SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

FG School vence e passa à semifinal na Copa Sub 13

13/9/2019, 16:51h

O time do FG School derrotou por 2 a 0 a equipe do FSA2, na abertura da segunda fase da Copa Sub13, na noite desta quinta-feira, 12, no Joia da Princesa. É um dos semifinalistas.

A rodada terá sequência neste sábado com mais três partidas, também no Joia, a partir de 8h, que definirão os outros três semifinalistas da competição.

Bola pra Frente vai enfrentar o time da Arena Humildes, na abertura da rodada tripla, às 8h, Aprendendo com a Bola joga contra o Acorda pra Vence e fechando a rodada, o Real Vermelho, de Santanópolis, pega o FSA1.

Na mesma noite, pela Copa Masters, as duas partidas terminaram em empatadas em 0 a 0. Se enfrentaram Unimaster x Objetivo e Arena Queimadinha x São Paulo.

A próxima rodada desta competição está marcada para o dia 19, no Joia da Princesa.

  •  

Arte na Avenida vai acontecer pela quarta vez neste domingo, na Getúlio Vargas

13/9/2019, 8:5h

A quarta edição do Projeto Arte na Avenida vai acontecer neste domingo, 15, no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, à altura da entrada da rua São Domingos, no Capuchinhos.

É, seguramente, o espaço mais democrático onde artistas expõem e vendem suas criações diretamente aos interessados, quando combinam o preço. Vale pechinchar.

A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, tem como objetivo mostrar as pessoas as mais diversas formas de expressão.

A participação é por adesão – não é necessária reservar a vaga, se inscrever ou pagar taxa. Quem desejar deve levar sua banca ou colocar a mercadoria no chão mesmo.

No final da tarde, deve pegar seus produtos e levá-los para suas casas. A Prefeitura não leva ou traz mercadorias.

Os interessados poderão comprar, a preços baixos, as mais diversas formas de artesanato, quadros, bisquis, antiguidades, comida, panos de pratos, entre outros produtos.

Dezenas de pessoas participaram da edição passada, tanto vendendo como comprando. Além do contato entre os expositores, há uma troca de experiência e observa-se tendências.

  •  

Cancelado o Desafio Nordeste de Ciclismo

5/9/2019, 8:13h

“É no mínimo estranho que os ciclistas de Feira de Santana não tenham se sensibilizado para um evento inédito e em comemoração ao aniversário de Feira de Santana”. Lamentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Edson Felloni Borges, ao anunciar, nesta quinta-feira, o cancelamento – “ou pelo menos o adiamento”, do Desafio Nordeste de Ciclismo. 

O secretário destacou que o Departamento de Esportes da Secel tem, atualmente, um calendário de promoções que mobiliza cerca de 10 mil atletas, nas mais variadas modalidades esportivas, inclusive para pessoas com deficiência. “Já estão reivindicando até que a gente realize um campeonato regional de futebol, com equipes de Feira e cidades vizinhas”, acrescenta.

“Temos eventos de futebol masculino e feminino, ginástica ritimica, atletismo, natação, handebol, baleado, vôlei e basquete, futebol de mesa, sinuca e jogos de tabuleiro. Para pessoas com deficiência, temos o futebol de cegos, vôlei adaptado, basquete para cadeirantes e capoeira para atletas com síndrome de down”, elenca Edson Felloni Borges.

O secretário informa que o Desafio Nordeste de Ciclismo chegou a ter 120 inscritos logo quando foi lançado, “mas estranhamente o número de inscrições caiu para cerca de 30. Fizemos tudo com a assessoria da Federação Bahiana de Ciclismo, tudo dentro  do padrão, mas lamentavelmente os ciclistas não se sensibilizaram em participar de um evento que iria comemorar o aniversário de Feira de Santana”, disse Edson Felloni Borges.     

  •  

PróCultura-Esporte foi fundamental para conquista, diz atleta

2/9/2019, 16:3h

O apoio da prefeitura de Feira de Santana foi fundamental para que feirenses atendessem a convocação e participassem do 5º Campeonato Internacional de Karatê Shotokan/JKS.

A delegação feirense conquistou 19 medalhas e contribuiu para que o Brasil fosse escolhido para sediar o mundial de 2021.

“Se não fosse o Pró-Cultura/Esporte, acredito que ao contrário de 22 atletas, apenas três ou quatro tivessem participado do mundial”, afirmou o mestre Oldac Araújo. “O apoio da Prefeitura foi fundamental para a nossa participação”.

O PróCultura é um programa de incentivo ao esporte idealizado pela Prefeitura de Feira de Santana que, por meio de renúncia fiscal, destina recursos para este setor.

  •  

Feirenses brilham no Mundial de Karatê Shotokan, na Irlanda

2/9/2019, 15:48h

Pouco mais da metade da Seleção Brasileira que disputou o 5º Campeonato Internacional de Karatê Shotokan/JKS, a delegação feirense ganhou 19 medalhas.

Atletas feirenses tiveram o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Programa PróCultura/Esportes.

Três de ouro, seis de prata e outras dez de bronze, conquistadas nas modalidades individual, equipe, katá (simulação de luta real) e kumitê (luta real).

A competição aconteceu entre os dias 23 e 25 de julho, em Dublin, Irlanda, teve a participação de mais de 30 países. Na tarde deste domingo, 1º, atletas e familiares se confraternizaram.

Pela primeira vez o Brasil ficou entre os cinco primeiros, atrás do Japão, Inglaterra e Escócia e à frente de potencias como China, França e Itália.

O resultado, diz o atleta e técnico, Adriano Araújo, credenciou o Brasil para sediar o campeonato mundial de 2021.

A quantidade de pódios, disse, o surpreendeu, mas estava confiante em um bom resultado. “Foi melhor do que a gente esperava. Mas tudo isso é resultado de treinos intensos”.

“Com determinação superamos nossas dificuldades, tanto de patrocínio como de locais de treinamento e demos o melhor de nós”, afirmou o atleta.

Base da seleção brasileira, os feirenses vão estar na equipe que vai disputar o Sulamericano no próximo ano, no Chile.

“Os números mostram que o caratê de Feira de Santana é forte e apresenta um elevando nível técnico”, afirmou o mestre Oldac Araújo.

Trigêmios idênticos, Gabriel, Luan e Ian, 17 anos, faixas-marrom, ainda comemoram a maior das suas conquistas neste esporte, ao exibir medalhas de ouro, prata e bronze.

“A expectativa grande e o alto nível da competição impressionou”, afirmou Gabriel, que ganhou uma medalha de bronze e outra de ouro.

Ian destacou a organização e a determinação dos atletas para se posicionar no pódio. “Todos brigaram muito pelas medalhas”.

Para Luan, o campeonato foi um evento que vai ser traduzido em experiências para as competições vindouras.

A equipe de dez anos, formada por Luan, Vitor e Oldac também fez bonito e trouxe medalhas de ouro – cada um deles carregava no pescoço duas medalhas.

  •  

Futsal e futebol feminino recebem apoio da Prefeitura

29/8/2019, 21:9h

Calendário de competições, treinos regulares e apoio logístico. Aspectos que tem contribuído para o crescimento do futebol e futsal feminino em Feira de Santana. Acompanhando a ascensão mundial destas modalidades entre as mulheres, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, têm garantido todo o suporte para o desenvolvimento destas práticas esportivas no município.  

Este ano está sendo realizada a Copa Feirense de Futebol Feminino, com jogos no Jóia da Princesa, e em setembro começará o Aberto de Futsal Femino, com partidas no Ginásio do Complexo Esportivo Oyama Pinto.

Além de promover os eventos, a Prefeitura também proporciona condições de treinamento para as atletas. O time de futebol feminino do Flamengo de Feira, bem como as equipes de futsal Independente e Seleção Feminina de Futsal da Uefs, treinam no Complexo Oyama Pinto. 

De acordo com o diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito, além do apoio logístico, o Município também cederá material esportivo para as equipes. "Essa relação já foi solicitada aos treinadores, e assim que tivermos conhecimento vamos providenciar todo o material". 

O treinador da Seleção da UEFS, Irving Rodrigues de Matos, diz que o futsal feminino vive um novo momento em Feira de Santana. "E o apoio da Prefeitura tem sido fundamental. O diretor Emerson Brito tem conduzido todo esse processo, sempre dando uma atenção especial". 

Para a atleta do Flamengo de Feira, Meire, o incentivo será refletido dentro de campo. "Com certeza bons resultados aparecerão. As meninas estão felizes e acredito que teremos uma temporada bastante produtiva para o futebol feminino feirense". 

  •  

Divulgada programação musical do Caminho da Roça, na Expofeira

29/8/2019, 18:23h

O palco do Caminho da Roça será o destino de quem busca shows musicais durante a 44ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana – Expofeira 2019, que acontecerá de 1 a 8 de setembro, no Parque João Martins da Silva. O forró, principalmente o genuíno pé de serra, vai predominar na programação.

Na abertura do evento, domingo, 1, três atrações animarão o público: Zé do Norte, Cheiro do Acordeom e Lanna Rizzi. A animação será iniciada às 16h.

Na segunda-feira, 2, não haverá programação de shows, mas na terça-feira, 3, a festividade retorna com apresentação das bandas Flor de Jerimum e Pedrinho dos 8 baixos, a partir das 16h.

A banda Amantes do Forró e o Trio Araponga serão as atrações da quarta-feira, 4. Já na quinta-feira, 5, o público será animado por três bandas: Trio Esperança, Mequinha do Acordeom e Surpresa do Nordeste. As apresentações começam às 16h.

Na sexta-feira, 6, animam o público, a partir das 14h, as atrações: Forró com Mel, Coronel da Sanfona e Nu  Xote. Como o fluxo de pessoas passa a aumentar, serão quatro atrações para animar a festa.

No sábado, 7, a programação também começa às 14h, ao som de: Chorinho e Samba, Quarteto Nordestino, Forró Fulêro e Sambadores do Nordeste. No domingo, 8, a festividade será encerrada, a partir das 14h, com apresentações de Bié, Cavaquinho de Ouro, Trio Forró do Nordeste e Arrocho do Vaqueiro.

Além disso, apresentações de grupos de samba de roda itinerante, serão atrações da Expofeira.

Confira:

DIA

HORA

ATRAÇÃO

DOMINGO (1)

16H

NETO DO BERRANTE

SÁBADO (7)

16H

UNIÃO DO SAMBA

DOMINGO (8)

14H

TONHO DO GADO

DOMINGO (8)

16H

SÃO FRANCISCO DO ROSÁRIO

 

 

  •  

Karateca infantil busca patrocínio para Campeonato Brasileiro

25/8/2019, 15:15h

Campeão baiano em Kumitê 2019 e vice-campeão baiano Kata por equipe 2019, o atleta faixa verde Ronald Passos, 10 anos, está numa cruzada para tentar conseguir patrocínio que possibilite sua participação no Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional, que ocorre em Cuiabá (MT), entre os dias 5 a 7 de setembro.

Atleta há apenas dois anos, Ronald é uma das promessas deste esporte em Feira de Santana, já tendo conquistado também outros títulos, como campeão interiorano Kata individual e equipe em 2018.

Ronald vem de uma família onde as duas irmãs, mais velhas, também são atletas de handebol. Poliana Passos, 26 anos, foi campeã baiana, enquanto Raquel Passos, 22 anos, bi-campeã.

A mãe do atleta, Eliane Passos Moreira da Silva, ressalta o desejo da criança de participar das competições a nível nacional, “Ele já conquistou a inscrição, mas existem despesas com passagem aéreas para ele e a acompanhante, já que é menor de idade, além de hospedagem e alimentação, e não temos como custear”, afirmou.

Quem desejar contribuir pode adquirir um muthaco, que a criança está comercializando em eventos esportivos ou na própria academia, Karatê Pequeno Mestre, onde treina, à rua Professora Tertulina Carneiro, s/n, Campo Limpo, ou contribuir com recursos depositando na Caixa Econômica Federal , agência 0068, OP 13, Conta Poupança 23446-2, em nome de Edneia Passos Moreira.

  •  

Aula de faixa preta reúne mais de 100 karatecas em Feira

25/8/2019, 15:11h

Cerca de 130 karatecas de 33 clubes filiados à Federação de Karatê-Do Tradicional da Bahia participam de aula de faixa preta em Feira de Santana. O encontro, pela primeira vez descentralizado da capital, ocorreu durante toda a manhã deste domingo, 25, no Ginásio Municipal de Esportes.

O presidente da Federação de Karatê-Do Tradicional da Bahia, Eckener Pereira Cardoso, ressalta a importância da iniciativa. “Tem o propósito de melhorar a qualidade técnica do karatê tradicional”, frisou.

Para o professor de karatê 4º DAM da Askaram, Pedro Paulo Santos Silva, o encontro em Feira de Santana é muito importante. “Descentralizando, saindo da capital, envolve mais os atletas do interior. E é um encontro que ocorre uma vez por mês”, ressaltou.

  •  

Léo Rios é confirmado na Festa de Vaqueiros do Alecrim Miúdo

23/8/2019, 11:48h

O cantor Léo Rios é a primeira atração confirmada para a Festa do Vaqueiro da Comunidade do Alecrim Miúdo, que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no distrito de Matinha. A atração foi divulgada na edição desta quinta-feira, 22, no Diário Oficial Eletrônico.

Conhecido como o “Homem sem coração”, Léo Rios é conhecido pela sofrência em seu repertório. Agora em carreira solo, após desfazer a dupla com Naldinho, o cantor lançou novo álbum e promete colocar o público para “sofrer”.

A festa é uma tradição da comunidade e reúne milhares de pessoas durante os dias de realização, movimentando o comércio local. A prefeitura de Feira de Santana tem o papel de fomentar as tradições culturais do município.

Nos próximos dias mais atrações do evento serão divulgadas pelo Governo Municipal.

  •