SECRETARIA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Comandante da GM participa do Seminário Nacional das Guardas em Brasília

13/6/2019, 10:12h

Com as presenças do comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Elio e do Guarda Municipal Classe Especial, Jucemir Araújo, Feira de Santana está representada no Seminário Nacional das Guardas (Senasp), que está sendo realizado na capital do país, Brasília-DF, desde terça-feira, 11.

O evento reúne mais de 100 comandantes de guardas municipais para debater diversos assuntos relacionados à segurança pública dos municípios. Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apresentadas algumas ações que serão implantadas pelo Governo Federal para as Guardas Municipais.

Segundo o secretário interino da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Pablo Roberto Gonçalves, Feira de Santana foi escolhida para participar do evento por conta de sua capacidade profissional, localização geográfica e o tamanho de sua população. “Não podíamos ficar de fora de um evento que vai capacitar ainda mais nossa corporação”, afirmou o secretário.

“É muito importante estarmos discutindo assuntos sobre segurança pública. Aqui está sendo debatido projetos e investimentos na estrutura das guardas municipais. São muitos assuntos que irão promover mais profissionalismo a instituição, principalmente no uso da tecnologia. A cidade vai ganhar com as novas ações promovidas pelo governo”, destaca o comandante Antônio Elio (foto).

A participação de Feira de Santana em eventos dessa natureza destaca o comprometimento do prefeito Colbert Martins Filho em capacitar e estruturar a Guarda Municipal para promover uma cidade mais segura aos feirenses. 

  •  

Eleição do Conselho Antidrogas será nesta sexta

6/6/2019, 9:0h

A eleição para o Conselho Municipal Antidrogas será realizada nesta sexta-feira, 7. A data foi divulgada através de publicação na edição de terça-feira, 4, do Diário Oficial Eletrônico, junto com a homologação das inscrições de instituições/entidades não-governamentais.

Representando as Comunidades Terapêuticas estão aptas a participarem da eleição a Nova Vida, Desafio Jovem, Eu já sou livre – Cresol e Centro de Recuperação Gênesis. Instituições não-governamentais que desenvolvem atividades comuns aos objetivos do conselho foram a Associação do Campo Limpo e Associação Cristã Nacional. Todas entidades tem um representante titular e um suplente.

A eleição será realizada na sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, localizada na avenida Senhor dos Passos, 212, Centro, a partir das 9h.

  •  

Governo Municipal começa trabalho para diminuir danos da longa estiagem

31/5/2019, 15:23h

O Governo Municipal está se antecipando para diminuir os danos da longa estiagem que pode atingir o município nos próximos dias. Para isso, a Defesa Civil de Feira de Santana, em parceria com a Superintendência de Defesa Civil do Estado está ampliando o número de carros pipas.

A ampliação faz parte de convênio celebrado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho com o Governo Federal no ano passado e vai atender os oito distritos de Feira de Santana, com atenção especial para Jaguara e Bonfim de Feira, que mais sofrem com a estiagem.

Credenciamento de carros pipas

A partir do dia 17 de junho, a Defesa Civil vai realizar um credenciamento para proprietários de carros pipas interessados em participar da operação.

Eles devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), localizada na avenida Senhor dos Passos, 202, Centro e fazer o credenciamento.

  •  

Prefeitura preparada para fiscalizar produtos químicos

31/5/2019, 11:35h

A Prefeitura de Feira de Santana está preparada para atuar na fiscalização de produtos químicos no município. Membros da Defesa Civil Municipal, ligada a Secretaria de Prevenção à Violencia e Promoção dos Direitos Humanos, e da Secretaria de Meio Ambiente participaram nesta quinta-feira, 30, de evento relacionado ao tema na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, a participação de Feira de Santana no evento significa o “aperfeiçoamento do trabalho com o objetivo de reduzir desastres e danos ambientais para sociedade”. Essa é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.

O evento tratou sobre os novos procedimentos da Portaria 240/2019, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que entra em vigor em junho, com novas regras de fiscalização de produtos químicos que estarão sujeitos a controle pela Polícia Federal.

Participaram também do evento empresários e representantes de indústrias químicas, cosméticas, saneantes e empresas que manipulam as substâncias contidas no anexo da Portaria.

  •  

Prefeitura convoca candidatos à Guarda Municipal para avaliações

31/5/2019, 9:51h

Os candidatos que continuam na disputa das vagas para a função de Guarda Municipal de Feira de Santana deverão se apresentar no dia 9 de junho, para avaliação física e mental, mais a apresentação do exame toxicológico e pesquisa social.

O procedimento, que é obrigatório – os faltosos serão eliminados do concurso público, vai ser realizado no Colégio Visão, das 8h às 11h – não serão recebidos documentos após este horário. O estabelecimento fica à rua Barão Rio Branco, 1.394, na Kalilândia.

A lista com os nomes dos candidatos, que foram aprovados no teste de aptidão física, foi publicada na edição desta sexta-feira, 31, do Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana –www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

  •  

Aberto cadastro para voluntários da Defesa Civil

28/5/2019, 12:35h

Pessoas interessadas em colaborar com a Defesa Civil de Feira de Santana de forma voluntária podem realizar o cadastro pela Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e participarem das ações e projetos da instituição. Para participar é muito fácil, basta preencher o formulário clicando aqui, ou comparecer na sede da Seprev, localizada na avenida Senhor dos Passos, 202, Centro.

Os cadastrados poderão participar de ações preventivas de informação, conscientização, instrução e mobilização da população em relação aos riscos e desastres naturais e também ações de Socorro e Resposta, no caso da ocorrência de desastres.

Muitos desses trabalhos já vem sendo desenvolvidos com a ajuda de voluntários de instituições, a exemplo do Corpo de Bombeiros Civil. Diversas ações em escolas e nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida já foram realizados.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, o objetivo é “envolver mais a cidade nesse clima de voluntariado para qualificar mais o debate e a discussão sobre o desenvolvimento da cidade”.

O prazo para o cadastramento não tem data definida. As pessoas poderão se inscrever quando quiserem. A ideia também é incentivar pesquisas nas universidades sobre Feira de Santana, principalmente nas áreas de engenharia e segurança.

O secretário da Seprev, Pablo Roberto, afirma que essas ações estão acontecendo através do empenho do Governo do Prefeito Colbert Martins Filho em criar uma cidade resiliente.

  •  

Aptidão física desclassifica mais de 20 por cento dos candidatos à guarda municipal

22/5/2019, 17:17h

Mais de 20% dos candidatos – 52 ao todo, a uma das vagas no concurso para a Guarda Municipal que participam do teste de aptidão física não se habilitaram à etapa seguinte.

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a lista preliminar de classificados nos testes na edição desta quarta-feira, 22, no www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Os testes – corrida, barra e agilidade, foram realizados na manhã deste domingo, na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), sob a supervisão da Comissão Especial do Concurso.

Os candidatos aptos realizaram todos os testes de forma satisfatória e atingiu a pontuação mínima

Por diversos motivos 34 candidatos foram considerados inaptos para a função, por não atingir a pontuação mínima ou desistir depois de fazer a barra, que foi o primeiro dos três testes.

Outros sete foram desclassificados por não apresentar atestado médico de acordo com o edital, por exemplo, e 11 não apareceram para fazer os testes.

  •  

Candidatos as vagas de guarda municipal fizeram teste de aptidão física

20/5/2019, 8:37h

Os candidatos a uma das vagas para guarda municipal participaram, na manhã deste domingo, 18, dos testes de aptidão física, uma das fases do concurso, na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Foram três baterias de testes. Quem cumpriu 100% das exigências somou 15 pontos. Foram submetidos a corrida de ir e vir, que é de agilidade, corrida e barra fixa.

A raia do teste de agilidade tinha 9,14 metros – tinham que pegar dois pedaços de madeira no menor tempo possível. A raia da corrida tinha extensão de 2,4 mil metros.

Os homens tinham que encostar a maior quantidade de vezes o queixo na barra e as mulheres, que nestes aparelhos fizeram o teste de isometria – ato de fazer contração muscular sem movimento. A maior pontuação estava relacionada ao maior tempo na posição.

Todos os orientadores que participaram do TAF são profissionais da educação física com registro no conselho federal da classe. Os resultados serão divulgados nos próximos dias. A previsão é que ainda esse ano os novos guardas municipais sejam empossados pelo prefeito Colbert Martins Filho.

  •  

Teste de aptidão física para aprovados em concurso da Guarda Municipal será domingo, na UEFS

15/5/2019, 16:18h

O teste de aptidão física para os candidatos às vagas de guarda municipal da Prefeitura de Feira de Santana será realizado no próximo domingo, 19, conforme cronograma.

As avaliações serão aplicadas no Parque Esportivo da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), à avenida Transnordestina, no Novo Horizonte, a partir das 7h.

Os portões serão fechados a cada meia-hora, a partir das 7h. o último grupo fará os testes a partir das 11h30.

Os candidatos foram divididos em dez grupos, em ordem alfabética. A primeira turma vai iniciar os testes às 7h – deverão chegar à UEFS com uma hora de antecedência, com relação ao horário do seu grupo.  

Quem chegar atrasado com relação ao horário marcado para o seu grupo - após o fechamento dos portões - não terá permitida a entrada ao local dos testes.

O candidato que não realizar o teste de aptidão física estará automaticamente eliminado do concurso público, conforme determina o edital de abertura.

Deverão se apresentar com os documentos elencados no edital. Do teste apenas participarão os candidatos recomendados na avaliação psicológica. 

Os aprovados em todas as etapas do concurso serão convocados ainda este ano pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. 

  •  

Inscrição para eleição do Conselho Antidrogas até dia o 30

14/5/2019, 11:19h

Representantes de entidades civis não governamentais devem apresentar, até o dia 30 deste mês, a documentação específica para participar das eleições do Conselho Municipal Antidrogas. O órgão é ligado administrativamente à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Poderão concorrer representantes das comunidades terapêuticas e de instituições não-governamentais, com sede no município e que desenvolvam atividades comuns aos objetivos do Conselho.

Para saber quais documentos são exigidos para participar da eleição, os interessados deverão acessar o Diário Oficial e conferir o edital de convocação, que foi publicado na edição do dia 10 de maio. O documento pode ser conferido clicando aqui.

Deverão encaminhar carta ofício à Seprev, situada na rua Senhor dos Passos, 212, Sala 302, no setor de Promoção dos Direitos Humanos – Centro. Os mandatos serão para o biênio 2019/2021, sendo permitida uma única recondução.

A escolha se dará através da Assembleia Geral de Eleição. A função de membro do Conselho é considerada de interesse público relevante e não sendo remunerada.

Os conselheiros representantes das entidades escolhidas terão as seguintes responsabilidades: participar das reuniões ordinárias mensalmente, segundo o cronograma fixado pela plenária no início de cada exercício; e das reuniões extraordinárias conforme convocação da mesa diretora ou por requerimento de 2/3 de seus membros.

  •