SEC. TRABALHO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Colbert apresenta Feira Itinerante e prevê bons resultados

16/8/2019, 14:39h

A Feira Itinerante, promovida pelo Governo Municipal, começa a funcionar neste domingo, 18, das 6h às 12h, no Residencial Solar da Princesa, no bairro Gabriela, com a expectativa de bons resultados, gerando postos de trabalho e fomentando à economia local. A avaliação é do prefeito Colbert Martins Filho, ao apresentar a estrutura do novo modelo de feira livre, com barracas padronizadas e toda a dinâmica de funcionamento, na manhã desta sexta-feira, 16, no estacionamento da Prefeitura.

O projeto, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), oferece 100 barracas padronizadas desmontáveis e de fácil manuseio, a serem transportadas por caminhão da própria Prefeitura até o local onde o comércio itinerante irá funcionar.

Barracas tombadas, que pertencem ao Município

Nesta primeira etapa, conforme o prefeito Colbert Martins Filho, serão instaladas cerca de 30 barracas na Feira Itinerante do Solar da Princesa, número que poderá ser ampliado. "Estamos avaliando propostas e solicitações para levar a Feira Itinerante para outros bairros, o que ainda será definido", afirmou, observando que todas as barracas são tombadas e pertencem ao patrimônio público municipal.

O secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, informa que a Feira Itinerante é uma das opções para os vendedores de hortifrutigranjeiros que estão na rua Marechal Deodoro, Nordestino, imediações do Feira Tênis Clube e ladeira do Centro de Abastecimento. “Eles também podem optar pelo Centro de Abastecimento ou uma das feiras livres fixas já existentes próximas de sua casa, como Estação Nova, Sobradinho, George Américo, Tomba, Cidade Nova e Feira X”, observou.

A apresentação das barracas padronizadas também foi acompanhada pelos vereadores Luiz da Feira e Ron do Povo, ligados aos vendedores ambulantes. Além deles, o secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva.

  •  

Mercado de Arte Popular vai expor fotografias do 18º Concurso Feirense

15/8/2019, 8:6h

O Mercado de Arte Popular (MAP) vai expor entre a próxima segunda-feira, 19, a sábado, 24, as imagens que concorreram no 18º Concurso Feirense de Fotografia. O evento é promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs), em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia - 19 de agosto, e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

O resultado será divulgado no primeiro dia da exposição. Mais de 30 trabalhos de profissionais e amadores foram inscritos no concurso, que neste ano tem como tema "As Belezas da Natureza".

A comissão julgadora dos trabalhos fotográficos é formada pela jornalista Daniela Ribeiro, coordenadora do curso de Comunicação da FAT; o jornalista Dimas Oliveira, especializado em Cinema; e o publicitário Ricardo Joilly, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unef.

As placas de premiação deste ano, confeccionadas em acrílico, vão homenagear Gernilton Santos Cordeiro, que foi um dos pioneiros da fotografia profissional em Feira de Santana. Elas foram projetadas e criadas em São Paulo pelo designer Leonardo Alves de Almeida.

  •  

Prestes a ser inaugurado, Cidade das Compras recebe nova visita técnica do prefeito Colbert Filho

14/8/2019, 14:34h

O prefeito Colbert Martins Filho realizou, na manhã desta quarta-feira, 14, mais uma visita técnica às obras do Centro Comercial Popular de Feira de Santana, o Cidade das Compras, equipamento prestes a ser inaugurado e que se constitui no mais arrojado centro de compras em construção no Nordeste.

Com mais de 2.200 lojas, o Cidade das Compras vai contemplar 1.800 camelôs que comercializam suas mercadorias no Centro da cidade, sobretudo nas ruas Sales Barbosa, Conselheiro Franco e adjacências.

A transferência do comércio informal para o Cidade das Compras é parte do Projeto Pacto da Feira. Lançada em 2013, sob o governo do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, a iniciativa tem como um dos focos principais promover a requalificação urbana das ruas centrais do Comércio.

O projeto de requalificação, orçado em R$ 60 milhões, será iniciado tão logo ocorra a relocação dos camelôs, previamente cadastrados pelo Governo Municipal, para o novo entreposto comercial.

O Cidade das Compras, erguido numa área de aproximadamente 26 mil metros quadrados, foi projetado para oferecer mais de 500 vagas de estacionamento.

O espaço também contará com diversas áreas de serviços, um amplo centro gastronômico, além de um moderno Centro de Convenções.

Acompanharam o prefeito Colbert Filho, os secretários municipais Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Pablo Roberto Gonçalves (Prevenção à Violência e do Desenvolvimento Social), e José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano).

  •  

Feira Itinerante começa dia 18, no Solar da Princesa

13/8/2019, 11:2h

O projeto de fomento à geração de trabalho e renda Feira Itinerante, promovido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), terá início no próximo dia 18. A estréia será no residencial Solar da Princesa, no bairro Gabriela, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

A Feira Itinerante, conforme o secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, será uma das opções para vendedores ambulantes de hortifrutigranjeiros da rua Marechal Deodoro e adjacências continuarem exercendo suas atividades no ramo, após a relocação do Centro da cidade.

São 100 barracas padronizadas, confeccionadas em longarinas, chapas de zinco e com cobertura em lona, nas cores verde e branca, fornecidas pela Prefeitura e que serão disponibilizadas nos pontos de Feira Itinerante, sendo montadas e desmontadas diariamente, uma vez por semana, em cada bairro. O transporte dos equipamentos também será por conta da Prefeitura.

Além do bairro Gabriela, a Feira Itinerante também deverá contemplar outras quatro localidades. Dentre elas, a Conder, Asa Branca, Aviário e distrito de Maria Quitéria.

  •  

Maioria dos feirantes da Marechal Deodoro decide ir para o Centro de Abastecimento

12/8/2019, 19:3h

Os feirantes que comercializam hortifrutigranjeiros na rua Marechal Deodoro serão relocados, em sua maioria, para o Centro de Abastecimento, durante o processo de reordenamento do Centro da cidade. A decisão foi tomada pela própria categoria, através de votação (foto), durante reunião com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, no Centro Paroquial, na Praça da República. 

Outros feirantes da Marechal Deodoro optaram por atuar no projeto Feira Itinerante – que será lançado em breve - ou  nas feiras livres já  instaladas na cidade, onde o governo fez melhorias com a construção de galpão ou cobertura da área como aconteceu nos bairros Sobradinho, Estação Nova,  Tomba, George Américo, Conceição II, dentre outros.

Durante a reunião também ficou agendado, em comum acordo, que no próximo dia 20 de agosto será realizada uma força tarefa de organização e limpeza na rua Marechal Deodoro, com a participação de diversas secretarias do governo, e apoio dos feirantes.  "Nesse dia vamos promover a adequação das barracas e bancas e remoção de resíduos e equipamentos que estiverem danificados, melhorando assim a acessibilidade dos cidadãos", frisou o secretário. 

Feirante que atua há 45 anos na Marechal, comemora iniciativa

Uma das mais antigas feirantes a atuar no ramo de hortifrutigranjeiros na rua Marechal Deodoro, no centro da cidade, Sônia Maria Dias de Oliveira, 61 anos, dos quais 45 deles atuando no local, vê com otimismo a relocação para áreas revitalizadas e adequadas para seu comércio.

Enquanto a maioria dos colegas fez  opção em ser transferida para o Centro de Abastecimento, ela optou em ser instalada na feira livre da Estação Nova.  "A idéia do Governo é Boa. E para mim é melhor ainda porque é perto de minha casa", afirmou.

Maria Dias entende que a saída da rua Marechal Deodoro é necessária e faz parte da readequação do Centro da cidade. "O Governo nos deu opções. E isto é bom", concluiu. 

 

  •  

"Todos tem direitos e deveres", diz secretário, ao refutar críticas de criminalista ao Centro Comercial Popular

7/8/2019, 23:43h

"O Centro Comercial Popular é um projeto amplamente discutido com os vendedores ambulantes e seus representantes em várias e longas audiências públicas; com os dirigentes de entidades de classes e o Conselho  de Desenvolvimento Econômico e com a Câmara de Vereadores,  com quem também compartilhamos os debates". A declaração é  do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Antonio Carlos Borges Júnior.

Ele se refere a críticas e especulações feitas nesta quarta-feira sobre a obra na região do Centro de Abastecimento, por um advogado criminalista, em entrevistas concedidas a vários veículos de comunicação.

De acordo com Borges Júnior, o projeto teve a participação não apenas  da sociedade civil, do Poder Legislativo e dos camelôs, diretamente interessados. Também passou  pelo crivo do Ministério Público, inclusive em apreciação de denúncias feitas por oposicionistas.

Sobre as acusações do advogado, as vésperas da entrega do empreendimento, ameaçando acionar a Justiça, o secretário informa que não há preocupação com isto. "Todos tem direitos e deveres perante o contrato e também à lei: Poder público, o consórcio de empresas envolvido na obra e os comerciantes que venham a se estabelecer no entreposto. E todos  devem cumprir o que lhes cabe", diz o secretário. 

A meta da Prefeitura é retirar 1.800 vendedores ambulantes das ruas e leva-los para o Centro Comercial Popular. Com isto, organizar o centro da cidade. Ao final do período de concessão, 30 anos, o equipamento retorna para o patrimônio do Município.

  •  

Membros do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda são empossados pelo prefeito Colbert Martins Filho

7/8/2019, 10:46h

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, é o novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

Borges Júnior foi aclamado na tarde desta terça-feira, 6,no Paço Maria Quitéria, quando o prefeito Colbert Martins Filho empossou os membros que  vão compor o colegiado, durante o próximo biênio.

Constituído por representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, ao Conselho do Trabalho, Emprego e Renda compete elaborar e aprovar o Regimento Interno, observado às disposições do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT);

Deliberar e definir acerca da Política Municipal voltada para estes setores, em consonância com a política definida pelo Governo Federal; propor as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal do Trabalho, Emprego e Renda; aprovar os planos anual e plurianual, onde devem constar as metas, ações e o orçamento para este fim.

Ainda cabe ao colegiado acompanhar a utilização dos recursos destinados á execução das ações do programa do Seguro Desemprego e dos programas de Geração de Emprego e Renda, em relação ao cumprimento dos critérios de natureza técnica, definidos pelo CODEFAT.

O vice-presidente do Conselho é Arlindo Marques, gerente da Casa do Trabalhador, um dos setores do governo municipal administrados pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

Têm assentos no colegiado representantes da Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria Municipal da Fazenda, sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dos Servidores Públicos Municipais, dos Comerciários, Produtores Rurais, Associação Comercial, e o Centro das Indústrias de Feira de Santana.

  •  

Comissão inspeciona Centro Comercial Popular e obras devem ser finalizadas até fim de setembro

5/8/2019, 19:5h

As obras de construção do Centro Comercial Popular (CCP), promovidas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho através de Parceria Público Privada (PPP), deverão ser concluídas até o fim do mês de setembro. A previsão foi apresentada pela empresa executora das obras, durante inspeção da comissão de obras, formada por técnicos da Prefeitura de Feira de Santana e do Consórcio Feira Popular. 

A comissão de obras observou que a empresa executora das obras não acompanhou a proposta do cronograma dos serviços, dilatando o prazo para o final de setembro.

Formada pelos secretários do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Planejamento, Carlos Brito; e de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, além de técnicos da Prefeitura de Feira de Santana e do Consórcio Feira Popular, a comissão conferiu o cronograma de obras apresentado pelo empreendimento e observou o ritmo de desenvolvimento dos serviços. 

São dezenas de homens e máquinas espalhados por todo o canteiro de obras em diversas frentes de serviço. Tudo para garantir agilidade nos serviços, conforme conferiram os técnicos da comissão de obras. 

A inspeção também se estendeu a outras instalações do Centro de Abastecimento. Os técnicos ainda analisaram a estrutura do esgotamento sanitário que está sendo feito pela Prefeitura. "Ainda visitamos os galpões de vísceras, de ferragens e seu entorno, a adequação da passarela, a rampa de acesso ao nível superior e avaliação do processo de mobilidade integrando a Praça do Tropeiro e seu entorno", frisou o secretário Antônio Carlos Borges Júnior.

  •  

Carregadores e seguranças do Centro de Abastecimento serão cadastrados

5/8/2019, 18:51h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) vai promover o cadastramento de todos os carregadores e seguranças particulares que atuam no Centro de Abastecimento. A ação terá início a partir desta terça-feira, 06, com distribuição de coletes identificando os carrinhos de cada grupo de carregadores.

A iniciativa está sendo idealizada pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), em parceria com a Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento. Com isso, tornar o entreposto comercial mais dinâmico e moderno, além de proporcionar mais segurança. 

O secretário Antônio Carlos Borges Júnior ressalta que também serão cadastrados os prestadores de serviços de vigilância e seguranças particulares. "É uma iniciativa que visa maior segurança, disciplina e apoio aos que trabalham dentro do Centro de Abastecimento", afirmou.

Outra medida, conforme a presidente da Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do e Trabalhadores do Centro de Abastecimento, Edmária Medeiros, será a definição de horários de abertura e fechamento do Centro de Abastecimento.

No regimento interno do Centro de Abastecimento também vai constar proibições, como animais silvestres, fogos de artifício, produtos com validade vencida, produtos químicos e inflamáveis e horários para carga e descarga de caminhões.

  •  

Centro de Abastecimento mais dinâmico com regimento interno

5/8/2019, 18:42h
Maior entreposto comercial do interior da Bahia, o Centro de Abastecimento vai se tornar mais dinâmico a partir da implantação de seu regimento interno. A elaboração já está sendo feita pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), em parceria com a Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do equipamento.
 
O secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, ressalta a importância da iniciativa. "Em função da dinâmica da gestão e do ordenamento do novo ambiente de negócios que serão implantados, definimos em parceria com a associação os modos operantes para melhor ordenamento, disciplina e comunicação entre permissionários, carregadores, seguranças e vigilantes terceirizados".
 
O regimento interno está sendo elaborado pelo secretário Antônio Carlos Borges Júnior,  técnicos da  Settdec e a presidente da Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento,  Edmária Medeiros. Ela observa que com a iniciativa de elaborar o regimento interno das atividades do Centro de Abastecimento, estão sendo definidas as atribuições,  regulamento e atividades que serão a partir de agora implementadas.
  •