SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Ambulâncias do SAMU ficarão estacionadas em pontos estratégicos do Circuito

18/4/2019, 8:15h

Quatro ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana ficarão estacionadas em pontos considerados estratégicos pelos médicos, ao longo do Circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta, que acontece de 25 a 28 deste mês.

O posicionamento dos veículos, explica a coordenadora do serviço no município, Maíza Macedo, deve-se à rapidez às respostas às situações de incidentes que porventura aconteçam.

“A gente quer que os nossos profissionais estejam bem próximos dos acontecimentos e atuem com eficiência”, diz a coordenadora. As ambulâncias são do modelo básico, com condutor e técnico de enfermagem.

Mas, em caso de necessidade, serão acionadas unidades de suporte avançado, as UTI, que contam com médico e enfermeira e equipamentos. Maíza Macedo orienta que, em caso de necessidade, os foliões não devem ligar para a central. Basta que procurem a unidade móvel que o atendimento será realizado imediatamente.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho está montando uma ampla estrutura para garantir um atendimento de saúde eficiente ao folião, durante a festa momesca. 

  •  

Profissionais da Saúde são atualizados sobre o cuidado de pacientes com estomas

17/4/2019, 17:34h

Diante do número de pacientes com estomas - é geralmente uma abertura cirúrgica da parede abdominal para o uso da bolsa de colostomia ou, em alguns casos, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos – a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um treinamento especializado para os profissionais da rede - urgência e emergência, na manhã desta quarta-feira, 17. O evento ocorreu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS.

“Percebemos que a quantidade de pacientes ostomizados tem crescido no município, por isso a realização dessa capacitação com os profissionais da rede municipal para melhor acolher essas pessoas e que elas recebem a orientação e o suporte necessários”, afirmou a enfermeira referência técnica em doença falciforme e palestrante, Luciana Brito.

A enfermeira e estomoterapeuta, Rayssa Cerqueira, apresentou dispositivos e produtos que podem ser usados durante a troca da bolsa de colostomia e as principais complicações que podem ocorrer. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes”, reforçou.

Atualizar e capacitar os profissionais para um atendimento especializado são práticas incentivadas pelo governo do prefeito Colbert Martins da Silva Filho para que toda a rede de saúde esteja preparada em qualquer situação.

  •  

Projeto da Prefeitura estimula a prática de exercícios e o consumo de alimentos saudáveis

17/4/2019, 11:42h

Incentivar a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos mais naturais é o que propõe o projeto “Desafio vida saudável”, lançado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o projeto começou na Unidade de Saúde do Corredor dos Araçás, na manhã de terça-feira, 16.

Durante as atividades de rotina, os profissionais perceberam que os pacientes tinham interesse em mudar a alimentação, incluir atividade física no dia a dia e ter uma vida saudável, mas não sabiam como.

Diante disso, a equipe do NASF XV elaborou o desafio a partir da avaliação dos exames de cada paciente, propondo-lhes novos hábitos alimentares com uma sugestão de cardápio. “Retiramos completamente o consumo de embutidos, excesso de sal e açúcares e substituímos os alimentos gordurosos por aqueles ricos em nutrientes”, afirmou a nutricionista, Lívia Souza.

Após esse primeiro passo de triagem e inclusão de um cardápio saudável, a educadora física e nutricionista, Ana Paula Moura, pretende estimular a rotina de exercícios. “Além das atividades realizadas na unidade, fizemos um grupo em um aplicativo de mensagens onde eles serão estimulados através de vídeos e sessões de exercícios produzidos por mim para reproduzir em casa”, explica.

Durante a distribuição dos cardápios, estudantes de Nutrição ensinaram receitas de molhos para saladas que podem diversificar o sabor para aqueles que não gostam de hortaliças.

Daqui a seis meses serão solicitados novos exames a fim de verificar as mudanças ocorridas durante esse período. O projeto “Desafio vida saudável” vai contemplar também as unidades de saúde do Fulô e toda a rede da Academia da Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  •  

Prefeitura dá atenção especial no tratamento de tuberculose em moradores de rua

15/4/2019, 9:49h

Com 56 vezes mais chances de desenvolver tuberculose, segundo especialistas, a população em situação de rua é um dos grupos mais vulneráveis ao Bacilo de Kock, que causa a doença.  

Também são grandes as possiblidades de presos, indígenas e aqueles que vivem com o vírus HIV ou a aids vir a desenvolvê-la. Este atendimento é estimulado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, dada as condições vividas.

Em Feira de Santana este segmento é atendido pelo programa Consultório de Rua, desenvolvido pela Prefeitura há quatro anos. Neste período, oito pessoas foram diagnosticas com tuberculose – todas estão curadas.

Outra, diz Darlene Santos, enfermeira do programa, está recebendo a medicação. “As doenças de pele e IST (Infecção Sexual Transmissível), como HIV e hepatites B e C, são as mais diagnosticadas”.

Uma pessoa que não sabe que está com tuberculose pulmonar, dizem especialistas, pode contaminar com o Bacilo de Cock, entre dez e15 pessoas ao longo de um ano.

Gotícula de saliva expelida ao falar ou ao tossir, é o meio de transmissão da tuberculose pulmonar, que é a única contagiosa. Além dos pulmões, a doença pode atacar a meninge, ossos, entre outros órgãos.
Pobreza, má distribuição de renda, aids, baixa cobertura sanitária e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação desta doença.

A tuberculose pode levar à morte, mas tem cura. O tratamento dura seis meses e as doses dos medicamentos são diárias – a melhora clínica é sentida com um mês.

O desaparecimento dos sintomas gera um grave problema: o abandono do tratamento. A suspensão da medicação aumenta a resistência do bacilo, que torna problemático o caminho seguro que leva à cura.

No ano passado, em Feira de Santana foram diagnosticados 219 novos casos da doença, aumento de 8% em relação a 2017, que registrou 212 casos.

Destes, 85% dos pacientes, que corresponde a quase 200 pessoas, concluíram o tratamento no prazo determinado e se curaram.

  •  

Time de futebol recebe orientações odontológicas durante Ação Global em Humildes

14/4/2019, 9:7h

A ação global “Saúde e Comunidade” realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e em parceria com demais instituições privadas, ofertou ao distrito de Humildes neste sábado, 13, serviços de cidadania, saúde e artesanato.

Ao saber da ação, o treinador da escolinha de futebol Arena, Jevanilton Oliveira, reuniu as crianças do seu time para receber os atendimentos. Todas as crianças receberam seu kit de higiene bucal e aprenderam a maneira correta de escovar os dentes. “Já realizei teste de glicemia e aferição de pressão enquanto eles estavam sendo atendidos, sempre incentivo eles e oriento os pais a cuidarem da saúde de seus filhos”, ressalta.

Para Jeidson Marques, supervisor do estande de saúde bucal e coordenador do curso de odontologia da UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), a ação de prevenção é muito importante para evitar a perca dos dentes. “Esse momento de educação sobre escovação é essencial para evitar a cárie ou qualquer tipo de danificação que possa ocorrer com o tempo. Muitos acham que sabem escovar os dentes, mas não sabem, precisam do auxílio de um profissional de saúde bucal”, pontua.

Além dos serviços, a equipe de endemias esteve no local fazendo o bloqueio nas localidades que tiveram notificação de casos de dengue. “A equipe esteve aqui nesta quinta-feira e infelizmente encontramos 13 focos do Aedes aegypti. Já estamos fazendo o bloqueio para evitar a propagação desse mosquito causador da dengue, zika e chikungunya”, explica o coordenador de endemias, Edilson Miranda.

Durante a ação, o ônibus da saúde ofertou a população testes rápidos de HIV/AIDS e hepatites, já os estandes realizaram a tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, aula de artesanato, corte de cabelo, manicure e entre outros. 126 pessoas foram vacinadas contra a gripe e 152 cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante o evento.

O projeto firmado pelo prefeito Colbert Martins Filho tem o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços disponibilizados pelo município, promovendo o fortalecimento do vínculo da Unidade de Saúde e comunidade.

Confira abaixo datas e locais das próximas ações:

Distrito de Maria Quitéria 04/05

Distrito de Bonfim de Feira 11/05

Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Governo Municipal leva ação de saúde e cidadania a Humildes

13/4/2019, 22:0h

O Governo Municipal levou a Ação de Saúde e Cidadania ao distrito de Humildes, na manhã deste sábado, 13, visando promover a inclusão de pessoas residentes em localidades mais distantes do centro da cidade aos serviços prestados pelo poder público municipal através de suas diversas secretarias.

A iniciativa, que tem como carro chefe as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, atraiu centenas de pessoas durante toda a manhã e facilitou o acesso a diversos benefícios sociais e também aos serviços de saúde pública. E contou ainda com apoio de algumas instituições da iniciativa privada, como faculdades e cursos de técnicas de enfermagem.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do distrito de Humildes, coordenado por Terezinha Alves Nascimento Macedo, coordenou o evento, visando aproximar ainda mais a comunidade das ações de inclusão social e cidadania. “São iniciativas que são sempre bem recebidas pelos moradores, principalmente por evitar que tenham que se deslocar para a sede do município para ter acesso a diversos serviços”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destacou a importância destes serviços itinerantes promovidos pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, em distritos e bairros distantes. “É um compromisso assumido pelo Governo Municipal aproximando cada vez mais os serviços públicos de quem mais necessita”, observou.

Nos estandes foram realizadas vacinações contra a gripe, vacinação contra raiva animal, orientação sobre escovação correta dos dentes, campanha contra o mosquito aedes aegypti, aferição da pressão artéria, teste de glicemia, orientações sobre tratamento a hipertensos e diabéticos, serviços de inclusão, exclusão e tirar dúvidas sobre o programa Bolsa Família, oficinas de artesanato, corte de cabelo e diversos outros serviços.

  •  

Parque da Lagoa abre as portas para Micareta

13/4/2019, 21:55h

O Governo Municipal de Feira de Santana antecipou para este sábado, 13, as comemorações da Micareta no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visou mobilizar as pessoas para a prática de esportes com a supervisão de profissionais de saúde, através do acompanhamento dos técnicos que atuam na Academia da Saúde Professor Nelson Nascimento, instalada na área de lazer.

A iniciativa agradou os visitantes do Parque da Lagoa, que aproveitaram o período da manhã para praticar ginástica nos equipamentos instalados no espaço. Antes, entretanto, passaram por orientações de profissionais da área de saúde, que fizeram aferição da pressão arterial, teste de glicemia e também fizeram algumas orientações, juntamente com educadores físicos.

Após a prática de exercícios físicos, as pessoas participaram de uma volta ao Parque da Lagoa, animados com músicas de marchinhas de carnaval e fantasiados com diversos adereços, chamando a atenção da garotada, que se juntou à festa.

A secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observou a importância da inciativa visando estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos e evitarem a ociosidade. Observou que a prática de exercícios físicos favorece qualidade de vida.

Quer diversão? Vá ao Parque da Lagoa

Quem quer sair da rotina e busca diversão de qualidade e gratuita, em grupo ou sozinho, mas com total segurança, pode aproveitar as infinitas opções de diversão no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira. O equipamento, mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, funciona durante o dia no bairro Baraúnas, às margens da avenida José Falcão da Silva.

Visitando o Parque da Lagoa pela primeira vez, a advogada Juliana Castro tirou o dia para levar a filha, Sabrina, de 11 anos, e algumas coleguinhas, para um piquenique no local e ficou encantada com toda a estrutura e com a oportunidade de estar em contato com a natureza.

Para Juliana, a oportunidade foi de mostrar para a filha e as colegas um ambiente agradável, cheio de opções de diversão, conhecer animais e se divertir com segurança, que é garantida pela presença de prepostos da Guarda Municipal de Feira de Santana. “O ambiente é tão agradável que fiz a proposta de ninguém trazer o celular, e todas aceitaram”, afirmou.

No espaço existe equipamentos de ginástica, parque infantil, lagoa com peixes, área para piquenique, árvores frondosas, muitas aves, como galinhas, patos e gansos, além de pombos e galinha d’água, cágados, coelhos e uma infinidade de outros animais. Ainda tem mesas espalhadas por pontos estratégicos, pista de cooper que também pode ser utilizada para ciclismo, patins e patinetes elétricas.

  •  

Ação Global leva serviços de saúde ao distrito de Humildes neste sábado

12/4/2019, 17:8h

Serviços de saúde, esporte e cidadania estarão sendo disponibilizados pela Prefeitura de Feira de Santana neste sábado, 13, no distrito de Humildes. A ação global faz parte do projeto “Saúde e Comunidade”, que reforça o acesso a serviços públicos de saúde nos distritos.

Na praça do distrito (conhecida como praça do mercado) serão ofertados atendimento psicológico, orientação odontológica e nutricional, aferição de pressão arterial, testes rápidos, solicitação do cartão SUS, orientação sobre o Bolsa Família, atividades esportivas e laborais. Além disso, momento de beleza, com corte de cabelo e atendimento de manicure, também será realizado.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também estará com a vacinação de cães e gatos a partir dos três meses de vida, para isso se faz necessário levar o animal com coleira, ou mordaça para os mais agressivos.

O projeto firmado pelo prefeito Colbert Martins Filho já percorreu quatro distritos a fim de facilitar o acesso da população a serviços disponibilizados pelo município, promovendo o fortalecimento do vínculo da Unidade de Saúde e comunidade.

Confira abaixo datas e locais das próximas ações:

Distrito de Maria Quitéria 04/05

Distrito de Bonfim de Feira 11/05

Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Sessão científica do SAMU aborda ferramenta de gerenciamento de acidentes

12/4/2019, 17:6h

As peculiaridades do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) e Desastres foram apresentadas a profissionais da área e estudantes da área de saúde em mais uma sessão científica realizada pelo SAMU de Feira de Santana. A iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho atraiu bom público.

Também participaram os estudantes que se inscreveram para o Grande Simulado de Micareta, que será realizado no Circuito Maneca Ferreira, dia 23. O simulado será realizado pela oitava vez.

Os participantes lotaram o Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro, que ouviram atentamente as explanações dos facilitadores da noite, a coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, Robson Batista e Carlos Estrela.

“Em situação de desastre o cidadão orientado vai agir corretamente”, disse Maíza Macedo. “Eles precisam de orientação mínima para que tudo dê certo”. São orientações que apontam o papel de todos em um acidente.

O secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, definiu o evento como muito importante porque os conhecimentos podem salvar vidas. “Com certeza a noite foi de muito aprendizado”.

Para o coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Pedro Américo, treinadas, as pessoas saberão como agir com respostas mais rápidas e organizadas em caso de acidente. “Todos ficam sabendo qual o seu papel em um destes cenários”.

  •  

Feira de Santana apresenta onze trabalhos na "Mostra COSEMS, Aqui tem SUS"

11/4/2019, 17:30h

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana apresentou nesta quinta-feira, 11, na “Mostra COSEMS, Aqui tem SUS”, onze trabalhos realizados no município pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. As experiências com melhores pontuações ou conceitos serão contempladas com a divulgação e homenagem especial pela diretoria do COSEMS/BA e Comissão Organizadora.

Uma banca avaliadora selecionará os 36 melhores trabalhos apresentados para representar a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, que ocorrerá dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília.

Dos trabalhos apresentados pelo município de Feira de Santana, cinco são com temáticas da Atenção Básica, dois sobre gestão do trabalho e da educação na saúde, dois sobre vigilância em saúde no município, um sobre participação da comunidade na saúde e um sobre planejamento local do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, parabeniza os funcionários pela apresentação dos trabalhos. “É extremamente importante a participação do município nesta Mostra. Agora a expectativa é fazer parte dos 36 trabalhos que vão para a Mostra Brasil”, afirma.

  •