Cartilhas do projeto Respira Jacuípe vão auxiliar os professores no ensino dos cuidados com o meio ambiente

8/12/2023, 10:33 | Foto: Divulgação
Iniciativa vai contemplar 30 escolas municipais localizadas no entorno da Bacia do Jacuípe

As cartilhas do projeto Respira Jacuípe estão em processo de editoração e logo em seguida serão distribuídas em 30 escolas municipais localizadas no entorno da Bacia do Jacuípe. O material vai auxiliar os professores e alunos de forma lúdica, facilitando o entendimento. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Essas cartilhas foram cuidadosamente elaboradas para tornar o aprendizado sobre a preservação da Bacia do Jacuípe envolvente e acessível para os alunos. O conteúdo foi produzido por professores que participam do projeto, juntamente com Rafael Anton, professor orientador do programa, sob direção da coordenadora pedagógica do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Liliã Cerqueira.

"O conteúdo é bastante diverso. Com as cartilhas, as crianças serão instigadas a pensarem sobre o seu pertencimento como moradores da cidade, conceito gerais sobre rios e seus desdobramentos, os problemas ambientais pelos quais o Rio Jacuípe vem passando, um pouco sobre o processo do projeto para os professores e muito mais", explica Liliã Cerqueira.

Ainda segundo a coordenadora pedagógica do Senac, o próximo passo é alinhar estratégias para o próximo ano com a Secretaria Municipal de Educação.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, informa que pretende solicitar uma audiência com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia para que as cartilhas também sejam distribuídas para alunos da rede estadual.

O projeto Respira Jacuípe tem parceria do Instituto Pensar Feira, Sustentare, Embasa, Senac e Seduc.



  •