SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

SMTT intermedia impasse no Terminal de Transbordo e ônibus voltam a circular

16/6/2016, 16:31h
Os rodoviários que atuam nos ônibus coletivos do Sistema Integrado de Transportes de Feira de Santana paralisaram as atividades por cerca de uma hora na tarde desta quinta-feira, 16. O ato, liderado pelo sindicato da categoria, foi em protesto pela mudança de local de trabalho dos fiscais de pista, determinada pela empresa administradora do terminal. 
 
O secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, esteve no local e intermediou um acordo entre as partes. Logo em seguida, o próprio secretário abriu os portões do Terminal e os ônibus voltaram a circular. Foi estabelecida uma sala provisória para a acomodação dos fiscais. 
 
  •  

Seminário Interno reúne propostas para mobilidade urbana

10/6/2016, 16:20h
Um Seminário Interno com técnicos de diversas secretarias municipais foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10, com representantes da empresa responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana no município de Feira de Santana. O encontro foi realizado no auditório da Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.
 
O seminário faz parte do processo de coleta de informações e ideias. Essa é a segunda etapa do planejamento – a primeira foi a consulta através da internet. Diagnósticos dos atuais problemas críticos, propostas para melhorar e ideias de como deve ser elaborado o plano foram apresentados pelos técnicos das secretarias.
 
“Foi bastante proveitoso o encontro para que os técnicos pudessem conhecer como está sendo elaborado o documento e também para que eles façam parte da elaboração, propondo ideias, participando”, destacou o representante da empresa, André Fialho.
 
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, o seminário rendeu bons frutos. “Pontos positivos foram apresentados, assim como os pontos negativos. Desde sinalização até uma possível mudança na legislação. A ideia principal é devolver ao cidadão os espaços da cidade”.
 
A terceira etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana será a realização de audiências públicas, onde a população também poderá opinar e indicar soluções para o futuro da cidade.
 
“O foco principal é produzir ideias e sugestões que irão contribuir no trânsito e na qualidade de vida dos cidadãos que residem em Feira de Santana e para os que passam por aqui”, finalizou Pedro Boaventura.
  •  

Recadastramento do passe-livre segue até 30 de junho, assegura SMTT

23/5/2016, 16:23h
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito informa que o recadastramento do cartão passe livre para portadores de deficiência física prossegue até o dia 30 de junho. Nesta segunda-feira foi veiculada uma informação equivocada acerca do prazo, entretanto a SMTT assegura que a data divulgada inicialmente está mantida. 
 
Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), à rua Newton Vieira, sem número, bairro Caseb, ao lado do Shopping Boulevard, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12hs.
 
Para ter acesso ao cartão passe livre quem for se recadastrar deverá apresentar apenas fotocópia da identidade e comprovante de residência atual, além do relatório médico. Se a pessoa que for se recadastrar para o passe livre tiver direito a acompanhante, o benefício também é automaticamente estendido.
 
Já no caso de novos beneficiários do passe livre, o atendimento ao público também é realizado de segunda a sexta-feira, só que a partir das 14hs. Neste caso é avaliado por um médico.
  •  

Cartão Sênior no Campo Limpo até nesta 6ª feira

19/5/2016, 11:10h
Em poucos minutos a aposentada Valdete de Almeida, que mora no Campo Limpo, renovou o cartão eletrônico, o Cartão Sênior, que deve ser apresentado ao cobrador quando usar o ônibus. “Sem demora e fui muito bem atendida”, elogiou.
 
Quem também saiu satisfeita foi Hilda Maria de Brito, que achou tudo muito bem organizado e que gostou do serviço prestado. “Idoso não gosta de esperar e aqui estão atendendo os nossos desejos”. O cartão pode ser usado imediatamente.
 
Numa sala ao lado, a presidente do Conselho do Idoso, Cacilda Miranda, conversou com os idosos e abordou vários temas, como direitos ao transporte público gratuitamente, explicou o por quê da necessidade do cartão e ouviu relatos.
 
Até nesta sexta-feira, 20, a equipe vai estar no bairro – começou a atender os idosos no dia 16, no Salão Paroquial da Paróquia São José Operário, localizado à rua Caxias. Entre os dias 23 e 27, o atendimento será feito no Centro Paroquial Senhora Santana, no centro.
 
Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, os cartão serão feitos no Centro Catequético do Tomba, de 6 a 10 de junho, o atendimento será no Salão Paroquial Paróquia Senhor do Bonfim e entre 13 e 17 do próximo mês, a equipe vai estar na Apae, no Tanque da Nação.
 
Devem ser apresentados apenas a carteira de identidade e o comprovante de residência. Tem direito ao cartão idosos a partir de 65 anos.
  •  

Novas linhas dinamizam transporte coletivo

9/5/2016, 11:54h
A implantação de novas linhas de ônibus está dinamizando o transporte coletivo urbano em Feira de Santana e oferecendo mais opções para os usuários do serviço. A medida de modernização, determinada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a partir de estudos, atende a reivindicações de quem necessita de um sistema mais ágil e eficiente.
 
Somente nesta etapa, conforme explica o diretor do Departamento de Transportes da SMTT, Rodolfo Suzarte, foram implantadas quatro novas linhas de transporte coletivo urbano na cidade visando atender à demanda de passageiros. “São ajustes visando proporcionar mais conforto, segurança e agilidade nos serviços”, observa.
 
Uma das linhas atende entre o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, passando pelo conjunto Feira VII, seguindo pela avenida Presidente Dutra até a rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Outra linha liga o bairro George Américo, passando pelo Sobradinho, até a praça do Nordestino. “É um bate e volta, tornando o transporte mais ágil”, explica Suzarte.
 
Outra localidade contemplada com uma nova linha foi entre o condomínio Central Park, no bairro Rua Nova, até o Terminal Central. E mais um saindo do Eco Parque II, nas imediações do Parque da Cidade, até o Terminal Sul, no bairro do Tomba. Nestas últimas duas opções o sistema é integrado.
  •  

Cadastramento do Cartão Senior será iniciado na próxima segunda

6/5/2016, 10:20h
Com o objetivo de garantir e assegurar os direitos sociais que permeiam a vida do cidadão idoso de Feira de Santana, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito, divulgou o calendário do cadastramento do "Cartão Senior", que dá acesso à gratuidade no serviço de transporte coletivo publico de passageiros, para pessoas a partir de 65 anos.
 
O cadastramento começa na próxima segunda-feira, 09, e segue até o dia 17 de junho. Confira abaixo o cronograma de atividades, com local e data: 
 
- Centro Social Urbano da Cidade Nova – de 09/05 à 11/05
- Salão Paroquial da Paróquia São José Operário no bairro Campo Limpo – de 16/05 à 20/05
- Centro Paroquial Senhora Santana no Centro – de 23/05 à 27/05 (incluindo o feriado do dia 26/05)
- Centro Catequético do Tomba – de 30/05 à 03/05
- Salão Paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim no bairro Jardim Cruzeiro – de 06/06 à 10/06
- APAE no bairro Tanque da Nação – de 13/06 à 17/06
  •  

Pontos provisórios para o transporte público durante a Micareta

28/4/2016, 11:54h
Os modais de transporte público de passageiros vão ficar mais próximos dos foliões, durante a Micareta, que acontece entre esta quinta-feira, 28, e 01 de maio. Ônibus, vans, táxis, motocicletas ficarão à espera dos passageiros nas ruas transversais ao Circuito Maneca Ferreira.
 
A nova configuração elaborada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), além de ser mais cômoda, oferece maior segurança para os foliões, que não mais percorrerão longas distâncias para pegar um veículo para voltar para suas casas.
                 
Os ônibus cumprirão seus horários regularmente, das 5h à meia-noite, tendo como referência as estações de transbordo. Depois de fechados estes espaços, estes veículos ficarão à espera dos passageiros em um ponto provisório no cruzamento da Avenida Sampaio com a Rua Comandante Almiro, durante a madrugada.
  •  

Vistoria será interrompida no dia 22 e retorna na segunda, 25

19/4/2016, 15:54h

A vistoria dos trios elétricos, carros de som, mini trios e carros de apoio que irão circular na Micareta de Feira de Santana em 2016, que foi iniciada no dia 18 de abril, será interrompida no dia 22 de abril e retornará na segunda-feira, 25.

Por conta do feriado nacional do dia 21 (Dia de Tiradentes), a maioria dos órgãos que participam da vistoria estarão em regime de ponto facultativo no dia seguinte. A fiscalização é realizada com a participação de técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Crea, Sefaz, Divisa, Corpo de Bombeiros e SMTT.

A Vistoria Veicular da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) acontecerá até o dia 28/04 no Parque de Exposições João Martins da Silva, na BR-324, sempre das 8h às 16h.

  •  

Conselho de Transportes cria fórum de discussão sobre melhoria do sistema

14/4/2016, 10:23h
Os usuários do transporte público, urbano e rural em Feira de Santana, através dos seus representantes no Conselho Municipal de Transportes, já contam com um novo Fórum de discussão e debates visando a melhoria do sistema.
 
Cumprindo um compromisso assumido desde quando tomou posse no cargo, o Secretário Municipal de Transportes Pedro Boaventura realizou nessa quarta-feira, 13, no auditório João Batista de Cerqueira da Secretaria Municipal de Saúde na avenida João Durval, uma reunião ordinária que a partir de agora, deverá se repetir a cada três meses com o mesmo objetivo.
 
Do encontro, além dos Conselheiros, participam pessoas da comunidade interessadas em contribuir com sugestões para melhorar o atendimento aos usuários do transporte público na cidade.
“A colocação dos novos ônibus nas ruas, foi apenas o começo estamos empenhados em avançar cada vez mais  nas melhorias e ninguém melhor do que os senhores conselheiros e a própria comunidade para nos ajudar com suas críticas e sugestões”
 
Diversos assuntos foram abordados e também anunciados novos investimentos para o setor.A exemplo, 70 licitações visando a implantação de abrigos cobertos de passageiros,  que somados aos já existentes, já somam mais de uma centena.
 
A prefeitura também está dialogando com os proprietários de vans que deixaram de alimentar  o sistema integrado, devido ao término do contrato. “As negociações estão em andamento no sentido de buscar uma solução que passe pela via legal” pontuou o secretário.
 
Outro ponto debatido foi a pontualidade em relação aos horários dos ônibus nas diversas linhas. O assessor técnico das empresas Claudinei Castanha disse que a solução está em andamento com o Sistema de Monitoramento via GPS.
 
Já em fase adiantada de implantação, o GPS vai permitir que o usuário programe sua ida ao ponto de ônibus, fazendo o acompanhamento dos trajetos e horários via online, bastando para isso baixar um aplicativo através de smartphones, tablets e demais canais de internet. “Desta forma o cidadão vai poder programar melhor a sua viagem e diminuir a espera nos pontos.”completou.
  •  

Recadastramento do passe livre prossegue até 30 de junho

31/3/2016, 17:43h
O recadastramento do cartão passe livre para portadores de deficiência física terem acesso aos ônibus do transporte urbano de Feira de Santana prossegue até o dia 30 de junho. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), à rua Newton Vieira, sem número, bairro Caseb, ao lado do Shopping Boulevard, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12hs.
 
Para ter acesso ao cartão passe livre quem for se recadastrar deverá apresentar apenas fotocópia da identidade e comprovante de residência atual, além do relatório médico.
 
Conforme o auxiliar administrativo Vitor Oliveira Santana Mota, se a pessoa que for se recadastrar para o passe livre tiver direito a acompanhante, o benefício também é automaticamente estendido.
 
Vitor Oliveira observa que diariamente estão sendo atendidas uma média de 150 pessoas por dia para recadastramento, enquanto que para novos cartões são atendidas entre 30 a 40 pessoas por dia.
 
Já no caso de novos beneficiários do passe livre, o atendimento ao público também é realizado de segunda a sexta-feira, só que a partir das 14hs. Neste caso é avaliado por um médico.
 
  •