Cantigas de roda inspiram e estimulam alunos da educação infantil a se envolverem com as artes

8/12/2017, 14:10h

“Dona aranha”, “Borboletinha”, “A Canoa Virou”, “Pombinha Branca” e “O Cravo e a Rosa”. Estas foram algumas das tradicionais cantigas de roda utilizadas como inspiração para a VII Mostra de Artes da Pré-Escola Municipal Marina Carvalho, do bairro Subaé. Neste ano, os 110 alunos do grupo 3 ao 5 da Educação Infantil produziram desenhos com base nas músicas.

Este foi o primeiro ano em que a escola aproveitou as cantigas para a produção. Nas outras edições, os alunos fizeram releituras de artistas famosos. “O resgaste desta tradição das cantigas de roda permite um trabalho amplo, não apenas com a música e a arte plástica, mas também a leitura, a escrita, importantes no desenvolvimento destas crianças”, destaca a gestora da escola, professora Cristina Passos Souza.

Personagem 1

Nadja Gerusa Zaide Chahoud Pereira (foto - esquerda), mãe da aluna Sara Elehandra Zaide Chahoud de Araújo (foto - direita), de apenas três anos, comemorou o desenvolvimento da filha. “Apesar de ser pequenininha, ela já ensina ao irmão mais velho o que aprende na escola, como foi o caso das cantigas de roda. Gostei muito da Mostra de Artes e acho este um incentivo muito importante para o desenvolvimento artístico das crianças”, conta.

Personagem 2

A emoção tomou conta de Marly de Jesus Santana (foto), mãe do pequeno Pedro Lucas de Jesus Nascimento, quatro aninhos. “Fiquei tão feliz de ver o que meu filho produziu! Me sinto emocionada tendo resultados como este. Tirei muitas fotos e vou sempre lembrar deste momento”, comemora.

Personagem 3

O orgulho estava estampado no rostinho de Cauane Gabriele Amaral Barreto, cinco anos. A criança mostrou as duas obras que produziu, inspiradas nas cantigas “Peixe Vivo” e “O Cravo e a Rosa”. “Adorei a atividade. Mexi com argila, brinquei com meus amigos e fizemos desenhos muito bonitos. Achei muito divertido e já estou pintando.



  •  

Dados dos aplicativos de controle de tráfego podem ser usados para gestão do trânsito em Feira

8/12/2017, 14:7h

Novas tecnologias que estão sendo aplicadas para humanizar e modernizar o trânsito em várias partes do mundo foram apresentadas durante o 1º Fórum de Mobilidade Urbana realizado pelo jornal Estado de São Paulo, na terça-feira, 5, no Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista.

Executivos e pesquisadores das principais empresas do setor participaram do fórum. “São tecnologias que podem, no futuro bem próximo, ser aplicadas em Feira de Santana e com resultados positivos”, afirmou o vice-prefeito Colbert Filho, que participou do evento coordenado pelo período.

Participaram, entre muitos outros, representantes da 99, que é o maior aplicativo brasileiro para chamar táxi ou carro particular e o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda. O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, participou do encerramento. Os executivos mostraram que o compartilhamento das informações contribui para melhorar o trânsito e a qualidade do serviço no transporte público.

Colber Filho disse que aplicativos de controle de tráfego e de tempo, como o Moovit e o Waze, quando utilizados, apresentam resultados positivos para o setor. “O que se pretende é no futuro transferir estes dados para serem aplicados em Feira de Santana”.

O uso destas tecnologias, disse o vice-prefeito, são importantes para o planejamento de ações relacionadas ao trânsito, ao transporte de massa de qualidade e na gestão do transporte público como um todo. “As ideias que apontem soluções sempre serão bem vindas”.

Em Feira de Santana, os passageiros do transporte coletivo já podem usar o dispositivo móvel que mostra, na tela do celular ou tablete, o horário do ônibus que deseja pegar vai passar no ponto.



  •  

Feira sedia os VIII Jogos da Diversidade Paraolímpica

8/12/2017, 12:45h

Os VIII Jogos da Diversidade Paraolímpica foram abertos no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, na manhã desta sexta-feira, 8, envolvendo duzentos atletas com alguma necessidade especial, divididos em seis modalidades esportivas.

Criado por uma Lei Municipal, o certame tem caráter estadual, e este ano tem as participações das delegações das cidades de Feira de Santana, Camaçari e Salvador, e conta com o suporte das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Capoeira, basquete de cadeira, vôlei adaptado, natação, atletismo e futebol de cinco sãos as modalidades em “disputa”. Em caráter especial, todos os participantes dos Jogos receberam troféus e medalhas confeccionados pelo mesmo fabricante que fornece para a Confederação Brasileia de Futebol (CBF).

Coordenado pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (CECEL), o evento mobiliza ainda vinte técnicos contratados pela Prefeitura Municipal, que também fornece os uniformes das equipes e arca com toda a logística de deslocamento, acomodação e alimentação.

Superação e Interatividade

Momento esperado com muita expectativa e ansiedade pelos paratletas, familiares e amigos, os Jogos da Diversidade Paraolímpica é um dos poucos eventos do gênero, realizado no Estado.

Celebrado como um momento de superação e interação entre todos os envolvidos, apesar do espírito esportivo de disputa, “nas competições não existem vencedores, e todos são campões de superação”, enfatiza Emerson Britto, diretor de Esportes da SECEL.



  •  

Campanha de doação de sangue reforça estoque devido a festas

8/12/2017


Compartilhar no Facebook    
  •  

Palco e equipamentos para Natal Encantado são montados

8/12/2017, 9:28h

O palco onde as principais atrações se apresentarão durante as noites do Natal Encantado já está sendo montado na praça Padre Ovídio. Outro palco será montado ao lado da Catedral Metropolitana. A cobertura terá aproximadamente 400 metros quadrados. Dentro de mais alguns dias, a montagem do segundo palco, no estacionamento da Catedral, será iniciada.

O maior Natal do Nordeste começa no dia 17 e será encerrado no dia 22. Nomes do principal time da música nacional animarão a esperada multidão, como Fagner, Alcione, Gal Costa, Joana e o grupo 14 Bis.

Toda estrutura, aliada as luzes que enfeitarão o Paço Municipal Maria Quitéria, ruas e trechos de avenidas no centro, será decisiva para a preparação do clima de festa. O esperado clima natalino.

Dentro de mais alguns dias, começa o trabalho para armar o palco montado no estacionamento da Prefeitura, em frente ao Paço Municipal. Neste espaço acontecem, ao longo do dia, apresentações diversas, como corais e grupos de escolas.

A Orquestra Sinfônica da Bahia vai abrir a programação. No palco 2, também se apresentarão Wanderley Cardoso, as Divas feirenses, Orquestra Neojibá, Baiana Bossa, entre outras atrações.

PRESÉPIO
O presépio, sempre montado ao lado da Catedral, e a Casa de Papai Noel também estão sendo finalizados. O coreto ganhará enfeites coloridos e iluminação especial.



  •  

Com mais de 180 mil pessoas com algum tipo de deficiência, Feira faz caminhada para marcar data internacional

7/12/2017, 21:37h

Uma caminhada que saiu da Praça do Nordestino com destino à Câmara de Vereadores, e passou pelas avenidas Senhor dos Passos, Getúlio Vargas e a rua Visconde do Rio Branco, com participações de representantes de entidades que atuam no setor, marcou, em Feira de Santana, a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3.

Projeções indicam que em Feira de Santana residam mais de 183 mil pessoas com algum tipo de deficiência, que correspondem a 26% da população. As secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e Prevenção à Violência, mais a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), deram apoio ao evento.

Na Câmara foi realizada uma sessão especial, requerida pelo vereador Roberto Tourinho. Na caminhada estiverem presentes o vice-prefeito Colbert Filho e o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, que destacou que o município ao longo dos últimos anos registra avanços significativos na inclusão de pessoas.

Sete leis municipais aprovadas este ano contemplam segmento 

“A Câmara apoia e reconhece a problemática da pessoa com deficiência”, disse Roberto Tourinho (foto), que também afirmou que apenas neste ano foram aprovadas sete leis voltadas aos direitos das pessoas com deficiência. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Cerqueira, disse que o município avança no atendimento e ações às necessidades deste segmento da sociedade local.



  •  

Aos 91 anos, escritor Antonio do Lajedinho lança mais uma obra

7/12/2017, 21:27h

Foi lançado na noite de quinta-feira, 6, o livro "Memórias de um Feirense (Aos 91 Anos)", mais uma obra do escritor e poeta Antônio Moreira Ferreira, Antônio do Lajedinho, no Museu Parque do Saber Dr. Dival da Silva Pitombo. O prefeito José Ronaldo prestigiou o evento literário, assim como familiares, secretários, políticos, intelectuais e jornalistas.

“A velhice é gratificante quando temos muitas histórias para deixar na História”, escreveu o autor que tem mais nove livros publicados. Durante o lançamento autografou os exemplares e agradeceu a presença de todos.

“Lajedinho é um grande herói brasileiro, baiano e feirense. É um grande pesquisador e o guardião do acervo histórico de Feira de Santana”, disse a professora e escritora Lélia Vitor Fernandes.

Lajedinho é também advogado, jornalista e membro da Academia Feirense de Letras. É ex-combatente da Segunda Guerra Mundial pela Marinha do Brasil.

“É um grande exemplo para todos nós”

“É uma emoção grande para toda a família prestigiar esse momento. Meu avô aos 91 anos de idade, comemorado nesta noite, é um grande exemplo para todos nós”, reconheceu a advogada Kátia Cristina Barreto Ferreira Oliveira (foto).

PERSONAGEM 

“Estamos todos muito felizes”, disse a emocionada Professora Célia Lima Ferreira, esposa,  do escritor há mais de 60 anos.



  •  

Através do Whatsapp, Ronaldo interage com os feirenses em entrevistas de fim de ano

7/12/2017, 17:42h

A interação simultânea com o ouvinte/cidadão, através do Whatsapp, tem sido a tônica das entrevistas concedidas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, em sua peregrinação pelas emissoras de rádio da cidade, com o objetivo de prestar o mais transparentemente possível, os esclarecimentos sobre as ações administrativas do seu governo, durante o ano que se finda.

Na sua passagem pelo Programa Subaé Notícias, na manhã desta quinta-feira, 7, onde foi entrevistado pelo radialista Renato Ribeiro, coadjuvado por Edson Lima, José Ronaldo, além de atender às questões levantadas pela produção da Rádio Subaé, foi literalmente sabatinado por dezenas de ouvintes, preocupados com soluções para as suas demandas coletivas.

Apesar de a maioria das perguntas se relacionar com Saúde Pública e Educação, o prefeito também discorreu sobre temas que mexem com a modernidade e a transformação urbana da cidade, a exemplo da construção em curso do Centro Comercial Popular, investimento que se destina a reorganizar o comércio informal das ruas centrais.

Sobre este aspecto, José Ronaldo focou a necessidade de disciplinar o fluxo de comerciantes de frutas e verduras concentrado na Praça Bernardino Bahia:

“Nós temos a consciência tranquila que procuramos ajudar as pessoas que lutam pela sobrevivência. Mas não podemos admitir que elas trabalhem de forma desordenada, como acontece na Bernardino Bahia, onde a Prefeitura reservou uma área com toda a estrutura para esta atividade”, disse o prefeito.

Centro de Comércio Popular

Ele enfatizou, ainda, que “o Centro de Comércio Popular vai dar ao ambulante da Sales Barbosa e adjacências, condições de se organizar através do Sebrae, por exemplo, para que tenha condições de ampliar os seus estoque, comprar e vender mais barato as suas mercadorias, o que certamente vai atrair consumidores de toda a região para o entreposto comercial”.



  •  

Com recursos superiores a R$ 35 milhões, mais um pacote de obras é lançado por José Ronaldo

7/12/2017, 17:34h

Com um aporte financeiro superior a R$ 35 milhões, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, superando as sucessivas versões anteriores de suas administrações lançou, na manhã desta quinta-feira, 7, mais um pacote de obras nas áreas de infraestrura, educação, saúde e lazer, que vai contemplar dezenas de bairros na sede e na Zona Rural do Município.

Todas as obras elencadas neste novo pacote, de acordo o prefeito José Ronaldo, atendem a reivindicações de lideranças políticas e comunitárias, obedecendo a um rigoroso critério de prioridades, cujas demandas são levantadas pela  coletividade.

Seguindo este princípio, dezenas de bairros serão contemplados com obras de pavimentação, implantação de postos de saúde, escolas, creches, praças urbanizadas, campos de futebol e áreas de lazer.

Mais de um terço dos recursos previstos para esta etapa de investimento irá para o setor de pavimentação de ruas na sede e nos distritos. Só este setor consumirá a importância de R$ 13.934.286,76.

Realizado no pátio da Secretaria de Administração, na Avenida Sampaio, o ato contou com as presenças do vice-prefeito Colbert Martins, os deputados José de Arimateia, Carlos Geilson, suplente de deputado Zé Chico; secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

CONFIRA NO LINK ABAIXO A RELAÇÃO COMPLETA DE OBRAS E INVESTIMENTOS ANUNCIADOS:

 

   

  •  

Qualidade da assistência social feirense é destaque nacional

7/12/2017, 12:18h

A qualificação da assistência social desenvolvida em Feira de Santana é destaque no cenário nacional. O município conquistou o Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros, na categoria cidade de grande porte, na tarde desta quarta-feira, 6. O reconhecimento ocorreu durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS), realizada em Brasília, de 5 a 8 deste mês.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e envolveu todas as cidades brasileiras, sendo que a final foi disputada com Fortaleza, capital do Ceará. E Feira de Santana venceu com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Assistência Social (Nepas), promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, voltado para a promoção de aprendizado dos profissionais de assistência social, com palestras, rodas de conversas, encontros, seminários, capacitações e outras ações. 

A conquista do prêmio representa um marco, destaca Ildes Ferreira

Para o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira (foto), a conquista do prêmio nacional representa um marco no reconhecimento dos esforços conjuntos para garantir assistência social de qualidade à população feirense.

O diretor do departamento de Assistência Social da Sedeso, Carlos Lacerda, que também está em Brasília participando da conferência nacional, considera a premiação um indicativo de que o Governo Municipal está no caminho certo no desenvolvimento dos trabalhos de assistência social.

Feira de Santana passa a ser um diferencial para toda Bahia

Participando da plenária da Conferência Nacional, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ângela Pérsico (foto - azul), ressaltou a importância da premiação. “É importante salientar que para Feira de Santana e para toda a Bahia foi assim um diferencial, um marco cravado na atuação de conselho. E é uma alavanca no nosso patamar, enquanto possibilidades diante do cenário que a gente vê aí”, frisou, ao destacar ainda a presença do CMAS de Feira de Santana está dentre as 10 melhores do Brasil em assistência social.

Presidente do CNAS esteve em Feira de Santana para conhecer a iniciativa

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Fábio Bruni (foto), esteve em Feira de Santana e foi um dos avaliadores da iniciativa. “Com certeza o Nepas é uma iniciativa levada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana e que merece ser replicado pelos conselhos de todo o Brasil. Uma iniciativa que muda e qualifica os serviços prestados à população do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Feira de Santana. Parabéns!”, comemorou.

Os baianos estão comemorando a premiação

Enquanto isso, a superintendente da Assistência Social do Estado da Bahia, Leisa Mendes de Souza, destacou a felicidade com que os baianos estão comemorando a premiação de Feira de Santana no Prêmio ao Mérito do Conselho Nacional de Assistência Social. “Representa para a Bahia o reconhecimento e o esforço de um município de grande porte em qualificar não só a oferta da política de assistência social mas também fortalecer o controle social mediante a participação social. E ampliando a participação social com inserção de conhecimentos, com momentos de debates, com momentos de contribuição e colaboração não só de conselheiros, mas de pessoas que constroem a assistência social no processo de ensino e de estudo. Então a gente não só reconhece Feira pelo prêmio que recebeu aqui mas a Bahia toda comemorou, parabenizou e torceu por esta cidade que vem mantendo a resistência na oferta da política da assistência social”.



  •