Novo manual de dengue é tema de capacitação para profissionais de saúde

12/4/2024, 8:56 | Foto: Danielly Freitas
Hidratação correta é um dos fatores essenciais para evitar complicações

O novo manual de dengue para 2024, elaborado pelo Ministério da Saúde, foi a pauta da capacitação para enfermeiros e médicos da rede municipal de Feira de Santana. A atualização foi realizada nesta quinta-feira (11), no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Para a infectologista, Melissa Falcão, a dengue é uma doença na qual as mortes podem ser evitadas. Ela também destaca que a hidratação correta é um dos fatores essenciais para evitar complicações.

“A hidratação é diferente em cada período da dengue. Pacientes do grupo A que tem dengue, sem nenhuma comorbidade, a recomendação é 60ml/kg ao dia e retornar ao sentir sinais de alarme. Já os pacientes do grupo B, que possuem comorbidades, grávidas, crianças pequenas ou idosos, devem voltar diariamente à unidade para fazer o hemograma e ser avaliado”, frisou.

A infectologista orienta que todos os pacientes que apresentem qualquer sinal de alarme- sintomas que antecedem o quadro de gravidade da dengue- devem ser internados e hidratados por um período mínimo de 48h. “A nossa rede está sendo toda capacitada para que as mortes por dengue não aconteçam”, enfatizou.

A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, ressalta que o manejo clínico assertivo é imprescindível para salvar vidas.

“Desde que observamos o aumento de casos em 2023, temos investidos em diversos treinamentos para dar segurança aos profissionais que atuam de forma direta sendo o primeiro contato do paciente”, salientou Cristiane.