Apesar da Pandemia, o feirense tem o que comemorar no 187º aniversário de emancipação

18/9/2020, 6:42h |

No ano em que Feira de Santana completa os seus 187 anos de emancipação político-administrativa, oficialmente celebrado no dia 18 de setembro, um pacote de obras relevantes vem sendo preparado pelo Governo Municipal para ser entregue à população, que tem nestes equipamentos públicos bons motivos para comemorar a data magna da sua cidade.

Neste ano especialmente atípico, que exigiu das várias esferas governamentais a aplicação de meios e recursos extraordinários para combater com urgência e eficácia a Covid-19, o Governo Municipal, além de não dá trégua ao combate da doença infecciosa, também manteve o foco no andamento das obras que vinham sendo tocadas.

Enquanto, de forma transversal, as secretarias municipais, seguindo às orientações sanitárias, dão suporte ao enfrentamento que a Secretaria de Saúde vem tendo para atender os pacientes da Pandemia, a máquina administrativa não se descuidou dos compromissos firmados com a população.

Assim, obras de grande impacto socioeconômico estão prestes a serem entregues, a exemplo do Centro Comercial Popular, o mais arrojado empreendimento do gênero, em construção no Nordeste. O equipamento conta com mais de 2.200 lojas, e vai contemplar 1.800 camelôs que comercializam suas mercadorias no Centro da cidade.

Requalificação do Centro
A transferência do comércio informal para o novo Centro Comercial,  é parte do Projeto Pacto da Feira, lançado em 2013, iniciativa que tem como um dos focos principais promover a requalificação urbana das ruas que compõem o Centro Histórico de Feira de Santana, cujas obras se encontram aceleradas e estão orçadas em R$ 58 milhões.

As obras foram iniciadas pelas ruas Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, Sales Barbosa, Recife, além da Avenida Senhor dos Passos. O objetivo deste investimento é tornar o centro da cidade um lugar melhor para as pessoas irem às compras, o que  envolve calçadas mais amplas, logradouros mais bem iluminados, equipamentos de combate a incêndio, uma moderna sinalização de trânsito, área para  estacionamento e mais segurança.

Obras do BRT
Capacitado para transportar uma demanda estimada em 60 mil passageiros por dia, oferecendo pontualidade, conforto, maior mobilidade  e rapidez, a implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) de Feira de Santana é mais uma importante obra a ser inaugurada pelo Governo Municipal. Financiado pela Caixa Econômica e autorizado pelo Ministério das Cidades, o projeto  vai custar R$ 94.556 milhões aos cores municipais, e o Sistema vai abranger 9,5 quilômetros de vias expressas, tendo como corredores principais de ônibus articulados as Avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas.

Complexo Educacional
Outro bom motivo para a população comemorar a data histórica, são as obras do Complexo Educacional que vem sendo erguido na área do antigo Feira Tênis Clube. O equipamento abrigará o maior complexo educacional infantil do interior do Estado, e a sede própria da Secretaria Municipal de Educação.

Ao custo estimado entre R$ 25 a R$ 30 milhões, o projeto conta com sete andares administrativos, auditórios, centro de formação continuada, espaço para crianças com cuidados especiais, um edifício garagem, piscinas, além do Ginásio de Esportes Péricles Valadares.