Complexo de viadutos da Cidade Nova é alvo de furto e vandalismo

20/10/2017, 12:9h

O Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota, trecho da rotatória do bairro Cidade Nova, está sendo alvo de furto e vandalismo e até mesmo furto de material elétrico.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton, danificaram recentemente o quadro de medição de energia que alimenta o referido viaduto e furtaram o disjuntor e os cabos. Na oportunidade, ele informou que a substituição dos equipamentos será feita a partir desta sexta-feira. “Vai ser instalada uma tela de proteção com cadeado no quadro de medição de energia, para que seja dificultada a ação de vândalos”, disse.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, salientou que a ação de depredação na cidade vem ocorrendo pontualmente, “mas ali na área do Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, que é o ponto central da estrutura paisagística do Portal II, que se estende na José Falcão e Transnordestina, tem sido foco de maior incidência de depredação ou maldade humana, dentro das áreas verdes de Feira de Santana”.

Conforme Deodato, recentemente, na área supracitada quebraram dez palmeiras e furtaram o conjunto de bombas elétricas para irrigação, tendo como consequência a sua desativação. “Em função do não funcionamento do sistema de irrigação, as gramas não se sustentaram e as árvores que se mantiveram foram quebradas e outras até furtadas”.

O secretário da SESP, Justiniano França, lamentou a situação e disse que a revitalização do local já está sendo providenciada pela Secretaria de Serviços Públicos. Ele destacou que as ações dos vândalos ao patrimônio público atingem diretamente todos os cidadãos e contribuintes.



  •  

Descarte irregular de entulho vai gerar multa

12/10/2017, 8:43h

O descarte irregular de resíduos da construção civil em ruas e terrenos de Feira de Santana vai gerar multa aos infratores que varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil – a partir da terceira reincidência, mais medidas administrativas e a apreensão do veículo.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho sancionou a lei, autoria do vereador Antônio Carlos Passos de Ataíde, que objetiva o disciplinamento deste tipo de prestação de serviço, bem como a correta destinação e a aplicação de multas em caso de não cumprimento da lei.

São resíduos de construção civil os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. Os entulhos deverão ser classificados nas classes A, B, C e D, conforme Resolução do Conama.

São resíduos de secos domiciliares recicláveis aqueles provenientes de residências ou de qualquer outra atividade com características domiciliares ou a estes equiparados constituído principalmente por embalagens e que podem ser submetidos a um processo de reaproveitamento.

A Secretaria de Serviços Públicos vai criar o Controle de Transporte de Resíduos da Construção Civil, cujo objetivo é a identificação, o disciplinamento dos fluxos e dos transportadores envolvidos e a destinação adequada dos resíduos.

Estes transportadores - pessoa física ou jurídica - terão o prazo de 180 dias para se cadastrarem na SESP. Apenas poderão prestar seus serviços depois de regularizado.

Por transgressão do disposto nesta Lei e das normas dela decorrentes, consideram-se infratores: o representante legal proprietário do veículo transportador, o motorista e ou o proprietário do veículo transportador ou caixa estacionária e o responsável cadastrado no CT.



  •  

Atingir 100 praças revitalizadas este ano, meta da Sesp

6/10/2017, 14:57h

Com o objetivo de oferecer ambientes agradáveis, limpos e de convívio social, onde as pessoas possam interagir, criar vínculos, praticar atividades esportivas, recreativas e de lazer, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando a revitalização de praças públicas nas zonas urbana e rural.

De acordo com o diretor do Departamento, Deodato Peixinho, em Feira de Santana há mais de 180 praças públicas, que recebem manutenção periódica com serviços de pintura; corte de gramas; poda de árvores; replantio de mudas; manutenção da iluminação e do sistema de irrigação; reposição de lixeiras; recuperação de piso, meio-fio, bancos e de parques infantis; entre outras intervenções para prolongar a vida útil desses equipamentos.

“A SESP revitaliza ou recupera uma média de oito a 12 praças públicas mensalmente. As praças dos conjuntos ACM, Luís Eduardo e Feira IV, bem como do Povoado Alto dos Santos, Candeal II, Tiradentes e 2 de Julho estão entre os logradouros que já receberam manutenção este ano. Estamos trabalhando intensamente para ultrapassarmos, até o final do ano, a marca de 100 praças revitalizadas”, anseia.

O secretario da SESP, Justiniano França, ressaltou que praças públicas preservadas geram maior qualidade de vida aos moradores e visitantes. “Infelizmente, os atos de depredação de bens públicos ainda são constantes, o que gera prejuízos ao meio ambiente e ao erário. É preciso que os cidadãos e cidadãs criem a consciência de preservar e de valorizar os espaços e equipamentos públicos”, avalia.



  •  

Sesp faz limpeza geral dos viadutos

//,

Os viadutos de competência da Prefeitura Municipal de Feira de Santana vão passar por uma limpeza geral, que incluem serviços de varrição, lavagem e retirada de publicidade irregular, sobretudo cartazes.

O viaduto do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e João Durval foi o primeiro a receber a manutenção, que é realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Pública. No próximo domingo, a partir das 7h, as equipes da SESP iniciarão a limpeza no Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, a iniciativa tem por finalidade a conservação dos equipamentos e a redução da poluição visual, que afeta a paisagem estética, causa estresse e influência até em acidentes de trânsito.

Ele disse que a Polícia Rodoviária Federal e a Superintendência Municipal de Trânsito darão o suporte a SESP, uma vez que se faz necessária a suspensão do tráfego de veículos por algumas horas, para a execução dos serviços de limpeza nos viadutos.



  •  

Mais de mil árvores estão sendo plantadas em parques e avenidas de Feira

21/9/2017, 12:59h

Até o final desta semana, parques e avenidas de Feira de Santana ganharão mais de mil novas árvores, sendo que aproximadamente 40% são frutíferas e os 60% tem características de arborização e revegetação. Nesta quinta-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore.

As árvores serão plantadas no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, e nas avenidas Maria Quitéria e Ayrton Senna. “O plantio é um presente que a cidade ganha, na semana do seu aniversário”, diz o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.

Outras 300 mudas de rosa graxa, espécie ornamental, serão plantadas nas avenidas Ayrton Senna e Fraga Maia. De acordo com o diretor, metade das novas árvores foi produzida no viveiros localizado no Parque da Cidade e a outra é resultado de doações feitas ao município.

Todos os cidadãos, inclusive escolas, estão convidados a participar do plantio das árvores no Parque da Cidade, logo pela manhã. As frutíferas, diz o diretor, tem como objetivo de dentro de mais alguns anos, quando iniciarem a produzir, oferecer alimentos e atrair pequenos animais e pássaros ao parque.

A meta do DAV, diz o diretor, é que até o final do ano sejam plantadas mais de cinco mil novas árvores em Feira de Santana.



  •  

Rua Nova e áreas próximas recebem manutenção de iluminação pública

15/9/2017, 8:35h

As ruas dos bairros Rua Nova, Tanque da Nação (conjunto Feira IV) e Calumbi (conjuntos Feira IX e Morada do Sol e loteamentos Morada Tropical e Monte Pascoal) estão sendo assistidas pelos os mutirões da iluminação pública promovidos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP). O objetivo desta ação, que contemplará toda a cidade, conforme o secretário da pasta, Justiniano França, é melhorar a visibilidade noturna e proporcionar comodidade e segurança aos moradores e transeuntes.

Ele disse que os serviços abrangem troca de lâmpadas queimadas, relés, reatores e, em alguns casos, substituição dos braços e luminárias dos postes totalmente danificados por vândalos.

Justiniano informou que, após a finalização dos mutirões nas comunidades supracitadas, as equipes da SESP irão atender as solicitações dos moradores da Cidade Nova e Parque Ipê. “A SESP está atendendo com urgência as comunidades onde há o maior número de solicitações. No entanto, vale ressaltar que esses mutirões não interferem no atendimento diário do Departamento de Iluminação Pública aos demais bairros e distritos”, afirmou.

A solicitação de reposição de lâmpadas pode ser feita por meio dos telefones (75) 3602-8110, 3602-8115, 3602-8117 e Whatsapp (75) 99833-2325, além da Central de Atendimento 156, da Prefeitura Municipal, ou pessoalmente no Departamento de Iluminação Pública, situado na rua dos Tupinambás, 275, bairro São João, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O secretário voltou a pedir a colaboração da comunidade para contribuir com a preservação da iluminação pública, principalmente denunciando atos de vandalismo, a exemplo da depredação de lâmpadas, que deixa as ruas às escuras e inseguras, obrigando a administração municipal gastar mais verba para reposição desse material.



  •  

Serviços Públicos tem 75 homens atuando na Expofeira

28/8/2017, 8:49h

Uma equipe formada por 75 pessoas, das mais diversas áreas, estará atuando nos preparativos, durante o evento e também após a 42ª  Exposição Agropecuária de Feira de Santana, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. É uma das pastas que mais participam da infraestrutura do Parque João Martins da Silva e arredores, nesse período. A Expofeira acontece de 3 a 10 de setembro. 

No momento, de acordo com o secretário Justiniano França, a SESP  já está finalizando os serviços de manutenção da iluminação pública, revitalização das áreas verdes e de limpeza nos principais locais que dão acesso ao parque: avenidas Getúlio Vargas, Nóide Cerqueira, Presidente Dutra e alguns trechos da BR-324.

Ele diz que o planejamento operacional da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) está sendo executado para proporcionar um ambiente seguro, limpo, bonito, iluminado e confortável.

Segundo ele, todos os departamentos da SESP foram mobilizados para contribuir com a eficiência do evento. “O Departamento de Iluminação Pública está concluindo a manutenção da iluminação existente no Parque, a exemplo dos serviços de troca de lâmpadas e reatores. Também está sendo colocado uma iluminação especial, por meio de refletores de 1000 watts, na área de tráfego de pedestres, visando propiciar uma melhor luminosidade”, ressaltou.

Além disso, conforme Justiniano, a SESP estará executando a ligação de energia elétrica das barracas comerciais, stands, palco fixo, entre outros pontos imprescindíveis ao evento. “Durante o período da Expofeira, uma equipe do Departamento de Iluminação Pública ficará de plantão para atender qualquer eventualidade”, assegurou.

No tocante ao Departamento de Áreas Verdes, o secretário informou que o setor está executando no Parque de Exposições João Martins da Silva capinação seletiva, serviços de podas árvores, além de atividades como roçagem dos canteiros, retirada de palhas de palmeiras, cocos e galhos que oferecem risco à segurança das pessoas. Quanto ao Departamento de Limpeza Pública, ele disse que o trabalho consiste na varrição, dedetização, higienização, pintura de meio-fio e recolhimento do lixo.



  •  

Mutirão de reposição de lâmpadas: saiba como solicitar troca

18/8/2017, 16:57h

Após o bairro Mangabeira, o mutirão de reposição de lâmpadas da Prefeitura de Feira de Santana está sendo iniciado nos bairros Conceição I e II. A informação é do chefe do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton. Segundo ele, na quinta-feira, 17, foram finalizados os serviços na Mangabeira. A operação do órgão, vinculado a Secretaria de Serviços Públicos, vai contemplar toda a cidade.

Conforme José Wilton, de acordo com a quantidade de solicitações, os próximos bairros a serem atendidos com a manutenção da iluminação pública, na próxima semana, serão Campo Limpo, Jardim Cruzeiro, Queimadinha, Rua Nova, Tomba e Feira X. Sete equipes do Departamento de Iluminação Pública estão sendo mobilizados para esta operação de manutenção
 
A solicitação de reposição de lâmpadas pode ser feita por meio dos telefones da SESP (75) 3602-8110, 3602-8115, 3602-8117 e Whatsapp (75) 99833-2325, além da Central de Atendimento 156, da Prefeitura Municipal, ou pessoalmente no Departamento de Iluminação Pública, situado na rua dos Tupinambás, 275, bairro São João, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Também está sendo feita a substituição de lâmpadas queimadas nos distritos Maria Quitéria e Humildes. O objetivo, conforme o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, é melhorar a visibilidade noturna e, consequentemente, proporcionar comodidade e segurança aos munícipes.



  •  

Árvore "Chorona", a maior da avenida Getúlio Vargas

18/8/2017, 8:51h

Aos 14 anos, uma árvore da espécie samânia, também conhecida como “chorona”, se destaca no final da Getúlio Vargas pela altura, perímetro do tronco e sua copa. É, seguramente, a maior e uma das árvores mais bonitas de toda a avenida.

A chorona tem cerca de 15 metros de altura – crescimento médio de um metro por ano, cerca de três metros de circunferência e uma área sombreada que cobre mais da metade de ambas as pistas de rolamento da avenida.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, disse que a árvore foi plantada para substituir outra da espécie sabiá, que estava definhando devido a uma praga de erva de passarinho, quando do lançamento do Projeto Ponto Verde.

À época foram plantadas outras cinco choronas, que também estão crescendo ao longo da avenida e que dentro de pouco tempo se destacarão entre os flamboyants, um dos marcos da vegetação da Getúlio Vargas.

O projeto, ao longo dos anos, plantou milhares de novas árvores em ruas e avenidas de Feira de Santana e distribuiu outra quantidade do “kit Ponto Verde”, que é uma árvore pedida por cidadãos ao DAV, onde recebem orientação técnica de como plantar e cuidar da árvore.



  •  

Iniciada construção de sistema de irrigação de áreas verdes da Getúlio Vargas e Olímpio Vital

15/8/2017, 8:38h

Dentro de aproximadamente três meses, as áreas verdes da avenida Getúlio Vargas e da rua Olímpio Vital serão irrigadas. A instalação do sistema, que terá cerca de 3,4 quilômetros de extensão, foi autorizada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho nesta segunda-feira, 14.

“É um sistema moderno e que vai atender as necessidades de irrigação de toda a extensão”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Será implantado um bombeamento inteligente que evita o desperdício de água e gasto desnecessário de energia elétrica”.

“Sensores desligarão o sistema quando detectarem pingos de chuva, bem como as bombas serão ligadas e desligadas automaticamente”, disse o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França. Os aspersores serão automáticos e não ficarão à vista das pessoas.

O sistema de irrigação, explica o agrônomo Alcyvando Júnior, será dividido em sete setores, que terão funcionamentos independentes, com tubos que variarão de 25 a 50 milímetros. “A grama será molhada três horas por dia”.

O engenheiro Sérgio Cordeiro, da Naan Irrigation Systems, disse que servidores municipais, lotados na Sesp, passarão por treinamentos para que aprendam operar o sistema. Enfatizou também que serão gerados dez postos de trabalho, diretos.

A grama que será plantada é a da espécie esmeralda, que tem boa qualidade paisagística.



  •