Hospital da Mulher celebra 32 anos com homenagem aos profissionais que fazem parte da sua história

5/2/2024, 15:52 |

Há 32 anos, o saudoso prefeito Colbert Martins da Silva (in memoriam) idealizou a transformação da Maternidade Santa Maria em um complexo materno-infantil. Nascia o Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher. A unidade é administrada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, e hoje é reconhecida como a maior maternidade do interior da Bahia, com 700 partos realizados por mês.

Ao longo de mais de três décadas, a medicina e a assistência evoluíram, surgindo diversas novas especialidades e profissionais, ampliando a oferta de serviços tanto ambulatoriais como no laboratório de análises clínicas. Tornou-se um hospital escola para médicos residentes, credenciados pelo Ministério da Saúde, e especializando profissionais de saúde em obstetrícia.

A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destaca que valorizar os profissionais da saúde é uma das metas da administração municipal. Nesse contexto, o prefeito Colbert Filho não mediu esforços para aumentar o quadro de especialistas em pediatria e para a saúde da mulher.

"Hoje, nossa homenagem vai para as equipes médicas e de todas as áreas de saúde do nosso quadro de funcionários. Posso afirmar que são de excelência, o que nos dá a tranquilidade de falar sobre a nossa assistência, desde a emergência até os outros serviços de saúde que oferecemos aqui, no CMPC e CMDI. Nossos funcionários são capacitados durante todo o ano, pois trabalham incansavelmente para garantir a vida e o bem-estar dos nossos pacientes", salientou Gilberte Lucas.

Ela enfatiza que, no aniversário do Hospital da Mulher, a instituição presta uma homenagem aos seus profissionais, mostrando o quanto cada um deles é vital para o desenvolvimento e crescimento da instituição. Durante toda a manhã de terça-feira, 30, os 32 anos do Hospital da Mulher foram lembrados com muita emoção para pacientes e funcionários. Ao som do violinista Neemias Cruz, pelos corredores da unidade, foram entregues flores e cupcakes para pacientes, visitantes e funcionários.

Observando e admirando toda a organização do aniversário de 32 anos do Hospital da Mulher, Ivonilda Euzébio, funcionária desde 1993, relembrou quando tudo começou.

"Juntos, movemos essa história! Tudo começou com apenas 28 leitos, e hoje o Hospital da Mulher tem 162 leitos, com enfermarias A, B, C e D, sem falar na Casa da Puérpera e no Banco de Leite, que é referência. Essa é a nossa meta, que as diferentes áreas de saúde cumpram seu papel com o propósito de cuidar de vidas", disse a administradora Ivonilda Euzébio.

Maria das Dores Costa Ribeiro, chefe da divisão administrativa da Fundação Hospitalar, afirmou que as comemorações dos 32 anos do Hospital da Mulher ressignificam a importância da instituição para sua vida e para os feirenses.

"Ao longo dos meus 17 anos de trabalho aqui, só me resta dizer, nesse momento tão emocionante, gratidão, em primeiro lugar, a Deus, e em segundo lugar, ao prefeito Colbert Filho e a Gilberte Lucas, que cuidam do Hospital da Mulher como a menina dos olhos", relatou.



  •