Capacitação para atendimento aos pacientes com feridas é realizada na USF do Parque Ipê

25/4/2024, 8:42 | Foto: Divulgação SMS

Com o objetivo de promover um atendimento humanizado e mais acolhedor, recepcionistas, porteiros e equipe da higienização da Unidade de Saúde da Família- USF do Parque Ipê receberam treinamento para acolher pessoas com feridas que chegam até o local. A capacitação foi realizada na última terça-feira (23), na própria unidade.

Segundo a presidente da comissão de pele e feridas da rede municipal, Vera Lúcia Galindo, as orientações também serão estendidas para o setor técnico, mas neste início vai abranger aqueles que atuam diretamente na ponta e são o primeiro contato do paciente.

“O primeiro atendimento faz diferença na forma como a pessoa com ferida vai sentir segurança dentro da unidade para continuar o tratamento. Queremos promover uma experiência positiva desde a entrada até a saída das nossas unidades, compreendendo as necessidades do paciente e auxiliando de forma empática. Já fizemos na Rua Nova e a intenção é levar para algumas unidades do Programa Saúde na Hora que tem funcionamento ampliado até as 21h”, destacou.

Vera ainda ressalta que os portadores de feridas crônicas podem estar emocionalmente vulneráveis devido às condições de saúde. “Pode acontecer desse paciente demorar de ir até uma unidade porque não está confortável, a ferida tem um odor forte e ele não fica à vontade de ser visto dessa maneira. E é nessa hora que entra o acolhimento, a humanização e o respeito à dignidade do paciente para que ele tenha todos os seus direitos assegurados”, frisou.



  •