Prefeitura realiza desinfecção e ações de prevenção ao coronavírus em complexos de delegacias

30/4/2020, 11:54h | Fotos: Jorge Magalhães

Ações visando a prevenção do novo coronavírus em unidades de encarceramento provisório estão sendo realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana. Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Colbert Martins Filho acompanhou o trabalho de desinfecção no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho - medidas que também estão sendo executadas no Complexo Polical Investigador Bandeira e na Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM).

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, também disponibilizou termômetros para a detecção de casos suspeitos, visto que alta temperatura do corpo (acima de 37,8°C) é um dos sintomas da Covid-19; além de realizar testes rápidos em todos os encarcerados e funcionários. As iniciativas também contam com a parceria da Câmara Municipal de Feira de Santana, que doou máscaras de proteção facial.

O prefeito Colbert Martins Filho observou que as unidades de encarceramento provisório podem ser locais de rápida proliferação do novo coronavírus. "E diante disso não só as pessoas que estão encarceradas, mas os funcionários destas unidades ficam bastante vulneráveis. Por isso estamos fazendo a nossa parte e dando a nossa colaboração", pontuou.

Na oportunidade, dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia - SINDPOC - solicitaram ao prefeito intervenção junto a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) no sentido de evitar que presos permaneçam nas unidades de encarceramento provisório por um longo período de tempo, durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente o remanejamento para o Conjunto Penal de Feira de Santana só acontece uma vez por semana. Até a manhã desta quinta-feira a carceragem da unidade contava com 22 detentos.

"É um fato que com certeza contribui para facilitar o contágio e neste sentido vamos solicitar ao secretário Nestor Duarte que avalie a possibilidade de buscar uma solução para isso. Entendemos que este é um momento de união de esforços por parte de todos, em diferentes esferas, dentro do único objetivo de preservar a saúde e a vida das pessoas", declarou Colbert.

O coordenador regional de Polícia Civil, delegado Roberto Leal, agradeceu a Prefeitura e a Câmara Municipal pelas ações e ressaltou que as unidades policiais estão adotando todas as medidas orientadas pelas autoridades de saúde. Também acompanharam a ação os vereadores Luiz da Feira e Zé Curuca, representando a Câmara Municipal.