SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Recuperação de trecho interditado por poças de água na estrada de Lagoa Grande deve começar neste domingo

6/7/2019, 19:19h

A Prefeitura de Feira de Santana está atenta a situação da estrada de acesso ao povoado Água Grande, distrito de Maria Quitéria. Continuando o tempo firme, ainda neste domigo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município inicia um trabalho para solucionar o problema de grandes poças d'água  que estão  prejudicando um trecho da estrada. 

"Sabemos das dificuldades desse período chuvoso nas vias de acesso da nossa zona rural. Uma vez o tempo propicie as condições necessárias, a nossa prioridade é enviar máquinas e homens para fazer os reparos", afirma o prefeito Colbert Martins Filho.

Ele diz que a recuperação de  estradas nos distritos, bem como os buracos nas ruas, ocasionados pelas chuvas, vai ter uma ação mais efetiva ainda este ano, com o investimento de 17 milhões de reais na aquisição de máquinas  pesadas para esse tipo de serviço.

O secretário de Desenvolvimento Urbano,  José  Pinheiro,  esteve na área que se encontra interditada pelo lamaçal, neste sábado. Ele apela aos proprietários de residências e chácaras no local,  que precisam colaborar. 

"É necessário o escoamento da água,  quando chove. Temos que contar com a boa vontade da comunidade para que possamos fazer bolsões sumidouros nas propriedades laterais, evitando o acúmulo  da água". Sem essa compreensão dos donos das propriedades, não é possível desobstruir a via.

  •  

Moradores da Conceição II contam os dias para inauguração de uma praça

3/7/2019, 10:8h
Sentado na estrutura de alvenaria onde será implantado um dos jardins da futura praça de convivência, no bairro Conceição II, esquina entre as ruas Heitor Villa Lobos e José Américo, o administrador do bairro Manoel Sena [foto abaixo] comemora:

“Uma grande conquista para os moradores da Conceição II. Essa praça vai proporcionar o entretenimento das famílias que residem no bairro. Todos aguardam com grande expectativa pela inauguração, estamos contando os dias”, revelou.

Enquanto isso, os trabalhos seguem a todo o vapor. Os seis quiosques estão prontos para receber a pintura - já receberam o telhado e o revestimento cerâmico. Os jardins estão delimitados. O passeio com piso tático para portadores de deficiência visual foi concluído, bem como o estacionamento.

Segundo informa o mestre de obras, Fausto Santos, nessa fase ainda estão em andamento os espaços onde serão instalados os equipamentos infantis e o conjunto de mesas para jogos. Ele assegura que os serviços seguem avançando e prevê que o equipamento poderá ficar pronto antes do prazo previsto.

A obra, cujo recurso é resultado de emenda parlamentar, está sendo executada pela Prefeitura de Feira de Santana, governo do prefeito Colbert Martins Filho.

 

  •  

Maria Quitéria tem boas notícias, no dia de festa para a heroína baiana nascida no distrito

2/7/2019, 18:7h

O distrito Maria Quitéria vai receber em breve 406 mil reais em investimentos da Prefeitura  de Feira de Santana, para pavimentação de várias ruas.  Essa foi apenas uma de boas notícias apresentadas nesta terça-feira pelo prefeito Colbert Martins Filho, que esteve reunido com lideranças locais.

O encontro, que contou com a presença de vários vereadores e secretários municipais, aconteceu logo depois do desfile cívico do 2 de Julho, data comemorativa da Independência da Bahia em que o município homenageia a heroína Maria Quitéria.

Serão pavimentadas as ruas 1, 2, 3, 4 e 5, mais as ruas Paula Almeida de Freitas e Sossego,  e a avenida Água Grande. Essas obras, muito aguardadas por centenas de famílias, estão em processo de licitação para escolha da empresa responsável pelo serviço. Devem ser iniciadas nas próximas semanas.

Colbert também anunciou mais uma obra muito esperada pela população do distrito, voltada para a mobilidade: a pavimentação da estrada que liga Maria Quitéria ao povoado Pé de Serra. "Esse foi um compromisso de campanha firmado pelo então candidato a prefeito José Ronaldo. Como seu sucessor no cargo, tenho o dever de cumpri-lo uma vez que Ronaldo deixou a Prefeitura para concorrer a governador".

Em apresentação de slides, o prefeito feirense mostrou as lideranças presentes imagens de máquinas e caçambas  que vão ser adquiridas pelo Município, neste segundo semestre, para intensificar o trabalho de manutenção e recuperação das estradas em toda a zona rural. O investimento inicial  é  superior a 17 milhões de reais.

Será licitada em breve a compra de cinco motoniveladoras (patrol), duas pás carregadeiras, duas retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas. A relação de caminhões a serem adquiridos pelo Município é a seguinte: 10 basculante 6x2, 8 toco 4x2, um caminhão truck com cabine de aço, um caminhão munck, um caminhão cavalo 6x2, um caminhão toco basculante, um caminhão pipa, além de dois veículos de passeio. 

"Um dos maiores problemas, senão o maior, enfrentado há muitos anos pela população dos nossos distritos, são as estradas no período chuvoso.  Fazemos hoje o que é possível com o maquinário que dispomos. É  uma frota antiga, que limita nossas ações. Com este investimento a realidade será completamente modificada. Teremos muito mais capacidade de solucionar rapidamente", afirma o prefeito.

  •  

Prefeitura recapeia trecho da avenida João Durval Carneiro

31/5/2019, 10:32h

Investimentos do Governo do prefeito Colbert Martins estão sendo aplicados na recuperação do piso asfáltico da avenida João Durval Carneiro. Camadas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) já foram utilizadas em ambos os lados da via, no trecho entre o viaduto Engenheiro José Joaquim Lopes de Brito, na avenida Getúlio Vargas, sentido a avenida Ayrton Sena.

As obras vão melhorar o tráfego de veículos, principalmente do transporte coletivo urbano. Além de ser de grande fluxo de automóveis, a avenida João Durval Carneiro concentra importantes equipamentos do comércio, como o Shopping Boulevard, além de ligar as regiões Norte a Sul da cidade.

Recentemente a Prefeitura anunciou novo pacote de investimentos – Programa Nova Feira – no valor de R$ 60 milhões, para a primeira etapa, a serem aplicados na Saúde, Educação, Lazer e também no Trânsito.

  •  

Prefeito entrega obras no distrito de Bonfim de Feira

26/5/2019, 22:10h

A comunidade do distrito de Bonfim de Feira já está contando com novos equipamentos públicos construídos ou revitalizados pelo Governo Municipal, com recursos próprios da Prefeitura, e que resultam em opções de lazer. Um jardim, uma praça e uma quadra esportiva foram entregues pelo prefeito Colbert Martins Filho, na manhã deste domingo, 26.

Ao entregar os equipamentos, o prefeito Colbert Martins Filho ressaltou a importância em investir em lazer e solicitou aos jovens que já estão utilizando a quadra esportiva para a prática de futebol de salão para que contribuam para a preservação do equipamento.

Durante o ato, o prefeito, que esteve acompanhado de vários secretários municipais, de lideranças da comunidade e de vereadores, também pediu um minuto de silêncio em respeito à memória do ex-administrador do distrito de Bonfim de Feira, Abdias Medeiros da Silva, aos 89 anos.

A quadra esportiva foi totalmente revitalizada, ganhando alambrado, traves e piso de alta resistência. No entorno a pavimentação e ajardinamento complementam a construção de um jardim para a comunidade.

O Governo Municipal também inaugurou a requalificação da praça Francisco Rodrigues da Silva, que recebeu ajardinamento e será arborizada com 17 espécies diferentes de árvores, nos próximos dias.

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, ressaltou que os jardins foram revitalizados por funcionários da própria secretaria municipal.

A entrega dos equipamentos também contou com a presença do diácono João Carlos, que esteve representando o arcebispo emérito Dom Itamar Vian. O religioso fez orações abençoando o local.

  •  

Construção de praça na Conceição II avança

25/5/2019, 12:51h

A construção de seis quiosques, a demarcação do jardim e o assentamento do piso da calçada demonstram que os serviços na obra de uma praça, no bairro Conceição II, esquina entre as ruas Heitor Villa Lobos e José Américo, seguem avançando.

Engenheiro e responsável técnico da obra, Francisco Ramos informa que “todos os esforços estão concentrados para dar agilidade aos serviços” e que espera, o quanto antes, entregar a praça, que será inaugurada pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Resultado de emenda parlamentar, o equipamento público será dotado, ainda, de um pátio em concreto com uma torre de iluminação no centro, parque infantil, sanitários adaptados, conjunto de mesas para jogos e estacionamento exclusivo.

Todo o piso será em concreto intertravado – de alta resistência. Será implantado piso tático para portadores de deficiência visual.

  •  

Centro comunitário da Conceição II recebe últimos retoques

24/5/2019, 8:5h

O cheiro é de tinta molhada. As obras do centro comunitário, que está sendo construído pelo Governo do Prefeito Colbert Martins Filho, no bairro Conceição II, chegaram à sua fase final. Enquanto isso, a estrutura do equipamento recebe os últimos retoques na pintura.

Construído numa área onde funciona a feirinha da comunidade, o espaço será destinado ao lazer e também servirá como local de convivência da comunidade. Ele ocupa uma área de 320 metros quadrados.

O centro de convivência será dotado de auditório, salas multiuso, baterias de sanitários masculino e feminino, copa, área de apoio, além de estacionamento externo e jardim de inverno com pergolado, cujo projeto paisagístico já foi finalizado.

  •  

Parte de estrutura metálica cede durante temporal, em obra no Feira X. Não houve vítima

11/5/2019, 20:41h

Parte da estrutura metálica de uma praça em construção, no Recanto Feira X,  naquele populoso bairro, cedeu, na tarde deste sábado. Não houve vítima. A obra ainda não foi entregue pela empreiteira responsável. 

A estrutura, aparentemente, não resistiu a forte chuva,  com vento, que caiu na tarde de hoje na cidade. A  Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano,  realizará na segunda-feira uma avaliação do quadro e apurar possíveis  responsabilidades. 

O secretário José Pinheiro esclarece que o Município não efetuou pagamento para a empresa, uma vez que o serviço não está concluído: "Não deverá haver prejuízo para o erário.  A empresa deverá remontar o que ruiu e nós vamos analisar se houve algum tipo de negligência ou problema de qualidade na obra".

  •  

Colbert Filho inaugura a Praça Pedro Irujo, oferecendo aos feirenses mais uma ótima opção de esporte e lazer

13/4/2019, 7:38h

Consolidando a sua política urbanística de implantação de novos parques e jardins, dotando as áreas centrais e os bairros da cidade com modernos logradouros voltados a estimular boas práticas de saúde e a convivência social, o Governo Municipal inaugurou, nesta sexta-feira, 12, a Praça Deputado Federal Pedro Irujo.

Localizada na confluência da Avenida João Durval Carneiro com o início da Rua Senador Quintino, entre a Rádio Subaé, o Colégio Polivalente e o Condomínio Parque dos Cajueiros, a nova praça custou  R$ 384 mil, e foi iniciada em fevereiro do ano passado, sob a administração do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O equipamento conta com um campo de areia com alambrado para futebol society, um parque infantil e um parque com aparelhos de exercícios apropriados para pessoas que se encontram na Terceira Idade;  oito quiosques medindo 15 metros quadrados e equipados com sanitários individualizados; duas torres de iluminação, áreas verdes e piso Inter travado.

Cuidados e manutenção

Isentos do pagamento de taxas pelo direito de explorar comercialmente os quiosques, em contrapartida, os permissionários destes estabelecimentos se comprometeram com a Prefeitura Municipal em zelar pelo equipamento.

A Praça Pedro Irujo conta, ainda, com um poço artesiano destinado a aguardar as áreas verdes e a lavagem do logradouro, tarefas que ficam ao encargo dos permissionários.

"A Praça é de todos os feirenses"

Falando em nome dos familiares do patrono da nova praça, o ex-deputado e empresário Luiz Pedro Irujo ressaltou os exemplos deixados por seu pai, afirmando, emocionado, que " esta praça é de todos vocês, é do povo de Feira de Santana"

O prefeito Colbert Filho enfatizou a importância dos investimentos realizados no Município pelo empresário Pedro Irujo, ao afirmar que " é uma honra  poder homenagear uma pessoa que muito fez pela Comunicação de Feira de Santana, gerando emprego e renda".

O evento, bastante concorrido, foi prestigiado pelo ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputado estadual Pastor Tom, secretários municipais e vereadores.

  •  

Município homenageia Pedro Irujo com seu nome em equipamento público

11/4/2019, 17:34h

O equipamento público construído pela Prefeitura de Feira de Santana, na confluência da avenida João Durval Carneiro com a rua Senador Quintino, homenageará o deputado federal Pedro Irujo.

Será denominada Praça de Alimentação Deputado Federal Pedro Irujo. O decreto, assinado pelo prefeito Colbert Filho foi publicado da edição desta quinta-feira, 11, do Diário Oficial Eletrônico do Município.

A Administração Municipal, considera o prefeito, deve homenagear aqueles que, por seus méritos pessoais, contribuem, ou contribuíram, para a construção da história da nossa comunidade.

Nascido em Pamplona, Navarra, na Espanha, Pedro Irujo, que faleceu em setembrode 2017, aos 87 anos, chegou ao Brasil em 1954, aos 24 anos e naturalizou-se oito anos depois.

Se casou em 1956, com Irene Rodrigues Irujo, com quem teve os filhos Luiz Pedro e Heliete Rodrigues Irujo.

Pedro Irujo se destacou no ramo empresarial, onde atuou em vários setores. transporte aéreo, vertical e rodoviário; indústria de transformação têxtil; hotelaria e turismo; construção civil e negócios imobiliários; concessionária de veículos.

Mais a implantação do primeiro Terminal Químico da Bahia no Porto de Aratu; participação ativa na montagem, construção e manutenção das principais empresas do Polo Petroquímico de Camaçari.

Teve especial destaque, na área de comunicação: televisão, rádios, jornais, empresas de produção de vídeos publicitários, teve atuação na vida política da Bahia, com quatro mandatos como deputado federal, de 1991 a 2007.

Em Feira de Santana foi dono do Jornal Feira Hoje e a sua família controla as rádios Subaé e Nordeste FM. 

  •