Novo furto de cabos de cobre afeta funcionamento de semáforos e serviço de internet no centro

6/2/2024, 16:8 | Fotos: Valdenir Lima
A SMT realizou o reparo no local

Na madrugada desta terça-feira (6), foram furtados 300 metros de cabos de cobre, os quais são utilizados para o funcionamento dos semáforos no cruzamento da avenida Getúlio Vargas e rua Juracy Magalhães, além da via exclusiva do BRT no viaduto Georgina Erisman. Este ato criminoso também impactou o serviço de internet de uma prestadora local.

Agentes de trânsito da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) foram acionados para gerenciar o tráfego na região. Este ano, já foram registrados dois casos de roubo de fios de cobre de semáforos. Como medida paliativa, está sendo considerada a instalação de cabeamento aéreo.

"Haverá a substituição dos cabos subterrâneos que foram levados por cabos aéreos. Essa é a estratégia para mitigar os impactos. Calculamos que 4 mil metros de cabos tenham sido perdidos devido a esses roubos", explica o Chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito, Herval Borges.

Outra opção é a utilização de cabos de alumínio, os quais têm um valor inferior ao cobre. "Seria importante que a Justiça adotasse penas mais severas para os responsáveis pelo roubo de fiação de cobre. Não podemos mais tolerar essa situação! Na próxima licitação, planejamos solicitar a aquisição de cabos de alumínio, que têm um custo 40% inferior ao dos cabos de cobre", ressalta Herval Borges.