Pessoas que superaram a depressão através da dança ostentam alegria no encerramento de oficina do Arte de Viver

9/12/2019, 11:46h | Fotos: Bruna Oliveira

Para os alunos das oficinas de Dança de Salão do Programa Arte de Viver, iniciativa da Prefeitura através da Fundação Egberto Costa, o encerramento das atividades do semestre, no último sábado, 07, teve um simbolismo muito especial, além do momento de confraternização. Alguns deles, que sofriam de depressão, encontraram na atividade um auxílio fundamental para superar a doença. O encerramento foi marcado por um grande baile, no Espaço Chão de Estrelas.

Um dos exemplos de superação é a dona de casa Daura Oliveira, 65 anos [foto acima]. “A dança de salão aumenta minha auto-estima. É fundamental para eu não ficar em casa, depressiva. Você esquece todos os problemas e só pensa em coisas boas", relatou Daura, que participa da oficina há 4 anos.

O professor de Dança de Salão do Programa Arte de Viver, Anselmo Miranda, ressalta que existem outros casos de alunos que fazem tratamento contra depressão, e que em comum apresentavam dificuldades quanto a coordenação motora e a concentração.

“Percebo uma enorme evolução dos meus alunos. No início do semestre alguns chegavam dopados de remédios na sala e hoje já evoluíram bastante, até em relação às medicações. Alguns já diminuíram as dosagens e estão aprendendo a dançar de uma forma surpreendente. Eram pessoas desacreditadas para a dança por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos e hoje conseguem dançar, se divertir, ter uma vida diferente, bem  mais saudável”, relata Anselmo Miranda.

Um dos exemplos de alegria contagiante no grupo é a artesã Maria Auxiliadora, 55 anos. Ela participa das oficinas desde de 2007, e declara ser apaixonada pelo Arte de Viver, em especial pela Dança de Salão. "Fico contando os minutos para dançar. Me sinto bem, me sinto muito leve, sem contar que faz muito bem para o corpo e a mente”, salienta.

As oficinas do programa “Arte de Viver” são mantidas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa. As aulas de dança de salão, entre outras oficinas, acontecem no Centro de Cultura Maestro Miro.