FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, TELECOMUNICAÇÃO E CULTURA EGBERTO TAVARES COSTA

Vencedora do primeiro Festival Vozes da Terra busca segunda conquista

16/1/2019, 15:11h

Interpretando a música “O bêbado e o equilibrista”, de Elis Regina, Railda de Melo Batista foi vencedora do Festival de Intérpretes, primeiro consurso musical promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, e que antecedeu o Festival Vozes da Terra. Na época, a vitória representou um divisor de águas na vida da cantora, que além de ter seu talento reconhecido pôde aproveitar o prêmio para superar as dificuldades financeiras que vivia na época.

Em 2019, Railda será uma das candidatas finalistas da 16ª edição do Festival Metropolitano Vozes da Terra, que acontecerá no dia 30 de março, no Centro de Cultura Maestro Miro. Aos 53 anos ela mantém vivo o sonho da carreira na música.  Diz que a inspiração vem de casa. "Minha mãe tem uma das vozes mais lindas que conheço". 

Railda relata que na época que disputou o primeiro Festival não possuia itens básicos em casa, como televisão, geladeira, e nem mesmo um armário para que pudesse guardar alimentos. Ela relembra que seu falecido filho, na época com três anos de idade, pedia uma televisão. “Eu disse pra meu filho que não tínhamos a tv, mas que a mamãe iria ganhar o festival e comprar uma televisão. E comprei essa televisão. Na época, lá em casa estava em uma situação tão precária que o meu fogão só funcionava uma boca, e não tínhamos quase nada”, lembra Railda.

Campeã do Festival, Railda conseguiu comprar sua TV e geladeira de segunda mão, e ainda abastecer sua despensa com dois carrinhos de supermercado com coisas que sempre teve vontade de comer e nunca teve condição de comprar. “E o festival chegou em uma boa hora. Eu disse, meu Deus, eu vou participar desse festival e eu vou ganhar! E eu fui com toda fé, com muita garra. Na hora que fui chamada, eu entrei lá no palco cantando, soltei a voz com fé, muita vontade e cantei”, conta.

Nos últimos anos Railda resolveu trabalhar de carteira assinada por um período para que pudesse suprir as necessidades da sua casa. Mas agora resolveu apostar na música mais uma vez. Desta vez Railda disputará o festival que agora tem novo formato. Ela afirma não ser limitação nenhuma para vencer mais uma vez e disse estar bastante confiante para movimentar toda a sua torcida na votação pela internet.

Sorteada para ser a sexta candidata a se apresentar no festival, Railda comemorou a coincidência: “Serei a sexta a me apresentar, assim como fui no primeiro festival em que participei e venci”, ressalta. 

A próxima etapa para os candidatos da 16ª edição do Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra será a reunião em estúdio para elaboração de arranjos e ensaios com as músicas que serão apresentada na grande final e gravada em CD. 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa, promove o Festival de Música Vozes e o Festival Gospel - este na 10ª edição. São os dois maiores eventos do gênero no interior da Bahia, e têm o objetivo de dar oportunidade de crescimento e visibilidade para músicos locais.

  •  

Balé, música erudita e Axé Music dividiram palco no MAP

14/1/2019, 10:5h

Diversidade cultural. Em poucas palavras é o que define o Projeto Dança e Música na Praça, que em sua segunda edição teve o palco do Mercado de Arte Popular - MAP como espaço para as apresentações, iniciadas neste sábado, 12. A bailarina Natália Barboni e o cantor Abrahão Simões foram as atrações do evento que atraiu bom público ao entreposto comercial. 

O Projeto Dança e Música na Praça teve a primeira edição em 2017 e foi retomado este ano pela Prefeitura, através da Fundação Egberto Costa. Este foi o primeiro sábado do projeto, que vai continuar durante todo o mês de janeiro. 

Ao som de música erudita, a bailarina Natália Barboni conquistou o público com a delicadeza do balé clássico. “É de grande importância ter esse espaço de visibilidade para a dança e a música clássica, que nos dias de hoje, muitas vezes, não encontramos esse espaço. É muito importante inclusive para valorizar os artistas que trabalham com essa modalidade”, disse Natália.

A dançarina retomou a parceria com a Fundação, que em 2017 financiou o aprimoramento de sua dança ajudando com sua viagem ao exterior, onde fez um curso especializado em balé clássico. “Procurei a Fundação Egberto Costa e fui muito bem recebida. Senti que as pessoas acreditaram realmente no que eu estava ali pedindo. E foi muito produtivo porque eu tive esse apoio, essa ajuda. Consegui viajar, fazer o curso e voltei com esse fruto que foi um pouco apresentado hoje”, relata a bailarina.    

A pequena Talícia Cesárioe veio da cidade de Milagres para assistir a apresentação da Natália Barboni. “Faço balé a um ano e para mim é um passatempo que eu amo fazer. Achei a apresentação linda. Vim hoje aqui só para assistir ela dançar”, conta. 

Da MPB ao Axé

A animação continuou por conta do cantor Abrahão Simões, que trouxe para o público um repertório bem diversificado, da MPB ao Axé, no palco do MAP. “É sensacional cantar aqui nesse espaço que respira cultura, que é o Mercado de Arte Popular. É uma porta aberta pra mim que estou começando agora minha carreira solo. Então é espetacular cantar para essa galera que participa e gosta da boa música”, diz. 

O projeto Dança e Música na Praça continua todos os sábados deste mês de janeiro no Mercado de Arte Popular, sempre a partir das 12h30. E no próximo sábado, dia 19, a festa fica por conta da bailarina Antonieta Peres e a cantora Rachel Reis.

  •  

"O aniversário do pingo" encerra a semana da Sessão de Férias no Museu Parque do Saber

11/1/2019, 11:37h

"O aniversário do pingo" será o último filme desta semana na Sessão de Férias, no Museu Parque do Saber Dival Pitombo. A exibição, cujo acesso é gratuito, começa às 15h. Aos domingos as sessões públicas são iniciadas às 17h. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Egberto Costa.

A Sessão de Férias, iniciada nesta semana, está sendo realizada entre de quarta-feira à sexta-feira. Já foram exibidos os filmes “ABC das estrelas” e “Figuras do céu – sessão de astronomia infantil”.

Na próxima semana, entre os dias 16 e 18, na grade consta os filmes: “Figuras do céu – sessão de astronomia infantil”, “Explorando o universo com Galileu” e “Larry Cat”. O equipamento fica na rua Tupinambás, no bairro São João.

Na terceira semana, entre os dias 23 e 25, serão exibidos “O aniversário de Pingo”, “Figuras do céu – sessão de astronomia infantil” e o “O código do corpo”.

Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, “ABC das estrelas”, “As descobertas da gravidade de Einstein” e “Larry Cat” serão apresentados na Sessão de Férias do Museu Parque do Saber, que encerram a programação deste ano.

  •  

Família viaja cerca de seis horas para conhecer o Museu Parque do Saber

10/1/2019, 8:8h

O primeiro dia da Sessão de Férias no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo foi bastante concorrido. A maioria dos grupos de visitantes era de famílias. Uma delas veio da cidade de Ibipeba, distante 404 quilômetros de Feira de Santana. Uma viagem com duração de seis horas para conhecer o planetário e seu equipamento modelo ZKP4 Quinto - equipamento que projeta os filmes na cúpula. 

Eles foram recepcionados pelo diretor do Museu, Basílio Fernandez, e assistiram o filme "ABC das Estrelas". Preferiram não se identificar para a reportagem da assessoria de comunicação (Ascom) da Fundação Egberto Costa, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana responsável pelo administração do equipamento, mas compartilharam a experiência nas redes sociais e elogiaram o Governo Municipal pela estrutura.  

De acordo com Basílio Fernandez, o movimento neste primeiro dia superou as expectativas, inclusive ultrapassando a capacidade de assentos. “Consideramos um resultado muito positivo, especialmente pela quantidade de famílias presentes. O que proporciona as pessoas uma melhor companhia, com o pai, filho, tios, parentes”, observa.

“Esse momento de aprendizado vai para casa. As pessoas conversam e acaba resultando, por exemplo, na compra de um telescópio, o interesse mútuo no assunto, continuação na internet, à extensão no aprendizado. Acaba sendo mais contundente, tem mais reverberações”, considera o diretor.

Através da Fundação Cultural Egberto Costa, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana tem colocado em prática os projetos de educação e tecnologia que vem se desenvolvendo dentro destes 10 anos do Museu Parque do Saber.

A programação da Sessão de Férias continua nos próximos dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31/01 até 01/02, pontualmente às 15h. As sessões públicas continuarão aos domingos, pontualmente as 17h, no Museu Parque do Saber.

  •  

Mercado de Arte Popular será palco para o II Projeto Dança e Música na Praça

8/1/2019, 17:22h

A partir do dia 12, os sábados no Mercado de Arte Popular contarão com uma programação especial. O local receberá a II Edição do Projeto Dança e Música na Praça. O projeto que teve início em 2017 no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU/Cidade Nova, neste ano movimentará o palco do MAP, com o objetivo de fomentar as manifestações culturais do entreposto.

O público contará com uma programação marcada pela diversidade cultural. A programação de dança contará com o Ballet Clássico, apresentado pelas bailarinas Natália Barboni e Antonieta Peres, e a Dança Tribal ATS (American Tribal Style), com a bailarina Mariane Vasconcelos.

O palco também será movimentado por ritmos musicais variados, com POP, Axé, Reggae, Sertanejo, Forró, Lambada, Samba, MPB e marchinhas que cativam os frequentadores assíduos do local. Os shows ficarão por conta do cantor Abrahão Simões, Djalma Ferreira e Rachel Reis. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa.


Confira a programação:


12/01 - 12h30: Bailarina - Natália Barboni

            13h00: Cantor - Abrahão Simões e Banda


19/01 - 12h30: Bailarina - Antonieta Peres

            13h00: Cantora - Rachel Reis


26/01 - 12h30: Bailarina - Mariane Vasconcelos

            13h00: Cantor - Djalma Ferreira


O quê: II Edição do projeto Música e Dança

Onde: Mercado de Arte Popular - MAP

Quando: 12,19 e 26/janeiro/2019 às 12:30

Entrada Gratuita

  •  

191 livros, jornais e memorandos sobre a história de Feira, na Biblioteca Arnold Ferreira Silva

8/1/2019, 13:1h

Fundada há 56 anos, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva vem preservando o acervo referente a história de Feira de Santana. São 191 livros, jornais e memorandos com importantes registros sobre a cidade, mantidos no setor de periódicos. 

A funcionária do setor, Maria das Graças Freitas Silva, observa que o acervo é uma fonte de pesquisa não só para os estudantes do ensino médio e o fundamental, mas para todos os cidadãos. 

“Os professores geralmente fazem com que os alunos venham a Biblioteca para que possam aprender mais um pouco dessa história. É interessante, pois a partir das pesquisas estes conseguem extrair desse material coisas que venham acrescentar no futuro deles. Fora que podem observar como Feira é hoje e como foi no passado, e ver como nossa cidade ao longo dos tempos vem se desenvolvendo e mudando a cada dia mais”, ressalta.

O engenheiro eletricista Lucas Nunes Peixoto, 28, considera que a Biblioteca Municipal é "o ambiente com a melhor referência e o maior acervo da cidade. E oferece um material de pesquisa com um grande conteúdo de informações".

O equipamento é mantido pelo Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa - FUNTITEC. Fica localizada na rua professor Germiniano Costa, 153, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. E aos sábados, das 08h às 17h.

  •  

Definidos finalistas do Festival Vozes da Terra

4/1/2019, 11:29h

Os 15 finalistas do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra já estão definidos. A lista com os selecionados foi publicada pela Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultural Egberto Tavares Costa (Funtitec) na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial (http://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br).

Das 32 músicas deferidas, a comissão julgadora escolheu, no dia 26 de dezembro, os finalistas. Foram considerados os critérios de letra, poesia e métrica. Os jurados foram escolhidos previamente, sendo especialistas da área musical.

Os candidatos que não foram selecionados e quiserem impetrar recurso têm entre os dias 4 e 7 de janeiro para fazê-lo, conforme previsto no edital do certame.

A final do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra está marcado para o dia 30 de março de 2019. 

Confira os finalistas:

Alisson Souza Santos – Recomeço
Arthur Duarte Santos – Namoro na Areia
Edivan Silva Queiroz – Resistência Indígena
Fagner Silva Santana – Princesa do Sertão
Felipe Guedes e Karol Pires Freitas – Samba da Caminhada
Gabriel Oliveira de Jesus – Buscando Viver
Gilvan dos Santos – O livro
Guymeo Jumonji – Filha
Ivo Souza dos Santos – Sal da Cidade
José Fernando Mota – Efeméricos
Kairy Santana de Oliveira – Toque de Emoção
Railda de Melo Batista – Stand By
Ubiratan Macedo de Jesus – Carma
Wesley Moreira de Almeida – Povo da Terra
Yvison Santana Pinheiro – Canção pra Ela

  •  

Sessão de Férias do Museu Parque do Saber começa dia 9

3/1/2019, 15:48h

Janeiro é o mês das férias. E nada melhor que passar essa época com a família e explorando o universo. Pela quarta vez o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo realiza uma programação especial para este período. 

A Sessão de Férias acontece entre os dias 09 de janeiro e 01 de fevereiro, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, no horário das 15h. É uma adaptação nas exibições dos filmes do planetário para uma tarde de diversão gratuita para todas as idades. 

Para enriquecer ainda mais a programação, a quarta edição vem com novidades. Dentre elas estão as Sessões Astronômicas, que vão funcionar com um formato de aula, ministradas pelo diretor do Museu, Basílio Fernandez. O objeto de estudo serão as figuras presentes no céu, que vão ser ilustradas com projeções no planetário.     

A outra novidade é um novo filme na grade da programação. “As Descobertas da Gravidade de Einstein” terá sua estreia agora em janeiro, com destaque durante o período. O filme explora a teoria gravitacional reconhecida no trabalho do físico Albert Einstein, através da narração da personagem Lúcia, que direciona o espectador nessa viagem.

Além da Sessão de Férias, o Museu volta com as exibições das Sessões Públicas aos domingos, pontualmente às 17h. O Museu Parque do Saber fica localizado na rua dos Tupinambás, nº 275, no bairro São João, ao fundo do Shopping Boulevard.


Confira a programação: 

09/01 - Quarta-feira - ABC das Estrelas | 15h

10/01 - Quinta-feira - Figuras no Céu - Sessão de Astronomia infantil  | 15h

11/01 - Sexta-feira - O Aniversário do Pingo | 15h

16/01 - Quarta-feira - Figuras no Céu - Sessão de Astronomia infantil | 15h

17/01 - Quinta-feira - Explorando o Universo com Galileu  | 15h

18/01 - Sexta-feira - Larry Cat  | 15h

23/01 - Quarta-feira - O Aniversário do Pingo | 15h

24/01 - Quinta-feira - Figuras no Céu - Sessão de Astronomia infantil | 15h

25/01 - Sexta-feira - O Código do Corpo | 15h

30/01 - Quarta-feira - ABC das Estrelas| 15h

31/01 - Quinta-feira - As Descobertas da Gravidade de Einstein | 15h

01/02 - Sexta-feira - Larry Cat  | 15h

  •  

Funtitec divulga finalistas do Festival Gospel

3/1/2019, 12:7h

Os nomes dos 15 classificados à final do Festival Metropolitano de Música Gospel foram divulgados pela Fundação Cultural Egberto Costa, que o realiza pela décima vez. As músicas farão parte do CD do Festival.

A pré-seleção aconteceu na noite do dia 26 – com a participação de 23 candidatos – no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. A final vai acontecer no dia 13 de abril.

A lista com os nomes foi publicada na edição desta quinta-feira, 3, do www.diariooficial.feiradesantana.ba.gob.br.

Os finalistas gravarão suas músicas em estúdio, entre os dias 18 de janeiro e 19 de fevereiro. As canções vão estar à disposição dos internautas, que escolherão uma das três premiadas no Festival.

A votação pela internet será aberta no dia 14 de março e encerrada no dia 13 de abril. O vencedor receberá R$ 5 mil como prêmio. O ganhador pelo júri técnico ganhará R$ 7 mil e o melhor intérprete, R$ 2 mil.

A comissão julgadora foi formada por Roberval Barreto, Ismael da Silva Reis, Jucélia Figueiredo da Silva e Rogério Ferreira de Jesus, que observaram os seguintes critérios: letra, poesia e métrica.

 

CANDIDATOS E MÚSICAS CLASSIFICADAS

Aderbal Lima Pedreira Junior - A carta

Antônio Carlos da Silva Júnior – Fiel até o fim

Dheovaneis Cerqueira de Andrade – Sim, posso te tocar

Elza Roberta Ribeiro Vidal – Jamais me esquecerei de você

Emerson dos Santos Dias – Leão

Eneas Cerqueira de Freitas – Preciso voltar

Fagner da Silva Santana – Santo é o meu Senhor

Heidianderson Evangelista da Silva – Não pare de sonhar

Jéssica Barreto Rodrigues – Pra sempre

Leandro Umbelina Conceição – Chamar de filho

Madson Lins e Fredson Souza – Aos pés da cruz

Roseli Paiva Estrela – Absoluto

Saulo Silva Villas Boas – Todas as coisas

Sérgio Teixeira Neto – Viver com Jesus

Tedilson Oliveira dos Santos – Basta crer

  •  

Pré-seleção para Vozes da Terra será na próxima quarta-feira

21/12/2018, 19:8h

A pré-seleção para a 16ª edição do Festival Metropolitano Vozes da Terra vai acontecer no dia 26, próxima quarta-feira à noite, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

A Comissão Julgadora pontuará, com gabaritos de cinco a dez, inclusive, dentro desses parâmetros os seus fracionamentos utilizando os seguintes critérios: conjunto técnico literário, letra, poesia e a métrica.

E no dia 28 vai ser realizada a pré-seleção para o Festival Metropolitano Gospel, também no Centro de Cultura Maestro Miro, cuja final está marcada para o dia 13 de abril.

Desta fase sairá os 15 candidatos classificados à final, marcada para o dia 30 de março. As músicas pré-selecionadas farão parte do CD do festival. Neste ano, 32 candidatos tiveram suas inscrições homologadas.

O resultado da pré-seleção será divulgado até o dia 3 de janeiro de 2019, no site www.feiradesantana.ba.gov.br, da Prefeitura de Feira de Santana

  •