SEC. TRABALHO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Atividades suspensas no Centro Comercial da Estação Nova e entorno entre quinta e domingo

8/7/2020, 17:33h

Toda e qualquer atividade econômica formal e informal, comércio em geral, inclusive a comercialização de carnes no Centro Comercial da Estação Nova, e entorno da área da tradicional Feira Livre, está suspensa entre esta quinta-feira, 09, e domingo, 12. A decisão do Governo Municipal faz parte das ações visando evitar a propagação do novo coronavírus. 

A medida foi publicada através de decreto no Diário Oficial do Município, edição extra desta terça-feira, 07. A restrição não abrange farmácias, bem como restaurantes que estejam funcionando em regime de delivery, não sendo permitido o sistema de retirada no local; serviços de saúde; laboratórios de análises clínicas; estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares.

Na área da Feira Livre da Estação Nova, e do seu entorno, nos dias 09 e 10 de julho (quinta e sexta), poderão funcionar supermercados e mercadinhos; agências bancárias e lotéricas.

  •  

Galpão de carnes e feirinha da Estação Nova serão interditados por quatro dias

7/7/2020, 11:43h

A partir desta quinta-feira, 9, o galpão de carnes e toda a área da feirinha da Estação Nova estarão interditados, como medida preventiva na luta contra o avanço da Covid-19, no município.

A intervenção do Governo Municipal se estende até o próximo domingo, 12, e está lastreada em dados de membros da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que apontam picos preocupantes de aglomeração de pessoas, naquela região.

De acordo com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, sábado e domingo, apenas as farmácias estarão autorizadas a funcionar nas ruas do entorno da feirinha da Estação Nova.

Comerciantes e demais trabalhadores do entreposto comercial já estão sendo informados sobre as medidas, que serão oficializadas em Decreto do prefeito Colbert Martins da Silva Filho.

  •  

Feira perde quatro mil empregos formais no trimestre da pandemia

3/7/2020, 7:19h

No trimestre da pandemia, pouco mais de quatro mil postos de trabalho com carteira assinada foram fechados em Feira de Santana. O município se destaca pela força do comércio e o dinamismo no setor de serviço.

Ambos setores geram milhares de empregos. E, por consequência, são eles que mais demitem nos momentos de crise. E agora não está sendo diferente. Foram exatas 4.099 demissões.

No ano passado, Feira de Santana gerou superávit neste setor, com saldo positivo de mais de 1,7 vagas de emprego formais geradas.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, a diferença entre demissões e contratações em maio foi negativa em 1,3 mil.

Nos últimos trinta dias foram realizadas 1.133 admissões contra 2.443 desligamentos. As demissões estão relacionadas à pandemia. Entre maio e junho há as tradicionais contratações temporárias, que não existiram neste ano.

Sendo que em abril o número de desempregados na cidade foi aumentado em 2.380 trabalhadores. Outras 463 pessoas que tinham carteira assinada foram dispensadas em março, menor número nos últimos três meses.

  •  

Feira do George Américo e toda atividade econômica deste bairro, mais Campo Limpo e Morada das Árvores, serão suspensas sábado e domingo

1/7/2020, 19:21h

A Prefeitura de Feira de Santana vai dar continuidade neste fim de semana, sábado  e domingo, às ações restritivas de funcionamento do comércio e outras medidas visando combater a disseminação do coronavírus em bairros da cidade onde são mais preocupantes os índices de infecção. 

Depois de intervenções realizadas nos bairros Tomba e Sim, avenida Artemia Pires e distrito Jaíba, a força-tarefa chega ao Campo Limpo, George Américo, Morada das Árvores e condomínios Asa Branca 1, 2, 3, 4 e 5 do programa Minha Casa Minha Vida. 

Como aconteceu nos primeiros locais a receber esta operação, também desta vez haverá a suspensão de praticamente  todas as atividades econômicas das áreas visitadas. O George Américo, por exemplo, não terá a sua tradicional feira livre. 

O comércio ambulante que acontece nesses bairros, todas as lojas (mesmo supermercados, mercearias e outros estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios) estarão de portas fechadas nesse período. Apenas será permitido o funcionamento das farmácias. 

Haverá barreira sanitária nesses locais no sábado e domingo. A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) fará a inspeção contra possíveis irregularidades por parte das empresas, principalmente impedir a desobediência às normas das autoridades de saúde do município. Equipes da Vigilância Epidemiológica e de Endemias e estarão distribuindo máscaras, e outros itens de proteção contra a Covid. 

Os condomínios residenciais Asa Branca 1, 2, 3, 4 e 5 vão receber o trabalho de desinfecção e ações de saúde  em suas áreas comuns de circulação no sábado. Domingo vai ser desinfectado o galpão onde acontece a feira livre do George Américo. 

Na tarde desta quarta-feira, aconteceu uma reunião entre as diversas secretarias municipais e órgãos não governamentais envolvidos na força-tarefa contra o coronavírus, para definir as estratégias a serem adotadas nesta operação. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Antonio Carlos Borges, diz que conta com a consciência dos comerciantes e vendedoras ambulantes desses bairros. "Precisam colaborar agora, para que não seja necessário enfrentar medidas mais drásticas adiante".

  •  

Carne do Sol, um atrativo da gastronomia da Princesa do Sertão

23/6/2020, 7:23h

Há quem prefira mais tostadinha, curada pela luz do sol. Com uma capinha de gordura, ela fica ainda mais suculenta. Uma farofinha de manteiga e um vinagrete sempre caem bem. A refeição fica ainda mais apetitosa quando ela vem acompanhada do pirão de leite, do aipim frito, da batata frita e o feijão fradinho. A manteiga de garrafa dá aquele toque especial à carne do sol.

Em Feira de Santana, do sotisficado restaurante ao barzinho, a carne do sol está sempre nos cardápios. E dá até nome a estabelecimento na cidade. Esse prato que conquista os mais apurados paladares, do adulto a criança, é fácil de ser encontrado na cidade. Cada local dá o seu toque diferenciado ao prato, seja nos acompanhamentos ou no preparo da própria carne.

E é isso que faz a carne do sol ser um dos pratos da rica culinária feirense e que é destaque na campanha "MEU DESTINO É O BRASIL", uma iniciativa idealizada pela BBC Brasil, que na Bahia é coordenada pela Secretaria de Turismo do Estado, cujo objetivo é fomentar, estimular e contribuir com a retomada do turismo pós-pandemia. Além de Feira, mais 12 municípios que compõem a Zona Turística da Bahia participam dessa iniciativa no estado.

A ação está sendo veiculada nas plataformas digitais e começou no domingo, 14. Os municípios envolvidos devem produzir peças criativas, com as máscaras da campanha, porém adaptadas com fotos dos seus atrativos turísticos. A cada semana um atrativo diferente.

Neste domingo, foi o turismo gastronômico. Enquanto que na semana passada, a ação foi voltada para os principais atrativos e equipamentos turísticos dos respectivos municípios.

"Essa campanha é uma maneira de mostrar que estaremos sempre de braços abertos para acolher o visitante e despertar no feirense as opções que ele pode explorador quando tudo isso passar", afirma a diretora de Turismo, Graça Cordeiro.

O material está sendo veiculado nas redes sociais da Prefeitura, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Vale lembrar que o turismo gastronômico em Feira é um caldeirão de sabores. Além da carne do sol, fazem parte da diversidade de sabores a galinha caipira, maniçoba, mocofato, feijoada, mininico de carneiro, sarapatel, entre tantos outras delícias que têm o toque especial do feirense.

  •  

Drive Thru do Parque de Exposição é local mais seguro para adquirir produtos juninos

21/6/2020, 19:55h

Instalado no Parque de Exposição João Martins da Silva, ao longo da BR-324, o Drive Thru de São João é o local mais seguro para as pessoas adquirirem produtos juninos sem exposição ao riscos de contrair o coronavírus Covid-19. No local, as pessoas encontram todos os produtos típicos da época, inclusive iguarias já preparadas, com preços bastante competitivos e com a vantagem de ninguém precisar descer do carro para ser atendido.

O atendimento ao público será realizado no Parque de Exposição até o próximo dia 29, a partir das 6h até a noite. Alguns comerciantes chegam a atender o público até por volta das 20h.

No local as pessoas também são atendidas diretamente nos caminhões que trazem produtos típicos da época, de outras cidades da região. E não precisa descer do carro, já que o comerciante leva o produto até o veículo, sem necessidade de aproximação com o cliente.

O Drive Thru de produtos juninos foi montado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e de Agricultura. Disponibiliza de toldos espalhados por pontos estratégicos do Parque, onde estão instalados comerciantes de laranjas, amendoim, milho, limão, coco, massas para bolos, aipim e muito mais.

Para quem quer saborear iguarias típicas da região, também encontra no local bolos de laranja, puba, aipim, além de canjica, puba, beiju e outros produtos que certamente deixarão os visitantes de água na boca.

O local também é o endereço certo para a compra dos tradicionais fogos de artifício. Uma variedade enorme de produtos, em um ambiente higienizado e seguindo todas as normas de segurança determinadas pelos órgãos de saúde para evitar disseminação do coronavírus.

Pelo segundo ano consecutivo instalada no Parque de Exposição, a comerciante de fogos Mara Rúbia Scher aprova as instalações disponibilizadas pela Prefeitura. E garante que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas, desde uso de máscaras, protetor facial, álcool em gel, barreiras com correntes para manter distanciamento entre clientes e funcionários, adesivos de alerta e limpeza constante do local, além de treinamento adequado dos colaboradores, são algumas das medidas que garantem mais segurança para quem vai às compras.

Jaciara Silva Santana, conhecida como Jacy do Coco, está apostando no sucesso da iniciativa do Governo Municipal de promover o Drive Thru. Aqui é mais seguro para todos, evitando aglomerações. E nós oferecemos produtos com preços bastante atrativos. Por isso, quem vier comprar milho, amendoim, laranja, limão, aipim e outros produtos em nossas mãos vai levar produto de qualidade com preços bastante accessíveis porque não tem atravessador, trazemos direto da fonte produtora”, alertou.

  •  

Prefeitura realizou 108 exames da Covid-19 para desafogar a demanda

18/6/2020, 7:25h

Estratégias para desafogar a demanda de realização dos exames para diagnóstico da Covid-19 em Feira de Santana estão sendo realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde. Nesta quarta-feira, 17, cerca de 108 testes rápidos foram realizados, agendados previamente pela Vigilância Epidemiológica.

A expectativa era realizar 200 exames, conforme agendamento, porém até o final do dia compareceram apenas 108 pessoas. Do total de exames realizados, 87 tiveram resultado negativo e 21 com resultado positivo.

A ação foi realizada no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim e segue nesta quinta-feira, 18, exclusivo para pessoas previamente agendadas.

"Essas pessoas atendidas durante a ação são pendências da Vigilância Epidemiológica, devido o grande aumento na demanda, estamos traçando estratégias para proporcionar diagnósticos a essas pessoas", explica Neuza Santos, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Ainda segundo ela, essas pessoas selecionadas para realização do exame já ultrapassaram o período de sintomas indicado para coleta de amostra do exame RT-PCR, de análise laboratorial.

"É importante ressaltar que estamos atendendo apenas pessoas que foram agendadas pela Vigilância Epidemiológica, não será realizado o exame por demanda espontânea nesta quinta", enfatizou Neuza Santos.

Além desta ação, a Secretaria de Saúde tem realizado diariamente, desde o início do mês de abril, coleta de amostras e realização de testes rápidos por meio do serviço drive thru, também por meio de agendamento prévio. O expediente ocorre das 16h às 22h.

  •  

Prefeitura não está cobrando taxas no MAP neste período de pandemia

17/6/2020, 8:3h

A Settdec (Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) não está enviando boleto aos quase cem permissionários do MAP (Museu de Arte Popular), cobrando-os pela ocupação dos boxes do entreposto cultural. A suspensão da cobrança está relacionada aos últimos três meses.

A informação é do titular da pasta, Antônio Carlos Borges Júnior, que ainda disse que alguns comerciantes voluntariamente foram à sede da secretaria, à avenida Maria Quitéria, e solicitaram o documento fiscal. O secretário disse que os permissionários aguardassem nova legislação específica sobre o tema, porque em ano eleitoral não é permitida a isenção.

“Por isso temos que observar as questões legais para podermos dar condições dentro deste momento de pandemia”. A questão, afirmou, está sendo analisada pela PGM (Procuradoria Geral do Município) e que lojistas e empreendedores do MAP fiquem atentos que o município está buscando, dentro da legalidade, solução para o problema conjuntural.

“Uma vez que não gerou receita não deve gerar taxas”, afirmou Antônio Carlos Borges Júnior. “Mas a iniciativa deve ter legalidade e a gente está buscando esta legalidade”.

  •  

Parque de Exposição pronto para drive thru de produtos juninos

15/6/2020, 17:44h

O Parque de Exposição João Martins da Silva já está pronto para receber comerciantes e caminhoneiros que comercializam especificamente produtos típicos dos festejos juninos. O acesso ao local será a partir desta quarta-feira, 17, até o próximo dia 29, em função das comemorações do São João e São Pedro.

O espaço da Prefeitura está sendo utilizado, excepcionalmente este ano, para o drive thru dos festejos juninos em função da pandemia da Covid-19. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), está deslocando os caminhoneiros e comerciantes que vendiam seus produtos nos corredores do Centro de Abastecimento para o Parque de Exposição, durante este período, a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, evitar a disseminação do coronavírus.

O local será destinado exclusivamente à comercialização de produtos tipicamente do período juninos, a exemplo de laranja, abacaxi, milho, aipim, amendoim, licores, chapéus, fogos de artifício e outros produtos típicos da época, a exemplo de iguarias. Também contará com a participação da Feira Itinerante, com suas barracas espalhadas pelo Parque de Exposição.

O atendimento ao público será realizado diariamente, das 5h às 11h, inclusive aos sábados e domingos. Entretanto, conforme o administrador do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves, nas vésperas das comemorações do São João e do São Pedro, os horários de atendimento serão estendidos.

Para garantir conforto e segurança de quem for comercializar no local, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), está instalando toldos e barracas. Além disso, o Parque de Exposição possui área ampla para estacionar os caminhões que trazem os produtos de diversas cidades da região para comercializar.

Quem for às compras no local não precisará descer do carro, evitando assim riscos de contágio do coronavírus (Covid-19). E o espaço está ganhando iluminação para garantir maior conforto e segurança, além de contar com apoio da Guarda Municipal e da SMTT. Também não será permitido comércio na área externa do Parque. A entrada é pela BR-324.

Os interessados em comercializar seus produtos devem se dirigir à administração do Centro de Abastecimento ou a um preposto que está atendendo no próprio Parque de Exposição João Martins da Silva.

  •  

Comércio e Feira Livre do Tomba mantidos fechados para reforçar ações

15/6/2020, 7:30h

A tradicional Feira Livre do Tomba e o comércio no entorno da Praça Macário Barreto se mantiveram fechados, neste domingo, 14, em atendimento às medidas restritivas de isolamento social para frear a disseminação da pandemia da Covid-19 em Feira de Santana.

A medida restritiva, baixada pelo Governo Municipal, foca principalmente as localidades onde estão sendo registrados os maiores índices de contágio. E justamente nestes bairros onde menos a população estava se mantendo em isolamento social.

Para garantir o cumprimento da medida, uma força-tarefa formada por órgãos públicos municipais, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, está percorrendo as localidades para fazer cumprir as medidas preventivas.

Para reforçar as ações, também estão sendo montadas barreiras sanitárias nos bairros Tomba, Brasília e Jardim Cruzeiro visando aferir a temperatura dos moradores e realizar teste rápido de coronavírus.

  •