SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Milhares participaram de festival da cultura em Humildes

18/2/2019, 8:28h

O 3º Festival da Cultura de Humildes reuniu, neste domingo, 17, milhares de pessoas da região e de municípios vizinhos. A multidão também animadamente participou da levagem da lenha e da lavagem da igreja.

A iniciativa tem como objetivo resgatar a cultura popular local, que vem se apagando ao longo dos últimos anos na opinião do agitador cultural e ator Edinho Baptista, que coordenou o festival. “Foi uma festa linda, com a participação de humildenses de todas as idades, que compraram a nossa ideia e vieram fantasiados em grupos ou sozinhos e animadamente fizeram a nossa festa. Todos nos estamos de parabéns”, afirmou. 

Antes, assistiram ao desfile de carroças enfeitadas. A vencedora foi a Grande Circo das Proibidas, formada por amigos de grupos de uma rede social – com palhaço, mágico e outros personagens. Conquistou 480 pontos.

Para moradora, foi a melhor festa já realizada

Foi um concurso de adesão e que teve a participação de várias carroças e grupos de amigos que se fantasiaram, como “As Santinhas”, e baianas, como dona Lourdes de Jesus (foto). “Festa melhor do que esta a gente não faz”.

Para o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, as festas realizadas na zona rural são traços que devem ser valorizados. “A Prefeitura vem fazendo a parte dela e o que vimos aqui, em Humildes, é uma manifestação das mais genuínas”. Também deram apoio ao evento a Guarda Civil Municipal e agentes da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), mais a Secretaria de Saúde.

  •  

Lavagem vai animar Humildes no domingo

15/2/2019, 17:34h

A Lavagem de Humildes, festa de adesão, vai animar o domingo, 7, no distrito. Também vai acontecer o concurso de carroças. Os veículos serão enfeitados e avaliados por uma comissão julgadora.

A concentração, diz o coordenador do evento, o agitador cultural e ator Edinho Baptista, será na Igreja de São Cristóvão, localizada a cerca de dois quilômetros do centro do distrito. Se deslocarão sentido a Igreja Matriz.

Edinho Baptista disse que não há necessidade de inscrição para participar do concurso de carroças. “Queremos que todos apresentem originalidade e levem animação para a nossa lavagem”.

  •  

Termina hoje prazo para bandas e artistas que desejam se apresentar na Micareta

15/2/2019, 12:2h

Termina nesta sexta-feira, 15, o prazo para cantores e bandas que querem se apresentar na Micareta de Feira de Santana – em trios elétricos, no palco fixo e orquestra de sopro e percussão, realizarem a inscrição na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Só com essa inscrição realizada, eles estarão credenciados para a festa. Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir à sede da Secel, na rua Estados Unidos, 37, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Só poderão se credenciar maiores de 18 anos e com notoriedade artística consolidada.

A lista com os nomes das pessoas físicas e jurídicas classificadas será divulgada em até 20 dias úteis, que deverão ser contados a partir do último dia de inscrição, no site da Prefeitura de Feira de Santana - www.feiradesantana.ba.gov.br.

O processo de credenciamento será conduzido por uma Comissão formara por três membros designados pela Secel e terá, entre outras atribuições, acompanhar todo o processo de seleção pública, receber os pedidos de inscrições, elaborar a lista de habilitados, proceder a inabilitação das pessoas que descumpram as obrigações constantes do Regulamento.

  •  

Secel inscreve até 6ª feira atrações interessadas em participar da Micareta 2019

13/2/2019, 16:55h

Cantores e bandas que querem se apresentar na Micareta de Feira de Santana – em trios elétricos, no palco fixo e orquestra de sopro e percussão, têm até a próxima sexta-feira, 15, para se inscreverem e, assim, se credenciar para a festa.

As inscrições estão sendo feitas na Secel, à rua Estados Unidos, 37, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Só poderão se credenciar maiores de 18 anos e com notoriedade artística consolidada.

A prorrogação do prazo, até o momento, não estão sendo levada em consideração pela Secel (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer), segundo o diretor de Eventos, Ricardo Lima. As inscrições foram iniciadas no dia 22 de janeiro.

A lista com os nomes das pessoas físicas e jurídicas classificadas será divulgada em até 20 dias úteis, que deverão ser contados a partir do último dia de inscrição, no site da Prefeitura de Feira de Santana - www.feiradesantana.ba.gov.br.

No ano passado, 78 pessoas físicas e jurídicas se inscreveram na Secel. Neste ano, diz Ricardo Lima, os números, de acordo com a procura, deverão ser maiores do que em 2018.

E as expectativas é de que, com a aproximação do final do prazo, artistas e bandas passem a procurar ainda mais a Secel. “Muitas prováveis atrações estão se organizando, buscando documentos para que atender o que diz a lei”.

O processo de credenciamento será conduzido por uma Comissão formara por três membros designados pela Secel e terá, entre outras atribuições, acompanhar todo o processo de seleção pública, receber os pedidos de inscrições, elaborar a lista de habilitados, proceder a inabilitação das pessoas que descumpram as obrigações constantes do Regulamento.

  •  

Controle para evitar entrada de armas no circuito da Micareta será mais rigoroso, diz PM

11/2/2019, 17:24h

As estratégias para proporcionar aos foliões uma Micareta mais segura foram apresentadas pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira, 11, durante a segunda reunião da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Novidades para o controle de acesso de foliões entrarão em vigor nesta edição da festa, que acontece entre os dias 25 e 28 de abril.

“Nosso objetivo é a cada edição da festa acabar com essa mística de que a Micareta de Feira é violenta. O controle de acesso, para que não entre armas no circuito será feito com mais rigor ainda em relação aos outros anos, inclusive nos períodos do dia em que a festa ainda não está acontecendo”, destacou o Major Lucio.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, os esforços estão concentrados na segurança. “Nossa festa não é violenta. Mas a cada ano a gente se esforça mais ainda para ser tranquila aos foliões. Por isso estamos focados, junto com as forças de segurança envolvidos no planejamento da festa”.

Nova localização das barracas

A sugestão, levantada na primeira reunião da FPI deste ano, em fazer a mudança do local das barracas para o canteiro central não foi aprovada para este ano. Porém, ela será rediscutida para ser colocada em prática a partir de 2020.

De acordo com o secretário, a questão foi de segurança. Como o planejamento já está sendo elaborado desde o ano passado, seria inviável mudar todo planejamento para adequar a mudança das barracas.

Estruturas e fiscalizações

Durante a reunião, outras demandas de fiscalizações e estrutura da festa foram debatidas. Um desses assuntos foi a rigorosidade no cumprimento da lei que exige do motorista de trios elétricos o curso de carga divisíveis. Este ano não será permitido condutor que não detêm o curso.

O secretário Edson Borges alertou também aos barraqueiros para o cumprimento dos prazos. Neste ano, na quarta-feira, 24 de abril – dia que antecede a abertura oficial da festa – toda instalação elétrica já deve estar pronta. 

  •  

Feira recebe o 10º Encontro de Muares no dia 24

6/2/2019, 16:19h

Muladeiros de diversos estados brasileiros têm encontro marcado em Feira de Santana, no próximo dia 24 de fevereiro, durante o 10º Encontro de Muares. O evento deve reunir cerca de 500 animais de pelo menos seis estados brasileiros para um passeio pelas ruas da cidade e se consolida como o segundo maior evento do gênero a nível nacional, mas o primeiro em estrutura.

Apaixonado por muares, o organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, mais conhecido como Carlô, mantém um plantel de mais de 100 animais. E convida os criadores e adeptos da montaria a prestigiarem o evento. Mas faz um alerta: “Neste encontro, só muares!”

A cavalgada pelas ruas da cidade será realizada no dia 24, a partir das 10hs. A concentração será na rua Campina Grande, imediações do imóvel de número 149, no final da avenida Maria Quitéria, próxima ao viaduto. De lá, os muladeiros seguem pela avenida Maria Quitéria, pegam a avenida Getúlio Vargas até a Prefeitura, seguem pela rua Visconde do Rio Branco, rua Conselheiro Rui Barbosa, retorna pela Praça do Nordestino, segue pela avenida Senhor dos Passos, avenida Getúlio Vargas, avenida João Durval Carneiro, contorna o Shopping Boulevard e retorna ao ponto de concentração.

Criado há 10 anos, o Encontro de Muares evidencia a importância da criação deste animal de tração para o desenvolvimento da região e a versatilidade dele em diversas atividades. “Em princípio, os muares eram vistos como animais de tração de carroça. Hoje, a importância dele vem tendo outros destaques e muita valorização, sendo que os burros participam de provas de tambor e também de vaquejada, além, é claro de montarias. São ótimos para passeios”, frisou Carlô.

  •  

Associação de Bandas e Artistas aprova edital de credenciamento criado pelo Governo Municipal

5/2/2019, 17:40h
O presidente da Associação de Bandas e Artistas de Feira de Santana, Flaviano Pinheiro, aprovou a criação de um edital de credenciamento para as bandas que pretendem participar dos eventos realizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
 
Durante reunião com o secretário Edson Borges, ele afirmou que o Governo Municipal está no “caminho certo”. A medida atende a exigências do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público (MP) e entrará em vigor na Micareta de Feira de Santana.
 
“As bandas precisam ter CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Além de atender recomendações, essa medida evita a existência de bandas fantasmas, feitas nas vésperas de grandes eventos, para conseguir contratação da Prefeitura”, afirmou o secretário, Edson Borges.
 
“É uma tendência nacional e as bandas devem buscar a profissionalização”, pontuou o secretario geral da Associação, Leo Águia.
 
  •  

Prefeito Colbert Filho visita obras do Centro de Iniciação ao Esporte

5/2/2019, 11:49h

O prefeito Colbert Martins Filho visitou, na manhã desta terça-feira, 5, o andamento das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que vem sendo construído no bairro Gabriela, através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Esporte. O equipamento é orçado em R$ 2.509.743,84 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

Previsto para ser entregue à população ainda neste primeiro semestre, o CIE foi concebido no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com vistas a ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades.

O projeto de arquitetura e engenharia do CIE vem sendo executado pela MA Almeida Engenharia, foi fornecido pelo Ministério do Esporte, e segue o mesmo padrão das 27 unidades da federação.

O projeto congrega, num mesmo espaço físico, atividades e práticas esportivas voltadas ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

O prefeito Colbert Martins, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e o diretor de do Departamento de Obras, José Braga Neto, ao inspecionarem o equipamento ponderaram sobre as obras de infraestrutura que serão implantadas no seu entorno, a exemplo de iluminação e pavimentação de ruas.

  •  

Ministério Público arquiva denúncia sobre contratação de bandas pela Secretaria de Cultura

4/2/2019, 17:12h

O Promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros decidiu arquivar uma representação da empresa E de Andrade Paim Transportes e Serviços ME, acusando a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana de manobras ilícitas na contratação de bandas, atreladas à licitação nº091/2018, nº017/2018

De acordo com a denúncia, a Produtora vencedora da licitação, para a contratação de algumas bandas, é obrigada a aceitar os grupos musicais indicados pela secretaria. “Foram feitas diligências e acostados aos autos diversos documentos, no entanto não foi encontrado elementos mínimos capazes de ensejar instauração de inquérito civil”, afirma o promotor no despacho.

“Fiz questão de colaborar com o Ministério Público na apuração dessa denúncia, fornecendo vários documentos, porque não concordo com essa prática. Quero que a contratação de bandas tenha a maior transparência, tanto que, de maneira inédita, estamos lançando o edital de Credenciamento para a Micareta 2019”, acrescenta o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges.

  •  

Secretaria de Cultura divulga órgãos que farão fiscalização da estrutura para Micareta

4/2/2019, 14:22h

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou quais repartições municipais, estaduais, e federais, mais empresas privadas, terão representantes nas três comissões técnicas da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), que atuarão na observação da segurança e qualidade nos serviços que serão prestados durante a Micareta de Feira de Santana.

A comissão que vai acompanhar a instalação de camarotes, arquibancadas, palcos e demais equipamentos dos circuitos da festa será composta por 11 membros, indicados pelas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, que a presidirá, de Desenvolvimento Urbano, de Saúde, de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Comissão Municipal de Defesa Civil, SMTT, Procon, do 2º GBM, CREA, Polícia Federal e da Coelba.

A fiscalização de hotéis, motéis, bares, restaurantes, blocos e o comércio de ambulantes será responsabilidade de representantes das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico - que a presidirá, de Saúde, Seprev, do Comando de Polícia Regional Leste, do 2º GBM, do CREA e do Procon.

A destinada aos trios elétricos, carros de apoio, blocos e demais veículos que estarão a serviço durante a Micareta 2019 compõe-se dos seguintes membros: Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, que a presidirá, de Saúde, do 2º GBM, do CREA, da Fazenda; da IFMT- Inspetoria Fazendária, da Polícia Rodoviária Federal e do DPT (Departamento de Polícia Técnica).

  •