SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Micareta: vistoria para veículos de serviço será realizada até esta 5ª, no Parque de Exposição

18/4/2019, 13:59h

Os responsáveis por veículos de serviços – oficiais ou de empresas – que serão usados durante a Micareta de Feira de Santana, têm até o final da tarde desta quinta-feira, 18, para submetê-los à vistoria, iniciada na segunda-feira passada.

Apenas serão autorizados a entrar no Circuito Maneca Ferreira os veículos que estiveram com o selo de aprovado nesta fiscalização fixado no parabrisa. A vistoria é obrigatória. A partir de segunda-feira serão avaliados trios e carros de apoio.

A fiscalização coordenada pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho tem como objetivo garantir a segurança de foliões e de quem vai ao Circuito Maneca Ferreira a trabalho. Está sendo realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva – entrada pela portaria da BR 324.

Até o final da manhã desta quarta-feira, 17, mais de cem veículos passaram pelas observações de representantes da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), que coordena o serviço, 3ª Ciretran, DPT, CREA, entre outros.

Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor.

José Carlos Bacelar, que coordena os trabalhos, disse que o serviço é realizado em poucos minutos e que os interessados devem levar os veículos ao parque. “Apenas os vistoriados serão autorizados a trabalhar no circuito”.

  •  

Torcedor contará com esquema especial de transporte para Bahia de Feira e Bahia

12/4/2019, 18:57h

A partida inicial decisiva da final do Campeonato Baiano 2019, neste domingo (14), às 16h, entre Bahia de Feira e Esporte Clube Bahia, no Estádio Municipal Alberto Oliveira (Joia da Princesa), terá serviço especial de transporte urbano.

A partir das 13h, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), disponibiliza ao usuário dois ônibus da empresa Rosa saindo do Terminal Central, situado à Rua Olímpio Vital, direto para o Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa.

O serviço será ofertado até o término da partida, cumprindo o itinerário de volta Joia da Princesa/Terminal Central.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana visa facilitar o deslocamento de torcedores até o ‘Joia’ e o retorno para casa com maior comodidade e segurança.

“É uma exigência do prefeito Colbert Martins Filho que a secretaria otimize a mobilidade do usuário na cidade, principalmente em dias especiais como este do primeiro jogo da final do ‘Baianão’”, explica o secretário Saulo Figueiredo.

Meia passagem

Aos domingos e feriados, o usuário de transporte urbano só paga meia passagem no valor de R$ 1,97 (Decreto nº 10.348/2017) com o Cartão Social Via Feira.

Além disso, o passageiro que for à partida entre o Tremendão e o Tricolor de Aço terá a comodidade do sistema de bilhetagem eletrônica que equipa toda a frota de ônibus do município. A tecnologia facilita a operação no ato do pagamento e proporciona mais  segurança ao usuário embarcado.

Outra vantagem para os passageiros do Sistema Integrado de Transporte (SIT) é o acompanhamento do horário de chegada e de partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário do transporte coletivo em Feira de Santana através do Google Play, seja para as plataformas Android, Windows, e também IOS, ou ainda pelo sítio eletrônico www.viafeira.com.br.

  •  

Vistoria de veículos que atuarão na Micareta começa na segunda-feira, 15

12/4/2019, 12:51h

A vistoria obrigatória para veículos de serviços que atuarão no circuito da Micareta de Feira de Santana e também trios elétricos, carros de apoio e carros de som será iniciada nesta segunda-feira, 15. A portaria assinada pelo prefeito Colbert Martins Filho foi publicada na edição desta sexta-feira, 12, do Diário Oficial Eletrônico.

O atendimento para carros de serviços, a exemplo de veículos de alimentação, cervejarias, veículos oficiais, veículos da imprensa, Ministério Público, Samu, Coelba, Embasa, serviço de telefonia e veículos que transportam gelo e água, será entre os dias 15 e 18 de abril, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Trios elétricos, carros de apoio aos trios, carros de som, mini-trios, recreativos e similares terão vistoria iniciadas no dia 22 até o dia 25, também nos mesmos horários. A vistoria é realizada no Parque de Exposições João Martins da Silva, localizado na BR 324.

Somente terá acesso ao circuito da Micareta os veículos autorizados que estiverem devidamente vistoriados e aprovados pela Comissão Técnica da FPI 2019 de vistoria veicular, portando os documentos comprobatórios da vistoria (cartilha e adesivo padrão vistoriado), com a aprovação de todos os órgãos técnicos que compõem a Comissão.

  •  

Estudantes têm até este domingo para revalidar online o cartão Via Feira Estudantil

29/3/2019, 18:55h

Estudantes das redes de ensino privada e pública estadual têm até este domingo, 31, para revalidar, através da internet, o cartão Via Feira Estudantil e continuar usufruindo este ano do benefício de meia passagem no transporte coletivo urbano garantido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

O processo de revalidação, iniciado no mês de janeiro, é simples e poder ser feito por qualquer dispositivo móvel (celular e tablet), notebook ou computador pessoal, propiciando propicia maior comodidade, rapidez e conforto para o estudante.

O estudante deverá acessar o endereço eletrônico viafeira.com.br/revalidacao ou viafeira.com.br, rolar a tela para baixo e clicar no link Revalidação Estudantil 2019, preencher formulário com dados pessoais (RG, CPF, e-mail, telefone, instituição de ensino, entre outros), tirar uma foto ou scanner (imagem digitalizada do documento) do comprovante de matrícula 2019.1 para quem estuda em faculdades, ou o atestado de frequência para alunos matriculados em escolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e a Associação das Empresas Concessionárias de Transporte Coletivo de Feira de Santana, Via Feira, os atestados de matrícula têm validade de 30 dias, conforme lei municipal, e devem estar carimbados pela instituição de ensino e assinados manualmente ou eletronicamente.

Após realizar a revalidação, o estudante receberá no e-mail informado na ficha cadastral no site da Via Feira uma confirmação do processo e, no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data de entrega do comprovante de matrícula, outra mensagem será enviada no mesmo e-mail com a confirmação da validação, ou também via SMS.

Benefício

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, o cartão estudantil é um benefício garantido pela Prefeitura através da gestão do prefeito Colbert Martins Filho para estudantes - com idade superior a 7 anos - dos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, localizados no município.

“Para cada estudante que possui o cartão, fornecido gratuitamente, é concedida cota de 90 passagens por mês, com desconto de 50% da tarifa vigente, conforme Lei 2399/2003”, explica o secretário.

Mesmo que não utilize o total dos créditos carregados, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício é garantido.

Porém, o abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão.

Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio e a Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.

  •  

SMTT prorroga prazo de vistoria para veículo privado que faz o transporte escolar

15/2/2019, 8:44h

O prazo final para primeira vistoria do transporte escolar privado, determinada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) foi prorrogado até o dia 22. A execução é em caráter obrigatório para todos os autorizados e credenciados à prestação deste serviço.

No primeiro prazo, dos 94 permissionários cadastrados na SMTT, pouco mais de 30 apareceram para submeterem seus veículos à vistoria. Quem não apareceu está prestando serviço irregularmente e, sem a devida observação dos técnicos, podem colocar em risco a segurança dos passageiros.

Quem foi à SMTT e o veículo estava com pendências deverá retornar à unidade para apresentar aos técnicos os devidos consertos.  

Os autorizatários deverão manter sempre atualizados os documentos obrigatórios por lei e comparecer na Divisão de Concessões e Permissões, no período informado, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Deverão apresentar fotocópias e originais, do. CRV (Certificado de Registro de Veículo), CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT), Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso), Certificado de Inspeção do Tacógrafo.

Mais Certidão Negativa de ISS, Antecedentes Criminais (proprietário e condutor), CNH categoria  ”D” do proprietário e/ou condutor), Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Escolar (Proprietário e/ou Condutor), Documento oficial com foto do autorizatário, caso não seja o condutor.

Deverão apresentar título eleitoral, comprovante de residência atual e comprovante de pagamento do DAM de vistoria – que deverá ser retirado na Divisão de Concessões e Permissões.

O não comparecimento à vistoria no prazo previsto implicará na cassação da autorização e estarão, portanto, sujeitos a fiscalização, enquadrados na prática de transporte irregular de passageiros.

  •  

Prorrogado prazo da pré-vistoria do transporte alternativo

12/2/2019, 14:15h

O prazo para pré-vistoria da 1ª etapa de operação do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) foi prorrogado até o dia 25 de fevereiro. Dos 40 permissionários que venceram a concorrência pública para explorar o serviço, apenas 10 se apresentaram na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Os permissionários deverão se apresentar com os seguintes documentos: CRV (Certificado de Registro de Veículo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo; Documento oficial com foto do permissionário, cobrador e condutor; Antecedentes Criminais do permissionário, condutor e cobrador; CNH categoria ”D”; Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Coletivo de passageiros; Título Eleitoral do permissionário, condutor e cobrador; Comprovante de residência atual do permissionário, condutor e cobrador.

O atendimento aos permissionários é realizado de segunda a sexta, sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Divisão de Concessões e Permissões da SMTT.

  •  

Prorrogado o prazo de pré-vistoria do STPAC

22/1/2019, 16:40h

O prazo para pré-vistoria e recebimento de padronização dos veículos permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar – STPAC foi prorrogado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Eles têm até o dia 11 de fevereiro para comparecerem na Divisão de Concessões e Permissões da SMTT, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os permissionários deverão se apresentar no ato da pré-vistoria com os documentos citados abaixo do veículo, seus e dos respectivos operadores (condutor e cobrador) em fotocópias e originais: CRV (Certificado de Registro de Veículo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo;

Deverão apresentar também: Documento oficial com foto do permissionário, cobrador e condutor; Antecedentes Criminais do permissionário, Condutor e cobrador; CNH categoria ”D”; Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Coletivo de passageiros (Condutor); Título Eleitoral do permissionário, condutor e cobrador; Comprovante de residência atual do permissionário, condutor e cobrador.

  •  

Nova linha expressa de ônibus urbano agiliza transporte de passageiros até o centro

22/1/2019, 16:36h

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) iniciou a operação da nova linha expressa 113 - Conder / Av. João Durval via Getúlio Vargas - Expressinho de transporte urbano que passa a atender com mais agilidade os usuários do conjunto habitacional Conder e de mais quatro bairros (Conceição, Caseb, Cel. José Pinto e Ponto Central) na região norte do município.

A vantagem, a partir de agora, é que o usuário tem a opção de pegar o ônibus coletivo do Sistema Integrado de Transporte (SIT) no bairro e se deslocar diretamente até o Centro com destino final na Av. Getúlio Vargas, no conhecido ponto de integração da ZIG.

“É uma linha expressa que criamos para atender grande fluxo de passageiros que opta por um itinerário mais rápido e retorno com facilidade para o bairro de origem sem a necessidade de integração física no Terminal Central”, explica Saulo Figueiredo, secretário de Transportes.

A nova linha 113 - Conder Expressinho será operada diariamente das 6h às 19h30 por dois ônibus da concessionária Rosa com frequência de até 45 minutos, contemplando também no itinerário o Shopping Boulevard.

A unificação por integração temporal com mais duas linhas, a 108 - Conder / Av. Ayrton Senna via João Durval - Terminal Central e a 108 - Conder / Av. Iguatemi via Maria Quitéria - Terminal Central reduziu significativamente o tempo de espera nos pontos de ônibus atendidos pela nova linha

O usuário pagará apenas uma passagem - com bilhete eletrônico -  no valor da tarifa real de R$ 3,60 com o cartão Via Feira, ofertado gratuitamente.

A dona de casa Claudenice da Cruz Azevedo, moradora do Conder, ficou surpresa com a nova linha expressa e aprovou a opção de pegar o ônibus na ‘Getúlio’.

“É mais rápido e consigo chegar em minha residência logo. Gostei!”.

O diretor municipal de Transportes, Rodolfo Júnior, explica que os passageiros também poderão acompanhar os itinerários de ida e de volta, horários e o tempo de chegada nos pontos acessando o aplicativo SIU Mobile.

“A linha encontra-se cadastrada no aplicativo e o usuário terá toda a comodidade e segurança ao usar a tecnologia”, pontua.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.

Confira o itinerário:

Ida – Conjunto habitacional Conder; Rua Conder; Travessa com a Rua Itatiaia; Alamedas B e A (Conj. Alto Rosário); Rua Itatiaia; Rua Gamão, Av. Iguatemi; Av. Ayrton Senna; Av. João Durval; Av. Getúlio Vargas e Ponto da ZIG (final de linha).

Volta – Ponto da ZIG, Av. Getúlio Vargas (Ponto da Receita), Rua Felinto Marques de Cerqueira; Rua Marechal Castelo Branco; Av. João Durval; Av. Ayrton Senna; Av. Iguatemi; Rua Gamão; Rua Itatiaia; Alameda A e B (Conjunto Alto do Rosário), Travessa com a Rua Itatiaia, Rua Conder e Conjunto Habitacional Conder (final de linha).

  •  

Começa nesta segunda, 21, vistoria do transporte escolar

20/1/2019, 20:43h

A vistoria anual obrigatória para veículos que realizam transporte escolar em Feira de Santana começa nesta segunda-feira, 21. Os autorizatários deverão comparecer na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) até o dia 1º de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Nesta semana, até sexta-feira, 25, os proprietários devem retirar primeiro o DAM para pagamento. Após esta etapa, poderá ser realizada a vistoria. É apresentado no momento da vistoria os seguintes documentos: CRV (Certificado de Registro de Veiculo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT); Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso); Certificado de Inspeção do Tacógrafo; Certidão Negativa de ISS; Antecedentes Criminais (Proprietário e Condutor); CNH categoria ”D” (Carteira Nacional de Habilitação do Proprietário e/ou Condutor); Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Escolar (Proprietário e/ou Condutor); Documento oficial com foto do autorizatário, caso não seja o condutor; Título Eleitoral; Comprovante de residência atual; e Comprovante de pagamento do DAM.

Os veículos devem ser apresentados à pista de vistoria, lavados, aspirados e em perfeito estado de utilização no Transporte Escolar. São verificados os equipamentos obrigatórios e de segurança; pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veiculo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; e outros requisitos e equipamentos estabelecidos pelo CONTRAN.

Os veículos com pendências terão o prazo de retorno determinado pelo vistoriador da SMTT para saná-las. Os que não comparecerem à vistoria nos prazos previstos terão a sua autorização cassada.

  •  

Licitação visando contratação de segurança desarmada para a SMTT prossegue nesta quarta

8/1/2019, 17:42h

O Governo Municipal de Feira de Santana está convocando empresas especializadas na prestação de serviços de segurança desarmada a fim de atender às necessidades de segurança na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para dar continuidade à licitação visando a contratação dos serviços. O certame, na modalidade Pregão Presencial, prossegue nesta quarta-feira, 09, às 14h30min, no prédio da Prefeitura, à avenida Sampaio, 344, Centro.

Nesta etapa da licitação de número 280/2018, na modalidade Pregão Presencial 154/2018, estão sendo convocadas 13 empresas para dar continuidade ao processo, licitatório, conduzido pelo pregoeiro Fabrício dos Santos Amorim.

Estão participando da licitação as empresas Silver Vigilância e Segurança Ltda, Guardsecure Segurança Empresarial Ltda, General Security Vigilância, Braspe Vigilância e Segurança Eireli, Jaguar Segurança Privada Ltda-ME, Exseg Segurança Privada Ltda – ME, Ceb Segurança Ltda, DFA Segurança Patrimonial e Vigilância Ltda, Privat Vigilância e Segurança Patrim. Eireli – EPP, Proagil Segurança e Vigilância Eireli, Única Segurança Patrimonial Ltda, Vigseg Vigilância e Segurança de Valores Eireli e Look Segurança Privada Eireli.

  •