Lei impõe multa de um salário mínimo a quem passar trote ao SAMU em Feira

10/10/2017, 15:48h

Agora é lei. Quem passar trote para o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana estará sujeito a pagar multa no valor de um salário mínimo a cada ligação feita ao órgão. A Lei, iniciativa do vereador Gilmar Amorim, foi sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e publicada no Diário Oficial Eletrônico, nesta terça-feira, 10.

A coordenadora do Samu, Maíza Macedo, acredita que a partir de agora com a operacionalização dessa lei, os números de trotes vão diminuir. “A gente espera que a população se conscientize para não mais usar o telefone indevidamente”. De janeiro a dezembro de 2016, o SAMU recebeu 9.872 trotes, enquanto que neste ano, até setembro, foram 4.600.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, diz que a redução deste tipo de chamada é positiva, e a multa vai inibir ainda mais este comportamento que considera inadequado. “É uma brincadeira de extremo mau gosto que vai terminar em prejuízo financeiro para quem a pratica. Nós vamos nos empenhar para que estas pessoas sejam devidamente punidas”.

“Os números quando comparados já apresentam uma queda. Isso se deve ao trabalho de conscientização que o órgão já vem desenvolvendo, sobretudo nas escolas”, informa a coordenadora citando o projeto SAMUCA, criado para orientar as pessoas sobre a funcionalidade do serviço e quando ele deve ser acionado.

“Cada trote que chega ao SAMU resulta em atendimentos que deixam de ser prestados, impedindo que o cidadão que precisa do serviço tenha acesso a ele, bem como na ocupação da linha telefônica e também no desgaste da equipe que está recebendo as chamadas”, destaca. A média diária de chamadas recebidas é de 150 ligações.

Segundo a coordenadora do SAMU, ligações repetitivas e com informações desencontradas e fragilizadas geralmente se enquadram como trotes. O número do telefone que aparecer no BINA será repassado para a Anatel, que deverá identificar o responsável pela linha telefônica.

“Em casos de chamadas através de aparelhos públicos iremos criar estratégias para chegar até o autor, como já ocorreu e essa pessoa respondeu a um processo tendo que prestar serviço ao órgão por 90 dias”, afirma Maíza Macedo. O valor arrecadado com a aplicação das multas será revertido em benefício para o SAMU, a exemplo de compra de materiais, organização da estrutura do serviço e capacitação de pessoal.

  •  

Começa o Aberto de Futsal, com jogos à noite no Ginásio Oyama Pinto

10/10/2017, 15:42h

O I Aberto de Futsal de Feira de Santana começou na noite desta segunda-feira, 9, no Ginásio Oyama Pinto. O time Mega Boys, do município de Nova Itarana, não compareceu à partida contra Akmos Futebol, no Ginásio Oyama Pinto.

Essa seria a partida que abriria o campeonato. Na sequência entraram em campo o Feras e Mustangs; Golden Boys e Feirense e por fim, o Cidade Nova enfrentou o Show Business. Todos times da casa.

Cada uma das partidas durou 40 minutos, divididas em dois tempos e com intervalo de cinco minutos.

Para Rafael Estrela, dono do Fênix, time que fará sua estreia no campeonato na noite desta terça-feira, 10, esse campeonato representa o resgate do futsal no município.

“Já considero um evento de alto nível e com grande número de equipes participando”, observou para em seguida acrescentar que “é uma iniciativa positiva. Eventos esportivos assim devem acontecer sempre”.

Nesta semana os jogos vão acontecer até quarta-feira, 11, sempre à noite. A final do campeonato de futsal está prevista para ocorrer em novembro. A equipe campeã e vice serão premiadas com troféu e medalhas.

Essa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

  •  

Parque da Lagoa é "point" de comemorações em homenagem ao Dia das Crianças

10/10/2017, 14:33h

O Parque da Lagoa, na avenida José Falcão da Silva, é o point garantido para diversão no Dia das Crianças, durante esta semana. O contato com a natureza e as inúmeras opções de lazer têm atraído principalmente grupos de estudantes de escolas públicas e privadas, que estão lotando o equipamento diariamente e esbanjando alegria.

Além de contato com animais, como patos, galinhas, cágados, coelhos, preás e muitos outros, a criançada também se diverte a valer no parque infantil. São balanços, gangorras, escorregadeiras, caixas de areia e muitos outros equipamentos espalhados pelo parque que vêm atraindo os visitantes.

Os pais também aproveitam para se divertir, fazendo piquenique, tirando self e conhecendo os animais que habitam o espaço público mantido pelo Governo Municipal. As caminhadas no entorno da lagoa também são outra boa opção.

No Parque da Lagoa também está instalado uma academia ao ar livre, um incentivo a mais para as pessoas se preocuparem com a saúde e praticarem ginástica, já entrando em forma para o verão.

As visitas ao Parque da Lagoa têm sido roteiro obrigatório de escolas públicas e privadas para marcar o Dia das Crianças. E o espaço atende diariamente centenas e até milhares de visitantes, com total conforto e segurança mantida com a presença da Guarda Municipal.

  •  

Alunos de escola municipal apresentam peça no Festival Nacional de Teatro Infantil

10/10/2017, 14:15h

Após meses de preparação, estudantes do Centro Municipal de Educação Monteiro Lobato estrearam no teatro no último sábado, 7, na programação do 10º Festival Nacional de Teatro de Feira de Santana (FENATIFS). O espetáculo “O voo da arara azul” foi encenado pelos alunos no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

O espetáculo retrata de forma poética os desafios e a superação de uma arara azul após um drástico acidente. Ao longo do ano, os estudantes participaram de oficinas de teatro e práticas circenses, atividades que integram o Programa Novo Mais Educação. As aulas contaram com o apoio da diretora teatral Elizete Destéffani, que também é produtora da Cia. Cuca de Teatro.

"É uma grande alegria poder proporcionar aos nossos alunos a vivência do teatro e do circo e perceber as mudanças no comportamento, na aprendizagem e na autoestima de cada um deles", conta a gestora do Centro Municipal de Educação Monteiro Lobato, Adriana Pereira.

  •  

Escola aproveita Semana da Criança para orientar sobre o Bolsa Família

10/10/2017, 12:16h

Além de muita brincadeira e palhaçada, a garotada que estuda na Escola Municipal Dr. Rubens Carvalho, no bairro Pampalona, tem um motivo a mais para comemorar o Dia das Crianças. Através de parceria com a direção da unidade escolar, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Pampalona está levando o serviço do Bolsa Móvel, para garantir o direito de acesso ao programa Bolsa Família para quem se enquadrar no perfil do benefício social.

As orientações estão sendo feitas aos alunos e principalmente responsáveis por eles, visando incluir novos beneficiários no programa social. Enquanto as crianças brincam no pula-pula e se divertem com a palhaçada do palhaço Tom, as assistentes sociais do CRAS não estão para brincadeira, orientando e cadastrando mães para receber o auxílio.

A coordenadora do CRAS Pampalona, Edmeia Oliveira de Souza, orienta as mães a se dirigirem à unidade escolar, nesta terça-feira, 10, para serem cadastradas no Bolsa Família ou tirarem dúvidas a respeito do programa, além de atualização cadastral.

A programação desenvolvida pela direção da escola foi iniciada nesta segunda-feira, 9, e prossegue até a próxima quarta-feira, 11, véspera do feriado nacional.

A vice-diretora Vanessa Silva explica que a escola possui 540 alunos matriculados. Ela informa que nesta segunda-feira, 9, a diversão foi direcionada aos alunos da educação infantil, inclusive com distribuição de algodão doce. Já nesta terça-feira, 10, além da brincadeira na cama elástica, também a promoção de gincana cultural. E na quarta-feira, 11, as atividades serão encerradas com dia de artes, pintura de rostos e alguns alunos irão para a quadra de esporte do Sítio Novo participar de recreação.

  •  

Conselho de Assistência Social de Feira é finalista de prêmio nacional

10/10/2017, 12:8h

Em reconhecimento às boas práticas de incentivo à melhoria contínua dos serviços de assistência social, o Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana é um dos dois finalistas ao inédito Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros, na categoria de cidades de grande porte, uma iniciativa do Ministério da Assistência Social em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social.

Estão concorrendo ao prêmio todas as cidades brasileiras. Entretanto, conforme a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Pérsico, a final está sendo disputada somente por duas cidades nordestinas. Além de Feira de Santana, representando a Bahia, também está no páreo Fortaleza, capital do Ceará. Ambas concorreram com grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, além de diversas outras capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes nesta categoria.

O vencedor do Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros será conhecido durante a Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorre entre os dias 5 a 8 de dezembro. E o prêmio está sendo disputado por Feira de Santana através do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Política de Assistência Social (Nepas), desde 2008.

Ângela Pérsico ressalta que Feira de Santana foi escolhida por apresentar projeto importante do Conselho Municipal de Assistência Social, que trata sobre a importância dos estudantes e profissionais da área de assistência social estarem sempre se reciclando para garantir mais qualidade dos serviços sociais. “Até então ninguém nunca pensou em desenvolver um trabalho de capacitação continuada para trabalhadores do SUAS”, explica Ângela Pérsico, ao ressaltar que todas as iniciativas contaram com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Sedeso), dirigida pelo secretário Ildes Ferreira.

  •  

Música e Dança na Praça leva cultura para o CEU Cidade Nova

10/10/2017, 9:19h

Durante a primavera, que começou em setembro e só termina no mês de dezembro, a Fundação Egberto Costa realiza o projeto Música e Dança na Praça, em vários locais da cidade. No domingo, 8, o cantor Dann Silveira e os dançarinos do Grupo de Artes Estrelas da Massa Popular (Emap) se apresentaram no evento que aconteceu no CEU das Artes do bairro Cidade Nova. 

Além de celebrar a cultura no período mais florido do ano, o projeto estreita os laços entre as pessoas. “Um momento como este é muito importante porque é aqui que a comunidade se encontra e interage tendo acesso a esses bens culturais. E isso reverbera na vida das famílias, não só do bairro Cidade Nova mas de todos que usufruem de tudo que é oferecido aqui”, disse a coordenadora do CEU das Artes do bairro Cidade Nova, Fátima Correia.

Esta foi a segunda edição do projeto – a primeira ocorreu no Mercado de Arte Popular recentemente. O Próximo evento será realizado no dia 29, um domingo, às 16h no CEU do bairro Aviário. Em breve serão divulgadas as atrações de mais um dia de boa música e dança para o lazer dos feirenses.

Emap leva a dança “para fora dos portões da escola”

 

O Emap é formado por alunos de escola pública que se reuniram para fazer e propagar arte. Eles apresentaram várias coreografias. “O grupo surgiu desse desejo de mostrar para as pessoas que o que é público também é de qualidade. Então a gente está levando, agora, para fora dos portões da escola o nosso trabalho para mostrar que todo mundo tem que ter acesso à arte e cultura”, explicou o integrante do Emap, Uriel Falcão.

Dann Silveira: “Permite ao artista se mostrar para seu povo”

“Muito importante este trabalho da Fundação que permite que o artista aqui da cidade possa se mostrar para o seu povo. Aqui a gente consegue fazer as pessoas entenderem que existe poesia, música de qualidade”, afirmou o cantor Dann Silveira que também se apresentou no evento.

  •  

Novo site da Prefeitura de Feira já está no ar

10/10/2017, 9:9h

Reformulado, o site da Prefeitura de Feira de Santana estreou nesta segunda-feira, 9, com novo modelo de navegação e organização das várias matérias e vídeos que são publicados diariamente. O layout o tornou mais funcional.

Os cidadãos poderão acompanhar as notícias de todas as secretarias municipais e autarquias produzidas pela Secretaria de Comunicação. Várias reportagens serão postadas ao longo do dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O site pode ser acessado por todas as plataformas – tablet, smartphone e PC. É uma fonte de informações para a imprensa.

Um banner rotativo mostra fotografias de espaços públicos, privados e áreas de lazer de Feira de Santana. No lado direito, os cidadãos poderão acessar os serviços on line oferecidos pela prefeitura, iniciando com o Portal da Transparência, onde a comunidade pode acompanhar as ações do governo.

Ao rolar a página, além das matérias e vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social, links direcionam o internauta para os serviços fiscais, leis e licitações e os servidores poderão consultar os seus contracheques, por exemplo.

O site apresenta fotografias mais destacadas, devido ao novo conceito de resolução, e a navegação ficou mais ágil e está mais leve. Os links das redes sociais da Prefeitura de Feira de Santana foram colocados no lado direito, no alto, que facilita o acesso.

  •  

Alimento arrecadado em corrida da Secretaria de Saúde começa a ser distribuído a entidades

10/10/2017, 8:42h

Além de promover a conscientização acerca dos cânceres de mama e próstata, a Corrida Pink and Blue (veja foto abaixo, na galeria), realizada recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde para marcar o início da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, teve um segundo - mas não menos importante – objetivo: arrecadar alimentos. Ao final, foi colhida 1,2 tonelada de alimentos (arroz, feijão, açúcar, etc.) que serão redistribuídos entre 10 famílias de crianças com microcefalia e quatro instituições. 

A primeira dessas a ser contemplada foi a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC). Trata-se de uma instituição que presta assistência totalmente gratuita. Conta com parceria do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC) e presta auxílio a pessoas com câncer de Feira de Santana e região, principalmente. Os pacientes que vêm ao município para realizar seu tratamento e não têm onde ficar, encontram na Associação um lugar para se instalar. Lá eles têm direito a café da manhã, almoço, janta, além de poderem levar acompanhantes, que também se instalam no local.

Um total de sete funcionários trabalham na AAPC, dentre eles, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social. Todos voluntários e recebem apenas auxílio transporte e uma cesta básica, quando há condições. Lá também são realizadas doações de prótese mamária, fraldas geriátricas, bolsas para colostomia, morfina. Também são abrigados pacientes em estado terminal. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana é responsável pelo aluguel, contas de água e luz do estabelecimento. 

Aqueles que já residem em Feira e não tem nenhum tipo de auxílio doença ou aposentadoria, têm direito a uma cesta básica feita pela própria Associação. Basta realizar o cadastro que tem como requisitos: RG, CPF, biópsia diagnosticando o câncer e comprovante de residência.

DEPOIMENTO

“Este outro lado do objetivo da corrida, que atraiu centenas de pessoas, é algo de grande  dimensão. Essas instituições auxiliam famílias muito carentes, algumas, inclusive, que já convivem com o câncer. Então, poder ajuda-las dessa forma é algo sem explicação pra nós.”

Alessandra Magalhães, enfermeira do setor de Referência Técnica à Saúde da Mulher

  •  

Projeto Rua Viva agora é na Fraga Maia

9/10/2017


Compartilhar no Facebook    
  •