Celebrações da Páscoa nas escolas municipais destacam valores como a fé e o amor ao próximo

28/3/2024, 14:55 | Foto: Divulgação
Programação tem objetivo de resgatar e destacar valores importantes

Momento de reflexão e renovação para muitas pessoas, a Páscoa relembra a morte, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Nas escolas municipais, a comemoração de uma das mais tradicionais celebrações do cristianismo tem o objetivo de resgatar e destacar valores importantes como a fé, o amor ao próximo, a caridade e a esperança. 

Na Escola Municipal Reitor Edgard Santos, os estudantes construíram cartazes com os símbolos da Páscoa utilizando materiais recicláveis. “Enquanto corpo docente da escola, nós pensamos em trabalhar com os alunos princípios importantes, sempre respeitando a individualidade religiosa de cada um. Esta é uma celebração tão significativa com valores que podemos e devemos explorar entre os estudantes”, explica a professora Camila Ribeiro.

A estudante Stefane Conceição contou sobre a experiência. “Fizemos uma linda homenagem à Páscoa com uma representação do cálice sagrado juntamente com a uva, a hóstia e o trigo. Para mim, foi uma experiência maravilhosa estar com meus colegas, agindo juntos e com respeito uns aos outros”, pontua. 

A turma do 3o ano da Escola Municipal Prof. Ildes Ferreira de Oliveira, no bairro Asa Branca, encenou a morte e ressurreição de Cristo. Ao final da apresentação, todos os estudantes participaram de uma simulação da santa ceia com suco, pão e uvas. “Foi um momento de muito aprendizado pra gente”, destaca o aluno do 5o ano, Arthur Pinto de Oliveira.

Na Escola Municipal Padre Giovanni Ciresola, no bairro Cidade Nova, uma programação especial para a Páscoa foi realizada desde o início da semana e encerrada ontem, com uma peça teatral, envolvendo toda a comunidade escolar.

“Através desses momentos a gente oportuniza que as crianças ampliem os seus conhecimentos acerca do verdadeiro significado da Páscoa e as grandes reflexões que ela nos proporciona, sobre o amor, a fé, a humildade, a doação e a gratidão”, explica a diretora da unidade escolar, Samara Silva. 



  •