SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Deputado envia à Assembleia Moção parabenizando a valorização do Esporte em Feira de Santana

20/2/2020, 8:47h

O deputado estadual José de Arimatéia enviou à Assembleia Legislativa da Bahia a Moção nº 23.410/2019, manifestando congratulações ao Governo Municipal, através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelas ações em prol do esporte no município.

Em 2019, a Secretaria teve recorde no desempenho de atividades, como os Jogos Paralímpicos, os Jogos Abertos de Feira de Santana, a Corrida Verão, Dominó para Cegos, Jogos de Salão e a Olimpíada Estudantil.

No Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, foram realizados 120 jogos amadores de futebol, com a participação de três mil pessoas, tornando o esporte cada dia mais acessível no município.

“Dê-se ciência desta moção de Congratulação e Aplausos ao município de Feira de Santana, na pessoa do seu prefeito, Colbert Martins, assim como à Secretaria, nas pessoas do seu secretário, Edson Borges e do Diretor do Departamento de Esporte, Emerson Brito”, conclui o parlamentar.

  •  

11º Encontro de Muares acontece nos dias 29 de fevereiro e 1º de março

18/2/2020, 17:0h

Já consolidado como um dos principais eventos do segmento no país, o 11º Encontro de Muares de Feira de Santana acontece nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. A expectativa é que a cidade receba cerca de 400 animais, oriundos de cidades da Bahia e de outros estados brasileiros, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Sergipe. 

Os muladeiros e convidados serão recepcionados no dia 29, a partir das 8h, na Academia do Cavalo, situada na avenida Dr. Silvio Matos, 1.111 (antiga Estrada Velha de Jaíba). No dia 1º de março acontece o tradicional desfile dos muladeiros pelas principais avenidas da cidade, com saída às 10h da rua Campina Grande, próximo ao viaduto da avenida Maria Quitéria. 

De acordo com o organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, mais conhecido como Carlô, o encontro feirense é o segundo maior do país. "Ficamos atrás apenas do evento que acontece em Iporá, em Goiás. Estivemos presentes este ano, entre os dias 22 e 25 de janeiro, representando Feira de Santana e a Bahia, e testemunhamos um evento com a presença de cerca de 4.500 muares", salienta. 

A coordenadora do encontro, Iraci Fonseca, observa que o evento será prestigiado por presenças ilustres. "Temos a expectativa da vinda do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além de criadores conhecidos nacionalmente, como Fernando Abati, de Minas Gerais, que trará animais que estão entre os mais valorizados do país, assim como Zenobio Cedraz, do município de Valente, na Bahia, que é outro criador conhecido no Brasil, entre outros". 

O 11º Encontro de Muares também contará com a participação de um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga, para realizar o registro de animais para rankeamento nacional. O evento terá ainda programação variada, com comercialização de animais, apresentação de marcha, domas, comidas de tropeiros e outras iguarias típicas, além de show de forró pé de serra com Valdômio Lima. 

O evento conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Comunicação Social; e Superintendência Municipal de Trânsito. 

  •  

Governo Municipal lança o Feira Reggae Festival, abrindo espaço para bandas e compositores do ritmo jamaicano mostrarem seu talento

17/2/2020, 11:8h

Os amantes do reggae já têm um encontro marcado com “A Bela Música”. Se antecipando ao Dia do Reggae, 11 de maio, data em que o ritmo jamaicano que ganhou o mundo perdeu Bob Marley, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho estará promovendo o Feira Reggae Festival.

Programado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para ocorrer no dia 10 de maio, em local a ser definido, o festival vai contar com uma pré-seleção das bandas e cantores inscritos, etapa em que um corpo de jurados vai escolher cinco candidatos que disputarão os três primeiros lugares.

De acordo com o secretário da pasta, Edson Borges, o Governo deverá investir em torno de R$ 60 mil na produção do certame. O primeiro, segundo e terceiros colocados vão receber, respectivamente R$ 7, 5 e 3 mil.

O anúncio do Feira Reggae Festival foi feito na manhã desta segunda-feira,17, numa coletiva à imprensa, no Salão de Reunião do Paço Municipal Maria Quitéria.

  •  

Aberto credenciamento no Projeto Pérola Negra 2020

10/2/2020, 16:56h

Está aberto o prazo de credenciamento no Projeto Pérola Negra 2020, para a Micareta de Feira de Santana, que acontece do dia 23 a 26 de abril. Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico, edição de sexta-feira, 7. O prazo vai até o dia 10 de março.

Iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho, o projeto objetiva apoiar financeiramente entidades de matrizes africanas que desejam desfilar durante a Micareta, desde atendam o que determina a legislação.

Poderão se credenciar entidades civis sem fins lucrativos, com manifestações da cultura de matriz africana, nas categorias afro, afoxé, bloco de samba e reggae, escola de samba e blocos de capoeira, para a prestação de serviços de bens imateriais, que se efetivará com o desfile durante a Micareta.

Para a habilitação dos interessados, além do Requerimento de Credenciamento (disponível no site http://www.feiradesantana.ba.gov.br/servicos.asp?id=8&link=secel/perola_negra20.asp), devidamente preenchido e assinado, serão exigidos os documentos elencados no mesmo sítio.

O local para entrega da documentação, exclusivamente presencial é a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, à rua Estados Unidos, 37, Kalilândia.

  •  

Tributo ao samba de roda nos 12 anos da Matinha

10/2/2020, 15:56h

Berço de um dos mais tradicionais grupos culturais do samba de roda, o distrito da Matinha se rendeu a todo gingado e melodia da Quixabeira da Matinha, na noite de domingo, 10. 

Quando a Quixabeira da Matinha subiu ao palco ainda estava tudo claro, com a luz do dia. Mas a noite veuo e a animacao ao foi aumentando, para delirio de um publuco que curte uma boa música, com um grupo de fama nacional. 

Funcionária de hospital, Ester Maciel é fã de carteirinha da Quixabeira da Matinha. Tanto que trocou o plantão no trabalho só para assistir de perto a apresentação. 

A animação também contou com reforço de outro feirense que resgata a cultura de raiz, o cantor e compositor Cesinha dos Olhos d'Água, que com seu repertório bastante eclético, fez também um tributo ao samba-de-roda. Ele cantou músicas de sucesso e algumas autorais, como Quarador, Navegar e Flor de Ijexá.

  •  

Veteranos Jonaldo e Chita atraíram as atenções na Copa Verão 2020 de Bicicross

10/2/2020, 8:39h

Os sexagenários Chita e Jonaldo, dos mais longevos do bicicross na Bahia e fortes  representantes feirenses deste esporte no Estado, foram as principais atrações da Copa Verão 2020, realizada domingo, 9, na Pista Edmundo Araújo. 

A competição, tradicional na cidade, realizou a sua 25ª edição, atraindo aproximadamente 60 competidores. Vieram atletas de Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Pojuca e várias outras cidades de diversas regiões da Bahia. Para o organizador Laelson Rios, a participação dos veteranos Chita e Jonaldo seria a grande expectativa do dia.

O prefeito Colbert Martins Filho compareceu no circuito momentos antes da abertura. Ele Foi recebido pelo organizador da Copa Verão e um dos dirigentes do bicicross em Feira, Laelson Rios. Colbert ouviu sugestões dos desportistas acerca de melhorias para o equipamento, especialmente na área de iluminação do espaço  e irá discuti-las com sua equipe técnica.

Pelo Município, também estiveram presentes os secretários Justiniano França (Serviços Públicos) e Valdomiro Silva (Comunicação), e o diretor de Iluminação Pública João Marcelo Gomes. O ex-vereador Jorge Oliveira, reconhecido pelo bicicross feirense como um dos seus principais incentivadores, também prestigiou o evento.

Laelson agradeceu o apoio da Prefeitura ao bicicross. "O prefeito Colbert e seus secretários sempre nos ajudaram. Somos gratos". Em breve a cidade  será mais uma vez movimentada com a realização de etapa do Campeonato Estadual.

  •  

Seu Maxixe atrai multidão ao aniversário de 12 anos da Matinha

9/2/2020, 13:58h

Um show com a banda Seu Maxixe marcou, na noite deste sábado, 08, a abertura das comemorações  pelos  12 anos de criação do distrito de Matinha, o mais novo dos oito que fazem parte da zona rural de Feira de Santana. A noite foi de muita animação, com a mistura de ritmos sertanejo, forró e arroxa, com músicas  românticas que levaram o público ao delírio.

A praça se tornou pequena para tanta animação de milhares de pessoas, que prestigiaram o show de Seu Maxixe, iniciado quase 23h. E tanta agitação estava só começando. No repertório o predomínio de músicas que falam de amor e muita sofrência. Enquanto isso, os casais se esquentaram dançando no ritmo do arrocha.

Seu Maxixe é, sem dívidas, uma das bandas mais queridas e curtidas pelos feirenses na atualidade. E atrai multidão por onde passa, como foi na noite de abertura da festa de aniversário da Matinha, promovida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. 

Antes do show de Seu Maxixe, a animação ficou por conta do cantor Marcelo Magalhães, um jovem talentoso que animou o público com um repertório apaixonado.

  •  

Festa de aniversário da Matinha anima o final de semana

7/2/2020, 20:44h

O distrito da Matinha, o mais jovem do município de Feira de Santana, comemora seu 12º aniversário neste final de semana. Há 12 anos o antigo povoado pertencente a Maria Quitéria foi elevado ao patamar de distrito. E na terra de Coleirinho da Bahia, um dos mais conhecidos cantores, compositores e sambistas do Brasil, não poderia faltar o samba de roda.

O grupo Quixabeira da Matinha é atração certa todos os anos. O sítio da festa foi montado na praça São Braz, vizinho à igreja que homenageia o santo, que é o padroeiro do local. O evento, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana e realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, consta no Calendário de Festejos Populares. É uma das mais tradicionais da zona rural do município.
 
E no palco se apresentarão oito atrações. Neste sábado, 08, a partir das 20h, acontecem os shows de Marcelo Magalhães, o sertanejo universitário da banda Seu Maxixe, além de Jean Santana e Sem Retoque. No domingo, a festa vai ser iniciada às 16h, com show da banda Chuá de Cabaça. Em seguida o ponto alto da festa, com apresentação do grupo Quixabeira da Matinha. Logo em seguida shows de Pau na Mulera e do cantor Nenho. 

  •  

Prefeitura de Feira vai realizar ações no Carnaval para atrair mais investidores para a Micareta

7/2/2020, 16:6h

"Vamos voltar a projetar Feira de Santana para o Brasil inteiro". O prefeito Colbert Martins Filho reforçou o empenho da administração municipal em fazer uma das maiores Micaretas, durante o lançamento em Salvador, na noite desta quinta-feira, 6. “Essa é uma festa do povo, sem cordas, e que todos possam brincar”.

A antecipação na divulgação da festa, que acontece de 23 a 26 de abril, é resultado dos esforços da Prefeitura para garantir uma das maiores Micaretas de todos os tempos.

"Estaremos com ações no Carnaval de Salvador para atrair mais investidores, aqueles que já estão aqui e queiram investir também em Feira. Nossa cidade está pronta e de braços abertos para receber a participação de cada um", afirmou Colbert Filho.

Entre as grandes atrações anunciadas, o cantor Bell Marques, as bandas Unha Pintada e Parangolé, que vão se apresentar na abertura, dia 23/04, o  grupo É o Tchan (24/04) e o cantor Jau (26/04), que sairá na avenida, às 10h.  

A participação dos artistas locais também está garantida. "Feira de Santana também tem grandes cantores e muita gente boa e competente para fazer a festa como vocês fazem o Carnaval”, afirmou Colbert Filho.

O chefe do Executivo Municipal reforçou que o Governo Municipal está trabalhando para manter o clima de tranquilidade nesta Micareta. “Teremos a presença das polícias militar e civil para que todos nós possamos ter uma festa em absoluta segurança".

  •  

Micareta 2020 está sendo planejada para ser a melhor dos últimos anos

7/2/2020, 15:39h

Em 2020, a Micareta de Feira vem com o tema “A festa é você quem faz”. A expectativa é de que essa será uma das melhores dos últimos anos, atribuída a sua organização, atrações contratadas e as ações intensificadas para que tenha uma maior visibilidade. O lançamento antecipado, na noite desta quinta-feira, 6, no Shopping da Bahia, em Salvador, reuniu a imprensa e empresários, gente que também faz a festa acontecer.

Apostando na Micareta 2020, que acontece de 23 a 26 de abril, o empresário Antônio Dyggs retorna ao Circuito Maneca Ferreira, após uma pausa de dois anos. “Estou bastante otimista e não é à toa que estou voltando para a Micareta com o Camarote Prime, que terá uma estrutura diferente do que o público está acostumado”, antecipa.

Para ele, levar a divulgação da festa para Salvador “é apostar em novos mercados”. “Uma iniciativa acertada da Prefeitura, que dará mais visibilidade a festa, atraindo novos públicos. E eu tenho observado a vontade das pessoas em participar da Micareta”.

Entre as atrações anunciadas para animar o folião sem cordas, o cantor Bell Marques, que vai abrir a festa na quinta-feira, 23, o grupo É o Tchan, no dia 24, Jau, no domingo, 26, além do Parangolé, e Unha Pintadinha, que cantará em trio fixo, ambos também na abertura.  Vão se somar aos nomes do cenário nacional os artistas locais.

“A Micareta é o principal evento da cidade. Fico feliz em ver que a Prefeitura está lançando com antecedência, antes de o Carnaval acontecer, e que isso, consiga trazer turistas para curtir a nossa festa e a movimentar a economia”, disse o empresário Luiz Mercês Júnior.  

“Trazer a divulgação para Salvador é colocar a Micareta na pauta do Carnaval”, afirma a jornalista e radialista Dandara Barreto. Ela reconhece que a organização antecipada da festa é “uma forma de resgatar a sua força como um dos maiores carnavais fora de época do país”.

Rose Leal, jornalista e blogueira, afirma que a Micareta ainda é um dos principais eventos populares que Feira de Santana possui e referência cultural para o Brasil. “Sendo assim, temos mesmo que chamar o público a curtir a nossa festa, resgatando a sua força”.  A colunista social Lia Bernardes considerou a ideia “fantástica. Temos mesmo que interagir com a capital”.

Enquanto isso, o diretor da TV Aratu, Ney Bandeira, afirmou que a emissora vai fazer uma das maiores coberturas da festa, inclusive com flashes ao vivo durante sua programação.  O compositor e cantor Roberto Kuelho reconheceu que “a Micareta está tendo o tratamento que merece. É uma das maiores festas de rua do país e merece uma divulgação que privilegie essa condição. Isso é bom para a cidade, bom para os artistas e para a nossa festa”.

  •