Agentes comunitários são capacitados pelo Ministério da Saúde para atuar na Saúde do Homem

26/11/2021, 16:2 | Foto: Roberta Costa
O treinamento foi realizado no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana passaram por uma oficina de capacitação sobre as estratégias de ampliação do acesso da população masculina à Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na atuação deste profissionais, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 26.

A Secretaria Municipal de Saúde, organizadora do treinamento, aproveitou a oportunidade para prestar orientações sobre o Cartão de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira, que facilita o registro das informações clínicas e o acompanhamento de saúde em qualquer estabelecimento da Atenção Primária.

“Estes profissionais devem ser aqueles que levam os homens aos serviços de saúde, orientando-os e informando quais são os serviços ofertados. Para isso, eles devem entender um pouco sobre a política de saúde do homem e o quanto são importantes nesse trabalho, pois conhecem a comunidade, o território e sabem as suas necessidades”, explica Francisco Norberto Silva, assessor técnico da coordenação da Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Sugerida pelo órgão federal, a realização dessa oficina ressalta a importância de implementar a política da saúde do homem no município, ampliando o processo de cadastramento dessa população na atenção primária, pois é um público que procura menos as unidades de saúde de forma preventiva.

“Nós trabalhamos diretamente com a comunidade e precisamos realmente dessas capacitações. Já ficamos um tempo sem ter eventos assim por causa da pandemia, mas falar da saúde do homem é importante, focamos bastante as mulheres, mas o homem deve procurar mais os serviços de saúde e nós somos essa ponte”, destaca Idaiane Ribeiro de Souza, Agente Comunitária de Saúde há 13 anos.