SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

SMTT prorroga prazo de vistoria para veículo privado que faz o transporte escolar

15/2/2019, 8:44h

O prazo final para primeira vistoria do transporte escolar privado, determinada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) foi prorrogado até o dia 22. A execução é em caráter obrigatório para todos os autorizados e credenciados à prestação deste serviço.

No primeiro prazo, dos 94 permissionários cadastrados na SMTT, pouco mais de 30 apareceram para submeterem seus veículos à vistoria. Quem não apareceu está prestando serviço irregularmente e, sem a devida observação dos técnicos, podem colocar em risco a segurança dos passageiros.

Quem foi à SMTT e o veículo estava com pendências deverá retornar à unidade para apresentar aos técnicos os devidos consertos.  

Os autorizatários deverão manter sempre atualizados os documentos obrigatórios por lei e comparecer na Divisão de Concessões e Permissões, no período informado, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Deverão apresentar fotocópias e originais, do. CRV (Certificado de Registro de Veículo), CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT), Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso), Certificado de Inspeção do Tacógrafo.

Mais Certidão Negativa de ISS, Antecedentes Criminais (proprietário e condutor), CNH categoria  ”D” do proprietário e/ou condutor), Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Escolar (Proprietário e/ou Condutor), Documento oficial com foto do autorizatário, caso não seja o condutor.

Deverão apresentar título eleitoral, comprovante de residência atual e comprovante de pagamento do DAM de vistoria – que deverá ser retirado na Divisão de Concessões e Permissões.

O não comparecimento à vistoria no prazo previsto implicará na cassação da autorização e estarão, portanto, sujeitos a fiscalização, enquadrados na prática de transporte irregular de passageiros.

  •  

Prorrogado prazo da pré-vistoria do transporte alternativo

12/2/2019, 14:15h

O prazo para pré-vistoria da 1ª etapa de operação do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) foi prorrogado até o dia 25 de fevereiro. Dos 40 permissionários que venceram a concorrência pública para explorar o serviço, apenas 10 se apresentaram na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Os permissionários deverão se apresentar com os seguintes documentos: CRV (Certificado de Registro de Veículo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo; Documento oficial com foto do permissionário, cobrador e condutor; Antecedentes Criminais do permissionário, condutor e cobrador; CNH categoria ”D”; Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Coletivo de passageiros; Título Eleitoral do permissionário, condutor e cobrador; Comprovante de residência atual do permissionário, condutor e cobrador.

O atendimento aos permissionários é realizado de segunda a sexta, sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Divisão de Concessões e Permissões da SMTT.

  •  

Prorrogado o prazo de pré-vistoria do STPAC

22/1/2019, 16:40h

O prazo para pré-vistoria e recebimento de padronização dos veículos permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar – STPAC foi prorrogado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Eles têm até o dia 11 de fevereiro para comparecerem na Divisão de Concessões e Permissões da SMTT, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os permissionários deverão se apresentar no ato da pré-vistoria com os documentos citados abaixo do veículo, seus e dos respectivos operadores (condutor e cobrador) em fotocópias e originais: CRV (Certificado de Registro de Veículo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo;

Deverão apresentar também: Documento oficial com foto do permissionário, cobrador e condutor; Antecedentes Criminais do permissionário, Condutor e cobrador; CNH categoria ”D”; Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Coletivo de passageiros (Condutor); Título Eleitoral do permissionário, condutor e cobrador; Comprovante de residência atual do permissionário, condutor e cobrador.

  •  

Nova linha expressa de ônibus urbano agiliza transporte de passageiros até o centro

22/1/2019, 16:36h

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) iniciou a operação da nova linha expressa 113 - Conder / Av. João Durval via Getúlio Vargas - Expressinho de transporte urbano que passa a atender com mais agilidade os usuários do conjunto habitacional Conder e de mais quatro bairros (Conceição, Caseb, Cel. José Pinto e Ponto Central) na região norte do município.

A vantagem, a partir de agora, é que o usuário tem a opção de pegar o ônibus coletivo do Sistema Integrado de Transporte (SIT) no bairro e se deslocar diretamente até o Centro com destino final na Av. Getúlio Vargas, no conhecido ponto de integração da ZIG.

“É uma linha expressa que criamos para atender grande fluxo de passageiros que opta por um itinerário mais rápido e retorno com facilidade para o bairro de origem sem a necessidade de integração física no Terminal Central”, explica Saulo Figueiredo, secretário de Transportes.

A nova linha 113 - Conder Expressinho será operada diariamente das 6h às 19h30 por dois ônibus da concessionária Rosa com frequência de até 45 minutos, contemplando também no itinerário o Shopping Boulevard.

A unificação por integração temporal com mais duas linhas, a 108 - Conder / Av. Ayrton Senna via João Durval - Terminal Central e a 108 - Conder / Av. Iguatemi via Maria Quitéria - Terminal Central reduziu significativamente o tempo de espera nos pontos de ônibus atendidos pela nova linha

O usuário pagará apenas uma passagem - com bilhete eletrônico -  no valor da tarifa real de R$ 3,60 com o cartão Via Feira, ofertado gratuitamente.

A dona de casa Claudenice da Cruz Azevedo, moradora do Conder, ficou surpresa com a nova linha expressa e aprovou a opção de pegar o ônibus na ‘Getúlio’.

“É mais rápido e consigo chegar em minha residência logo. Gostei!”.

O diretor municipal de Transportes, Rodolfo Júnior, explica que os passageiros também poderão acompanhar os itinerários de ida e de volta, horários e o tempo de chegada nos pontos acessando o aplicativo SIU Mobile.

“A linha encontra-se cadastrada no aplicativo e o usuário terá toda a comodidade e segurança ao usar a tecnologia”, pontua.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.

Confira o itinerário:

Ida – Conjunto habitacional Conder; Rua Conder; Travessa com a Rua Itatiaia; Alamedas B e A (Conj. Alto Rosário); Rua Itatiaia; Rua Gamão, Av. Iguatemi; Av. Ayrton Senna; Av. João Durval; Av. Getúlio Vargas e Ponto da ZIG (final de linha).

Volta – Ponto da ZIG, Av. Getúlio Vargas (Ponto da Receita), Rua Felinto Marques de Cerqueira; Rua Marechal Castelo Branco; Av. João Durval; Av. Ayrton Senna; Av. Iguatemi; Rua Gamão; Rua Itatiaia; Alameda A e B (Conjunto Alto do Rosário), Travessa com a Rua Itatiaia, Rua Conder e Conjunto Habitacional Conder (final de linha).

  •  

Começa nesta segunda, 21, vistoria do transporte escolar

20/1/2019, 20:43h

A vistoria anual obrigatória para veículos que realizam transporte escolar em Feira de Santana começa nesta segunda-feira, 21. Os autorizatários deverão comparecer na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) até o dia 1º de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Nesta semana, até sexta-feira, 25, os proprietários devem retirar primeiro o DAM para pagamento. Após esta etapa, poderá ser realizada a vistoria. É apresentado no momento da vistoria os seguintes documentos: CRV (Certificado de Registro de Veiculo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo; Certidão Negativa de ISS; Antecedentes Criminais (Proprietário e Condutor); CNH categoria ”D” (Carteira Nacional de Habilitação do Proprietário e/ou Condutor); Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Escolar (Proprietário e/ou Condutor); Documento oficial com foto do autorizatário, caso não seja o condutor; Título Eleitoral; Comprovante de residência atual; e Comprovante de pagamento do DAM.

Os veículos devem ser apresentados à pista de vistoria, lavados, aspirados e em perfeito estado de utilização no Transporte Escolar. São verificados os equipamentos obrigatórios e de segurança; pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veiculo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; e outros requisitos e equipamentos estabelecidos pelo CONTRAN.

Os veículos com pendências terão o prazo de retorno determinado pelo vistoriador da SMTT para saná-las. Os que não comparecerem à vistoria nos prazos previstos terão a sua autorização cassada.

  •  

Licitação visando contratação de segurança desarmada para a SMTT prossegue nesta quarta

8/1/2019, 17:42h

O Governo Municipal de Feira de Santana está convocando empresas especializadas na prestação de serviços de segurança desarmada a fim de atender às necessidades de segurança na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para dar continuidade à licitação visando a contratação dos serviços. O certame, na modalidade Pregão Presencial, prossegue nesta quarta-feira, 09, às 14h30min, no prédio da Prefeitura, à avenida Sampaio, 344, Centro.

Nesta etapa da licitação de número 280/2018, na modalidade Pregão Presencial 154/2018, estão sendo convocadas 13 empresas para dar continuidade ao processo, licitatório, conduzido pelo pregoeiro Fabrício dos Santos Amorim.

Estão participando da licitação as empresas Silver Vigilância e Segurança Ltda, Guardsecure Segurança Empresarial Ltda, General Security Vigilância, Braspe Vigilância e Segurança Eireli, Jaguar Segurança Privada Ltda-ME, Exseg Segurança Privada Ltda – ME, Ceb Segurança Ltda, DFA Segurança Patrimonial e Vigilância Ltda, Privat Vigilância e Segurança Patrim. Eireli – EPP, Proagil Segurança e Vigilância Eireli, Única Segurança Patrimonial Ltda, Vigseg Vigilância e Segurança de Valores Eireli e Look Segurança Privada Eireli.

  •  

Novas tarifas entram em vigor dia 7 de janeiro

29/12/2018, 10:58h

A partir do dia 7 de janeiro de 2019, entram em vigor os novos valores das tarifas do transporte público urbano em Feira de Santana. O decreto publicado neste sábado, 29, no Diário Oficial do município define o reajuste.

O valor da passagem na sede do município e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes será de R$ 3,60 para o usuário do sistema de cartão - Via Feira. Quem optar por pagar em dinheiro, a passagem será de R$ 3,95. Nos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu a passagem será R$ 4,44.

Os estudantes portadores do passe estudantil pagarão R$ 1,80 na sede e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes. Em Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu os estudantes pagarão R$ 2,22.

Os vales transportes em uso terão validade de 30 dias a contar na data de vigência da nova tarifa. A partir do 31º dia os créditos tarifários serão transferidos em reais e transformados em novos créditos de acordo com os novos valores.

  •  

Com o menor índice dos últimos anos, Conselho de Transportes aprecia reajuste da tarifa para R$ 3,60

27/12/2018, 8:1h

Membros do Conselho Municipal  de Transportes se reuniram na manhã de hoje, 26, na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) para apreciar o reajuste tarifário do Sistema de Transporte Integrado (SIT).

A metodologia técnica do cálculo segue a fórmula paramétrico anual com base na variação do reajuste salarial dos trabalhadores rodoviários, do preço do custo do diesel e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), “prevista em edital de contrato de concessão para o transporte público urbano de passageiros”, conforme explicações do diretor municipal de Transportes Públicos, Rodolfo Suzarte.

O valor da tarifa real sugerida para o usuário que será apresentada para análise e aprovação ou não do prefeito Colbert Martins Filho, a partir de janeiro de 2019, ficou em R$ 3,60 no cartão social Via Feira e R$ 3,95 para pagamento em dinheiro, opção de apenas 20% dos usuários do SIT.

Novas tecnologias embarcadas

Segundo o secretário da pasta, Saulo Figueiredo, o reajuste percentual encontrado pelos técnicos da SMTT de 3,38% é um dos menores desde 2013.

“Além do menor reajuste, o usuário este ano passou a contar com novas tecnologias embarcadas, como o novo sistema gratuito Wi-Fi no interior dos ônibus, além do sistema de gestão de frota via GPS, câmeras de segurança, bilhetagem eletrônica, aplicativo com previsão de chegada do ônibus no ponto e frota cem por cento acessível”, explica o secretário.

Os dados da SMTT apontam que mais de 90 mil passageiros utilizam diariamente o sistema de acesso gratuito à internet e mais de 80 mil usam o SIU Mobile para acompanhar a chegada do ônibus aos terminais de transbordo e nos diversos pontos espalhados no município.  

“Sem contar que a tecnologia tem ajudado bastante na redução de crimes a bordo [roubos a coletivos] com queda este ano para 33 por cento se comparado ao mesmo período de 2017”, afirma o secretário.

Reajuste favorável

Para o presidente da Casa do Estudante de Feira de Santana, Alessandro Falcão, um dos membros do Conselho, existia uma expectativa do novo valor da passagem de ônibus

“Achei o reajuste favorável, pois esperávamos que ficasse bem superior a R$ 4. Foi um alívio quando recebermos a proposta de R$ 3,95”, pontuo o estudante.

O representante da empresas concessionárias Rosa e São João, Claudinei Castanha, presente à reunião, sugeriu o “arredondamento” da tarifa para R$ 4 justificando facilitar o troco ao passageiro.

A tarifas diferenciadas para as linhas interdistritais regulares, a exemplo de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval, Humildes, Tiquarucu, bem como o passe estudantil, serão analisadas em outro momento a ser definido pela SMTT.

Balanço

Durante a reunião também foi apresentado um balanço das ações da SMTT este ano e uma previsão de investimentos pela Prefeitura que impactam diretamente na área do transporte.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, existe um projeto de recuperação das vias com prioridade dos corredores de tráfego do transporte público, como o rebaixamento do solo, drenagem e recapeamento de algumas vias, a exemplo da Artêmia Pires, em razão do grande fluxo de veículos.

Já o secretário Carlos Brito destacou investimentos superior a R$ 100 milhões do poder público municipal em mobilidade urbana (Plano Diretor de Mobilidade) e modernização municipal, como a implantação de sinais sonoros para pessoas com deficiência, pisos elevados para a redução da velocidade, bem como a duplicação de dois viadutos de grande fluxo de veículos, dentro do perímetro urbano.

Ainda, segundo Brito, está previsto para 2019 requalificação de praças públicas, passeios, ciclofaixa e faixa elevada para pedestres, implantação de piso podotátil e novos postes de iluminação.

Participaram ainda da reunião o diretor do Departamento de Transportes Públicos, Rodolfo Suzarte; Liomar Ferreira, presidente do SINCAVER; José Vicente, representantes do STPAC; Hulda Barros, representante do STIAC; José de Souza Almeida do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários e Délcio Mendes Barbosa do Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana.

  •  

SMTT convoca reunião ordinária do Conselho de Transportes

19/12/2018, 10:6h

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) convocou, através de publicação no Diário Oficial, na edição desta quarta-feira, 19, reunião ordinária do Conselho Municipal de Transportes (CMT).

A reunião será realizada no dia 26 de dezembro, a partir das 9h, na SMTT, localizada na rua Newton Vieira Rick, s/nº, bairro São João. A Reunião ordinária terá como objetivo analisar reajuste dos custos do Sistema de Transporte Coletivo.

  •  

Feira de Santana testa ônibus com nova tecnologia sueca no Sistema Integrado de Transporte

15/12/2018, 8:23h

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana terá por 40 dias, a partir desta segunda-feira, 17, ônibus com nova tecnologia operando em fase experimental na linha 108-Conder/Terminal Central via Shopping Boulevard.

O novo equipamento, que foi apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho na sexta-feira, 14, é resultado da parceria entre a empresa sueca Volvo (Grupo Gotemburgo) e a empresa Rosa Turismo para atender a Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Entre os estados em que a concessionária Rosa possui operações, como o Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo, a Bahia, em especial Feira de Santana, foi o município escolhido para a fase de testes e implementação do novo equipamento de transporte coletivo.

Devido a seu aço especial, o chassi do Volvo B270F, modelo Granvia, é o mais leve do mercado. Em decorrência disso, é o ônibus de motor dianteiro com maior capacidade de transporte de passageiros da categoria, além de viagens mais confortáveis para os motoristas que garantem viagens mais seguras para os passageiros devido ao eixo traseiro duplo articulado (que se move paralelo ao eixo dianteiro) com suspensão mecânica de molas parabólicas.

Capacidade para embarcar mais pessoas

“Este veículo tem capacidade para embarcar confortavelmente até 100 pessoas, ou seja, 30% a mais de passageiros que os modelos de ônibus convencionais. Isso é fundamental para operar satisfatoriamente em horários de pico, a exemplo da linha Conder que possui alta demanda”, explica o secretário da pasta, Saulo Figueiredo (foto).

Outro diferencial é o sistema com motor totalmente eletrônico EURO 5 de alta performance, com baixo consumo de combustível (Regulamentação CONAMA Fase V) e intervalos de troca de óleo estendidos que atende a um conjunto de normas regulamentadoras visando a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.

Oficialmente, no Brasil, ele é chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7. O nome EURO 5 é uma alusão à rígida legislação europeia que tem essa mesma finalidade.

Sua principal meta é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperado uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes.

Um gama de outros componentes tecnológicos estarão à disposição do usuário, como sistema eletro-hidráulico das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além disso, o novo ônibus garante ao passageiro acesso gratuito à sistema de Wi-Fi gratuito, sem contar maior segurança com monitoramento em tempo real por sistema de gestão de frota via GPS e câmeras, além de validadores eletrônicos para uso do cartão social Via Feira.

“Vamos acompanhar o nível de satisfação das pessoas com o uso dessa nova tecnologia e avaliaremos os testes através da SMTT junto à concessionária”, explicou o prefeito Colbert Martins Filho que participou da apresentação do veículo à imprensa e à comunidade na frente do Paço Municipal.

  •