Ipês dão flores e já colorem ruas e avenidas da cidade

29/9/2020, 13:18h |

Um dos vários ipês na avenida Padre Anchieta (av. de Canal) se antecipou, e muito, à chegada da Primavera e já está substituíndo o verde das suas folhas pelos cachos rosas. A estação das flores começou no dia 22 e se estenderá até a penúltima semana de dezembro. 

Em pouco tempo, o chão em seu entorno vai ganhar nova cor: vai ficar com uma camada rosinha. Esta é uma das fontes de embelezamento da cidade. 

A floração desta espécie é um dos mais belos espetáculos que a natureza graciosamente nos oferece. Comparação apenas com as craibeiras, da mesma família dos ipês, que nesta época expõe às margens dos riachos o amarelo intenso das suas flores ao meio da caatinga seca.

Mesmo que pequenos e poucos, pontos rosa também se destacam ao meio do verde escuro do ipê localizado na rua Monsenhor Mário Pessoa. 

E o mesmo está acontecendo, ou para acontecer, em milhares de árvores de Feira de Santana. Dentro de mais alguns dias, as grandes avenidas da cidade vão ganhar um colorido especial. 

O ipê rosa é o mais comum em Feira, com dezenas de unidades na avenida Maria Quitéria. No Dia da Árvore, 56 mudas desta árvore – que dentro de quatro anos darão flores rosa, roxa, branca e amarela, foram plantadas na rua Tupinambás, bairro São João. Formarão uma alameda de beleza única.

Dentro de alguns meses, os ipês promoverão outro belo espetáculo: o processo de multiplicação. As suas sementes são soltas pelo vento, que as conduzem sem destino, mas prontas para a germinação.



  •