SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

SMTT monta esquema especial de transporte público e garante acesso rápido ao circuito

20/4/2018, 21:2h

Mais de 60 linhas especiais de transporte público urbano atendem o folião da Micareta de Feira 2018 que se desloca dos diversos bairros do município até o Circuito Maneca Ferreira desde o primeiro dia da festa de momo (19) até o dia o domingo (22).

Dois pontos provisórios, instalados na Avenida Presidente Dutra, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (local de concentração de ônibus), e outro no cruzamento da Avenida Sampaio com a Rua Comandante Almiro servem para embarque e desembarque de passageiros no circuito momesco.

“A prioridade é o usuário. A SMTT procurou atendê-lo ofertando pontos cobertos com toldos, iluminação adequada, novos horários e roteiros através do diversos modais visando. A Prefeitura garante conforto e, principalmente, segurança ao folião tanto na chegada quanto no retorno para casa”, explica Saulo Figueiredo, gestor da pasta.

As mudanças de roteiros ocorrem desde a quinta-feira (19/04) e sexta–feira (20/04), das 20h até as 00h, e neste sábado (21/04) e domingo (22/05), das 14h às 00h. Todas as linhas especiais funcionarão até 5h (término da festa), horário de encerramento das operações no Terminal Central.

Como forma de dinamizar os roteiros, todas linhas especiais de ônibus passam pela Avenida Sampaio (via paralela ao circuito da festa) e seguem até o Terminal Central.

Vans

Já o Serviço de Transporte Público Alternativo Complementar (STPAC), que atende o usuário dos distritos, é ofertado na Rua Georgina Erisman (em frente à Sobreira Centro Ortodôntico), outra via paralela ao local da Micareta de Feira.

Mais uma opção para o usuário são dois pontos instalados da Rua Barão de Cotegipe nas imediações da Panificadora Universo e, outro, ao lado do Bar Limão Drinks.

Táxis e mototáxis

Para quem prefere o Sistema de Transporte Individual de Passageiros (STIP), os táxis, a SMTT determinou pontos na Avenida Maria Quitéria (próximo do BNB Clube) e nas imediações da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares.

Já o folião que opta pelo Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC), os chamados mototáxis, encontram pontos na Avenida Maria Quitéria (em frente à Geral-Tec), na esquina da Rua General João Costa e, ainda, na Rua Frei Aureliano (próximo ao Centro de Cultura Amélio Amorim), todos estrategicamente posicionados em locais de dispersão de foliões.

 

  •  

Vistoria dos trios será encerrada nesta quinta-feira à tarde

19/4/2018, 8:24h

A vistoria dos trios elétricos e outros veículos de grande porte que entrarão no Circuito Maneca Ferreira, será encerrada no final da tarde desta quinta-feira, 19. Cerca de 20 trios já passaram pelas observações dos técnicos da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), no Parque de Exposição João Martins da Silva.

Entretanto, disse o coordenador da vistoria, José Carlos Bacelar, apenas quatro foram aprovados pelos técnicos – a fiscalização foi iniciada na segunda-feira passada. “Os problemas devem ser corrigidos até o final do prazo. Caso não o façam, os veículos serão impedidos de entrar no circuito”.

Ele ainda disse que os técnicos estão sendo rigorosos nas suas observações. “Afinal, estamos trabalhando focado na segurança dos foliões”. Estão sendo observado freios, as partes elétrica e mecânica, situações dos pneus, extintores e o guarda-corpo dos trios.

Participam da fiscalização as equipes dos Bombeiros Militar, do CREA, Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária do Município), da 3ª Ciretran, do DPT (Departameto de polícia Técnica), da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) e Secretaria Estadual da Fazenda.

  •  

Via Feira convoca estudantes das redes estadual e privada para recadastramento

18/4/2018, 13:28h

A Via Feira convoca estudantes das redes de ensino privada e estadual que ainda não fizeram o recadastramento do cartão estudantil para o ano letivo 2018.

Basta acessar viafeira.com.br, por um smartphone ou através do computador, clicar em recadastramento estudantil 2018, preencher os dados pessoais e enviar o atestado de frequência ou o comprovante de matrícula.

O estudante receberá a confirmação por e-mail e sms em até cinco dias úteis.

Somente os estudantes recadastrados conseguirão efetuar recarga de créditos com o valor de meia passagem.

  •  

Vistoria dos veículos de serviço para a Micareta será encerrada nesta 6ª feira

12/4/2018, 20:1h

A vistoria dos veículos oficiais e da rede privada que serão usados na prestação de serviços durante a Micareta para adentrar ao Circuito Maneca Ferreira será encerrada no final da tarde desta sexta-feira, 13 – foi iniciada na segunda-feira. O serviço está sendo feito pela FPI (Fiscalização Preventiva Integrada).

A partir de segunda-feira, 16, serão vistoriados trios elétricos e carros de apoio. A segunda etapa da fiscalização será encerrada por volta das 16h de quinta-feira, 19. “Nenhum veículo vai ser autorizado a entrar no circuito sem que tenha sido vistoriado”, diz José Carlos Bacelar, da Secretaria de Transporte e Trânsito.

Os veículos devem ser levados para o Parque de Exposição João Martins da Silva. Além da documentação do veículo, que passa por análise, equipamentos de segurança do automóvel vem sendo atentamente observados pelos técnicos dos órgãos que integram a FPI.

José Carlos Bacelar ainda disse que os retardatários não serão vistoriados e, consequentemente, impedidos de serem usados no circuito. Os veículos aprovados terão um selo no parabrisa e o motorista deverá portar a cartilha onde é informada que o carro passou pela fiscalização.

Fazem parte da FPI dos veículos a 2ª Ciretran, Corpo de Bombeiros, DPT (Departamento de Polícia Técnica), Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária) do município, Secretaria Estadual da Fazenda, SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito).

  •  

FPI inicia vistoria em veículos de serviço que serão usados durante a Micareta

10/4/2018, 10:19h

A vistoria de veículos de serviços que serão usados por empresas e órgãos públicos durante a Micareta de Feira de Santana foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 9, no Parque de Exposição João Martins da Silva, pela FPI (Fiscalização Preventiva Integrada).

Como acontece todos os anos, foram poucos os veículos apresentados aos técnicos da FPI neste primeiro dia. Mas a quantidade aumenta à medida que o fim do prazo se aproxima – para estes veículos será a próxima sexta-feira, 13.

Fiscalização criteriosa


Na próxima semana serão vistoriados os trios elétricos e os carros de apoio. “É um serviço dos mais criteriosos”, afirma o coordenador da fiscalização, José Carlos Bacelar, da SMTT. “Cada um dos órgãos participantes tem suas atribuições devidamente definidas”.

Compõem a FPI, além da SMTT, a Divisão de Vigilância Sanitária do município, a 3ª Ciretran, o DPT, o 2º Grupamento de Bombeiros Militar, CREA e Secretaria da Fazenda do Estado. Depois da verificação de todos os órgão, o veículo é aprovado ou não.

Apenas terão acesso ao Circuito Maneca Ferreira os veículos que forem submetidos à fiscalização. Além da cartilha, que deve ficar dentro do veículo, o selo de vistoriado deve estar à vista dos fiscais no circuito – deverá ser fixado no parabrisa.

  •  

Sancionado projeto de Lei que regulamento serviço de mototaxista

6/4/2018, 14:24h

O Governo Municipal sancionou, na tarde de quinta-feira, 5, o Projeto de Lei de nº 056/2018, aprovado pela Câmara Municipal, que regulamenta o Serviço de Transporte Individual e Alternativo Complementar com o uso Motocicleta de Aluguel (mototáxi), no município de Feira de Santana.

A regulamentação do serviço visa ao aperfeiçoamento e a garantia da segurança viária de condutores e passageiros, no sentido de aperfeiçoar as condições técnicas, pontuando os requisitos de segurança, higiene e de conforto para os usuários do sistema.

Entre as alterações significativas previstas na regulamentação deste modal de Transporte, a oferta do serviço teve o número de vagas ampliado. Com a nova medida, as vagas passaram das atuais 500 para 750 vagas, que serão definidas mediante a fixação de regras de credenciamento.

Na concepção do Projeto foram observadas as regras estabelecidas pela Lei Federal nº 9.503, de 27 de setembro de 1997, pela Lei Federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009; pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012; e pela Resolução nº 356, de 02 de agosto de 2010, do Conselho Nacional de Trânsito-CONTRAN.

  •  

SMTT reforça linhas de ônibus para atender usuários que farão o Exame da OAB no domingo

5/4/2018, 17:6h

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou esquema especial de transporte público urbano para garantir atendimento ao usuário neste domingo, 8, quando ocorre a 1ª fase do XXV Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todo o país, com provas realizadas também no município de Feira de Santana.

A partir de 11h, a linha de número de ordem 10 – Cidade Nova/CIS via Terminal Central recebe reforço de um veículo extra para facilitar o deslocamento dos candidatos que utilizam o corredor de acesso ao local de provas, na Faculdade Pitágoras, situada à Avenida José Falcão da Silva, no bairro Queimadinha.

A mesma linha atenderá ainda outro evento de grande porte que ocorre na mesma data, a festa de pagode denominada ‘Pagodin’, relocada do Parque de Exposições João Martins da Silva para a Estação da Música.

Ainda, mais três ônibus atenderão a mesma região através da linha especial Terminal Central/Faculdade Pitágoras via Av. José Falcão. Toda a operação será executada pela empresa Rosa.

“Considerando a grande mobilização de pessoas e importância do evento, procuramos atender a solicitação e otimizar para o cidadão o acesso ao transporte público”, salientou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo.

  •  

Veículos prestadores de serviços que atuarão na Micareta devem realizar vistoria a partir do dia 9

5/4/2018, 14:32h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), inicia na próxima segunda-feira, 9, no Parque João Martins da Silva, a vistoria obrigatória de veículos que prestarão serviços no Circuito Maneca Ferreira da Micareta 2018.

O calendário definido pelo órgão municipal estabelece as datas entre os dias 9 e 13 de abril para a vistoria de veículos do Estado, do Município, União e Ministério Público, Coelba, Embasa e Samu 192, prestadores de serviços de telefonia, de transporte de gelo e água.

Já trios elétricos, mini-trios, carros de som e de apoio aos trios, de imprensa e recreativos serão exclusivamente fiscalizados entre os dias 16 e 19 deste mês. A verificação ocorrerá sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A ação será operacionalizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão integrante da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) conforme estabelecida pela portaria nº 018/2018, em parceria com demais órgãos que atuam diretamente na festa, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), 2º Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Divisão Vigilância Sanitária (Divisa) e Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) e Guarda Civil Municipal (GMFS).

Condutores devem ficar atentos a documentação necessária

Segundo o diretor de Planejamento e Estatística da SMTT e coordenador da fiscalização, José Carlos Bacellar (foto), serão cobrados no ato de verificação obrigatória documentos do veículo como Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) com exercício atualizado, estado de conservação, instalações elétricas, hidráulicas e de frenagem.

“A vistoria veicular tem como finalidade proporcionar segurança para os foliões a população em geral envolvida com a folia momesca”, pontua Bacellar.

Somente veículos vistoriados terão acesso ao circuito

O secretário Saulo Figueiredo alerta que apenas terá acesso ao espaço [circuito] da festa momesca os veículos que estiverem devidamente vistoriados e aprovados pela Comissão Técnica da FPI 2018 de vistoria veicular.

“Os condutores deverão portar cartilha de orientação, distribuída pelos técnicos da SMTT, e o adesivo padrão com a inscrição ‘vistoriado’ aprovado por todos os órgãos técnicos envolvidos na ação”, ressalta o secretário.

  •  

Jogo entre Flu de Feira e Vitória terá linhas especiais de ônibus

7/3/2018, 13:42h

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), disponibiliza duas linhas especiais de ônibus para o jogo de hoje, 7, à noite entre Fluminense de Feira e o Esporte Clube Vitória, no Joia da Princesa, em partida decisiva pelo Campeonato Baiano.

Os ônibus estarão à disposição dos usuários, a partir das 18h, saindo do Terminal Central direto para o estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa. Ao final do jogo, as duas linhas especiais farão o itinerário de retorno Joia da Princesa / Terminal Central com total segurança e comodidade.

A operação será realizada pela empresa de transporte público urbano Rosa.

  •  

Problema técnico causa transtornos no trânsito em algumas áreas da cidade, SMT está resolvendo

7/3/2018, 8:42h

Um problema técnico em uma peça do sistema da central semafórica está causando transtornos no transito, em algumas áreas, em Feira de Santana. A informação é do titular da Superintendência Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho. 

Segundo ele, a situação estará sendo regularizada ainda esta semana. O problema técnico afeta o sistema de semáforos principalmente nos cruzamentos da rua Edelvira de Oliveira com a avenida  Maria Quitéria e ruas Thereza Cunha com a Carlos Valadares, repercutindo no tráfego da região e especialmente nos horários de pico.  

"O problema se verifica no plano de horários do sistema, causando retenção de veículos em alguns trechos. Estamos trabalhando para efetuar a substituição imediatamente. Ainda esta semana os ajustes serão feitos e a situação regularizada", garante Mauricio.

De acordo com o superintendente, para haver maior precisão quando da implementação dos novos ciclos de tempos dos semáforos, haverá uma contagem de tráfego para se saber a quantidade de veículos que passam por esses locais nos horários de grande movimento. 

"É uma medida que proporcionará avaliação permanente do trânsito e permitirá ajustes pontuais para torna-lo cada vez mais eficiente. Pedimos desculpas aos motoristas pelos transtornos, mas problemas  técnicos ocorrem e temos de enfrenta-los", diz o gestor da SMT.

  •