SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Cineminha e nova pista de trânsito para a criançada movimentam o Rua Viva na Fraga Maia neste domingo, 22

21/10/2017, 9:10h

A alegria e união de amigos e famílias, através do esporte e lazer, em um espaço totalmente preparado, retorna neste domingo, 22, das 8h às 12h, com o projeto Rua Viva, mais uma vez na Avenida Fraga Maia.

Especialmente para esta edição, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) promovem uma série de novidades para adultos e, principalmente, a criançada. O Núcleo de Educação para o Trânsito da superintendência promove sessões de cineminha e pipoca com um menu variado de vídeos educativos. Em cartaz, a importância e respeito aos sinais de trânsito, atenção às placas, semáforos e faixas de segurança para travessia de pedestres (faixas de pedestres), bem como a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha (poltrona de elevação).

“O objetivo é fomentar, no público infantil do Rua Viva, a consciência sobre obedecer as leis de trânsito e, também, serem multiplicadores na sociedade, principalmente no alerta aos pais”, explica Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.

Como o uso de bicicleta pela garotada começa cada vez mais cedo nesta fase da vida repleta de brincadeiras, muitas vezes em ruas e avenidas, a SMT construiu uma nova pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, com quatro faixas, sinalização horizontal, além de canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização que visam a experiência da turminha do Rua Viva pelas vias de tráfego com total segurança.

O novo espaço na Avenida Fraga Maia, entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, continua com 80 metros de extensão e totalmente monitorado por prepostos da SMT, pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Os condutores de veículos e motocicletas terão como opção de retorno a rua Batistão, no bairro Cidade Nova.

A partir de 9h, professores de Educação Física de diversas academias da cidade garantem os exercícios de aquecimento e as aulas alongamento. Em seguida, muita agito com aulas de swing baiano e zumba. Às 11horas, aulas de ginástica funcional encerrarão as atividades do dia.

“Sem causar nenhum transtorno ao trânsito local, proporcionaremos aos frequentadores do Rua Viva a oportunidade de interagir entre família, praticar esportes, passear de bike, andar de skate e de patins aproveitando mais um espaço da cidade”, explica Carvalho.

Livre da rotina do trânsito, moradores da região ainda poderão fazer caminhadas e piqueniques, passear com seu animal e relaxar. O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a oferta de aferição de pressão e testes de glicemia aos pais e comunidade em geral.

O Rua Viva passeia pela cidade e mobiliza o público com a campanha nas redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.

  •  

Vias exclusivas de ônibus vão ser monitoradas por radar

18/10/2017, 9:4h

As vias exclusivas para os ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros, que existem em quatro ruas e avenidas de Feira de Santana, dentro de alguns meses passarão a ser fiscalizadas eletronicamente.

Um radar já foi instalado na praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino, e está em teste. O equipamento flagra veículos que trafegam ilegalmente nestas faixas.

Equipamentos semelhantes serão instalados nas ruas JJ Seabra e Visconde do Rio Branco, nas avenidas Senhor dos Passos – entre as ruas Santo Dumont e Monsenhor Mário Pessoa, e a partir da praça J. Pedreira.

Além de coibir a invasão destas pistas por veículos pequenos, os radares fiscalizarão a velocidade dos ônibus, que não deve passar de 50 quilômetros por hora. Os excessos serão devidamente punidos com multas.

O superintendente de trânsito, Maurício Carvalho, disse ainda não saber quando os equipamentos começarão a registrar oficialmente este tipo de infração de trânsito.

“Depois de instalados, todos os equipamentos passarão por uma verificação de técnicos do Ibametro. Apenas depois disso é que o seu funcionamento será oficializado”, afirmou o superintendente.

Circular numa destas faixas virou infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito. Além da multa, o dono do veículo perde sete pontos na carteira de motorista.

Maurício Carvalho disse ainda que a instalação destes equipamentos será acompanhada da devida sinalização e de uma intensa campanha publicitária, como determina a lei.

Ele argumenta que os motorista que invadem a pistas exclusivas além de provocarem o retardo dos ônibus, na volta às faixas destinadas a eles podem provocar acidentes. “Os radares combaterão este mau comportamento”.

  •  

Projeto Rua Viva dá uma pausa neste fim de semana e retorna no domingo, 22

13/10/2017, 13:27h

Por conta do feriado nacional prolongado em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) dará uma rápida pausa no Projeto Rua Viva neste fim de semana.

As atividades de lazer e entretenimento retornam na próxima semana, precisamente no domingo (22), e mais uma vez levará diversão, saúde e bem estar para a Avenida Fraga Maia, espaço público que reuniu na última edição centenas de famílias feirenses, consolidando mais ainda o projeto e seu propósito de passear pela cidade e mobilizar cada vez mais público.

O superintendente Maurício Carvalho reforça que o Rua Viva continuará oferecendo à população toda a infraestrutura necessária, como aulas com exercícios de aquecimento, alongamento e ginástica funcional, sempre orientadas por professores de Educação Física, além da concorrida aula de swing baiano.

“A população terá sempre a oportunidade de praticar esportes, passear de bike, andar de skate e de patins, e aproveitar efetivamente os espaços públicos de Feira de Santana”, pontua.

Carvalho ainda ressalta que a SMT segue com o trabalho do Núcleo de Educação para o Trânsito voltado ao público infantil, além dos serviços de saúde garantidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como testes de glicemia e de aferição da pressão arterial.

Em toda edição, o circuito reservado para diversão, caminhadas e piqueniques, passeios com animais domésticos e relaxamento tem o total monitoramento da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de prepostos da própria SMT.

Aproveite também para curtir e compartilhar #ruavivafsa através das redes sociais (Facebook e Instagram).

  •  

Rua Viva neste domingo será na Fraga Maia

7/10/2017, 13:14h

A Avenida Fraga Maia será, neste domingo, 8, o espaço reservado para quem busca diversão, saúde e bem estar com segurança através do projeto Rua Viva da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

O novo circuito, entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, ganhou mais 80 metros em extensão e será totalmente isolado pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), além do monitoramento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Os condutores de veículos e motocicletas terão como opção de retorno a rua Batistão, no bairro Cidade Nova.

A programação continua repleta de novidades e ocorre das 8h às 12h. A diversão da criançada está garantida com a participação do palhaço Albertão, incluindo o trabalho educativo com minisemáforos, faixas de pedestres e de sinalização na oficina sobre noções de trânsito, ministrada por agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT.

Atenção à saúde é fundamental e, para isso, professores de Educação Física realizarão aulas com exercícios de aquecimento e alongamento, a partir das 9h. Em seguida, muita agitação com o professor Luciano Melo e sua famosa aula de swing baiano inovando com o tema ‘Swing da Cor’. Às 11horas, aulas de ginástica funcional encerrarão as atividades do dia.

“Sem causar nenhum transtorno ao trânsito local, proporcionamos aos frequentadores do Rua Viva a oportunidade de interagir entre família, praticar esportes, passear de bike, andar de skate e de patins aproveitando mais um espaço da cidade”, explica o superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho.

Livre da rotina do trânsito, moradores da região poderão fazer caminhadas e piqueniques, passear com seu animal e relaxar. O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a oferta de aferição de pressão e testes de glicemia aos pais e comunidade em geral.

O Rua Viva passeia pela cidade e mobiliza o público com a campanha nas redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.

  •  

SMT apresenta Rua Viva e Via Livre em Encontro Nacional de Educadores de Trânsito

4/10/2017, 14:34h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), marca presença durante o II Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), nesta quarta-feira, 4, e sexta-feira, 5, em Brasília.

O evento é organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e tem como objetivo fortalecer o diálogo com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, a exemplo da SMT, na construção de ações educativas de trânsito mais efetivas em todo o país.

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, participa dos dois dias de palestras com renomados especialistas tratando o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, além de trocar experiências e apresentar ações desenvolvidas na cidade.

“Vamos apresentar os projetos Via Livre e o Rua Viva, ambos lançados este ano pela gestão do prefeito José Ronaldo como exemplos de boas práticas para o trânsito de Feira de Santana”, explica.

Implementado de forma piloto em parceria com o Colégio Padre Ovídio, o projeto ‘Via Livre - Educação para Seguir’ completou 60 dias e os resultados são positivos. O embarque e o desembarque de crianças na área da unidade escolar ficaram mais rápidos, além do trânsito mais seguro e organizado na região de tráfego intenso de veículos e de entroncamento entre avenidas ligadas à BR-324 e à BR-116 Sul (Rio-Bahia), importantes rodovias da nossa região.

“Ainda neste mês ampliaremos o Via Livre para outras escolas, sendo o Colégio Acesso e o Acesso Vestibular, ambos na rua Comandante Almiro, e o Colégio Interação, localizado na rua Barão de Cotegipe.

Carvalho pontua que outras ações educativas são desenvolvidas pelo poder público constantemente em escolas públicas municipais e privadas através do Núcleo de Educação Para o Trânsito da SMT.

“Levamos orientações até as crianças através de palestras ministradas por agentes da própria SMT. Intensificamos este trabalho, recentemente, durante quatro dias [19 a 22] na Semana Nacional do Trânsito realizada no mês de Setembro aqui na cidade”, afirma.

A oportunidade do evento servirá também para importantes discussões e construções coletivas do conhecimento acerca de novas perspectivas no alcance da segurança viária no país.

O Encontro tem carga horária de 12 horas e está sendo realizado no auditório da sede do Ministério das Cidades, no Distrito Federal.

  •  

Inovador, projeto Rua Viva leva educação e música para a Getúlio Vargas

1/10/2017, 15:45h

O projeto Rua Viva voltou a ser boa opção de lazer neste domingo, 1º de outubro, na avenida Getúlio Vargas. Após um breve intervalo por conta do período chuvoso na cidade, o evento apresentou novidades.

A partir das 9h da manhã teve alongamento. Na sequência o professor de dança Luciano Melo agitou a turma com aula de swing baiano.

Uma novidade inserida neste domingo no evento, pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), foi uma atração musical ao vivo: o músico Dan Silveira.

O Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT promoveu atividades especiais, a exemplo de oficina de noções básicas de trânsito voltada ao público infantil, inclusive com o uso de minisemáforos, faixas de pedestres e de sinalização.

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, aproveitou para mais uma vez convocar o feirense a participar. “Temos aqui todas as condições para as famílias se divertirem com segurança”, destacou.

Para realização do projeto Rua Viva um pequeno trecho da avenida Getúlio Vargas foi interditado. A área de interdição é entre as ruas Paris e Saracura, sem prejuízo ao trânsito no local.

A superintendência também está mobilizando o público em campanha de divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) através da hashtag #ruavivafsa.

  •  

Projeto Rua Viva retorna e movimenta a Getúlio Vargas no domingo

29/9/2017, 10:55h

Após um breve intervalo por conta do período chuvoso em Feira de Santana, o projeto Rua Viva retorna neste domingo, 1º, na avenida Getúlio Vargas, com novidades para quem busca por diversão, saúde e bem estar.

Sempre das 8h às 12h, o espaço reservado é seguro, arborizado, agradável e amplo para a realização de práticas esportivas. A programação está repleta de novidades e diversas atrações preencherão a programação dominical do feirense com bons momentos entre amigos e familiares.

A partir das 9h da manhã haverá aula de alongamento ministrada pelos professores Afonso e Jorge. Logo após o aquecimento, o professor Luciano Melo promete muita agitação com sua famosa aula de swing baiano.

Os participantes também poderão contar, às 10h, com programação musical abrilhantada pela presença do músico Dan Silveira. Às 11h, aulas de ginástica funcional encerrarão as atividades do dia.

Atividades especiais

Além disso, o Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT promove atividades especiais, a exemplo de uma oficina de noções básicas de trânsito voltada ao público infantil.

“Usaremos minisemáforos, faixas de pedestres e de sinalização”, explica Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.

Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, ocorrida no dia 19 de setembro, o prefeito José Ronaldo ressaltou, em seu discurso, sobre a importância de as crianças serem multiplicadoras, junto às famílias, de atitudes que preservam o cumprimento das obrigações e respeito às regras de trânsito.

“Existe uma mudança ocorrendo na sociedade a partir da influência dos filhos [neste caso, crianças] quanto ao papel e consciência do adulto no trânsito”, pontuou o prefeito, sugerindo na oportunidade que todos os responsáveis por órgãos de fiscalização fossem ao máximo de escolas orientarem o público infantil.

Já a animação da criançada ficará a cargo do querido Palhaço Albertão. Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará serviços de aferição de pressão e testes de glicemia aos pais e à população em geral.

Segurança

O circuito será totalmente isolado por prepostos da SMT e a segurança do espaço monitorada por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O fechamento da avenida, inicialmente, ocorre em um lado da Getúlio Vargas - no sentido viaduto da Avenida Eduardo Fróes da Mota. A área de interdição é entre as ruas Paris e Saracura, e o fechamento desse trecho da Getúlio não provocará impacto no trânsito local.

Os condutores de veículos e motocicletas poderão optar por vias alternativas, a exemplo da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Capuchinhos, com entrada pela rua Luís Bahia. Outra opção de retorno pode ser via Rua Nova York.

“A população está convidada a participar de mais esta iniciativa da Prefeitura e da SMT. Procuramos proporcionar o encontro da população feirense com a cidade, em ambiente seguro e agradável”, afirma Carvalho.

A superintendência também está mobilizando o público em campanha de divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) através da hashtag #ruavivafsa.

  •  

Viaduto da Getúlio-João Durval tem tráfego suspenso neste domingo das 6h as 13h para limpeza

23/9/2017, 15:1h

O viaduto do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e João  Durval vai passar por uma limpeza geral, na manhã deste domingo, 24. Com o trabalho, o tráfego de veículos será suspenso no equipamento, no período das 6h às 13h.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, a limpeza do viaduto é necessária, periodicamente. "É um equipamento que recebe muita poeira, acumula areia e até óleo. Precisamos fazer essa ação de vez em quando", diz ele.

Um viaduto, observa o secretário, nao é "só asfalto para tráfego de veículos". Há corrimão e passagem de pedestres que precisam estar limpos, acrescenta. Dois caminhões pipa e vários profissionais da limpeza pública serão utilizados na operação.

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, informa que agentes estarão dando suporte a essa interdição de algumas horas e o local estará devidamente sinalizado. "Embora o trabalho seja feito em um dia de domingo, o tráfego ali é sempre intenso. Pedimos a compreensão dos usuários. É para o seu próprio bem".

  •  

Colisão simulada entre carro e moto para alertar motoristas

22/9/2017, 14:22h

Um acidente entre uma motocicleta guiada por um jovem, com fratura exposta na perna esquerda, e um veículo, situação nem tanto incomum nas ruas de Feira de Santana, foi o roteiro que norteou uma simulação de atendimento deste tipo de acidente – ultrapassem indevida, na avenida Getúlio Vargas, com a participação das equipes do SAMU 192 e do Corpo de Bombeiros.

O objetivo foi chamar a atenção da comunidade sobre o alto índice deste tipo de acidente. Mostrar os riscos e sensibilizar sobre perigos. Várias pessoas assistiram a simulação, que fez parte da Semana Nacional do Trânsito. Mais de 80 mil motocicletas estão registradas no Detran local.

A estatística do SAMU 192 de Feira de Santana mostra que suas equipes atendem diariamente, em média, cinco acidentes semelhantes ao que foi simulado na manhã desta sexta-feira, 22. Até maio, foram 810 remoções para hospitais locais de pacientes com lesões que demandem atenção médica especializada. Toda situação foi narrada pelo médico do SAMU 192, Lúcio Couto.

O atendimento realizado com a participação das instituições envolvidas nestas ações, na opinião da coordenadora do órgão, Maiza Macedo, torna estes procedimentos mais rápido e eficiente. “O trabalho em conjunto garante maior eficiência porque os Bombeiros tem equipamentos que facilitam esta intervenção”. Ela orienta que até a chegada dos socorristas as vítimas não devem ser tocadas ou removidas.

Os Bombeiros usaram equipamentos que suspenderam o carro – neste caso uma almofada pneumática, e realizaram operações, vestindo roupas especiais, para que não fossem registrados acidentes paralelos, como uma explosão devido a possível derramamento de combustível. O trabalho conjunto e harmônico entre os dois órgão objetiva evitar novas vítimas, além daquelas envolvidas.

“Em toda ocorrência que existe risco é importante a interação entre as forças públicas”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Feira de Santana, tenente-coronel José Alberto. “O simulado é importante porque se conhece o potencial de cada instituição”. Na opinião dele, o desempenho das equipes está aprovado.

O vice-prefeito Colbert Filho, que é médico, assistiu a simulação e disse que ficou satisfeito com o desempenho das equipes. Participaram do desenvolvimento da ação a SMT  - por meio de agentes de trânsito, a Guarda Municipal e veículos do Corpo de Bombeiros. Teve a coordenação do NEP (Núcleo de Educação Permanente).

  •  

Obra no Feiraguai causa alterações no trânsito da região

20/9/2017, 16:45h

O trânsito aos veículos em ambas laterais da praça Médici, onde funciona o Feiraguai, estão fechadas aos veículos desde a manhã desta quarta-feira, 20. A SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) atende a pedido da AVAMF (Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana), que prepara estrutura nas laterais para abrigar comerciantes durante a substituição da cobertura do entreposto.

Apenas serão reabertas ao tráfego depois da conclusão da troca, cujo início está previsto para a próxima semana, 25. Os veículos estão passando normalmente pela rua Dom João VI – segue para a zona sul ou o centro. A intervenção, explica o vice-presidente da AVAMFS, Sandro Santana, objetiva acomodar os comerciantes e, assim, evitar correrias ou atrasos na próxima semana.

De acordo com ele, o serviço será feito por etapas. Nesta primeira, 170 comerciantes trabalharão nas próximas semanas nas barracas montadas pela entidade que os representam. “Concluído este setor, estas retornarão aos seus locais antigos e outros virão ocupar estes espaços”. Ao todo, são 750 comerciantes, mais outras centenas trabalham nas suas imediações.

Tido como um dos principais pontos comerciais de todo interior nordestino, a reforma do Feiraguai, diz o sindicalista, é imprescindível. “Com certeza vai moderniza-lo visualmente”.

  •