Lançada pedra fundamental para obras do Centro de Zootecnia no Parque de Exposição

16/4/2024, 17:7 | Foto: Izinaldo Barreto
Solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (15)

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental para as obras do Centro de Zootecnia no Parque de Exposição João Martins da Silva, ocorreu na tarde desta segunda-feira (15), com a presença do prefeito Colbert Martins Filho. Esta iniciativa, fruto da parceria entre o Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), visa estabelecer um Centro de Excelência em Zootecnia em Feira de Santana.

O novo centro tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, gerando empregos e promovendo a capacitação de novos profissionais, com foco especial na produção equina. Além disso, abrigará um polo da Faculdade CNA, ampliando assim as oportunidades de ensino superior na área.

Os Centros de Excelência, que são unidades de ensino do Senar, organizadas por cadeias produtivas, formam uma rede integrada para disseminar conhecimento em todo o país, contribuindo para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.

Esta iniciativa marca a implantação da primeira escola técnica agrícola de nível superior em Feira de Santana, a qual será construída em uma área de 20 mil metros quadrados cedida pela prefeitura, com um investimento de R$ 30 milhões por parte do SENAR.

"Estamos revivendo a força da pecuária e agricultura em Feira de Santana. Esta escola técnica irá preparar profissionais para cuidar de diversas áreas, desde bovinos até piscicultura, contribuindo significativamente para o desenvolvimento rural", afirmou o prefeito Colbert Martins.

O diretor do SENAR, Daniel Carrara, enfatizou que as obras já estão em andamento e a previsão é que o centro seja inaugurado em julho de 2025, oferecendo uma variedade de cursos presenciais, incluindo zootecnia, fruticultura, pecuária de corte e gestão de propriedade.

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, destacou a escolha da região devido ao seu destaque na criação de equinos e à escassez de mão de obra qualificada, ressaltando a importância deste projeto para suprir essa demanda e fortalecer as cadeias produtivas locais.