Auxílio moradia já foi viabilizado para 240 pessoas neste ano

27/3/2024, 11:21 | Foto: Jorge Magalhães
Beneficio é assegurado para quem não tem moradia própria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já viabilizou o auxílio moradia para 240 pessoas, neste ano. O Aluguel Social é destinado a quem vive em situação de vulnerabilidade social e não tem moradia própria, sendo que o benefício é assegurado por um período de seis meses, tempo considerado necessário para o cidadão se adequar a uma nova realidade.
 
Para ter acesso ao Aluguel Social, o interessado deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do território de abrangência, onde será agendada a visita do assistente social para elaborar o relatório social. 
 
O titular da pasta, Denilton Brito, afirma que a procura pelo benefício aumentou após o período de chuvas intensas no município. “Diante da situação emergencial, a Secretaria de Desenvolvimento Social reformulou os procedimentos de contratação, tornando menos burocrático e sem prejuízo do controle social”. 
 
Antes a Prefeitura ficava responsável pela procura do imóvel. Agora, explica o secretário, o beneficiário é quem procura o imóvel que mais agrada, fecha o contrato e a Sedeso efetua o pagamento através de depósito diretamente em conta bancária. O valor do imóvel não deve ultrapassa de 1/3 do salário mínimo. 
 
A chefe da Divisão de Benefício, Alda Carmo, explica ainda que caso o valor do imóvel seja acima do valor estabelecido, o interessado deve assumir essa diferença no pagamento.


  •