SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Campanha educativa para combate ao transporte escolar clandestino começa nesta segunda

16/3/2019, 19:6h

Será iniciada nesta segunda feira, 18, e segue até o dia 27 de março, a campanha educativa de combate ao transporte escolar clandestino realizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana. O objetivo é alertar e conscientizar os pais, comunidades escolares e donos de transportes sobre a importância de utilizar os serviços de transporte escolar credenciados e vistoriados, conforme o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

A ação contará com a participação de fiscais de serviços públicos da SMTT e com o apoio de Agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT, com a entrega de panfletos para  conscientização sobre a utilização correta do transporte escolar, como também atentar para o uso de equipamentos de segurança (cinto, cadeirinhas) e o limite de passageiros e velocidade. 

Para o Secretário Municipal de Trânsito Saulo Figueiredo, a grande preocupação que provocou esta ação é a má qualidade e a falta de segurança no transporte escolar em nossa cidade. “Transportar qualquer vida exige um alto nível de responsabilidade e habilidade, e em se tratando de crianças este cuidado é redobrado. Este modal do transporte escolar conduz o nosso bem maior que são as nossa crianças, nosso futuro. Por isso exige do poder público e também dos pais uma maior responsabilidade na escolha dos condutores. Diante desta preocupação com a vida das nossa crianças e adolescente é que faremos a ação conjunta com a SMT, inicialmente com um cunho educativo, visando no primeiro momento, conscientizar condutores, educadores e principalmente os pais destes alunos sobre a importância da busca por um serviço legalizado”, afirma. 

Saulo ressalta ainda que durante este período, haverá a possibilidade para a regularização dos interessados em atuar neste modal. “Qualquer atividade remunerada de transporte precisa ter a autorização do município e também precisa ser fiscalizada. Aqui em Feira já identificamos um número grande de condutores de veículos que não possuem autorização para realizar o transporte escolar, como também não atendem os requisitos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Iremos prorrogar no período que durar a campanha, a vistoria do transporte escolar e abriremos também a oportunidade para que novos condutores se adequem às normas. Portanto não é só a fiscalização, mas também daremos a oportunidade para as pessoas buscarem a formalidade”, explica. 

Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, “o serviço do transporte escolar é extremamente importante pois lida com vidas”. Para ele, a união da fiscalização da Secretaria de Transporte com o Núcleo de Educação para o Trânsito através da SMT será muito importante. “Tenho certeza absoluta que vai render bons frutos tornando este transporte o mais seguro possível”.

Atualmente existem em Feira de Santana 92 veículos que atuam neste modal cadastrados pela SMTT, e que  passam por vistoria periódica.  Após a campanha, a Secretaria Municipal de Trânsito dará início às fiscalizações para coibir a prática dos transportes irregulares. 

Os condutores de veículos que porventura estejam realizando transporte escolar privado, sem devida autorização do Poder Público Municipal, estão enquadrados como transporte irregular de passageiros, portanto, sujeitos às mesmas sanções e penalidades previstas na Lei 2217/2001 e suas alterações. 

Os interessados em se cadastrar no serviço de transporte escolar privado, poderão neste mesmo período dirigir-se à Divisão de Concessões e Permissões da SMTT,  localizada na R. Newton Vieira Rique, s/n - Bairro São João, munido dos documentos pessoais com foto RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência atualizado, certificado de antecedentes criminais (interessado ou condutor), além de CNH na categoria D, CRVL, CRV , certificado de inspeção do tacógrafo de veículo com idade não inferior a 5 anos com capacidade no mínimo para 7 lugares e certificado de inspeção do GNV (quando for o caso).

  •  

SMT faz intervenção no viaduto da avenida João Durval

16/3/2019, 11:39h
Buscando soluções positivas para a mobilidade urbana de Feira de Santana, a Superintendência Municipal de Trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realiza mais uma intervenção na região do viaduto da Avenida João Durval, com a Avenida Getúlio Vargas. 

Um retorno está sendo realizado embaixo do viaduto da João Durval nas proximidades da Igreja Universal, para facilitar a fluidez e melhorar os conflitos de trânsito da região, uma vez que os condutores que necessitam retornar sentido ao bairro caseb e adjacências, não precisarão mais utilizar o viaduto para fazer o retorno. 

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a obra de abertura do retorno, bem como a colocação do meio fio e compactação do solo é realizada pela Sedur, enquanto que a pavimentação será realizada pela SMT com recursos oriundos das multas. 

“Estamos seguindo a orientação do Prefeito Colbert para que possamos realizar soluções e melhorias positivas para a mobilidade da nossa cidade, e estamos empreendendo os nossos recursos a favor disso. Esta intervenção é necessária e com certeza terá o mesmo bom resultado que ocorreu no retorno realizado do lado oposto neste mesmo viaduto, nas imediações  da floricultura Ikebana. Nos próximos dias faremos a pavimentação, a sinalização vertical e a horizontal para que possamos proporcionar mais esta melhoria no trânsito da nossa cidade”.

 

  •  

Trânsito de Feira será alterado durante evento esportivo neste domingo, 10

10/3/2019, 10:23h

A Superintendência Municipal de Trânsito vai realizar intervenção para garantir a segurança das mais de 600 participantes da Corrida TPM Análise, que acontece neste domingo (10), com largada prevista para as 17h na Avenida Noide Cerqueira, próximo ao colégio Asas de Papel. Serão 29 Agentes atuando no ordenamento do trânsito da região, que deverá sofrer alterações durante o evento.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, este evento recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da SMT, que vai atuar nos dois percursos da corrida através da logística do departamento de operações. “Enfatizamos a importância de apoiar estes eventos esportivos e o nosso compromisso em promover a segurança daqueles que participam do evento como também para todo o trânsito em geral”, afirma. 

A partir das 14h deste domingo (10) o trecho da Avenida Nóide Cerqueira, entre as ruas Palmares até o Posto Ipiranga, será totalmente interditado. A intervenção ocorre na pista sentido BR 324, e a via permanecerá fechada até as 20:30h. A SMT orienta os motoristas que precisam passar pela via bloqueada a seguir pela Rua Palmares e em seguida entrar na Rua Passo Alegre e depois de cerca de 1 km, acessar a rua para retornar a Av. Nóide Cerqueira para continuar o trajeto em uma pista única.

Além deste evento, a SMT realiza somente neste domingo, participação de apoio a mais outros 3 eventos, a exemplo da Corrida da Paz  realizada  pela manhã na Avenida Nóide Cerqueira, Passeio Ciclístico na Rua Casimiro de Abreu, e fiscalização da Operação de poluição sonora " Feira quer silêncio " realizada pela Semmam com apoio da PM, SMT e guarda municipal.

  •  

SMT reúne entidades para debater ordenamento do trânsito em eventos esportivos

16/2/2019, 13:44h

A superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana realizou na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório do CEAF, uma reunião com os representantes de entidades organizadoras de eventos esportivos, em especial as corridas de rua, para tratar do ordenamento do trânsito durante estes eventos. Além de representantes dos grupos de corrida e entidades envolvidas neste esporte, como academias, clubes, Sesc e associações, estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Entre os anos de 2017 e 2018, houve um aumento de 70% no número de eventos desta natureza em Feira de Santana. Com isso, a SMT teve a iniciativa de alinhar estas entidades, as regras previstas no Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 67 da lei 9.503/97, também conhecida como “permit”, que regulamenta e exige a autorização prévia para corridas de rua ou competições e ensaios em vias abertas. Além de fazer ajustes para que a SMT consiga dar o melhor apoio aos eventos, diminuindo os impactos causados por estes no trânsito.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a cidade ganha muito com o esporte, mas é preciso que haja organização e principalmente segurança. “Precisamos acima de tudo zelar pelas vidas, prezar pela segurança de quem participa dos eventos, como também da população em geral. Fico agradecido pela participação de todos os envolvidos aqui presentes, porque significa que todos se preocupam com a nossa cidade”, comenta.

A partir de agora, todos os eventos deverão ser comunicados e protocolados com um prazo de no mínimo 90 dias de antecedência aos órgãos competentes, sendo eles Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Transporte e Trânsito; Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito para dar parecer técnico sobre a viabilidade do evento. Também foram sugeridos locais mais adequados para receber os eventos de acordo com o seu porte e tamanho de percurso.

O vice-presidente da Federação Baiana de Atletismo e integrante da Secel, Antonio Carlos Rocha, falou da importância da notificação destes eventos para as devidas orientações. “Além de conseguirmos dar orientações sobre como realizar o evento da melhor forma possível, notificamos a Federação Baiana de Atletismo que em posse destas datas, dará o apoio quando necessário e fará uma agenda de eventos completa, beneficiando a todos”, afirma. Uma agenda anual de eventos esportivos locais será elaborada para proporcionar maior organização e segurança para os participantes e para o trânsito.

O Esportista Gil Leal, um dos organizadores de eventos esportivos, comentou sobre sua preocupação em promover eventos com organização e segurança na cidade. “Este tipo de regulamento nos ajuda a nortear o nosso planejamento e trazer mais segurança para a prática do esporte e da atividade física. É uma iniciativa bem interessante porque a gente sentia falta de um alinhamento do poder público conosco, para que juntos possamos fazer eventos melhores, mais organizados e mais seguros para a população”.

O resultado desta reunião vai se transformar em uma portaria, a qual será publicada pela SMT e deverá ser cumprida por todos os interessados.

  •  

SMTT emite nota de esclarecimento sobre mudança na rotina dos ônibus no bairro Queimadinha na madrugada

11/2/2019, 7:34h

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) esclarece à comunidade que nesta madrugada foi decidido pela mudança na operação e horário de saída dos ônibus das garagens com o objetivo de preservar a vida e integridade dos usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) e também dos trabalhadores rodoviários após fatos ocorridos na área de segurança pública no bairro Queimadinha. Os ônibus já voltaram a circular normalmente no município.

 

  •  

SMT desenvolve ação de ordenamento e conscientização devido volta às aulas

5/2/2019, 8:56h

O retorno das atividades nas escolas da rede particular de ensino de Feira de Santana modificou a rotina de quem pegou o trânsito na manhã desta segunda feira, 4. Para promover o ordenamento e melhorar a fluidez no tráfego nas proximidades das escolas nos horários de pico, a  Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana deu início à campanha "Volta às aulas 2019".

O objetivo desta campanha é reforçar e ampliar junto aos alunos, pais e responsáveis pelos transportes escolares, os cuidados com a segurança no trânsito estabelecidos pela implantação do Projeto Via LIvre- Educação para seguir, que já acontece nos colégios Padre Ovídio na Avenida Senhor dos Passos, Colégio e curso pré vestibular Acesso na Comandante Almiro e colégio Gênesis na Rua Prudente de Moraes. O projeto diminui de forma significativa o impacto no trânsito para toda a comunidade localizada na região das unidades de ensino.

Equipes do núcleo de Educação e os Agentes de trânsito da equipe operacional farão o monitoramento do fluxo de veículos nas vias em torno das escolas e auxiliarão, quando necessário, a travessia de pedestres. Na oportunidade, farão a distribuição de panfletos com mensagens educativas voltadas para a segurança e regras de trânsito, alertando para infrações como filas duplas, estacionamentos irregulares, etc. 

Para o Superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, o Projeto Via Livre foi concebido pelo entendimento da importância da participação das escolas em relação à educação no trânsito. “É por isso que este projeto tem sido bem sucedido, porque ele envolve toda a comunidade escolar, pais, professores, direção e o poder público para buscar soluções de forma consciente, através de palestras e orientações, para que os impactos no trânsito, possam ser diminuídos. Nossa ideia é formar futuros condutores e cidadãos conscientes de que o resultado no trânsito é produto das nossas escolha. E é por isso que estamos avançando neste projeto. Queremos desejar uma volta às aulas com muita paz e acima de tudo muita segurança no trânsito”.

  •  

Asfaltadas, Aloísio Rezende e Barão de Cotegipe serão sinalizadas e transformadas em binário

31/1/2019, 10:54h

A data da transformação das ruas Aloísio Rezende e Barão de Cotegipe em mais um binário depende da sinalização horizontal e vertical, que será realizada pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).

O semáforo que fica no cruzamento em “T” entre as Aloísio Rezende e a Geminiano Costa, que perde o sentido com o binário, vai ser transferido para o “T” entre a Geminiano Costa e a Castro Alves, cerca de 50 metros antes do local onde hoje é fixado.

O sinal vai facilitar o trânsito de pedestres entre os dois lados da rua, principalmente de idosos e pessoas que apresentam dificuldade de locomoção, visto que, sem o semáforo, a velocidade dos veículos dificultaria esta travessia.

Foram requalificados cerca de 300 metros do piso da Aloísio Rezende, mais trechos da Barão de Cotegipe e da Álvaro Simões – entre as duas ruas principais, que ganharam camada de asfalto.

O trânsito na Aloízio Rezende, hoje mão dupla, vai passar a única e sentido à avenida Intendente Abdon, na Queimadinha. Os motoristas terão como opção para se dirigir ao centro pela Barão de Cotegipe – que já mão única.

A rua Humberto de Campos será outra opção para que se chegue à rua Geminiano Costa, a partir da Queimadinha, que vai continuar sendo mão dupla. 

  •  

SMT realiza pavimentação asfáltica na região da Praça Winston Churchil

30/1/2019, 16:22h

Começou na manhã desta quarta feira, 30, mais uma intervenção realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito para o ordenamento do tráfego na região da Praça Winston Churchil. A pavimentação asfáltica vai permitir a sinalização horizontal, vertical e demarcações necessárias para a organização do trânsito no local.  

As Ruas Franklin Roosevelt e Prudente de Morais serão asfaltadas até a Avenida Santo Antônio. A Rua Filinto Marques Cerqueira receberá a pavimentação até a Avenida Getúlio Vargas. 

A intervenção tem previsão para ser concluída no final desta semana. Após a conclusão da pavimentação asfáltica, toda a região será sinalizada, e em especial a Rua Palmeira que passa em frente ao colégio Acesso, com faixa de pedestre, área de embarque e desembarque  para receber o projeto Via livre, educação para seguir.

Esta será a quarta intervenção do Projeto Via Livre, realizado através do núcleo de educação para o trânsito da SMT com o apoio dos setores de engenharia e operação. Ele já acontece nos colégios Padre Ovídio, Colégio e curso pré vestibular Acesso na Comandante Almiro, Gênesis e agora no chamado Acessinho. Esta intervenção diminui de forma significativa o impacto no trânsito para toda a comunidade localizada na região das unidades de ensino.

O comerciante Luiz Araújo tem um estabelecimento na praça desde 1988. Para ele a mudança chegou no momento certo. “Esta intervenção é muito importante no ponto de vista da educação do trânsito e desenvolvimento da região. A comunidade já clamava a prefeitura por isso. Eu parabenizo a SMT por esta ação e espero que seja replicada em outras regiões de Feira de Santana”, comenta.

Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, esta ação vai beneficiar toda a população. “Nossa intenção é proporcionar um trânsito seguro para a nossa cidade, mas sabemos que estas intervenções também colaboram para os moradores e comerciantes da região. Mais do que prestação de contas, nós estamos investindo os recursos das multas em benefício de uma melhor qualidade de vida para a própria população”.

  •  

SMT apresenta novo binário e importantes intervenções no trânsito

23/1/2019, 17:8h

Um novo binário visando melhorar o fluxo de veículos na região central da cidade e outras intervenções que devem acontecer até fevereiro foram apresentadas a imprensa, na manhã desta terça-feira, 23, pelo superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho. O encontro aconteceu na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). 

A primeira intervenção será tornar a Rua Equador no bairro Kalilândia mão única, sentido à Getúlio Vargas, com o intuito de diminuir os constantes conflitos e alto índice de acidentes ocorridos entre as ruas Estados Unidos e a Equador. No cruzamento da rua Estados Unidos haverá uma coluna com semáforo intermitente (sinal amarelo) alertando para a preferência que será de quem está na Rua Equador. A ação dará uma nova opção ao condutor para se dirigir para a Getúlio Vargas vindo do bairro Kalilândia. Serão implantadas 16 placas, sinalização horizontal com marcação de área de conflito, além da fiscalização e orientação intensiva na região.

Pavimentação com recursos da SMT

Outra intervenção que já se encontra em andamento contempla a rua Aloísio Resende, que também passará a ser mão única sentido ao bairro Queimadinha, se tornando um  binário com a rua Barão do Cotegipe, que tem fluxo sentido único para a Getúlio Vargas. Para a execução desta intervenção será realizada a pavimentação asfáltica a partir de recursos próprios da SMT - pela primeira vez o órgão faz esse tipo de investimento.

“Fizemos uma consulta ao Departamento Nacional de Trânsito [DENATRAN] no ano passado, para apurar se seria legalmente possível fazermos uso de recursos oriundos da notificações para promover a melhoria da pavimentação de ruas da cidade visando atender a projetos de ordenamento do trânsito. A resposta foi positiva e a Prefeitura promoveu uma licitação pública para atender a esta ação que objetiva melhorar o fluxo e a segurança no trânsito. Este material licitado não poderá sob nenhuma hipótese ser utilizado para outra destinação. Tem o único objetivo de atender às demandas referentes ao trânsito. As ações ordinárias de melhorias das vias, como por exemplo, a operação tapa buracos, continuarão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, explica Mauricio Carvalho.  

Está sendo investido o valor de R$ 636.582,00 somente nesta intervenção, que com a pavimentação e a criação do sentido único, permitirá a criação de 138 vagas de estacionamento na Aloísio Rezende. Com um total de 188 vagas na região, levando em consideração a rua coronel Álvaro Simões. A sinalização vertical vai contar com 48 placas, além da realocação do semáforo da Aloísio Rezende com a Germiniano Costa para o final da Rua Castro Alves, e da alteração de semáforo para dois tempos no cruzamento da Carlos Valadares com a Aloisio Rezende. 

A terceira intervenção prevista para acontecer em meados de Fevereiro será o fechamento do retorno da Getúlio Vargas próximo da padaria Progresso, e a retirada do terceiro tempo do semáforo que liga as ruas São João Batista na Santa Mônica com a rua Teu Teu no Parque Getúlio Vargas, não permitindo mais a conversão à esquerda para quem quiser retomar o sentido centro da cidade na Avenida Getúlio Vargas, necessitando retornar no contorno do viaduto, ou fazer o retorno na quadra. Esta ação vai permitir sincronizar este semáforo com os cruzamentos da Avenida Santo Antônio e do cruzamento da Rua Frei Aureliano com a Getúlio Vargas.

Será aplicado sentido único na Rua Tuparis (sentido ao bairro) e Rua Saracura (sentido centro), além da sinalização vertical com 36 placas e semi pórtico com indicativos de proibição de estacionamento e retorno na quadra. Haverá a proibição de estacionamento e a sinalização horizontal com demarcação de área de conflito, divisão de fluxos, setas direcionais e faixas de pedestres. 

Para o Superintendente Maurício Carvalho, a iniciativa pioneira mostra que é possível investir de forma mais ampla o recurso obtido através das multas, no ordenamento do trânsito. “À medida em que surgirem novos projetos similares a este, novas licitações vão acontecer. Estamos trabalhando com planejamento e sempre visando o crescimento da cidade, atendendo às demandas do trânsito, mas principalmente trazendo mais qualidade de vida para a população e segurança. Agradeço ao Prefeito Colbert Martins Filho por ser receptivo em assimilar esta novidade e nos dar todo o apoio necessário para implementarmos as nossas ações e à toda a nossa equipe comprometida com as nossas atividades”, conclui. 

  •  

Duplicação de viaduto, intervenção da Artêmia Pires e marginal na Contorno: melhoras no trânsito

2/1/2019, 9:28h

Uma série de intervenções vai melhorar o trânsito na zona leste de Feira de Santana. Uma das mais significativas será a duplicação do viaduto Deputado Francisco Pinto, sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta e que une a avenidas Getúlio Vargas a Noide Cerqueira.

As quatro pistas serão opções para agilizar a fluidez do trânsito em toda aquela região, especialmente na rua Artêmia Pires, que, com a reconfiguração, vai passar a ser mão única, sentido FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

As ruas e avenidas que foram construídas na região serão alternativas para se chegar à Artêmia Pires, onde se concentram dezenas de condomínios e milhares de residências – a região se tornou principal vetor de crescimento da cidade.

A melhora na fluidez, afirma o prefeito Colbert Filho, passa pela finalização da pista marginal à avenida Eduardo Fróes da Motta, que está sendo construída entre o viaduto sobre a BR 324 e a entrada do bairro Santo Antônio. “O serviço complexo de drenagem atrasou a obra”.

O prefeito disse ainda que está buscando recursos para viabilizar a Marginal e que a duplicação da Contorno é essencial para otimizar o tráfego com direção à BR 116 Norte.

A avenida Sérgio Carneiro também vai passar requalificação, afirmou o prefeito. E vai se tornar opção para os motoristas que buscam os bairros que nasceram ou que estão nascendo naquela região.

Outro ponto de fluidez para o trânsito naquela região é a abertura da avenida Fraga Maia até a altura do Novo Horizonte. “Será opção para os feirenses à BR 116, que está sendo duplicada até Serrinha e excelente opção para se dirigir à zona rural”.

Ainda no setor de mobilidade, Colbert Filho disse que a Prefeitura de Feira de Santana cedeu o terreno à ViaBahia – concessionária da BR 324 e 116 Sul, e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) para que construam o viaduto que vai atender as demandas dos moradores do Viveiros.

  •