SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Parte de estrutura metálica cede durante temporal, em obra no Feira X. Não houve vítima

11/5/2019, 20:41h

Parte da estrutura metálica de uma praça em construção, no Recanto Feira X,  naquele populoso bairro, cedeu, na tarde deste sábado. Não houve vítima. A obra ainda não foi entregue pela empreiteira responsável. 

A estrutura, aparentemente, não resistiu a forte chuva,  com vento, que caiu na tarde de hoje na cidade. A  Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano,  realizará na segunda-feira uma avaliação do quadro e apurar possíveis  responsabilidades. 

O secretário José Pinheiro esclarece que o Município não efetuou pagamento para a empresa, uma vez que o serviço não está concluído: "Não deverá haver prejuízo para o erário.  A empresa deverá remontar o que ruiu e nós vamos analisar se houve algum tipo de negligência ou problema de qualidade na obra".

  •  

Colbert Filho inaugura a Praça Pedro Irujo, oferecendo aos feirenses mais uma ótima opção de esporte e lazer

13/4/2019, 7:38h

Consolidando a sua política urbanística de implantação de novos parques e jardins, dotando as áreas centrais e os bairros da cidade com modernos logradouros voltados a estimular boas práticas de saúde e a convivência social, o Governo Municipal inaugurou, nesta sexta-feira, 12, a Praça Deputado Federal Pedro Irujo.

Localizada na confluência da Avenida João Durval Carneiro com o início da Rua Senador Quintino, entre a Rádio Subaé, o Colégio Polivalente e o Condomínio Parque dos Cajueiros, a nova praça custou  R$ 384 mil, e foi iniciada em fevereiro do ano passado, sob a administração do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O equipamento conta com um campo de areia com alambrado para futebol society, um parque infantil e um parque com aparelhos de exercícios apropriados para pessoas que se encontram na Terceira Idade;  oito quiosques medindo 15 metros quadrados e equipados com sanitários individualizados; duas torres de iluminação, áreas verdes e piso Inter travado.

Cuidados e manutenção

Isentos do pagamento de taxas pelo direito de explorar comercialmente os quiosques, em contrapartida, os permissionários destes estabelecimentos se comprometeram com a Prefeitura Municipal em zelar pelo equipamento.

A Praça Pedro Irujo conta, ainda, com um poço artesiano destinado a aguardar as áreas verdes e a lavagem do logradouro, tarefas que ficam ao encargo dos permissionários.

"A Praça é de todos os feirenses"

Falando em nome dos familiares do patrono da nova praça, o ex-deputado e empresário Luiz Pedro Irujo ressaltou os exemplos deixados por seu pai, afirmando, emocionado, que " esta praça é de todos vocês, é do povo de Feira de Santana"

O prefeito Colbert Filho enfatizou a importância dos investimentos realizados no Município pelo empresário Pedro Irujo, ao afirmar que " é uma honra  poder homenagear uma pessoa que muito fez pela Comunicação de Feira de Santana, gerando emprego e renda".

O evento, bastante concorrido, foi prestigiado pelo ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputado estadual Pastor Tom, secretários municipais e vereadores.

  •  

Município homenageia Pedro Irujo com seu nome em equipamento público

11/4/2019, 17:34h

O equipamento público construído pela Prefeitura de Feira de Santana, na confluência da avenida João Durval Carneiro com a rua Senador Quintino, homenageará o deputado federal Pedro Irujo.

Será denominada Praça de Alimentação Deputado Federal Pedro Irujo. O decreto, assinado pelo prefeito Colbert Filho foi publicado da edição desta quinta-feira, 11, do Diário Oficial Eletrônico do Município.

A Administração Municipal, considera o prefeito, deve homenagear aqueles que, por seus méritos pessoais, contribuem, ou contribuíram, para a construção da história da nossa comunidade.

Nascido em Pamplona, Navarra, na Espanha, Pedro Irujo, que faleceu em setembrode 2017, aos 87 anos, chegou ao Brasil em 1954, aos 24 anos e naturalizou-se oito anos depois.

Se casou em 1956, com Irene Rodrigues Irujo, com quem teve os filhos Luiz Pedro e Heliete Rodrigues Irujo.

Pedro Irujo se destacou no ramo empresarial, onde atuou em vários setores. transporte aéreo, vertical e rodoviário; indústria de transformação têxtil; hotelaria e turismo; construção civil e negócios imobiliários; concessionária de veículos.

Mais a implantação do primeiro Terminal Químico da Bahia no Porto de Aratu; participação ativa na montagem, construção e manutenção das principais empresas do Polo Petroquímico de Camaçari.

Teve especial destaque, na área de comunicação: televisão, rádios, jornais, empresas de produção de vídeos publicitários, teve atuação na vida política da Bahia, com quatro mandatos como deputado federal, de 1991 a 2007.

Em Feira de Santana foi dono do Jornal Feira Hoje e a sua família controla as rádios Subaé e Nordeste FM. 

  •  

Prefeitura intensifica recuperação de vias na cidade e zona rural

29/3/2019, 18:59h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está intensificando a recuperação de vias públicas na cidade e na zona rural que ficaram danificadas em consequência das chuvas que caíram na região nos últimos dias. 

Nesta sexta-feira, 29, o secretário José Pinheiro foi acompanhar a recuperação da pista do pontilhão na entrada do distrito de Jaguara. Conhecida como "passagem molhada", a via ficou coberta pela agua da barragem que existe no local.

Segundo José Pinheiro, a intensificação dos trabalhos foi uma recomendação do prefeito Colbert Martins Filho. "Estamos começando esse trabalho e com esse período chuvoso não podemos parar nossas atividades", disse o secretário.

Os trabalhos terão uma abrangência maior após o período chuvoso. "Estamos atendendo a cidade inteira. Essa semana já fizemos trocas de manilhas em cerca de 20 locais", afirmou Pinheiro.

  •  

Obras de recuperação do Monumento do Caminhoneiro entram na reta final

27/3/2019, 17:25h

As obras de recuperação do Monumento do Caminhoneiro, na Praça Jackson do Amaury, seguem em andamento. “Embora os tapumes terem sido retirados, a obra ainda não foi finalizada”, afirma o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Feira de Santana, José Braga Neto.

Os serviços contemplam pintura, recuperação do piso, recuperação do meio-fio, recuperação dos bancos com estrutura inox e assento em madeira – inclusive com pintura em verniz - recuperação das lixeiras (contemplando a pintura) e da rampa.

Além destes serviços, foi autorizado pelo prefeito Colbert Martins Filho a recuperação dos canteiros, incluindo a pintura, recuperação das estruturas, a exemplo dos pórticos existentes, recuperação dos trincamentos da parede, pintura com tinta esmalte nas esquadrias de ferro e recuperação das instalações elétricas.   

A obra está a cargo da Empresa Magalhães Silva Construtora, vendedora da licitação pública, cujo responsável técnico pela fiscalização é o engenheiro civil Nivaldo Bellas Vieira Filho, da Sedur.

CARTÃO POSTAL

O Monumento ao Caminhoneiro é de autoria do artista plástico Gil Mário. Em estilo pós-moderno e confeccionado com estrutura metálica e concreto armado, a obra é composta por uma cabine e carroceria de um caminhão, interligadas por sobre as duas pistas que cortam a Praça Jackson do Amaury.

Se encontra entre os maiores monumentos públicos do Norte/Nordeste, e principal cartão postal de Feira de Santana, e homenageia os milhares de caminhoneiros que transportam o progresso e a economia pelas rodovias baianas.

  •  

Prefeitura realiza encascalhamento da estrada do Calandro

15/3/2019, 16:26h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, está realizando o encascalhamento completo da estrada do Calandro, no distrito de Maria Quiteria. A via, que tem 8Km de extensão, interliga os distritos de Jaguara e Maria Quiteria as cidades de Tanquinho e Santa Barbara.

As máquinas na estrada estão chamando a atencao da comunidade. Um ritmo de trabalho que deixa os moradores satisfeitos. "A estrada agora tá uma beleza", observa a trabalhadora rural Isabel Cristina Oliveira Santos. 

Quem também está observando a mudança na estrada é o trabalhador rural Cristino Santos da Silva. "Era muito dificil passar por aqui. Os pneus dos veiculos estouravam nas pedras", relata.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, explicou que a recuperacao da estrada do Calandro atende a uma reivindicacao dos moradores."Essa foi uma reivindicacao que a comunidade fez ao prefeito e estamos atendendo".

Pinheiro informa que o material de encascalhamento é encontrado no próprio local. "Está sendo todo reaproveitado", completa. 

  •  

Construção de praça avança no Parque Lagoa do Subaé

9/3/2019, 9:56h

Os moradores do bairro Parque Lagoa Subaé veem a cada dia a pracinha, que está sendo construída pela Prefeitura de Feira de Santana, ganhando forma de mais um importante equipamento público de lazer.

Os jardins já foram delimitados, assim como os espaços onde serão instalados um parque infantil e alguns bancos em eucalipto. A praça fica à avenida Periférica, esquina com a rua Lagoa do Sul.

Enquanto isso, a movimentação é dos operários da empresa responsável pelos serviços, a Pedra Construtora, que estão empenhados no andamento da obra. “A previsão é de que até o final deste mês a praça fique pronta. Estamos fazendo com capricho”, diz o encarregado Celino Mota. Os serviços tiveram início no final de janeiro.

A pracinha vai ganhar ainda um pergolado também em eucalipto. O piso será de alta resistência em concreto intertravado e haverá cinco setores para o plantio de gramas – duas árvores já existem no local. Os investimentos são da Prefeitura de Feira de Santana.

  •  

Prefeitura dá início as obras de manutenção do monumento ao caminhoneiro

18/2/2019, 19:16h

Inaugurado em 15 de setembro de 2007 pelo então prefeito José Ronaldo de Carvalho, o Monumento ao Caminhoneiro, erguido sobre a rotatória da Praça Jackson do Amaury, vai receber uma nova pintura acrílica, acompanhada de obras estruturais em todo o seu entorno.

Orçado em R$ 48.777,12, o projeto prevê a troca das instalações elétricas,troca do piso e de esquadrias, pavimentação, recuperação dos bancos e limpeza. De acordo com o coordenador da Magalhães Silva Construtora, Ângelo Silva, o serviço será concluído em meados de março.

O prefeito Colbert Martins Filho deu a ordem de serviço acompanhado dos secretários Justiniano França(Serviços Públicos), Pablo Roberto Gonçalves ( Prevenção à Violência), o diretor do Departamento de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto.

Também estiveram presentes os vereadores Marcos Lima, João Bililiu e Zé Curuca.

Cartão postal em forma de homenagem

O Monumento ao Caminhoneiro é de autoria do artista plástico Gil Mário. Em estilo pós-moderno e confeccionado com estrutura metálica e concreto armado, a obra é composta por uma cabine e carroceria de um caminhão, interligadas por sobre as duas pistas que cortam a Praça Jackson do Amaury. 

Se encontra entre os maiores monumentos públicos do Norte/Nordeste, e principal cartão postal de Feira de Santana, e homenageia os milhares de caminhoneiros que transportam o progresso e a economia pelas rodovias baianas.

  •  

Concluída pavimentação de ruas nos bairros Limoeiro e Gabriela

13/2/2019, 7:53h

A Prefeitura de Feira de Santana concluiu as obras de pavimentação nos bairros Gabriela e Limoeiro. Somente nesta localidade, os investimentos do Governo Municipal resultaram em 3.435 metros quadrados de pavimentação.

Foram contempladas as ruas São Mateus, Leonildo Ribeiro, Eucaliptos, Travessa Estrela Dalva, Espumosa, Uricema e Maria de Lourdes. A informação é do diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto.

No bairro Campo do Gado Novo foram pavimentadas a Travessa Tancredo Neves e a rua da Unidade de Saúde da Família Benício Cunha Cavalcanti, resultando na implantação de 2.385 metros quadrados de paralelepípedo e 280 metros lineares de meio fio.

Em ambas localidades os serviços de pavimentação foram executados pela Construtora GMC, vencedora da licitação pública.

  •  

Prefeitura vai recuperar trecho da avenida Sérgio Carneiro que causa problemas a motoristas

31/1/2019, 18:28h

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana vai recuperar a pavimentação da avenida Sérgio Carneiro – uma estrada estadual, que apresenta problemas e perigo para os motoristas, bem como desobstruir pontos da drenagem subterrânea. O serviço será iniciado nesta sexta-feira.

O serviço vai corrigir o piso da parte urbana da rodovia – que liga Feira de Santana a Coração de Maria, bem como eliminar um grande buraco quase perene que existe há meses à altura do número 269 e que, além do risco eminente de acidentes entre veículos, provoca diariamente engarrafamentos e lentidão no trânsito.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, informa que a via passou por obras recentemente, promovidas pelo Estado, que além do recapeamento, resultou no rebaixamento do lençol freático em alguns trechos. "Entretanto há algum tempo tem surgido problemas no serviço de drenagem. Ao invés da água descer pela tubulação, ela passou a correr pela pista neste trecho, danificando o asfalto", explicou. 

Segundo Antônio Iedo Alves de Lima, que mora bem em frente ao buraco que toma pouco mais da metade do asfalto, as manobras dos motoristas, com vistas ao não cair no local, aumenta consideravelmente o risco de choques entre os veículos – os que seguem sentido Jaíba trafegam pela contramão, aumentando o risco de colisões.

“De vez em quando um carro bate no fundo de outro que freia para se livrar do buraco. Dias destes vi um bater forte em outro, que tentou passar pela esquerda e o outro motorista não conseguiu segurar”, disse Antônio Iedo Alves de Lima.

Outro problema provocado pelo buraco, diz, é o engarrafamento, que pode ser visto todos os dias. “A gente vê toda hora dois, três carros, do lado de lá (na mesma pista do problema) esperar. Mas pela manhã e à tarde é grande a fila de carros que se forma nesta avenida”.

  •