Moradores se divertem em praça entregue no distrito de Matinha

7/7/2018, 13:37h

Elielson da Silva brincou, com cuidado, com a filha Rebeca no balanço e na gangorra. As irmãs Larissa e Mirela se divertiram na escorregadeira e nas barras assimétricas.

Todos estavam no parque da Praça São Braz, no distrito da Matinha, que passou por reforma e foi entregue oficialmente à comunidade na noite desta sexta-feira, 6, pelo prefeito Colbert Filho.

“Além da melhora em toda sua infraestrutura, a praça ganhou um bonito parquinho, novos bancos e iluminação eficiente. A Prefeitura fez o que deveria ter feito”, observou o prefeito.

Ele lembrou que, quando deputado federal, destinou emenda parlamentar para a pavimentação da estrada que liga o distrito à BR 116.

Além de praça modernizada, um espaço de lazer

A reforma foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. “Além de uma praça modernizada, os moradores da Matinha ganharam um espaço de lazer”, afirmou o titular da SESP, Justiniano França.

O vereador Lulinha da Conceição enfatizou as obras e serviços que a prefeitura vem levando para a Matinha. “Tudo o que foi pedido pelos moradores foi feito”.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e o vereador João Bililiu.



  •  

Obras no telhado do Feiraguay estão 60% concluídas

7/7/2018


Compartilhar no Facebook    
  •  

Vestibular 2018.2 da UEFS tem 11 alunos do Pré-Vestibular Cidadão

7/7/2018, 10:21h

O vestibular 2018.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) já conta com 11 alunos do curso Pré-Vestibular Cidadão, promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), aprovados. O número de estudantes do cursinho promovido gratuitamente pela Prefeitura e convocados para ingresso em cursos de nível superior ainda pode ser alterado em função de segunda chamada na universidade estadual e também em outras instituições acadêmicas.

Somente no vestibular de meio de ano da UEFS foram aprovados alunos em diversos cursos. E os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão também participaram ou estão participando de vestibulares em diversas outras instituições de ensino superior que ainda não divulgaram os resultados.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, o resultado reflete a qualidade do curso pré-vestibular ofertado gratuitamente para pessoas de baixo poder aquisitivo. “E demonstra que o Governo Municipal está no caminho certo na promoção de ações que venham resultar em oportunidades de ascensão social”. 

Dentre os aprovados no vestibular 2018.2 da UEFS estão Wesley Silva, que passou em Geografia; Felipe Alves, em Matemática; Ivanize Barbosa, em Biologia; enquanto Nathan Cardoso foi aprovado em História e Rodrigo Silva em Engenharia da Computação. Enquanto isso, Nadson Silva foi aprovado em Engenharia de Alimentos e Remerson em Biologia.

Juliana Santos foi aprovada em Agronomia e Giselia Lima passou em Educação Física. Já Thainan Cruz foi aprovado em Bacharelado em Enfermagem e Raquel Oliveira passou no vestibular para Ciências Contábeis.



  •  

Ação de Saúde leva mais qualidade de vida aos idosos do Dona Zazinha

7/7/2018, 10:5h

Pessoas na terceira idade assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), tiveram acesso a ações de saúde, nesta sexta-feira, 6, visando elevar a qualidade de vida, através da prevenção de doenças. Através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram ofertadas consultas médicas, nutricionista, terapeuta, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Além de cuidados preventivos com a saúde, através de exames, os idosos também aproveitaram o dia para praticar ginástica e dança. E disposição não faltou com tanto agito, como afirmou a aposentada Maria Angélica de Jesus, 68 anos. “As atividades são boas pois cuidam da nossa saúde física e mental. E estamos sempre com amigos”, afirmou.

Participação intensa dos idosos

A coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro (foto), destacou a participação dos idosos na Ação de Saúde. “Voltamos às atividades no dia 3 deste mês e a participação dos que frequentam o Centro de Convivência está sendo intensa. Somente hoje contamos com mais de 140 pessoas inseridas nas atividades”, frisou.



  •  

35º Batalhão de Infantaria comemora 50 anos de existência

7/7/2018, 9:29h

Com o lançamento do selo comemorativo personalizado, o 35º Batalhão de Infantaria comemorou, na manhã desta sexta-feira, 6, os seus cinquenta anos de existência.

O quartel foi inaugurado em junho de 1968, tendo como seu primeiro comandante o tenente coronel José Ribeiro de Carvalho, hoje na reserva. 

O Sentinela do Sertão, como é conhecido o 35 BI, leva o nome de Luiz Barbalho Bezerra, capitão pernambucano que se destacou nas batalhas travadas pelo Exército Brasileiro que culminaram com a expulsão dos holandeses do Brasil.

A solenidade presidida pelo atual comandante do batalhão, tenente coronel Janilson Campos Teixeira, contou com as presenças de vários representes da sociedade civil.

Alunos da rede municipal de ensino receberam certificados

O prefeito Colbert Martins da Silva, ao lado da secretária de Educação Jayana Ribeiro, entregou certificados a alunos da rede municipal de ensino, vencedores de um concurso de redação tendo como tema" A importância do Exército Brasileiro".

Também receberam homenagens os ex-combatentes do 35 BI, José Ribeiro de Carvalho, Joel Cajazeiras e José Coqueiral Silva.



  •  

Serviço de táxi substitui locação de veículos pela Prefeitura

6/7/2018, 11:58h

Contratação de pessoa física para prestação de serviços de transporte terrestre por meio de táxi para deslocamento dos servidores, empregados e colaboradores no âmbito da Administração de Feira de Santana. Este o objeto da licitação, na modalidade credenciamento, que será realizada na segunda-feira, 30 de julho, às 8h30, no Teatro Municipal Margarida, Capuchinhos.

Com a medida, a Prefeitura pretende substituir a locação de veículos para o serviço, segundo o secretário de Administração João Marinho Gomes Júnior.

Informações pelo telefone (75) 3602-8333/8345. Edital no site: www.feiradesantana.ba.gov.br



  •  

Semmam vai produzir documentário sobre rios que cortam o município

6/7/2018, 11:38h

O Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), vai produzir um documentário sobre os rios que cortam o município. A iniciativa servirá como material de divulgação em escolas, estimulando a preservação ambiental entre a comunidade estudantil. A informação é do diretor do departamento, João Dias.

O projeto intitulado “Santana dos Olhos D’Água” vai abranger os rios Jacuípe (principal afluente do Paraguaçu), Subaé, Pojuca, Peixe (nasce no distrito de Jaguara), Cavaco (cuja nascente está em Anguera), Aguadas (distrito Governador João Durval Carneiro) e Tócos (afluente do Rio Jacuípe. Está na divisa de Feira e Candeal).

Filmagens começam em agosto

“Para que a comunidade feirense possa contribuir com a questão ambiental, ela precisa conhecer. Sendo assim, através desse documentário, iremos apresentar os diversos problemas já identificados nesses rios e as soluções possíveis”, explica João Dias (foto). Segundo ele, a previsão é começar as filmagens em agosto.

Entre os problemas já identificados questões ligadas a desmatamentos, desbarrancamento, assoreamento e mudança nos parâmetros da água. "São problemas que estão relacionados”, pontua.



  •  

Hemóvel espera doador de sangue até sábado, no estacionamento da Prefeitura

6/7/2018, 10:56h

O Hemóvel, ônibus do Hemoba usado em iniciativas de coleta de sangue, vai ficar no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana até o meio-dia de sábado. Até a tarde desta quinta-feira, 5, foram realizadas 31 doações.

Nesta sexta-feira, 6, o atendimento será realizado até por volta das 12h, devido jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica, pelas quartas-de-final da Copa da Rússia, às 15h.

Em três meses, esta é a segunda vez que o veículo é levado ao estacionamento. Em maio, a parceria com a Paróquia Senhor dos Passos rendeu 282 bolsas de sangue, quantidade 18% maior do previsto.

E as expectativas desta vez são mais modestas, mas não menos animadoras para o estoque do Banco de Sangue do Hemoba, em Feira, que vem enfrentando problemas devido à baixa presença de doadores.

A parceria agora foi firmada com os Demoler do Complexo Maçônico, formado por cinco lojas locais. A ordem Demolay é uma sociedade secreta patrocinada pela maçonaria. Aceita jovens do sexo masculino entre 12 a 21 anos.

Ajudar ao próximo motivou o jovem Victor Araújo a participar da iniciativa, tanto na organização como como doador. “Doar sangue não gera problemas para a pessoa. Pelo contrário. Salva vidas”.

O procedimento todo para a doação (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos. E o organismo repõe o volume de sangue doado, 450 mililitros, nas primeiras 24 horas após a doação.

Você não poderá doar sangue se:

- Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.

Obs.: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. 

- O peso for inferior a 50 quilos.

- Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.

- Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.

- Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

- Estiver com febre no dia da doação.

- Estiver grávida.

- Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.



  •  

Abertas matrículas para cursos profissionalizantes do Cicaf

6/7/2018, 10:18h

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescentes e Família Gilza Melo (Cicaf), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), vinculado ao Departamento de Cidadania, estará com as matrículas abertas para cursos profissionalizantes, no período de 9 a 12 deste mês. A novidade este semestre é que as inscrições serão feitas por etapa, com dias exclusivos para cada curso, facilitando assim a acessibilidade dos candidatos. Também serão oferecidos cursos nas Praças do CEU da Cidade Nova e do Jardim Acácia.

O Cicaf fica à rua Manoel Matias de Azevedo, s/n, bairro Tanque da Nação, próximo à Estação de Transbordo Centro. Lá as inscrições têm início na próxima segunda-feira, 9, especificamente para os cursos Básico Integrado (Informática Básica, Relações Interpessoais e Excelência no Atendimento ao Público), restrito para adolescentes de 14 a 18 anos, e de Aprendiz Empresarial (Informática Avançada, ADM, Linguagem, Leis Trabalhistas, Saúde e Segurança no Trabalho), restrito para jovens de 15 a 24 anos.

Ainda na segunda-feira, também serão realizadas no Cicaf as matrículas para os cursos de Informática para Adultos, com idade a partir de 19 anos.

Já na terça-feira, 10, também no Cicaf, serão abertas as matrículas para os cursos de Penteados (maiores de 18 anos), Garçom e Gaçonete (maiores de 18 anos) e Atendente de Farmácia (com nível médio completo ou concluindo).

E na quarta-feira, 11, ainda no Cicaf, serão abertas matrículas para Atendente de Farmácia (nível médio completo ou concluindo), Penteado, Garçom e Garçonete e Auxiliar Administrativo (nível médio completo ou concluindo e ter noções de informática).

Na quinta-feira, 12, será a vez dos cursos de Recepcionista (nível médio completo ou concluindo e ter noções de informática), Corte e Escova, Corte Masculino e Depilação.

A coordenadora do Cicaf, Simone Lopes Saraiva, ressalta que os candidatos devem apresentar, no ato da matrícula, fotocópia do RG, CPF e comprovante de residência, espelho do NIS ou cartão do Bolsa Família e uma foto 3x4.

Em parceria com a Praça do CEU da Cidade Nova será ofertada extensão do curso de Atendente de Farmácia enquanto que na Praça do CEU do Jardim Acácia será ofertada extensão do curso de Garçom e Garçonete. “As matrículas dos cursos que serão ministrados nas praças serão feitas nos próprios locais, também a partir do dia 9 de julho”, informa a coordenadora Simone Lopes.



  •  

Operação tapa buracos melhora tráfego em ruas e avenidas de Feira

5/7/2018
Operação tapa buracos melhora tráfego em ruas e avenidas de Feira

Compartilhar no Facebook    
  •