FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, TELECOMUNICAÇÃO E CULTURA EGBERTO TAVARES COSTA

Museu Parque do Saber participará de evento online sobre a chegada da primavera

21/9/2020, 17:59h

A primavera tem data e hora para chegar no Hemisfério Sul: é nesta terça-feira, 22, às 10h31. Em virtude disto, vários planetários de todo o Brasil vão transmitir de forma simultânea a chegada da nova estação.

Considerado um dos equipamentos mais importantes do país neste segmento, o planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo também integrará essa transmissão. O diretor da Divisão Científica da Fundação Egberto Costa, Basílio Fernandez, participou da elaboração dessa sessão e revela que as expectativas são bastante positivas:

“É muito importante que um evento desta magnitude seja transmitido, para que todos possam aprender sobre o tema”, comenta Basílio.

A sessão terá início às 10h, com a participação de planetaristas explicando detalhes sobre o equinócio e a sua importância. Também haverá o momento para responder perguntas e sanar as dúvidas dos internautas.

A sessão é organizada pela Associação Brasileira de Planetários e será transmitida no canal do YouTube, que pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/c/Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradePlanet%C3%A1rios

  •  

Governo Municipal lamenta o falecimento de Tay, vocalista da banda Chicana

20/9/2020, 14:17h

Uma perda irreparável para a cultura feirense. A morte do cantor Tarcísio Freitas de Oliveira, 36 anos, deixa uma lacuna  para a sociedade feirense e para os amantes da música. O vocalista da banda Chicana foi vítima de um acidente de trânsito na tarde deste sábado, 19. 

Tay, como era conhecido por todos, participou ativamente de eventos culturais promovidos pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa – FUNTITEC. 

A última apresentação do artista em eventos da instituição, juntamente com a banda Chicana, foi no encerramento do Festival Vozes da Terra, em 2017, na Praça Padre Ovídio. 

Em solidariedade e em respeito a família, amigos, admiradores e fãs de Tay, a direção e todos que integram a Fundação Egberto Costa lamentam o ocorrido. 

  •  

Feira ganha Casa da Cultura no Casarão dos Olhos d`água

18/9/2020, 13:37h

Memória viva da história de Feira de Santana, o Casarão dos Olhos d’Água passa a abrigar a Casa da Cultura, equipamento gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa. No espaço, entregue na manhã desta sexta-feira, 18, no aniversário de 187 anos da cidade, passam a funcionar o memorial em homenagem à Maria Quitéria, o Instituto Histórico e Geográfico e também as academias culturais.

No equipamento de cultura estarão instalados a Academia Feirense de Letras; Academia de Letras e Artes; Academia de Educação, além da Academia Regional de Letras Jurídicas e a Academia de Ciências e Letras. Juntas, essas instituições vão colaborar para manter a cultura sempre fervilhando na cidade, assim como impulsionar as discussões sobre o desenvolvimento da educação pública.

Presente no evento, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho hasteou o pavilhão nacional, ao lado do secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho, e do professor Josué Melo, que hastearam as bandeiras de Feira de Santana e da Bahia, respectivamente. Na oportunidade, ele destacou a importância histórica do casarão, que foi reconstruído durante seu primeiro governo.

Em nome do Governo Municipal, o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, ressaltou a importância do equipamento para o desenvolvimento da cultura e o resgate da história do município. “Estamos comemorando o aniversário de 187 anos de Feira de Santana, fato mais importante para a cultura de nosso município”, afirmou ao destacar a sensibilidade do Governo Municipal em reunir as academias, o Instituto e o Memorial a Maria Quitéria em um só espaço. 

Presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, Josué Melo destacou o que representa a reforma do Casarão dos Olhos d’Água e a implantação da Casa da Cultura. “De uma vez só, o Governo Municipal realizou três atos importantes para Feira de Santana. Primeiro, valorizou a memória histórica da cidade, restaurando pela segunda vez o casarão e valorizando a cultura; segundo, implantou a Casa da Cultura, que vai dar finalidade a este importante equipamento, e, por fim, dar efervescência cultural e desenvolvimento ao bairro Olhos d’Água”, disse.

  •  

Museu Parque do Saber passa por desinfecção nesta quarta

15/9/2020, 11:1h

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo e a Fundação Egberto Costa passarão por desinfecção nesta quarta-feira (16), quando não terá atendimento ao público. Os equipamentos reabrem na quinta-feira (17), às 13h. A medida visa evitar a contaminação do novo coronavírus entre servidores e visitantes.   

  •  

TCM aprova contas de 2019 da Fundação Egberto Costa

28/8/2020, 14:27h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou o exercício financeiro de 2019 da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa – FUNTITEC. A plenária virtual foi realizada pelo órgão fiscalizador dos municípios, na última terça-feira, 25. 

O diretor presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho, comemorou o êxito destacando que a aprovação das contas “evidencia a lisura da aplicação correta do erário público”.

“Agradeço o empenho de toda a diretoria da instituição, que nos últimos sete anos teve a participação e a contribuição de pessoas extremamente competentes”, disse antes de citar alguns nomes:

“Tivemos a contabilista Daiana Barreto da Silva; a atual chefe de Gabinete Aline Santos Miranda, que esteve à frente do setor até a nomeação de Elimar Luiz de Oliveira Júnior; do professor Daniel de Jesus Pereira, e a atual diretora Sara Galvão da Silva Portugal”.

  •  

Em virtude da legislação eleitoral, projeto "Biblioteca na Rede" está suspenso

19/8/2020, 18:28h

A Fundação Egberto Tavares Costa comunica que, em virtude da legislação eleitoral, o projeto cultural “Biblioteca na Rede” está suspenso. A iniciativa foi implantada como alternativa de entretenimento nesse período de pandemia do coronavírus.

A medida atende a Lei 9.504/97, que restringe a publicidade institucional por parte de órgãos públicos ou entidades da administração indireta. Está em vigor desde o último sábado, 15.

Em outro momento, a Biblioteca Municipal Arnold Silva vai disponibilizar o material já produzido, entre coletâneas de vídeos infantis e apresentação de livros, cujos autores são de Feira de Santana.

  •  

35º Batalhão de Infantaria terá sala de exposição sobre Maria Quitéria

6/8/2020, 18:46h

Um espaço reservado no 35º BI (Batalhão de Infantaria) prestará uma homenagem a Maria Quitéria, a heroína nascida em Feira de Santana, no distrito de São José.

A “Sala de Exposição Maria Quitéria” foi criada através da Portaria Nº 673, de 09 de julho de 2020. Foi editada pelo Comandante General do Exército Brasileiro, Edson Leal Pujol, e entrou em vigor no dia 03 de agosto de 2020.

Um ofício enviado pelo Governo Municipal ao Tenente Coronel André Cajazeira, do 35º BI, congratulou a corporação pela iniciativa. O documento foi assinado em conjunto pelo prefeito Colbert Martins Filho; presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antônio Carlos Daltro Coelho; e pela presidente da Academia de Artes e Letras de Feira de Santana, Lélia Vitor Fernandes.

“Queremos nos congratular com esta prestigiada Corporação pela brilhante iniciativa de denominação patronímica a heroína Maria Quitéria, a fim de imortalizar os seus feitos”, consta no ofício.

Este é o segundo espaço, que é lançado em 2020, com o objetivo de imortalizar a história de Maria Quitéria, considerada a heroína da Guerra da Independência da Bahia no século XIX.

O Casarão Olhos D’água, que passou a fazer parte do acervo da Fundação Egberto Costa, está aos poucos sendo preparado para sediar o Memorial à Maria Quitéria e as diversas Academias de Feira de Santana.

“Estamos aguardando a autorização do prefeito Colbert Martins para a ocupação e inauguração do equipamento. Enquanto isso, a Fundação Egberto Costa já adquiriu parte do mobiliário”, afirma o presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho.

  •  

Leitores cadastrados na Biblioteca Arnold Silva poderão fazer empréstimos de livros

31/7/2020, 14:21h

Uma boa notícia para os amantes da literatura e frequentadores cadastrados na Biblioteca Municipal Arnold Silva: no mês de agosto, sempre às segundas-feiras, será possível fazer o empréstimo de livros. Já no dia 3, o equipamento voltará a receber os seus usuários para que façam a retirada dos livros, das 9h às 11h. O prazo será de 15 dias para efetuar a devolução.

O diretor-presidente da Fundação Egberto Tavares Costa, Antônio Carlos Coelho, afirma que a decisão em reabrir o equipamento foi tomada com a autorização do prefeito Colbert Martins Filho. Vai atender apenas os leitores que já eram cadastrados, antes da pandemia do coronavírus. 

“Na impossibilidade do pleno funcionamento da Biblioteca Municipal Arnold Silva decidimos reabri-la parcialmente com o propósito de emprestar livros aos leitores cadastrados”, diz. De acordo com Antônio Carlos Coelho há possibilidade de expandir esta reabertura, caso a procura seja maior que a planejada.

Ele também reforça que tanto os funcionários quanto os frequentadores devem seguir as recomendações de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde, fazendo uso de máscaras, higienização das mãos e evitando aglomerações.

“Caso o movimento seja maior que o planejado, iremos analisar a possibilidade de abrir a biblioteca por mais dias, sendo que apenas para o empréstimo de livros”, pontua Antônio Carlos Coelho.

Vale salientar que a Biblioteca Municipal Arnold Silva continua em reforma. Está funcionando provisoriamente na rua Professor Germiniano Costa, 212, cujo imóvel fica em frente ao equipamento municipal.

  •  

Biblioteca Arnold Silva lança projeto cultural através da internet

31/7/2020, 7:8h

Eventos acadêmicos e culturais estão suspensos para evitar aglomerações. Entretanto, a Biblioteca Municipal Arnold Silva vai lançar no dia 3 de agosto, o projeto cultural “Biblioteca na Rede”, como alternativa de entretenimento durante o período de isolamento social devido à Covid- 19.

Durante todo esse mês, o público poderá acessar a TV  Web da Prefeitura de Feira de Santana e também as redes sociais da biblioteca e da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, por meio do Instagram.

Haverá coletânea de vídeos com contação de histórias infantis, palestras, momentos de descontração com brincadeiras infantis, e também apresentação de livros, cujos autores são de Feira de Santana. A iniciativa é da Fundação Egberto Costa em parceria com as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e de Comunicação (SECOM),

O usuário pode visitar o canal da Web TV da Prefeitura no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/channel/UC8fQp12TvMxNCraFFHDKq0Q.

Para os usuários do Instagram, basta pesquisar @funtitec ou @bibliotecaarnoldsilva.

  •  

Museu Parque do Saber será ampliado

22/7/2020, 7:16h

Está autorizado. O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai passar por ampliação. O anúncio foi feito pelo prefeito Colbert Filho nas comemorações da Fundação Egberto Tavares Costa (Funtitec), no último dia 7. A licitação para escolha da empresa, que ficará responsável pela reforma, será divulgada dentro em breve pela Prefeitura de Feira de Santana. 

As obras vão resultar em espaços mais amplos e maior conforto para o público e colaboradores do equipamento municipal. Vai passar por reforma tanto as dependências do museu quanto a Funtitec, cuja sede é anexa ao equipamento.

Para o presidente da instituição, Antônio Carlos Coelho, os investimentos representam uma grande conquista. “O processo licitatório já foi iniciado e, logo em breve, será divulgado para definir a empresa que ficará responsável por essa importante obra”.

O Museu Parque do Saber foi inaugurado em 15 de dezembro de 2008 e desde então, possibilitou uma revolução tecnológica em Feira de Santana. O equipamento oferece gratuitamente ao público diversos serviços, a exemplo do Planetário, exibições de filmes e documentários científicos em sessões abertas ao público e em sessões pré-agendadas. Já a Fundação Egberto Costa foi criada em 7 de julho de 2005.

  •