SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Vistoria anual da frota de táxis começa dia 17

12/9/2018, 9:13h

Anual e obrigatória, a vistoria da frota de táxis de Feira de Santana será iniciada no dia 17 e encerrada em 23 de novembro. A fiscalização, feita no pátio da Secretaria de Transporte e Trânsito, objetiva observar as condições físicas destes veículos - são 1.350 táxis autorizados e credenciados pela Prefeitura.

A prestação do serviço está condicionada à apresentação do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) devidamente quitado. Os autorizados devem comparecer à Divisão de Concessões e Permissões para retirar e pagar o DAM com antecedência, que terá limite até o dia 23 de novembro.

As avaliações serão realizadas nos dias úteis e das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Diariamente serão distribuídas 30 senhas. O veículo que não for levado à vistoria no prazo previsto será submetido a processo administrativo e poderá ter a sua concessão cassada.

Divisão de Concessões e Permissões

Os autorizatários deverão comparecer à Divisão de Concessões e Permissões e apresentar originais e fotocópias dos documentos: CRV/DUT (Certificado de Registro de Veículo), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), Antecedentes Criminais (emitido pelo SAC).

Também deverão apresentar documento oficial com foto do autorizatário (caso não seja o condutor), título de eleitor, comprovante de residência atual, certificado de aferição do taxímetro/Ibametro 2018, h) inspeção GNV (se for o caso), comprovante de pagamento do DAM, para condutor auxiliar: CNH (categoria B), título de eleitor, comprovante de residência (atual) e Antecedentes Criminais (emitido pelo SAC).

  •  

SMTT faz vistoria preventiva nas plataformas de acessibilidade aos ônibus durante Expofeira 2018

9/9/2018, 17:2h

Visando garantir preventivamente a segurança do usuário que utiliza o serviço de transporte coletivo urbano para ter acesso à 43º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2018, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou esquema de fiscalização diário para vistoria da frota de cem ônibus que operam especialmente durante o evento.

Nas inspeções interna e externa do veículo os fiscais da SMTT checaram o funcionamento do sistema eletro-hidráulico das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Atenção redobrada

“Tivemos atenção redobrada preventiva para este item que melhora a qualidade de embarque de pessoas com necessidades especiais, neste caso, o usuário, reduzindo ainda o tempo de embarque”, explica o secretário Saulo Figueiredo.

A fiscalização da SMTT também inspecionou, no interior dos ônibus, a área reservada para cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia com todos os dispositivos de segurança (encosto, cintos de três pontos e travas), bem como os assentos preferenciais para gestantes, pessoas com sobrepeso, bebês ou crianças de colo e idosos. 

Durante a soltura nas garagens, câmeras de segurança, estado de conservação dos pneus, vidros e lentes, tacógrafos, janelas de emergência, suspensão, parte elétrica, motor, catracas mecânicas, validadores eletrônicos, instrumentos no painel e extintores estiveram entre os demais itens vistoriados.

Até a manhã de hoje (domingo, 9) mais de 15 mil pessoas utilizaram a estação especial para embarque e desembarque de passageiros montada pela SMTT no interior do Parque João Martins da Silva - especificamente na ala sul, ao lado do parque de diversões.

Destaque em acessibilidade

Comparando dados do IBGE, o Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana é destaque entre os 5.570 municípios brasileiros do país e também entre apenas cinco cidades baianas que possui toda a frota de ônibus (total de 250) 100% acessível. 

Além disso, todos os veículos das concessionárias São João e Rosa são monitorados em tempo real por Sistema de Gestão de Frota via GPS e câmeras de segurança.

O levantamento do IBGE aponta que a Região Nordeste é a que tem o menor percentual de municípios (5,3%) com frota acessível, seguida pelo Norte (5,7%) e Sul (9,8%).

  •  

Cem ônibus e estação especial garantem mobilidade e conforto durante a 43º Expofeira

2/9/2018, 16:6h

Uma estação especial para embarque e desembarque de passageiros, no interior do Parque João Martins da Silva - especificamente na ala sul, ao lado do parque de diversões, foi montada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para atender com mais rapidez, comodidade e segurança, entre os dias 2 e 9, os visitantes da 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2018.

A estrutura do equipamento é totalmente coberta e oferece sanitários químicos, acesso individualizado para pessoas com deficiência e necessidades especiais (física, auditiva, visual, mobilidade reduzida, idosos e gestantes), além de moderna tecnologia nas catracas de acesso ao espaço com validadores eletrônicos (bilhetagem digital)  destinado aos usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que possuem o cartão Via Feira.

Ainda, a estação possui posto de venda antecipada para o visitante do parque que escolher pela compra do bilhete unitário ou também realizar recarga do cartão Via Feira. Outra opção é realizar tanto a compra quanto a recarga no Terminal Central de onde os ônibus das concessionárias São João e Rosa sairão desde às 8h até 23h da plataforma E2. A volta do parque vai ser feita até as 23h30.

Otimização da frequência nas linhas

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, a operação especial contempla cem ônibus que atenderão o usuário durante todos os dias do tradicional evento da agropecuária baiana, realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

“Estamos garantindo a mobilidade do cidadão ao Parque de Exposição tanto na ida quanto no retorno para casa. A estrutura interna montada proporciona mais segurança e agilidade através da otimização da frequência nas linhas”, afirma o gestor da pasta.

A equipe técnica da SMTT também instalou pontos provisórios no Parque de Exposição para moto-táxi e vagas exclusivas para táxis.

“Ofertamos, assim, todas as opções de modais de transporte regulamentados pelo município”, frisa Figueiredo.

Confira o roteiro

Ida - Terminal Central, rua Dr. Olímpio Vital, Praça da Bandeira, avenidas Getúlio Vargas e Nóide Cerqueira.

Volta – avenida Nóide Cerqueira, BR 324, avenida Presidente Dutra, rua J.J. Seabra, avenida Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, rua Olímpio Vital, Terminal Central.

  •  

Ônibus extras garantem mobilidade aos candidatos do concurso para professor, neste domingo

2/9/2018, 1:5h

A partir de 6h, neste domingo (2), a cidade de Feira de Santana terá frota extra de transporte público urbano para atender a demanda de passageiros que participa do Concurso destinado a professores do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS).

O esquema especial envolve 12 linhas extras de ônibus das empresas Rosa e São João que atenderão todos os locais onde ocorre a seleção para 11.897 inscritos.

“Os candidatos que utilizam o sistema [Sistema Integrado de Transporte]  podem ficar tranquilos que reforçamos a frota de ônibus para garantir mobilidade até cada unidade onde as provas serão realizadas e também no retorno para suas casas”, ressalta Saulo Figueiredo, secretário de Transportes e Trânsito.

Fiscais da SMTT e das empresas concessionárias orientarão os usuários nos pontos de ônibus e nos terminais (Central, Norte e Sul) do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que necessitam chegar aos portões de acesso dos locais de provas até às 8h15, quando serão fechados. Os ônibus circularão em esquema especial até 14h.

Confira as linhas extras:

010 – Cidade Nova via Terminal Central
061 – Asa Branca / Pampalona
063 – Campo do Gado / Caraíba
067 – Conceição / Santa Bárbara
072 – João Paulo
Linha especial (extra) – Terminal Central / Colégio Militar
001 – Fraternidade via Senador
008 – Fraternidade via João Durval
016 – Santa Mônica
019 – Feira X
020 – Feira VII
026 – Subaé via Santa Mônica

Aplicativo SIU MOBILE

O candidato também pode acompanhar o horário de chegada e partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.

Todos os ônibus estão equipados com sistema de bilhetagem eletrônica que facilita a operação para o usuário que possui o cartão Via Feira Social, proporcionando mais segurança. 

Outra vantagem ao usuário, aos domingos e feriados, é a tarifa com preço reduzido a 50% (R$ 1,90) para pagamento com cartão Via Feira Social.

  •  

Começa auditoria no transporte coletivo de Feira de Santana

22/8/2018, 18:58h

Pela primeira vez, o transporte coletivo em Feira de Santana será alvo de uma auditoria, sob a responsabilidade de empresa especializada. Nesta terça-feira (21), o prefeito Colbert Martins Filho assinou contrato com a Deloitte Brasil Auditoria e Consultoria Empresarial, vencedora de processo licitatório, para realizar o trabalho.

A auditoria representará um raio x em todos os números que permeiam o serviço, prestado pelas empresas de concessionárias de transporte urbano Rosa e São João. Com previsão de ser entregue em seis meses, a análise vai nortear o Município, com base em dados concretos, em relação ao contrato mantido com as concessionárias, verificando se existe efetivamente desequilíbrio econômico-financeiro em prejuízo delas.

Detalhamento dos custos

“Nós vamos requerer um detalhamento das duas companhias, a exemplo do número de passageiros transportados, custo de combustível, pneus, entre outros, e projetar essas informações reais dos últimos anos de operação pelo prazo do contrato firmado com o Município para que possamos apontar, ao final, a tarifa que equilibra o contrato previsto em edital”, explica Eduardo Oliveira, responsável pela indústria de Government & Public Services e pelos serviços de ICP (Infrastructure & Capital Projects) da Deloitte no Brasil.

O custo da auditoria é de R$ 790 mil aproximadamente. A Deloitte Brasil Auditoria e Consultoria Empresarial é uma das mais renomadas do país na atividade especializada. 

Auditoria independente

O prefeito Colbert Filho diz que o investimento terá “custo-benefício relevante” para o Município. “Teremos uma auditoria independente, de alto nível, distante de eventuais influências, que municiará a Prefeitura de dados precisos e importantes para tomada de posições”, afirma o gestor municipal.

Para o secretário de Transportes, Saulo Figueiredo, a contratação desta empresa significa credibilidade e transparência no processo de análise do pedido de reequilíbrio econômico. “O estudo vai dar ao Município uma importante ferramenta. Sempre houve dificuldade, em Feira de Santana, de um diagnóstico preciso, tecnicamente elaborado, sobre o transporte, o que tem suscitado dúvidas. A partir do documento que teremos, com os relatórios da Delloite Brasil, teremos um instrumento fundamental para o futuro do nosso transporte urbano”, explica.

Realizada primeira reunião de trabalho

O secretário de Planejamento, Carlos Brito, informa que a primeira reunião de trabalho da auditoria já foi realizada no mesmo dia da assinatura do contrato na presença de dirigentes da empresa contratada, de representantes das concessionárias de transporte público, a exemplo do empresário Rodrigo Rosa e do gerente da São João, Abel Soares, bem como de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

  •  

Divulgada lista com nomes de permissionários e linhas do transporte alternativo

17/8/2018, 16:5h

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Feira de Santana divulgou a lista com os nomes dos 105 permissionários com as respectivas linhas para o Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC), que farão o transporte de passageiros entre a sede e áreas da zona rural não atendidas pelo transporte regular de passageiros.

A escolha das linhas aconteceu no dia 9 de agosto, em sessão pública realizada no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, quando, observando o princípio da transparência e respeitando o que consta no edital da concorrência, tiveram preferência os licitantes que apresentaram maior oferta.

Os povoados e sedes distritais serão servidas por 27 linhas. Para a sede de Humildes foram licitadas 20 linhas diretas. O bairro do Limoeiro, localizado no extremo sul da zona urbana, terá oito linhas, se constituindo o segundo mais servido com este serviço direto.

Valor ofertado é parcelado em cinco vezes

A exploração do serviço por meio de permissão será a título precário. O total ofertado chegou a R$ 7.412.928,51 – o preço médio das ofertas, R$ 70.599.32. O valor ofertado pelos licitantes classificados será divido em cinco parcelas anuais, sendo que a primeira já foi paga.

  •  

Classificados finais para explorar o Transporte Alternativo em Feira devem comparecer no dia 9

3/8/2018, 18:42h

Os 105 licitantes classificados para explorar, por meio de permissão a título precário e em caráter intransferível, o Sistema de Transporte Público Alternativo de Feira de Santana (STPAC) que tiveram a confirmação do pagamento da primeira parcela do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) devem comparecer, no próximo dia 9 de agosto, às 8h, na sessão pública no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a escolha de vaga e assinatura do contrato. 

A relação final com os nomes constando a confirmação do pagamento - referente à outorga ofertada na licitação no. 334-2017 (Concorrência Pública no. 068/2017) - está publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município (Ano IV - Edição 784) desde o último dia 28 e pode ser conferida acessandowww.diairooficial.feiradesantana.ba.gov.br. 

Documentação necessária

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta que todos os convocados devem estar munidos de documentos pessoais (RG com cópia); cópia do Ato constitutivo, estatuto, ou contrato social em vigor, devidamente registrado (pessoa jurídica), prova de registro comercial (empresa individual); certidões negativas atualizadas de regularidade coma Fazenda Federal, Estadual e Municipal e, ainda, certidão de regularidade do FGTS e Trabalhista. 

O secretário da pasta, Saulo Figueiredo, alerta que a primeira chamada para verificação de todos os presentes ocorrerá às 9h.

"Caso não estejam todos os classificados presentes, será feita segunda chamada às 9h30 quando se iniciará a sessão com os que estiverem presentes, respeitando a ordem de classificação para a escolha da linha e assinatura do contato".

Saulo Figueiredo também ressalta que para promover a isonomia e total transparência da sessão pública, o licitante que porventura chegar após o início do procedimento de escolha da linhas - não tendo passado a sua vez na ordem de classificação - terá o direito de escolher a vaga normalmente. Caso contrário, já passada a ordem de classificação do licitante, o mesmo terá a possibilidade de escolher a vaga no momento que se apresentar entre aquelas (vagas) ainda não escolhidas até o momento da chegada no auditório. 

"Aquele licitante que não comparecer à sessão pública terá para escolha as vagas remanescentes que poderão ser feitas no gabinete da SMTT em data posterior", pontua o secretário. 

Como vai funcionar o novo STPAC

Os novos permissionários terão autorização da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) para operar com veículos de até 20 passageiros exclusivamente em linhas distritais e rurais do município que alimentarão o sistema convencional de transporte urbano, operação esta de exclusividade das concessionárias de transporte público coletivo.

A menor proposta apresentada durante a concorrência pública (068-2017), realizada no dia 30 de janeiro deste ano, foi de R$ 13.220 e a maior atingiu o valor de R$ 195.121. O edital licitatório (nº 334-2017) estabeleceu como critério de julgamento o de melhor oferta de outorga por ordem geral de classificação, limitadas às vagas inicialmente ofertadas, dando o direito ao licitante escolher a vaga de interesse.

A licitação para o STPAC vai render aos cofres do município R$ 7.381.301,01 (divididos em cinco parcelas de R$ 1.476.260,01).

Mais informações podem ser obtidas ainda pelos telefones (75) 3603.7300.

  •  

Ônibus extra garante mobilidade aos candidatos do Exame da OAB neste domingo

3/8/2018, 18:34h

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) montou esquema especial de transporte público urbano para garantir atendimento ao usuário neste domingo, 5, que participa da 1ª fase do XXVI Exame de Ordem Unificado da OAB no município, com provas realizadas em todo o país.

Entre 10h e 19h30, a cada 20 minutos, a linha de número de ordem 10 – Cidade Nova via Terminal Central, operado pela empresa Rosa, recebe reforço de um veículo extra para facilitar a mobilidade de candidatos no corredor de acesso ao local de provas, na Faculdade Pitágoras, situada à Avenida José Falcão da Silva, no Bairro Queimadinha.

O candidato também terá como opção todos os ônibus com saída do Terminal Sul direto para o Terminal Central, onde fará a integração com a linha 10.

“Otimizamos para o cidadão o acesso ao transporte público diante da grande mobilização de pessoas e importância do exame da OAB”, ressalta o secretário da pasta, Saulo Figueiredo.

Aplicativo SIU MOBILE

O candidato também pode acompanhar o horário de chegada e de partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones com recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.

Todos os ônibus estão equipados com sistema de bilhetagem eletrônica que facilita a operação para o usuário que possui o cartão Via Feira Social, proporcionando mais segurança.

Outra vantagem ao usuário, aos domingos e feriados, é a tarifa com preço reduzido a 50% (R$ 1,90) para pagamento com cartão Via Feira Social.

Confira itinerário: Av. José Falcão sentido Av. Senhor dos Passos/Praça Olímpio Vital com acesso ao Terminal Central.

  •  

Linhas do transporte alternativo escolhidas por permissionários dia 9, em sessão pública

2/8/2018, 17:35h

Os 105 permissionários que explorarão, a título precário, o Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC), em Feira de Santana, participarão, dia 9, de uma sessão pública quando escolherão as linhas onde vão atuar e assinarão o contrato com a Prefeitura.

Os primeiros que escolherão são aqueles que apresentaram maior proposta financeira. Todos os futuros permissionários efetuaram o pagamento da primeira parcela referente à outorga.

O restante do valor ofertado será dividido em quatro parcelas, que serão pagas anualmente e será corrigido por um dos índices financeiros oficiais.

Primeira chamada às 9h

A primeira chamada para verificação dos presentes vai acontecer às 9h. Caso todos os convocados não estejam presentes, a segunda chamada será feita às 9h30, quando se iniciará a sessão com os que estiverem no auditório.

Será respeitada a ordem de classificação para a escolha da linha e assinatura do contrato. O licitante que porventura chegar após ter se iniciado o procedimento, e já não tenha sido chamado, terá o direito de escolha da vaga normalmente.

Critério para escolha das vagas

Caso já tenha passado a sua ordem de classificação, fará a escolha da sua vaga no momento que se apresentar, podendo escolher apenas as vagas ainda não escolhidas até momento da sua chegada.

Quem não comparecer à sessão pública vai escolher as vagas remanescentes, evento que vai ser realizado no Gabinete da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em data posterior.

A sessão está marcada para ser iniciada às 8h30, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, à avenida João Durval Carneiro, na Estação Nova.

Documentação necessária

Os permissionários deverão apresentar cópia e original da cédula de identidade (pessoa física), cópia do ato constitutivo, estatuto, ou contrato social em vigor, devidamente registrado (pessoa jurídica), prova de registro comercial (empresa individual).

Mais as certidões negativas atualizadas de regularidade com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal; de Regularidade do FGTS e Trabalhista.

A licitação para o STPAC vai render aos cofres do município R$ 7.381.301,01, divididos em cinco parcelas de R$ 1.476.260,01.

  •  

Redução de cinco ônibus na frota da São João não afeta operação, mas Colbert convoca empresas

27/7/2018, 18:14h

Não haverá alterações na operação das linhas do transporte coletivo de passageiros, em razão da redução de cinco veículos da frota reserva por parte da Auto Ônibus São João, uma das empresas responsáveis, por licitação, para prestar o serviço em Feira de Santana.

A medida, adotada recentemente, foi informada a Secretaria de Transportes e Trânsito. O órgão municipal, após análise técnica, concluiu que a operação do sistema se mantém intacta, tanto a frota operacional quanto a porcentagem contida no contrato de concessão para a composição da frota reserva, entre 5 e 10%.
 
A Auto Ônibus São João já foi notificada pela retirada dos cinco ônibus, sem autorização do poder concedente, e deverá prestar esclarecimentos, conforme preconiza a Lei Municipal 2.397/03.  

O prefeito Colbert Martins convocou os proprietários das duas empresas de ônibus licitadas. No encontro, o gestor vai cobrar informações inerentes a responsabilidade delas na prestação de serviço de qualidade à população.

  •