SEC. TRABALHO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Abertura do Shopping Cidade das Compras revitaliza comércio feirense

21/9/2020, 18:5h

A abertura do Shopping Cidade das Compras, na manhã desta segunda-feira, 21, marca uma nova fase de revitalização do comércio de Feira de Santana. O primeiro dia de funcionamento do novo entreposto, o maior do gênero do Norte e Nordeste do país, também coincidiu com o encerramento do prazo para adesão ao aditivo que ampliou de três para oito meses de carência para iniciar o pagamento de aluguel pelos boxes, o que atraiu boa parte dos camelôs cadastrados que ainda não haviam aderido ao benefício.

Para quem antecipou todos os trâmites legais para se instalar no Shopping Popular, como também é conhecido o Cidade das Compras, o primeiro dia já foi de atender a clientela. Muitos, entretanto, passaram o dia providenciando adequações nas instalações para fazer a mudança para o local.

Proprietária da loja La Bela, Rafaela Silva ornamentou a loja com bolas coloridas para receber a clientela. E está comemorando a nova fase, agora como empreendedora no Shopping Cidade das Compras. “A expectativa é de que melhore ainda mais quando todos vierem para cá. Aqui é outra estrutura, bem superior. Lá na Sales Barbosa era tudo improvisado, não tinha como arrumar e além disso também não tínhamos estrutura para receber os consumidores porque o espaço era muito pequeno e desconfortável. Aqui estamos tendo gosto até para fazermos algo mais arrumado, investirmos como microempreendedor, como passamos a ser”, frisou.

Funcionária da loja Moda +, Tassiana Almeida aproveitou o primeiro dia de funcionamento para organizar e dar um retoque na loja. “A loja tem que ficar bonita para recebermos a clientela. A expectativa é das melhores, que logo aqui esteja cheio de gente quando todos os boxes estiverem funcionando”, destacou.

Outras duas empreendedoras que estão apostando no sucesso do Cidade das Compras, Maria Eliana Silva Medeiros e a mãe Helena Silva Medeiros foram ao shopping, nesta segunda-feira, 21, para viabilizar a adequação das instalações para suas lojas de confecções. 

Aos 81 anos, dos quais 40 deles trabalhando como vendedora ambulante, Helena Ferreira da Silva está animada com a nova fase. Passou o dia no Shopping Popular definindo a adoção de medidas para se mudar logo para o novo espaço. “Estou bem animada e creio que aqui será bem melhor porque tem toda a estrutura necessária, inclusive sanitários, segurança e protegidos da chuva e do sol”, observou.

  •  

Desembargador decide que prefeitura deve tirar barracas do centro de Feira

21/9/2020, 17:18h

Considerando que deve prevalecer o interesse público e constatando que há um “nítido interesse político-eleitoreiro” do autor da ação que tenta impedir o trabalho do Governo Municipal, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, do Tribunal de Justiça da Bahia, tornou sem efeito a concessão da liminar que determinava a suspensão da retirada de barracas do centro de Feira de Santana.

O desembargador anulou a primeira decisão que tomou, depois que o procurador-geral do Município, Carlos Alberto Moura Pinho, recorreu em tempo recorde.  

Desde a semana passada que a Prefeitura vem removendo as barracas que ocupam ruas e praças no centro, por dois motivos: a abertura, nesta segunda-feira (21) de um centro comercial popular, a Cidade das Compras, para onde devem ir os camelôs e barraqueiros; em segundo lugar, porque está havendo uma total revitalização do centro da cidade, com várias obras.

Em apenas três dias da semana passada, a Prefeitura retirou 52 barracas que ocupavam, há mais de 20 anos, as ruas Hermínio Santos e Recife. O trabalho foi feito com absoluta tranquilidade e concordância dos barraqueiros, que estão se mudando para a Cidade das Compras. 

  •  

Governo suspende retirada de barracas obedecendo determinação da Justiça

20/9/2020, 13:8h

Cumprindo determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o governo municipal vai suspender, a partir desta segunda-feira (20), a retirada de barracas das ruas centrais de Feira de Santana. O procurador geral do município, advogado Carlos Alberto Moura Pinho, já anunciou, entretanto, que vai recorrer da decisão. 

Independente da decisão da Justiça, a Cidade das Compras, o conhecido centro comercial popular, vai ser aberto ao público nesta segunda-feira. Muitos ambulantes e barraqueiros que estavam no centro da cidade já se mudaram para o novo equipamento.

Somente esta semana, o governo municipal retirou 52 barracas nas ruas Hermínio Santos e Recife (ao lado da Euterpe Feirense), deixando as vias completamente livres para as obras do Projeto Centro.

“O trabalho está sendo feito com absoluta tranquilidade e inclusive algumas barracas estão sendo levadas para a própria casa do barraqueiro, a pedido dele” salienta o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima dos Santos, que está comandando a retirada do centro da cidade.

  •  

Shopping Cidade das Compras entra em funcionamento segunda-feira

20/9/2020, 9:24h

Maior entreposto comercial do gênero no Norte e Nordeste do país e novo vetor de desenvolvimento da economia de Feira de Santana,  o Shopping Cidade das Compras,  também conhecido como Shopping Popular,  entra em funcionamento a partir desta segunda-feira, 21. O empreendimento abrigará cerca de 1.800 vendedores ambulantes.

No novo local de trabalho, os antigos ambulantes passam a atender suas clientelas em local mais seguro e aconchegante, longe dos intempéries do tempo. E, sobretudo, deixam a condição de trabalhadores "invisíveis", saindo da clandestinidade para se tornarem micro-empreendedores.

O Shopping Cidade das Compras está construído em área nobre da cidade, no Centro de Abastecimento,  ao longo da rua Olimpio Vital, em frente a Estação de Transbordo Centro.

O equipamento, fruto da Parceria Público Privado, está sendo entregue pelo Governo Municipal com toda estrutura para melhor atender comerciantes e clientes. O local disponibiliza ampla área de estacionamento próprio, além de sanitários e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

  •  

Retirada de barracas atende sonho da população de andar livremente pelas calçadas

20/9/2020, 9:16h

Antigo sonho da comunidade feirense de reconquistar seu direito de transitar livremente pelas calçadas do Centro da cidade começa a ser concretizado. Nas ruas Ermínio Santos e Recife, transversal da rua Conselheiro Franco, a paisagem já está totalmente diferente, sem nenhuma barraca, sinalizando a segurança e conforto que vem pela frente para todos que transitarem pelo local.

Somente nesta via, a Prefeitura de Feira de Santana removeu, até este fim de semana, 56 barracas, instaladas de forma irregular e aleatoriamente, tanto nos passeios quanto avançando pelas ruas, forçando pedestres e motoristas a disputarem o mesmo espaço nas ruas.

Com a remoção das barracas, as duas ruas, que dão acesso ao Centro de Abastecimento,  descendo a ladeira pela lateral do prédio da Euterpe Feirense, revelam suas reais dimensões. Justamente por isso, a retirada  das barracas das vias públicas conta com apoio da população, que tem acompanhado pacificamente a ação do poder público.

A retirada das barracas está sendo realizada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), e sendo coordenada pela Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV) com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, além da equipe da SETTDEC.

Todo material removido está sendo levado, conforme decisão de seus donos, para local indicado por eles ou depósito da Prefeitura. Outras barracas, fechadas e sem utilização, também foram recolhidas para depósito do Governo Municipal.

Os equipamentos estarão à disposição de seus donos por 30 dias, conforme previsto no Código de  Polícia Administrativa. Foi  observado um apoio da comunidade e não houve  nenhuma  resistência à remoção das barracas,  conforme relata o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima.

  •  

Remoção de barracas de vias públicas em clima de tranquilidade

18/9/2020, 12:20h

A remoção das barracas dos vendedores ambulantes prossegue, nesta sexta-feira, 18, marcada pelo clima de tranquilidade. À medida que os equipamentos estão sendo retirados das vias públicas, cumprindo o direito dos Estatutos do Cidadão, dos Idosos e dos Deficientes de circularem livremente pelas calçadas, os camelôs cadastrados estão sendo relocados para o Shopping Cidade das Compras, que entra em funcionamento na segunda-feira, 21.

A ação para retirada das estruturas das ruas do Centro da cidade teve início na quarta-feira, 16, e está concentrada ao longo das ruas Ermínio Santos e Recife. Até quinta-feira, 17, 34 barracas foram recolhidas com auxílio de caminhão guincho.

O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Moacir Lima, afirma que a ação está ocorrendo no clima de normalidade, com isolamento das áreas para evitar acidentes. Também destacou o apoio da Guarda Municipal auxiliando na segurança.

O trabalho está sendo desenvolvido gradativamente e, nos próximos dias, segue por outras artérias. E, conforme explica o secretário Moacir Lima, à medida que as barracas estão sendo retiradas, está possibilitando o Governo Municipal a dar prosseguimento ao projeto de requalificação do centro comercial.

  •  

Aumenta procura por ingredientes do caruru no Centro de Abastecimento

17/9/2020, 12:59h

Setembro é o mês dos carurus por pagamento de promessas ou não. Ou por preceito religioso. No próximo dia 27, Cosme e Damião são reverenciados. Pagadores de promessas e famílias que mantém a tradição de oferecer caruru depararam, neste ano, com a disparada do preço do litro do azeite de dendê, parte mais do que importante do prato, que subiu mais de 100%, em relação ao ano passado. Passou de R$ 6 para R$ 12, com tendência de alta.

Entretanto, ao longo dos anos os consumidores encontram no Centro de Abastecimento os preços mais em conta para o caruru, bem como produtos com a qualidade desejada.

Problemas nas fazendas produtoras fizeram o preço disparar nas barracas, situação que não vai influenciar no sabor da iguaria, mas certamente na quantidade de pessoas nestes encontros – a pandemia vai contribuir para a redução deste número. 

Os preços dos outros ingredientes também devem ser observados, como o do frango e do arroz que subiram muito nas últimas semanas. Por isso, a procura de preços melhores e a pechincha deverão ser exercitadas neste ano. Assista abaixo a matéria em vídeo:

 

  •  

Shopping Cidade das Compras será aberto ao público dia 21

17/9/2020, 8:47h

O shopping Cidade das Compras entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 21. O equipamento foi estruturado  para receber cerca de 1.800 camelôs cadastrados, em ambiente moderno, seguro e com total estrura de conforto, além de ampla área para estacionamento.

Enquanto os camelôs se instalam no novo equipamento,  as barracas armadas nas calçadas de ruas e avenidas, como Senhor dos Passos e Marechal Deodoro, estão sendo removidas, cumprindo decreto do Governo Municipal que suspendeu as licenças e permissões para essas ocupações nas vias públicas. 

O Consórcio Feira Popular vai dar plantão neste fim de semana, até o dia 21, atendendo aqueles que ainda não assinaram aditivo para obtenção dos oito meses de carência para pagamento de aluguel e anuência para retirada das barracas.

  •  

Com aval da Justiça, começa remoção de barracas do Centro da cidade

17/9/2020, 8:19h

Acatando decisão da Justiça, de garantir o direito de livre acesso nas calçadas aos cidadãos, inclusive idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade, o Governo Municipal de Feira de Santana deu início à remoção das barracas das vias públicas.  A ação  favorece os vendedores ambulantes e camelôs cadastrados com a oferta de boxes  no shopping Cidade das Compras, onde terão carência de oito meses para iniciarem o pagamento dos aluguéis.

A remoção das barracas também possibilita a execução das obras de requalificação do Centro, que já avançam por diversas ruas e avenidas. E foi discutida exaustivamente, ao longo dos últimos anos, tanto com os ambulantes quanto com suas classes representativas, além de diversos outros segmentos organizados da cidade.

O prazo para os ambulantes deixarem as calçadas terminou nesta terça-feira, 15. E na próxima segunda-feira, 21, o shopping Cidade das Compras será aberto ao público.

Somente uma minoria, conforme o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, ainda não assinou contrato para relocação para o novo equipamento e resisti em sair das vias públicas, mesmo com decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que negou liminar que pedia a suspensão da remoção dos camelôs do Centro da cidade.

A remoção das barracas prossegue nos próximos dias, seguindo pelas ruas Herminio Santos e avançando o Calçadão da Sales Barbosa, Marechal Deodoro, Senhor dos Passos, Conselheiro Franco, praça Bernadino Bahia e adjacências.

  •  

Parque Industrial de Feira será destacado em evento virtual da Fieb

16/9/2020, 18:40h

Os assuntos mais importantes para a indústria vão estar em pauta, durante evento virtual da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), na próxima terça-feira, 22, às 18h. O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, é um dos participantes convidados.

A live será transmitida através do youtube.com/sistemaFieb e reunirá especialistas de destaque na Bahia. O tema é “Indústria e Desenvolvimento nos Municípios”, tendo como proposta os diálogos promovidos pela Fieb.

Também vão participar o evento virtual Vinícius Briglia Pinto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus; Cláudio Cardoso, secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista; Luiz Gugé Fernandes, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia; Cristiano Magarão, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica de Lauro de Freitas; e Fladson Meneses, superintendente da Fieb.

  •