Projeto Copa do Mundo leva ex-jogadores a escola municipal

15/5/2018, 17:36h

A manhã desta terça-feira, 15, foi bem diferente para os estudantes da Escola Municipal Horácio Silva Bastos, no bairro Caseb. Os alunos do grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental trocaram a sala de aula pelo pátio para receber a visita do ex-jogador de futebol Fábio Grego, que é de Feira de Santana. O encontro foi marcado por um bate-papo, com perguntas e respostas.  

A interação dos estudantes com o jogador faz parte das atividades do projeto “Copa do Mundo”, iniciado nessa terça-feira. Até o dia 15 de julho, os professores vão desenvolver atividades interdisciplinares, por meio de leituras e dinâmicas, sobre a cultura, história e localização geográfica da Rússia, país que sediará a Copa do Mundo. Também estão previstas, ainda nesta semana, as visitas dos ex-jogadores Fábio Baiano e Jorge Wagner.

Futebol como instrumento de ascensão social

“Levamos para a sala de aula um tema atual, que é a Copa do Mundo. As crianças se identificam com o futebol. Desta forma, despertamos o interesse pelo aprendizado, de maneira diferente e atrativa”, justifica a professora e coordenadora do projeto, Sarita Taila Araújo (foto), reconhecendo que apresentar um jogador, que passou por grandes clubes brasileiros, como São Paulo, Grêmio e o Atlético, e também do exterior, representa a concretização de um sonho.

“Muitas dessas crianças sonham em ser um atleta no futuro. Depositam no esporte, principalmente no futebol, o desejo de mudança social. Mas, não há outro caminho para se promoverem dentro do próprio esporte se não for através da Educação”, acrescentou a professora Neuracy Ribeiro.

Decisões em fração de segundos

Fábio Grego (foto) defendeu o aprendizado dentro da sala de aula para quem quer investir como esportista profissional. “Se quiserem ser jogador ou qualquer outra profissão tem que estudar. O futebol é didático. O jogador, dentro de campo, precisa tomar decisões em fração de segundos. Se ele não tiver estudo, não terá um bom desempenho”, ensina Fábio.

O ex-jogador compartilhou um pouco de sua trajetória e disse que mantém há um ano e meio uma escola de futebol, no bairro Conceição. Dos oitenta alunos, 35 deles são bolsistas. “São meninos carentes, com idades de cinco aos 15 anos, que precisam de uma oportunidade. Lá eles são treinados duas vezes na semana”, disse, comentando que alguns desses jovens já foram encaminhados para times profissionais.

PERSONAGEM

Depois do bate-papo, o pequeno Douglas dos Santos (foto), de 10 anos, aluno do 4º ano, fez algumas embaixadinhas e bateu bola com Fábio Grego. Ao final, toda a garotada correu para o abraço em agradecimento pela visita.



  •  

Inscrição para trabalhar no Plano de Igualdade Racial termina nessa quarta

15/5/2018, 16:36h

Termina nesta quarta-feira, 16, o prazo para técnicos interessados em trabalhar na elaboração do Plano Municipal Decenal de Promoção da Igualdade Racial do Município de Feira de Santana. As inscrições estão sendo feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, bairro Kalilância.

Para elaboração do Plano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) vai contratar técnicos em regime de direito administrativo (Reda), para prestação de serviço temporário, em cargos de níveis superior e médio. Vão atuar no âmbito da Divisão de Promoção da Igualdade Racial, sendo um coordenador, um assistente administrativo, um fotógrafo e dois auxiliares.

Um dos responsáveis pelas inscrições, Fhelippe de Almeida Sampaio, informa que até início da manhã desta terça-feira, 15, cerca de 10 candidatos já haviam comparecido e a expectativa é de que muitos outros se inscrevam até esta quarta-feira, 16.

Seleção de candidatos terá duas etapas

Para a candidata Joelma Peixoto, que pretende disputar uma vaga para auxiliar, o contrato é uma oportunidade de poder contribuir com a execução do trabalho social voltado para a garantia de direitos da igualdade racial. “Já tenho experiências em movimentos sociais e pretendo aprimorá-las”, frisou.

Já a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lurdes Santana, informa que a seleção será realizada em duas etapas, sendo uma análise curricular e entrevista, que são eliminatórias para a segunda fase, que envolve a parte prática.



  •  

Assistentes sociais têm trabalho sem fim

15/5/2018, 16:30h

O Dia do Assistente Social, nesta terça-feira, 15, é marcado em Feira de Santana pelo reconhecimento do papel desses profissionais como principais agentes transformadores para a garantia de direitos sociais e a ampliação da cidadania. O empenho destes profissionais que compõem o quadro, tanto na área pública quanto privada e ONGs, é destacado pelo secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Pérsico, e pelos próprios assistentes sociais, na pessoa da diretora do Departamento de Gestão Integrada, Soneide Rios.

A dedicação e comprometimento do assistente social com a garantia dos direitos é ressaltada pelo secretário Ildes Ferreira, coordenador de cerca de 160 profissionais da área na Sedeso. Ele ressalta a condição dos assistentes sociais como a mais importante nas políticas de assistência social no país. “Só temos que agradecer àqueles comprometidos com a política de equidade social em Feira de Santana, na Bahia e no Brasil, garantindo direitos para pessoas em situação de risco social”, frisou.

Defensores de pessoas vulneráveis e em risco

Para Soneide Rios (foto), “quando penso em assistência social penso na palavra ‘direito’ pois são profissionais preparados para a garantia de direitos principalmente para vulneráveis e pessoas em risco social. E eles marcam uma história de luta que ainda não está consolidada pois este é um trabalho sem fim”, afirmou.

Enquanto isso, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Pérsico, destaca o importante papel dos assistentes sociais no momento de crise na economia do país para garantir a manutenção das conquistas sociais na esfera nacional e continuar avançando.



  •  

Obras do novo telhado do Feiraguay continuam em ritmo acelerado

15/5/2018, 16:0h

Previstas para serem concluídas em setembro, a segunda etapa das obras de implantação do novo telhado do Centro Comercial do Feiraguay se encontra bastante adiantada. Até o final de maio, os pilares serão colocados e as vias de acesso aos boxes serão desobstruídas com a retirada dos tapumes.

A informação é do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que nesta terça-feira, 15, fez uma visita técnica no entreposto comercial, acompanhado por Rodrigo Sodré, presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes.

As medidas visam a dinamizar as vendas, durante o período junino. Logo após as festas, as obras da Rua B serão reiniciadas com a colocação dos pilares e testeiras nas áreas já concluídas na primeira etapa, que se encerrou em novembro do ano passado.



  •  

Mutirão de dermatologia reduz espera por atendimentos

15/5/2018, 14:31h

A dona de casa Marina Pinto Bispo (foto), que reside no conjunto Feira VII, elogiou o mutirão da área de dermatologia realizado pela Secretaria de Saúde na Policlínica do Feira X, no sábado, 12. “É uma iniciativa importante porque acaba com a fila. Agora é só fazer os exames pedidos pela médica”.

Cerca de 160 pacientes, que já haviam marcado suas consultas nesta especialidade, foram contatados e informados de que seriam atendidos naquela data e local. No Feira X os atendimentos foram feitos por quatro médicos.

Os atendimentos de especialidades são parte do programa “Hora da Saúde”, que vem sendo prestado pela Secretaria de Saúde, no ambulatório do Hospital Dom Pedro de Alcântara nas áreas de dermatologia, endocrinologia, reumatologia, angiologia e gastroenterologia.

Meta é descentralizar atendimentos, diz secretária

O prefeito Colbert Filho e a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, estiveram na policlínica, pela manhã, onde conversaram com pacientes e profissionais que estavam trabalhando na unidade.

A descentralização de parte dos atendimentos, disse a secretária, está relacionada à quantidade de consultas que está sendo feita no ambulatório do HDPA. “O novo espaço agiliza os atendimentos. Os resultados foram positivos”.



  •  

Com o slogan "Nós Somos o Trânsito", é lançada a campanha "Maio Amarelo"

15/5/2018, 14:24h

Criada globalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito, a campanha “Maio Amarelo” foi oficialmente lançada pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho, na manhã desta terça-feira, 15, no Paço Municipal Maria Quitéria.

Atualmente, 25 países se encontram inseridos nesta campanha, que este ano adotou o slogan “Nós Somos o Trânsito”. Em Feira de Santana, por onde circula uma frota estimada em mais de 300 mil veículos, as ações do “Maio Amarelo” são coordenadas de forma integrada pela 3ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, e SEST SENAT.

Até o final do mês, os agentes de trânsito que atuam na cidade vão participar de cursos de reciclagem sobre Legislação de Trânsito e atualização em gerenciamento de crise, além de participarem de um seminário, onde serão abordadas questões relacionadas ao Anel de Contorno.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falhas humanas. No Brasil, anualmente 45 mil pessoas têm as suas vidas ceifadas no trânsito, o que equivale a 145 pessoas mortas por dia.

Através de ações educativas, a Secretaria de Transporte e Trânsito conseguiu reduzir em 40% o índice de morte nas vias da cidade, entre os anos de 2016 a 2017. Os registros apontam ainda que, a cada quatro acidentes, três envolvem motocicletas.

O ato contou com as presenças dos secretários Saulo Figueiredo (Transporte e Trânsito), Paulo Aquino (Governo), Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Maurício Carvalho (Superintendência de Trânsito), além de representantes das polícias Militar e Federal e da Ciretran.



  •  

Novas linhas de ônibus urbano no Viveiros e Feira X

15/5/2018, 9:45h

Os usuários de transporte coletivo urbano que residem nos conjuntos Viveiros e Feira X passam a contar com duas novas linhas, a partir da próxima quinta-feira, 15/05. As duas novas linhas são a 027-Viveiros via Av. Rio de Janeiro e 028-Viveiros via Feira X.

A readequação ocorre após pesquisa quantitativa sobre destino/viabilidade nesta área do município, no sentido bairro x centro.

O diferencial desta nova rota é ligar o conjunto Viveiros ao centro com opções de passagem pela avenida Rio de Janeiro, com intervalo de frequência a cada 20 minutos no ponto final do conjunto.

“O passageiro terá mais mobilidade e comodidade no momento de buscar o transporte público para se deslocar até a região central da cidade”, explica Saulo Figueiredo, secretário da pasta.

Confira o itinerário da Linha 027

Ida: BR-116/Sul, Av. Rio de Janeiro e Praça do Nordestino.
Volta: Av. Senhor dos Passos, Praça da Matriz, Av. Rio de Janeiro, Anel de Contorno e Viveiros.

Ligação Viveiros ao centro via Feira X

O atendimento será feito inicialmente no ponto final do Viveiros e, no Feira X, na Rua E, local de concentração de ônibus, com última parada na Praça do Nordestino.

A linha contempla mais bairros, a exemplo do Muchila, Chácara São Cosme, Pedra do Descanso e o Feiraguai.

Os passageiros ainda terão como opção de embarque pontos na Av. Senhor dos Passos, e a rota expressa não passa mais pelo Terminal Central.

Confira itinerário da Linha 028

Ida: Viveiros (ponto final), Feira X (Rua E), Praça do Nordestino.
Volta: Praça do Nordestino, Av. Senhor dos Passos, Rua Mal. Floriano Peixoto, Feira X e Viveiros.



  •  

Show de Targino Gondim marca a volta do Festival de Sanfoneiros

15/5/2018, 8:51h

O show do forrozeiro Targino Gondim, previsto para encerrar o Festival de Sanfoneiros no próximo dia 23 (uma quarta-feira), é patrocinado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O evento vai começar a partir das 18h30, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Com entrada franca, o festival, que está sendo retomado após quatro anos, conta com vinte sanfoneiros inscritos. Além de Feira, o evento tem a participação de representantes de alguns vários municípios da região, como Alagoinhas, Irecê, São Gonçalo dos Campos e Santo Antônio de Jesus.

O titular da Secel, Edson Borges, ressalta que o evento faz parte do calendário das festas juninas e que tem o sanfoneiro como símbolo da tradição do cancioneiro popular nordestino. “É uma figura emblemática da nossa cultura”, observa, considerando que o evento, além de revelar talentos, é um incentivo aos mestres da sanfona.

Categoria para jovens sanfoneiros é novidade

O festival tem como novidade a criação da categoria de sanfoneiros infantojuvenis, até 14 anos, além das já conhecidas categorias de sanfonas até oito baixos e acima de oito baixos. Os vencedores – do 1º ao 3º lugar – receberão prêmios em dinheiro e placas alusivas.

Na noite de premiação haverá os shows de Dr. Ed, que recepcionará o público; seguido do Forró Nóis 3 e para fechar a programação, tem show de Targino Gondim, um dos mais conhecidos sanfoneiros do Brasil.



  •  

Moradores do bairro Rua Nova vão ganhar um novo Posto de Saúde da Família

14/5/2018, 18:5h

Dentro de aproximadamente um ano, os moradores do bairro Rua Nova e adjacências passarão a contar com os serviços médicos de um Posto de Saúde da Família (PSF III). A ordem de serviço para a construção do equipamento foi dada pelo prefeito Colbert Martins, na tarde desta segunda-feira, 14.

O espaço vai contar com três consultórios médicos, que vão receber as três equipes de saúde, cada uma composta de um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. O PSF também vai contar com atendimento odontológico.

A unidade vai dispor de diversos serviços

De acordo com a chefe de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Valdenice Queiroz (foto), “o PSF também vai dispor de salas de vacinas, procedimentos médicos, curativo, nebulização, arquivo e auditório; testes rápidos, como gravidez, sífilis, consultas médicas e de enfermagem, pequenas emergências, e administração de medicamentos”

Erguida numa área de 430 metros quadrados, entre as ruas Juvêncio Erudilho e a Gonçalo Alves, a unidade de saúde vai custar R$ 650 mil aos cofres públicos. Compareceram ao ato a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.



  •  

Administradores distritais se reúnem pela segunda vez com o prefeito Colbert Martins

14/5/2018, 17:52h

Estabelecer condições de trabalho e encontrar soluções para os problemas identificados na Zona Rural do Município, foi a pauta principal do segundo encontro mantido entre os agentes distritais e membros do Governo.

Presidido pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho, o encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório do Centro Cultural Maestro Miro.

Conforme estabelecido pelos agentes administrativos, entre as demandas mais recorrentes dos oito distritos de Feira de Santana, transporte e estradas são os que requerem maior atenção da Prefeitura Municipal.

Acompanhado dos secretários Joadilson Machado (Agricultura), Paulo Aquino (Governo), Nau Vasconcelos (Relações Institucionais) e Valdomiro Silva (Comunicação), o prefeito Colbert Martins, a exemplo da primeira reunião, realizada há cerca de um mês, reforçou a necessidade dos administradores agilizarem as demandas transmitindo-as a Secretaria de Agricultura via whatsapp.

Maneira fácil e rápida de se comunicar

"É uma maneira mais fácil para gente buscar se comunicar com a Prefeitura e tentar resolver os problemas do nosso distrito", concordou Luciane Ribeiro Gomes, do distrito de Humildes.



  •