Casais aproveitam e dançam o bom forró pé de serra no encerramento do São Pedro de Bonfim de Feira

30/6/2019, 17:56h | Foto: Abnner Kaique

Seis horas do mais autêntico ritmo nordestino, o forró, esquentaram o encerramento do São Pedro no distrito Bonfim de Feira, na noite de sábado, 29.

A primeira atração a abrir o arrasta pé, marcado pela tranquilidade e o clima familiar, foi a banda Xoxotaí, grupo formado no próprio distrito. O prefeito Colbert Martins Filho participou da abertura dos festejos acompanhado da primeira-dama Adenilda Martins, além de secretários municipais, vereadores e administradores distritais.

Pela quinta vez participando dos festejos de São Pedro, o cantor, compositor e arranjador musical pernambucano Timbaúba, radicado em Feira de Santana, subiu ao palco e levou os casais a dançarem bem juntinhos interpretando o tradicional repertório com canções de Luiz Gonzaga, e exemplo de Sabiá, além de Fagner e Geraldo Azevedo.

“É maravilhoso sentir a reação positiva de vocês. O povo aqui tá animado e gosta de dançar forró”, afirmou o artista ao microfone diante do público que concentrou-se no arraiá montado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em frente à Igreja do Senhor do Bonfim.

O casal Luiz Lima e Mirian Freitas, além dos dois filhos, fizeram questão de frisar a qualidade do som e das atrações como diferenciais para a praça estar ao mesmo tempo cheia e favorável para quem ama dançar forró.

“Moro aqui e dessa forma conseguimos dançar muito e com tranquilidade. Tá maravilhosa a festa e o som nos empolga a ficar juntinhos”, ressaltou o encarregado.

Outro casal que não parou um instante sequer de dançar e compartilhava da mesma ideia é Igor Santos e Darcilene Mota. Os dois chegaram em Bonfim de Feira na sexta, 28, e particivam pela segunda vez do São Pedro na localidade.

“Nós gostamos mesmo é do forró pé de serra e desse clima de tranquilidade marcado pela presença das famílias. A Prefeitura tá de parabéns pela organização”, afirmou o churrasqueiro.

Expectativa

A noite também foi marcada pela expectativa do cantor, repentista, compositor e ex-artista de circo, Arnaldo Farias (foto). Antes do início do show, nos bastidores, uma revelação: “Para quem está no palco, a satisfação com o público motiva e valoriza o trabalho musical. Gostaria de dizer que no meu estado [Rio Grande do Norte] sou reconhecido, mas aqui eu sou idolatrado”.

Pela segunda vez participando dos festejos de São Pedro em Feira de Santana, Arnaldo presenteou Bonfim de Feira com o bom xaxado de Marinês, o ‘Forró Malícia’ de Sandro Becker, o forró de raiz no ritmo da zabumba, triângulo e da sanfona do Trio Nordestino, bem como canções consagradas dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de músicas de sua autoria, como o clássico do forró ‘Calor da Vaquejada’.

Natural de Natal (RN), Arnaldo Farias conheceu o forró na estrada e conviveu de perto com os grandes da sanfona. Em 1978 abriu o show de Luiz Gonzaga na Festa do Boi. Ficaram amigos a partir daí e, em 1982, o velho Lua almoçou em sua casa quando veio a Natal para receber o título de cidadão honorário.

O ciclo de shows e agito na noite genuína e sincrética da cultura popular nordestina, em Bonfim de Feira, foram encerradas pela valorização das bandas feirenses Beijo Roubado e Forrozão do Capitão.