SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Radar de velocidade educativo é instalado na Avenida Fraga Maia

15/9/2019, 10:14h

A partir de agora, a população feirense conta com mais um equipamento educativo na Avenida Fraga Maia, local de grande fluxo de veículos da cidade, onde foram instalados um radar de velocidade educativo (não gera multas, apenas informa a velocidade), e um PMV - Painel de mensagem variável que informam mensagens educativas sobre o trânsito.

A Avenida Fraga Maia também está sendo contemplada com o trabalho de monitores do trânsito, em duas faixas de pedestres, principalmente entre os horários das 18h às 20h, quando o fluxo de veículos, pedestres e esportistas (ciclistas, clubes de corrida, etc), costumam movimentar bastante o trecho.

A ação promove a segurança e proteção ao cidadão, como parte do trabalho de educação para o trânsito desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT. Este é o  compromisso do município em reverter os recursos oriundos das multas em ações que visem melhorar e aprimorar os bons hábitos de educação no trânsito, para diminuir os índices de infrações e acidentes.

  •  

Recursos arrecadados com multas são revertidos em educação, segurança e melhorias no trânsito

6/9/2019, 18:41h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), investiu em todo o ano de 2018 mais de R$ 15 milhões na manutenção e custeio da própria estrutura da SMT, além de campanhas educativas, como o Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, dentre outras, e melhorias no trânsito com o aprimoramento das sinalizações horizontal, vertical, eletrônica e semafórica.

Houve investimento também na locação das viaturas 04 rodas e aquisição de 06 novas motocicletas, pavimentação com asfalto visando a melhoria do trânsito em alguns locais, além de todas as ações e eventos realizados durante o ano. São realizados ainda repasses para o Denatran e o Detran. 

De acordo com o Superintendente Municipal, Maurício Carvalho, o valor de R$ 17 milhões divulgado na previsão orçamentária é diferente da arrecadação. “A arrecadação não alcançada na previsão orçamentária não significa nenhum tipo de ilegalidade. Como o próprio nome diz, é uma previsão. No ano de 2018 tivemos uma previsão orçamentária de 17 milhões de reais, mas arrecadamos cerca de 14 milhões. A queda de arrecadação se justifica por dois motivos: primeiro que em 2018 com a crise econômica do país, muitas multas não foram pagas dentro do próprio exercício", explica.

Ele acrescenta que segunda grande razão para a diminuição na arrecadação se deve à queda do número de registro de multas. “Os números mostram que estamos diminuindo o número de multas no trânsito, porque estamos implantando um trabalho educativo de conscientização dos motoristas. Além disso, estamos investindo na maior eficiência da sinalização, o que colabora com a diminuição das infrações. De 2016 até agosto de 2019 houve uma queda de 30% nas notificações, o que é algo positivo, uma vez que também conseguimos diminuir em 34% o número de acidentes com vítimas", conclui.  

Maurício ressalta ainda que o valor da despesa, que girou em torno de 15 milhões, foi em função de investimentos com base em superávit de exercícios anteriores. “As nossas contas foram julgadas pelo Tribunal de Contas do Município e foram aprovadas, assim como em 2017. Sobre as ressalvas foram falhas formais na remessa da documentação ao TCM que não comprometeu o mérito das contas”, afirma. 

  •  

Campanha da Semana Nacional de Trânsito será lançada em Feira de Santana

2/9/2019, 14:54h

Encontro Estadual marcado para acontecer no dia 18 de setembro, das 08h às 17h, no Teatro do SESC em Feira de Santana, visa discutir o processo de municipalização e segurança no trânsito e oficializar a abertura da programação local da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de representantes municipais, estaduais e federais que atuam no setor, e tem inscrições gratuitas. Os interessados podem obter mais informações e realizar as inscrições através do link: https://bit.ly/2lW9CR9

Na oportunidade, o Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV (coordenador nacional da campanha do Maio Amarelo), lança em Feira de Santana, a campanha da Semana Nacional do Trânsito 2019, reunindo diversas autoridades e especialistas no trânsito de todo o país. Além  do Diretor Presidente da OSNV, José Aurélio Ramalho, o evento contará com as palestras do  Dr. Warney Andrade, presidente do CETRAN-BA e Francisco Garonce, especialista em trânsito e ex coordenador-geral de Educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como também as presenças do Prefeito Colbert Martins, de secretários municipais e representantes de diversos órgãos estaduais e federais ligados ao trânsito.

Para Maurício Carvalho, Superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana, a partir de agora, Feira se consolida em um grupo seleto de cidades que têm boas práticas com relação ao trânsito. “O desempenho de Feira na última campanha do Maio Amarelo foi fundamental para a escolha do observatório Nacional de Segurança Viária para a abertura da Semana Nacional do Trânsito em nossa cidade. Uma vez que existe um grande esforço de todos os segmentos para que os municípios avancem em relação ao gerenciamento do trânsito com a sua municipalização, por isso o tema central será este. Quero agradecer desde já a todos que estão unidos para realizar este evento, que contará com dezenas de municípios do nosso Estado, e ao apoio que o Prefeito Colbert Martins Filho tem dado à esta gestão de forma especial, para que sejamos os anfitriões deste importante acontecimento para a nossa cidade”, afirma. 

  •  

População aprova atuação dos monitores de trânsito

30/8/2019, 8:57h

A cidade de Feira de Santana possui um trânsito pujante e dinâmico, chegando a registrar um  fluxo superior a 300 mil veículos por dia em suas ruas e avenidas. Com apenas duas semanas em funcionamento, o projeto dos Monitores de Trânsito já vem colhendo bons resultados, além da aprovação por parte da população. 

A iniciativa do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Superintendência Municipal de Trânsito, está em ação desde o último dia 12 de agosto com o apoio de cerca de 25 monitores, os quais atuam em diversas faixas de pedestre da cidade. Os monitores também atuarão em frente às escolas públicas com maior movimento em horário de pico do trânsito, em feiras livres e em ações e eventos que versam sobre educação de trânsito, como os programas Via Livre - Educação para Seguir, Rua Viva, etc.

O principal objetivo deste trabalho é promover maior segurança e prestar educação no trânsito com orientações, realizando exclusivamente um trabalho preventivo e de conscientização sobre as regras de trânsito. Em consequência, promover um trabalho de colaboração com os Agentes, transformando comportamentos e desenvolvendo valores e atitudes que promovam um trânsito mais humano e cidadão. 

A costureira Janete Santana de 51 anos frequenta bastante o centro da cidade em busca do material necessário ao seu trabalho. Para ela, a presença dos monitores influência no comportamento dos motoristas e motociclistas. “Na hora que vamos atravessar uma avenida larga como a Senhor dos Passos, nem sempre os motoristas e motoqueiros têm paciência. Com a presença dos monitores eles são obrigados a nos respeitar mais, em consequência disso acabam mudando seu comportamento, obedecendo as leis de trânsito”, afirma. 

A vendedora de beijus Daiane Silva dos Santos, 28 anos, fica sempre na região da Senhor dos Passos, próximo da Praça Bernadino Bahia, percebeu diferença desde a atuação dos monitores nas faixas de pedestre. “Alguns pedestres insistem em não usar a faixa, alguns motoristas também passam em alta velocidade, tenho visto diferença no comportamento de todos, isso vem dando mais segurança. Já vi muitos acidentes por aqui, desde então não vi mais”, comenta.

Já para o vendedor Jackson Nunes, 46, e trabalha na lanchonete do ponto do Predileto há 22 anos, acredita que a mudança já é evidente, mas é necessário mais tempo para uma mudança de comportamento. “O trânsito aqui sempre foi bastante cheio, a travessia das pessoas sempre foi arriscada, acho que o trabalho dos monitores ajuda bastante, mas acho que precisa de mais tempo para a população se adaptar”, acredita.

Vanda Carvalho, 81 anos, moradora de Conceição da Feira, frequenta Feira de Santana semanalmente para buscar serviços de saúde, comércio e passear. Acostumada com a calmaria de uma cidade pequena como a da sua origem, a travessia de grandes avenidas em Feira sempre é um desafio. “Desde que vi esses monitores trabalhando na rua me senti mais segura para atravessar. Na minha idade, atravessar a rua apressada é sempre arriscado, mas com os monitores me sinto bastante segura. Achei a iniciativa deste trabalho excelente, porque além de pensar na população, educa a todos”, ressalta.

Maria José Brandão, de 75 anos e também moradora da cidade de Conceição da Feira, ressalta que este trabalho é um exemplo para todas as cidades. “A educação no trânsito deve acontecer em cidades de qualquer porte. Para nós isso é um bom exemplo”, diz. 

Outro local com fluxo intenso o qual os monitores vêm trabalhando é a Avenida Fraga Maia, principalmente entre os horários das 18h às 20h, quando o fluxo de veículos, pedestres e esportistas (ciclistas, clubes de corrida, etc), costumam movimentar bastante o trecho.

A moradora do bairro Mangabeira, Tereza Cristina Santana, acredita que a presença dos monitores é uma iniciativa bastante positiva. “Acho importante a presença deles nesta Avenida, até porque esse horário o trânsito aqui é muito intenso. Eu como moradora do local achei muito interessante e parabenizo pela iniciativa”.

Ana Lucia Coelho, é mineira mas mora em Feira de Santana há 2 anos, na região da Fraga Maia. Ela relata as dificuldades que sempre teve para atravessar a Avenida e como a ação dos monitores vem ajudando nesta rotina. “Uma coisa que sempre me impressionou foi justamente a falta de educação dos motoristas de Feira de Santana, a ponto de entenderem que a prioridade é o pedestre. Já passei por situações difíceis,  tomando chuva esperando muito tempo para atravessar. Já teve situação em que precisei me atirar na faixa, me arriscar para que os motoristas parassem para conseguir atravessar. Quando a Prefeitura decidiu colocar esses monitores aqui na Avenida, melhorou consideravelmente a segurança para a travessia dos pedestres, principalmente nos horários de pico. Agora em questão de segundos consigo atravessar. Espero que a Prefeitura amplie esta ação para outras grandes Avenidas da cidade”, reflete. 

O professor Ygor Klain acredita que pelo grande movimento da Avenida, os monitores poderiam atuar durante o dia todo. “O que acontece na Fraga Maia é fruto de uma falta de educação no trânsito de uma forma geral, nossos somos educados na auto escola que uma faixa de pedestre deve ser respeitada por todo motorista, principalmente porque o pedestre está sujeito aos intemperes do tempo. Com os monitores facilitou muito, mas acredito que atuar apenas nos horários de pico não é suficiente, porque esta é uma Avenida bastante movimentada durante o dia todo”, comenta.  

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a SMT tem procurado priorizar ações e projetos ligados ao segmento de educação para o trânsito. "Este projeto atende a um anseio da sociedade, principalmente em relação ao monitoramento das faixas de pedestres. Os monitores complementam as ações dos agentes de trânsito e é uma experiência que vem dando certo, com bons resultados em diversos municípios brasileiros. Reverter recursos das multas em projetos desta natureza mostram o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com um trânsito melhor e mais seguro".

  •  

TCM aprova as contas 2018 da SMT e da Fundação Hospitalar, órgãos da Prefeitura de Feira de Santana

24/8/2019, 12:31h

Foram aprovadas esta semana as contas de mais dois órgãos da administração descentralizada da Prefeitura de Feira de Santana. O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou os exercícios financeiros de 2018 da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que administra o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).

Semana anterior,  o TCM havia aprovado as contas da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor e da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.

  •  

SMT libera trânsito na avenida Getúlio Vargas, na região da Praça da Bandeira

21/8/2019, 18:29h

Após avaliação realizada pela Defesa Civil de Feira de Santana, a segunda faixa da Avenida Getúlio Vargas, na região da Praça da Bandeira, localizada no centro da cidade, será liberada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a partir das 19h desta quarta feira (21). Por isso a interdição realizada nos quarteirões será retirada, permanecendo apenas o isolamento da faixa próxima do Edifício Sarkis.

A decisão veio após parecer da Defesa Civil e engenheiros em relação ao estado do prédio, que constatou a segurança para o tráfego de veículos no local.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da SMT, vem trabalhando para garantir segurança e organização no trânsito. Os motoristas devem continuar atentos à sinalização realizada pela SMT, seguindo as orientações para sua segurança e fluidez no trânsito.

  •  

Pista do canteiro central será liberada para transporte coletivo

20/8/2019, 21:49h

Após reunião entre o Prefeito Colbert Martins, Defesa Civil, engenheiros da embasa e representantes do Edifício Sarkis, localizado no centro de Feira de Santana (na Praça da Bandeira), ocorrida no final da tarde desta terça feira (20), foi decidia a liberação da uma das pistas da avenida para a passagem do transporte coletivo. A decisão veio após parecer da Defesa Civil e engenheiros em relação ao estado do Edifício Sarkis.

A pista do canteiro central será liberada pela Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, a partir da 06h da manhã desta quarta feira (21), para a passagem exclusiva do transporte coletivo. Apenas os ônibus poderão passar pela pista. Esta determinação permitirá o retorno parcial do trajeto do transporte coletivo que passam pela região aos seus roteiros, descolando o maior número de pessoas.

A liberação da uma das vias para o transporte público vai também permitir que a Defesa Civil faça novas medições no edifício, para avaliar a possibilidade da liberação da segunda via para demais veículos. Em função da interdição do Edifício Sarkis por risco de desabamento, o tráfego nas imediações da Praça da Bandeira, lateral do Mercado de Arte foi interditado, assim como o tráfego de algumas das principais avenidas de Feira de Santana sofreram mudanças desde o início desta segunda feira (19). 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT vem trabalhando em vários pontos da cidade garantindo segurança e organização no trânsito.  Os motoristas devem ficar atentos à sinalização realizada pela SMT, nestas áreas, seguindo as orientações para sua segurança e fluidez no trânsito, buscando sempre por rotas alternativas.

  •  

SMT realiza modificações no trânsito devido a interdição de prédio da Getúlio Vargas

18/8/2019, 23:52h

O tráfego em algumas das principais avenidas de Feira de Santana vão sofrer mudanças em sua rotina, devido a interdição de um prédio localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça da Bandeira. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT vai trabalhar em vários pontos da cidade garantindo segurança e organização no trânsito.  

A partir das 06h da manhã desta segunda feira (19), será realizada uma interdição no trânsito da Getúlio Vargas, na região da Praça da Bandeira,  e algumas intervenções no trânsito da região devido à interdição e ao isolamento de um prédio na Praça da Bandeira, realizado pela Defesa Civil, pelo risco de desabamento. A operação acontece enquanto durar o isolamento do prédio.

Durante este processo, para garantir a segurança da população, todo o trânsito será direcionado para a Avenida Senhor dos Passos, sentido rua Monsenhor Mário Pessoa. O tráfego do lado da Praça da Bandeira sentido Prefeitura será normal. Outra modificação será realizada no Semáforo do cruzamento da Getúlio Vargas com a J.J. Seabra/Visconde do Rio Branco, já que os veículos não poderão seguir em frente sentido Mercado de Arte, desviando para a Visconde do Rio Branco, na rua da Câmara de Vereadores. Para retornar à avenida Senhor dos Passos, será necessário buscar alternativas pela rua Intendente Freire, ou seguindo um pouco após o Feira Tênis Clube, retomar o início da Senhor dos Passos.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, enquanto acontecer a interdição, será realizada também uma alteração operacional na praça do caminhoneiro. “Como os veículos vão ter um desvio da Senhor dos Passos seguindo direto para a Monsenhor Mário Pessoa, haverá uma sobrecarga no fluxo de veículos na travessia da Casa de Saúde Santana e colégio Padre Ovídio. Vamos permitir a utilização apenas da rotatória da praça do Caminhoneiro para tirar o conflito do cruzamento daquele semáforo. Por exemplo quem vier pela Presidente Dutra sentido Casa de Saúde Santana não vai mais seguir pela Presidente e passará pela rotatória retornando para a Senhor dos Passos, até a Monsenhor Mário Pessoa. Quem vier no sentido contrário vai pode utilizar a Presidente Dutra sentido Rodoviária. Quem vier do Pilão pela mão Inglesa terão que seguir pela Presidente Dutra. Ou seja, não haverá cruzamento na rotatória da Praça do Caminhoneiro até quando durar a interdição do prédio na Getúlio”. 

O Superintendente ressalta ainda que por causa do grande fluxo de veículos naquela região, haverá uma fiscalização intensa no local com tolerância zero para filas duplas tanto na Senhor dos Passos, quanto na Visconde do Rio Branco quanto na J. J. Seabra. “Pedimos a compreensão de todos no sentido de entender que esta situação é momentânea enquanto durar esta intervenção na praça da Bandeira”, destaca.  

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização realizada pela Superintendência Municipal de trânsito - SMT, nestas áreas, seguindo as orientações para sua segurança e fluidez no trânsito, buscando sempre por rotas alternativas.  

  •  

SMT realiza palestra sobre educação no trânsito em escola no Parque Ipê

16/8/2019, 10:0h

Mais de 380 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Gonçalves da Silva, localizada no bairro Parque Ipê, participaram de palestras sobre educação no trânsito ministrada pela equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT. 

A iniciativa faz parte do mutirão de ações articuladas do Governo Municipal que estão resultando em revitalização urbana e ações sociais nos bairros da cidade, e que chegou ao bairro Parque Ipê na última segunda-feira, 12, ao Parque Ipê e segue até esta sexta feira (16). 

De acordo com Liliane Santiago Fernandes,  vice diretora da Escola,  a importância do conhecer as regras do trânsito é um reforço sobre a segurança no trajeto entre casa e escola. “No contexto em que a gente vive hoje, muitas dessas crianças vão para casa sozinhas, seja a pé ou de bicicleta. Por falta de tempo ou até falta de conhecimento por parte dos pais, eles não dão a orientação adequada aos seus filhos e isso já resultou em alguns acidentes e atropelamentos. Já fazemos este trabalho de orientação, mas hoje essa palestra reforça a mensagem com a presença de agentes de trânsito que proporcionam um conhecimento de forma global sobre o trânsito, que será levada para a sua vida adulta, educando um cidadão mais consciente e mais tolerante no trânsito”, afirma. 

As palestras realizadas pelas Agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito Patrícia Valéria, Kátia Souza e Walleska Nunes aconteceram nos dois turnos, reunindo um público bastante atento e participativo. “É muito importante levar a educação para o trânsito desde cedo, pois a realidade de muitas dessas crianças é bastante complicada,a maioria vão para a escola a pé de bicicleta e muitas vezes sozinhas,e isso é bastante preocupante, a orientação para o trânsito nas séries iniciais proporciona além de orientação para seguir um trajeto mais seguro, a formação mais consciente e cidadã dos nossos futuros condutores”, afirma Patrícia. 

  •  

Monitores vão realizar trabalho educativo no trânsito de Feira de Santana

12/8/2019, 13:43h

Com o objetivo de promover maior segurança e prestar educação no trânsito, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito, passa a contar a partir desta segunda feira, 12, com o apoio de cerca de 25 monitores que farão um trabalho de colaboração para a educação no trânsito, transformando comportamentos e desenvolvendo valores e atitudes que promovam um trânsito mais humano e cidadão. 

O projeto e os monitores foram apresentados durante a força tarefa realizada pela Prefeitura Municipal na Praça do Povo, localizada no bairro Parque  Ipê, com a presença do Prefeito Colbert Martins Filho e de todos os secretários municipais. 

De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a iniciativa, que já acontece em várias cidades do Brasil, tem relação com o compromisso dos municípios em reverter os recursos oriundos das multas em ações que visem melhorar e aprimorar os bons hábitos de educação no trânsito, para diminuir os índices de infrações e acidentes.  

“Somente entre 2010 e 2017, Feira de Santana teve um crescimento de sua frota de veículos de 78%, como também vem expandindo a ocupação do seu território. Este trabalho vem a colaborar com ações extensivas realizadas pela SMT através dos agentes de trânsito, necessárias em toda a cidade", observa. 

O superintendente também explica que os monitores vão incentivar condutores e pedestres a agir com cidadania, dando suporte ao trabalho do Agente, que organiza e fiscaliza as regras do trânsito. "É importante esclarecer que os monitores não irão multar ou notificar, farão  exclusivamente um trabalho preventivo e de conscientização sobre as regras de trânsito. Isso vai aproximar a SMT cada vez mais da população, agindo em conjunto por um trânsito mais seguro e humanizado”, afirma Maurício. 

O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a importância da segurança e proteção ao cidadão no trânsito, como parte do trabalho de educação neste segmento desenvolvido pela Prefeitura. “Essa é mais uma ação educativa do nosso sistema de trânsito. Uma demonstração clara de que a nossa prioridade é proporcionar segurança e proteção ao cidadão no trânsito da nossa cidade. Este trabalho dos monitores será complementar ao dos agentes e será feito para a prevenção. Quando ela acontece e ainda assim as pessoas desobedecem as leis, haverá a fiscalização, tudo em prol da segurança cada vez maior em nosso trânsito”, afirma. 

A população vai contar com o trabalho dos monitores em diversas faixas de pedestre da cidade, bem como em frente às escolas públicas com maior movimento em horário de pico do trânsito e em outras ações e eventos que versem sobre educação de trânsito, dando suporte também aos programas Via Livre - educação para seguir, Rua Viva, Feiras livres, dentre outros. 

  •