Mais de 1.300 doses contra gripe Influenza foram aplicadas no dia D

6/5/2024, 8:34 | Fotos: Thiago Paixão

Neste sábado (4), dia D de vacinação contra a gripe Influenza, 1.305 feirenses compareceram às unidades do Programa Saúde na Hora e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber a dose que garante a proteção contra a doença.

A maior aplicação foi realizada no auditório da SMS (535), seguida da Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Ipê I, II e III que contabilizou 154 doses utilizadas e em terceiro lugar esteve a USF Rua Nova I, II/ Barroquinha com 150 pessoas imunizadas.

A professora, Rosângela Oliveira, conta que ficou sabendo da oportunidade através de um familiar. Ela destaca que por ter a imunidade baixa não deixaria de comparecer. “A vacina é muito importante para manter a nossa qualidade de vida e o bem-estar. Vacina é prevenção”, frisou.

Já a servidora pública, Priscila Santana, relata que desde pequena foi ensinada sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação. “A gente veio de uma pandemia e só voltamos à rotina após a vacina. Isso já é motivo suficiente para que as pessoas venham se imunizar”, enfatiza.

Quem ainda não tomou a dose, deve procurar uma das 104 salas de vacina que funcionam de segunda a sexta-feira. O imunizante está disponível para toda a população acima dos seis meses de vida. Para ter acesso, é preciso levar documento de identificação com foto e caderneta de vacina.

De janeiro até abril, Feira de Santana registrou 10 mortes por influenza, sendo três em crianças menores de dois anos. Metade dos pacientes que evoluíram a óbito não tinham tomado a vacina ou possuíam o registro de imunização.