Dia Mundial da Saúde Bucal: Prefeitura oferece amplo atendimento odontológico gratuito

20/3/2024, 15:49 | Foto: Thiago Paixão
Procedimentos especiais são feitos através da ficha de referenciamento

Nesta quarta-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza um amplo atendimento gratuito para serviços odontológicos no município.

A rede municipal possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que dispõem de atendimento especializado para cirurgia oral, exodontia, endodontia (canal), periodontia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), colocação de prótese e atendimento a pacientes especiais - com câncer, paralisia cerebral e sindrômicos.

Para ser atendido, o paciente deve passar por uma consulta odontológica nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Policlínicas, para avaliação da necessidade ou não de um encaminhamento para procedimentos especiais, feito através da ficha de referenciamento. Os CEOs funcionam no bairro George Américo e Centro, próximo à Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além dos CEOs, as Unidades Básicas de Saúde oferecem assistência em restauração de resina e amálgama, limpeza e aplicação de flúor. No Centro Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) também disponibiliza suporte para os pacientes diagnosticados com infecções sexualmente transmissíveis.

Nas Unidades de Saúde da Família, os moradores podem encontrar atendimento similar ao das UBSs, além de participar de ações educativas, escovação supervisionada, visitas domiciliares e palestras durante os períodos de espera.

Para atendimentos de urgência, as Policlínicas Municipais nos bairros Parque Ipê, Rua Nova, Tomba e Feira X estão disponíveis, oferecendo serviços como tratamento de dor, abscesso, extração, restauração e limpeza. Esse suporte é indicado especialmente para pessoas que não têm acesso a uma equipe de saúde bucal em suas unidades locais, mas está aberto a toda a população.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, que também é dentista, ressalta a importância desses serviços para a promoção da saúde bucal na cidade. "É fundamental compreendermos que a saúde bucal não é apenas uma questão estética, mas sim um aspecto fundamental para o bem-estar geral e a qualidade de vida das pessoas. Uma boca saudável contribui para a mastigação adequada, a fala e está diretamente ligada à prevenção de diversas doenças, como as cardiovasculares e as respiratórias", explicou.