SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Usuários do transporte coletivo de Feira já podem contar com ônibus a cada 5 e 10 minutos na Avenida José Falcão

1/9/2017, 16:31h

Passageiros que utilizam as linhas de transporte público coletivo que atendem a Avenida José Falcão (Bacia José Falcão) passam a contar com a oferta de ônibus a cada 5 e 10 minutos.

Estudos da Secretaria Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT), em parceria com as empresas Rosa e São João, apontaram para a necessidade de reordenamento do fluxo de linhas e do tempo das rotas até os pontos de embarque e desembarque instalados na avenida. 

A reprogramação da grade de horários reduziu o tempo de espera, principalmente nos horários com alta demanda de passageiros, além de resultar em maior satisfação dos usuários. 

“O número de viagens não atendia a necessidade dos passageiros e, por isso, promovemos o reordenamento nas linhas da região. O conjunto das mudanças reflete em uma maior frequência de ônibus neste corredor”, explica Saulo Figueiredo, titular da pasta.

As linhas que sofreram ajustes são:

- 003 (UEFS Direta / T. Central);
- 010 (Cidade Nova/ T. Central);
- 050 (São José via Carro Quebrado);
- 054 (Km 13/ Terminal Central);
- 055 (Matinha/ Terminal Central);
- 109 (George Américo Expressinho/ Terminal Nordestino).

Contudo, três linhas passaram por mudanças significativas devido ao volume de passageiros transportados, sendo a 003 (UEFS Direta / T. Central), a 010 (Cidade Nova/ T. Central) e a de número 109 (George Américo Expressinho/ Terminal Nordestino).

“As mudanças consistem em aumentar o número de viagens disponíveis nos horários de maior demanda de passageiros, os chamados horários de pico, e a retirada de viagens excedentes nos horários de baixa demanda”, ressalta o secretário.

Segundo Figueiredo, motoristas, cobradores e fiscais, operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT), passam por processo de requalificação constante a fim de prestar um serviço de qualidade e atender de forma mais atenciosa o usuário.

A ação, em parceria com as empresas Rosa e São João, obedece a um cronograma de otimizações do serviço de transporte público coletivo que foi iniciada através das linhas que atendem a Avenida Macário Cerqueira.

SIU Mobile

Como opção, o usuário pode acompanhar o horário de chegada e de partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS. 

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário do transporte coletivo em Feira de Santana através do Google Play, seja para as plataformas Android, Windows, e também IOS, ou ainda pelo sítio eletrônico www.viafeira.com.br.

Ainda, folders explicativos são distribuídos nos ônibus e orientações estão sendo passadas por monitores nos terminais de transbordo.

  •  

Transporte especial para o Parque de Exposição a partir de domingo

1/9/2017, 16:5h

Os ônibus que farão o transporte de passageiros para o Parque de Exposição João Martins da Silva começarão a circular a partir das 8h30 do domingo, 3, dia da abertura da 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. A linha especial será entre o Terminal Central Modezil Cerqueira e o Parque de Exposição.

A quantidade de ônibus que será colocada à disposição dos passageiros, apenas nesta linha especial, diz o diretor do Departamento de Transportes, Rodolfo Suzart, vai depender da demanda diária. “Nos domingos e feriado de 7 de Setembro, este número pode chegar a 50, mas nos outros dias, vai oscilar entre 15 e 20 veículos.

Lembra que outras linhas atenderão a demanda, como as que seguem para o Limoeiro, as vans que transportam os moradores de Humildes, mais as linhas do trajeto do Polo Industrial e para o IFBA (Instituto Federal da Bahia). Aos domingos e no feriado nacional, de acordo com Lei Municipal, os passageiros terão direito ao pagamento de valor correspondente a meia-passagem, desde que o faça com o cartão social.

Os veículos circularão até as 4h30 do dia seguinte. Entretanto, a partir de 0h30, os ônibus o embarque e o desembarque final será na avenida Getúlio Vargas, em frente do Paço Maria Quitéria, sede administrativa do governo municipal. E mantidos os pontos dos dois roteiros.

Roteiro - ida: Terminal Central, rua Dr. Olímpio Vital, Praça da Bandeira, avenida Getúlio Vargas, avenida Noide Cerqueira, BR 324, Parque de Exposição.

Retorno - BR 324, avenida Presidente Dutra, rua J.J. Seabra, avenida Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, rua Olímpio Vital, Terminal Central.

Roteiro Alternativo: Terminal Central, rua Dr. Olímpio Vital, Praça da Bandeira, avenida Senhor dos Passos, avenida Presidente Dutra, BR 324, Parque de Exposição.

Retorno: BR 324, avenida Presidente Dutra, rua J.J. Seabra, avenida Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, rua Olímpio Vital, Terminal Central.

Uma Estação Especial de Embarque e Desembarque de passageiros e bilheteria de venda de vales-transportes foi montada no Parque de Exposição, que tem como objetivo agilizar o transporte.

  •  

Motorista de Uber é flagrado transportando drogas em Feira

25/8/2017, 19:28h

Um motorista do aplicativo Uber foi flagrado transportando três quilos de maconha, nesta quinta-feira, 24, em Feira de Santana. Ele retornava do município de Entre Rios, onde recebeu a droga. O flagrante aconteceu durante uma operação da Polícia Militar com participação da SOINT CIPE-Litoral Norte (CAATINGA), guarnições da CIPE-LN (CAATINGA) e RONDESP-LESTE, com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). 

Ele foi solto após a audiência de custódia, instrumento processual que determina que todo preso em flagrante deve ser levado à presença da autoridade judicial, no prazo de 24 horas, para que esta avalie a legalidade e necessidade de manutenção da prisão. 

O automóvel Gol, cor prata, placa NTH 8103, foi abordado na BR-324 pelas forças policiais. O condutor Lucas de Jesus Andrade foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. No veículo também estavam uma mulher, identificada como Leda Cristina Bispo da Silva, e uma menor de idade. Os policiais também apreenderam uma agenda com anotações que podem ter relação com o tráfico. O procedimento policial foi lavrado na Central de Flagrantes do Sobradinho, sob número 220/DTE- Feira de Santana.

SMTT COLABOROU COM INFORMAÇÕES

A ação policial foi realizada graças a informações fornecidas pela SMTT à Polícia Militar. "Recebemos essas informações de taxistas da cidade, que manifestaram apoio ao trabalho da Secretaria visando o combate ao transporte clandestino, e acionamos a Polícia Militar sobre este caso", explica o secretário Saulo Figueiredo.

O secretário, que também é Capitão da Polícia Militar e trabalhou no combate direto ao crime organizado, a exemplo do tráfico de drogas, mais uma vez reitera o alerta a população feirense sobre os riscos de se utilizar o transporte clandestino, a exemplo do Uber.

"Os motoristas desse aplicativo, por exemplo, não são previamente avaliados seguindo os critérios estabelecidos pela Prefeitura. O cidadão que opta por esse serviço está vulnerável a todo tipo de risco", explica.

MOTORISTA SE DIZ INOCENTE

Em entrevista ao site Acorda Cidade, Lucas informou que estava fazendo o transporte de uma passageira, porém sem saber que ela transportava drogas na bolsa. “Como toda pessoa que faz transporte de passageiros não poderia perguntar o que ela levava na bolsa. Quando estávamos voltando para Feira houve essa abordagem, mas na audiência de custódia contei tudo que aconteceu e fui liberado”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

 

 

 

  •  

Operação apreende nove veículos de transporte irregular em Feira

12/8/2017, 14:5h

Uma operação especial conjunta envolvendo órgãos municipais e estaduais de fiscalização do transporte e trânsito e a Polícia Militar retirou das ruas de Feira de Santana nove veículos flagrados com condutores na prática do transporte urbano irregular de passageiros, o chamado “transporte clandestino”, ou seja, sem licença.

Durante a ação ocorrida entre 16h e 23h de ontem (10), coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Polícia Militar (CIPE/Litoral Norte - RONDESP/Leste - 64ª CIPM), seis veículos foram removidos para o pátio da SMT e mais três para o Pátio Bahia por apresentarem irregularidades, como atraso no pagamento do licenciamento anual e/ou motoristas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de porte obrigatório que atesta que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos.

Todos os órgãos envolvidos atuaram dentro das suas áreas de competência notificando e adotando as medidas administrativas cabíveis, como a retenção do veículo envolvido no ato de infração por até 30 dias, aplicação de multas que variam de R$ 500 a R$ 3.500, conforme a Lei Municipal nº 3477/14, bem como a posterior cobrança de taxas de estada no pátio.

Do total de veículos removidos, dois são tipo Van, seis de passeio e uma motocicleta, além de 3 condutores autuados em flagrante e reincidentes na prática de transporte clandestino contabilizam o balanço operacional. O secretário de Transportes e Trânsito, capitão Saulo Figueiredo, afirma que a maioria das abordagens ocorreu na Rua Monsenhor Mário Pessoa, próximo ao Feiraguay, devido o local ser bastante utilizado pelos condutores de transporte irregular de passageiros para embarque e desembarque.

“Vamos atuar e coibir com efetividade e de forma intensa o transporte clandestino, pois prejudica a população pelo simples fato de o serviço não garantir os itens básicos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB]. Transporte clandestino é uma caixinha de surpresas indesejáveis”, alerta o secretário.

Um dos infratores, o condutor Jailton Pereira da Silva Júnior, após reação e ameaça a agentes da equipe da SMTT, foi conduzido e apresentado na delegacia pelo crime de ameaça (art. 147 do Código Penal) onde foi lavrado termo circunstanciado. A pena cominada ao crime é de detenção de um a seis meses, ou multa.

Confira os veículos removidos/irregularidades notificadas:
 
- Pátio SMT

Voyage, placa NYM 8956 (transporte irregular)
Monza, placa JMF 9113 (transporte irregular)
Ecosport, placa JPP 8034 (transporte irregular)
Fiesta, placa JSL 3406 (transporte irregular - reincidente)
Corsa, placa JOR 1772 (transporte irregular - reincidente)
Ducato, placa NXA 5429 (transporte irregular – estacionamento irregular)

- Pátio Bahia

Classic, placa JUS 9559 (transporte irregular – documentação atrasada)
Moto Honda, placa DLZ 3230 (transporte irregular – documentação atrasada)
Sprinter, placa DMU 3265 (transporte irregular – estacionamento irregular – documentação atrasada e reincidente com 03 (três) entradas no ano de 2017)

  •  

Quatro linhas de ônibus da Avenida Macário Cerqueira terão novo horário

5/8/2017, 10:17h

A partir do dia 7, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com as empresas de transporte público coletivo Rosa e São João, adequarão os horários das linhas que atendem a região da avenida Macário Cerqueira, a chamada Bacia da Macário, sendo elas:

- 005 - CIS/Terminal Central via Feira X), saída 5h35 e chegada 6h10;
- 019 - Feira X/Terminal Central, saída 4h28 e chegada 4h48;
- 027 – Viveiros/Terminal Central, saída 4h20 e chegada 4h58;
- 096 – Condomínio Princesa do Sertão/Terminal Central, saída 5h45 e chegada 6h15.

Tal medida visa ainda o aperfeiçoamento do serviço de transporte urbano de passageiros através da requalificação dos operadores das empresas, bem como melhorar os horários de chegada dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque.

Segundo Saulo Figueiredo, secretário municipal de Transportes e Trânsito, com o aumento da oferta de ônibus o tempo de espera nos pontos de ônibus será reduzido, especialmente nos horários com alta demanda de passageiros.

“A ação resultará em maior satisfação dos usuários, pois os horários dos ônibus que atenderão as referidas linhas serão divulgados com antecedência para a comodidade do passageiro”, explica o secretário.

Como opção, o usuário pode acompanhar a chegada dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS. O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário do transporte coletivo em Feira de Santana através do Google Play, seja para as plataformas Android, Windows, e também IOS, ou ainda pelo sítio eletrônico www.viafeira.com.br.

A reprogramação horária se estenderá nos próximos meses para as demais linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Serão distribuídos folders explicativos nos ônibus e orientações passadas por monitores nos terminais de transbordo.

  •  

Secretário de Transportes de Feira faz intercâmbio com órgãos da capital

3/8/2017, 10:16h

O secretário municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT), Saulo Figueiredo, fez esta semana uma visita técnica às estruturas dos órgãos responsáveis por essas áreas, na Prefeitura de Salvador.

O gestor da pasta conheceu a Central de Controle Operacional e setores relacionados a operação e fiscalização do transporte público na capital. Na oportunidade, Saulo observou como funcionam os sistemas de programação operacional, a estruturação dos modais, a exemplo de moto-táxi, bem como as ações de combate ao transporte irregular de passageiros na maior cidade do Nordeste. 

Acompanhado do diretor municipal de Transportes Públicos, Rodolfo Suzarte, mais uma equipe de assessores, o secretário também observou como funciona a ouvidoria soteropolitana nesses segmentos, entre outros serviços vinculados à Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e à Transalvador.

O secretário feirense explica que essa troca de experiências contribui muito para ampliar a visão da equipe de trabalho da SMTT e que pretende estreitar ainda mais a relação com os órgãos que atuam no transporte e trânsito de Salvador.

“Compartilhar estratégias e formas de gestão faz parte do nosso trabalho na busca de uma evolução contínua dessas áreas tão cruciais para a sociedade no município de Feira de Santana”, afirma.

A equipe da SMTT foi recepcionada pelo secretário de Mobilidade Urbana da capital, Fábio Mota, e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. O diretor de Transportes Públicos de Feira de Santana, Rodolfo Suzarte, disse que "conhecer as ações e as rotinas de trabalho, em órgãos de referência nas áreas de transporte e trânsito do estado, tão próximos de Feira de Santana, propicia novas ideias e o aprimoramento do trabalho aqui desenvolvido".

  •  

Passageiro vê no smartphone previsão de horário do ônibus urbano em Feira

2/8/2017, 17:38h

Passageiros do transporte coletivo em Feira de Santana podem verificar, por meio do smartphone, a previsão de chegada do ônibus no ponto onde deseja embarcar. O aplicativo vai facilitar a vida dos passageiros, principalmente no tocante ao controle do tempo de espera nos pontos. A atualização das informações a cada 20 segundos, feita a partir do início da viagem, permite que a pessoa se dirija ao ponto poucos minutos antes da chegada do veículo.

O aplicativo, que usa recursos de GPS, é baixado gratuitamente no Google Play, disponível para as plataformas android, windows e IOS e no site www.viafeira.com.br o interessado encontra o Manual do Aplicativo.

“Todos os grandes centros do país já funcionam com este aplicativo. Feira de Santana não poderia ser diferente”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo. São muitas as funcionalidades do APP, entre elas mostrar para cadeirantes se o veículo é adaptado para prestar-lhe o serviço.

“Eles (os passageiros) recebem duas informações básicas: o horário da saída, com base na escala, e a previsão da chegada”, disse Uilliam Sales, que coordena o Centro de Controle Operacional da Via Feira, que opera o sistema de transporte local. Mas o APP é muito mais dinâmico.

De fácil instalação, o SIU Mobile informa o horário da saída e mostra a previsão de chegada do veículo, além de informar o ponto de embarque e desembarque mais próximo, entre muitas outras informações. Vários links, na tela principal, orientam os passageiros.

Entretanto, quando o passageiro está próximo do ponto de partida, devido ao processamento, a informação se resumirá ao horário de saída do veículo. Mas, o passageiro deve estar atento porque previsão não é exatidão. Problemas no trânsito podem atrasar o ônibus um pouco.

  •  

Acusado de assassinato e roubo é flagrado fazendo transporte clandestino em Feira

11/7/2017, 15:22h

Um homem que atuava no transporte clandestino de passageiros em Feira de Santana - fazia linha da região do Hospital Geral Clériston Andrade - foi detido e levado a uma delegacia nesta terça-feira, 11. Ezequiel Moreira Lima é acusado de assassinato e roubo.

Uma denúncia anônima levou à prisão de Ezequiel, ou "Buiú", como é conhecido. Responde a três processos criminais: um por assassinato no município de Santa Bárbara e outros dois por roubo em Feira de Santana. Ele foi encaminhado à delegacia, onde está á disposição da Justiça.

A prisão foi feita pela Polícia Militar, acionada pela fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Suspeita-se que o veiculo apreendido com ele seja clonado - carro com números da placa e dos chassis adulterados.

Ele também é suspeito de participar da ação criminosa que resultou no atentado a tiros contra fiscais da SMTT, no Conjunto Viveiros, mês passado. Na ocasião um veículo da fiscalização foi incendiado e completamente destruído.

ALERTA A POPULAÇÃO

Saulo Pereira Figueiredo, secretário municipal de Transportes e Trânsito, diz que o serviço clandestino de condução de passageiros é "um sistema muito assediado pela crimininalidade". Daí a importância da população compreender o risco de utilizar esse meio ilegal.

“Assim como esse fato, vários outros casos estão sendo trabalhados pelos órgãos de segurança no sentido de resguardar a população. Serve de alerta para quem utiliza esse tipo de transporte irregular”, destaca.

O motorista do transporte clandestino que é pego em flagrante responde a processo administrativo municipal. Na primeira apreensão do veículo a multa estabelecida é de R$ 2.000 mil. Em caso de segunda apreensão o valor passa para R$ 2.500, mais 30 dias de retenção do automóvel, e em uma terceira vez a multa é de R$ 3.500, com 60 dias de apreensão.

  •  

SMTT reforça em 40 por cento a frota de ônibus para a 24ª Marcha para Jesus

7/7/2017, 10:17h

Neste sábado, 8, a frota de ônibus de Feira de Santana será reforçada em até 40% visando atender a grande demanda de passageiros que utilizarem o Sistema Integrado de Transporte (SIT) durante a realização da 24ª edição da Marcha para Jesus, evento promovido pela Associação de Ministros Evangélicos da Bahia (AME-BA) e de Feira de Santana (AME-Feira) e Associação de Pastores Missionários (AMIP) com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS).

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), capitão PM Saulo Figueiredo, 170 ônibus estarão à disposição da comunidade durante todo o sábado e circularão normalmente até zero hora (último “balão”), além de mais seis veículos das empresas Rosa e São João que ficarão estacionados no transbordo central para atender demanda excedente e/ou emergências nas linhas de transporte.

O secretário explica que a medida adotada pela gestão municipal visa facilitar o acesso ao transporte público a todos os participantes do evento religioso, além de garantir rapidez no retorno das pessoas para suas residências.

“Tivemos a preocupação em nos reunir com os organizadores do evento para saber quais são as necessidades. O trabalho é feito em conjunto”, pontua Saulo Figueiredo.

O embarque de passageiros será otimizado com a ampliação do número de catracas com sistema de bilhetagem eletrônica através do uso de dois micro-ônibus que ficarão estacionados junto às catracas do Terminal Central.

A medida foi acatada pelo secretário, na última quarta-feira (5), após sugestão da comissão organizadora da marcha que esteve representada durante a análise do percurso do evento pelo presidente da AME-Bahia, bispo Roque Hudson e pelo bispo Edson Melo, presidente da AME-Feira. A ação preparatória também teve a participação dos diretores de Transporte, Rodolfo Ferreira Júnior, e de Operações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Antônio César Lopes.

“Na reta final, checamos o trabalho de todas as secretarias envolvidas [neste caso SMTT e SMT] em um evento deste porte. Queremos evitar transtornos para que seja mais uma marcha abençoada e ordeira como tem ocorrido ao longo dos anos”, afirma o bispo Hudson.

Ainda, fiscais monitores da SMTT orientarão os passageiros em pontos provisórios de parada de ônibus com informações sobre linhas, itinerários e horários, principalmente no local de acesso ao transbordo.

  •  

Preso acusado de participar de apedrejamento e incêndio de automóvel da fiscalização ao transporte clandestino

27/6/2017, 23:13h

Preso e autuado em flagrante, poderá ser encaminhado ao Conjunto Penal nas próximas horas um dos responsáveis pelo apedrejamento e incêndio de um automóvel da Secretaria Municipal de Transportes e Transito (SMTT) usado na fiscalização e combate ao transporte clandestino de passageiros em Feira de Santana.

Trata-se de Edmilson Gonçalves da Silva. Ele foi reconhecido na delegacia por uma testemunha do atentado. Encontra-se preso a disposição da Justiça acusado de depredação e dano ao patrimônio público, conforme o artigo 163 do Código Penal. O delito ocorreu nesta terça-feira, 27, por volta das 8h30, no bairro Viveiros.

No período da tarde, o sargento Jean Marlus Morais da Silva, da Polícia Militar, foi informado que um dos envolvidos se encontrava na praca do Viveiros. Ao se dirigir ao local, encontrou o indivíduo, confirmou as suas características e lhe deu voz de prisão, conduzindo-o para as providências da Polícia Civil.

Apresentado na Delegacia as 16h, Edmilson negou ter participado do apedrejamento, mas foi desmentido por uma testemunha, que afirma te-lo visto "de pedra na mão" e atacando o veículo. Então, a delegada Bianca Torres Andrade lavrou o flagrante.

A ação criminosa da qual participou Edmilson Goncalves se deu quando fiscais da SMTT realizavam uma operação padrão para coibir o transporte clandestino de passageiros. Os responsáveis pelo "ligeirinho" incitaram passageiros contra a fiscalização, dando início a depredação e, em seguida, ao incêndio.

O secretário de Transportes e Transito do Município, Saulo Pereira Figueiredo, que é capitão da Polícia Militar, afirma que o combate a prática ilegal de transporte clandestino será "efetivo e intenso". Segundo ele, este é um mal antigo, disseminado, mas que "precisa ser atacado sob risco do desordenamento do serviço, o que prejudica a administração, por causar uma concorrência delituosa e desleal contra as empresas que prestam o serviço de forma oficial, mas principalmente por colocar em risco a vida dos usuários".

  •