História dos casarões de Feira pelas maquetes é apresentada na Câmara

19/9/2018, 10:15h

No local do casarão dos Falcão foi construída uma loja de departamento e o imóvel dos Pinto, que recebeu personalidades da política nacional, foi substituído por um prédio comercial. São exemplos de palacetes que hoje são vistos em maquetes construídas por alunos do curso de arquitetura da Unef, sob a coordenação do professor Vivaldo Lima.

Artista plástico de reconhecida competência e mestre em desenho, cultura e interatividade, pela UEFS, Vivaldo Lima palestrou na Câmara Municipal e abordou o tema no contexto da história local, focado nos seus casarões e outros prédios. O evento foi parte comemorativa da passagem dos 185 anos de emancipação política de Feira de Santana, que aconteceu nesta terça-feira, 18.

Para ele, as imagens produzidas pelos programas de computadores – ferramenta tão fundamental nos dias atuais – não substituem a capacidade manual. Falou sobre o uso das maquetes ao longo da história – usada na construção do romano Coliseu, da Muralha da China e nas Pirâmides egípcias.

Objetivo é mostrar uma Feira dos casarões

O resgate do passado, na palestra que teve como tema “Importância do resgate histórico dos casarões de Feira de Santana a partir de maquetes”, diz o artista plástico e professor, busca mostrar uma Feira com os casarões que foram mantidos de pé – como a Vila Fróes da Motta e o que existe na esquina das avenidas Senhor dos Passos e os antigos imóveis que não mais existem.

A concepção das maquetes, de acordo com ele, sai de acordo com a época, como a praça dos Remédios e as casas à sua volta, a casa de Chico Pinto e o Colégio Pequeno Príncipe. “Feira precisa evoluir arquitetonicamente, mas sem apagar o passado. E que as maquetes não sejam a única forma de reproduzi-lo”.

Pessoas podem reviver o passado

Para o prefeito Colbert Filho (foto), as pessoas podem, por meio das maquetes, reviver o passado, mas a memória física deve ser preservada. Elogiou o trabalho realizado por Vivaldo Lima, que considera um resgate importante da história local, principalmente para os jovens.

A audiência teve a participação de quase todos os vereadores e foi presidida por José Carneiro, presidente da Câmara Municipal. A saudação foi realizada pela vereadora Cíntia Machado.



  •  

Escolares cantam em homenagem a Feira de Santana

19/9/2018, 9:56h

Cerca de 150 crianças, de seis turmas do terceiro ano da Escola João Paulo I, cantaram em homenagem aos 185 de emancipação política de Feira de Santana. A apresentação aconteceu por volta das 15h e chamou a atenção dos transeuntes, que pararam para ver o show dos pequenos estudantes, que foram intensamente aplaudidos.

Meninos e meninas ocuparam a entrada ao Paço Municipal Maria Quitéria, da avenida Getúlio Vargas, como fazem há seis anos. Cantaram além do Hino a Feira, músicas do compositor Carlos Pita – aquela que fala que todos os caminhos levam a Feira, de Zelia Zainh, que mostra o orgulho de ser feirense, mais uma versão de Michael Jackson.

Deste grupo sairá novas lideranças, afirma prefeito

O prefeito Colbert Filho, que assistiu a apresentação, definiu a apresentação das crianças como muito importante. “Foi a mais forte destas comemorações pelo aniversário de Feira”. E, falando à criançada, disse que esperava que dentro de aproximadamente 30 anos daquele grupo sairia lideranças feirenses.

Crianças caracterizadas de Domingos Barbosa e Ana Brandão

Duas crianças, Ian Carneiro e Ana Beatriz, foram caracterizados como Domingos Barbosa de Araújo e a sua esposa, Ana Brandão (foto). O casal foi dono da fazenda que deu origem ao povoado que virou vila e foi elevado à categoria de município.

Grupo cantou pela paz

O grupo cantou pela paz na cidade. “Todos desejamos e queremos a paz, que depende de nos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira (foto). O vereador João Bililiu também assistiu a apresentação.



  •  

Adoção de tecnologias agilizará atendimento no Procon, diz prefeito durante reinauguração

19/9/2018, 9:36h

A adoção de novas tecnologia pelo Procon, como aplicativos, facilitará o atendimento aos consumidores e vai agilizar ainda mais os resultados do trabalho realizado pelo órgão. A opinião é do prefeito Colbert Filho, durante a reinauguração do prédio do órgão em Feira de Santana.

A parte física foi reformada, os equipamentos modernizados e a capacidade de atendimento ampliada. A sede do Procon de Feira de Santana, na rua Castro Alves, foi reaberta ao público na manhã desta terça-feira, 18. Durante a intervenção, o órgão funcionou por alguns meses provisoriamente em uma casa alugada na mesma rua.

Procon preparado para ajudar as pessoas

As novas tecnologias, que o órgão deverá se adaptar, disse o prefeito (foto), ampliarão a capacidade de resposta às demandas dos consumidores, “que isolados se tornam presas fáceis para as empresas”. E o Procon deve estar preparado para fazer este serviço numa cidade que se destaca nas partes comercial e de serviços, setores que geram conflitos com consumidores.

Atendimento vai aumentar em até 80%

De acordo com a superintendente interina do órgão, Nina Oliveira (foto -  com microfone) – a titular Suzana Mendes está em licença maternidade, a quantidade de atendimento diário, das 8h às 17h, será aumentada em até 80%: vai passar de 60 para cem. “Os cidadãos devem agendar dia e hora”, diz ela. Uma triagem observa se o problema é relacionado ao direito do consumidor.

A grande maioria das reclamações feitas é resolvida por telefone. Um servidor do órgão liga para a empresa reclamada e quase sempre se chega a um acordo satisfatório para as partes. Caso a proposta não seja aceita, marca-se audiência no Procon. Nova negativa e o caso é encaminhado à Justiça.



  •  

Redução de acidentes passa pela conscientização de motoristas e pedestres, diz prefeito

18/9/2018, 18:55h

A conscientização de motoristas e pedestres é condição essencial para que a retração nos números de acidentes comecem a ser registrada e que se tenha um trânsito mais seguro. A declaração é do prefeito Colbert Filho, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano tem como tema “Nós somos o trânsito”, definido pelo Contran.

Médico, o prefeito enfatizou os casos onde os acidentados apresentam lesões permanentes e o alto custo para atender a esta demanda. Os números da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) indicam queda nos acidentes com vítimas fatais, quando comparados os anos de 2016 e 2017. “A conscientização leva a esta redução”.

As atividades acontecerão até o dia 25, no estacionamento da Prefeitura, onde estão instalados vários órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, SAMU, Guarda Municipal, 3ª Ciretran, Sesc, Bombeiros Militares e Polícia Militar, por meio do Esquadrão Asa Branca.

Semana de reflexão

Em todos os estandes serão apresentadas interações com o público, dentro da proposta do tema. “Esta será uma semana de reflexão”, diz o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo (foto). “Toda a população está sendo chamada para melhorar a mobilidade em todos os aspectos”.

Ainda afirmou que todos devem ter consciência e que se voltem com ações que salvem vidas. “Esta é responsabilidade é nossa”. Para o chefe da 3ª Ciretran, Sílvio Dias, ações educativas devem ser evidenciadas neste período.

Ações da SMT voltadas à prevenção

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho (foto), citou as ações voltadas à prevenção e conscientização no trânsito, como o Via Livre e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Projetos Educacionais, da SMT. “Estamos trabalhando para que se tenha um trânsito mais seguro e mais humano”.



  •  

Guarda Municipal faz resgate de jiboia encontrada no IFBA

18/9/2018, 18:28h

Uma jiboia salamanta, espécie também conhecida como "cobra de veado", medindo aproximadamente 1.60 metro, foi capturada pela Guarda Civil Municipal na manhã desta segunda feira 17, no Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O animal foi encontrado no órgão no domingo a noite. Funcionários recolheram a cobra e informaram o fato através da Central 156. Na manhã do dia seguinte prepostos da Guarda Municipal foram até o local e realizaram a remoção do animal, que foi levado para o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

Animal foi devolvido a natureza

"O Parque é uma reserva natural, com mata atlântica e possui outras espécies semelhantes. Com isso devolvemos o animal à natureza", explica o inspetor GM Reginaldo Pinto, que participou da ação.

Corporação é cada vez mais acionada

O comandante da Guarda Municipal Ailton Almeida, ressalta que é cada vez mais comum a corporação ser acionada pela população para esse tipo de demanda. "Em qualquer situação como essa as pessoas podem e devem acionar a Guarda Municipal. Todos sabem do risco que é o contato com animais silvestres, bem como deve-se evitar maltratá-los ou mantê-los em cativeiro. Sempre que a nossa corporação é acionada comparece ao local para fazer a remoção da forma correta e segura, e devolver o animal ao seu habitat natural", explica. 

O vigilante do IFBA, Mateus Reis de Oliveira, informa que não é a primeira vez que aparece serpentes na localidade. Para acionar a Guarda Municipal para esse tipo de serviço, o cidadão deve entrar em contato através do telefone da Seprev: (75) 3221-1257.



  •  

Base do SAMU, inaugurada nesta manhã, já iniciou os atendimentos

18/9/2018, 15:14h

O primeiro atendimento a partir da base do SAMU instalada no pátio da Prefeitura de Feira de Santana aconteceu por volta das 14h, cerca de quatro horas depois de ser entregue oficialmente pelo prefeito Colbert Filho. A equipe foi prestar atendimento no Feira IX.

O tempo gasto para chegar ao conjunto foi a metade, caso saísse da base do Ponto Central. “O tempo para que um paciente seja atendido pode significar vida ou óbito”, afirmou o prefeito, durante a inauguração da base. “Este espaço oferece melhores condições para que vidas sejam salvas”.

Objetivo é criar mais duas novas bases

Médico, disse conhecer bem de perto das condições de atendimento numa ambulância. Disse ainda que está mantendo contatos e promovendo ajustes para anunciar duas novas bases do serviço: uma localizada na zona norte e outra na zona sul.

Os pedidos de atendimentos ao SAMU, pelo telefone 192, localizadas em bairros próximos ao centro – como Rua Nova, Feira IX, Jardim Acácia, serão feitos pelos profissionais que ficarão na nova base. O serviço será prestado das 7h30 às 18h30, em todos os dias da semana.

Chegada em até dez minutos

A coordenadora do SAMU em Feira de Santana, Maísa Macedo (foto - com microfone), diz que o serviço descentralizado qualifica o atendimento, principalmente pelo fato de que a equipe precisa de pouco tempo para chegar ao local da chamada. “Vamos nos empenhar para chegar à área em até dez minutos”.

A base do SAMU é a primeira inaugurada no processo de descentralização e focada na agilização deste tipo de atendimento. “A base vai possibilitar um ganho importante no tempo de resposta às chamadas”, diz a coordenadora. A localização permite que a equipe inicie o socorro no mais curto espaço de tempo.

Avanço para saúde local

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (foto - com microfone), disse que a nova base é um avanço para a saúde local e que vai facilitar o acesso dos usuários aos serviço. “Este tipo de atendimento vai ganhar muito em termos de mobilidade”. O SAMU local foi inaugurado em 2004.

Para o vereador Cadmiel Pereira, o novo serviço é um avanço importante nas políticas públicas do setor de saúde. “Por isso e muitos outros diferenciais o SAMU de Feira é tido como referência e não apenas para o estado”.

O prefeito Colbert Filho estava acompanhado pela primeira-dama, Adenilda Martins, secretários municipais e vereadores.



  •  

Missa em ação de graças comemora 185º aniversário de Feira de Santana

18/9/2018, 9:22h

Missa em ação de graças em comemoração aos 185 anos de emancipação política de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira, 18, na Catedral Metropolitana de Santana, abriu as comemorações pelo aniversário do município.

O prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado pela primeira-dama Adenilda Martins, lembrou que há quase dois séculos os cidadãos locais se reuniram na catedral, à época uma capela, para comemorar a independência política da vila, que se desmembrou de Cachoeira.

A cidade deve crescer ainda mais

“Foi nesta igreja que tudo começou. E estes quase dois séculos significa um passo a mais para que a cidade cresça ainda mais”, disse Colbert Filho (foto). E pediu à Santana, padroeira do município, para bem administrá-lo. “Este é um dia especial para todos os feirenses”.

Cuidar da cidade como se fossem suas casas

Dom Itamar Vian (foto), arcebispo emérito de Feira de Santana e celebrante da missa – o diácono Gilberto celebrou, enfatizou que uma das características de Feira de Santana é adotar como filhos – e amados - todos que nela decidem residir. E desejou que todos estejam não missa de 2019.

O religioso pediu para que os cuidem da cidade como fazem nas suas casas. “Aqui é a nossa casa, nosso lar, nossa família, onde vivemos e que provavelmente vão viver nossos descendentes. Temos que cuidar das ruas, das praças, das avenidas. De tudo. Da mesma forma como cuidamos do nosso lar”.

A Banda da Guarda Municipal homenageou a cidade com o Hino a Feira. Assistiram a missa secretários municipais e vereadores, além dos fiéis católicos.



  •  

Semana Nacional de Trânsito será aberta nesta terça

17/9/2018, 18:14h

A Semana Nacional de Trânsito 2018 será comemorada em Feira de Santana entre os dias 18 e 25 de setembro, com programação em diversos pontos da cidade desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Nós somos o trânsito”. O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. 

A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 18, às 10h, no estacionamento da Prefeitura, com a presença do Prefeito Colbert Martins, e todas as entidades parceiras e órgãos de fiscalização do trânsito em stands que serão montados oferecendo diversas ações com o tema da campanha para conscientizando motoristas e pedestres, como oficinas, palestras e blitz educativas com entrega de panfletos.

A programação contempla também, palestras voltadas ao público infantil sobre noções básicas de trânsito realizadas por agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT, em várias escolas públicas e privadas da cidade durante a semana. 
 
Além da SMT, participam desta ação, A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT,  o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Social do Comércio – SESC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA), a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Pelotão Asa Branca, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Guarda Municipal, e a Associação das Auto Escolas de Feira de Santana -SINDAUTO, que participam do evento pela primeira vez. 
  
Segundo o superintendente municipal de trânsito, Mauricio Carvalho, a Campanha da Semana Nacional do Trânsito, “objetiva reunir todos os órgãos envolvidos, num trabalho de conscientização para minorar acima de tudo o número de mortes em nosso país. No Brasil morrem cerca de 140 pessoas no trânsito por dia. O que equivale a um avião comercial. Mais de 80% destes acidentes são causados por imprudência ou imperícia”.

Mesmo diante de um aumento constante na frota de veículos, Feira de Santana vem apresentando um número cada vez menor de registros no trânsito, como mostram os dados consolidados pela SMT entre 2016 e 2017. Foram registradas 30% menos multas, 18% menos acidentes e 40% menos acidentes com vítimas fatais no trânsito de Feira de Santana.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2018
Tema: “Nós somos o trânsito”.

 

 ABERTURA OFICIAL         
Data: 18 de Setembro de 2018 (terça-feira)
Horário: 10:00h
Local: Estacionamento da Prefeitura
Solenidade de abertura 
Banda da Guarda Municipal

 


  ATIVIDADES EDUCATIVAS
Local: Estacionamento da Prefeitura 
Período: 18 a 20 de setembro de 2018
Horário: 08:00h às 17:00h
- Stands com banners expositivos;
- Distribuição de material informativo sobre o tema da campanha;

 

- Palestras:
-Trânsito e Cidadania (Nós somos o trânsito) 
- Legislação Específica para Motociclistas
- Motociclista vitimado: principais consequências
Local: Auditório do SEST/SENAT, Avenida Eduardo Froes da Mota, s/n, 35º BI 
Período: 20 de setembro de 2018.
Horário: 18:30h

 

 BLITZ EDUCATIVAS - AGENTES DE TRÂNSITO (SMT), 3ª CIRETRAN, PRF, PELOTÃO ASA BRANCA, SEST/SENAT
Equipe caracterizada orientando e realizando a distribuição de material informativo com o tema da Semana do Trânsito; Palestras educativas no local da blitz.

 

   DATAS E LOCAIS DAS BLITZEN
Dia 19/09 (quarta-feira) das 09:00h às 11:00h – Local: A definir 
Dia 19/09 (quarta-feira) das 15:00h às 17:00h – Local: A definir
Dia 20/09 (quinta-feira) das 09:00h às 11:00h – Local: A definir
Dia 20/09 (quinta-feira) das 15:00h às 17:00h – Local: A definir

 

 SIMULADO – SAMU E CORPO DE BOMBEIRO
Data: 21/09/2018 (sexta-feira)
Local: Estacionamento da prefeitura
Horário: 9:00h
  
 ENCERRAMENTO
Discurso de agradecimento 
 Data: 21 de setembro de 2018 (sexta-feira)
Horário: 10:30h

 



  •  

Divulgado resultado parcial do concurso público para professores da Rede Municipal

17/9/2018, 16:39h

O edital de resultado da prova objetiva (preliminar), para o concurso público para professores da Rede Municipal de Educação foi divulgado neste sábado, 15. Pode ser consultado na edição 820 do Diário Oficial do município.

O concurso contou com 11.897 candidatos que concorrem a 100 vagas. É possível acessar a lista com os nomes no link: http://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/.

Os candidatos que desejarem a interposição de recurso têm entre 0h00min do dia 18 de setembro de 2018 (terça-feira) até às 23h59min do dia 19 de setembro de 2018 (quarta-feira) para protocolar formulário próprio disponível no site: http://www.aocp.com.br/, responsável pela realização do concurso.

O gabarito pós-recursos, os pareceres dos recursos deferidos e o gabarito preliminar da prova objetiva estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico.

Os candidatos podem consultar individualmente sua folha de respostas e o desempenho na prova objetiva também no site da AOCP, por até 60 dias, a contar da data de publicação do edital.



  •  

SESP assiste zona urbana e rural com mutirões de limpeza

17/9/2018, 15:34h

Todas as localidades de Feira de Santana que necessitam de mutirões de limpeza serão assistidas pela Secretaria Municipal de Serviços com serviços de varrição, pintura de meio-fio, capinação, roçagem de grama e recolhimento de lixo. A informação é do secretário da pasta, Justiniano França.

Segundo ele, entre agosto e setembro deste ano, já foram contemplados com os mutirões de limpeza todos os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); comunidade da Rocinha; praça do Tomba; avenidas Centenário, Fraga Maia, Presidente Dutra, Maria Quitéria, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Nóide Cerqueira e  Antônio Sergio Carneiro; conjuntos Feira VII e Homero Figueiredo; Parque de Exposição João Martins da Silva (antes, durante e depois da Expofeira 2018); Rodovia Feira/São Gonçalo; além dos distritos Matinha e Tiquaruçu. 

“Jaguara e Maria Quitéria serão os próximos distritos a receber os referidos  serviços”, disse Justiniano,  informando que, atualmente, as equipes da SESP estão atuando no bairro Gabriela; no centro da cidade; avenida Ayrton Senna e nas ruas Arivaldo de Carvalho (Sobradinho), Pedro Suzart (Irmã Dulce) e São Roque (Parque Getúlio Vargas).  

Mais uma vez, o secretário de Serviços Públicos pede a colaboração de todos os cidadãos e cidadãs para manter a cidade limpa, tendo em vista a preservação do meio ambiente, prevenção de doenças, o embelezamento de áreas públicas e a melhoria da qualidade de vida da população. “Muitas pessoas ainda insistem em jogar lixo e entulhos em locais não autorizados”, observou.



  •