Projeto Rua Viva dá uma pausa neste fim de semana e retorna no domingo, 22

13/10/2017, 13:27h

Por conta do feriado nacional prolongado em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) dará uma rápida pausa no Projeto Rua Viva neste fim de semana.

As atividades de lazer e entretenimento retornam na próxima semana, precisamente no domingo (22), e mais uma vez levará diversão, saúde e bem estar para a Avenida Fraga Maia, espaço público que reuniu na última edição centenas de famílias feirenses, consolidando mais ainda o projeto e seu propósito de passear pela cidade e mobilizar cada vez mais público.

O superintendente Maurício Carvalho reforça que o Rua Viva continuará oferecendo à população toda a infraestrutura necessária, como aulas com exercícios de aquecimento, alongamento e ginástica funcional, sempre orientadas por professores de Educação Física, além da concorrida aula de swing baiano.

“A população terá sempre a oportunidade de praticar esportes, passear de bike, andar de skate e de patins, e aproveitar efetivamente os espaços públicos de Feira de Santana”, pontua.

Carvalho ainda ressalta que a SMT segue com o trabalho do Núcleo de Educação para o Trânsito voltado ao público infantil, além dos serviços de saúde garantidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como testes de glicemia e de aferição da pressão arterial.

Em toda edição, o circuito reservado para diversão, caminhadas e piqueniques, passeios com animais domésticos e relaxamento tem o total monitoramento da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de prepostos da própria SMT.

Aproveite também para curtir e compartilhar #ruavivafsa através das redes sociais (Facebook e Instagram).

  •  

Estudantes da rede municipal contam em vídeos e fotos a história da própria comunidade

13/10/2017


Compartilhar no Facebook    
  •  

Ação Social da Escola Wilson Mascarenhas integra comunidade no Campo Limpo

13/10/2017, 8:23h

Cuidados com a saúde e a estética, relaxamento, palestras e ainda brincadeiras marcaram a ação social promovida na quarta-feira, 11, pela Escola Municipal Professor Wilson Moreira Mascarenhas, do bairro Campo Limpo. Familiares, a população e estudantes se divertiram no evento que promoveu a integração da comunidade e marcou a comemoração pelo Dia da Criança.

“Nosso intenção foi oferecer serviços para todos. Pais, responsáveis e estudantes cuidaram da beleza e da saúde durante a ação, que promoveu à interação entre a escola e os moradores do nosso entorno”, destaca a diretora da unidade de ensino, Sumaya Ramos Rodrigues.

Profissionais do Posto de Saúde da Família – PSF do Novo Horizonte - proferiram palestras sobre cuidados com a saúde; também ofereceram serviços como aferição da pressão e testes de glicemia. A comunidade ainda teve acesso a cortes de cabelo, manicure e massoterapia. As crianças participaram de diversas brincadeiras.

“A criança que não brinca não é feliz”, disse Phelipe Nery Santos, aluno do 5º ano. “Todos temos o direito a brincar e acho importante compartilhar este momento com nossos colegas e a comunidade”, defende.

“É muito bom que a família e a comunidade estejam dentro da escola, que conheçam e ampliem a visão de como ela funciona, sejam mais participativos no ambiente escolar. Os serviços oferecidos foram muito úteis e as crianças puderam se divertir bastante”, garante Zélia Silva dos Santos Fernandes, mãe do aluno Geovanni dos Santos Fernandes, também do 5º ano.

  •  

Parlamento Juvenil lança informativo sobre projeto escolar

13/10/2017, 8:16h

O Parlamento Juvenil de Feira de Santana está lançando a segunda edição do seu informativo. A iniciativa visa difundir na comunidade escolar as ações desenvolvidas na cidade para estimular a garantia de direitos mas também despertar nos jovens em idade escolar a importância de cumprirem seus deveres e fomentar uma sociedade mais justa e participativa.

Para despertar a consciência sobre os direitos e deveres dos cidadãos entre os estudantes das escolas da rede pública, o Parlamento Juvenil está desenvolvendo o projeto Dialogando Direitos e Deveres nas Escolas. A ação é fruto de parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

Através do projeto, os agentes envolvidos estão estimulando a prevenção e proteção dos riscos sociais que atingem adolescentes estudantes de escolas públicas do município de Feira de Santana.

Através das oficinas do projeto são discutidos temas importantes como “Dialogando direitos e deveres”, “Violência/Cultura de paz”, “Família: qual o meu papel?”, “Já sei namorar! E agora?”, “Estou pronto para ser pai ou mãe?”, “Como conseguir o meu primeiro emprego?”, “Drogas: E aí?” e “Benefícios e perigos da internet”.

O projeto já está em sua segunda edição. Nesta última foi realizada na Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, no bairro Feira X, envolvendo cerca de 200 estudantes. “Como resultado a indicação dos alunos Valdete dos Santos Amorim Neto e Mateus Alexandro Souza de Oliveira para compor o Parlamento Juvenil/Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)”, revela o parlamentar juvenil e redator do informativo, Érick Júlio, que também é um dos coordenadores do projeto.

  •  

Descarte irregular de entulho vai gerar multa

12/10/2017, 8:43h

O descarte irregular de resíduos da construção civil em ruas e terrenos de Feira de Santana vai gerar multa aos infratores que varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil – a partir da terceira reincidência, mais medidas administrativas e a apreensão do veículo.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho sancionou a lei, autoria do vereador Antônio Carlos Passos de Ataíde, que objetiva o disciplinamento deste tipo de prestação de serviço, bem como a correta destinação e a aplicação de multas em caso de não cumprimento da lei.

São resíduos de construção civil os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. Os entulhos deverão ser classificados nas classes A, B, C e D, conforme Resolução do Conama.

São resíduos de secos domiciliares recicláveis aqueles provenientes de residências ou de qualquer outra atividade com características domiciliares ou a estes equiparados constituído principalmente por embalagens e que podem ser submetidos a um processo de reaproveitamento.

A Secretaria de Serviços Públicos vai criar o Controle de Transporte de Resíduos da Construção Civil, cujo objetivo é a identificação, o disciplinamento dos fluxos e dos transportadores envolvidos e a destinação adequada dos resíduos.

Estes transportadores - pessoa física ou jurídica - terão o prazo de 180 dias para se cadastrarem na SESP. Apenas poderão prestar seus serviços depois de regularizado.

Por transgressão do disposto nesta Lei e das normas dela decorrentes, consideram-se infratores: o representante legal proprietário do veículo transportador, o motorista e ou o proprietário do veículo transportador ou caixa estacionária e o responsável cadastrado no CT.

  •  

Ação do Outubro Rosa reúne mulheres no CEU do Jardim Acácia

12/10/2017, 8:35h

Questionadas pela enfermeira se tiveram ou conhecem algum caso de câncer de mama na família ou entre as amigas, pelo menos dez mulheres de um grupo de pouco mais de cinquenta ergueram os braços confirmando. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres e o que mais mata no mundo”, afirmou a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dispensário Santana, Milena Nunes.

A dona de casa Suely Santiago, 39 anos, relatou que há cinco anos levou um susto ao receber a informação que a amiga estava com câncer de mama. “Tomei a doença pra mim, o que me deixou abalada e me fez a adotar ainda mais cuidados com a saúde. Sempre vou ao ginecologista e também não deixo de realizar os exames de laboratório”, relatou.

Além de palestra, a abertura da campanha Outubro Rosa, promovida pela UBS na tarde desta terça-feira, 10, na praça do Centro de Esportes e Artes Unificado do Jardim Acácia, contou com atividade física e foi servido lanche. Elas estavam com camisetas na cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

“Manter a alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, associada à prática de exercícios físicos, é importante na prevenção ao câncer de mama, uma vez que, a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco”, informou a profissional de saúde. As mulheres também foram orientadas a procurar a UBS para solicitar o exame preventivo e a mamografia.

Desde o início do mês, as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família, tanto da sede quanto dos distritos, estão intensificando as ações de promoção à saúde com foco na prevenção aos cânceres de mama e da próstata (Novembro Azul).

  •  

Guerra de Canudos contada através de exposição com peças de barro

11/10/2017


Compartilhar no Facebook    
  •  

Clientes e feirantes recebem noções sobre escolha e aproveitamento de frutas e verduras

11/10/2017, 16:39h

Escolha de frutas, verduras e legumes, melhor aproveitamento de alimentos, receitas funcionais e higienização correta são alguns dos fatores que podem contribuir para a melhora da alimentação, garantindo hábitos mais saudáveis. Estas e outras orientações serão oferecidas para clientes e feirantes durante este final de semana, dias 14 e 15 de outubro, das 9h às 12h, na Feirinha da Estação Nova, em Feira de Santana.

A ação é parte do Programa de Integração Social da Unifacs – INTEGRA e será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e a Associação dos Feirantes da Estação Nova (Afen). Professores e estudantes do curso de Nutrição da instituição que integram a equipe de Saúde do programa participam do mutirão que pretende atender a mais de 200 pessoas nos dois dias de atividades.

O objetivo, segundo a professora Kesia Magalhães, que coordena o programa, é potencializar as vendas na feira ao mesmo tempo em que se presta um serviço à população com dicas sobre nutrição e saúde. “A equipe oferecerá esclarecimentos acerca dos alimentos vendidos na feira, suas propriedades, forma de preparo e manuseio, além de distribuir folders com receitas saudáveis”, explica.

Saúde na Feira

 

 

 

Com o intuito de prevenir doenças como hipertensão, diabetes e obesidade a equipe de Saúde do INTEGRA realizou no último final de semana (dias 6 e 7) uma série de avaliações preventivas e ações educativas. Cerca de 30 feirantes e seus familiares receberam atendimento. Entre os serviços oferecidos estavam aferição de pressão arterial, avaliação física e antropométrica e diagnóstico nutricional. A ação contou com apoio dos professores Jociene Oliveira, Alan Nery e Bruno de Medeiros.

Programa INTEGRA

O INTEGRA promove um conjunto de ações acadêmicas interdisciplinares para o exercício do direito social ao trabalho por indivíduos que estão em situação de desemprego e também por aqueles exercem o trabalho na Feira da Estação Nova e tem como fonte de subsistência a economia regional hortifrutigranjeira e a agricultura familiar. O programa oferece capacitação profissional, educação legal e ambiental na manipulação de alimentos para comercialização ao consumidor final, incentivo ao micro empreendedorismo e fortalecimento da relação campo/cidade, feirantes/clientes, contribuindo para aumento das vendas e formação de um referencial de preservação da cultura regional e sertaneja de frequência às feiras livres.

O programa se desenvolve em parceria com a Settdec, por meio da Política Pública Municipal denominada INTEGRA-FEIRANTE e a Associação de Feirantes da Estação Nova-AFEN.

  •  

CMDI vai funcionar na sexta-feira

11/10/2017, 15:41h

O atendimento no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugenio Laurine vai ser normal na próxima sexta-feira, 13. Face ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura decretou ponto facultativo nas unidades que não prestam atendimento continuado, caso do CMDI.

As mamografias que serão realizadas na sexta-feira estão agendadas ou foram remarcadas. As interessadas deverão apresentar a requisição médica.

O órgão fecha no feriado nacional, mas abre no dia seguinte, logo pela manhã. A prestação do serviço está relacionada à campanha mundial Outubro Rosa, que visa conscientizar a mulheres sobre a necessidade do exame – que descobre tumores na mama ainda na fase inicial, bem como a prevenção da doença.

A Central Municipal de Regulação vem agendando e os trabalhos no feriado e aos sábados, durante este mês, vai dar vazão à demanda e não interfere na realização dos exames de rotina. O CMDI também reforçou a equipe formada por técnicos em radiologia.

  •  

Moradores do bairro Sim comemoram obra de pavimentação do Corredor dos Araçás

11/10/2017, 13:4h

Após serem contemplados com as inaugurações de uma creche e uma Unidade de Saúde da Família (USF), os moradores do bairro SIM também serão beneficiados com a implantação de mil metros de pavimentação no Corredor dos Araçás, principal via de acesso da região.

Prevista para ser entregue dentro de 120 dias, a obra está orçada em R$ 257 mil e vai consumir 7.000 metros quadrados de paralelepípedo em 1.000 metros lineares de meio fio, de acordo com o diretor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto.

Ao dar a ordem de serviço para o início da obra, na manhã desta quarta-feira, 11, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado pelo vice-prefeito Colbert Martins, o secretário de Assuntos Interinstitucionais, Elianai Santana, destacou a importância da pavimentação desta artéria de acesso para o bairro Sim.

O ato contou ainda com as presenças do suplente de deputado federal, Zé Chico, dos vereadores João Bililiu, Cadimiel Pereira e Luiz Augusto de Jesus.

  •