Estabelecido Protocolo Operacional Padrão sobre o uso e descarte de EPIs

20/5/2020, 15:55h | Fotos: Raylle Ketly

Com o objetivo de minimizar o risco de contágio dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Comissão de Paramentação e Desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana estabeleceu um Protocolo Operacional Padrão (POP) sobre o uso e descarte destes equipamentos.

O treinamento dos profissionais está sendo realizado  nos estabelecimentos de saúde municipal. Segundo as enfermeiras integrantes da Comissão, Monalisa Dórea e Priscilla Soares, o índice de contaminação nos profissionais de saúde em todo o mundo é decorrente de falhas no processo de paramentação, momento em que o profissional coloca o equipamento e desparamentação, ou seja, durante o descarte.

“Consultamos os protocolos mais atuais do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e no manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com portaria publicada no dia 23 de março, para elaboração do POP. Nossos procedimentos são atualizados de acordo com as portarias que são divulgadas. A última foi no dia 8 de maio”, explica Priscilla Soares.

O processo começou pela própria sede da Secretaria Municipal de Saúde, tendo os enfermeiros como facilitadores do processo. Durante as visitas, que começaram pelas Policlínicas, foram repassados os ensinamentos sobre a forma correta de descarte de luvas, máscaras, óculos, protetor facial e macacão.

“Percebemos que profissionais de higienização, manutenção e principalmente nossos motoristas tinham muitas dúvidas em relação a proteção. O treinamento foi implantado com todos eles, que agora saem para coleta com um Kit especifico de segurança, composto de protetor facial, máscara cirúrgica, touca e macacão descartável”, descreve.

Ainda de acordo com ela, também está sendo orientado o processo de acondicionamento das máscaras tipo N95 e PFF2, “que são as duas que podem ser reutilizadas após o uso”, conta Priscilla Soares.

Após o treinamento, a equipe retorna aos estabelecimento para fiscalizar se as recomendações estão sendo seguidas e prestar dúvidas ou esclarecimentos em relação aos procedimentos.

Cartazes educativos com informações sobre os protocolos serão afixados nas paredes para facilitar o entendimento dos profissionais.