Mais um grupo de moradores da Fonte de Lili recebeu escrituras das suas casas

12/12/2019, 8:38h | Fotos: Washington Nery

O riso aberto foi a única reação comum aos mais de cem moradores da Fonte do Lili, comunidade localizada entre a Queimadinha e o conjunto Wilson Falcão, que receberam es escrituras das suas casas, beneficiados pelo programa de regularização fundiária do governo municipal.

A alegria de se tornar oficialmente donos dos imóveis era liberada em gritos baixos, vivas ou tímidos levantamentos dos braços, como se comemorasse um gol. Na verdade, vibraram com a nova realidade. A segurança de que aqueles aguardados papeis lhes davam a posse do bem.

Oscar Canuto de Jesus disse que conheceu não apenas Lili, que dá nome à localidade, como a mãe dele, dona Maria. “Quando cheguei aqui tinha a bodega de Matias e algumas casas ao redor da fonte”. Disse que nunca perdeu a esperança da posse do imóvel onde mora há mais de meio século.

“A casa agora é nossa”, comemorou Oscar Canuto. A frase foi repetida não poucas, mas dezenas de vezes pelos moradores. As feições revelavam o que sentiam naquele momento da assinatura do documento. “Agora vou ficar ainda mais tranquila”, comemorou Maria Helena.

São casas que passaram de pais para filhos. É o caso de Rosali Santos Normândio, herdeira da casa onde moraram seus pais. “É uma felicidade enorme porque sei que a nossa humilde casa um dia vai ser dos meus filhos”.

O prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado pelo secretário de Habitação, Eli Ribeiro, disse que a escritura da segurança para todos os beneficiados. “Agora eles são legalmente donos destes imóveis, e poderão deixar como herança para seus descendentes”.

O programa já beneficiou moradores do Jussara e do George Américo. Na Fonte de Lili, o número de beneficiados chegou a 241. Cerca de 50 não assinaram a documentação porque não tem CadÚnico, que é espécie de Raio X social, uma das condições para que tenham acesso ao programa.

Foram orientados a procurar o Cras localizado à rua Alcides Fadiga para fazer o documento – deverá apresentar documentos pessoais de toda a família e comprovante de residência.

Uma nova data vai ser marcada para a entrega do restante da documentação. Quem recebeu a  escritura foi orientado a se dirigir ao 1º Cartório de Registro Civil de Imóveis, na Kalilândia, para registrar a escritura. O serviço é gratuito.