SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Novo binário vai ordenar trânsito na avenida Maria Quitéria

2/4/2020, 17:17h

Dando continuidade ao processo de ordenamento do trânsito de Feira de Santana, a Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, cria um novo binário em parte da Avenida Maria Quitéria, entre a Rua Juarez Távora e a Rua Teixeira de Freitas. A ação tem o objetivo de diminuir conflito naquela região, que possui inúmeros estabelecimentos comerciais, escolas públicas, pedestres e um grande movimento de veículos. 

As obras de drenagem e abertura de canteiros já estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Assim como as instalações elétricas estão sendo realizadas para a colocação dos semáforos, que serão sincronizados entre todas as vias, como também tempo para travessia dos pedestres. Após isso, será realizada a pavimentação asfáltica, com recursos próprios da SMT, já que o projeto tem como objetivo promover a mobilidade urbana, além da sinalização horizontal e vertical. 

“Esse binário vai proporcionar maior fluidez e segurança, diminuindo as retenções em horário de pico e engarrafamentos. Dois retornos serão fechados e vamos adotar o sistema de sentido único em duas ruas, a Juarez Távora passará a ter sentido Boulevard Shopping para a Maria Quitéria, e a Teixeira de Freitas passará a ter sentido bairro Queimadinha para o Shopping. Com o fechamento destes retornos na Maria Quitéria, que geram grandes conflitos entre estas duas ruas, evitaremos os acidentes que são frequentes naquela região. Os retornos poderão ser feitos nas quadras. Quem ganha é a cidade com mais esta intervenção que promoverá mais qualidade de vida à população através do trânsito, como recomenda o prefeito Colbert Martins Filho”, explica o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho.

  •  

Força Tarefa da Prefeitura ordena vacinação em Drive Thru

24/3/2020, 17:14h

Durante a ação de vacinação contra a Influenza para os idosos em “Drive Thru”, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, recebeu o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, que realizou o ordenamento do trânsito com pelo menos 21 agentes e monitores de trânsito.

A estratégia iniciada na tarde desta terça-feira, 24, aconteceu em dois lugares, no estacionamento E1 do Boulevard Shopping e simultaneamente no estacionamento da UniFTC no bairro Sim, das 13h às 17h. A vacinação em formato de “Drive Thru” segue nos dias 25 a 27 de março, nos dois locais, das 8h às 17h.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, este apoio faz parte da força tarefa formada pelo Governo Municipal, a pedido do Prefeito Colbert Martins Filho, com o intuito de unir forças para o combate ao Coronavirus.

“Este trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde colaborou para a eficácia deste sistema inovador, tornando a vacinação dos idosos mais segura, evitando aglomerações. Esta é a hora de entendermos que a união faz a força e que juntos haveremos de vencer mais este grande desafio”, comenta o superintendente.

  •  

Monitores ordenam trânsito e reforçam campanha contra Coronavírus

23/3/2020, 13:23h

A partir desta segunda feira, 23, os monitores de trânsito que prestam serviços para a Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, farão o ordenamento do tráfego da região do Centro de Abastecimento, que continua em funcionamento pelo serviço essencial que presta, como também farão um reforço na campanha contra o Coronavírus, distribuindo panfletos informativos para a poulação.

A ação será concentrada entre os horários de 7h às 14h, devido ao maior movimento no local, e atenderá a todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio do Coronavírus. Os monitores e supervisores utilizarão máscaras de forma preventiva, álcool em gel a 70% para uso pessoal e manterão distância mínima da população para evitar possível contaminação. 

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, esta é uma ação de apoio à força tarefa realizada pela Prefeitura Municipal no combate ao Coronavírus na cidade. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho, que determina que este combate à pandemia seja um trabalho de todos. O governo tem feito uma força tarefa para isso, e como o comércio foi fechado, realocamos os monitores de trânsito para o Centro de Abastecimento e para as feiras livres da cidade, para fazer o ordenamento do trânsito mas também realizar o trabalho de agentes multiplicadores de informação, colaborando no combate ao  Coronavírus”, afirma.

  •  

Primeira edição de 2020 do Projeto Rua Viva celebra o Dia da Mulher

9/3/2020, 9:1h
O projeto RUA VIVA, realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Feira de Santana (SMT), realizado neste domingo (8), na Avenida Fraga Maia, promoveu muita diversão, educação no trânsito e uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
 
Além de práticas esportivas, com aula de dança, patins, foi promovida a educação no trânsito para as crianças com cineminha infantil, noções de trânsito com a mini pista, e muita animação com o palhaço Albertão e trenzinho do Juquinha. Foram também oferecidos serviços de saúde e orientações sobre leis de trânsito para o público em geral. 
 
Três escolas participaram do evento, uma delas da rede municipal de ensino, Escola Municipal Regina Vital, foi levada pelo trenzinho do Juquinha para a Fraga Maia. Cerca de 50 alunos da educação infantil ao quinto ano da escola Nova Geração se fizeram presente com suas mães no evento. Para Lorena Mamona, diretora desta escola, o Rua Viva é uma grande oportunidade para integração social e educação para o trânsito.
 
"É uma iniciativa pública muito importante para que a sociedade possa se apropriar dos espaços da nossa cidade e também para formar novos cidadãos para um trânsito mais seguro", comenta.
 
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, foi montado um Stand Mulher onde foram ofertadas dicas de automaquiagem com Cíntia Carvalho e Thayanne Souza, sorteio de curso de automaquiagem, além de atendimento com a fisioterapeuta pélvica Manuela Andrade, sorteio de escova e hidratação e aplicação de botox pelo salão Karllus e Sandra instituto de Beleza. 
 
O Sest/Senat ofereceu orientações sobre mecânica para mulheres, e o público feminino também contou com instruções de uma Autoescola especializada em direção para mulheres, com dicas para habilitação e como perder a insegurança na direção. 
 
Para a técnica de enfermagem Joana Santos, de 42 anos, ter este conhecimento oportuniza mais independência para as mulheres. "É interessante porque para gente que dirige o conhecimento ajuda e nos dá mais confiança. A gente precisa saber trocar um pneu e ter noções da mecânica do carro. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença em nossas vidas". 
 
Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o primeiro Rua Viva de 2020 marca mais uma edição de sucesso do Projeto. "O evento foi bastante concorrido e contamos cada vez mais com o apoio de diversos parceiro que abraçam a causa da educação para o trânsito. Projeto fantástico onde a família inteira participa, promovendo uma nova consciência no trânsito, multiplicando a mensagem. Hoje tivemos um dia especial com atividades voltadas para as mulheres, que foi um diferencial, agregando serviços, lazer, entretenimento e educação para todos", conclui.
 
A ação teve o apoio da Fundação Egberto Costa, Unifacs, Grupo IHEF, Sesc, Sest/Senat, Grupo de Escoteiros, 2°Grupamento de Bombeiros Militares, Academia Smart Fit, Clínica Saúde 10, Vitalmed, Auto Escolas e Clube de Patins FSA.
 
 
 
 
  •  

No Dia da Mulher, projeto Rua Viva com programação especial

6/3/2020, 18:18h

O Projeto Rua Viva será retomado neste domingo, 8, a partir das 8h, na avenida Fraga Maia, com uma manhã repleta de atrações ao ar livre para toda a comunidade. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Feira de Santana, através da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) preparou uma programação especial para elas.  

Entre os destaques da programação estão os serviços que serão oferecidos no Stand Mulher, com dicas de automaquiagem com Cíntia Carvalho e Thayanne Souza, sorteio de curso de automaquiagem e uma mini palestra. Ainda atendimento com a fisioterapeuta pélvica Manuela Andrade, sorteio de escova e hidratação e aplicação de botox capilar pelo salão Karllus e Sandra instituto de Beleza.

O Sest/Senat fará divulgação dos seus serviços e oferecerá palestra sobre mecânica para mulheres. Também haverá instruções promovidas por autoescola especializada em direção para mulheres, com dicas para habilitação e “como perder a insegurança na direção”.

Além disso, a programação consta de diversão e muita educação no trânsito para as crianças com o teatro infantil, cineminha, mini pista de trânsito, e serviços de saúde e orientações sobre leis de trânsito para o público em geral.

Esta é a primeira edição do Rua Viva neste ano e conta com o apoio da Fundação Egberto Costa, UNIFACS, Grupo IHEF, SESC, SEST/SENAT, Grupo de Escoteiros, 2°Grupamento de Bombeiros Militares, Academia Smart Fit, Clinica Saúde 10, Vitalmed, auto escolas, Clube de Patins FSA, entre outros.

O projeto, que é pioneiro, foi criado pela SMT em 2017 com o objetivo de realizar atividades educativas e apresentar noções sobre trânsito e cidadania em um espaço seguro para lazer, entretenimento, convivência, saúde e diversão para toda população.

  •  

Trânsito da avenida Noide Cerqueira será modificado para evento esportivo neste domingo, 8

6/3/2020, 18:0h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, realizará intervenções no trânsito da Avenida Noide Cerqueira para a realização da 5ª edição da prova TPM Análise (Trecho para Mulheres), na tarde deste domingo, 8. As intervenções vão proporcionar segurança para as participantes do evento como também motoristas que trafegarem na região.

O trânsito será interrompido na Avenida Noide Cerqueira próximo Avenida Fernando Pinto de Queiroz às 14h30, sendo liberado novamente às 19h. Os desvios serão feitos pela rua paralela à Noide na Rua Nova Esperança, que terá sentido único até a Rua Tobias Barreto, próximo ao Shopping Avenida, onde os carros retornarão para a Noide Cerqueira. A rua Nova Esperança terá seu fluxo em duplo sentido apenas para acesso e saída do shopping.

Para garantir a segurança do local, todos os trechos dos percursos de 3, 5 e 10km de prova serão sinalizados e contarão com o apoio de 24 agentes de Trânsito, 9 viaturas e 6 motocicletas para ordenamento, segurança e orientação do tráfego.

Durante toda prova, apenas uma pista junto ao canteiro central da avenida será reservada para as corredoras. O fluxo seguirá até o posto São Gonçalo na Noide Cerqueira. Somente os retornos em frente ao Condomínio Irlena e próximo ao Campo Brilhante, serão fechados.

A largada da TPM Análise 2020 acontecerá às 17h no Shopping Avenida, na Avenida Noide Cerqueira, onde também ocorrerá a chegada. A prova será dividida em 5KM e 10KM, para corrida de rua e caminhada de 3KM. Os motoristas deverão ficar atentos às modificações de trânsito na Avenida Noide Cerqueira e toda a região de realização das provas.

  •  

Primeira edição do ano do Projeto Rua Viva terá programação especial para o Dia da Mulher

2/3/2020, 10:52h

O Projeto Rua Viva, realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito, realiza no próximo domingo (08), a partir das 8h, na avenida Fraga Maia, a sua primeira edição de 2020, promovendo mais uma manhã repleta de atrações ao ar livre para toda a comunidade, com programação voltada especialmente para as mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A ação tem o apoio da Fundação Egberto Costa, UNIFACS, Grupo IHEF, SESC, SEST/SENAT, Grupo de Escoteiros, 2°Grupamento de Bombeiros Militares, Academia Smart Fit, Clinica Saúde 10, Vitalmed, Auto Escolas, entre outros. 

Entre os destaques da programação estão os serviços que serão oferecidos no Stand Mulher, com dicas de automaquiagem com Cíntia Carvalho e Thayanne Souza, com sorteio de curso de automaquiagem e uma mini palestra. Atendimento com a fisioterapeuta pélvica  Manuela Andrade, sorteio de escova e hidratação e aplicação de botox pelo salão Karllus e Sandra instituto de Beleza. O Sest/Senat fará divulgação dos seus serviços e oferecerá palestra sobre mecânica para mulheres. Haverá instruções de uma Autoescola especializada em direção para mulheres, com dicas para habilitação e como perder a insegurança na direção. 

Além disso haverá diversão e muita educação no trânsito para as crianças com o teatro infantil, cineminha, mini pista de trânsito, e serviços de saúde e orientações sobre leis de trânsito para o público em geral. 

O Rua Viva é um projeto pioneiro criado pela SMT em 2017 com o objetivo de realizar atividades educativas e apresentar noções sobre trânsito e cidadania em um espaço seguro para lazer, entretenimento, convivência, saúde e diversão para toda população.

  •  

Prefeitura realiza intervenção no trânsito para obra de extensão da Avenida Fraga Maia

16/2/2020, 9:34h

As obras para execução da drenagem da extensão da Avenida Fraga Maia, autorizadas recentemente pelo prefeito Colbert Martins Filho, estão em ritmo acelerado. Para isso, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, realizou uma intervenção no trânsito da região, a qual deve durar aproximadamente 10 dias.

Com o objetivo de promover ordenamento e segurança para motoristas e trabalhadores da obra, foi realizado o fechamento do acesso das ruas Firminópolis e Florestópolis pela Rua Quintas do Sol. O acesso à Av.Fraga Maia será pela Rua Flórida Paulista. A Av. Fraga Maia nesta região com sentido bairro terá duplo sentido de circulação. Já no sentido centro estará interditada.

A Rua Firminópolis terá sentido duplo e acesso local pela Fraga Maia. A Rua Florestópolis também terá acesso local pela Fraga Maia. Os moradores das ruas Iracema Mendes, Abreu Silva, Barão de Loreto, Jandaia e Barão Homem de Melo terão acesso à Fraga Maia pela Rua Barão de Macaúba e Rua Tijuca.

Agentes da SMT farão o ordenamento no local para orientação dos condutores, e proporcionar segurança e fluidez no tráfego da região.

  •  

Implantação da nova sinalização horizontal e vertical será totalmente concluída em março

13/2/2020, 11:3h

A sinalização horizontal e vertical iniciada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, no último dia 14 de janeiro, já teve mais de 50% do serviço concluído. A previsão é que este trabalho esteja totalmente pronto no mês de março.  

As faixas de travessia de pedestres e de sinalização das principais vias foram reforçadas. Foi realizada também a recomposição e pintura dos prismas (conhecidos como gelo baiano), localizados em pontos estratégicos para fluidez e segurança do trânsito. 

O serviço foi iniciado dando prioridade à pintura das vagas de estacionamento já existentes para idosos e deficientes físicos, como também a criação de novas vagas para este público, conforme solicitação do Ministério Público.

Foram sinalizadas 85 faixas de pedestres, 32 vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), 53 vagas para idosos, além da recomposição de 973 tachas, 230 prismas e implantação de 48 placas para estacionamento idosos e PNE.

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o serviço será intensificado nos próximos dias. "Em um curto espaço de tempo os serviços avançaram de forma significativa e nos próximos dias faremos um mutirão nas avenidas. Não somente das faixas, mas todas as demais sinalizações como setas de direção, faixas de bordo e zonas de conflito". 

  •  

Por mobilidade, rua Juvêncio Erudilho perde árvores no canteiro, mas terá outras em sua lateral

12/2/2020, 18:25h

A retirada de algumas árvores na rua Juvêncio Erudilho, entorno do Centro de Abastecimento, recentemente, pela Prefeitura de Feira de Santana, foi feita para atender ao interesse público e obedeceu a legislação em vigor. O esclarecimento está sendo feito pelo diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), o engrenheiro agrônomo Germano da Silva Araújo e também pelo superintendente Municipal de Trânsito, advogado Maurício Carvalho [foto].

A medida está sendo adotada pela necessidade de retirar o canteiro central da rua Juvêncio Erudilho, que vai passar a ser mão única até a avenida Padre José de Anchieta (avenida Canal), com a implantação de um binário na região. A rua Manuel da Costa Ferreira  fará o outro sentido, em direção a praça 2 de Julho.

O Centro de Abastecimento, lembra Maurício Carvalho, é um entreposto de 34 anos com a mesma configuração de trânsito durante todo esse tempo, sendo alvo de muitas reclamações. Dentro em breve, assinala, aquela área vai inaugurar um Centro Comercial Popular de extraordinário movimento. “Então, a intervenção acontece para melhorar a qualidade do tráfego, beneficiando a motoristas, pedestres e  comerciantes”.

Compensação prevê arborização na lateral da rua

O diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Germano da Silva Araújo, explica que o órgão, ao exarar parecer favorável à ação, agiu em conformidade à lei. 

Segundo ele, a Semmam atuou fundamentada no artigo 141 da legislação ambiental, que trata da “obstrução incontornável para a realização de obras de interesse público”. Nesses casos, são avaliadas as condições de custo-benefício para a sociedade.

A avaliação da equipe técnica da Secretaria  chegou a conclusão da necessidade de remoção das árvores em razão do traçado previsto para  a Juvêncio Erudilho, no projeto urbanístico da Prefeitura. “Evidentemente, demos parecer favorável com a devida compensação ambiental”, afirma. 

Como compensação, serão plantadas na lateral da rua 16 arvores, além de outras  52, de porte médio, com características de raízes profundas e de acordo com o paisagismo da cidade, em outros locais.

Árvores retiradas estavam comprometidas, afirma diretor de Áreas Verdes

O diretor do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura, João Falcão, informa que não existe dano para a cidade, em razão da retirada de árvores piteco doce e acácia doce, na rua Juvêncio Erudilho. “Primeiro, porque o local continuará arborizado. Segundo, porque aquelas que foram extraídas se encontravam comprometidas, com raízes atrofiadas e sistema lenhoso enfraquecido. Poderiam cair”. 

Com fotografias e análises das árvores retiradas, Falcão afirma que não valeria à pena sequer o replantio delas. A compensação, assinala, será com árvores adequadas ao ambiente, a exemplo de Cibipirunas,  patas-de-vaca, aroeira, chorona, cássia imperial e ipê.

  •