Furto de cabos de cobre compromete trânsito em região do centro da cidade

27/12/2023, 15:1 | Foto: Valdenir Lima

Mais uma ocorrência de furto de cabos de cobre foi registrada em Feira de Santana nesta semana. Desta vez, o alvo dos criminosos foram os cabos que estão enterrados ao lado do conjunto semafórico localizado no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra.

Por conta disso, o funcionamento dos semáforos foi comprometido e o trânsito na região ficou lento. Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estiveram no local auxiliando os motoristas e coordenando o fluxo de veículos.

De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito, Herval Borges, cabos de alumínio serão usados para tentar inibir uma nova ação de criminosos na área. O cobre é um dos principais materiais utilizados em fiações para serviços de telecomunicações e atrai a atenção de criminosos pelo valor agregado.

"Hoje a gente está fazendo uma complementação aqui, porque eu não tenho mais cabo de cobre. Estou colocando cabo de alumínio agora, porque a única forma da gente evitar o roubo vai ser cabo de alumínio, já que não tem o mesmo valor que tem o de cobre. Talvez isso dificulte mais um roubo de cabeação se colocarmos cabos de alumínio", explicou.

O roubo de cabos de cobre não prejudica só o trânsito e a vida dos motoristas, como também toda a cidade. Essa prática criminosa, cada vez mais frequente, pode causar a interrupção do serviço de energia e afetar os serviços de telecomunicações. E nesse caso em específico, é mais uma conta que o município terá de arcar.

"O prejuízo é grande. É um cabo que não é barato e a gente tem que comprar outro. Além disso, a gente tem que pagar a mão de obra para colocar o cabo de novo", disse Herval Borges.

O chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito também ressaltou a importância da segurança pública para combater o furto de cabos. "A segurança pública precisa ser reforçada para evitar que roubos como esse voltem a acontecer", afirmou.