SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Feira de Santana supera a marca de 9 mil recuperados da Covid-19

23/9/2020, 8:33h

Feira de Santana superou a marca de 9 mil curados da Covid-19, seis meses após o registro do primeiro caso da doença em 6 de março. O município alcançou o maior percentual de pacientes recuperados desde o início da pandemia.

No último boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira, 22,91% das pessoas infectadas da cidade já se recuperaram da Covid-19. Foram registrados 9.924 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que 9.055 estão curados.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o município tem intensificado os testes na população para evitar a disseminação da doença, disponibilizando os exames nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), policlínicas, na Vigilância Epidemiológica e unidades de saúde localizadas nos distritos. “É um investimento na saúde para salvar vidas”, ressaltou.

  •  

Prefeitura realiza mutirão de teste rápido no povoado do Alecrim Miúdo

21/9/2020, 14:33h

Na última quinta-feira, 17, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, no povoado do Alecrim Miúdo, no distrito de Matinha. Uma pessoa testou positivo para a doença. 

De acordo com a enfermeira Gisely Carneiro, o paciente infectado também fez o exame PCR e já está sendo monitorado por telefone. Esse contato é diário e segue até o final do período de isolamento domiciliar. No total foram realizados 38 testes rápidos. 

A aposentada Joanita Alves, de 72 anos, foi examinada após sua irmã apresentar os sintomas iniciais do coronavírus. "Parabenizo a iniciativa em disponibilizar os testes tão próximos de nós", disse.  

Os testes rápidos foram disponibilizados na unidade de saúde da localidade.  Durante a ação, também foram realizadas atividades físicas e uma palestra sobre o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização para a prevenção ao suicídio.

  •  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

20/9/2020, 14:15h

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana está apresentando esclarecimentos sobre um vídeo que circula nas redes sociais, onde um homem questiona o atendimento prestado à irmã na Policlínica do bairro Rua Nova.

Dia 18, sexta-feira, a paciente esteve na Policlínica e informou que apresenta hepatopatia crônica e faz tratamento contra ascite. De imediato, a equipe médica iniciou o procedimento para Regulação de internamento.

De acordo com o apurado pela Secretaria de Saúde de Feira, está sendo correta a assistência prestada a paciente. Ela foi medicada e aguarda a Regulação Estadual para uma Unidade de Internação. A Policlínica não possui leitos de internamento e a paciente precisa ser tratada em um hospital.

  •  

Confira os números do boletim epidemiológico da Covid-19 neste sábado

19/9/2020, 18:48h

PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Nas últimas 24h, Feira de Santana atingiu a marca de 8.933 curados da Covid-19 desde o início da epidemia, este índice representa 90% dos casos confirmados. 96 pessoas testaram negativo para o vírus, totalizando 23.337 casos descartados, enquanto 40 casos foram positivos hoje.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 33 pacientes internados no município e 708 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais dois óbitos, ocorridos nos dias 16 e 17 de setembro. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde neste sábado (19).

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 

NÚMEROS DESTE SÁBADO
19 de setembro de 2020

Casos confirmados no dia: 40
Pacientes recuperados no dia: 6
Resultados negativos no dia: 96
Alta hospitalar no dia: 0
Óbitos comunicados no dia: 2
Datas dos óbitos: 16/09 e 17/09

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 708
Total de casos confirmados no município: 9.850 (Período de 06 de março a 19 de setembro de 2020)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 675
Total de pacientes hospitalizados no município: 33
Total de recuperados no município: 8.933
Total de exames negativos: 11.107 (Período de 06 de março a 19 de setembro de 2020)
Aguardando resultado do exame: 128
Total de óbitos: 211

INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS

Total de testes rápidos realizados: 14.975 (Período de 06 de março a 17 de setembro de 2020)

Resultado positivo: 2.745 (Período de 06 de março a 17 de setembro de 2020)
Em isolamento domiciliar: 11
Resultado negativo: 12.230 (Período de 06 de março a 17 de setembro de 2020)

O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

 

 

 

  •  

Vacinação antirrábica prossegue neste sábado em mais quatro bairros e no CCZ

17/9/2020, 18:49h

Neste sábado, 19, a vacinação antirrábica estará concentrada nos bairros Tanque da Nação, Jardim Cruzeiro, Morada Tropical, Feira IX, Expansão do Feira IX, Nova Esperança, George Américo, Gabriela, Asa Branca e Homero Figueiredo.

A equipe do CCZ vai realizar a vacinação das 8h às 13h, em praças e postos de saúde, conforme relação abaixo. A programação é de rotina e segue durante o mês. 

Esse ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a imunização dos animais também pode ser feita no esquema drive-thru, na sede do CCZ, localizada na Av. Eduardo Fróes da Mota, s/n, de segunda a sexta -feira, das 8h às 15h. Durante esse período, o atendimento aos sábados é das 08h às 13h.

Vale destacar que algumas orientações já estão sendo passadas aos donos de cães e gatos. Serão imunizados os animais a partir dos três meses; é importante levar o cartão de vacinação; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas enquanto os cães em coleiras ou correntes.

O CCZ informa ainda que os animais doentes ou debilitados, que tomam corticoide ou antibiótico, não poderão tomar a vacina. Os responsáveis devem manter o distanciamento social, usar máscaras e evitar levar crianças.


Locais de vacinação:

TANQUE DA NAÇÃO — POSTO DE SAÚDE E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

JARDIM CRUZEIRO — UBS JARDIM CRUZEIRO, FINAL DE LINHA (RUA BARROLÂNDIA) E PRAÇA DA IGREJA SENHOR DO BONFIM

MORADA TROPICAL — POSTO DE SAÚDE

FEIRA IX — POSTO DE SAÚDE I E II

EXPANSÃO DO FEIRA IX — POSTO DE SAÚDE I E II

NOVA ESPERANÇA — POSTO DE SAÚDE

GEORGE AMÉRICO — PRAÇA PRINCIPAL DO CONJUNTO GEORGE AMÉRICO, PRAÇA PRÓXIMA À POLICLÍNICA E POSTO DE SAÚDE I E II

GABRIELA — POSTO DE SAÚDE I, II E III

ASA BRANCA — POSTO DE SAÚDE I, II, III E IV

HOMERO FIGUEIREDO — POSTO DE SAÚDE

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES — ATENDIMENTO DRIVE-THRU  

  •  

Veja a lista atualizada de casos da Covid-19 por bairros e localidades

17/9/2020, 18:14h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Muncipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17) a relação atualizada do número de casos de Covid-19 por bairros e localidades. O bairro Tomba continua registrando o maior número, com 595 casos confirmados.

O SIM é o segundo nesta relação, com 578.  As informações são da Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nas localidades que apresentam maior número de pessoas contaminadas pelo vírus, a Prefeitura tem intensificado as ações.

A relação de casos da Covid-19 por bairros e localidades foi elaborada pela Vigilância Epidemiológica conforme informações passadas pelos próprios pacientes, inclusive em relação a denominação das localidades. Confira no link abaixo o arquivo com os dados completos:

  •  

CADH passa a funcionar em novo endereço

17/9/2020, 14:51h

O CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) está funcionando em novo endereço, localizado na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João. A nova estrutura é ainda mais adequada para o atendimento à comunidade. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. 

A coordenadora do CADH, Andreia Silva, afirma que as novas instalações proporcionam uma melhor comodidade aos pacientes que vão em busca dos serviços. “Temos uma unidade ampla e de fácil acesso”, destaca. Atualmente estão cadastradas mais de duas mil pessoas. 

A unidade oferece tratamento e acompanhamento gratuitos para diabéticos e hipertensos. Dispõe de uma equipe multiprofissional composta de clínico geral, endocrinologista, angiologista, cardiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos e nutricionistas. 

TRIAGEM DE RISCO 
Nesse período de pandemia do novo coronavírus, o CADH redobrou os cuidados com os pacientes. Aqueles que vão à unidade passam por uma triagem de risco: tem a temperatura medida e são orientados sobre o distanciamento social. 

Também são perguntados se nos últimos dez dias sentiram algum dos sintomas associados à Covid-19. Apenas são atendidos na unidade quem não apresentar nenhum destes sinais.

Durante o atendimento, todos os profissionais utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), itens considerados necessários no combate ao coronavírus. O CADH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo.

  •  

Prefeitura realiza exame PCR em drive-thru em policlínica e UPA

16/9/2020, 15:30h

A Prefeitura de Feira de Santana está realizando exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 no esquema drive-thru na policlínica do Feira X , na UPA 24h da Queimadinha e no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta das amostras é apenas para as pessoas notificadas que tiveram agendamento prévio.

O exame é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab - espécie de bastonete gigante. O PCR comprova a infecção nos dias iniciais. Os critérios para notificação são determinados pelo Ministério da Saúde, através do relato de sintomas que o paciente apresenta.

A coleta é feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação. “Estamos utilizando o macacão impermeável, avental, touca, propé descartável, luvas, máscara N95. Além disso, o protetor facial também está sendo utilizado”, descreve a enfermeira Tamyles Moreira.

O exame PCR e teste rápido também podem ser feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), policlínicas e na Vigilância Epidemiológica, além das unidades de saúde localizadas nos distritos. Vale salientar que, o período de sintomas determina qual exame será realizado. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados pelo profissional de saúde. 


TELEFONES PARA MARCAÇÃO DO EXAME POR DRIVE-THRU

Disk Covid: 0800 715 508

Vigilância Epidemiológica: (75) 3616-7559

Triagem marcação: (75) 3625-5886

Policlínica Feira X: (75) 3603-7798 / 3623-9339

UPA 24h da Queimadinha: (75) 3626-9870

  •  

UPA da Queimadinha realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

16/9/2020, 14:27h

Conscientizar as pessoas e os profissionais de saúde sobre para a prevenção ao suicídio foi o objetivo da palestra realizada em alusão ao Setembro Amarelo pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro da Queimadinha, nesta terça-feira, 15.

O evento abordou o tema “Vamos falar sobre o suicídio?”, e reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais em busca de qualificação no atendimento a pacientes com transtornos psíquicos.

Durante a palestra, a psicóloga Crislaine Oliveira afirmou que é importante falar sobre o assunto que ainda é considerado tabu. “O número de tentativas de suicídio é muito alto. A cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no Brasil”.

A coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização, Laissa Andrade, destaca que as ações de alerta sobre os cuidados com a saúde mental são reforçados durante todo o ano. “Também temos a campanha do Janeiro Branco com o  objetivo de mobilizar a população a pensar nas questões envolvendo a saúde mental, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento”.

Através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), cerca de 37 mil pessoas recebem atendimento psicológico em Feira de Santana. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogo e psiquiatras.

 

 

 

  •  

Governo lamenta morte de agente de endemias ocorrida na sexta

14/9/2020, 9:16h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, lamenta com grande pesar o falecimento da agente de combate a endemias, Rose Leide Barros Costa, ocorrido na sexta-feira, 11. Ela foi sepultada no sábado, no sábado, 12, no Cemitério São João Batista.

  •