Fila da regulação com 57 pacientes nesta quarta-feira

27/3/2024, 17:26 |

Em Feira de Santana, 57 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar nesta quarta-feira, 27. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Uma idosa de 81 anos com pneumonia bacteriana aguarda há oito dias por uma regulação. Ela está internada na UPA Queimadinha e espera transferência para uma unidade hospitalar para receber o tratamento adequado.

Os pacientes também estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Do total, 19 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 10 na UPA Mangabeira e 28 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (6), Parque Ipê (7), George Américo (2), Humildes (1), São José (1), Rua Nova (4) e Tomba (7).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.