Prefeitura de Feira participa de Blitz Educativa contra importunação sexual no trânsito

20/1/2024, 16:24 | Foto: Jorge Magalhães
Ação do Detran/Ba teve o apoio de agentes de trânsito da SMT

Prepostos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) participaram na manhã de hoje (19) da Blitz Educativa promovida pelo Detran/Ba voltada para a conscientização de motoristas, passageiros e pedestres sobre a importunação sexual no trânsito.

A ação de panfletagem ocorreu na avenida João Durval Carneiro, em frente ao Boulevard Shopping - outras avenidas da cidade também receberão as blitze. O objetivo da campanha é promover a conscientização e educação sobre importunação sexual e violência contra a mulher no trânsito, chamando a atenção para os diversos casos que ocorrem no transporte público, em carros de aplicativo e nas ruas.

"Ações como esta receberão toda a atenção e prioridade do Governo Municipal através do Núcleo de Educação para o Trânsito, pois trata-se de um tema relevante na sociedade", afirmou Cleudson Almeida, superintendente de Trânsito.

O crime de importunação sexual está previsto no Código Penal desde 2018. Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, advogada Esmeralda Halana, a importunação sexual é definida como a violação do corpo da mulher, como puxões de cabelo, tapas e 'encoxadas', principalmente no transporte público.

"Nós queremos conscientizar os motoristas e transeuntes para que casos como esse não ocorram mais", destaca Esmeralda Halana. Ela alerta que a denúncia em Delegacias Especializadas da Mulher é a porta de acesso às vítimas em busca de proteção e punição aos agressores.

O secretário de Mobilidade Urbana Sérgio Carneiro pontua que todos os gêneros podem caminhar em uma só direção. "Precisamos buscar juntos uma sociedade justa e igualitária. O prefeito Colbert Filho tem defendido a importância de dar mais espaços e oportunidades para as mulheres na sociedade".

Em 2021 o gestor público feirense criou a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, órgão da administração municipal com a finalidade de coordenar o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência e propor medidas para o combate a todas as formas de discriminação contra a mulher.

A motociclista Priscila Novaes elogiou a realização da blitz. "Essa blitz educativa é muito importante para nós mulheres, para nossa proteção e também para a consciência da sociedade. Precisamos que toda a sociedade participe também", elogia.