Manutenção da greve de caminhoneiros pode afetar até prestação de socorro em Feira

25/5/2018, 18:6h

Feira de Santana começou a sentir nesta sexta-feira reflexos da greve dos caminhoneiros em todo o país. O transporte coletivo teve que reduzir em 30% a frota em circulação, devido a escassez de combustível e trabalhos de pavimentação estão suspensos, devido a falta de concreto betuminoso e outros materiais necessários.

O prefeito Colbert Martins Filho está acompanhando preocupado a situação. Nas próximas horas, pode ser ampliado o corte nos ônibus do transporte urbano e há o risco de comprometimento também em outros serviços, até mesmo na prestação de socorro através de ambulâncias.

“Nós acompanhamos este quadro com muita preocupação, realmente. A população começa a sentir os reflexos da paralisação dos caminhoneiros em serviços considerados essenciais”, diz o gestor. Colbert Filho monitora pessoalmente as dificuldades nas diversas secretarias. 

Desde a quinta-feira ele determinou um contingenciamento na utilização de automóveis em várias esferas da administração municipal.  O objetivo é reduzir consumo para manter o funcionamento da máquina,  evitando que possa ocorrer o colapso total. Atento ao noticiário de Brasília sobre a crise, ele acredita que um entendimento deverá ser consolidado neste fim de semana.

“Não podemos chegar na segunda-feira nesta situação. Ela se tornaria insustentável para a população, que é a grande prejudicada”, afirma. Segundo ele, é dever do Estado, enquanto responsável pela nação, negociar um acordo “que efetivamente possa encerrar este movimento”.



  •  

Lâmpadas em led no centro de Feira reduzem em 70 por cento consumo de energia

25/5/2018, 16:54h

Já está em funcionamento parte do moderno sistema de iluminação em led, de 150 watts, nas praças da Bandeira e J. Pedreira, ambas situadas no centro da cidade de Feira de Santana.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), José Wilton, a tecnologia em led, com opções de cores, que está sendo implantada pelo Governo Municipal, por meio da empresa Ghia Engenharia, contempla o canteiro central da rua Olímpio Vital (nas imediações do Transbordo Central) até o viaduto da avenida Nóide Cerqueira. “A previsão é que no dia 15 de junho os serviços sejam concluídos”, disse.

Ele destaca também que a instalação do sistema led tem uma série de vantagens. “Proporciona mais claridade, contribui com a segurança da população, valoriza o espaço urbano, as luminárias têm maior durabilidade e traz economia ao Município, uma vez que há uma redução de até 70% no consumo de energia”, destacou.

Na oportunidade, o secretário da SESP, Justiniano França, disse que se encontra sob judice o processo licitatório na modalidade Parceria Público Privada (PPP), que visa atender todo o município de Feira de Santana com a troca de luminárias convencionais pelas de led.



  •  

Professores têm até 1º de junho para inscrever projetos no Prêmio Crianças Mais Saudáveis

25/5/2018, 16:49h

Escolas e professores da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana têm até a meia noite da sexta-feira, 1º de junho, para inscrever seus projetos no Prêmio Crianças Mais Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.criancasmaissaudaveis.com.br/premio/. Há um guia de projetos disponibilizado no site do Prêmio e um curso online, onde podem ser encontradas referências para a elaboração dos projetos.

Os 10 melhores projetos de educadores do ensino Fundamental I e II que promovam hábitos saudáveis em escolas públicas da Bahia e de São Paulo – sendo 5 para cada estado – serão premiados com R$35.000 reais para implementação destes trabalhos nas escolas, formação em oficina presencial de 12 horas, mentorias presenciais e a distância para implementação do projeto, além de uma assinatura digital da revista Nova Escola por um ano, troféu e certificado.

Cada professor pode inscrever apenas um projeto e a escola, quantos desejar. Porém, poderá ser concedida apenas uma premiação por instituição. O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular comportamentos saudáveis – como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos – em alunos das escolas públicas brasileiras, tanto da rede municipal quanto estadual.



  •  

CEU Cidade Nova vai ser palco da 8ª edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert

25/5/2018, 16:46h

A oitava edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert começará neste sábado, 26, a partir das 16h, no Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU/Cidade Nova, com apresentação do clássico "Chapeuzinho Vermelho", encenado pela companhia teatral mineira O Trem. O espetáculo tem duração de 60 minutos.

Confira abaixo a programação completa: 

26/maio às 16h  - Chapeuzinho Vermelho 
09/junho às 16h - Grão Circo
23/junho às 16h - Maria, Escombone e o Violão Encantado
14 e 28 julho às 16h - A confirmar
11 e 25/agosto às 16h - A confirmar
08 e 22/setembro às 16h - A confirmar
13 e 27/outubro às 16h - A confirmar
10 e 24/novembro às 16h - A confirmar



  •  

SETTDEC promove encontros setoriais com comerciantes ambulantes

25/5/2018, 16:28h

A Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) e o Consórcio Feira Popular S.A estarão realizando, entre os dia 28 e 30 de maio, encontros setoriais com os comerciantes ambulantes cadastrados pela Prefeitura Municipal, através do Projeto Pacto da Feira.

Os encontros, de acordo com o secretário Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC), destinam-se a apresentação e o nivelamento das informações acerca do projeto arquitetônico e operacional do Centro de Comércio Popular, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre do ano.

As reuniões foram programadas de modo a atender, por etapa distinta, produtos de comércios similares, a exemplo de ourives, relojoeiros, eletrônicos e acessórios, que ocorrerá no dia 28, às 18h, no canteiro da Rua Olímpio Vital.

Já no dia 29, o encontro será com os ambulantes que trabalham com calçados, confecções, vestuário, acessórios e artigos diversos. No dia 30, também às 18h, a iniciativa será encerrada reunindo fotógrafos lambe-lambe, e o setor de alimentação.

O encerramento contará com as presenças de representantes das 21 instituições do comércio e da sociedade civil signatárias do Projeto Pacto da Feira, e do empresário Elias Targilene, presidente do Consórcio Feira Popular S.A.



  •  

XIX Festa do Vaqueiro de Ipuaçu será aberta nesta sexta e segue até domingo

25/5/2018, 16:10h

Figura marcante na história cultural de Feira de Santana, os vaqueiros serão mais uma vez homenageados no município. Entre esta sexta-feira, 25, e domingo, 27, será realizada no distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), a XIX Festa do Vaqueiro. 

A abertura das homenagens está prevista para as 18h com a tradicional procissão levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Logo após haverá a celebração da palavra, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios e, na sequência, os shows musicais de Dr. Ed e Moises Almeida.

No sábado, 26, a programação ficará por conta dos shows de Olhar Sereno, Galeguinho SPA, Sem Retoque e Mania de Paquerar. Já no domingo, 27, será realizada a cavalgada com saída às 9h, na localidade Fazenda Pedra da Canoa. Logo depois subirão ao palco para animar os participantes Danilo Almeida, Regis Souza, 100 Parêa, A Vaqueirama e Danilo Almeida.

A realização da Festa do Vaqueiro de Ipuaçu é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Cultura, Esporte e Lazer.  



  •  

Ótima notícia: autistas ganham centro especializado

25/5/2018


Compartilhar no Facebook    
  •  

Prefeito Colbert Martins participa do "Dia da Infantaria" no 35º BI

25/5/2018, 15:19h

O 35º Batalhão de Infantaria comemorou, na noite desta quinta-feira, 24, “O Dia da Infantaria”, que tem como patrono o soldado Antônio de Sampaio, morto em combate durante a Guerra do Paraguai, e reverenciado pelo Exército Brasileiro como “um exemplo de coragem, liderança e ação de comando”.

Na oportunidade, 235 jovens recrutas feirenses foram incorporados ao quartel, após concluírem a fase de instrução individual básica. Durante três meses, este contingente foi submetido a uma série de desafios motoro e cognitivo.

A solenidade, compartilhada com familiares e personalidades civis, foi presidida pelo tenente coronel Janilson Campos Teixeira, comandante do 35º BI, que coordenou algumas homenagens prestadas a militares e civis.

Tenente recebe troféu por desempenho

Coube ao prefeito Colbert Martins da Silva entregar um troféu ao tenente Gabriel Barbosa de Oliveira, comandante do 1º Pelotão da 1ª Companhia de Fuzileiros, distinguido pelo seu desempenho na competição de tiro de fuzil, desmontagem do armamento, cabo-de-guerra, corrida e revezamento com fuzil.



  •  

Agentes de trânsito foram submetidos a curso de atualização, durante "Maio Amarelo"

25/5/2018, 15:7h

Ao participar do encerramento do curso de Atualização em Legislação e Direito do Trânsito, uma das atividades de capacitação promovidas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em alusão a campanha “Maio Amarelo”, o prefeito Colbert Martins da Silva Filho assegurou que os eventuais problemas identificados no trânsito devem ser solucionados “para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”.

Especialista em gestão de trânsito foi um dos palestrantes

Ministrado por Israel Moura (foto), especialista em gestão de trânsito e consultor nas áreas de transporte e mobilidade urbana, o curso foi realizado entre os dia 21 e 24. Neste período, os agentes de trânsito trabalharam alguns aspectos que se deparam no dia a dia, a exemplo do momento da abordagem e o gerenciamento de crises.

“É necessário preparar a equipe continuamente para o contato direto com o público. Neste caso, o condutor do veículo. Eventos como estes contribuem para o aprimoramento do agente do trânsito e na redução de acidentes”, pontuou Maurício Carvalho, superintendente de trânsito.

Promotor propõe cursos para demais áreas do funcionalismo público

Para o promotor de justiça Aldo Rodrigues (foto), um dos palestrantes do evento, o Governo Municipal deve “disseminar” os cursos de reciclagem às demais áreas do funcionalismo público: “Os agentes de trânsito precisam estar constantemente atualizados com esta balbúrdia de legislação que nós vivemos”, disse.

O encerramento ocorreu no auditório do Centro de Esporte e Artes Unificados(CEU), no bairro Cidade Nova, e também contou com a participação de Antônio Carlos Coelho, presidente da Fundação Egberto Costa.

SEMINÁRIO

Nesta sexta-feira, 25, no auditório da Secretaria de Saúde, foi aberto o primeiro seminário municipal para discutir aspectos da motocicleta como modal de transporte. Atualmente, 104 mil motociclistas circulam pelas ruas e avenidas de Feira de Santana.

A campanha “Maio Amarelo” foi criada globalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. Atualmente, 25 países se encontram inseridos nesta campanha, que este ano adotou o slogan “Nós Somos o Trânsito”.

Em Feira de Santana, por onde circula uma frota estimada em mais de 300 mil veículos, as ações do “Maio Amarelo” são coordenadas de forma integrada pela 3ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, e SEST SENAT.



  •  

Greve de caminhoneiros compromete operação tapa-buracos em Feira

25/5/2018, 12:3h

A greve dos caminhoneiros, tendo como consequência problemas de abastecimento de combustível no país inteiro, prejudica algumas atividades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana. Há dificuldades de transporte para a matéria-prima usada em ações como o tapa-buraco - massa CBUQ ou concreto betuminoso. O produto já está escasso nos estoques do órgão municipal.

Diante da situação provisória, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, pede a compreensão da comunidade. “Infelizmente, não estamos conseguindo manter o ritmo dos últimos dias. Algumas situações não podem ser solucionadas de imediato”, diz ele, no aguardo de que os caminhoneiros retomem a atividade.

No momento, qualquer veículo de carroceria, conduzindo produtos ou não, tem circulação restrita em Feira de Santana, em virtude da greve, alguns inclusive bloqueados em vários locais. Há também uma forte redução na comercialização de combustível, para o abastecimento de máquinas.



  •