Prefeitura intensifica vacinação contra Influenza para trabalhadores do transporte coletivo

20/3/2024, 15:56 | Foto: Thiago Paixão
Imunização contempla os grupos considerados prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue intensificando a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza para os grupos considerados prioritários. Nesta quarta-feira (20), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo e da segurança foram imunizados no Terminal Central.

Para o motorista Tiago Jesus, de 33 anos, a vacinação representa mais do que uma simples dose, é a principal forma de proteção em sua rotina de trabalho. "O contato frequente com pessoas devido à nossa profissão aumenta o risco de contaminação por gripe e outras doenças. Com a vacina, tenho a sensação de estar mais protegido e seguro", relatou.

A vacinação contra a gripe Influenza continua sendo realizada de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no auditório da Secretaria de Saúde. Os interessados devem apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. É essencial ressaltar que crianças e adolescentes serão atendidos apenas na presença dos pais ou responsável.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas e das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos também devem ser imunizados contra a doença.