José Ronaldo da posse ao novo quadro do Conselho da Pessoa Idosa

13/12/2017, 14:59h

Em solenidade ocorrida no Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quarta-feira, 13, o prefeito José Ronaldo de Carvalho deu posse aos representantes da sociedade civil e do Governo que vão compor o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), para o biênio 2017/2019, conforme o Decreto 10.435, promulgado em outubro do ano em curso.

Em eleição ocorrida em reunião ordinária realizada no dia 5 de dezembro, Cacilda Miranda da Silva foi reconduzida para presidir o Conselho da Pessoa Idosa por mais um biênio, tendo como vice-presidente Irene Ramos de Azevedo Brito.

A primeira e segunda secretarias, respectivamente, ficarão sob a direção da professora Ana Angélica Vergne de Morais e da advogada Marisete Cerqueira Vitório, representando a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Danielly Gomes da Silva Santos, representando a UNIASSELVI, foi eleita para conduzir a Diretoria Social.

Reconhecimento

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado em Feira de Santana na promoção de políticas públicas voltadas à valorização e o amparo dos idosos, o Conselho da Pessoa Idosa acaba de ser contemplado pelo Ministério dos Direitos Humanos com uma verba de R$ 420 mil.

Este recurso visa à execução de um projeto destinado a combater a violência contra os idosos e a preservação dos seus direitos, e terá o prazo de dois anos para ser desenvolvido, de acordo com Ildes Ferreira (foto - esquerda), secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Centro do Idoso

 

Foto: prefeito José Ronaldo no início de obras do novo Centro do Idoso

Oportunamente, o prefeito José Ronaldo afirmou que, até meados do próximo ano, estarão concluídas as obras do Centro de Atenção à Pessoa da Terceira Idade, que está sendo erguido no bairro Muchila, ao lado do Centro de Cultura Maestro Miro.

O equipamento terá 800 metros quadrados de área construída e está orçado em R$ 1 milhão. O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, contempla dois consultórios, uma academia, salão de dança, salas de massagem e de jogos, um auditório conversível para cinema, refeitório, sala de artesanato, piscina e estacionamento.

O espaço abrigará o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal, e que vem funcionando numa casa alugada.



  •  

Intereduc encerra ano letivo com mais de 4.400 atendimentos aos alunos

13/12/2017, 11:27h

Com mais de 4.400 atendimentos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino realizados em 2017, o Centro Interprofissional de Apoio Educacional Marliete Santana Bastos – INTEREDUC – promoveu nesta segunda-feira, 11, o encontro de encerramento das atividades deste ano. Profissionais da equipe multidisciplinar, alunos e familiares socializaram os resultados das oficinas e confraternizaram-se.

Apresentações lúdicas marcaram a celebração de fim de ano: teve música, dramatização e homenagens entre os profissionais e estudantes.

O Intereduc oferece atendimento especializado funcional, psicológico e psicopedagógico a estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. Está localizado na Rua Domingos Barbosa de Araújo, 363, na Kalilândia. No entanto, no próximo ano será relocado para novo endereço na avenida Maria Quitéria.



  •  

Cicaf certifica quase 600 alunos em cursos profissionalizantes

13/12/2017, 9:59h

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), certificou mais 582 alunos de cursos profissionalizantes da turma 2017.2, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho. A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira, 12, na Igreja Assembléia de Deus, à rua Gonçalo Alves, 603, bairro Cruzeiro.

Durante a solenidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a importância dos jovens serem capacitados profissionalmente visando a disputa do primeiro emprego. E observou que a contínua busca por conhecimento é o melhor caminho para o desenvolvimento.

Jovens devem continuar buscando novos conhecimentos, afirma secretário

Já o secretário da Sedeso, Ildes Ferreira (foto), parabenizou os participantes dos cursos profissionalizantes e enfatizou a necessidade de continuarem sempre buscando novos conhecimentos. “Com o mercado cada vez mais competitivo, é necessário que estes jovens estejam sempre melhorando seus currículos o que fará toda a diferença numa seleção para emprego, tanto na iniciativa pública quanto privada”, destacou.

Cursos foram realizados, também, em diversas comunidades

Foto: professores que ministraram os cursos

A coordenadora do Cicaf, Simone Lopes, informou que os cursos profissionalizantes foram realizados não somente no Cicaf, mas também em diversas comunidades, como nas três unidades do CEU, instaladas nos bairros Tomba, Aviário e Cidade Nova. E desenvolvidas em parcerias com os CRAS, CREAS, CENTRO POP e Conselhos Tutelares, dentre outros.

Neste semestre foram promovidos cursos de Básico Integrado, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Corte e Escova, Manicure e Pedicure, Corte Masculino, Penteados, Garçom e Garçonete, Aprendiz Empresarial, Recepcionista e também de Manutenção de Microcomputadores.



  •  

Mais 75 permissionários do Centro Comercial da Estação Nova são capacitados sobre Legislação Sanitária e Portaria 304

13/12/2017, 9:20h

Manipulação de alimentos, higienização do ambiente de trabalho, e noções técnicas previstas na Portaria 304 do Ministério da Agricultura. Esses foram alguns dos aprendizados adquiridos por mais 75 permissionários que atuam no Centro Comercial da Estação través do projetoExtensão Comunitária-Programa de Integração Social, promovido pela UNIFACS em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC). 

Os certificados foram entregues na última quinta-feira, 7. A iniciativa também contou com a parceria da Associação de Feirantes. Aspecto que foi fundamental para o sucesso do projeto, conforme avalia a professora Kesia Magalhães. “Graças a parceria conseguimos levar os permissionários à sala de aula e aproximá-los da Universidade”, observou a coordenadora do projeto. 

Também participaram da cerimônia o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Júnior; a coordenadora dos Cursos da Escola de Negócios Annita Souza; o presidente da Associação dos Feirantes Francisco Ferreira; e o diretor da Divisão de Mercados e Feira Livres Cristiano Gonçalves.



  •  

Criança mordida por cão contaminado com raiva animal está recebendo acompanhamento

12/12/2017, 20:7h

A criança residente no bairro Baraúnas que foi mordida por um cão contaminado com raiva animal no mês de novembro, em Feira de Santana, está recebendo acompanhamento médido no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda e no Hospital Estadual da Criança. O acidente aconteceu no dia 04 de novembro. Dois dias depois a vítima foi levada para o CSE, onde recebeu a primeira dose da vacina antirrábica. 

No dia 10 de novembro a família informou o óbito do animal, que foi recolhido ao Centro Municipal de Controle de Zoonoses. No mesmo dia foram coletadas amostras do tecido nervoso e encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Nesta segunda-feira, 11, o órgão confirmou a positividade da amostra. A criança já recebeu três doses da vacina, além do soro antirrábico, aplicado no Hospital Estadual da Criança. 

Nesta terça-feira, 12, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses esteve na localidade onde o animal foi contaminado e realizou o bloqueio de foco em todo o quarteirão, resultando na vacinação de 68 cães e gatos. Nessa quarta-feira o trabalho continua, com o bloqueio vacinal em todas as outras vias da localidade. A coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, explica que a contaminação se deu possivelmente através da mordida de um morcego no animal de estimação da família. 

"É a primeira vez em quase 14 anos que está sendo registrado um caso. O último caso de raiva canina havia sido em 2004. Era um cão domiciliar, que era vacinado pela proprietária", informa. Ela ressalta que Feira de Santana é um dos poucos municípios da Bahia que encaminha mensalmente amostras de tecido nervoso ao Lacen. "Estamos sempre mandando amostras de morcegos, micos, cães e gatos para que seja feito o controle da circulação", completa.

Além da vacinação de cães e gatos no raio de 5km a partir do local onde ocorreu o caso, o CCZ está trabalhando na identificação de possíveis colônias de morcegos na região. "No bairro Baraúnas, esse ano, superamos a vacinação do ano passado. Mesmo assim estamos revacinando os animais para que não tenha nenhum advento da raiva", reitera a coordenadora. 

As ações de prevenção a raiva animal no município são rotineiras. De junho até dezembro foram realizadas vacinações em todas as unidades de saúde, além de outros locais estratégicos. Aos sábados o trabalho é realizado na zona rural. Esta semana a imunização está sendo feita na localidade de São Cristóvão. Na semana seguinte o trabalho acontecerá no povoado de Galhardo.



  •  

Lâmpadas de Natal já alegram noites feirenses

12/12/2017, 17:45h

As praças Monsenhor Renato Galvão, da Bandeira, J. Pedreira e do estacionamento da Prefeitura já estão ‘vestidas’ com cordões em LED para o período natalino que se aproxima. A iluminação especial já embeleza estes e outros espaços desde a noite desta segunda-feira, 11.

As lâmpadas também darão um toque especial ao viaduto localizado no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro e ao Monumento ao Caminhoneiro, localizado na praça Jackson do Amaury.

Como manda a tradição católica, apenas serão apagadas no dia 6 de janeiro, quando nesta data os fiéis comemoram o Dia de Reis. As árvores, Matriz Metropolitana, Paço Municipal Maria Quitéria e postes serão iluminadas por mais de 250 mil microlâmpadas, eficientes e de baixo consumo.

Investimento de R$ 580 mil

As luzes põem Feira de Santana no clima natalino. O investimento para a iluminação cênica foi de R$ 580 mil. “A iluminação é uma tradição na nossa cidade que todos nos gostamos e admiramos. A mesma opinião tem quem nos visita”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França (foto).

Ele ainda disse que a iluminação especial é uma atração a mais para a cidade, além de contribuir para alegrar ainda mais o período natalino. “Todo nos já estamos acostumados com esta decoração das ruas e avenidas”.

O encanto das luzes é especial, afirma secretário

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, o encanto das luzes são especiais para pessoas de todas as idades. “Crianças e adultos se encantam com as luzes e espaços montados. A iluminação também faz lembrar a todos o que a data festejada significa”.



  •  

Decoração natalina já começa a receber os visitantes

12/12/2017, 17:36h

A feirense radicada em São Paulo há vários anos, Stefani Santos viu o Presépio e a Casa de Papai Noel, mais os palcos, que formam a estrutura para o Natal Encantado, pela primeira vez na noite desta segunda-feira, 11. E se admirou com os espaços.

“Muito bonito e certamente motivo de orgulho para todos nos, feirenses”, afirmou Steffani Santos. “Vi muitas fotografias, mas todos os espaços são muito mais bonitos a gente vendo de perto”. Para ela, as noites de final de ano em Feira são as mais animadas que conhece.

“É um evento que agrada pessoas de todas as idades”, comentou a jovem, que retorna a Feira depois de mais de dez anos em terras paulistas. “A partir do dia 17 eu e minha família vamos ter endereço certo. As noites serão muito divertidas”.

Família se encanta com a decoração

A dona de casa Keilla Oliveira, acompanhada pela filha Ana Clara e o marido Antônio Carlos Nascimento, foram ver a decoração natalina logo na noite em que foram iluminada. “Tudo é muito lindo. Com certeza será o destino de muitas pessoas nas noites de festa”.

As crianças foram as que mais se divertiram. Sem presença de Papai Noel, muitas ocuparam a cadeira onde o Bom Velhinho recebe as visitas, ouve as suas história e distribui muitos bons conselhos. Os espaços são abertos ao público em geral.



  •  

240 pessoas doaram sangue durante campanha realizada pela Secretaria de Saúde e Hemoba

12/12/2017, 16:42h

Quase 240 bolsas de sangue foram coletadas entre os dias 4 e 8 deste mês durante a campanha “O melhor presente é aquele que vem do coração”. A quantidade foi cerca de 20% menor do que o esperado - 300 bolsas, mesmo número da campanha realizada no ano passado.

Durante a semana foram realizados 339 cadastros – pessoas que se candidatam a doar. Entretanto, nos procedimentos iniciais, 101 pessoas foram consideradas inaptas. Estatisticamente, 20% das doações são descartadas depois da realização dos exames laboratoriais – é detectada alguma patologia infecciosa.

Os testes são feitos pela Fundação Hemoba. Quando apresentam problemas, explica a enfermeira Ana Verena Argolo, do Hemoba, o doador é avisado e são realizados novos exames. Apenas 43 pessoas se cadastraram como doadores de medula óssea.

Mas a quantidade de doações foi considerada satisfatória, pela Secretaria de Saúde e pelo Hemoba, que conjuntamente realizaram a campanha. As bolsas com os hemocomponentes reforçarão o estoque da instituição num período em que tradicionalmente a procura por este produto aumenta.

Afirmar que doar sangue salva vidas, diz a enfermeira Ana Verena Argolo, é muito mais do que uma frase de efeito. Em cada doação são coletados cerca de 450 ml, que são desdobrados em concentrados de hemácias e plaquetas e unidades de plasma e crioprecipitada, totalizando quase 800 bolsas de hemocomponentes.

“O fracionamento permite que o paciente receba apenas o componente sanguíneo que necessita para o seu tratamento”, explica a enfermeira. A renovação do estoque é necessária porque as plaquetas, por exemplo, tem vida útil de apenas cinco dias.

Para Carlos José da Silva, umas últimas pessoas que doaram sangue na campanha, o ato está relacionado ao desejo explícito de salvar vidas. “E, mais importante, sem saber quem vai receber o sangue. Gosto de poder ajudar”.



  •  

Corrida de Verão revela longevidade com saúde

12/12/2017


Compartilhar no Facebook    
  •  

Governo consegue realizar as obras agendadas para 2017, apesar da crise econômica

12/12/2017, 10:50h

No que pese a crise econômica que afetou indistintamente os investimentos nos setores público e privado, com a redução de projetos e o inevitável contingenciamento de verbas, em todo país, o ano de 2017 foi considerado um ano producente pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, que fecha este ciclo do seu governo tendo cumprido a maioria dos projetos agendados, e em dia com a folha de pagamento do funcionalismo.

Com expectativa de pagar a segunda parcela do décimo terceiro e o salário do mês dos servidores, até o dia 20, José Ronaldo regozija-se de, além de ter realizado quase 100% das obras contidas no “Pacote” de abril, como construção de escolas, creches, postos de saúde e pavimentação de ruas, ainda conseguiu realizar os eventos previstos na agenda cultural do Município.

A constatação do prefeito foi revelada durante entrevista ao programa Jornal Transamérica, pilotado pelo radialista Carlos Geilson, na manhã desta terça-feira, 12, quando, em mais um giro pelas emissoras locais para prestar contas do seu governo e felicitar a população pelas festas natalinas e a chegada do Ano Novo.

José Ronaldo interagiu com os ouvintes. A maioria das perguntas dirigidas ao chefe do Executivo feirense se referia ao novo Pacote de Obras que ele lançou, semana passada. Questionado sobre a duplicação da BR-116 Norte, que liga Feira de Santana a cidade de Serrinha, Ronaldo informou que ainda esta semana estará em Brasília, onde voltará a fazer gestão deste pleito, junto ao Ministério dos Transportes.



  •