SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Traço da doença falciforme, presente em um a cada 17 nascidos na Bahia, requer atenção

27/9/2017, 12:4h

Para cada 17 pessoas que nascem na Bahia, uma delas tem o traço da doença falciforme – ou seja, possui um dos genes responsável pela doença, que é caracterizada pela alteração genética da hemoglobina.  E para cada 650 nascidos, um tem a doença, que provoca dores pelo corpo, ulceras de difícil cicatrização, alteração no baço e pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“O traço da doença falciforme é muito frequente. Por isso, não podemos negligenciar a atenção e o cuidado com essas pessoas com relação à orientação genética”, afirmou a enfermeira Lorena Marques, durante atualização sobre a doença falciforme, na nesta terça-feira, 26.  O encontro, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi destinado para médicos e enfermeiros da rede municipal – UBS e USF.

Na ocasião, a enfermeira convidada pela SMS explicou que o traço da doença não significa que a pessoa tenha anemia falciforme. “Mas, caso ela se relacione com outra que também seja portador de traço, a probabilidade do filho nascer com a doença falciforme é de 25%”, explicou reforçando a importância do diagnóstico, que é obtido através do Teste do Pezinho ou de exame laboratorial (eletroforese da hemoglobina).

Lorena Marques citou algumas características da doença falciforme que podem ser identificadas pelo profissional no primeiro contato com o paciente, a exemplo de feridas crônicas, pessoas que sofrem dores pelo corpo, possuem histórico na família e icterícia. Essa é uma doença hereditária que não tem cura.

“Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (USB) e das Unidades de Saúde da Família (USF) junto com os agentes comunitários de saúde devem fazer a busca ativa para trazer o portador da doença falciforme para a unidade de saúde, onde será acolhido por uma equipe multidisciplinar, proporcionando a ele uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, Luciana Brito, destacou que esse é o quarto treinamento destinado aos profissionais da rede municipal, cujo objetivo é “assegurar aos portadores da doença o acesso aos serviços de saúde desde a atenção primária”. 

O Município oferta o serviço especializado, que é gratuito, aos portadores de doença falciforme na Unidade Básica de Saúde (UBS) do CSU, no bairro Cidade Nova. O atendimento é assegurado por uma equipe multidisciplinar, que é composta por hematologista, neuropediatra, clínico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta.

  •  

I Corrida Pink and Blue acontecerá no próximo domingo

27/9/2017, 11:12h

Já é neste domingo, 1º de outubro, a I Corrida Pink and Blue, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dando abertura às ações do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e ao Novembro Azul, que será um mês dedicado para o combate do câncer de próstata. A corrida será realizada na avenida Noide Cerqueira.

Na concentração, a partir das 7h, em frente ao Colégio Asas, haverá uma aula de zumba para os participantes.  Após o aquecimento será dada a largada para a corrida, cujo percurso estimado é de cinco quilômetros.  

Durante o trajeto, de ida e volta, uma ambulância convencional dará suporte aos participantes, bem como haverá pontos de hidratação com a entrega de copinhos de água mineral. Já no final da corrida vão ser servidas frutas. Enquanto isso, um Dj vai animar o público presente.

A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, afirma que mesmo quem não conseguiu realizar a inscrição, que já foram encerradas, poderá participar da corrida. Os kits serão entregues nesta sexta-feira, 29, das 9h às 15h, na SMS.  “O objetivo da corrida é para chamar a atenção da sociedade para a importância da realização de exames de prevenção dos cânceres de mama e próstata”, diz.

As inscrições foram efetuadas mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município. 

Após esse dia, a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, terá continuidade nas unidades de saúde, tanto da sede quanto dos distritos, onde os profissionais estarão intensificando as atividades voltadas para a promoção da saúde das mulheres e dos homens, respectivamente, nos dois meses. “Também será disponibilizado um ônibus para os distritos visando assegurar o acesso dos usuários aos exames de mamografia e o PSA, nas clínicas conveniadas com a SMS”, informa. Mais informações através do telefone 3612-6652.

  •  

Denise discute com secretário de Saúde da Bahia sobre atendimento no HEC e rede materno-infantil

26/9/2017, 19:20h

A secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, participou na manhã desta terça-feira, 26, de uma reunião com o titular da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), Fábio Vilas Boas, em Salvador, onde foi discutida a rede materno-infantil dos municípios que compõem a macrorregião Centro – Leste (Serrinha, Seabra e Itaberaba).

De acordo com Denise Mascarenhas durante o encontro foram traçados pontos estratégicos sobre o atendimento que será realizado no Hospital Estadual da Criança, bem como foi discutida a reorganização da rede materno-infantil através de protocolos clínicos e fluxograma de atendimento.

“Foi um encontro bastante produtivo e nós esperamos que a partir daí os resultados sejam positivos para nossa região, sobretudo para a população assistida”, considera a secretária de Saúde.

Também compararem à reunião, o diretor de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Falcão; o diretor do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, bem como representantes das secretarias municipais de Saúde de Itaberaba e Serrinha, além de técnicos da Sesab.

  •  

Obras da policlínica da Baraúnas começam em outubro

25/9/2017, 7:19h

Situado em local estratégico e densamente povoado, o bairro Baraúnas passará a contar com uma policlínica no próximo ano. A construção do equipamento deverá ser iniciada no mês de outubro e foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã de domingo, 24, durante entrevista ao programa Silvério Silva, transmitido pela Rádio Subaé AM e ancorado pelo radialista que empresta o nome ao programa.

José Ronaldo explicou que dos compromissos assumidos com a população feirense em 2016, somente a construção da policlínica ainda não fui cumprida ou iniciada. Entretanto, informou que a obra já foi licitada e somente está aguardando a Caixa Econômica Federal liberar os recursos, o que deve ocorrer nos próximos 10 dias.

Durante a entrevista a Silvério Silva, no programa no qual também participam os filhos do âncora, Paulo Silva, Segundo e Sueli, José Ronaldo também abordou sobre as obras do BRT e informou que o túnel do cruzamento entre as avenidas João Durval e Presidente Dutra deverá ser inaugurado em dezembro.

Outra novidade será o lançamento de mais um pacote de obras do Governo Municipal, uma tradição na administração do prefeito José Ronaldo, e que será conhecido pela população no mês de dezembro. Informa que seguirá os mesmos moldes dos outros pacotes, contemplando várias áreas da administração e também vários bairros.

  •  

Propostas são indicadas em I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

23/9/2017, 14:1h

A revisão e atualização da legislação sanitária, nas três esferas foi uma das propostas apresentadas na I Conferência Livre de Vigilância em Saúde, realizada na quinta-feira, 21, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde. Além dessa, várias outras foram selecionadas para serem apresentadas na Conferência da Macroregião.

“As propostas selecionadas serão indicadas à aprovação na Conferência de Vigilância e Saúde da Macroregião”, informou a secretária de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.  O encontro teve como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesas de um SUS Público de Qualidade”.

 Na oportunidade as coordenações das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, mais o Cerest (Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador) apresentaram suas atribuições e atuação.

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro destacou a importância dessa iniciativa observando que “vai fortalecer o trabalho desenvolvido pelas vigilâncias em saúde, no sentido de unificar os serviços”. Durante a explanação Kérssia pontuou as atribuições da Vigilância Sanitária que compreendem desde o trabalho de licenciamento de empresas a desenvolver ações de fiscalização e controle sanitário.

“O trabalho de prevenção é um dos desafios da Viep (Vigilância Epidemiológica)”, disse a chefe do setor Francisca Lúcia Oliveira. A coordenadora do Cerest, Verena Liberal, por sua vez, sinalizou que o órgão tem uma atuação voltada “a eliminar os riscos de acidentes e adoecimentos no ambiente de trabalho”.

“O Cerest é regionalizado, além de Feira tem uma atuação em mais 27 municípios, cuja atuação está voltada para prestar suporte técnico especializado para rede de serviços do SUS; diagnóstico, tratamento e exames complementares, além de notificar e emitir relatórios”, explicou Verena.

  •  

Creme dental em grande quantidade causa mancha nos dentes

22/9/2017, 23:59h

O consumo em grande quantidade e freqüência do creme dental pelas crianças pode resultar em problemas futuros, como manchas brancas nos dentes, a chamada fluorese. A advertência é do odontólogo Laerte Barreto, da Secretaria Municipal de Saúde. Ele fez o alerta durante a I Ação de Saúde Bucal realizada na quinta-feira, 21, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), instalado na Policlínica do George Américo. 

Mais um problema indicado pelo profissional é a má oclusão dentária. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores. “É ocasionada, entre outros motivos, ao uso de chupeta após os três anos de idade, uso prolongado da mamadeira, sucção do polegar”, diz ele. 

Outras doenças apontadas pelo supervisor da Divisão Odontológica, da SMS, são o câncer de boca, que pode acometer lábios, gengiva, bochechas e a língua, e  cujos fatores de risco são o fumo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas.

A recomendação dele é escovar os dentes e fazer uso do fio dental sempre após as refeições. As crianças, que ainda não têm coordenação motora, devem ter o auxílio dos pais durante a escovação. Segundo ele, a cárie e a doença periodontal (na gengiva) estão entre os principais agravos em saúde bucal, que são decorrentes da má higienização da boca. “A escovação adequada e o uso do fio dental são procedimentos simples que podem evitar o aparecimento dessas doenças”, orienta.

Além de receber orientações através de palestras e teatro de fantoches, durante a Ação de Saúde Bucal, os participantes, sobretudo as crianças, receberam explicações de como escovar os dentes de forma correta. Foi o caso da estudante do 4º ano da Escola Municipal Oyama de Figueiredo, Talita Elen Souza, de 10 anos, que disse escovar os dentes duas vezes ao dia.

Também compareceram ao evento, o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, a gerente da unidade Rita Maia, demais funcionários e estudantes de odontologia. A atividade teve a parceria das instituições de ensino superior Unef e Uefs.

“É uma ação importante para promover à saúde bucal da comunidade, minimizando o aparecimento de cáries e as perdas dentais precoces”, afirmou a gerente clínica do CEO, Cristina Rosa. Ela pontuou que “ainda existe grande quantidade de pacientes que são encaminhados ao serviço para realizar extrações dentárias”.

  •  

Corrida Pink and Blue no Outubro Rosa-Novembro Azul

20/9/2017, 16:20h

Nos próximos dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar as ações de prevenção ao câncer de mama e do câncer de próstata. A programação do Outubro Rosa e Novembro Azul ainda está sendo definida. Enquanto isso, já está tudo certo para a I Corrida Pink and Blue, no próximo dia 1º de outubro, na avenida Noíde Cerqueira, quando a SMS fará o lançamento de ambas programações.

As inscrições devem ser feitas na Atenção Básica, na SMS, a partir desta quinta-feira, 21, mediante entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município. As inscrições prosseguem até o término das vagas.

A concentração da corrida, às 6h30, será em frete ao Colégio Asas. O percurso estimado é de 5km. Durante o trajeto, de ida e volta, uma ambulância convencional dará suporte aos participantes, bem como haverá pontos de hidratação com a entrega de copinhos de água mineral.

Ao final da corrida serão servidos sanduíches e frutas. A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, acrescenta ainda que durante o aquecimento haverá apresentação de zumba e um DJ para animar o público presente.

“Durante a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, as unidades de saúde, tanto da sede quanto dos distritos, estarão intensificando atividades voltadas para a promoção da saúde das mulheres e dos homens, respectivamente. Também será disponibilizado um ônibus para os distritos visando assegurar o acesso dos usuários aos exames de mamografia e o PSA, nas clínicas conveniadas com a SMS”, antecipa. Mais informações através do telefone 3612-6652.

  •  

Orientação de saúde bucal para a comunidade, no George Américo

20/9/2017, 16:13h

Palestras, escovação supervisionada, distribuição de kits de higiene bucal e teatro de fantoche vão compor a programação da I Ação de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet, no George Américo. O evento vai ocorrer nesta quinta-feira, 21, das 9h às 15h, no auditório do equipamento, está instalado na Policlínica do bairro.

A iniciativa é uma parceria da Divisão Odontológica e da Seção de Capacitação Permanente, ambas da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Pet Saúde e das instituições de ensino superior UNEF e UEFS.

“Neste evento, a população será contemplada com ações preventivas, importantes para evitar que novos problemas surjam. Além disso, a comunidade será orientada, nas palestras, quanto ao diagnóstico e tratamento dos principais agravos em saúde bucal”, ressalta o chefe da Divisão Odontológica Arilson Pereira.

  •  

No aniversário de Feira moradores do SIM festejam entrega de unidade de saúde

19/9/2017, 8:45h

A oferta de serviços de saúde para a população de Feira de Santana é ampliada com a entrega de mais uma unidade de saúde. Moderna, a Unidade de Saúde da Família José de Jesus Souza, localizada no Corredor dos Araçás, no bairro SIM, foi inaugurada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta segunda-feira, 18 de setembro. A data marca os 184 anos de emancipação política do município. 

A inauguração de mais uma USF – domingo, 17, foi inaugurada uma USF no distrito da Matinha – é resultado do esforço do Governo Municipal em assegurar os serviços de saúde para quem mais necessita. Já são 107 equipes de saúde, entre médicos, enfermeiros e odontólogos, atuando em 87 unidades da sede e distritos. Ainda contam com profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), entre fisioterapeutas e assistentes sociais, e os agentes comunitários de saúde.

"Essa unidade de saúde é mais um compromisso assumido com a comunidade", afirmou o chefe do Executivo Municipal informando que até meados de setembro a Prefeitura vai concluir o processo licitatório para pavimentar a rua Corredor dos Araçás. "A previsão é dar início às obras de pavimentação em outubro", anunciou José Ronaldo.

Observando a nova política do Governo Municipal em construir unidade de saúde, creche e escola numa mesma área, o secretário municipal de Serviços Públicos e vereador licenciado, Justiniano França, ressaltou que isso "facilita o acesso da população aos serviços públicos".

O deputado estadual Carlos Geilson parabenizou o Município e disse que a população ganha mais um grande presente.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Carneiro Rocha, por sua vez, destacou a atuação do governo, "como uma administração que investe na educação e na saúde como prioridades". Por fim, falou que "José Ronaldo é um político comprometido e honesto".

Também participaram do ato, o vice-prefeito Colbert Martins Filho, secretários municipais,  vereadores Fabiano da Van, Cadmiel Pereira, João Bililiu, Tom e Zé Curuca, além da esposa do homenageado, Marizete Pinto Souza, e seu filho Ramon Souza.

  •  

Nova Unidade de Saúde da Família, em Matinha, atende a até quatro mil famílias

18/9/2017, 9:6h

Capacitada para assegurar o atendimento a 4 mil usuários, a Unidade de Saúde da Família  (USF) Teodoro Nascimento de Carvalho foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho aos moradores do povoado Fazenda Genipapo, no distrito da Matinha, na manhã deste domingo, 17, em solenidade que contou com a presença de familiares do homenageado.

Os moradores da Fazenda Genipapo e adjacências, que antes vinham sendo atendidos na USF da localidade de Alecrim Miúdo, agora passam a contar com um posto dotado de moderna estrutura física e devidamente equipado para atender a demanda local.

Dotada de salas de triagem e acolhimento, nebulização, vacinação, curativo; consultórios médico, de enfermagem e odontológico, mais um setor de serviço, a unidade ocupa um espaço que foi cedido pela associação de moradores.  Para isso, passou por reforma e adaptação ganhando moderna estrutura, com piso de alta resistência e paredes revestidas.

A USF contará, ainda, com a equipe do Núcleo de Assistência de Saúde à Família (NASF), onde serão oferecidos serviços psicológicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e educadores físicos. Todos estes profissionais também são voltados para o desenvolvimento de atividades sociais com pacientes de todas as faixas etárias.

Após a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, fazer um agradecimento a Deus, o vice-prefeito Colbert Martins Filho falou do comprometimento do prefeito José Ronaldo em ampliar o atendimento à população com a construção de novas unidades de saúde, como uma “das grandes ações desse Governo”.

O deputado estadual Carlos Geilson comentou sobre o quanto se sente “entusiasmado ao acompanhar a forma como o prefeito administra a cidade, que estará completando 184 anos nesta segunda-feira, dia 18”.

“Ele não tem dia e nem hora para trabalhar. José Ronaldo governa com austeridade, é um prefeito trabalhador e operoso. E eu me sinto feliz em fazer parte desse grupo político”, afirmou Geilson.

Durante pronunciamento o vereador Tom também reconheceu os esforços da administração municipal em investir na saúde pública, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos moradores da sede e distritos.

“Esta unidade de saúde foi uma necessidade apresentada pelos moradores e que prontamente foi atendida por José Ronaldo”, disse o vereador Marcos Lima. Também presentes o vereador Ron do Lanche e o suplente de deputado federal Zé Chico que destacou a “transparência da administração municipal”.

O prefeito José Ronaldo, por sua vez, afirmou que a construção da USF foi mais um compromisso assumido com a comunidade. “Estive aqui em reunião e me foi apresentada essa necessidade. Conseguimos realizar essa obra devido o bom entendimento do poder público e a associação de moradores, que cedeu o espaço”, disse o gestor municipal sinalizando que outra unidade de saúde com estrutura mais ampla está sendo construída pela Prefeitura na comunidade São Cristóvão.

Homenageado

Teodoro Nascimento de Carvalho, falecido em 2015, foi trabalhador rural tendo dedicado sua vida à produção agrícola como forma de sobrevivência. Representante da cultura nordestina, ele foi sambador, cantador de boi e cantador de bata de feijão.

  •