SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

"Porta aberta" de unidade de saúde garante primeiros atendimentos aos foliões

26/4/2019, 7:38h

A unidade de saúde montada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, no Circuito Maneca Ferreira é definida como ‘porta aberta’ para prestar os primeiros atendimentos de urgência e emergência aos foliões que deles precisarem.

“Aqui o folião será atendido de uma dor de cabeça a uma agressão grave”, disse a diretora do Departamento de Rede Própria, Joana Queiroz. “Caso necessário, estamos equipados para estabilizar o paciente antes de encaminhá-lo para o hospital”.

No espaço denominado ‘sala vermelha’, os casos de urgência e emergência são atendidos e estabilizados – ter sinais vitais controlados. É dotada de duas macas e equipamentos com respiradores e desfibriladores.

A unidade dispõe de 12 macas, a mesma quantidade de poltronas e mais duas macas de emergência – a sala vermelha. Nos horários de pico, a equipe é formada por três médicos, dois cirurgiões bucomaxilares, três enfermeiros, seis técnicos em enfermagem, mais a coordenadora.

Na quinta-feira, 25, o plantão foi iniciado às 19h e encerrado às 5h de sexta-feira. No sábado e no domingo, o atendimento médico vai estar à disposição dos foliões durante 24h.

  •  

Saúde fará exames rápidos de sífilis, hepatites B e C, mais HIV

25/4/2019, 9:47h

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Feira de Santana vai promover ações de combate às ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível), com a oferta de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, na unidade de saúde montada no Circuito Maneca Ferreira.

A demanda é espontânea – não é necessário apresentar relatório ou solicitação médica. Para fazer o teste, cujo resultado é entregue em alguns minutos, basta o interessado se dirigir à unidade e apresentar a sua documentação.

Levar serviços públicos importantes, focados na prevenção, é uma das orientações do prefeito Colbert Filho. O diagnóstico precoce e os medicamentos são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV.

Os casos positivos – se forem constatados, serão orientados a procurar o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, localizado no início da rua Geminiano Costa, onde farão novos exames – o resultado da sorologia demora cerca de um mês para ser entregue.

Pessoas diagnosticadas com sífilis, caso desejem, poderão iniciar o tratamento imediatamente com a aplicação da primeira dose de penicilina, disse a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Telma Nandiara. Os testes serão feitos com segurança e privacidade.

O objetivo da Secretaria de Saúde é estimular a prevenção e diagnosticar o quanto antes as ISTs, bem como dinamizar e agilizar o encaminhamento para o devido tratamento.

  •  

Saúde intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti no circuito da Micareta

25/4/2019, 9:32h

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando as ações de controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e febre amarela. Em todo o circuito da festa, na avenida Presidente Dutra, a Vigilância Epidemiológica (Viep) reforçou as medidas preventivas, com a inspeção e a eliminação de criadouros. 

A novidade este ano é o serviço Disk Dengue, que estará com equipes de agentes de endemias trabalhando em regime de plantão entre esta quinta-feira, 25, a domingo, 28, das 08h às 17h, para atender os chamados através do número 0800 284 6656. Os trabalhos foram definidos pelo Governo do prefeito Colbert Martins da Silva Filho. 

A coordenadora da Viep, Francisca Lúcia Oliveira, afirma que uma das preocupações do órgão municipal é com relação à possibilidade de focos do mosquito nas residências fechadas.

Por isso, orienta que as pessoas que vão passar o período da festa fora de casa façam uma vistoria antes de viajar, verificando se os vasos de plantas, garrafas, baldes e pias estão secos ou em locais fechados para não acumularem água da chuva.

“É muito importante que as pessoas que vão viajar tenham a consciência de não deixar expostos objetos que podem ser transformados em possíveis criadouros”, reforça.

ORIENTAÇÃO A BARRAQUEIROS

Nos dias da festa, a equipe de Educação em Saúde estará realizando a orientação dos barraqueiros e demais trabalhadores sobre os cuidados e as medidas de prevenção contra os focos.

O folião deve se atentar aos resíduos eliminados no chão. Copos, garrafas e latinhas devem ser jogados no lixo para evitar potenciais criadouros. “Independente de ser Micareta, o cidadão a responsabilidade social de jogar o lixo no lixo”, pontua a coordenadora.

 

 

 

  •  

Casos de meningite reduziram mais de 70 por cento nos primeiros meses de 2019

24/4/2019, 18:1h

Os casos diagnosticados de meningite em Feira de Santana no primeiro trimestre de 2019 reduziram em 71%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018 foram registrados 14 casos da doença nos primeiros meses. Este ano são quatro confirmados, sendo que um destes evoluiu para óbito. 

A meningite é uma infecção grave das membranas que envolvem o cérebro, provocada por vírus, bactéria, fungos, entre outros. Nesta quarta-feira, 24, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Meningite. O Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde, faz um alerta para a prevenção.

“A meningite pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Para se prevenir, a rede pública de saúde oferta a vacinação, mas os métodos de prevenção como a higiene das mãos, o uso da etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar é essencial para evitar a transmissão”, explica a referência técnica em meningite, Ana Carolina Ribeiro.

A rede de saúde está abastecida com as doses da vacina de rotina, que é a meningocócica C. Tem direito a vacina bebês de três a cinco meses, o reforço ocorre com um ano de idade. A imunização na adolescência é realizada em meninos e meninas dos 11 a 14 anos. Basta levar o cartão SUS, documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.

O maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de cinco anos. “Crianças menores de um ano apresentam choro persistente e irritabilidade. A doença tem cura, através de tratamento medicamentoso a meningite bacteriana e fúngica pode ser sanada”, pontua.

Ao perceber os sintomas de febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômito, náusea e confusão mental, dirija-se a unidade de saúde para o diagnóstico da suspeita. 

  •  

Micareta: Simulado de atentado com arma de fogo treina equipes a atuarem de forma sincronizada

24/4/2019, 15:27h

Uma encenação de atentado com arma de fogo no circuito da maior festa de rua do interior da Bahia foi realizada pela Prefeitura, através do SAMU e instituições parceiras, no VIII Grande Simulado da Micareta. A ação foi realizada nesta terça-feira, 23, na avenida Presidente Dutra, envolvendo diversos órgãos de socorro e prevenção a desastres.

A primeira equipe a atuar foi a Polícia Civil, contendo e fazendo a condução do atirador. Em seguida, as equipes da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar realizaram a segurança do local para o Corpo de Bombeiros e o SAMU atuarem.

Classificando os estudantes da área da saúde, que simularam vítimas do atentado, em zonas: verde, amarela, vermelha e preta, a equipe do SAMU, bombeiros e entre outras, puderam atuar de forma alinhada e sincronizada no encaminhamento das vítimas.

“Essa classificação é chamada de método Start. Através de uma triagem por gravidade, as vítimas são levadas às zonas, facilitando o transporte e socorro ágil e com segurança”, explica a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

A Defesa Civil fez a articulação para o atendimento e a garantia de que as outras instituições pudessem atuar. “No segundo momento atuamos no processo de isolamento e avaliação dos danos causados e verificamos se existiam outros riscos. Fazemos interlocução, avaliação e organização do processo de incidente”, explica o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo.

Segundo a tenente da Polícia Militar, Jaqueline Nascimento, o órgão está preparado para atuar em situações como essa. “É uma situação familiar para a nossa corporação, porque somos treinados para isso e sabemos como agir”, afirma.

Por meio dessa estratégia, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho visa analisar a otimização do tempo resposta à população diante de uma situação de desastre. A ação acontece anualmente com o objetivo de sincronizar as equipes que trabalharão durante a festa.

A organização contou com a parceria do Exército, Defesa Civil, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de  Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

 

 

  •  

Calendário de vacinação antirrábica sofre alteração devido a Micareta

23/4/2019, 15:4h

O calendário de vacinação anual em cães e gatos contra a raiva animal sofreu alteração em virtude da realização da Micareta 2019. Nesta quinta-feira, 25, início da festa, as ações vão ocorrer até o meio-dia, e retorna no dia 30 com a programação normal.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, já imunizou 6.126 animais contra a doença, que é 100% letal para seres humanos e animais.

O Governo do Prefeito Colbert Martins Filho tem intensificado as ações de controle da raiva para que a doença não afete a população. O último caso registrado de raiva canina em Feira de Santana foi em novembro de 2017.

Nesta semana, os trabalhos estão concentrados nos bairros Eucalipto, Jardim Acácia, Aviário, Jussara, Pedra do Descanso, Subaé e Santa Mônica (confira o cronograma no final da matéria).

“O cidadão pode levar seu animal das 9h às 15h, a depender do horário da unidade de saúde. Somente no dia 25 a vacinação será realizada até as 12h”, orienta a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro.

Para garantir a imunização é necessário que o animal possua no mínimo três meses de vida, e se já tiver sido vacinado nos últimos anos, o dono deve apresentar a caderneta de vacinação.

“Pedimos que os animais sejam levados na coleira e os mais agressivos com a mordaça”, orienta Mirza Cordeiro.

Confira as próximas datas e os locais da vacinação antirrábica:

23/04 - Aviário - Posto de Saúde I e II e Posto de Saúde III e IV.

24/04 - Jussara e Pedra do Descanso – Posto de Saúde.

25/04 – Subaé e Santa Mônica – Posto de Saúde.

30/04 - Rocinha - Posto de Saúde I e Posto de Saúde II.

02/05 – Caseb – Associação de Moradores do Caseb e na Unidade Básica de Saúde II.

03/05 – Parque Getúlio Vargas e Parque Brasil – Posto de Saúde.

  •  

Projeto da Secretaria de Saúde de Feira de Santana será apresentado em mostra norte nordeste

22/4/2019, 9:30h

Um dos onze projetos apresentados pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Feira de Santana na Mostra COSEMS “Aqui tem SUS” foi selecionado para ser apresentado a nível Norte e Nordeste,  que será realizada em Fortaleza. O “Articular para cuidar” é um projeto do Governo do prefeito Colbert Martins Filho que já está em prática através da Atenção Básica, em parceria com a rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde. 

O projeto atua direta e juntamente com as demandas originadas das Unidades de Saúde da Família, onde são recepcionadas. Os profissionais realizam o estudo do caso e encaminham para a Rede de Cuidados ou outras esferas como: Promotorias, Ministério Público, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), equipamentos de educação e entre outras.

O Grupo de Trabalho (GT) foi o objeto de estudo do projeto que pode ser definido como todo conjunto de profissionais que de alguma forma faz parte de um mesmo contexto organizacional, desenvolvendo as suas tarefas em busca de objetivos definidos. Uma rede se forma por pactuações, sobretudo entre os próprios trabalhadores, que são os grandes operadores de redes no cotidiano dos serviços de saúde.

O projeto foi idealizado pela assistente social e referência técnica em saúde mental da Atenção Básica, Diana Damilles, que percebeu a necessidade de articulação entre os serviços. “O objetivo do projeto é melhorar a assistência prestada ao usuário SUS. Elaboramos a Programação Anual de Saúde (PAS), que é desenvolvida, reavaliada durante todo ano e pactuada com as Unidades de Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e o Centro de Atenção Psicossocial. Articular é propor, é se sensibilizar, agir técnica e humanamente. É fazer diferente na vida de cada paciente”, explica Diana.

Ao receber o convite para representar o município ela conta que se sente honrada por seu projeto ter sido um dos três selecionados para ser apresentado no nível Norte e Nordeste. “Estou muito feliz com esse resultado, seguimos na confiança de continuar promovendo saúde, assegurando direitos e sem dúvida ressignificando a história de cada paciente, desafiando as problemáticas e garantindo a intervenção necessária. Quebrando esse paradigma de que o paciente psiquiátrico só necessita do serviço de saúde. O GT está para desconstruir isso”, pontua.

A secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, parabeniza o empenho dos profissionais. “Essa realização mostra a responsabilidade e compromisso que a equipe tem com seus usuários. Estamos todos felizes e é Feira de Santana quem ganha”, ressalta.

  •  

Ambulâncias do SAMU ficarão estacionadas em pontos estratégicos do Circuito

18/4/2019, 8:15h

Quatro ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana ficarão estacionadas em pontos considerados estratégicos pelos médicos, ao longo do Circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta, que acontece de 25 a 28 deste mês.

O posicionamento dos veículos, explica a coordenadora do serviço no município, Maíza Macedo, deve-se à rapidez às respostas às situações de incidentes que porventura aconteçam.

“A gente quer que os nossos profissionais estejam bem próximos dos acontecimentos e atuem com eficiência”, diz a coordenadora. As ambulâncias são do modelo básico, com condutor e técnico de enfermagem.

Mas, em caso de necessidade, serão acionadas unidades de suporte avançado, as UTI, que contam com médico e enfermeira e equipamentos. Maíza Macedo orienta que, em caso de necessidade, os foliões não devem ligar para a central. Basta que procurem a unidade móvel que o atendimento será realizado imediatamente.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho está montando uma ampla estrutura para garantir um atendimento de saúde eficiente ao folião, durante a festa momesca. 

  •  

Profissionais da Saúde são atualizados sobre o cuidado de pacientes com estomas

17/4/2019, 17:34h

Diante do número de pacientes com estomas - é geralmente uma abertura cirúrgica da parede abdominal para o uso da bolsa de colostomia ou, em alguns casos, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos – a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um treinamento especializado para os profissionais da rede - urgência e emergência, na manhã desta quarta-feira, 17. O evento ocorreu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS.

“Percebemos que a quantidade de pacientes ostomizados tem crescido no município, por isso a realização dessa capacitação com os profissionais da rede municipal para melhor acolher essas pessoas e que elas recebem a orientação e o suporte necessários”, afirmou a enfermeira referência técnica em doença falciforme e palestrante, Luciana Brito.

A enfermeira e estomoterapeuta, Rayssa Cerqueira, apresentou dispositivos e produtos que podem ser usados durante a troca da bolsa de colostomia e as principais complicações que podem ocorrer. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes”, reforçou.

Atualizar e capacitar os profissionais para um atendimento especializado são práticas incentivadas pelo governo do prefeito Colbert Martins da Silva Filho para que toda a rede de saúde esteja preparada em qualquer situação.

  •  

Projeto da Prefeitura estimula a prática de exercícios e o consumo de alimentos saudáveis

17/4/2019, 11:42h

Incentivar a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos mais naturais é o que propõe o projeto “Desafio vida saudável”, lançado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o projeto começou na Unidade de Saúde do Corredor dos Araçás, na manhã de terça-feira, 16.

Durante as atividades de rotina, os profissionais perceberam que os pacientes tinham interesse em mudar a alimentação, incluir atividade física no dia a dia e ter uma vida saudável, mas não sabiam como.

Diante disso, a equipe do NASF XV elaborou o desafio a partir da avaliação dos exames de cada paciente, propondo-lhes novos hábitos alimentares com uma sugestão de cardápio. “Retiramos completamente o consumo de embutidos, excesso de sal e açúcares e substituímos os alimentos gordurosos por aqueles ricos em nutrientes”, afirmou a nutricionista, Lívia Souza.

Após esse primeiro passo de triagem e inclusão de um cardápio saudável, a educadora física e nutricionista, Ana Paula Moura, pretende estimular a rotina de exercícios. “Além das atividades realizadas na unidade, fizemos um grupo em um aplicativo de mensagens onde eles serão estimulados através de vídeos e sessões de exercícios produzidos por mim para reproduzir em casa”, explica.

Durante a distribuição dos cardápios, estudantes de Nutrição ensinaram receitas de molhos para saladas que podem diversificar o sabor para aqueles que não gostam de hortaliças.

Daqui a seis meses serão solicitados novos exames a fim de verificar as mudanças ocorridas durante esse período. O projeto “Desafio vida saudável” vai contemplar também as unidades de saúde do Fulô e toda a rede da Academia da Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  •