SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

De córrego a praça: primeira etapa de obras no Vila Olímpia é entregue

6/4/2018, 10:27h

 

Uma obra bastante complexa, com números grandiosos. E, por isso, o presidente da Associação dos Moradores do Vila Olímpia, Edmundo Barreto, disse que inicialmente não acreditou que a vala que separava a localidade em duas fosse aterrada. A primeira etapa foi entregue aos moradores do local na noite desta quinta-feira, 5.

O local, com quase 600 metros de extensão, está sendo transformado numa das maiores praças que se tem notícia. Uma pista com mais de mil metros de extensão e três metros de largura delimita o espaço, que já foi dotado de 46 postes e 92 luminárias – metade, voltada para dentro do equipamento, com 400w e a outra metade com 200w, para o passeio.

Equipamento vai atender os 18 mil moradores dos condomínios

“É um sonho que está sendo transformado em realidade”, afirmou o presidente da associação, que também disse que a praça, quando devidamente equipada, vai atender as demandas por lazer dos mais de 18 mil moradores dos condomínios que formam o Vila Olímpia, bem como dos mais de 20 mil habitantes dos bairros próximos.

Acomodação do terreno deverá durar anos

O Departamento de Áreas Verdes já plantou cem palmeiras e 250 bougainville, espécie considerada rústica e de fácil cultivo. Uma grama rústica deverá ser plantada para favorecer a acomodação do terreno, etapa que deve durar anos – acontecerá naturalmente. “Com a acomodação do solo, outros equipamentos deverão ser instalados”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. A acomodação prevê novas camadas de areia para devida correção do solo.

Reutilização de areia e entulho retirados de escavações das trincheiras garantiu economia

O aterramento do córrego exigiu esforço por parte da Prefeitura, que para lá destinou milhares de metros cúbicos de areia retirada da escavação das duas trincheiras que foram construídas, bem como de outros lugares, além de entulhos. Estima-se que se o material usado fosse comprado, o custo desta etapa atingiria a casa de alguns milhões de reais. A reutilização foi um dos pontos altos. Os meio-fio foram os retirados de parte do canteiro central da avenida Getúlio Vargas.

No sistema de direcionamento das águas das chuvas foram usadas manilhas com mais de um metro de diâmetro, que estão em profundidades que atingem até seis metros. “O que se vê é uma mudança radical desta área”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França (foto). “Não são poucas as pessoas que já usam o equipamento para os seus exercícios diários”.

Obra mudou perfil da região, diz morador

Morador em um dos condomínios, Ademar Lima Oliveira (foto) elogiou a obra, principalmente pelo fato de ter mudado o perfil da região. “Antes, no escuro, era perigoso passar por aqui. Agora, com esta iluminação, não”. Recentemente, a avenida Francisco Pinto, em frente ao grupo de condomínios, não apenas foi modernizada, como teve parte da sua extensão duplicada.

  •  

Iluminação permite uso da Praça Esportiva da Queimadinha à noite

5/4/2018, 11:33h

A instalação de potente sistema de iluminação com seis torres e 36 refletores, de 400 watts de vapor metálico, já está possibilitando aos desportistas a prática de partidas de futebol também à noite na Praça Esportiva Dr. Celso Ribeiro Daltro. O equipamento foi inaugurado na noite desta quarta-feira, 4, atendendo às reivindicações da própria comunidade e dos atletas.

O vice-prefeito Colbert Martins da Silva Filho ressaltou a importância dos investimentos promovidos pelo Governo Municipal, que realizou uma ampla reforma e modernização do equipamento em maio de 2017, com a instalação de alambrado, arquibancada, e aterramento do terreno que antes era um charco.

Com os investimentos, o Governo Municipal também pretende alterar o calendário das partidas da Copa de Bairros, que poderão também ser realizadas à noite nestas praças esportivas. O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), José Wilker Santos Cerqueira, ressalta que o Governo Municipal utilizou uma iluminação moderna capaz de possibilitar a utilização do equipamento à noite, com total aproveitamento.

Desportista ressalta importância social do equipamento

Para o desportista Reinaldo da Paixão Lima, a oferta de iluminação eficiente na praça esportiva tem dois lados importantes: “primeiro a oferta de entretenimento para jovens e adultos. E, em segundo, a questão social, o que é muito importante para o bairro pois afasta os jovens do mundo das drogas e contravenções dando ocupação saudável”.

  •  

Praça do Fraternidade é inaugurada e homenageará o ex-vereador Etevaldo de Jesus

4/4/2018, 10:58h

Crianças se divertiam na escorregadeira e gangorra. Os jovens jogavam uma partida de futebol na quadra poliesportiva e os adultos conversavam e assistiam toda a movimentação sentados nos bancos de eucalipto. O cenário foi durante a inauguração da Praça do Fraternidade, situada entre as ruas Regina Régis e do Telégrafo, no bairro Fraternidade, na noite desta terça-feira, 3.

O equipamento público é dotado também de áreas para a prática de atividades esportivas e recreativas, uma pista de Cooper margeando todo o espaço, um parque infantil, jardim com bancos, pergolados, mesas de jogos e um passeio. A praça levará o nome do ex-vereador Etevaldo de Jesus, que faleceu em 2016.

Aposentado que acompanhou desenvolvimento do bairro atesta alegria

O aposentado Aloísio Ribeiro Lima (foto), um dos primeiros moradores da localidade, estava feliz em acompanhar aquele ato. “Estou aqui sem palavras. Cheguei no Fraternidade quando tudo era mato. Assisti todo o seu desenvolvimento desde a chegada da pavimentação, construção de escolas e unidades de saúde. E, hoje, mais uma belíssima obra é inaugurada. Só temos que festejar”, comemorou.

Moradores devem preservar o equipamento, diz vice-prefeito

O entusiasmo dos moradores com a entrega da praça foi observado pelo vice-prefeito Colbert Martins Filho, que na oportunidade pediu a colaboração de todos para manter o local preservado.  

“Aqui é um espaço para prática de atividades físicas como também é um local para as pessoas se encontrarem fora de suas casas, conversar e brincar. Por isso, cuidem dessa obra, preservem esse investimento que foi feito com recursos de vocês e para vocês”, afirmou.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, também destacou a estrutura do equipamento como sendo “mais uma brilhante praça inaugurada” e reforçou o pedido aos moradores para que “cada um sinta-se dono do espaço e possam cuidar para mantê-lo”.

Visando atender aos jovens que deverão utilizar a quadra poliesportiva à noite, a Sesp, através do Departamento de Iluminação Pública, vai instalar mais quatro projetores de 400 W.

  •  

Pavimentação concluída em mais quatro ruas no Jardim Cruzeiro

3/4/2018, 18:15h

A pavimentação em paralelepípedo das ruas Filomena, Tarcízio Pimenta, Jurandir Menezes e Entreposto, localizadas no Jardim Cruzeiro, foram oficialmente entregues à comunidade na noite desta segunda-feira, 2. Moradores comemoraram.

Para a dona de casa Diva Souza Lopes Araújo, que mora à rua Filomena, a pavimentação, sonho acalentado por ela desde que se mudou para a sua casa, há 11 anos, muda toda a dinâmica. “Tudo mais limpinho significa mais saúde para todos”.

Passamos a morar no céu, diz dona de casa

Outro ponto evidenciado por ela foi a valorização de toda a área. “Só não comemora a chegada de pavimentação quem nunca morou numa rua que durante todo o ano lama e poeira se alternam. Passamos a morar no céu”, comemora.

Fim da preocupação com períodos chuvosos

“Rua pavimentada é outra coisa”, diz a dona de casa Lucimara Ribeiro, que também reside à rua Filomena, que não mais terá preocupações durante os períodos chuvosos. “É muito bonito a gente ver uma rua limpa. É alegria demais”.

Ela lembra que as ruas não tinham rede de saneamento básico. “São iniciativas como estas que mostram a preocupação da administração pública em promover o bem estar dos cidadãos”. Comenta que o local agora está preparado para o futuro.

“Este serviço foi uma bênção para todos os moradores”, continuou a dona de casa. “Agora é olhar para o futuro e, por que não, curtir esta nova realidade, até que a gente se acostume com ela”.

  •  

Morador da Terra Dura, em Humildes, vê o sonho de pavimentação da velha estrada se realizando

3/4/2018, 17:48h

Há 23 anos com os olhos na estrada descalça que separa a pracinha da igreja do povoado de Terra Dura, no distrito de Humildes, do outro extremo pavimentado da estrada, acerca de 1,5 quilômetro, o comerciante Messias de Oliveira Lima finalmente pode contemplar a realização de “um velho sonho”: a ordem de serviço da pavimentação desta importante via de acesso para os moradores da região.

O sentimento de Messias, que é partilhado por toda a comunidade, também reflete positivamente nos proprietários de fazendas e de pequenas glebas que se estendem às margens desta velha estrada, ainda preservando a beleza simples e bucólica dos campos que permeiam a Zona Rural do Município.

Alegria, alegria...

“Esta é a obra mais aguardada, mais desejada por esta comunidade. Para mim, que tenho um pequeno comércio, a pavimentação deste trecho, além de facilitar o acesso mais rápido entre a região e o Centro Comercial de Feira, vai reduzir o custo com a manutenção do carro. Graças a Deus, este é um sonho realizado”, comemorou Messias.

Considerada uma das maiores obras de urbanização da atual gestão, a estrada que embala os sonhos de progresso e prosperidade dos moradores da Terra Dura vai demandar 20 mil metros quadrados de pavimentação a paralelepípedo, 2.800 metros lineares de assentamento de meio fio, está orçada em R$ 750 mil e, de acordo com a empresa Atlântico Engenharia, será inaugurada dentro de sete meses.

  •  

Povoado de Santa Quitéria, na Matinha, ganha obra de pavimentação

3/4/2018, 17:41h

Responsável pelas obras de pavimentação da principal via de acesso ao povoado de Santa Quitéria, no distrito da Matinha, a Gualdiberto Construção Civil assegurou que dentro de 90 dias os serviços serão concluídos.

A ordem de serviço foi dada na manhã desta terça-feira, 3, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. A obra está orçada em R$ 160.963,45, e serão implantados 4.550 metros quadrados de paralelepípedo e 650 metros lineares de meio fio.

"É bom demais", comemora morador

“Há muito tempo que a gente está esperando per esta pavimentação. Quando chove aqui, é uma lama terrível. Esta obra vem em boa hora. É bom demais! Há muito tempo que a gente estava precisando disso”, comemora Salvador Moreira.

  •  

Distrito de Ipuaçu e o bairro Limoeiro recebem obras de pavimentação

2/4/2018, 11:9h

“Graças a Deus!”, exclamou Eunice Dias, ao ouvir a ordem de serviço determinando o início das obras de pavimentação que vão beneficiar cinco artérias, no distrito de Ipuaçu, inclusive a 1ª Travessa da Caixa D´água, onde reside a dona de casa.

É que, segundo Eunice, o calçamento vai por um fim aos buracos que se multiplicam toda vez que chove na região, “causando sofrimento as mães que têm que levar os filhos pra escola”, disse.

Constam deste pacote de obras as ruas Caixa D´água, Estrada Amarela, Campo Velho (Mangabeira),  1ª e 2ª travessas Caixa D´água e a Travessa Jaqueira. Serão implantados cerca de 6 mil metros quadrados de paralelepípedo, e 1.116 metros lineares de meio fio.

A obra, tocada pela L. Construções, está orçada em R$ 280 mil e será concluída dentro de quatro meses, conforme revelou, na manhã desta segunda-feira, 2,  o secretário José Pinheiro ( Desenvolvimento Urbano).

Sete vias serão pavimentadas no Limoeiro

Já no bairro Limoeiro, o secretário de Desenvolvimento Urbano autorizou a pavimentação de mais 6.200 metros quadrados de calçamento e 840 metros lineares de meio fio.

As obras, tocadas pela Construtora CTM, estão orçadas em R$ 227 mil, e também serão concluídas em quatro meses. Serão pavimentadas as ruas São Mateus, Eucalipto, Leolindo Ribeiro, Espumosa, Ouricena, Maria de Lourdes e a Travessa Estrela Dalva.

  •  

Autorizado início de obra de pavimentação na Queimadinha

29/3/2018, 16:8h

Moradores da rua Olímpica, na Queimadinha, acompanharam na manhã desta quinta-feira, 30, a autorização para o início dos serviços de pavimentação da via pública. A obra será executada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Há mais de quarenta  anos residindo na localidade, a camareira Conceição Pinheiro, 55, relatou as dificuldades enfrentadas em períodos chuvosos. "A água escorre pela rua invadindo as casas, além da lama que dificulta a gente caminhar", contou. 

Outra reclamação é com relação ao acesso de automóveis. Contudo, após a conclusão dos serviços essa realidade vai mudar. Os moradores concordaram com a retirada de algumas plantas para que possam ser feitos os serviços de limpeza e assentamento.

"Aqui tem muitos idosos que precisam se deslocar para médicos e não têm condições para caminhar, sem falar numa situação de emergência", disse Rebeca de Jesus.

Serão pavimentados em paralelepípedo 495 metros quadrados, cuja obra está a cargo da empresa Rio Mármore Construções. O proprietário da construtora Carlos Henrique Daltro assegurou que dentro de 15 dias os serviços serão concluídos.

  •  

Prefeitura homologa licitação para pavimentação de 58 ruas

28/3/2018, 9:14h

A Prefeitura de Feira de Santana homologou a licitação para a pavimentação de 58 ruas e a complementação de mais outras vias. O serviço vai beneficiar sete bairros e um povoado. O investimento será de aproximadamente R$ 2,2 milhões.

A homologação é a aprovação final de todo o procedimento de licitação. Nos próximos dias as empresas vencedoras das concorrências públicas serão autorizadas a iniciar os trabalhos, que atenderão as expectativas de milhares de pessoas.

As ruas que serão urbanizadas fazem parte do pacote de obras anunciado no ano passado pela administração municipal. Naquela data, também foram anunciadas construções de creches e requalificação de campos de futebol localizados nos bairros, como no Fraternidade.

Serão pavimentadas ruas no povoado de Morrinhos, 3, distrito de Jaguara; nas Baraúnas, 2; no Viveiros, 16 – que foi o segundo maior contemplado; no Novo Horizonte, 2; no Campo Limpo, 5; conjunto João Paulo, 1; no Parque Brasil, 1.

A Conceição, um dos maiores da cidade, será beneficiado com mais 28 vias pavimentadas e oito complementações. Falta pouco para que todas as ruas do bairro sejam urbanizadas. Há 18 anos, apenas um pequeno trecho da Calamar era pavimentado.

  •  

Moradores do Loteamento Regina Regis comemoram o fim da lama nas ruas locais

26/3/2018, 13:31h

Meire Selma Queiroz não sabia se comemorava o início das obras de pavimentação da Rua Antônio Fernando, onde mora, no Loteamento Regina Regis, ou se saia de porta em porta alardeando a boa nova a alguns vizinhos a quem os chamou de “incrédulos” por terem duvidado da realização desta obra.

A ordem de serviço foi dada na manhã desta segunda-feira, 26, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e será extensiva às ruas Jean Félix e Jean Félix 5ª, Constituinte, e 1ª e 2ª travessas Regina Regis.

A pavimentação destas artérias envolve recursos da ordem de R$ 258.624,07. Serão implantados 7.160 metros quadrados de paralelepípedo e 2.120 metros lineares de meio fio. A obra está sendo tocada pela R.J. Empreendimentos, com previsão para ser entregue dentro de três meses.

“É o fim da lama”

“Para quem não acreditava, esta obra significa o cumprimento do Governo Municipal com os moradores deste loteamento. Ela representa o fim da lama, e vai calar a boca dos incrédulos”, comemorou Meire Selma (foto).

  •