Alunos da escola Maple Bear visitaram a Prefeitura e conheceram o Poder Executivo

11/4/2024, 14:27 | Foto: Valdenir Lima
Estudantes conheceram o Paço Municipal Maria Quitéria e o funcionamento da Prefeitura

Um grupo com 13 alunos da 4ª série da escola canadense bilíngue Maple Bear realizou uma visita à sede da Prefeitura de Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (11). Na visita, que faz parte de um projeto pedagógico da escola, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Executivo, fazer um passeio pelo prédio que comporta a administração pública e conversar com o prefeito Colbert Martins Filho. 

Os estudantes estavam acompanhados pelos professores, pela diretora da instituição de ensino e pela equipe de coordenação pedagógica. Estiveram presentes na condução da visita escolar, a secretária de Educação, Anaci Paim e a secretária de Comunicação Social, Renata Maia. 

Durante a visita, o prefeito contou aos estudantes a história do Paço Maria Quitéria, explicou como funciona a administração pública, qual é o seu papel na administração, contou sobre a sua rotina no dia a dia e o trabalho dos secretários. 

Diante dos questionamentos dos pequenos, Colbert aproveitou para frisar que não trabalha sozinho. “O trabalho é em conjunto com os vereadores da Câmara Municipal e baseado nas leis. A Prefeitura propõe e a Câmara aprecia”, disse o prefeito aos estudantes. 

No bate-papo bem descontraído, o prefeito encorajou as crianças a estudarem e se prepararem para no futuro ocupar cargos como o seu atual, enfatizando a importância da educação e do conhecimento para exercer funções de liderança.

Colbert também destacou a contribuição dessa visita na formação cidadã desses estudantes, permitindo que eles conheçam desde cedo a realidade do funcionamento do governo.

“Nós recebemos hoje com maior alegria estudantes e professores que vieram aqui na Prefeitura saber como funciona o poder executivo, como funciona o poder legislativo, tudo parte do aprendizado e do ensino dessas crianças, um ensino cidadão. O grupo que veio aqui estava bastante curioso para poder ver como é que as coisas funcionam. Quem sabe um deles não esteja sentado no meu lugar daqui há alguns anos”, destaca o prefeito. 

Durante a sua fala aos estudantes, a secretária de Educação, Anaci Paim, explicou sobre o seu trabalho à frente da pasta e os investimentos na área. “Em Feira de Santana nós valorizamos a educação. Temos a primeira escola pública da Bahia com uma piscina que tem medição olímpica. Outra novidade são os laboratórios robóticos que implantamos. A Prefeitura investe para que as escolas municipais estejam em pé de igualdade com as escolas da rede privada”, disse a secretária Anaci Paim aos estudantes. 

Segundo a diretora da escola Maple Bear, Ana Clara Ribeiro, o objetivo da visita é mostrar aos alunos os bastidores da cidade e o papel do prefeito, relacionando com o conteúdo que estão estudando em sala de aula sobre os três poderes. Uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática e tirarem suas dúvidas e curiosidades. 

“A gente entende que é importante eles conhecerem outras realidades, principalmente essa realidade de como funciona, como são os bastidores da nossa cidade, de como é a gestão, de como é a administração, de qual é o papel do nosso prefeito. Isso é muito importante para as nossas crianças porque na nossa escola trabalhamos muito com a prática, com o ‘hands-on’, que é o que a gente fala sobre colocar a mão na massa, e nada melhor do que conhecer esse trabalho na prática”, explica a diretora da Maple Bear, Ana Clara Ribeiro. 

Após a visita, os alunos farão atividades relacionadas em sala de aula. A diretora Ana Clara ressalta a contribuição dessa experiência prática na formação dos alunos, podendo despertar o interesse deles pela política no futuro.

“Dentro do programa pedagógico eles vão estar estudando sobre os três poderes, executivo, legislativo e judiciário, e todos os nossos projetos têm início, meio e fim, então a gente está aqui no início, que é a vivência prática e eles já tiveram um pouquinho da explicação em sala. Eles também vão trabalhar com atividades escritas, desenhos, para que a gente finalize esse projeto. Quem sabe no futuro se de lá da nossa escola não surgir um prefeito, um vereador ou um secretário”, disse a diretora Ana Clara Ribeiro.  



  •