SECRETARIA DE GOVERNO

Prefeitura volta as atividades normais nesta 2ª

4/6/2018, 9:16h

A partir desta segunda-feira, 4, todos os setores da Prefeitura de Feira de Santana voltam às atividades normais de rotina, que na última semana foram afetadas devido a paralisação dos caminhoneiros, notadamente no setor de abastecimento de combustível.

A frota de ônibus urbanos já está completa na sua atividade diária, já a partir das primeiras horas da manhã e as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, por exemplo – obrigadas a contingenciar devido à crise de abastecimento, retornarão às suas atividades.

Os problemas no abastecimento de combustíveis levaram o município a adotar medidas que evitaram impactos de grandes proporções  na prestação de serviços essenciais na cidade, como no transporte público, na saúde e na coleta de lixo.

Mesmo numa situação de dificuldades, as aulas na rede municipal não foram suspensas nem nos dias mais críticos, a frota de ônibus circulou, mesmo que reduzida, o atendimento nas unidades de saúde foi mantido, o serviço do Samu não foi suspenso.

Continuidade dos serviços essenciais foi garantida durante crise

Na tarde de domingo, o prefeito Colbert Filho e os secretários municipais se reuniram mais uma vez para avaliar a situação, no Hotel Acalanto. “Com exceção da sexta-feira, nos reunimos todos os dias, na procura e discussão de soluções, avaliações e ajustes. E os resultados foram positivos”, disse o prefeito. Em um esforço concentrado e na troca e cruzamento de informações, a Prefeitura garantiu a continuidade dos serviços considerados essenciais.

O prefeito enfatizou que o abastecimento para as empresas donas da frota dos ônibus que faz o transporte urbano foi regularizado no domingo, bem como para a frota municipal. Se ativeram, também, à situação das estradas da zona rural que estão em dificuldades.

“Devido à crise, a Secretaria de Saúde, por exemplo, enfrentou dificuldades para fazer o atendimento domiciliar de pacientes. Agora, tudo será normalizado”, afirmou Colbert Filho. A intervenção nas estradas, diz o prefeito, está condicionada ao clima. Nas últimas semanas choveu muito no município e a intervenção com máquinas pode tornar o problema ainda mais difícil.

 O prefeito destacou o trabalho de fiscalização do Procon, no sentido de identificar possíveis casos de abuso nos preços dos combustíveis durante a crise. “E nesta segunda-feira, 4, os nossos prepostos vão voltar aos postos para garantir que o diesel seja vendido pelo preço definido pelo governo federal”. A redução será de R$ 0,46 no litro do combustível.

  •  

Com vistas a agilizar as ações do Governo, agentes administrativos se reúnem na Prefeitura

2/5/2018, 18:36h

Componentes da estrutura do Governo Municipal, agentes administrativos responsáveis em fazer a ponte entre as demandas dos bairros da cidade e as secretarias municipais participaram de uma reunião de trabalho, no Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quarta-feira, 2.

O encontro destinou-se a enfatizar a relevância do trabalho desenvolvido pelos agentes administrativos com vistas a agilizar as ações do Governo, atendendo às mais variadas reivindicações, a exemplo de operações mais complexas como funcionamento de escolas e postos de saúde, e situações que envolvem a manutenção da estrutura primária das comunidades, como operações tapa-buraco, recolhimento de entulho, coleta de lixo e uma simples troca de lâmpada.

A necessidade de tornar mais ágil e mais eficaz a resolução destes serviços levantados e indicados pelos agentes administrativos, foi o eixo central da reunião. Para tanto, os agentes passarão a lançar mão de ferramentas de comunicação oferecidas pelas redes sociais.

Dentre elas, a formação de grupos de whatsapp, que permitem, além do relato descrito pelo agente administrativo da demanda em questão, a anexação simultânea de vídeos e imagens fotográficas, focalizando, assim, com precisão e rapidez a demanda em questão, transmitindo-as para as instâncias correspondentes do administração.

Ficou acordado, neste primeiro encontro, que contou com as participações da Secretaria de Governo e da Chefia do Gabinete, que as próximas reuniões serão realizadas regularmente uma vez por mês.

  •  

Natal Encantado chegou ao distrito de Humildes

26/12/2017, 17:18h

A programação especial que antecede a chegada do Natal em Feira de Santana, que há cinco anos acontece através do projeto Natal Encantado, foi ampliada para a zona rural em 2017. A partir de iniciativa do vereador Fabiano da Van e moradores, com o apoio da Prefeitura Municipal e BahiaTursa, foi realizada no distrito de Humildes nos dias 22 e 23 a primeira edição do Natal Encantado da localidade. Durante os dois dias de evento, a presença do público superou as expectativas da organização. 

O prefeito José Ronaldo marcou presença no evento na noite de sábado, 23, e acompanhou a apresentação do Coral Menino Jesus, que emocionou o público. O grupo formado por 20 crianças deu um verdadeiro show na interpretação de canções natalinas. A programação no sábado contou ainda com a apresentação da Fanfarra do Lar Mariano, shows da banda católica Missão & Resgate e o cantor de forró Dennis Beijo Roubado. 

Pré-reveillon com inauguração de ruas e show de Naldinho e Léo Rios dia 29, anuncia prefeito

Na oportunidade o gestor municipal parabenizou os organizadores pela magnitude do evento e anunciou que o distrito também contará com uma "festa de pré-reveillon" - no dia 29 a Prefeitura inaugura várias ruas na localidade e a animação será por conta de um show da dupla Naldinho e Léo Rios. "Vamos dar este presente de ano novo, que é a entrega de várias ruas pavimentadas, a população de Humildes", destacou José Ronaldo. Também estiveram presentes na noite de sábado o deputado estadual Carlos Geilson e o suplente de deputado federal Zé Chico, além do vereador Fabiano da Van [todos na foto acima ao lado do prefeito]. 

Evento garantido para 2018

Diante do sucesso de público do primeiro Natal Encantado de Humildes, o vereador Fabiano da Van garantiu que em 2018 o evento será ainda maior. "Foi uma experiência muito boa. Agradeço ao povo do nosso distrito que abraçou esta ideia e prestigiou o evento. Isso nos estimula a trabalhar para fazer algo ainda melhor no próximo ano". 

Programação trouxe famílias de volta a Praça de Humildes

Além da programação musical e apresentações culturais, a estrutura montada para o evento agradou bastante os moradores. Uma bela decoração e iluminação especial deram um visual jamais visto na Praça da Matriz de Humildes. Um papai Noel sentado próximo a árvore de Natal também foi uma das principais atrações - especialmente para as selfies. 

Para a moradora Tânia Maria Brandão, um dos principais aspectos do evento foi ter trazido as famílias de volta para o equipamento público. "A nossa praça estava morta. Graças a essa iniciativa, pudemos ver nossa praça ressucitar. Isso é muito bom e nos orgulha bastante ver a nossa Praça da Matriz ser frequentada como nos bons tempos", pontuou. 

Prepostos da Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Civil Municipal deram suporte ao evento. 

 

 

 

 

 

 

  •  

Parte da história de Feira, Boate do Cajueiro volta a funcionar

31/8/2017, 16:18h

Marcante na história dos grandes bailes de Feira de Santana, a tradicional Boate do Clube de Campo Cajueiro volta a funcionar, após 17 anos de fechar suas portas. Agora sob o comando do Grupo Nobre, o equipamento, totalmente revitalizado, num perfeito encontro entre o estilo clássico dos anos 60 e o moderno, mantendo viva importante referência da cultura dos feirenses, foi entregue na noite desta quarta-feira, 30, como uma espécie de presente antecipado pelos 174 anos de emancipação política da Princesa do Sertão, agora em setembro.

Com arquitetura original assinada por Amélio Amorim e inaugurado em 1962, o Clube de Campo Cajueiro foi revitalizado, mas sem perder sua essência, levando a assinatura de outro ícone da arquitetura moderna, Luiz Humberto Carvalho, que se fez presente ao evento.

O empreendedor Jodilton Oliveira Souza, presidente do grupo Nobre, não conteve a emoção diante dos agradecimentos de pessoas presentes à inauguração e que recordaram de importantes momentos da vida social dos feirenses naquele espaço festivo. “Abrindo um novo Cajueiro, não sei se vou sorrir pela alegria ou chorar pela emoção. Foi aqui que, assim como muitos dos que estão aqui, passei alguns dos melhores momentos de minha vida”, afirmou.

Homenageado durante a reabertura da sede do clube, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que esteve acompanhado do secretário Paulo Aquino, ressalto a importância da iniciativa da iniciativa privada estar contribuindo para a preservação da memória da cidade, com o resgate deste importante espaço cultural onde foram realizadas algumas das principais festas da cidade. E observou também que a arquitetura do equipamento o transforma em um dos mais belos existentes no país.

  •  

Em Brasília, Ronaldo assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos e cumpre agenda em ministérios

25/4/2017, 22:2h
O prefeito José Ronaldo, de Feira de Santana, assumiu nesta terça-feira uma das vice-presidências da Frente Nacional de Prefeitos. A posse aconteceu em Brasília.  O chefe do Executivo feirense passou o dia na capital federal, onde cumpriu outros vários compromissos.
 
Ronaldo tomou posse no cargo junto com o novo presidente da entidade, o prefeito de Campinas, em São Paulo, Jonas Donizetti, que substituiu o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.
 
A Frente Nacional de Prefeitos  congrega os gestores das maiores cidades brasileiras, com população superior a 200 mil habitantes. A entidade busca, junto ao Governo Federal e ao Congresso, defender os interesses comuns dos municípios. 
 
Em um dos seus compromissos de agenda em Brasília, o prefeito de Feira de Santana esteve em audiência com o ministro da Secretaria de Governo, o baiano Antônio Imbassahy. Acompanhado do deputado Paulo Azi, José Ronaldo tratou de várias reivindicações da administração municipal no âmbito federal.
 
 
 
 
 
 
 
 
  •  

José Ronaldo é homenageado com a Medalha Exército Brasileiro

19/4/2017, 12:3h
O prefeito José Ronaldo de Carvalho foi homenageado pelo Comando do 35º Batalhão de Infantaria com a Medalha Exército Brasileiro, durante evento comemorativo pela passagem do Dia do Exército, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 19, em solenidade presidida pelo comandante da unidade, tenente-coronel Cláudio Eduardo Bouças.
 
A honraria concedida ao chefe do Executivo feirense visa distinguir cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham se destacado em suas atividades, através das quais tenham serviços relevantes prestados ao Exército Brasileiro.
 
Em sua fala, o comandante do 35º BI, Cláudio Eduardo Bouças, enfatizou que “ a Medalha Exército Brasileiro é uma homenagem singela, como são as coisas dos nossos soldados, pela colaboração e o profissionalismo dos homenageados”. Também foram agraciados o comandante do Policiamento Regional Leste da Polícia Militar, tenente-coronel Adelmário Xavier, e oficiais do 35º BI.
 
 A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito Colbert Martins Filho e dos secretários de Comunicação, Valdomiro Silva; Paulo Aquino, de Governo; Pedro Boaventura, de Transporte e Trânsito; Pablo Roberto Gonçalves da Silva, de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos; Joedilson Machado, da Agricultura.
 
  •  

Prefeito prestigia inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Emec

3/2/2017, 8:43h
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao prestigiar a inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Emec, na noite desta quinta-feira, 2, agradeceu aos profissionais que tem se dedicado a medicina no município e parabenizou os diretores “pela persistência, história de luta e amor para entregar esse espaço a Feira de Santana”.
 
Mais ampla e moderna, a nova unidade dispõe de 12 leitos, sendo um de isolamento temporário e dois leitos de estabilização, que são destinados a pacientes graves ou de alta complexidade, além de dois consultórios médicos e sala de triagem.
 
Fundado em 03 de setembro de 1963, o Hospital Emec foi o primeiro hospital privado de Feira de Santana. Até aqui, vem atuando como hospital geral de especialidades médicas e unidade de urgência e emergência. Somente em 2016, realizou mais de 96 mil atendimentos – a média mensal foi de oito mil atendimentos, 586 internações e 710 cirurgias.
 
“Muito nos dignifica a sua presença nesta casa”, se referiu ao prefeito o diretor-presidente, o médico Silvio Marques, ao apresentar a nova estrutura. “O pronto-socorro foi construído nos moldes que a cidade merece, com funcionamento 24 horas em diversas especialidades, como ortopedia, tomografia, ultrassom e cirurgias”, citou. "Tudo isso é resultado de muita persistência", completou.
 
O ato também foi prestigiado pelo vice-prefeito Colbert Martins Filho, secretários municipais de Saúde, Denise Mascarenhas, de Planejamento, Carlos Brito, diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggi, além de médicos, funcionários da unidade e convidados. 
  •  

Produtores rurais passam a contar com nova linha de investimentos do Banco do Brasil

1/2/2017, 16:43h
O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou, na manhã desta quarta-feira, 01, na agência do Banco do Brasil, na Avenida Getúlio Vargas, do lançamento do Investe Agro, uma linha de investimento que a instituição financeira passa a oferecer aos produtores rurais da região.
 
De acordo com a superintendência do banco, o Investe Agro visa a transformar Feira de Santana em um grande centro do agronegócio na Bahia, tendo como público/alvo produtores rurais, pessoa física ou jurídica, exceto agricultores familiares, iniciantes e estrangeiros.
 
Com o auditório tomado por produtores rurais, José Ronaldo classificou a plateia de “ a nata da pecuária regional”, e,  após interagir com os expositores do encontro, desejou aos pecuaristas  “ bons negócios com o Banco do Brasil”
  •  

Em inauguração de condomínio, prefeito conclama moradores para preservar a Lagoa Salgada

1/2/2017, 11:59h
O faturista Maicon Alves Costa recebeu das mãos do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a primeira das 696 chaves que começaram a ser  entregues, na manhã desta quarta-feira, 01, às famílias que adquiriram apartamentos financiados no Condomínio Parque Florença, no bairro Santa Mônica II.
 
“Este é o quarto empreendimento imobiliário que entregamos em Feira de Santana, em quatro anos, coincidentemente durante a gestão do prefeito José Ronaldo”, sublinhou Carlos Teixeira Neto, um dos coordenadores locais da MRV Engenharia.
 
Construído numa região que se beneficiou com obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura, o condomínio é subsidiado em R$ 20 mil pelo Programa  Minha Casa, Minha Vida, oferecendo apartamentos de dois quartos com uma vaga de garagem, quadra poliesportiva, piscinas e áreas de lazer.
 
Ao parabenizar os proprietários do Parque Florença por estarem realizando o sonho da casa própria, José Ronaldo ressaltou a importância dos condôminos conviverem  em harmonia.
 
Preservar a Lagoa Salgada
 
Lembrando que os fundos do condomínio fazem limite com a Lagoa Salgada, cujo projeto de revitalização está prestes a ser implantado pela Prefeitura, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o prefeito lembrou que “este logradouro irá ampliar a área de lazer do condomínio, e vai precisar que vocês ajudem a preservá-lo”, disse.
 
  •  

Moradores do Sobradinho inauguram a Capelinha São Paulo Apóstolo

26/1/2017, 10:58h
Os paroquianos da Capelinha São Paulo Apóstolo, situada na feirinha do bairro Sobradinho, marcaram a inauguração da casa de oração com uma missa celebrada pelo padre Pedro Júnior, pároco da comunidade de Senhor do Bonfim, no Alto do Cruzeiro.
 
Em sua pregação, o padre Pedro Júnior destacou que a construção da Capelinha São Paulo Apóstolo “é o  fruto do trabalho e da dedicação da comunidade”.
 
A coordenadora do Dízimo, Ana Paula Coutinho lembrou que “desde a compra do terreno à construção da capela, levou cerca de dez anos, graças à realização de bingos, festas e doações”, disse.
 
Inaugurada na noite desta quarta-feira, 25, o evento religioso contou com a participação do secretário de Governo, Paulo Aquino, que esteve representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que atendia compromisso previamente agendado.
 
  •