Prefeitura cria grupo que dará atenção aos acumuladores

12/12/2018, 8:35h

Acumuladores de Feira de Santana receberão atenção especial do Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos, Objetos e Animais, inclusive depósitos de materiais recicláveis. O decreto criando o grupo foi assinado pelo prefeito Colbert Filho e publicado dia 6 de dezembro no Diário Oficial Eletrônico.

Levou-se em consideração a grande quantidade de acumuladores no município, que eles necessitam de cuidados à saúde, que nem sempre tratam os animais adequadamente e que este comportamento gera problemas de natureza sanitária. O grupo será vinculado à Secretaria de Serviços Públicos.

Acumuladores são as pessoas que transformam suas casas em depósito juntando objetos que não precisam, lixo ou até grande número de  animais. O comportamento pode gerar prejuízos à saúde delas ou de vizinhos.

Considera-se situação de acúmulo a manutenção ou retenção de resíduos, objetos e animais, independente da espécie, em quantidade que dificulte a organização e manutenção da higiene e salubridade do ambiente, com potencial risco à saúde humana, a perturbação de sossego alheio e maus tratos aos animais, que pode estar ou não, associada a transtorno mental.

No próximo mês serão designados, por portaria, os membros que comporão o colegiado: da SESP, Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Seprev. Cada uma indicará dois representantes. Caberá à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, coordenar o Grupo.

A equipe fará, entre outras iniciativas, o levantamento e georreferenciamento de todos os casos de acumuladores em Feira de Santana, devendo assim criar e manter atualizado um banco de dados com cadastro de pessoas em situação de acúmulo; atender e acompanhar à saúde do acumulador, visando seu bem-estar físico, mental e social; auxílio ao acumulador na reintegração familiar e social.



  •  

Prefeitura vai agir em rua transversal da Artêmia Pires alvo de protesto, informa secretário

11/12/2018, 19:36h

A Prefeitura de Feira de Santana vai realizar, nos próximos dias, um trabalho para melhorar as condições de trafegabilidade da rua Itaciquara, transversal da avenida Artêmia Pires e  ligação desta via com outro importante vetor urbano, a avenida Noide Cerqueira. Nesta terça, 11, moradores da Itaciquara fizeram um protesto devido a um enorme buraco aberto e empoçado no local,  após as chuvas dos últimos dias.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro,  esteve na rua e em outros pontos do bairro SIM, avaliando problemas  de alagamentos na região. No caso da Itaciquara, um "fundo de bacia", ele disse que será necessário elaborar um projeto de drenagem profunda para escoar a água até um canal que fica a cerca de 1.5km do local. 

Ele diz que o prefeito Colbert Martins já foi informado dos investimentos e da  necessidade de   contratar uma empresa para elaborar primeiramente o projeto, depois realizar a obra. Quanto a medida que vai proporcionar melhorias imediatas na rua Itaciquara, ele disse que é preciso aguardar alguns dias.

"Nesse momento não é possível realizar nenhuma intervenção. Mas em breve faremos o patrolamento  da rua". Conforme Pinheiro,  não é possivel elevar o nível da rua, como sugerem moradores, devido a possibilidade de inundação de casas tanto na Itaciquara como em outras vias adjascentes. "O estudo e o projeto vão definir com exatidão o que deve ser feito para solucionar em definitivo o problema", esclarece.



  •  

Departamento de Educação Ambiental observa situação do Rio Aguiadas, em Ipuaçu

11/12/2018, 18:31h

Prepostos do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), realizaram no último sábado uma visita ao Rio Aguiadas, no distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu).

O percurso foi iniciado na foz do rio no Lago Pedra do Cavalo, na Fazenda Santa Luzia, até a nascente às margens da BR 116/Sul.

“O objetivo da atividade é tornar nossos rios conhecidos e assim sensibilizar as autoridades e a sociedade civil para desenvolverem ações visando preserva-los”, afirma João Dias, chefe do Departamento de Educação Ambiental.

A atividade no sábado contou com alguns parceiros. Foram feitos registro fotográfico e georreferenciamento. Também foram observados a situação do rio.

“Foi uma aventura fascinante. Encontramos partes muito preservadas do rio, mas também identificamos um trecho muito degradado, resultado do desmatamento, desbarrancamento e assoreamento”, diz informando que a Semmam pretende realizar “algumas ações corretivas”.



  •  

Secel convoca reunião para tratar de eleições complementares do Conselho de Cultura

11/12/2018, 18:30h

No próximo sábado, 15, será realizada uma reunião na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com pessoas do segmento cultural de Feira de Santana, para discutir as eleições complementares do Conselho de Cultura.

O secretário Edson Borges salienta que essa não é uma reunião do Conselho. “Pessoas ligadas a cultura, artistas, produtores culturais podem participar da reunião”, explica.

A eleição do Conselho de Cultura já foi realizada, mas algumas cadeiras ainda precisam ser preenchidas, além de cadeiras que foram reivindicadas pela sociedade civil organizada.

Na ocasião, serão definidas a comissão eleitoral, regras e dia da eleição complementar. A reunião está marcada para começar às 10h.



  •  

Centro de Zoonoses notificou 175 casos de escorpiões em residências este ano

11/12/2018, 18:24h

Acúmulo de entulhos, lixo doméstico e baratas são atrativos para os escorpiões. Só este ano, de janeiro a novembro, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde esteve visitando 175 residências, onde a presença do animal peçonhento foi notificada.

As principais ocorrências aconteceram nos distritos de Ipuaçu e Maria Quitéria, e nos bairros Calumbi, Feira X, SIM, Conceição, Brasília, Sto. Antonio dos Prazeres, Mangabeira, Caseb, Queimadinha, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, Papagaio, George Américo, Tomba e Feira VII.

Normalmente a população entra em contato por telefone ou pelo aplicativo 156. “Ao receber a ligação, abrimos a Ordem de Serviço e são anotados os dados da pessoa, o endereço e o telefone, o relato do aparecimento do animal na residência ou empresa e se houve agressão”, informa a bióloga Paula Trindade.

Após receber a solicitação, a equipe faz a visita no ambiente para identificação de foco do animal. “São feitas as observações e prevenções, deixamos as medidas preventivas por escrito e trabalhamos ponto a ponto no processo de educação em saúde. Nesse momento são tiradas também todas as dúvidas dos moradores”, ressalta.

São atraídos por lixo e baratas

A limpeza do ambiente é a principal medida para evitar acidentes com o animal. Jardins e quintais limpos, grama aparada, lixos acondicionados em sacos plásticos ou outros recipientes fechados para evitar baratas e moscas que servem de alimentos para os escorpiões são algumas das orientações passadas.

“Os pesticidas usados nas dedetizações não afetam os escorpiões, pois eles possuem uma estrutura quimiorreceptora, conseguindo captar no ambiente o cheiro forte do veneno e fugindo em seguida do local”, alerta.

De acordo com Paula, a ação conjunta da comunidade é muito importante. “Não adianta você tratar o seu ambiente, se o seu vizinho não faz a mesma coisa. Tem que ser uma ação conjunta, uma rua inteira acometida por escorpião, toda a rua tem que fazer o mesmo procedimento”, ressalta.



  •  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

11/12/2018, 18:20h

A Secretaria Municipal de Saúde, diante da repercussão perante o público LGBTQ+ da matéria veiculada sobre casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) diagnosticados em ação noturna pelo Programa Municipal, vem esclarecer que a iniciativa foi realizada com a população em geral, profissionais do sexo (homens e mulheres), travestis, transsexuais, gays e todos aqueles que demonstraram interesse em realizar o teste. A referida publicação não teve a intenção de causar prejuízos ao grupo, e sim fomentar ações de promoção a saúde pública que acontecem continuamente e incentivar a importância da realização de exames diagnósticos para o tratamento precoce de tais infecções.

O Município trata com muita responsabilidade as ações de promoção a saúde, entendendo a importância de intensificar e divulgar, tornando-as ainda mais acessíveis a comunidade. Só este mês, desde o inicio da Campanha Dezembro Vermelho, foram realizados 196 testes rápidos para IST’s, destes 15 deram reagentes, entre casos de sífilis e HIV, na população em geral. Ressaltamos que a prevenção, o diagnóstico e tratamento é para todos, independente da orientação sexual.

Em um mês de alusão ao combate a Aids, reiteramos que a falta de conhecimento sobre a doença ainda é um dos causadores do preconceito, mesmo após tantos avanços. Enquanto órgão de saúde pública, continuaremos trabalhando para alcançar o maior número de pessoas alertando sobre a importância da prevenção.



  •  

Tito Pereira se apresenta no Natal Encantado nesta quarta-feira

11/12/2018, 15:42h

O cantor e compositor Tito Pereira se apresenta nesta quarta-feira, às 19h30, no palco Getúlio Vargas, como atração do Natal Encantado 2018.

Tito Pereira tem mais de 20 anos de carreira profissional, atuando como tecladista, pianista e diretor musical freelancer em diversos projetos musicais, e dessa experiência ele apresenta ao público todas as influências que acumulou durante essa trajetória.

O talentoso artista já teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes da música brasileira como Xangai, Waldick Soriano, Geraldo Azevedo e Dionorina, entre outros.

Tito também atuou na produção da Jam na Cuca, uma das ações culturais mais importantes dos últimos anos em Feira, além de ter produzido as três edições do projeto Jazz no Mac.

As apresentações desta terça-feira, 11, começam às 16h, com o Grupo de Dança Popular. Às 18h, Camutiê sobe ao palco e logo depois Tito Pereira encerra a noite com sua apresentação.



  •  

Colbert Filho fala sobre sua administração em entrevista ao Bom Dia Feira

11/12/2018, 11:15h

BRT, CIS, investimentos, desafios para administrar o município, passado, presente e futuro. Foram vários os assuntos debatidos pelo prefeito Colbert Filho com a produção do programa Bom Dia Feira, comandado pelo veterano radialista Dílson Barbosa, na rádio Princesa, na manhã desta terça-feira, 11, e que abriu a tradicional série de entrevistas de final de ano às emissoras locais.

É uma prestação de contas aos munícipes, diz o prefeito, pelas ondas do rádio – ele respondeu algumas perguntas dos ouvintes e destacou a interação com o público via as plataformas disponíveis.

Obras do BRT em andamento

Colbert Filho afirmou que as obras do BRT estão em andamento – ainda estão sendo construídas duas estações de embarques e desembarques. “Este importante sistema de transporte público vai funcionar em segurança e com qualidade”. Feira de Santana será a primeira cidade do interior nordestino a adotar este moderno sistema.

Defesa pela manutenção do CIS

O prefeito se posicionou contra a futura condição do CIS (Centro Industrial do Subaé), que vem sendo anunciada pelo Governo do Estado. “Estamos lutando para que a autarquia não seja extinta, porque o CIS é extremamente importante, no tocante à atração de empresas e geração de empregos, tanto para Feira de Santana como para toda a região”.

Ele disse que o CIS é um marco para a industrialização do interior – foi criado em 1970, pelo município, e estadualizado em 1983. E lá funcionam muitas indústrias importantes. “O CIS não é de Feira. É uma obrigação do Governo do Estado mantê-lo”.

O recapeamento de ruas, com asfalto a quente, será iniciada dentro de mais alguns dias. O prefeito disse que a licitação para a aquisição da massa CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) demorou, devido a competição entre as empresas, cerca de três meses, mas que o processo já foi concluído.

Reduzir a circulação de papel entre os órgãos

Ele declarou que não pensa em reduzir a quantidade de secretarias municipais, mas que vai avaliar o que é necessário para melhorar o atendimento ao público e o que é preciso para dar funcionalidade. “Estamos na busca da otimização do trabalho que vem sendo prestado”. Uma das metas é reduzir a circulação de papel entre os órgãos, com o uso de tecnologias.

Comentou que o período que passou como deputado federal fez um grupo de bons contatos, que o ajudarão na gestão do município. O secretário de Comunicação, Valdomiro Silva, acompanhou Colbert Filho ao estúdio da emissora.



  •  

Estrutura para o Natal Encantado está sendo finalizada em vários pontos da cidade

11/12/2018, 10:12h

A estrutura para o Natal Encantado, maior evento da época do interior baiano, já está sendo preparada nas praças Padre Ovídio e Monsenhor Renato Galvão. As apresentações nestes locais serão iniciadas no dia 17.

Na Monsenhor Galvão o presépio, cujas imagens têm tamanhos naturais, já está praticamente pronto. A decoração em vermelho se destaca no coreto da praça, onde está sendo finalizada a Casa de Papai Noel.

Lá, em um dos espaços mais tradicionais dos festejos natalinos, o Bom Velhinho receberá as visitas das crianças e adultos, ouvirá pedidos e dará conselhos. E deverá tirar muitas selfies.

Na Padre Ovídio, a estrutura metálica onde ficarão o palco II e camarins está sendo finalizada, bem como a parte extra do palco fixo, onde as principais atrações se apresentarão.

A rotatória da Cidade Nova ganhou duas árvores de natal, que estão iluminando e embelezando o local. Outra árvore está sendo montada na praça onde fica o Monumento à Maria Quitéria.

As árvores do estacionamento da Prefeitura, bem como o Paço Maria Quitéria já estão iluminadas por milhares de microlâmpadas em LED. A iluminação natalina torna as noites feirenses ainda mais agradáveis.

A programação natalina na avenida Getúlio Vargas prossegue até o dia 14 e a partir do dia 17 o evento acontece na praça Padre Ovídio. Abrirão a programação a Orquestra Neogibá e o grupo Pholhas.



  •  

Roberto canta Gil para dar as boas-vindas ao Natal

11/12/2018, 10:7h

De músicas autorais a uma homenagem a Gilberto Gil. O cantor e compositor Roberto Kuelho levou para o palco do Natal Encantado, na avenida Getúlio Vargas, na noite desta segunda-feira, 10, emoções que marcaram uma época. E foi com “Palco”, um dos grandes hits da década de 80 na voz de Gil, que o feirense deu as boas-vindas ao público.  

No set list do show intitulado “Roberto ao Gil” canções como “Andar com Fé”, “Vamos Fugir” e “Refavela”. E sucessos também de Kuelho como “Miscigenada”, “Corpo Leve”, “Nem Precisa Ser Amor”, “Pijama e Café” e “Apenas Quer”.

Esta foi a primeira vez que Roberto Kuelho se apresenta no Natal Encantado, uma realização da Prefeitura de Feira de Santana. Antes dele, se apresentou a Orquestra Sinfônica da Uefs (Universidade Federal da Bahia) com um repertório mesclado por ritmos variados, desde música nordestina a MPB. A orquestra é formada por 40 músicos da Uefs e também da comunidade. A regência foi da professora Thais Dantas.



  •