SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Divulgado edital de resultados da prova de títulos do concurso público para professor

6/12/2018, 18:17h

Divulgado nesta quinta-feira, 6, o edital de resultados da prova de títulos do concurso público para professor da Rede Municipal de Educação. Cada candidato poderá consultar seu resultado no endereço eletrônico www.aocp.com.br ou no Diário Oficial Eletrônico do município, edição de hoje, de número 879.

Ainda há prazo para interposição de recurso, que deve ser protocolado em formulário próprio, disponível no mesmo link citado anteriormente, excepcionalmente nesta sexta-feira, 7, e na próxima segunda-feira, 10.

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Escola Municipal Chico Mendes festeja identidade negra com Paula Sanffer

6/12/2018, 10:43h

A Escola Municipal Chico Mendes, do bairro Campo Limpo, viveu ares de Micareta nesta terça-feira, 4. Um festejo, um culto à identidade negra, à “Africanidade em Nós”, como diz o tema da 7ª edição do Projeto Faces da África Brasil. Uma verdadeira festa marcada pela presença da cantora feirense, Paula Sanffer, da banda Timbalada.

Paula, que alcançou sucesso após sua passagem pelo programa de talentos da Rede Globo, The Voice Brasil, foi uma das personalidades feirenses estudadas pelos alunos do Ensino Fundamental II, ao longo do projeto, iniciado no mês de outubro. A trajetória da cantora é marcada também por seu posicionamento em defesa da identidade negra.

A gente sente na pele o racismo

Paula Sanfer (foto) trouxe para a culminância das atividades uma mensagem que sempre carrega consigo. “Ser negra é um orgulho, mas a gente sente na pele o racismo. É preciso incentivar os estudantes, lembrar que eles devem acreditar em suas potencialidades e perseverar nos seus sonhos”, orientou.

Apesar do sucesso na banda soteropolitana de raízes africanas, Paula vem de origens evangélicas, o que não lhe causa nenhum tipo de conflito pessoal. “Existe apenas um elo que leva o indivíduo até o seu Deus, que é a fé. É preciso respeitar todas as religiões”, defendeu.

O projeto Faces da África Brasil, que acontece há sete anos, surge da necessidade de valorização da raça negra, da percepção e reconhecimento dos traços afrodescendentes na comunidade que se reconhece como tal e pertencente ao bairro Campo Limpo.

Explorar elementos de valorização da própria identidade

“É um projeto que se fundamenta nesses pontos de conflito. Alguns estudantes têm vergonha até de dizer que moram no Campo Limpo, então buscamos explorar elementos de valorização da própria identidade em vários eixos, desde a autoestima enquanto afrodescendentes ao pertencimento local”, explica Maria das Neves (foto), professora de História e coordenadora do projeto.

Desde outubro, os alunos estudam personalidades feirenses. No 6º ano, Julieta Carteado foi a escolhida – inclusive pela participação da escola no projeto “Feira Que Te Quero Ver” 2018, quando os estudantes exploraram o mesmo tema; no 7º ano, a escolhida foi a cantora Paula Sanffer; Gilsam Reggaeman, no 8º; e Tonho Dionoria, no 9º ano. Além da mini-apresentação de Paula, os alunos também fizeram seus números durante a culminância do projeto.

Mudança de comportamento

Laisa Karoline de Melo (foto), 15 anos, aluna do 9º ano, destaca que percebeu uma transformação no comportamento de muitos colegas durante o projeto. “Há mais respeito. Até os que não enfatizam tanto assim seus traços afrodescendentes entendem aqueles que os demonstram com mais vontade”, relata.

Para Aionara Ribeiro (foto), de 11 anos e aluna do 6º, além de incentivar o empoderamento dos alunos negros, o projeto ultrapassa as fronteiras da desigualdade. “Graças a este enfoque entendemos que, apesar de termos nossas diferenças físicas, somos todos iguais por dentro”, diz. Autoaceitação e respeito ao próximo são os aprendizados que ela destaca.

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Cardápio da merenda escolar deve priorizar agricultura familiar feirense nos próximos anos

5/12/2018, 17:16h

Revisar o cardápio das escolas da Rede Municipal de Educação e inserir mais itens da agricultura familiar. É este um dos objetivos do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação que está implementando algumas das mudanças propostas pelo programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para discutir as alterações e fortalecer a parceria com os agricultores familiares de Feira de Santana, gestoras escolares, merendeiras, membros do Conselho de Alimentação Educacional, agricultores e nutricionistas da equipe técnica da Seduc se reuniram na tarde desta segunda-feira, 3.

Durante o encontro, foram identificados no menu atual itens que não são do cultivo local e que podem ser substituídos por alguns daqueles produzidos pela agricultura familiar. 

Alguns itens foram sugeridos para compor a lista de alimentos distribuídos às escolas. A lista foi montada com base em dois aspectos prioritários: manter a qualidade nutricional do cardápio e estimular nos alunos uma alimentação saudável. O terceiro aspecto será outro de fundamental importância - contribuir  para o desenvolvimento econômico desses produtores.

O programa Cidade Empreendedora, fruto do convênio entre o Sebrae e o governo municipal, foi firmado em julho. A iniciativa integra uma gama de mudanças de administrativas que a Prefeitura de Feira de Santana está implementando em sua gestão.

O programa já atinge 40 cidades baianas; é realizado em vários eixos - educação, agricultura, assistência social, etc. - visando promover o desenvolvimento da cidade e o estímulo ao empreendedorismo.

A ideia, além de priorizar os alimentos produzidos pela agricultura familiar, é equilibrar as despesas do município, aumentando o custo-benefício dos itens da merenda adquiridos pela Prefeitura. A substituição de alguns itens já deve começar em 2019, mas o processo será implementado gradativamente.

A batata inglesa, por exemplo, não é um item produzido por agricultores de Feira. Fabrine Schwanz, consultora de Compras da Agricultura Familiar, do Sebrae, faz um alerta ainda que seja de maneira hipotética. “Se há no cardápio das escolas, por exemplo, um purê de batatas, por que não substituí-lo por um purê de aipim?”.

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Estudantes da Escola Monteiro Lobato superam ‘medo da arte’ e expõem suas obras

5/12/2018, 16:12h

Do medo que paralisava à produção de belas pinturas. Estes dois principais momentos marcaram o projeto de artes do Centro de Educação Monteiro Lobato, do bairro Capuchinhos. O projeto, que ganhou o título “Redescobrindo a arte”, culminou na última sexta-feira, 30, na 1ª Mostra de Artes da escola.

Ana Clara de Jesus, do 5º ano, foi uma das alunas que viveu os momentos descritos no parágrafo acima. “Fiquei com medo, não queria participar por que achava que não iria conseguir”, contou. Assim como aconteceu com os demais estudantes envolvidos, o medo foi superado.

Ana Clara agora sonha em ser artista

No caso de Ana Clara (foto), a empolgação foi ainda maior: ela agora sonha em ser artista. Aproveitou a visita de um artista convidado pela escola para conhecer mais o campo das artes e descobriu sua vocação.

A turma da aluna ficou responsável por estudar e abordar a história do grafite. Inspirada nas obras do feirense Geziel Rafael da Silva Ramos, o KBÇA, ela pintou uma moça segurando um guarda-chuva debaixo de uma chuva de tinta.

Desde julho, os estudantes do Ensino Fundamental I vêm estudando a obra e o estilo de artistas feirenses e brasileiros, e também praticando, desde os rabiscos iniciais às telas expostas na Mostra de Artes.

Além de KBÇA, as obras de Cândido Portinari foram estudadas pelos alunos do 4º ano; Juraci Dórea, pelo 3º ano; Tarsila do Amaral, pelo 2º ano; e Romero Britto, pelo 1º ano.

A coordenadora pedagógica da escola, Milena Almeida, conta que o projeto foi iniciado em 2017, mas não foi possível realizar a mostra naquele ano. O objetivo, segundo a professora, é desconstruir o medo dos alunos de enveredarem pelo mundo artístico.

Releitura de grandes obras

As produções também permitem criar releituras de obras de grandes artistas conceituados. Na opinião de Danusa Paiva (foto), professora de Artes, este é um dos grandes pontos positivos do projeto. “Essa oportunidade de criar algo que tenha a cara deles é muito importante. Todo grande artista saiu de uma escola e também partiu de um momento em que não detinha as habilidades que, posteriormente, lhe consagraram”, destaca.

A professora também ressaltou as reações de surpresa e felicidade dos alunos ao perceberem que alguns dos artistas estudados estão em plena atividade, como KBÇA. “Já reconhecem os grafites dele espalhados por Feira!”, completou.

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Mostra de artes da Pré-Escola Marina Carvalho estimula leitura e escrita

5/12/2018, 14:15h

Estimular a leitura e a escrita através das produções artísticas. Foi este o principal objetivo da 8ª Mostra de Artes da Pré-Escola Municipal Marina Carvalho, do bairro Subaé, que aconteceu na última sexta-feira, 30. Aberta à comunidade, a exposição explorou o tema das parlendas e trava-línguas, que inspiraram a produção artística de mais de 100 crianças do grupo 3 ao grupo 5.

“Nossa intenção foi aliar o trabalho artístico às histórias, pois as crianças estão em fase de formação, desenvolvendo a leitura e a escrita. Incentivar a criatividade é importante”, destaca a professora Adriana Castelo Branco. “Trouxemos textos que são do cotidiano deles para que se interessassem ainda mais por transformá-los em obras de arte”, relata.

Autonomia dos alunos

A autonomia dos alunos durante a produção foi destacada pela diretora da escola, Cristina Passos Souza. “Os professores não interviram, apenas orientaram. Deixaram que as crianças tivessem liberdade para criar, a fim de que as obras refletissem a autenticidade”, explica.

Argila, tinta, material reciclado, colagem e até mesmo alimentos como pipoca foram utilizados nas obras. “Minha filha chegou muito animada em casa contando sobre a exposição e pedindo para que eu viesse prestigiar. Fico satisfeita ao ver a felicidade e animação dela”, conta Liege Noberto da Silva, mãe de aluna Yasmin Victória da Silva, do grupo 4.

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Com 18 novas creches, vagas na Educação Infantil tiveram incremento de 25 por cento

4/12/2018, 13:52h

Ampliação de 25% das vagas para Educação Infantil, construção de 32 escolas, das quais 18 creches, e o desenvolvimento de programas e projetos que priorizam a aprendizagem e pretendem diminuir a distorção idade-série. São estas, de maneira resumida, as principais ações dos últimos seis anos na Educação, no âmbito do município de Feira de Santana.

Elas foram apresentadas nesta segunda-feira, 3, pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aos cônsules de oito países do Corpo Consular da Bahia, durante o Encontro de Cooperação Internacional. O evento aconteceu durante todo o dia, no auditório do SESI.

A iniciativa é do projeto Feira 2030, que tem reunido técnicos da iniciativa privada e agentes públicos, em torno da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município. Idealizado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o projeto conta com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE.

O principal objetivo do evento é o estreitamento das relações internacionais com os países que dispõem de representação na Bahia, nas áreas de negócios, cultura, tecnologia e educação.

O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou a importância da apresentação das ações do município no encontro. “Mais do que buscar por investimentos, queremos criar boas relações, nos aproximar destas pessoas e, consequentemente, promover o interesse nos nossos projetos”, defende.

Ambientes mais organizados e prioridade para a aprendizagem

Entre as ações apresentadas pela secretária Jayana Ribeiro (foto) se destacaram a ampliação de 25% das vagas para crianças de 0 a 5 anos com a construção de 18 Centros Municipais de Educação Infantil, além de outras 14 unidades de Ensino Fundamental. Para melhor atender aos alunos da sede e dos distritos, foram também reformadas e ampliadas 180 escolas.

“Priorizamos ambientes mais adequados e organizados para os nossos estudantes. Hoje nossos alunos contam com bibliotecas, brinquedotecas, Salas de Recursos, espaços amplos, arejados e coloridos, que buscam atender às necessidades pedagógicas de toda a equipe escolar”, destaca Jayana.

As escolas contaram também com o Projeto Reequipar, que adquiriu mobiliário moderno e de qualidade como computadores, impressoras, projetores, mesas, cadeiras, armários e equipamentos industriais para as cozinhas, entre outros.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi outro destaque. Em 2015, a Rede Municipal saiu da estagnação das últimas quatro avaliações e 57 escolas melhoraram o índice. Já em 2017, o Ideb do Ensino Fundamental I subiu de 4.0 para 4.4 pontos, se aproximando da meta de 4.5; 38 escolas ficaram acima da meta e 46 melhoraram o índice.

Além da estrutura física, o município investiu também na área pedagógica. Nos últimos cinco anos, os professores tiveram um aumento de 49% nos salários, beneficiando também os aposentados. Programas de Correção do Fluxo Escolar (Se Liga e Acelera Brasil), o Mais Alfabetização, o Novo Mais Educação e o Projeto de Prevenção da Violência Escolar – Prevesc também foram destacados.

Mais de 7 mil alunos são atendidos pelo Programa Música na Escola que, desde 2015, oferece aulas de técnica vocal e diversos instrumentos para crianças e adolescentes; criou quatro fanfarras nos distritos e institiuiu Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão.

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Período de matrícula para 2019 na Rede Municipal de Educação será entre 17 e 25 de janeiro

4/12/2018, 10:8h

O período de matrícula nas escolas da Rede Municipal de Educação para o ano letivo de 2019 será entre os dias 17 e 25 de janeiro. Serão oferecidas aproximadamente 50 mil vagas. Os alunos que já frequentam aulas em uma das 217 escolas da Rede têm até o dia 21 de dezembro para confirmar a permanência e assegurar sua vaga.

As datas e demais orientações sobre a matrícula estão sendo divulgadas na portaria de nº 42/2018, publicada no último sábado, 1º, na edição nº 876, do Diário Oficial Eletrônico de Feira de Santana.

A Rede Municipal de Educação conta com 217 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, distribuídas pelos bairros e distritos de Feira de Santana. Os concluintes da Educação Infantil nos Centros de Educação Infantil do município terão asseguradas vagas em unidades escolares da Rede, no 1º ano do Ensino Fundamental.

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola onde pretende a vaga para o filho.  No ato da nova matrícula, devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar (original); cópia da certidão de registro civil ou da cédula de identidade, uma foto 3x4 recente; para o estudante beneficiário do programa Bolsa Família, cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal; para estudantes da Educação Infantil, cópia do cartão de vacinação atualizado e cópia do comprovante de residência atualizado. Os documentos originais também devem ser apresentados no ato da matrícula para fins de conferência.

Conforme o calendário para 2019, o ano letivo será iniciado no dia 11 de fevereiro e se encerrará em 20 de dezembro. Não há sábados letivos previstos para o próximo período que, conforme orienta a legislação, terá 200 dias letivos. A jornada pedagógica do próximo ano – destinada aos professores –acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro.

Demais orientações sobre a realização da matrícula podem ser consultadas no link https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=876&p=1, a partir da página 25.

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Adolescentes da Escola Jonathas Telles de Carvalho debatem preconceitos, conflitos e gentileza

3/12/2018, 11:1h

Bullying, racismo e principalmente as variadas formas de expressão da gentileza foram amplamente debatidos pelos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, do bairro Conceição II, até esta sexta-feira, 30. Os assuntos, evocados majoritariamente pelos próprios estudantes, ganharam destaque durante o Fórum de Adolescentes promovido pela escola e que chega este ano à sua oitava edição. O tema central do evento foi “Meu Adolescer e Gentilezas”.

O fórum acontece na unidade de ensino desde 2005 e se transformou num espaço de debates, que busca dar ênfase ao protagonismo juvenil, abordando temas que contemplam os conflitos e realidades do universo adolescente. Já recebeu o prêmio Escola Solidária do Ministério da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, em duas ocasiões – na quarta e quinta edições.

Hoje repreendo qualquer tipo de preconceito, diz Kauanne

Kauanne Correia, de 15 anos, aluna do 8º ano, conta que sofria com as brincadeiras maldosas feitas por uma prima que usava principalmente apelidos pejorativos; ela conta que compensava o sofrimento fazendo o mesmo com os colegas da escola. “Fazia isso com eles até que percebi como doía. Hoje eu repreendo qualquer tipo de preconceito que eu veja. É quase uma palestra o que eu faço, porque tomo todo o tempo da pessoa”, explica, sorridente.

Na visão da estudante, há uma luta que precisa ser travada contra todos os tipos de preconceito e que o Fórum de Adolescentes cumpre esse papel de enfrentamento. Estes temas foram, inclusive, abordados na apresentação teatral protagonizada por sua equipe no turno matutino. Nada menos que dez equipes apresentaram temas variados.

Combate ao preconceito, inclusive dentro de casa

Cassiane Souza da Silva, de 16 anos e aluna do 9º, destacou a importância das oficinas preparatórias que os alunos participam desde o início do ano, aos sábados, uma vez escolhido o tema geral do evento. Ela conta que também adotou o comportamento de combate, inclusive dentro de casa. “Meu avô é negro e diz que não gosta de negros. Eu começo a questionar: ‘mas, vô, o senhor é negro. O senhor tem que gostar!’”.

As duas encerram suas falas com uma espécie de “máxima conjunta”: “o certo é você respeitar o que a pessoa é, o que ela aceita. É isso aí”, destacam.

Adolescentes empoderados escolhem temas

Frank Everson Nascimento (foto), estudante de Teologia pela Faculdade Católica de Feira de Santana, foi um dos palestrantes do evento. Apesar da graduação voltada para a religião, ele conta que preferiu não tratar diretamente do assunto. “Precisamos entender o adolescente dentro de todas as suas peculiaridades. Neste aspecto, é melhor utilizar uma abordagem mais aberta por que a realidade dos alunos é desconhecida e, assim, podemos atingir um número maior de jovens; ninguém se fecha”, explicou.

Os temas explorados nos fóruns ao longo destes anos foram sempre decididos através de pesquisa feita com os alunos. Racismo, respeito e afetividade, bullying, questões de gênero, entre outros, foram algumas de suas sugestões desde então. O evento envolve sempre os estudantes do Ensino Fundamental II.

Neuman Ribeiro de Brito (foto), professora aposentada e ex-diretora da Escola Jonathas Telles de Carvalho, era a gestora da escola quando o fórum foi criado; fez questão de comparecer à 8ª edição do evento para prestigiá-lo. Hoje ela atua como professora de uma escola da Rede Estadual. “É o meu xodó! Alunos que saem daqui desta escola e fazem o Ensino Médio lá, na outra instituição, nos cobram a realização do fórum. Apesar dessa saída dos estudantes, o evento é capaz de causar mudanças no ambiente escolar de forma geral. E elas são duradouras”, avalia.

O 8º Fórum de Adolescentes foi iniciado na última quarta-feira, 28. O encerramento aconteceu na sexta-feira, com um baile à fantasia.

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Projeto de Prevenção à Violência Escolar já atendeu a 74 alunos

1/12/2018, 12:39h

As ações do Projeto de Prevenção à Violência Escolar – Prevesc, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, foram apresentadas aos representantes de órgãos e equipamentos socioassistenciais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, nesta sexta-feira, 30.

O evento aconteceu na Seduc. O Prevesc já atendeu a 74 alunos da Rede Municipal de Educação, além dos seus familiares em algumas situações específicas. Através do projeto, os profissionais também promovem palestras, oficinas e orientações às equipes escolares, pais e responsáveis. 

Participaram do encontro representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Foram discutidos temas que envolvem a violência escolar e a importância do encaminhamento adequado para os órgãos de referência.

“É necessário que estejamos alinhados com os representantes socioassistenciais do município a fim de que atuemos de forma adequada para ajudar aos alunos, pais, responsáveis e a comunidade. É um momento de fortalecimento da nossa parceria”, define a psicóloga Luscilla Carvalho Lima, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Seduc.

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Secretária de Educação, Jayana Ribeiro, conhece políticas públicas de Sobral, município líder no Ideb

30/11/2018, 17:55h

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, e a diretora do Departamento de Ensino, Jozelia Araujo, estão conhecendo de perto as políticas educacionais de Sobral, no Ceará, município de melhor Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Brasil. Elas participam desde a manhã desta quinta-feira, 29, do XIV Seminário sobre a Educação de Sobral. O município é referência educacional no país.

Na última avaliação do Ideb, divulgado em setembro, o município ficou com o melhor desempenho, tanto no Ensino Fundamental I – de 1º ao 5º ano – quanto no II – do 6º ao 9º ano; os índices alcançados pela cidade são respectivamente 9,1 e 7,2, bastante superiores às notas de centenas de outros municípios brasileiros.

O evento começou na quinta-feira, 29, com a apresentação da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional; e a Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e Gestão Pedagógica. À noite, as representantes de Feira de Santana conheceram o Planetário de Sobral.

Realizado mensalmente, o Seminário é um momento em que são apresentadas as propostas pedagógicas do município, materiais didáticos utilizados, formações continuadas, entre outros aspectos; o evento é voltado para secretários de educação, prefeitos, vereadores, professores, acadêmicos e pesquisadores interessados na temática. Acontece no auditório da prefeitura de Sobral. 

Na manhã desta sexta-feira, 30, o secretário de Educação do município, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, proferiu palestra sobre “A experiência educacional de Sobral – 20 anos”. Após a conferência, os participantes conheceram o Centro Educacional Infantil Jacyra Pimentel Gomes. 

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