Programação no Centro de Educação Inclusiva marca o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

2/4/2024, 16:51 |
As atividades seguem até a próxima sexta-feira

Nesta terça-feira, 2 de abril, data marcada pelo Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva deu início a uma programação especial para estudantes e familiares. O objetivo é difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de destacar a importância do acolhimento e respeito. 

As atividades, que seguem até a próxima sexta-feira, envolvem rodas de conversa com as famílias, produções artísticas com os estudantes acompanhados, oficina de bonecos sensoriais, atividades com o corpo, brincadeiras populares, entre outros. 

“Pensamos em uma proposta que acolhesse tanto o estudante, quanto a família buscando estimular essa interação, promover a socialização, um momento em que a criança tivesse essa oportunidade de brincar. Somado a isso, temos um momento de conscientizar sobre a importância de  acolher, conhecer e  respeitar”, explica a psicopedagoga Jamile Mascarenhas. 

Ana Lúcia Ribeiro e o filho David Wilson Soares, de 12 anos, aproveitaram a chance de fazer ainda mais coisas juntos: pintaram, brincaram e jogaram. Acompanhado há quase dois anos no Centro, ela destacou o quanto o garoto tem se desenvolvido. 

“Eu aprendo muito com ele. Quando nós chegamos, ele tinha várias dificuldades e tudo era novo para ele e para mim também. Eu aprendi a amá-lo ainda mais. Hoje é possível ver o quanto já se desenvolveu e eu agradeço muito a toda a equipe. Torço para que ele, assim como outras pessoas com TEA, seja cada vez mais respeitado”, conta. 

Valentina Rosa também participou das atividades na manhã desta terça. Acompanhada da mãe, Ivana Rosa, durante a aula de psicomotricidade, fez exercícios que contribuíram para o seu desenvolvimento e autonomia. “É muito legal poder fazer parte da evolução dela”, comemorou Ivana. 

O professor e psicomotricista Márcio Anunciação explica como a psicomotricidade estimula a evolução das crianças com Transtorno do Espectro Autista. “De acordo com a literatura, 85% das crianças com TEA apresentam problemas e prejuízos psicomotores. Por isso, a gente trabalha com controle postural, coordenação fina e grossa, lateralidade, equilíbrio, organização espacial, temporal e outros fundamentos que são importantes para a vida dessa criança, seja na escola, no ambiente familiar, e na convivência em grupo”.



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