miguel, como Gal Costa, conhecido internacionalmente, se apresenta em Feira de Santana. É considerado o melhor violonista do mundo. O concerto será iniciado às 22h.

No palco 2, a partir das 15h, se apresentarão grupos de dança e o coral Maestro Miro. No estacionamento da Prefeitura às 10h se apresenta o Coral da UEFS, às 16h Dann Silveira e Vênus sobe ao palco às 19h.

Corais de escolas municipais se apresentarão no palco do Mercado de Arte Popular a partir das 10h e a Cia de Balet Antonieta Perez se apresenta às 16h. As crianças do programa Música nas Escolas se apresentam na sacada da Prefeitura às 18h.

  •  

Osba vai do erudito ao popular em pouco mais de uma hora

18/12/2017, 10:50h

“Valsa das flores”, de Tchaikovsky, encerrou o programa erudito da noite de domingo, 17, apresentado pela OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia). No bis, tocaram músicas da cantora americana Beyonce e um dueto da brasileira Anitta e Pablo Vitar, mais a onipresente “Aquarela brasileira”, com uma versão um tanto diferente.

Foi um concerto para embalar as próximas cinco noites do Natal Encantado, que está sendo realizado pelo quinto ano consecutivamente. Ao contrário de uma apresentação em um teatro, as reações às música clássica numa praça são mais quentes, diretas. Foi o que aconteceu na noite deste domingo. E quando se une o erudito com o popular as reações da plateia tendem a ser ainda mais explosivas.

Maestro demonstrou entrosamento com o público

O maestro Carlos Prazeres disse ter observado que grande parte da plateia era formada por jovens. Daí a decisão de tocar as duas músicas. Antes, interagiu com o público ao tocar “Noite feliz”, primeira inserção natalina da noite. “Gostaria que vocês cantassem”. Foi atendido.

A OSBA vem se destacando com o Cine Concerto, quando interpreta trilhas sonoras de filmes e de séries apresentadas na televisão. Na praça Padre Ovídio tocou a trilha de “Games of thrones”, entre outras composições que são sucesso de público.

Feirense radicada na Itália há 17 anos destaca valorização cultural

Feirense radicada há 17 anos na Itália, Marlene Silva disse ter ficado maravilhada com a programação da noite de domingo do Natal Encantado. “Oferecer a opção de se assistir a uma orquestra sinfônica é valorizar a cultura, principalmente dos mais jovens”. Ela foi à praça acompanhada pela filha Sara.

  •  

Coral Maestro Miro faz apresentação emocionante

18/12/2017, 10:38h

“Jesus Cristo”, música popular que se tornou natalina, encerrou a apresentação do Coral Maestro Miro na sacada do Paço Municipal Maestro Miro, na tarde deste domingo, 17, na abertura do Natal Encantado.

Formado por cerca de 40 vozes – escolhidas entre os participantes da oficina específica oferecida no Programa Arte de Viver, o coral é o maior de todo o município. É comandado pela mestrina Celia Zaiin.

A apresentação emocionou muitos dos presentes no estacionamento – que apenas viraram à direita para ver o coral cantar várias peças natalinas. Outra música bem recebida pelo público foi “Aleluia”, interpretada com a emoção que a letra pede.

“É uma iniciativa que aproxima as famílias, as pessoas”

“Um espetáculo à altura do Natal Encantado”, afirmou Gilvaneide Carneiro, que disse ter assistido a outras apresentações do coral. “É uma iniciativa que aproxima as famílias, as pessoas”, comenta.

A apresentação foi assistida pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges.

  •  

Orquestra Princesa do Sertão é aplaudida de pé

18/12/2017, 10:33h

E no final, o público aplaudiu de pé e com entusiasmo a apresentação da Orquestra Princesa do Sertão. O grupo foi uma das atrações do palco do estacionamento da Prefeitura, um dos núcleos do Natal Encantado. Foi uma tarde de apoteose.

Foram apenas oito peças populares, mas o suficiente para que os 52 músicos levassem, discretamente, a maestrina Rosa Eugênia às lágrimas. “Foi tudo muito bonito e todos deram o melhor para que os resultados fossem positivos”.

A Orquestra Princesa do Sertão é formada por estudantes de cinco escolas municipais – a maioria localizada na região do bairro Baraúnas. Violinos, flautas, tubas, contrabaixos acústicos e percussão se completaram na execução das peças, no projeto Música na Escola.

Apresentação impressionou família que veio de Fortaleza 

Solange Lima vibrou muito com a apresentação. “Tudo foi muito bonito e emocionante”. Segundo ela, trouxe parte da família, que mora em Fortaleza, para assistir ao Natal Encantado. “Sempre falei sobre os festejos natalinos daqui e finalmente eles vieram e estão encantados”.

Aos 11 anos, Maria Eduarda Almeida Matos, enfrenta o desafio de tirar o som mais limpo do violino. “Treinamos muito para tocar bem. E estamos conseguindo”. A pequena estudante também vibrou com a boa resposta do público.

Matheus Bacelar, que há dois anos toca tuba na Orquestra Neogibá, elogiou o desempenho técnico dos estudantes. “Estão no caminho certo e se continuarem se tornarão grandes músicos”. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, assistiu a apresentação. 

  •  

Crianças e adolescentes do Aviário deram show na abertura do Natal Encantado

18/12/2017, 10:18h

A apresentação solo da bailarina Kezia Andrade foi seguida por teatro infantil, street dance, capoeira e violão. Dezenas de crianças e adolescentes que frequentam o Centro Profissional Juiz Walter Ribeiro Júnior fizeram uma grande festa na abertura oficial do Natal Encantado, na manhã deste domingo, no núcleo do estacionamento da Prefeitura.

Todas as cadeiras foram ocupadas. Pais, amigos e vizinhos foram ver o desempenho das crianças e adolescentes. E, pelas respostas em palmas, saíram contentes com os resultados. Estar no grande palco montado no estacionamento foi momento impar para todos os presentes.

"Festa, luzes e alegria para todos que participam", ressalta José Ronaldo

“O que foi visto aqui foi uma pequena mostra que será o Natal Encantado deste ano, com muita festa, luzes e alegria para todos que dele participar”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que estava acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira. “Não tem como não ficar feliz, contente, vendo as pessoas se divertindo”.

Secretário destaca aspecto social

E a cada apresentação o público respondia com aplausos e manifestações de apoio. “Do ponto de vista social é muito interessante ver o resultado no palco o que foi treinado no por estas crianças”, disse Ildes Ferreira. A unidade, é ligada à Sedes, desenvolve projetos sociais e culturais a crianças em vulnerabilidade social. Cerca de 200 participam destas iniciativas.

Talento das crianças impressionou espectadores

A dona de casa Marilene Messias disse que foi ao centro fazer algumas compras e ficou emocionada com a apresentação e que o desempenho de todos mostra que o potencial artístico pode aparecer em qualquer bairro, basta ser estimulado. “Eles mostraram que tem muito talento e as suas apresentações foram sensacionais”.

 

 

  •  

Músicas clássica e popular abrem programação do Natal Encantado

16/12/2017, 21:13h

Representantes das músicas erudita e popular ocuparão os dois palcos da Praça Padre Ovídio na noite de abertura do Natal Encantado, que acontecerá pela quinta vez. No espaço principal se apresenta a Orquestra Sinfônica da Bahia e o palco montado ao lado será ocupado pelas Jovens Divas. As apresentações serão iniciadas às 20h deste domingo.

Será uma noite de clássicos. A OSBA é conhecida pela competência ao apresentar as obras dos grandes compositores da música erudita mundial e a qualidade dos seus componentes. Ao longo da sua história consolidou-se como um das mais conceituadas orquestras sinfônicas do país. Já se apresentou no Natal Encantado.

Além dos grandes clássicos eruditos, a OSBA vem se destacando com o projeto musical Cine Concerto, tido como um dos seus programas mais prestigiados pelo público.  O repertório do concerto prestigia trilhas sonoras clássicas de filmes de sucesso mundial.

PROJETO JOVENS DIVAS SERÁ ATRAÇÃO DO PALCO 2 

No outro palco se apresentará o quinteto Jovens Divas, formado pelas cantoras feirenses Rachel Reis, Pétala Ribeiro, Kareen Mendes,  Paloma e Bárbara Nunes, que cantarão antigos clássicos da MPB (Música Popular Brasileira). Serão acompanhadas por uma banda formada por nomes competentes da música local e comandada por Paulo Bindá.

O projeto Divas foi idealizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a cada ano a formação é mudada. A ideia é dar oportunidade para que cantoras locais se apresentem para um grande público, principalmente aquelas que estão iniciando na profissão. O palco do Natal Encantado é uma grande vitrine para artistas em geral.

PROGRAMAÇÃO COMEÇA AS 10H

No palco montado no estacionamento da Prefeitura, as apresentações serão iniciadas às 10h, com a CM Juiz Walter Ribeiro Júnior. A Orquestra Princesa do Sertão ocupa o palco a partir das 17h e a Família Azul, às 19h.

Neste domingo, a partir das 10h, no Coreto da Praça da Matriz, se apresenta a Filarmônica Euterpe Feirenses e a partir das 16h, este palco será ocupado pela Filarmônica 25 de Março. Ambas, joias da Princesa do Sertão. As 18h, o Coral Maestro Miro se apresenta na sacada da Prefeitura.

  •  

Caso do painel Lênio Braga chega ao Ministério Público

14/12/2017, 9:37h

A Promotoria do Patrimônio Artístico e Cultural de Feira de Santana está sendo provocada a adotar providências no sentido de cobrar da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (SINART) a restauração do painel Lênio Braga, obra de arte localizada no Terminal Rodoviário da Princesa do Sertão.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Edson Felloni Borges, formalizou a solicitação nesta quarta-feira, 13, junto ao Ministério Público do Estado da Bahia, através do promotor de Justiça Anselmo Lima Pereira.

O secretário entregou documentação relatando que o painel foi danificado pela instalação de um equipamento no interior no terminal. Segundo salienta Edson Borges, a rodoviária é explorada comercialmente pela SINART, sob concessão do Governo do Estado, que tombou o painel como patrimônio cultural da Bahia em 2001.

“Entendemos que a SINART, explorando comercialmente o prédio, é responsável pela conservação e reparos de qualquer dano causado ao painel. Uma vistoria do próprio Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) atesta que houve dano causado pela instalação de uma central de refrigeração no terminal, que está sob a responsabilidade da SINART”, explica o secretário.

Borges destaca, ainda, que as tentativas do Governo Municipal,  pelo menos nos últimos três anos, para resolver a questão dialogando com a SINART não foram bem sucedidas.

“Creio que a vistoria técnica do IPAC não deixa nenhuma dúvida sobre a responsabilidade da empresa que explora o terminal rodoviário”, acrescenta.

  •  

Prefeito homologa Regulamento da Micareta de Feira de Santana

13/12/2017, 17:29h

O Regulamento da Micareta de Feira de Santana foi homologado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O documento com as regras da maior festa popular do interior nordestino foi apresentado aos cidadãos feirenses no mês passado.

Um dos pontos importantes é a criação do Conselho Gestor, formado pelo prefeito, mais os titulares das 10 secretarias municipais envolvidas diretamente na organização da festa, o titular da Superintendência Municipal de Trânsito e o procurador geral do Município.

O regulamento é a ferramenta legal para a realização da Micareta. Estão definidos o circuito, dias e horários da festa, a quantidade de atrações que serão contratadas pela Prefeitura – 56, barracas, point universitário – quantidade e quem vai poder se inscrever (serão 30 e comandados por formandos, exclusivamente).

Avançamos vários degraus para organização da festa, afirma secretário

Com apenas 13 artigos, o Regulamento é considerado um avanço para organização da festa. “Avançamos vários degraus no tocante ao profissionalismo e antecipação na organização da Micareta”, observa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges.

A inscrição para os camarotes será aberta no dia 2 de janeiro e encerrada dia 28 de fevereiro. Os microfones estarão abertos as apresentações e para notícias de utilidade pública, resguardando-se o direito à liberdade expressão. A transgressão à regra implicará em multa sobre o valor do contrato.

De acordo com o Regulamento, as bandas já poderão se inscrever a partir de 2 de janeiro até 30 dias antes da data do início da Micareta. Para que número maior de músicos free-lancer seja contratado, será permitida a inscrição em no máximo quatro bandas.

O palco alternativo terá 20 atrações – as apresentações serão iniciadas a partir das 20h e encerradas às 4h da madrugada. As inscrições para os blocos serão iniciadas no dia 2 de janeiro e encerradas 30 dias antes do início da Micareta. O Regulamento da Micareta foi publicado na edição desta quarta-feira, 13, do Diário Oficial do Município.

  •  

Lâmpadas de Natal já alegram noites feirenses

12/12/2017, 17:45h

As praças Monsenhor Renato Galvão, da Bandeira, J. Pedreira e do estacionamento da Prefeitura já estão ‘vestidas’ com cordões em LED para o período natalino que se aproxima. A iluminação especial já embeleza estes e outros espaços desde a noite desta segunda-feira, 11.

As lâmpadas também darão um toque especial ao viaduto localizado no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro e ao Monumento ao Caminhoneiro, localizado na praça Jackson do Amaury.

Como manda a tradição católica, apenas serão apagadas no dia 6 de janeiro, quando nesta data os fiéis comemoram o Dia de Reis. As árvores, Matriz Metropolitana, Paço Municipal Maria Quitéria e postes serão iluminadas por mais de 250 mil microlâmpadas, eficientes e de baixo consumo.

Investimento de R$ 580 mil

As luzes põem Feira de Santana no clima natalino. O investimento para a iluminação cênica foi de R$ 580 mil. “A iluminação é uma tradição na nossa cidade que todos nos gostamos e admiramos. A mesma opinião tem quem nos visita”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França (foto).

Ele ainda disse que a iluminação especial é uma atração a mais para a cidade, além de contribuir para alegrar ainda mais o período natalino. “Todo nos já estamos acostumados com esta decoração das ruas e avenidas”.

O encanto das luzes é especial, afirma secretário

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, o encanto das luzes são especiais para pessoas de todas as idades. “Crianças e adultos se encantam com as luzes e espaços montados. A iluminação também faz lembrar a todos o que a data festejada significa”.

  •  

Decoração natalina já começa a receber os visitantes

12/12/2017, 17:36h

A feirense radicada em São Paulo há vários anos, Stefani Santos viu o Presépio e a Casa de Papai Noel, mais os palcos, que formam a estrutura para o Natal Encantado, pela primeira vez na noite desta segunda-feira, 11. E se admirou com os espaços.

“Muito bonito e certamente motivo de orgulho para todos nos, feirenses”, afirmou Steffani Santos. “Vi muitas fotografias, mas todos os espaços são muito mais bonitos a gente vendo de perto”. Para ela, as noites de final de ano em Feira são as mais animadas que conhece.

“É um evento que agrada pessoas de todas as idades”, comentou a jovem, que retorna a Feira depois de mais de dez anos em terras paulistas. “A partir do dia 17 eu e minha família vamos ter endereço certo. As noites serão muito divertidas”.

Família se encanta com a decoração

A dona de casa Keilla Oliveira, acompanhada pela filha Ana Clara e o marido Antônio Carlos Nascimento, foram ver a decoração natalina logo na noite em que foram iluminada. “Tudo é muito lindo. Com certeza será o destino de muitas pessoas nas noites de festa”.

As crianças foram as que mais se divertiram. Sem presença de Papai Noel, muitas ocuparam a cadeira onde o Bom Velhinho recebe as visitas, ouve as suas história e distribui muitos bons conselhos. Os espaços são abertos ao público em geral.

  •