Projetos para o desenvolvimento de Feira começam a ser planejados de olho no futuro
Na manhã desta terça-feira, 30, foi dado início a elaboração da Carteira de Projetos Estruturadores 2035 de Feira de Santana, no Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS). Os trabalhos serão coordenados pelo consórcio internacional com as empresas Tese e CONCREMAT.
Os projetos vão contemplar a infraestrutura urbana e turística de Feira, a exemplo da construção do rodoanel – com extensão aproximada de 100 quilômetros - implantação do Distrito Industrial Municipal, construção de estradas vicinais, obras de saneamento e ampliação do aeroporto. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável e a construção de um ambiente seguro para o município.
A licitação para elaboração da carteira de projetos foi realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Feira, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Governo Federal, e o Programa das Nações Unidas (PNUD). A previsão é que a Carteira de Projetos Estruturadores seja lançada em novembro.
“Essa consultoria é um grande salto para elaboração de projetos para o desenvolvimento de Feira. Planejar é pensar o futuro e o que a gente almeja é que se materialize vários sonhos para o nosso município”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha.
De acordo com o gestor, dentre os projetos a serem elaborados estão ações de turismo no Lago de Pedra do Cavalo. “É uma joia que nós temos inseridas no nosso município e não aproveitamos. Vamos dialogar com o Estado [responsável pela administração do Lago] para desenvolvermos projetos nessa área”, destaca Sebastião Cunha.
Representantes da sociedade feirense vão contribuir na confecção desse material, sendo eles: Edson Piaggio (Pensar Feira), João Batista Ferreira (CIFS, FIEB e Sindicato dos Panificadores da Bahia), Dilton Coutinho (empresário da Comunicação), Edson Nogueira (Sindicato do Vestuário), Hélio Ponce (UEFS), Roberto Luiz (representando o CDL) e Alfredo Falcão (empresário).
Todos eles vão passar por oficinas a partir do dia 1º de setembro. Sebastião Cunha acrescenta ainda que os projetos serão apresentados a possíveis financiadores pela Sudene e o PNUD.
Também acompanharam o início dos trabalhos, o vice-prefeito Fernando de Fabinho, secretário de Planejamento, Carlos Brito, e o diretor de Turismo, Arcênio Oliveira.