SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Prefeitura realiza intervenção no trânsito para obra de extensão da Avenida Fraga Maia

16/2/2020, 9:34h

As obras para execução da drenagem da extensão da Avenida Fraga Maia, autorizadas recentemente pelo prefeito Colbert Martins Filho, estão em ritmo acelerado. Para isso, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, realizou uma intervenção no trânsito da região, a qual deve durar aproximadamente 10 dias.

Com o objetivo de promover ordenamento e segurança para motoristas e trabalhadores da obra, foi realizado o fechamento do acesso das ruas Firminópolis e Florestópolis pela Rua Quintas do Sol. O acesso à Av.Fraga Maia será pela Rua Flórida Paulista. A Av. Fraga Maia nesta região com sentido bairro terá duplo sentido de circulação. Já no sentido centro estará interditada.

A Rua Firminópolis terá sentido duplo e acesso local pela Fraga Maia. A Rua Florestópolis também terá acesso local pela Fraga Maia. Os moradores das ruas Iracema Mendes, Abreu Silva, Barão de Loreto, Jandaia e Barão Homem de Melo terão acesso à Fraga Maia pela Rua Barão de Macaúba e Rua Tijuca.

Agentes da SMT farão o ordenamento no local para orientação dos condutores, e proporcionar segurança e fluidez no tráfego da região.

  •  

Implantação da nova sinalização horizontal e vertical será totalmente concluída em março

13/2/2020, 11:3h

A sinalização horizontal e vertical iniciada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, no último dia 14 de janeiro, já teve mais de 50% do serviço concluído. A previsão é que este trabalho esteja totalmente pronto no mês de março.  

As faixas de travessia de pedestres e de sinalização das principais vias foram reforçadas. Foi realizada também a recomposição e pintura dos prismas (conhecidos como gelo baiano), localizados em pontos estratégicos para fluidez e segurança do trânsito. 

O serviço foi iniciado dando prioridade à pintura das vagas de estacionamento já existentes para idosos e deficientes físicos, como também a criação de novas vagas para este público, conforme solicitação do Ministério Público.

Foram sinalizadas 85 faixas de pedestres, 32 vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), 53 vagas para idosos, além da recomposição de 973 tachas, 230 prismas e implantação de 48 placas para estacionamento idosos e PNE.

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o serviço será intensificado nos próximos dias. "Em um curto espaço de tempo os serviços avançaram de forma significativa e nos próximos dias faremos um mutirão nas avenidas. Não somente das faixas, mas todas as demais sinalizações como setas de direção, faixas de bordo e zonas de conflito". 

  •  

Por mobilidade, rua Juvêncio Erudilho perde árvores no canteiro, mas terá outras em sua lateral

12/2/2020, 18:25h

A retirada de algumas árvores na rua Juvêncio Erudilho, entorno do Centro de Abastecimento, recentemente, pela Prefeitura de Feira de Santana, foi feita para atender ao interesse público e obedeceu a legislação em vigor. O esclarecimento está sendo feito pelo diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), o engrenheiro agrônomo Germano da Silva Araújo e também pelo superintendente Municipal de Trânsito, advogado Maurício Carvalho [foto].

A medida está sendo adotada pela necessidade de retirar o canteiro central da rua Juvêncio Erudilho, que vai passar a ser mão única até a avenida Padre José de Anchieta (avenida Canal), com a implantação de um binário na região. A rua Manuel da Costa Ferreira  fará o outro sentido, em direção a praça 2 de Julho.

O Centro de Abastecimento, lembra Maurício Carvalho, é um entreposto de 34 anos com a mesma configuração de trânsito durante todo esse tempo, sendo alvo de muitas reclamações. Dentro em breve, assinala, aquela área vai inaugurar um Centro Comercial Popular de extraordinário movimento. “Então, a intervenção acontece para melhorar a qualidade do tráfego, beneficiando a motoristas, pedestres e  comerciantes”.

Compensação prevê arborização na lateral da rua

O diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Germano da Silva Araújo, explica que o órgão, ao exarar parecer favorável à ação, agiu em conformidade à lei. 

Segundo ele, a Semmam atuou fundamentada no artigo 141 da legislação ambiental, que trata da “obstrução incontornável para a realização de obras de interesse público”. Nesses casos, são avaliadas as condições de custo-benefício para a sociedade.

A avaliação da equipe técnica da Secretaria  chegou a conclusão da necessidade de remoção das árvores em razão do traçado previsto para  a Juvêncio Erudilho, no projeto urbanístico da Prefeitura. “Evidentemente, demos parecer favorável com a devida compensação ambiental”, afirma. 

Como compensação, serão plantadas na lateral da rua 16 arvores, além de outras  52, de porte médio, com características de raízes profundas e de acordo com o paisagismo da cidade, em outros locais.

Árvores retiradas estavam comprometidas, afirma diretor de Áreas Verdes

O diretor do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura, João Falcão, informa que não existe dano para a cidade, em razão da retirada de árvores piteco doce e acácia doce, na rua Juvêncio Erudilho. “Primeiro, porque o local continuará arborizado. Segundo, porque aquelas que foram extraídas se encontravam comprometidas, com raízes atrofiadas e sistema lenhoso enfraquecido. Poderiam cair”. 

Com fotografias e análises das árvores retiradas, Falcão afirma que não valeria à pena sequer o replantio delas. A compensação, assinala, será com árvores adequadas ao ambiente, a exemplo de Cibipirunas,  patas-de-vaca, aroeira, chorona, cássia imperial e ipê.

  •  

SMT alerta para mudanças no trânsito em decorrência de evento esportivo neste domingo

1/2/2020, 13:59h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), montou um esquema de organização e ordenamento do trânsito para o evento esportivo Nacional “Circuito Santander Track and Field”, que acontece pela primeira vez em Feira e será realizado neste domingo (02), às 07h, com largada e chegada no estacionamento do Boulevard Shopping. A corrida deve reunir cerca de 800 atletas e terá percurso nas Avenidas Maria Quitéria e Fraga Maia. 

Para garantir a segurança do local, todos os trechos dos percursos de 5 e 10km de prova serão sinalizados pela organização do evento, e contarão com o apoio de 50 agentes de Trânsito, 15 viaturas e 10 motocicletas para ordenamento, segurança e orientação do tráfego. O percurso será balizado e compartilhado, adotando-se uma só faixa de circulação nas Avenidas Maria Quitéria e Fraga Maia para a ida e o retorno. As ruas adjacentes à essas avenidas também receberão ordenamentos, totalizando 11  intervenções.

Os atletas percorrerão apenas pela faixa da esquerda, ao longo do canteiro central, proporcionando fluidez e segurança para corredores e tráfego de veículos, que terão a faixa direita livre. Os condutores devem ficar atentos à sinalização do evento que tem previsão de conclusão às 10h.

  •  

Prefeitura apresenta plano de intervenções para o trânsito da região do Centro de Abastecimento

29/1/2020, 9:45h

A Superintendência Municipal de Trânsito apresentou durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, na tarde de segunda-feira (27), o projeto das intervenções para o trânsito do centro da cidade, as quais devem ser iniciadas em fevereiro através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, com o advento do Centro Comercial Popular, localizado em área próxima ao Centro de Abastecimento. Estiveram presentes na reunião, as instituições parceiras do projeto de requalificação do centro, como diversas autoridades e representantes de entidades de classe, além dos secretários municipais, do prefeito Colbert Martins Filhos e da imprensa. 

A apresentação feita pelo Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, demonstrou as intervenções que serão realizadas no entorno da Praça do Tropeiro e do Centro de Abastecimento, e como vão modificar todo o trânsito, solucionando os problemas do tráfego da região. Dentre as ações estão planejados o recapeamento asfáltico, alargamento de ruas, além de toda a sinalização horizontal e vertical das vias. Dentre as quais receberão asfalto, as Ruas Juvêncio Erudilho, Manoel Matias e Manoel da Costa Ferreira terão cobertura asfáltica realizada pela SMT através de recursos oriundo das infrações.

Será implementado o sentido único em todas as ruas ao redor da Praça do Tropeiro, sendo assim, a Rua Juvêncio Erudilho fará binário com a Rua Manoel da Costa Ferreira,  a Rua Manoel Matias fará binário com a Rua Porto velho, incluindo todas as suas transversais, que tomarão também formato de binário. 

Foram apresentadas também sugestões para ações futuras, como forma de colaborar com o ordenamento cada vez mais eficaz e seguro do trânsito no centro da cidade. O superintendente Maurício Carvalho mencionou a necessidade da implantação da Zona azul, possibilitando uma maior rotatividade das vagas de estacionamento no trecho, além da necessidade de uma intensa e rigorosa operação de fiscalização, no intuito de fazer com que a sinalização seja respeitada por parte dos condutores nas ruas do entorno do Centro Comercial Popular.

  •  

SMT realiza leilão de veículos no dia 10 de fevereiro

27/1/2020, 16:29h

Diversos automóveis e motocicletas, oriundos de apreensões da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que estavam no pátio, serão leiloados no próximo dia 10 de fevereiro, no Hotel Caju de Ouro, localizado na avenida Presidente Dutra, a partir das 9h. Serão 309 veículos disponíveis para arremate entre conservados, sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível.

O leilão visa arrematação dos lotes para o maior lance ofertado. Os lotes de veículos na condição conservado, que voltarem a circular em vias públicas, terão os débitos anteriores a data do leilão pagos ou desvinculados, o arrematante não arcará com os custos de débitos, exceto aos que vencerem após a data do leilão.

Os lotes de veículos na condição de sucata aproveitável terão baixa no sistema Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores), não podendo ser registrados ou licenciados, sendo absolutamente proibida a sua circulação em vias públicas, destinando-se exclusivamente para reaproveitamento comercial de suas peças e partes metálicas.

Também estarão disponíveis no leilão 253 veículos considerados sucatas inservíveis divididos em três lotes: Lote A, com 149 motocicletas, ciclomotores e CC50; Lote B, com 102 automóveis de passeio; e  Lote C, com 2 veículos pesados.

Neste caso é constituída dos veículos e materiais inservíveis de bens automotores abandonados, sem identificação ou sem possibilidade de qualquer recuperação e regularização junto ao Órgão Executivo Estadual de Trânsito, e serão destinados, exclusivamente, a reciclagem após o devido procedimento de descontaminação, descaracterização, e trituração a ser efetivado pelo arrematante, de acordo com as normalizações de saúde, ambientais e de segurança.

O edital com as regras para o leilão foi publicado na edição deste sábado, 25, do Diário Oficial Eletrônico (https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/atos/executivo/1F3VLU2412020.pdf) e pode ser conferido pelos interessados. Pela internet, também, os interessados podem verificar os lotes e ofertar lances, através do site: https://www.focoleiloes.com.br/.

  •  

Prefeitura dá início a nova sinalização horizontal na cidade

16/1/2020, 17:45h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deu início na noite da última terça-feira (14), ao serviço de nova sinalização horizontal e vertical na cidade, além da recomposição e pintura dos prismas (conhecidos como gelo baiano), localizados em pontos estratégicos para fluidez e segurança do trânsito. 

O serviço foi iniciado dando prioridade à pintura das vagas de estacionamento já existentes para idosos e deficientes físicos, como também a criação de novas vagas para este público, conforme solicitação do Ministério Público. Do total de 170 vagas,  nestes dois dias de trabalho,  já foram realizadas as sinalizações de 43 vagas de estacionamento para idosos e deficientes.  

De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a pintura das faixas de pedestre e demais sinalizações terão início previsto para a próxima semana, quando será feito um mutirão, com objetivo de concluir o serviço com maior brevidade possível. O trabalho vai oportunizar também, a modificação da sinalização do trânsito na região do Centro de Abastecimento, para atender às novas demandas do tráfego daquela localidade, devido à inauguração do Shopping Popular, como também outros serviços planejados para novas intervenções na cidade.  

  •  

Prefeitura intensifica trabalho de educação para o trânsito com palestras em empresas

13/1/2020, 10:20h

Uma palestra realizada na tarde de sexta feira, 10, pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana, reuniu mais de 120 funcionários da empresa DPC Distribuidora. Ministrada pelo superintendente Maurício Carvalho, a palestra destacou a importância da educação para o trânsito para a diminuição de acidentes e mortes. 

O colaborador da empresa, Djavan Santos, afirma que ações como essa colaboram para a mudança de atitude dos condutores e pedestres. "Para nós é um privilégio assistir uma palestra que contribui bastante para a conscientização das pessoas para a segurança no trânsito, porque muitas vezes deixamos de fazer coisas simples que podem salvar vidas, e nos foi mostrado aqui como nossas escolhas interferem na vida dos outros", comenta.

O colaborador Adailton de Oliveira fez uma redação sobre o tema, abordando a falta de educação no trânsito para chamar atenção dos colegas. "É importante discutir sobre a segurança, alertar sobre o uso abusivo da bebida alcoólica e falta de uso de cinto de segurança. A palestra de hoje destacou que a educação pode transformar a atitude das pessoas por um trânsito mais seguro, por isso acho importante recebermos eventos como este", ressalta.

Ações da SMT colaboram para diminuição de infrações

O trabalho de engenharia, fiscalização e educação e formação cidadã do condutor realizado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, vem colaborando para um trânsito mais seguro e organizado em Feira de Santana. O número de multas vem gradativamente diminuindo em nossa cidade,  decrescendo desde o ano de 2016 registrando uma queda de 34% para 2019.

Com uma frota crescente e um fluxo de carros e motocicletas cada dia maior, aumenta também a probabilidade de acidentes. Entretanto, a Superintendência Municipal de Trânsito - SMT registra de 2016 para 2019 uma queda de 32% nos acidentes com vítimas e queda de 20% nos acidentes com mortes neste mesmo período no trânsito de Feira de Santana. Estes números correspondem às ocorrências em que a SMT identifica diretamente pelas rondas ou é acionada. Estes registros acontecem dentro do perímetro urbano, área de atuação da SMT.  

“O motorista de Feira precisa melhorar a consciência e obediência ao código de trânsito, ele precisa fazer sua parte respeitando as regras, para colaborar com o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Municipal através da SMT. Ações como esta formam multiplicadores desta mensagem, de forma que possamos diminuir cada vez mais o número de acidentes e mortes no trânsito. Mas para uma cidade com o porte de Feira, temos alcançado números bastante positivos, se comparada a cidades do mesmo porte”, ressalta Maurício Carvalho. Invasão de cruzamentos,velocidade acima da permitida na via, uso de celular, desatenção e desobediência à sinalização estão entre as atitudes que mais provocam acidentes no trânsito, segundo Carvalho. 

"O objetivo deste trabalho é proporcionar um trânsito mais seguro e humanizado para toda a população, além de todas as condições necessárias para que os motoristas e pedestres possam colaborar para um tráfego organizado em nossas ruas e avenidas, e assim trazer mais qualidade de vida à população", conclui Carvalho.

  •  

SMT alerta para horário de funcionamento do Pátio da empresa Resoluti no período Natalino

23/12/2019, 17:17h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, informa que em função do Feriado de Natal, o posto avançado localizado na sede da SMT funciona das 8h às 14h desta terça feira (24), enquanto que o pátio funcionará em seu horário normal, das 09h às 17h. Já no dia 25, feriado, não haverá funcionamento do pátio e da Superintendência, retornando as atividades normais na quinta feira, da 26 de dezembro. 

Para obter informações e tirar dúvidas sobre a retirada de veículos do pátio, a Resoluti, empresa de remoção e guarda de veículos, disponibiliza um site onde todas as informações podem ser acessadas.

Para mais detalhes: https://sistema.sigv.com.br/consulta-online/resoluti

  •  

Agentes da SMT adotam 117 cartas do Natal dos Correios

13/12/2019, 17:48h

A campanha Papai Noel dos Correios, em que voluntários adotam cartinhas de crianças carentes com pedidos de Natal recebeu um grande reforço, através dos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana. Eles adotaram 117 cartas. A iniciativa, que partiu dos próprios servidores, aconteceu pelo segundo ano consecutivo. Os presentes foram entregues aos correios na manhã desta sexta feira, 13.

"É o segundo ano que adotamos as cartinhas da campanha de natal dos correios e isso tem sido gratificante para nós, que trabalhamos diretamente com a população, e pensamos que esta é uma oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores, oportunizando alguns sonhos. Quem sabe, estamos transformando vidas”, afirma Kátia Souza, agente de trânsito da SMT e integrante do Núcleo de Educação para o trânsito da autarquia. 

Para o superintendente municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a ação voluntária dos Agentes "demonstra que a SMT procura cada vez mais interagir com a comunidade através da sua equipe, alimentando o espírito de fraternidade inerente ao final de ano".

O prefeito Colbert Martins Filho parabenizou os servidores pela iniciativa. "Uma bela atitude que vai garantir para muitas crianças carentes do nosso município um Natal mais feliz". 

  •