SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Copa de Bairros 2020 será disputada por 40 times

13/6/2020, 14:24h

Sem data definida para ser iniciada, 40 equipes se cadastraram pela internet, para a Copa de Bairros, um dos mais disputados certames que acontecem em cidades do porte de Feira de Santana, em todo o país. A próxima etapa será a inscrição dos atletas, também pela internet.

A competição deverá ser realizada no segundo semestre, caso a pandemia de coronavírus esteja controlada no município. A competição, que reúne as melhores equipes da cidade, é patrocinada pela Prefeitura, e realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O atual campeão é o Juventus, do Viveiros.

Já foram sorteados quatro categorias da Super Copa de Base, de 10 a 16 anos – faltam as Sub 18 e sub 20, mais a Super Copa Master – para atletas a partir de 40 anos.

Equipes inscritas:

1-Jomafa

2- Anchieta

3- Aprendendo Com a Bola

4- Acorda Pra Vencer

5- Arca

6- Baraúna

7- Vitória da Rua Nova

8- Estação Nova

9- Internacional

10- Juventus

11- Nova Esperança

12- Inter

13- Barcelona

14- Acácia

15- Senegal

16- Selebarça

17- Aviário

18- Alvorada

19- Projaec

20- Concórdia

21- Bela Vista

22- Veteranos da Rua Nova

23- Santa Cruz

24- Juventude

25- Meninos da Vila

26- 18 do Forte

27- Caboronga

28- Real do Panorama

29- Visão de Águia

30- Vila Real

31- Fluminense Renascer

32- Flamengo da Gabriela

33- Mogi das Cruzes

34- Real da Conceição

35- Lapinha

36- Cruzeiro

37- Avaí

38- CSO

39- Dínamo

40- Real do Campo Limpo.

  •  

Ídolo do Bahia, Sapatão morre de coronavírus

5/6/2020, 14:48h

Morreu nesta sexta-feira, 5, o ex-técnico e ex-jogador Élcio Nogueira, conhecido como Sapatão. Ele estava internado no Hospital da Bahia, no dia 26 de maio sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma convulsão e foi para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave. Na segunda, 1, ele foi diagnosticado com coronavírus, o que agravou seu quadro de saúde.

Natural do Rio de Janeiro, Sapatão começou a jogar no Flamengo, mas foi no Bahia, na década de 70, que sua estrela brilhou. Ele também atuou pelo Santa Cruz, Fluminense de Feira, Catuense e Capelense-AL, seu último clube.

Após pendurar as chuteiras, ele se tornou técnico. Seu último clube foi o Camaçari. Aposentado desde 2012, quando treinou o Camaçari, Sapatão brincou com sua carreira dentro do futebol baiano. “Trabalhei muito e ganhei pouco. Se for para trabalhar muito e ganhar pouco não trabalho mais. Agora quero descansar”, declarou Sapatão em uma entrevista em 2017, frase marcou época.

O diretor de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Emerson Brito, lamentou a morte do atleta.

“Sem dúvida um dos grandes nomes da história do futebol baiano que nos deixa. Seu legado e amor ao esporte sempre será lembrado por todos aqueles que tiveram o prazer de conviver com Sapatão”, pontua.

  •  

Governo de Feira reforçou apelo do segmento artístico-cultural por aprovação de ajuda pelo Congresso Nacional

26/5/2020, 19:15h

O Governo Municipal de Feira de Santana reforçou as reivindicações do segmento artístico-cultural no sentido de conseguir apoio do Governo Federal durante a crise ocasionada pelo coronavírus. O prefeito Colbert Martins Filho e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges, reforçou ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, solicitando o atendimento aos apelos o mais rápido possível.

Um manifesto do segmento solicita a aprovação, pelo Congresso Nacional, em caráter de urgência, da Lei de Emergência Cultural (Projeto de Lei 1075), e a Execução total do Fundo Nacional de Cultura para ações de fomento a agentes e espaços culturais.

O prefeito e o secretário também enviaram um apelo aos deputados federais que tiveram votações em Feira de Santana, solicitando a aprovação dos dois projetos de lei.

“A Prefeitura está de mãos atadas para promover eventos, festejos, lives, pois há inclusive proibição do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público de qualquer aplicação de dinheiro no setor. O secretário Edson Borges tem conseguido cestas básicas para Associação dos Músicos, Associação de Bandas e Associação dos Técnicos de Som. Entendemos que a ajuda tem que vir mesmo do Governo Federal, com respaldo do Congresso Nacional”, afirma o prefeito.

  •  

Definidos grupos de quatro categorias da Super Copa de Base 2020

6/5/2020, 7:15h

Equipes de quatro categorias da Super Copa de Base de Futebol de Feira de Santana – a sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, já conhecem seus adversários na competição. O sorteio foi realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nesta terça-feira, 5, no Estádio Joia da Princesa.

Os sorteios dos grupos de outras duas categorias – a sub 18 e sub 20, serão realizados no segundo semestre. A Secel já realizou os sorteios dos grupos da Copa Master. A competição é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secel – Departamento de Esportes.

O diretor de Esportes, Emerson Brito, com base numa pesquisa por ele realizada em competições realizadas em todo o país, afirmou que a Super Copa de Base local é a que mais tem categorias na disputa. “Nas demais, vimos apenas uma categoria. Aqui teremos seis”.

Se inscreveram 69 equipes, com maior número para a sub 16, que terá oito grupos com três times, cada. De acordo com o regulamento, passarão à segunda fase os dois melhores times.

O diretor enfatizou que neste ano, a disciplina dos jogadores será critério de desempate. O regulamento prevê ainda pontos corridos, saldo de gols e gols prós.

O atual campeão é o Real Recôncavo. Emerson Brito afirmou que alguns jogadores revelados nesta competição foram levados para grandes clubes, como o Bahia, Vitória e o Flamengo.

Participaram dos sorteios o desportista Cerqueira, mais João Augusto e Ailton Gomes,que coordenarão a competição.

GRUPOS

Sub 10

A – Serrinha, Alvorada e Jomafa

B – JSB/JM7, Sportivus e Nova Geração

C – Atlântico, FSA e Unidos

D – Acorda pra Vencer, Guerreiros do Paz, FG School e Olímpia

Sub 12

A – ADC, Alvorada e Anchieta

B - Guerreiros da Paz, Canaã e Jomafa

C – Nova Geração, Aprendendo com a Bola e Serrinha

D – JSB/JW7, Sportivus, Aprendendo com a Bola e FG School.

E – Unidos, Olímpia, FSA e Atlântico

Sub 14

A – Sportivus, FSA e Aprendendo com a Bola

B – Nova Geração, ABC do Feira X e Unidos

C – Atlântico, Santo Antônio e Jomafa

D – Canaã, FSA e Acorda pra Vencer

E – Guerreiros da Paz, Olímpia e Anchieta

F – FG School, Império dos Gigantes e Internacional

Sub 16

A - Monte Rey, Atlântico e ABC do Feira X

B – Santo Antônio, União e Sampaio Jr.

C – Acorda pra Vencer, FSA e Real Recôncavo

D – Estrela de Davi, Aprendendo com a Bola e Guerreiros da Paz

E – Unidos, Império dos Gigantes e Anchieta

G – ADC, Seninha e Canaã

H – Internacional, Jomafa e FG School

  •  

Confrontos da Copa Base de Futebol serão sorteados nesta terça

4/5/2020, 19:22h

Nesta terça-feira, 5, acontecerá o sorteio dos grupos da Super Copa de Base de Futebol. Foram mais de 2 mil crianças, entre oito e 16 anos inscritas online, que serão divididas em 69 times.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Esportes, está trabalhando em regime administrativo, realizando todos os processos burocráticos como inscrições, sorteios, criação de regulamentos, tabelas, contratação de arbitragem e equipe de coordenação e delegados.

A expectativa é que no segundo semestre de 2020, os jogos possam ser iniciados. Na última semana, foi realizado o sorteio dos grupos para Copa Master de Futebol, competição para jogadores com a partir de 40 anos. Foram inscritas 22 equipes, divididas em dois grupos.

Confira:

Grupo A

Astro/FSA; ACP; Aviário; Jomafa; Adam; SP de Negão; Juventus; Zona Sul; Acacia; Barcelona; Alvorada

Grupo B

Quilombo; Ajax; Pampalona; Panorama; Atlântico; Chão de Flores; Flu; Inter; Riachuelo; Selebarça; Senegal

Os primeiros confrontos serão entre os times do Grupo A X Grupo B. Nessa etapa serão classificados oito times de cada grupo.

  •  

Cancelado o Procultura Esporte de 2020

30/4/2020, 17:49h

Em razão da pandemia e da flexibilização no recolhimento de taxas e impostos municipais, bem como a queda na arrecadação, a Prefeitura de Feira de Santana teve que cancelar o Procultura/Esporte deste ano de 2020. A decisão foi decretada pelo prefeito Colbert Martins da Silva, publicada no Diário Oficial do Município.

Em princípio, o governo chegou a analisar a possibilidade de uma prorrogação para o segundo semestre, mas as incertezas sobre a epidemia e a queda que vem ocorrendo na arrecadação no Imposto Sobre Serviço (ISS) iriam comprometer a captação de recursos na iniciativa privada.

“Para ter o sucesso desejado de captação, o Procultura/Esporte tem que ser lançado logo no início do ano e a prorrogação seria apenas um paliativo. Além disso, muitos eventos propostos ficariam na incerteza de realização, tendo em vista a pandemia. E o principal: como o governo municipal flexibilizou o recolhimento do ISS até o fim do ano, o volume de arrecadação e, portanto, de renúncia fiscal é imprevisível”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges (foto).

Ele acrescenta que o ideal, agora, é estabelecer critérios legais para o aproveitamento em 2021 de todos os 142 projetos apresentados para 2020.

  •  

Secretaria alerta para arrombamentos em quadras esportivas

24/4/2020, 9:25h

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), através do Departamento de Esportes, ordenou a todos os administradores de campos, quadras e ginásios a suspensão das atividades desde o dia 16 de março, por conta das medidas necessárias de isolamento social a fim de evitar o aumento dos casos de coronavírus em Feira de Santana.

As praças esportivas que não tem administradores foram fechadas com correntes e cadeados. No entanto, alguns campos como o da Baixada, que fica no bairro Parque Ipê, foram arrombados.

“Alguns desportistas insistem em descumprir as ordens de não utilização. Outros locais como no Campo do Gado Velho e algumas quadras, estão cortando alambrados para entrar e jogar bola”, lamenta o Diretor de Esportes do município, Emerson Brito.

Além disso, quando equipes da SECEL chegam para cumprir a determinação de fechamento dos locais, são ameaçados.

“Quando chegamos, nos recebem com palavras agressivas e fazem ameaças. Por isso peço que a compreensão e a conscientização da população para que não descumpram a ordem de não jogar enquanto durar o período de isolamento social estipulado pelo Governo Municipal”, finaliza.

  •  

Definidos grupos para Copa Master: serão três com sete equipes, cada

23/4/2020, 12:41h

Os grupos para a disputa da Copa Master 2020 foram definidas em sorteio realizado nesta quarta-feira, 22, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no Joia da Princesa.

O certame será disputado por 21 equipes – quase o dobro do registrado no ano passado - que foram divididas em três grupos. Todos os jogos serão realizados no Joia da Princesa.

A Copa Master será uma das muitas competições de futebol patrocinadas pela Prefeitura de Feira de Santana, que vai começar logo depois da retomada da estabilidade social.

Apenas o confronto de abertura, entre o atual campeão, Acorda pra Vencer e o Astro FSA, foi definido – a data não foi anunciada devido a atual situação de pandemia pelo coronavírus.

Os jogos dos grupos – as partidas serão realizadas entre seus componentes, serão definidos nos próximos dias, em data a ser divulgada pela Secel. Desportistas dizem que o Grupo B é o mais difícil, o chamado 'Grupo da Morte'.

De acordo com o regulamento, passarão à fase seguinte os 16 melhores classificados. As partidas serão eliminatórias e o time de melhor desempenho terá a vantagem do empate

Participaram do sorteio o presidente da Uniefs (União das Entidades Esportivas de Feira de Santana), Mateus Mônaco, Ailton Gomes e João Augusto.

A premiação, doada por desportistas, aos finalistas será R$ 7 mil mais uma motocicleta para o campeão e R$ 3,5 mil e um televisor para o vice-campeão.

O diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito, pediu para que os atletas que se submetam a exames médicos – principalmente cardíacos, antes do início do certame.

A idade mínima para participar a Copa Master será 40 anos. A única exceção será o goleiro, que não terá idade mínima.

 

GRUPO A

Sele Barça

Senegal

Acácia

Barcelona

Master Zona Sul

Inter Master

Riachuelo

 

GRUPO B

Astro FSA

Acorda pra Vencer

Aviário

Jomafa

Adam

São Paulo

Juventus Viveiros

 

GRUPO C

Quilombo

Ajax

Pampalona

Panorama

Atlântico

Chão de Flores

Flu Master

  •  

Tribunal de Contas proíbe realização de qualquer festejo com dinheiro público

17/4/2020, 9:20h

O Poder Executivo municipal deve se abster de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza, conforme Recomendação Administrativa 01/2020 do Ministério Público Especial de Contas, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), segundo informa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Edson Felloni Borges. 

Salientando que a desobediência à Recomendação “acarretará a adoção, pelo Ministério Público de Contas, de medidas cabíveis”, o comunicado, assinado pelo Procurador Geral de Contas, Guilherme Costa Macedo, diz claramente num trecho:

“Durante o combate à COVID-19, se ABSTENHAM de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza (EX: festa da padroeira, aniversário da cidade etc) inclusive através de transferência de recursos públicos para associações, clubes ou entidades congêneres, com o objetivo de promover e realização de festas ou eventos, sob pena de caracterizar desvio de finalidade de recursos públicos”.        

Confira nas imagens abaixo a íntegra do documento do TCM:

  •  

Eventos esportivos de Feira de Santana com inscrições prorrogadas

31/3/2020, 16:37h

Os dirigentes das equipes que participarão dos eventos esportivos promovidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, solicitaram a prorrogação das inscrições das suas equipes nos certames e, com a suspensão do início dos jogos, a solicitação foi atendida pelo Governo Municipal.

A decisão da Secretaria de Cultura, esporte e Lazer (secel) visa continuar fomentando o esporte local, após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todas as ações estão voltadas a prevenção e combate ao vírus na cidade.

Confira as novas datas:

Inscrições até 30 de abril

Copa Máster

Super Copa de Base

Inscrições até 30 de maio

Copa Feminina

Copa de Bairros

Copa Interdistrital.

As inscrições são realizadas pelos dirigentes através do site www.feiradesantana.ba.gov.br, clicando no banner dos Jogos Esportivos 2020.

Os dirigentes podem realizar até o dia 9 de abril o cadastro que dá acesso a inscrição online dos Jogos Esportivos de Feira de Santana, entrando em contato com o Diretor de Esportes da Secel, Emerson Brito, através do telefone: (75) 99132-0498.

  •