Implantação de luminárias de LED na cidade chega à rua Comendador Gomes, no Conjunto Feira VII

3/3/2020, 10:3h | Foto: ACM

A difusão do uso das lâmpadas de LED começou a fazer parte das ruas das grandes cidades, chegando às casas de todas as classes sociais, há relativamente poucos anos. A partir daí, esta preocupação passou a pautar os projetos de iluminação pública de prefeituras de todo o Brasil.

Cedo ou tarde (não importa), este beneficio deixará de ser novidade para integrar o cotidiano de todas as cidades, que, à medida que se libertem dos entraves burocráticos para realizar licitações públicas para a aquisição de luminárias de LED, não tardarão a substituir os obsoletos, caros e ineficientes modelos de lâmpadas de vapor de sódio pela nova tecnologia.

Feira de Santana, apesar da sua pujança socioeconômica, a segunda mais importante cidade da Bahia e figurando entre os 40 principais municípios do país, não fugiu a esta regra. Agora, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), orçada em R$ 70 milhões com a contrapartida de R$ 20 milhões, O Governo Colbert Martins caminha a passos firmes para efetuar a troca do seu Parque de Iluminação.

Como vem procedendo há algumas semanas em mais de uma dezena de bairros da cidade, o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, na manhã desta terça-feira, 3, mais uma vez participou pessoalmente do inicio das trocas de lâmpadas tradicionais por luminárias de LED.

Hoje, o local escolhido pela Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelo cronograma estabelecido pelo Setor de Iluminação, foi a rua Comendador Gomes, no Conjunto Feira VII, onde foram substituídas por LED 42 luminárias de vapor de sódio.

À noite, o prefeito e a sua equipe retorna a esta artéria, onde as novas luminárias serão acesas e entregues à comunidade, "que poderá sentir a diferença entre as duas tecnologias", disse Colbert, ao considerar a iniciativa um passo importante para o setor de iluminação pública do Município.