Curso de Georreferenciamento Ambiental abre atividades do trimestre da Unamacs

14/9/2018, 10:17h

As atividades desenvolvidas pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs), relativas ao trimestre, já foram retomadas e terão continuidade nos dias 27 e 28 com o Curso de Georreferenciamento Ambiental, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), das 8h às 12h. A aula será ministrada por técnico do Inema.

Em outubro, no dia 3, haverá uma oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, no Cras Santo Antônio dos Prazeres, das 8h ao meio-dia. Já no dia 13, a Unamacs vai promover em sua sede, que está localizada no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VII, a Oficina Propagação de Mudas por Estaquia e Alporquia. A atividade será ministrada por Fábio Bittencourt Figuerêdo.

No próximo mês também estão previstas a realização do Curso de Perícia Ambiental, nos dias 22 e 23, no CETEP, das 8h às 12h, e a Oficina de Robótica, cuja data será definida.

Já em novembro, a Unamacs programou a realização de cursos sobre apicultura, e meio ambiente do trabalho: análise e controle, bem como oficinas e o I Seminário de Educação Socioambiental (7 e 8/10).

As atividades são gratuitas. Mais informações através do número (75) 3322-9300 ou no email: unamacs.semmam@pmfs.ba.gov.br.



  •  

Secretaria Municipal de Saúde cadastra para o cartão do SUS

14/9/2018, 9:28h

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, diariamente, o cadastro de 250 a 300 cartões que permitem o acesso gratuito a atendimentos de saúde nos estabelecimentos Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastro é fácil e rápido, e pode ser feito de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, sendo as fichas distribuídas a partir das 7h, na SMS.

“Com apenas uma senha a pessoa pode fazer cartões para todos os integrantes da família - filhos, cônjuges e idosos”, informa a coordenadora do Cad SUS, Sônia Vasconcelos.

Pessoas cujos dígitos do cartão não iniciam com o número 7, devem procurar o recadastramento com mais urgência. A coordenadora ressalta que aquelas que não podem ir à Secretaria, devem fazer a solicitação na Unidade de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde referente a sua área de residência.

Documentos necessários

“Basta ter em mãos documento de identidade, CPF e comprovante de residência recente. Aqueles que não possuem documento de identidade, podem utilizar a certidão de nascimento, casamento ou carteira de trabalho”, lembra.

Quando a confecção do documento tratar de pessoas com idade menor de 18 anos, é necessário o CPF da criança ou adolescente e o documento de identidade dos pais. Como o serviço é para moradores de Feira de Santana, a apresentação do comprovante de residência atualizado se faz necessário.



  •  

Líderes religiosos abraçam campanha pela paz

13/9/2018, 18:36h

Lideranças religiosas de diferentes matrizes abraçam a campanha Feira Pede Paz, promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). A iniciativa visa difundir a cultura da paz e não violência nas mais diversas esferas da sociedade visando combater a criminalidade que assola Feira de Santana, a exemplo do que já vem ocorrendo em todo o país.

Bispo da Igreja Católica Independente, Dom Marcos Paulo ressalta a importância da iniciativa. “É de fundamental importância envolver todos nesta iniciativa de difundir a paz. As religiões trabalham com um número maior de pessoas que convivem com a intolerância religiosa e isto deve ser enfrentado”.

Já o sacerdote de religião de matriz africana Tata Indenberka considera a iniciativa da Prefeitura muito importante para garantir o resgate da cultura da paz entre os feirenses. “Precisamos unir órgãos públicos, parlamentares e todos os segmentos da sociedade para cultivarmos uma semente da cultura da paz”.



  •  

Inscrições abertas para residência médica

13/9/2018, 16:17h

Até o dia 30 de setembro estão abertas as inscrições para o programa de residência médica em “Medicina de Família e Comunidade”. Os residentes aprovados terão bolsa pelo Ministério da Saúde e serão contratados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nove vagas estão sendo ofertadas pelo Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia 2019, coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (Cerem). A inscrição pode ser feita através do site da Strix (http://www.strixeducacao.com.br/Editais.aspx?area=300&codigo=534).

Parceria entre SMS e Uefs qualifica médicos para Atenção Básica

A parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana com a Secretaria Municipal de Saúde visa através do programa qualificar médicos para o atendimento na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais irão atuar em Unidades de Saúde da Família (USF), Hospital da Mulher, Hospital Estadual da Criança e Hospital Geral Clériston Andrade.



  •  

Governo Municipal se mobiliza em torno da campanha "Feira Pede Paz"

13/9/2018, 15:49h

Por uma chance à paz, a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 12, a campanha “Feira Pede Paz”, ação que envolve todas as secretarias do Governo Municipal, indignado com a escalada da violência que, só este ano, já ceifou 295 vidas na cidade, vitima de assassinatos.

Aberta oficialmente na “Casa da Paz”, um stand armado no canteiro da Avenida Getúlio Vargas, com a presença do prefeito Colbert Martins Filho e todo o secretariado, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de segmentos religiosos, a campanha “Feira Pede Paz”, será levada às escolas da rede pública, praças e bairros da cidade, através de uma caravana motivacional.

A Caravana da Paz tem como símbolo um origami em formato de pomba, que está sendo distribuído e multiplicado em oficinas itinerantes que ensinam como confeccionar as peças, a partir de uma folha retangular de papel branco.

O movimento consiste ainda em distribuir bottons, adesivagem e plotagem de carros com a marca da campanha, bem como levar mensagens alternativas sobre a cultura da paz, a exemplo de apresentação de vídeos e abordagens sobre o tema.

Meta é mobilizar a comunidade feirense

O secretário Pablo Roberto Gonçalves (Seprev), reiterou que “a campanha tem como meta mobilizar a comunidade feirense a fortalecer a cultura da paz e a não violência, além de refletir sobre como podem promover a paz em seus espaços de convivência”.

“Nós precisamos nos indignar contra esta violência para construir, em nossa cidade, uma cultura de paz. Todo o dia se reclama nas emissoras de rádio locais, sobre a quantidade de buracos que há nas ruas, mas não se vê ninguém se levantar contra as 295 mortes por assassinatos que já ocorreram. É que a gente só reclama da violência quando ela ocorre perto da gente, e no dia seguinte ao desespero, a vítima passa a contar nas estatísticas policiais”.

Testemunho emociona o prefeito

Indignou-se o prefeito Colbert Filho (foto), após ouvir o testemunho emocionado de Laion Guimarães, que se antecipando à sua fala, narrou o drama vivido por seu pai, abandonado numa estrada periférica da cidade, depois de ter sido assaltado e colocado no porta-malas do próprio carro. “Desde então”, contou Laion, “meu pai passou a conviver com os traumas psicológicos decorrentes da brutalidade de que foi vítima.

Invocando a Constituição Nacional, Colbert Filho enfatizou a responsabilidade do Governo do Estado em promover as ações de prevenção e de segurança para os cidadãos: “Quem morre mais são pobres, jovens e negros, e para mudarmos isso nós temos que estar juntos”, disse.



  •  

Laboratório da Fundação Hospitalar é reinaugurado com capacidade 15 por cento maior

13/9/2018, 9:55h

A reforma e ampliação do Laboratório Rosângela Santana Falcão, da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), é mais um passo importante dado pelo Governo Municipal para continuar melhorando o atendimento na saúde pública dos feirenses e de moradores de diversas cidades da região. O espaço totalmente modernizado foi reinaugurado pelo prefeito Colbert Martins Filho na noite desta quarta-feira, 12.

Com atendimento médio mensal em torno de 33 mil exames, o Laboratório da Fundação Hospitalar, instalado em anexo do Hospital Inácia Pinto dos Santos – O Hospital da Mulher, passa a ter a capacidade de atendimento ampliada com as intervenções promovidas pelo Governo Municipal. Foram investidos em torno de R$ 270 mil com recursos próprios do Município para garantir atendimento pleno pelo SUS.

SUS precisa cada vez mais ser melhorado

O prefeito Colbert Martins (foto) ressaltou a importância dos investimentos na saúde pública e observou que o laboratório do município possui grande confiabilidade. “Com certeza o SUS precisa cada vez mais ser melhorado", afirmou o gestor, que também é médico por formação.

Crescimento contínuo nos atendimentos

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, observou o crescimento contínuo no número de atendimento no laboratório. “Em 2013 foram 254.147 atendimentos. Em 2016 chegamos a 327.811 atendimentos e em 2018 já atendemos 195.767 pacientes somente no primeiro semestre. Agora com a ampliação, a expectativa é de podermos atender entre 10 a 15% mais”, frisou.

Amor de todos os funcionários ao hospital

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (foto), ressaltou a dedicação de cada funcionário ao Hospital da Mulher e ao Laboratório. “A saúde é isso, o amor de todos os funcionários ao hospital. Cada azulejo aqui nas paredes tem as mãos de todos os funcionários”.

Comparando à pergunta que uma rede de TV faz sobre “O Brasil que queremos”, o vereador Cadmiel Pereira ressaltou que o Brasil que todos querem é o que cuide da saúde pública com os investimentos que o Governo Municipal vem fazendo em Feira de Santana. Os destaques aos investimentos feitos pela administração municipal na área de saúde também foram reforçados pelos vereadores Edvaldo Lima e Neinha.

Durante o evento também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; de Comunicação Social, Valdomiro Silva; de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Pablo Roberto; a primeira-dama Adenilda Martins; e o diretor do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Raimundo Melo.

Dedicação de auxiliar de enfermagem reconhecida com homenagem

A dedicação de 23 anos de vida ao Hospital Inácia Pinto dos Santos – O Hospital da Mulher, foi reconhecida pelo Governo Municipal de Feira de Santana com homenagem póstuma à auxiliar de enfermagem Rosângela Santana Falcão, que emprestou seu nome ao laboratório da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), reinaugurado na noite desta quarta-feira, 12, após obras de ampliação e modernização.

Rosângela Santana Falcão foi aprovada em concurso para preenchimento de vaga no Hospital da Mulher em dezembro de 1993 e ingressou na unidade hospitalar no ano seguinte. Teve o berçário como o primeiro setor a atuar, trabalhando em seguida no ambulatório, onde permaneceu até o dia 19 de junho de 2017, quando faleceu.

As homenagens foram prestadas pelo prefeito Colbert Martins Filho na presença dos três filhos de Rosângela: Daiane, Francisco e Aniele Falcão. E o chefe do Executivo reconheceu a trajetória da auxiliar de enfermagem, que teve sua atuação marcada pela dedicação e compromisso com o Hospital da Mulher.



  •  

Oficina de samba-de-roda estimula idosos do centro Dona Zazinha

13/9/2018, 9:33h

Pessoas na terceira idade assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), deixam o sedentarismo de lado e passam a levar a vida com rotina mais agitada. E toda a disposição está sendo estimulada pela oficina de samba-de-roda, fazendo o público sacudir o esqueleto, suar a camisa e mostrar que ainda tem gingado, além de muita experiência de vida.

A oficina de samba-de-roda, coordenada pelo músico Zé das Congas, é muito mais que apenas dança de um ritmo enraizado na cultura regional. Também motiva os idosos a cantarem e aprenderem a tocar instrumentos de percussão, estimulando talentos.

Idosos estão sempre motivados

O samba, sem dúvida alguma, é uma das atividades mais disputada no Centro Dona Zazinha. E também a que menos tem ausência. “Os idosos estão sempre motivados a participar destas atividades. E os resultados são sempre surpreendentes, acabando com o sedentarismo”, frisa a coordenadora do equipamento público municipal, Tilda Brasileiro.

Além do samba, no equipamento da Sedeso também são desenvolvidas diversas outras atividades que colocam os idosos num ritmo de vida bem mais ativo. Dentre eles, ginástica, oficina de memória, cuidados com a beleza, festividades, pintura em tecido, crochê e tricô e muitas outras ações.



  •  

Discutir sobre suicídio é a melhor maneira de buscar prevenção, diz especialista

12/9/2018, 18:52h

A cada 100 pessoas, 17 pensam e três tentam suicídio. Discutir o assunto é a melhor maneira de buscar soluções para o tema. A afirmação é da enfermeira e especialista em saúde mental, Mariana Lopes, durante capacitação em alusão ao Setembro Amarelo.

O evento que aconteceu nesta terça-feira, 11, na Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa da Atenção Básica, reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e estudantes em busca de qualificação no atendimento a pacientes com transtornos psíquicos.

Durante a palestra, Mariana ressaltou a importância do acolhimento, escuta qualificada e do vínculo pelos profissionais que estão nas unidades de saúde. “Alguns pacientes vão a unidade apenas para conversar com vocês, o acolhimento neste primeiro momento pode trazer grandes contribuições para o tratamento. Vocês podem utilizar de momentos integrativos, como grupos de roda de conversa e atividades físicas que trazem qualidade de vida”.

Problema de saúde pública

Estima-se que até 2020 a depressão interligada ao suicídio seja um problema de saúde pública. De acordo com a coordenadora da rede de saúde mental, Robervania Cunha, o levantamento mais recente, feito há dois meses, envolve crianças de 8 anos a adultos de 84 anos de idade. “Esse momento vale uma reflexão para entendermos mais sobre o assunto e como profissionais sabermos agir”, afirma.

Importância da solidariedade com o próximo

Presente no evento, a secretária de Saúde Denise Lima Mascarenhas ressaltou a importância da solidariedade com o próximo. “Nos habituamos a referenciar transtorno mental apenas a distúrbios mais severos, quando na verdade você pode estar ao lado de uma pessoa todos os dias, no trabalho ou até mesmo um paciente que tem algum tipo de desequilíbrio. Então vamos ser solidários, o mundo melhor começa dentro da gente e o exemplo bom contamina”, ressalta.

A capacitação prossegue até o dia 13 na Secretaria de Saúde. Mas os profissionais estarão trabalhando até o fim do mês o assunto nas unidades. “A gente ver todos os dias reportagens sobre pessoas que atentaram contra suas próprias vidas, e ficamos no perguntando ‘por que?’. E é para isso que buscamos esse espaço, para entender como está sendo o acolhimento no nosso dia a dia”, informa a enfermeira referência em saúde mental da Atenção Básica, Cristiane Bastos.



  •  

SMT reforça sinalização e orienta motoristas no retorno do túnel da João Durval

12/9/2018, 15:57h

A Superintendência Municipal de Trânsito vem realizando um trabalho de campo com seus agentes, no retorno do túnel Carlos Kruchewski, na avenida João Durval Carneiro, com o intuito de orientar e educar o motorista a realizar o trajeto correto, evitando bloqueios onde existe a via livre na faixa 1, o acesso para avenida Presidente Dutra sentido BR 324 na faixa 2, e o acesso à Presidente Dutra sentido rodoviária na faixa 3. 

O trajeto possui sinalização horizontal e vertical em todo o trecho do túnel e do retorno da Avenida João Durval Carneiro, proibindo a passagem de veículos pesados, e indicando as vias para retorno e para acesso à avenida Presidente Dutra, colaborando para a organização do trânsito. Este é um trabalho de conscientização para que os motoristas não cometam infrações, proporcionando  fluidez e segurança no tráfego local.



  •  

Corrida Pink and Blue abre campanhas contra câncer de mama e de próstata

12/9/2018, 14:23h

A Corrida Pink and Blue, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, terá sua segunda edição este ano. O evento acontece no dia 23 de setembro na avenida Noide Cerqueira, às 7h.

Os interessados em participar da corrida devem comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 19 e 20 de setembro, com carteira de identidade e 2kg de alimento não perecível. No local de inscrição será feita a troca por um kit com camisa, viseira e pochete.

Reunir cerca de mil pessoas

O evento marca a abertura das ações municipais em combate aos cânceres de mama e próstata. De acordo com a referência técnica em saúde do homem, Isabella Machado a expectativa é reunir cerca de mil pessoas.

A concentração ocorrerá em frente ao Colégio Despertar. O Dj Simba e o coreógrafo Luciano Melo farão o aquecimento no local, antes da corrida. Fisioterapeutas e educadores físicos ficarão responsáveis pelo alongamento e massoterapia.



  •